segunda-feira, 5 de junho de 2023

Portalegre | ULSNA implementa equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real

 A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano procedeu à instalação de um equipamento AWS Snowball Edge, que permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real. Esta iniciativa surge no contexto de uma candidatura a um projeto europeu OCRE - Open Clouds for Research Environments – para execução do estudo multicêntrico "Algoritmos preditivos para deteção de Violência Doméstica no Sistema de Saúde" proposta por investigadores da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de violência doméstica com base nos registos clínicos das Unidades Locais de Saúde.
A abordagem tecnológica deste projeto através de AWS Snowball Edge, dispositivos de elevada capacidade de computação, garante que a totalidade do processamento de dados da ULSNA,EPE ocorre na própria instituição, assegurando que não existe partilha de dados pessoais com entidades terceiras.

A primeira etapa deste processo consistirá na harmonização dos dados da ULSNA,EPE de acordo com o standard OMOP-CDM, o que habilitará a instituição a candidatar-se a redes de geração de evidência como o EHDEN - European Health Data Evidence Network, bem como a iniciativa DARWIN promovida pela Agência Europeia do Medicamento. Seguir-se-á o desenvolvimento dos algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de casos de violência doméstica em colaboração com os profissionais de saúde da ULSNA,EPE. Estes algoritmos poderão contribuir para a identificação e sinalização precoce de situações de risco de violência doméstica, fortalecendo o papel das instituições de saúde na proteção de pessoas vulneráveis a este fenómeno.
A implementação deste equipamento e a harmonização dos dados da ULSNA,EPE permitirão a investigação clínica de forma segura, garantindo que os dados permanecem sempre à guarda da ULSNA,EPE. É um importante marco para esta entidade a concretização deste projecto, pois em lugar de receber estudos que são produzidos e processados sobre dados de outros países ou regiões, a ULSNA,EPE ficará habilitada a realizar de forma segura e robusta, estudos baseados nos dados dos pacientes que serve, na realidade local, o que  permitirá caracterizar melhor os doentes e tomar decisões mais precisas e adequadas ao contexto de saúde da população do Norte Alentejano.

A operacionalização deste projeto conta ainda com o apoio da MTG Research and Development Lab e da SCIENCE@WORK, empresas especializadas neste domínio.

Gabinete de Comunicação ULSNA, EPE  5/6/2023

Marinha Grande | PATRIMÓNIO STEPHENS RECEBE “QUARTEIRÃO CULTURAL”

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar no Jardim Stephens, no dia 10 de junho, a partir das 15h00, o “Quarteirão Cultural”, dirigido às famílias, para proporcionar, com acesso gratuito, uma tarde de Circo Contemporâneo, música e ações nos edifícios contíguos, como visitas orientadas e oficinas.
A ideia de “Quarteirão Cultural” faz parte de um novo olhar sobre a Cultura na Marinha Grande, com a Praça Guilherme Stephens, em destaque. Este local, onde se encontram Teatro, Museu do Vidro, Biblioteca, Galeria Municipal, Oficinas Vivas, Escola Profissional, Cafetaria, Arquivo e Zonas Verdes é, de facto, um espaço excecional para a realização de ações artísticas e culturais.

Assim, pretende-se que as ações aconteçam dentro e fora de portas, que sejam agregadoras dos diversos espaços, para que estes se tornem um lugar, de memória, de identidade local, usufruto de arte e cultura, partilha de conhecimento e experiências, entre outras, enquanto plataforma para um projeto diferenciado, mas que inclui todas as pessoas.
Esta primeira ação do “Quarteirão Cultural” surge em sequência do espetáculo de Circo Contemporâneo POI, pela Companhia CIA D´Es Tro, que se realiza 2 dias antes (8 de junho), no Teatro Stephens.

O programa do “Quarteirão Cultural” é o seguinte:

15h00
Visitas Orientadas no Museu do Vidro
Oficinas Vivas
Atividade de Mediação de Leitura, na Biblioteca Municipal, “Que lata!
Mas, quem vem aí?! Ninguém com a mania que tem graça. Cuidado! Estes personagens são de uma lata!

