quarta-feira, 14 de julho de 2021

Ansião | Autarquia promove recuperação da economia local


Foi aprovado pelos órgãos executivo e deliberativo do município, o Regulamento de Apoio Extraordinário à Economia Local do Concelho de Ansião.
Com a afetação de uma verba de 150 mil euros, a autarquia pretende relançar a economia e o emprego no concelho, mitigando o impacto económico e social provocado pelos inúmeros encerramentos e despedimentos decorrentes da pandemia Covid-19, com agravamento no comércio de proximidade e nas microempresas familiares.

O esforço financeiro municipal constituirá um complemento às medidas de apoio adotadas pelo governo central e um incentivo à normalização da atividade económica localizada no concelho, restituindo, por conseguinte, receitas às empresas e às famílias.

O procedimento de candidatura a estes apoios decorre de 9 a 31 de julho e destina-se a empresas e a empresários em nome individual, com sede e estabelecimento no concelho de Ansião, que promovam o investimento local, sejam entidades empregadoras e tenham por objeto a prática de atos de comércio.

O formulário e as condições de candidatura, assim como o regulamento e a identificação das atividades económicas elegíveis para os referidos apoios, encontram-se disponíveis no portal do município, em www.cm-ansiao.pt.


Modelo de vacinação sem agendamento alargado a pessoas com 40 ou mais anos

O modelo de casa aberta da vacinação acaba de ser alargado a todos os que tenham idade igual ou superior a 40 anos. A mudança foi anunciada pela task force que coordena o processo.

Os utentes com 40 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem ir até aos centros "casa aberta" para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

São abrangidos nesta iniciativa todos os portugueses que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses (e que ainda não têm a vacina agendada).

Os utentes devem procurar o centro de vacinação da zona do centro de saúde onde estão inscritos. Pode consultá-los aqui.

TSF

Redução de 10% de açúcar nas bebidas

 

Indústria de refrigerantes compromete-se com nova redução de açúcar nas bebidas.

A UNESDA – Soft Drinks Europe, que representa a indústria de bebidas refrigerantes na Europa, anunciou hoje um novo compromisso de reduzir em mais de 10% a média de açúcares adicionados em bebidas refrigerantes, entre 2019-2025, em toda a União Europeia e no Reino Unido. Isso representará uma redução geral de 33% na média de açúcares adicionados nas últimas duas décadas, com base nas metas anteriores de redução de açúcar que a indústria alcançou de 2015 a 2019 (redução média de 14,6%) e de 2000 a 2015 (redução média de 13,3%).

A PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas, enquanto membro da UNESDA, tem desenvolvido a sua atuação em linha com estes objetivos apoiada pela indústria de refrigerantes que, em Portugal, reconhece que tem um papel a desempenhar, razão pela qual assumiu um papel de liderança na redução de açúcar e calorias e tem procurado ir além dos objetivos definidos a nível europeu.

A PROBEB assumiu perante o Ministério da Saúde o compromisso de reduzir em 25% o teor calórico dos refrigerantes entre 2013 e 2020. “Entre 2013 e 2019 foi alcançada uma redução de 30,5%”, é referido no comunicado.

A indústria de refrigerantes reafirmou que cumprirá o novo compromisso continuando a adotar “uma ampla gama de ações”, incluindo a reformulação de receitas para reduzir os açúcares e manter o sabor.

Apelo à dádiva de sangue

CHUC apresenta campanha e atribui distinção a dadores.

O Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com apoio da Associação de Dadores de Sangue de Coimbra, promoveu, no passado dia 7 de julho, um agradecimento aos dadores regulares de sangue.

Em comunicado, o CHUC revela que, na mesma ocasião, vai ser apresentada a campanha – Neste verão, seja um «Dador Salvador» -, que tem como objetivo motivar e sensibilizar novos dadores.

O evento vai contar com a atribuição da distinção máxima ao dador com mais de 100 dádivas e terá a presença de 30 dadores que irão receber os galardões de ouro, prata e bronze, atribuídos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o comunicado, o CHUC conta com cerca de 18.000 dadores/ano inscritos, resultando em cerca de 14.000 unidades de sangue total, número insuficiente para as necessidades atuais.

O CHUC recorda que podem ser dadores todas as pessoas com bom estado de saúde e com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva de sangue, o limite de idade é aos 60 anos.  A dádiva de sangue é benévola e não remunerada e pode ser efetuada de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/



GNR e Instituto da Segurança Social assinam “Protocolo de Cooperação no âmbito do Estatuto do Cuidador Informal”


A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto da Segurança Social (ISS I.P.) assinaram hoje, 14 de julho, um Protocolo de Cooperação para aumentar informação dos cidadãos relativa ao Estatuto do Cuidador Informal. O protocolo foi assinado no Comando-Geral da GNR, no Largo do Carmo, pelo Comandante Operacional da GNR, Tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, em representação da Guarda, e pelo Presidente do Concelho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Dr. Rui Fiolhais.

