segunda-feira, 7 de novembro de 2022

CIÊNCIA & SAÚDE: 273,15 ℃ negativos. A temperatura mais baixa do Universo foi alcançada em laboratório

 Uma experiência realizada por investigadores da Universidade Rice, nos EUA, e da Universidade de Kyoto, no Japão, alcançou em laboratório a menor temperatura alguma vez registada no Universo: – 273ºC.
Qual é a temperatura mais baixa que pode imaginar? O valor mais baixo registado na Terra foi de -89,2 ℃, na Antártida. Em alguns pontos da Lua, a temperatura chega a -200 ℃.
Agora, uma equipa internacional de cientistas conseguiu bater todos os recordes, e alcançou a mais baixa temperatura alguma vez medida no universo.
Investigadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, e da Universidade de Kyoto, no Japão, obtiveram em laboratório uma temperatura 3 mil milhões de vezes mais baixa do que a mais baixa até agora medida no espaço interestelar.
A equipa chegou a uma temperatura que ficou a um apenas um milésimo de milésimo de um grau de atingir o zero absoluto na escala Kelvin, ou -273,15 ℃.
“A não ser que alguma civilização extra-terrestre esteja neste momento a fazer experiências parecidas com esta, a que estamos a realizar em Kyoto está a obter as partículas mais frias de todo o Universo, diz Kaden Hazzard, investigador da Universidade Rice e autor correspondente do estudo publicado na Nature Physics.
Cientistas arrefeceram Itérbio (70 Yb) a -273,15 ℃
Os cientistas usaram lasers para arrefecer átomos de itérbio, o elemento químico número 70 da Tabela Periódica dos elementos.
A experiência não é apenas uma grande conquista, realizada numa banca de laboratório, mas abre também as portas para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades inimagináveis, diz Francisco José Torcal-Milla, professor do Departamento de Física Aplicada da Universidade de Zaragoza, em Espanha.
Em temperaturas próximas ao zero absoluto, o hélio, por exemplo, “torna-se superfluido, estado caracterizado pela total ausência de viscosidade. Isso significa que pode atravessar paredes ou qualquer tipo de material, poroso ou não, e subir pelas laterais dos recipientes que o contêm”, explicou o investigador.

Fonte: ZAP

Os cientistas acabam de descobrir uma nova forma de medir a passagem do tempo

 A introdução de átomos nos estados de Rydberg é um truque útil para os engenheiros, sobretudo quando se trata de conceber novos componentes para computadores quânticos.
Assinalar a passagem do tempo num mundo onde existem relógios é algo simples: resume-se à contagem dos segundos entre o “antes” e “depois”. No entanto, na escala quântica dos electrões, o ‘antes’ nem sempre pode ser antecipado. Pior ainda, o ‘agora’ está inserido numa névoa de incerteza. Um cronómetro não vai simplesmente cortá-lo em alguns cenários.
Uma solução potencial poderia ser encontrada na própria forma do nevoeiro quântico em si, de acordo com uma equipa de investigadores da Universidade de Uppsala na Suécia. As suas experiências sobre a natureza ondulatória do estado de Rydberg revelaram uma nova forma de medir o tempo que não requer um ponto de partida preciso.
Os átomos de Rydberg são balões sobre-inflados do mundo das partículas. Com lasers em vez de ar, estes átomos contêm electrões em estados de energia extremamente elevada, orbitando longe do núcleo.
Na realidade, nem todas as bombas de um laser precisam de insuflar um átomo até atingir proporções caricatas. De facto, os lasers são rotineiramente utilizados para fazer cócegas nos electrões em estados de energia mais elevados para uma variedade de utilizações.
Em algumas aplicações, um segundo laser pode ser utilizado para monitorizar as mudanças na posição dos electrões, incluindo a passagem do tempo. Estas técnicas de podem ser utilizadas para medir a velocidade de certos electrões ultra-rápidos, por exemplo.
A introdução de átomos nos estados de Rydberg é um truque útil para os engenheiros, sobretudo quando se trata de conceber novos componentes para computadores quânticos.
Neste âmbito, os físicos acumularam uma quantidade significativa de informação sobre a forma como os electrões se movimentam quando empurrados para um estado de Rydberg.
Sendo animais quânticos, porém, os seus movimentos não se assemelham a contas a deslizar sobre um pequeno ábaco, e mais como uma noite na mesa da roleta, onde cada lançamento e salto da bola é espremido num único jogo de azar.

Fonte: ZAP

Breaking News: Cotton passes on 2024 presidential run

 
Arkansas Sen. Tom Cotton has decided that he won’t run for president in 2024 — making him the first big-name Republican to step aside as former President Donald Trump and others make moves toward running.
The senator has been reaching out to donors, supporters and senior Republicans over the last few days to inform them of his plans, according to two people familiar with his deliberations. Cotton has attributed his decision to family concerns, saying that a national campaign would take him away from his two young sons, who are 7 and 5 years old.
Cotton’s decision kicks off a critical period in the 2024 presidential election cycle. After this week’s midterm election, potential candidates — including Trump, some of his Cabinet officials and prominent Republican governors and senators — are set to face more urgent questions about whether they will enter the race after spending the last two years making preparations.


SEMANA CRIATIVA | DIA 08 DE NOVEMBRO

Um evento a não perder. Visitar a Covilhã é visitar uma terra com história multifacetada.