16h00
RIZOMA, por RITA MARTINS/ COMPANHIA CORAÇÃO NAS MÃOS (Circo Contemporâneo)
“Rizoma é um espetáculo de Circo Contemporâneo, com Um rizoma é um caule que cresce de forma horizontal e subterrânea, podendo ter também crescimento aéreo. Cresce sem direção definida e é polimórfico. Pode executar funções de raiz, tronco ou ramo dependendo da localização dessa porção na planta e do seu ambiente de crescimento.
Quando pensas numa planta... No que pensas?
Quando pensas numa planta... Ela tem raízes? Ela tem um caule? Ela tem folhas?
Pode uma planta crescer quase sem água? Quase sem ar? Quase sem luz?
Um vaso, uma mulher, um músico. «Rizoma» é um ​espetáculo sobre a teoria filosófica “Rhizome” de Deleuze e Guattari. Uma pesquisa contínua sobre sensibilidade, força, adversidade e infância. Um sopro de liberdade horizontal sobre o pensamento hierárquico e vertical da vida quotidiana. Uma aventura surrealista através da imaginação. Poesia visual.”

16h30
Ana Lua Caiano (Música)
“Ana Lua Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição - fazendo uso de coros, harmonias e cânones - numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico, actuando em formato “one woman show”. Em setembro de 2022 lançou o seu EP de estreia “Cheguei Tarde a Ontem”, que a levou ao palco da WOMEX e a mais de três dezenas de espectáculos pelos palcos de todo o país. Em maio, Ana Lua Caiano lançou “Se dançar é só depois”, o seu novo EP, do qual farão parte os singles “Mão na mão” e “Adormeço sem dizer para onde vou” e que estará em digressão nacional e internacional até ao final do ano.”


17h30
CARMIM, por JOANA CARMO MARTINS/ COMPANHIA CORAÇÃO NAS MÃOS  (Circo Contemporâneo)
“Carmim é um espetáculo de aéreos e performance, no limite da dança e do teatro físico.
'Carmim' pretende questionar o papel da Mulher moderna e os condicionamentos impostos pela sociedade. A força das restrições, que influenciam as narrativas e a poesia interior, que interferem e esculpem a construção da personalidade de cada uma.
Utilizando o circo como veículo de expressão plástica e técnica, trabalha em linguagem metafórica os desafios, dificuldades, aprendizagem, superação e conquista do que é ser-se Mulher na contemporaneidade, O circo como elemento circular, como círculo sagrado, como repetição, como ciclo. Vermelho carmim de perigo, de aviso. Carmesim de força interior, de fogo, de sensualidade. Cor de coração pulsante, de sangue quente, de garra, de vida. Um redescobrir da natureza da Mulher Selvagem.
Uma homenagem às Mulheres de todas as gerações. Uma peça de empoderamento feminino.”


18h00 Concerto, por Tocándar (Música)
O Grupo de Percussão Tocándar é um projeto pedagógico  e artístico,  constituído  por  crianças  e  jovens  da  Marinha Grande. O grupo transporta para a atualidade a festa dos “Zés Pereiras”. Na rua ou em palco, o grupo apresenta um espetáculo que faz a fusão entre bombos, caixas, timbalões, djembés, didgeridos, espanta espíritos, estruturas metálicas, bidões, caretos, cabeçudos, gigantones, tamborileiros e gaiteiros, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil.
Os Tocándar  homenageiam todas  as  gentes  de trabalho  da  Marinha  Grande.  Através  das  suas  vestes representam os trabalhadores da indústria vidreira.