O ISS, I.P., tem por missão o acompanhamento, fiscalização e avaliação do cumprimento das medidas das respetivas áreas de intervenção, devendo providenciar os instrumentos e os meios adequados à sua concretização, onde se inclui o Estatuto do Cuidador Informal (ECI), que regula os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, estabelecendo as respetivas medidas de apoio.

A GNR, através da sua Repartição de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, desenvolve programas específicos de proximidade à comunidade, amplamente reconhecidos e aceites pelos cidadãos, cumprindo a sua visão estratégica de ser reconhecida como “uma força de segurança humana, próxima e de confiança”.

Nesse sentido, e reconhecendo que a GNR possui capacidade nacional para beneficiar com informação os cidadãos mais isolados e vulneráveis, a GNR e o ISS pretendem com este Protocolo organizar ações conjuntas de formação destinadas a divulgar informação relativa às regras de apoio e de acesso dos cidadãos, seus diretos e benefícios previstos para o Estatuto do Cuidador Informal.

As ações e iniciativas que as entidades podem desenvolver conjuntamente no âmbito do Protocolo assinado, terão maior incidência no âmbito da Operação Censos Sénior, que decorrerá durante o próximo mês de outubro, na qual serão divulgadas as informações relativas aos cuidadores dos Idosos, em ações de proximidade e/ou nas redes sociais, bem através de várias ações de sensibilização em grupo de pessoas idosas mais vulneráveis.

Escritor Paulo Coelho decide apoiar festival antifascista vetado pelo Governo do Brasil

O escritor brasileiro Paulo Coelho ofereceu-se hoje para financiar um festival de música no Brasil, depois de um departamento do Governo brasileiro lhe ter negado apoio, por o evento se ter declarado antifascista.

"Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (145 mil reais ou 24,1 mil euros). Entrem em contacto (...). Única condição: que seja antifascista e pela democracia", anunciou Paulo Coelho, na sua conta oficial na rede social Twitter.

Os organizadores do festival solicitaram à Fundação Nacional das Artes (Funarte), órgão tutelado pelo Governo central do país, a autorização necessária para aceder a esse dinheiro, através de mecanismos de financiamento previstos numa lei de mecenato, de incentivo à cultura.

Esses mecanismos permitem que empresas, sejam elas privadas ou estatais, obtenham descontos fiscais nas doações para eventos culturais, mas só podem ser utilizados por meio de autorização oficial. Neste caso, a utilização foi negada pela Funarte.

O caso foi denunciado pela própria organização do Festival de Jazz do Capão nas redes sociais, que publicou partes do parecer do passado dia 08 de julho da Funarte, orgão vinculado ao Governo, que recorreu ainda a "Deus" para justificar o veto ao evento.

A Funarte sustentou o parecer negativo com uma publicação do evento nas redes sociais, feita em junho do ano passado, em que se apresentava como "Festival antifascista e pela democracia". Para a Funarte, a atribuição de financiamento configurava "mau uso do dinheiro público".

"Localizámos uma publicação do dia 1.º de junho de 2020 [do festiva], com uma imagem, contendo um 'slogan' para 'divulgação' (...) a qual complementou os fundamentos para emissão deste parecer técnico", indicou a Funarte.

No parecer a Funarte afirma que, "por inspiração no canto gregoriano, a música pode ser vista como uma arte divina, onde as vozes em união se direcionam a Deus", e acrescenta que "a arte é tão singular que pode ser associada ao criador".

Este organismo evoca ainda o compositor barroco alemão Johann Sebastian Bach, mestre de Leipzig, onde morreu, em 1750, que assinava as suas obras com a frase "soli Deo gloria" ("para a glória de Deus"), nomeadamente as suas cantatas sacras, defendendo que "o objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma".

A Funarte concluiu assim que o festival resultaria num "desvio de objeto e risco à malversação do recurso público incentivado com propositura de indevido uso do mesmo".

A organização do evento lamentou, nas redes sociais, que o parecer se tenha abstido "de analisar características técnicas e a qualidade artística do festival".

Após a repercussão do caso, o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciúncula, celebrou a decisão.

"Quer brincar de fazer evento político/ideológico? Então faça com dinheiro privado. A cultura não ficará mais refém de palanque político/partidário, ela será devolvida ao homem comum", escreveu Porciúncula, no Twitter.