Castelo de Paiva | Dois dias com muita animação musical. SABARIZ/PARAÍSO PROMOVEU XVIII PROVA DE VINHOS E PETISCOS

Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, realizou-se no passado fim de semana, no principal largo daquela localidade da freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVIII Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que voltou a registar boa adesão de visitantes e que voltou a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
A organização manteve os dois dias do certame, sendo que, a abertura oficial aconteceu no Sábado á tarde, com uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Tasquinha da Aldeia, e a actuação do Grupo de Concertinas de Escariz, concluindo-se com um périplo com as entidades convidadas, pelos espaços dos expositores presentes.
Para além dos responsáveis da organização do certame, liderados por José Teixeira, presidente da Associação Cultural de Sabariz, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, os vereadores José António Vilela e Liliana Vieira, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, o presidente da UF de Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins, entre outros autarcas concelhios e dirigentes associativos.
Na abertura, o edil paivense José Rocha saudou a organização do certame e elogiou os promotores pelo empenho e dedicação em garantir a continuidade desta iniciativa, que na sua opinião, serve para divulgar e promover os produtos e o lugar de Sabariz, sendo já uma tradição assumida no calendário dos certames locais, que o concelho orgulhosamente apresenta durante o ano.
O autarca destacou depois o esforço de todos os expositores, que trabalham com vontade para participar nesta Mostra, associando o mérito à Associação Cultural de Sabariz, em promover uma festa bonita, que se traduz numa excelente jornada de promoção da terra, mas também de alegria e de grande convivialidade.
Durante a noite, houve animação musical, com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se um bailarico animado com o Grupo Extra Som, e a presença de DJ surpresa até à 1h da madrugada.
No Domingo, o certame reabriu antes das 12 horas para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante Tasquinha da Aldeia, que voltou a privilegiar pratos de carne arouquesa, seguindo-se a exibição do Grupo de Cavaquinhos de S. Félix da Marinha, acontecendo depois, uma Prova Cega de vinhos pelas quintas presentes na Mostra, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da jornada foi preenchida com o tradicional bailarico popular com a actuação do Duo HD, com o encerramento da mostra a acontecer às 22 horas.



Carlos Oliveira

Cantanhede | Evento organizado pela Câmara Municipal. Festa reuniu centenas de crianças e respetivas famílias no Parque de São Mateus

 
Centenas de crianças e respetivas famílias convergiram no passado sábado, 3 de junho, ao Parque de São Mateus, onde a Divisão de Educação e Juventude do Município de Cantanhede dinamizou mais uma Festa da Criança e da Família.
Foi um dia repleto de animação e muitas atividades, proporcionadas por 22 entidades parceiras ao longo de mais de sete horas.
Os diversos ateliês, insufláveis, karts, karaoke infantil e atividades desportivas foram algumas das atividades mais concorridas, mas a exposição de meios das entidades ligadas ao socorro também foi alvo da curiosidade dos mais novos.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve no evento e congratulou-se com a elevada adesão das famílias.
A Festa da Criança e da Família proporciona o encontro das comunidades, mas também é um espaço privilegiado para reunir famílias”, referiu a autarca, que não esqueceu o trabalho “dedicado e competente” das diversas entidades envolvidas. “Proporcionam a todas as crianças momentos lúdico-pedagógicos importantes, que conjugam de uma forma perfeita diversão e aprendizagem”, destacou.
Como já referido, do programa constou não só uma exposição de meios operacionais dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e da Proteção Civil, mas também um mercadinho, o “Carrinho dos Brinquedos” da Sociedade Columbófila Cantanhedense, as tendinhas "Vou criar o meu Ecossistema" e "A Abelha e o Mel", o circuito de manutenção "Família em Movimento", aulas abertas de Pa-Kua e Yoga, um apontamento medieval pela Escola Secundária Lima-de-Faria e uma Street Food, esta última muito requisitada pelas famílias presentes.
A música teve igualmente um papel de destaque, com várias atuações ao longo do dia, pelo Coro Infantil da Academia de Música de Cantanhede, Escola de Música Cata-Sonhos, da Sanguinheira, Classe de Hip-Hop, da Columbófila Cantanhedense e "As Cantigas da Minha Infância" pelas animadoras Milú e Cilú.
“Alice no País do Medo", pelo Grupo de Teatro Cordinha d'Água, foi a peça de teatro que prendeu a atenção dos mais novos, assim como a apresentação da coleção infantil de Guida Guardado, “Mindfulness e Emoções”.
A terminar este diversificado e animado dia, o Pavilhão Multiusos de Febres foi palco de um concerto pela Academia de Música de Cantanhede.

Proença-a-Nova | Capripinhal promove palestra sobre “Mastites em pequenos ruminantes”

 
Contagiosa, mastite é uma das principais doenças que atinge o gado leiteiro e, consequentemente, pode comprometer de maneira drástica a produção. Este foi o principal tema abordado na palestra “Mastites em pequenos ruminantes”, organizada pela Capripinhal (Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra do Pinhal) a 31 de maio no CCV da Floresta.
A Capripinhal integra cerca de 4 dezenas de associados que laboram nos distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre e esta palestra teve como objetivo capacitar a população sobre esta temática que pode gerar impactos económicos negativos numa exploração.
Quando não tratada, a mastite pode levar à perda do animal, por isso “é fundamental que os produtores saibam identificar esta doença a tempo para poder iniciar o tratamento e prevenir os impactos económicos, bem como promover o bem-estar animal”, afirmou José Maria Cardoso, médico veterinário da cooperativa, uma opinião corroborada por Adelaide Pereira, da Segalab: “quem conhece melhor os animais são os produtores”.
Nesta iniciativa, onde participaram os produtores associados da Capripinhal, foram abordadas diversas questões sobre prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença. Recorde-se que a mastite é um processo inflamatório da glândula mamária dos pequenos ruminantes, caracterizada por alterações patológicas no tecido glandular. É acompanhado de uma série de modificações físico-químicas no leite, como alteração de coloração e presença de coágulos, com grande número células somáticas— sendo, por isso, um dos principais causadores de prejuízos para os produtores de leite.



Proença-a-Nova | Liga dos Amigos de Montes da Senhora vence os VI Jogos Interassociações

 
A Liga dos Amigos de Montes da Senhora foi, simultaneamente, a anfitriã e a grande vencedora da 6ª edição dos Jogos Interassociações. O pódio foi partilhado com a Associação Pinheiro Bravo, que arrecadou o segundo lugar, e com a Associação da Póvoa, em terceiro.
Este ano, os Jogos Interassociações aconteceram integrados no Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora e contaram com a participação de 8 associações do concelho: Liga dos Amigos Montes da Senhora, Razão Frenética, Atalaias, Póvoa, Pinheiro Bravo, Sobral Fernando, Chão do Galego e Sport Clube Sobreirense.
Sueca, Mímica, Jogo do Copo, Jogo do Desafio, Matraquilhos e o Jogo Surpresa foram os desafios propostos pelo Grupo de Desporto e disputados com grande entusiamo pelos participantes, em que a associação Pinheiro Bravo se destacou na mímica, o Sport Club Sobreirense venceu o Jogo Surpresa e a associação da Póvoa no Jogo do Copo, após ter apostado o joker, e nos restantes foi a Liga dos Amigos de Montes da Senhora quem obteve maior pontuação.
Todos os jogos são pontuados, sendo que a pontuação máxima de cada jogo é igual em todos, à exceção do jogo de desafio em que a pontuação é diferente: a equipa que vence o desafio ganha 4 pontos e a equipa que perde leva 0 pontos. As equipas têm ainda um Joker, uma espécie de trunfo que cada equipa pode usar apenas num dos jogos e que atribui à equipa o dobro da pontuação obtida no jogo em que se apostar.
Realizados desde há seis anos, os Jogos Interassociações têm como objetivo promover a competição saudável e, acima de tudo, o convívio entre as diferentes associações do concelho.


BTT TÁBUA 2023 – O PARAÍSO DO BTT

A Associação de Desportos de Natureza – BTTÁBUA, levou a cabo, a 28 de maio, o seu evento de BTT, apelidado além-fronteiras como “O Paraíso do BTT”.

Nesta edição deslocaram-se a Tábua cerca de 900 atletas e suas famílias, oriundos de norte a sul do país e de outros países, como Brasil, Inglaterra, França, Espanha e Itália, que uma vez mais puderam usufruir dos alojamentos turísticos deslumbrantes, dos nossos famosos trilhos, paisagens, gastronomia, folclore e simpatia das gentes do concelho de Tábua que tanto gostam de receber bem quem nos visita.
Na preparação e organização deste evento deram o seu contributo cerca de 150 voluntários, distribuídos por dois percursos (40km/60km).
Esta edição contou com duas temáticas que pretenderam ser marca não só para os participantes, mas temas de sensibilização.
A sustentabilidade aliada ao nosso prémio “O Amigo do Paraíso”, que junto dos nossos parceiros, que premeia quem não deita o lixo no chão e o leva até à tômbola que se encontra na meta para sorteio aleatório, tema que já nos segue à alguns anos foi acompanhado nesta edição com o desafio lançado ao Município, com a temática da Igualdade, que permitiu a criação de um trilho designado “Trilho da Igualdade” que aborda alguns aspetos pertinentes desta temática e que teve um grande impacto junto dos participantes.

Para esta direção, a questão da segurança sempre foi fundamental, assim sendo, estiveram presentes 20 bombeiros das Corporações dos Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha, com o respetivo dispositivo automóvel, uma equipa médica constituída por 1 médico e 5 enfermeiros e 7 militares da GNR.
A BTTÁBUA, agradece à Câmara Municipal de Tábua, na Pessoa do Sr. Presidente Ricardo Cruz, Junta de Freguesia de Tábua, na pessoa do seu Presidente Francisco Pais e a todos os patrocinadores/parceiros.
Aproveitamos ainda para destacar todos aqueles que, de uma forma altruísta, ao longo do ano despenderam do seu tempo, para manter/abrir os trilhos que tanto agradam a quem nos visita.
















Projeto da Universidade de Coimbra fortalece ligação das crianças com o oceano

 
Com o objetivo de divulgar o que a ciência conhece sobre a zona entremarés rochosa, para que a sua importância seja melhor compreendida e a sua conservação mais respeitada e promovida, o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levou até às escolas básicas o “bLueTIDE - Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e Dinâmica”, um projeto de educação e comunicação de ciência.
Durante dois anos, este projeto percorreu escolas de Norte a Sul de Portugal e chegou a mais de 500 alunos através de diversas ações de sensibilização, que pretendiam fortalecer a ligação das crianças com o oceano e motivá-las a melhor conhecer e conservar a zona entremarés rochosa.

«A nossa perceção era de que os alunos das escolas do litoral e com galardão Escola Azul demonstravam, de uma forma geral, maiores conhecimentos prévios sobre o Oceano e, especificamente, sobre a zona entremarés rochosa, assim como uma maior consciência sobre a sua importância para o ser humano, independentemente do local de residência. Porém, o entusiasmo em aprender e realizar as atividades propostas foi idêntico em todas as escolas», afirma Zara Teixeira, investigadora do MARE.
Estas ações, realizadas em 12 escolas, tinham também como objetivo promover a interação entre escolas e investigadores de ciências do mar, estimular a cooperação entre instituições de ensino com e sem o galardão “Escola Azul”, mas também fomentar a criatividade, iniciativa e capacidade de comunicação dos alunos, e ainda, fortalecer práticas de ensino baseadas em ciências do mar e incentivar a candidatura de novas escolas ao programa “Escola Azul”, do Ministério do Mar (Direção-Geral de Política do Mar).

De forma geral, o projeto bLueTIDE «permitiu perceber que tanto professores como alunos valorizam bastante o contacto com investigadores e que a disponibilização de informação científica numa linguagem adaptada e em formatos distintos dos habitualmente utilizados em sala de aula, é uma mais-valia para todos. Os alunos ganham maior motivação e interesse e os professores ganham maior confiança ao abordar temáticas distintas e relevantes para o futuro dos seus alunos. Já os investigadores veem o seu trabalho reconhecido e útil para a sociedade», assegura a investigadora da FCTUC.
Nesta reta final do projeto, que termina em agosto, os investigadores preparam-se para lançar um guia de atividades para os professores interessados em abordar esta temática, destinado essencialmente ao 1.º ciclo, e também um livro com curiosidades sobre a zona entremarés rochosa e dicas para uma visita divertida e em segurança. Ambos os materiais serão em formato digital e ficarão disponíveis no verão», revela Zara Teixeira.

Espera-se com este projeto «que as crianças e os docentes se tornem agentes ativos na conservação destes sistemas naturais. Ao conhecer as suas espécies e dinâmica, e ao compreender a sua importância e como o ser humano é influenciado e influencia este habitat, estamos a assegurar que os alunos possam tomar decisões informadas, que contribuam para a conservação do oceano», conclui.

O projeto bLueTIDE, que teve financiamento das EEAGRants no valor de 25 mil euros, foi liderado pela Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz, teve a coordenação científica de investigadores do MARE, e contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Leiria e da Universidade de Évora.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto Empresa Critical TechWorks e floresta nativa: qual a relação?


Critical TechWorks, empresa que nasceu da joint-venture entre o Grupo BMW e a Critical Software, incorpora a floresta nativa na sua agenda, tornando-se Mecenas HECTARE do projeto FUTURO - um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). Um apoio que reverte na sua íntegra para a plantação e manutenção de espécies nativas numa área total de um hectare durante os próximos quatro anos, contribuindo para as mais de 130.000 já instaladas na AMP.
A Critical TechWorks junta-se aos Mecenas HECTARE com a missão de fazer crescer o território composto por floresta nativa na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do projeto FUTURO. É um apoio, durante quatro anos, que permite zelar por um hectare de área florestal em reconversão, com investimento direto nas operações de preparação de terreno, como também para o momento da plantação de árvores e arbustos nativos e na execução da monitorização ao local, de modo a garantir o sucesso de todas as intervenções. Estabelece-se o acordo de ao longo de quatro anos, período mais crítico para que um jovem bosque se torne em floresta efetiva, sendo este o grande propósito que move o projeto.

A empresa do ramo tecnológico de automóveis com a motivação de ter impacto positivo na recuperação das florestas, assume o compromisso de cuidar de um hectare em Jancido, no Município de Gondomar, de uma extensa área que sofreu com incêndios florestais em agosto 2022. O Município, juntamente com o CRE.Porto – projeto FUTURO e associações locais (Moinhos de Jancido e APRISOF), estabeleceram um plano de rearborização com nativas para enaltecer e potenciar a recuperação ecológica do território, o qual foi possível com a integração da Critical TechWorks como mecenas.

Cerca de 50 colaboradores, entusiasmados em fazer a diferença numa paisagem desoladora, mas repleta de potencial para o regresso do bosque nativo, plantaram 345 árvores e arbustos como: lódãos, medronheiros, jasmineiros-do-monte e periqueiros. Esta ação complementa um grande esforço realizado na época de plantação de 2023, em nove hectares, intervencionados em Jancido, com a plantação de quase 4.000 árvores nativas. “A longo prazo, as árvores que agora se desenvolvem no hectare adotado pela entidade, irão proporcionar serviços de ecossistemas imprescindíveis como promover a fertilidade do solo, serem importantes para a regulação do ciclo hidrológico e dos nutrientes, sequestrar carbono, atrair mais seres vivos que façam daquele território o seu habitat e também inspirar o nosso bem-estar e momentos de lazer próximo das espécies que constituem o capital natural da área,” refere Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. A Critical TechWorks junta-se assim à Garcia Garcia, à Eurest e à Fundação Ilídio Pinho, também mecenas HECTARE do projeto FUTURO.

ANA OLIVEIRA
Senior Communication Consultant

"Street Gaming Cantanhede" decorre de 9 a 11 de junho. O Gaming sai à rua em Cantanhede durante três dias

 
Os aficionados dos videojogos de todo o país vão convergir a Cantanhede entre os próximos dias 9 e 11 de junho, para participar na primeira edição do festival "Street Gaming Cantanhede".
Trata-se de um evento de entrada gratuita, com organização conjunta da Câmara Municipal de Cantanhede e do Museu LOAD ZX Spectrum, através da Associação Geração Spectrum, e que conta com o apoio da MF/Gaming.
O evento vai dividir-se entre uma tenda, com uma dinâmica mais lúdica, de cerca de 400 metros quadrados, instalada na Praça Marquês Marialva, e o Museu LOAD ZX, situado a poucos metros de distância, onde estará patente uma exposição sobre a história do Gaming, com equipamentos mais antigos do mundo dos videojogos em complemento ao espólio já único do museu.
Para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, este “é um evento que pode ficar na história e que acreditamos que será um ponto de partida para futuras edições”. O autarca destaca, por outro lado, o facto de trazer a Cantanhede “um público intergeracional, mas maioritariamente jovem, que foge à tendência dos tradicionais turistas que nos visitam”.
Um evento diferenciador é um catalisador de novos públicos, daí o nosso empenho em proporcionar um festival que fique na memória de quem nos visitar”, reforçou.
Já João Diogo Ramos, curador do Museu LOAD ZX enquadra a iniciativa na estratégia do museu de ir para fora de portas e levar o gaming à rua. Além disso, destaca que “Cantanhede continua a afirmar-se neste domínio, não só com todo o trabalho único a nível mundial do Museu LOAD ZX, mas também agora com um evento, diferente e incomum, na região Centro e que queremos que se afirme nos próximos anos”, observou.
Durante os três dias do festival, os apaixonados por videojogos vão poder conhecer e experimentar ou recordar esta forma de entretenimento.
Marco Fresco, da MF/Gaming, que lidera a dinamização do palco e do evento, adianta algumas das surpresas que vão estar disponíveis. “Haverá zonas para jogar com arcades originais da época, uma zona de retrogaming com computadores e consolas, e ainda computadores para jogar Fortnite ou outros jogos. Haverá também oportunidade de jogar no palco, numa PlayStation 5, jogos como Crash Team Racing, Dragon ball Fighter Z, Overcooked, Tetris® Effect: Connected e Team Sonic Racing, além de torneios de Mortal Kombat 11 e FIFA 23 e concursos / quizzs sobre videojogos”, revelou.
No sábado, 10 de junho, dois dos maiores streamers nacionais (Impakt e Move Mind) vão estar no festival e a escolha não foi casual, visto que têm uma ligação muito especial com a região Centro.
Já no domingo, dia 11 de junho, haverá um concurso de cosplay, em que jovens encarnam personagens dos videojogos e da cultura pop.

Paulo Cardantas



Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe três espetáculos da BIME


A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber três espetáculos da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, organizada pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV). No dia 8 de junho, às 18h, a companhia brasileira Mamulengo Presepada vai apresentar O Romance do Vaqueiro Benedito.
Neste espetáculo, o ator e manipulador Chico Simões e os músicos Layza Almeida e Daniel Carvalho vão contar uma história em que Benedito, Margarida, que está grávida, e o boi Estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo, pai de Margarida, e quando chegam à cidade procuram abrigo entre a população. O capitão persegue-os, mas a criança nasce entre lutas e celebrações com muito forró e bailarinos convidados que encerram o espetáculo, como convém a uma boa brincadeira de mamulengo.
Alex Mihailovski, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o seu inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por mais de 40 cordas que lhe permitem mover o seu corpo e mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer, vai apresentar no dia 9 de junho, pelas 19h, o espetáculo The Alex Barti Show. A história não tem texto e é expressa com movimento, mímica e música, baseando-se na marioneta Barti que se prepara para dar um concerto, enquanto o seu assistente o perturba.
No início, Barti é um pianista clássico que depressa se transforma numa estrela de rock, apaixonando-se por uma rapariga do público que convida para o palco para lhe cantar uma canção de amor. A forma como a marioneta se move, olha para o público, gesticula, mostra os dentes e mexe os dedos, assim como o seu carácter, as suas emoções, os seus estados de espírito e as suas mudanças de humor refletem-se na emotividade com que o público aprecia o espetáculo.

No dia 10 de junho, às 18h, o espanhol Néstor Navarro, encenador e dramaturgo da companhia de marionetas La Puntual, de Barcelona, vai apresentar Pipa, El Títere Maravilla. Esta comédia para todas as idades é inspirada nos tradicionais espetáculos de marionetas de luva, com uma manipulação enérgica e uma sucessão de situações, confrontos e gags que remetem o espetador para os temas clássicos e universais do bem e do mal, do amor, da luta contra o abuso e da amizade.

Carlos Manuel Barão

Cantanhede | Helena Teodósio visitou as obras em curso. ETAR das Cochadas deverá estar a funcionar dentro de um ano

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede visitou esta sexta-feira, 2 de junho, a empreitada de conceção e construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) das Cochadas. A visita, na qual também estiveram presentes os administradores da Águas do Centro Litoral e o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, surge cerca de quatro meses depois da consignação da obra.

Em causa está um investimento global de 12,8 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, montante que já inclui a empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de 3,7 milhões de euros, para reforçar o sistema de saneamento da Ria Sul-Aveiro e solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e Mira.

Nesta visita às obras, Helena Teodósio ficou a par do andamento dos trabalhos, prevendo o consórcio “Espina & Delfin/ Factor Ambiente” e os responsáveis da Águas do Centro Litoral que a ETAR esteja a funcionar no primeiro semestre de 2024.

Esta obra é, de facto, importante do ponto de vista ambiental, mas também permitirá o crescimento industrial nesta zona do nosso território”, destacou a autarca, que espera ver esta importante infraestrutura a funcionar no primeiro semestre de 2024. “É importante que se cumpram os prazos”, alertou.

Além da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cantanhede, a empreitada inclui a construção de 1,2 km de emissários de saneamento e ainda o aumento de capacidade das cinco estações elevatórias existentes: Pocariça, Pisão, Catarinões, Taboeira e Casal dos Netos.

A ETAR irá servir as áreas do município de Cantanhede que atualmente são abrangidas pelo subsistema Ria Sul-Aveiro e a zona de ampliação da cobertura “em baixa” desse município, nomeadamente as localidades de Ourentã, Cantanhede, Pocariça, Febres, Cadima, Sanguinheira e São Caetano e Tocha. Está dimensionada para tratar 14.688 m3/ dia de águas residuais provenientes de 21.900 habitantes equivalentes de população doméstica e de 15.100 habitantes equivalentes de efluente industrial.

A nível de tratamento, o processo é baseado num sistema de lamas ativadas operando em regime de arejamento prolongado, em reatores de funcionamento contínuo, precedido de um poço de grossos, gradagem grossa, elevação inicial, tamisação, desarenamento/ desengorduramento e tanque de homogeneização/ equalização. O efluente tratado será clarificado numa etapa de decantação secundária, seguida de filtração em areia e desinfeção ultravioleta (tratamento terciário). Já o tratamento biológico contemplará, ainda, a remoção biológica de azoto e fósforo, sendo complementado por uma etapa de remoção química de fósforo.

O tratamento da fase sólida (lamas) será constituído por uma etapa de espessamento mecânico das lamas em excesso produzidas na instalação, precedido de tanque de lamas por espessar, seguido de um tanque tampão de lamas espessadas e de uma etapa de desidratação mecânica em centrífugas, com armazenamento das lamas desidratadas em silo.


Paulo Cardantas