"Toda a militância política da esquerda está em choque (...). Estavam acostumados com os antigos governos, onde a cultura era usada como setor de propaganda partidária", acrescentou.

Posição semelhante foi defendida pelo secretário especial de Cultura, Mário Frias, que considerou "inacreditável" que se estejam a discutir "os motivos de não se autorizar verba pública da Cultura para um evento que se propõe a falar sobre política, num combate a um fascismo imaginário".

Fundada em 1975, a Funarte, vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério Turismo, é um importante órgão de fomento artístico no Brasil, que tem como missão promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes e das políticas públicas no Brasil.

Contudo, a direção tem estado envolvida em polémica desde que o atual Governo, presidido por Jair Bolsonaro, tomou posse, em janeiro de 2019.

Desde então, a comunidade artística brasileira tem denunciado uma alegada "guerra contra o marxismo cultural", lançada pelo Presidente e apoiantes, que declaram ser contra tudo que não se encaixa nos "valores conservadores cristãos".

Lusa

Balcão Único do Prédio abriu em Anadia

O Balcão Único do Prédio já se encontra a funcionar, no edifício dos Paços do Município, em Anadia, desde o passado dia 12 de julho, permitindo aos munícipes identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de uma forma simples e gratuita, com o apoio de um técnico municipal.

O serviço é composto por uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial que reúne informação sobre as propriedades e os respetivos proprietários. A sua instalação surge, no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro ao Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera a instalação deste serviço de proximidade de “interesse fundamental”, salientando que “há muitos anos que nos debatemos com uma das maiores dificuldades que se prende com o cadastro do território do Município”.

No seu entender, este é “um ponto de partida para a identificação e registo do património, para podermos ter um cadastro no Município, tão importante nos dias de hoje, seja na parte florestal, seja na parte mais rural, onde se verifica a maior dificuldade na identificação das propriedades e dos proprietários dos terrenos. É uma oportunidade concedida às autarquias que aproveitaram a articulação entre esta plataforma de interligação com os serviços da Administração Central”.

Maria Teresa Cardoso destaca ainda o apoio estatal para “que se pudesse implementar este balcão de atendimento no Município”, contudo, adianta que “existem outras despesas que acrescem a todo o apoio que nos foi concedido”. No entanto, no cômputo geral, considera que “é um serviço importante, na medida em que vamos conseguir, com o apoio e a disponibilidade dos cidadãos de se deslocarem aos serviços, identificar os prédios com a ajuda dos nossos técnicos, para que os mesmos possam ser georreferenciados”.

Por outro lado, realça que os cidadãos vão ter “a oportunidade de dispor de um período para que possam fazer o registo dos seus terrenos, sem quaisquer encargos financeiros para os proprietários”. Ou seja, todos os terrenos identificados no BUPi serão registados na Conservatória do Registo Predial de forma gratuita – regime excecional que irá vigorar até ao mês de janeiro de 2025.

O atendimento é feito de forma presencial, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Contudo, para uma melhor coordenação do serviço, apela-se aos interessados para que façam uma marcação prévia, através do telefone 231 510 730 ou do e-mail bupi@cm-anadia.pt.

COVID-19: Número mais alto de infeções desde 10 de Fevereiro

Nas últimas 24 horas, há menos oito pessoas internadas em enfermarias e mais dez em cuidados intensivos.

Portugal regista esta quarta-feira mais 9 mortes e 4153 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de terça-feira. Não havia tantas novas infeções desde 10 de fevereiro.

O Rt nacional situa-se agora em 1,14 (na terça-feira o valor era de 1,16). A taxa de incidência nacional está atualmente em 336,3 casos por cem mil habitantes, sendo que anteriormente situava-se em 315,6.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS desta quarta-feira, a maioria das infeções volta a ser registada na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1928 novos casos. O país ultrapassou esta quarta-feira os 916 559 casos acumulados.

Menos oito pessoas estão internadas em enfermaria, num total de 734, e há mais dez doentes em unidades de cuidados intensivos, que acolhem agora 171 pessoas.

As nove mortes das últimas 24 horas registaram-se nas regiões de Lisboa (sete) e Centro (duas). Segundo os dados da DGS, até agora, morreram em Portugal 17 182 pessoas vítimas de Covid-19: 9023 homens e 8159 mulheres.

De acordo com a autoridade de saúde, Portugal tem agora 47 108 casos ativos (mais 1909), tendo recuperado da infeção nas últimas 24 horas mais 2235 pessoas, o que aumenta para 852 269 o número de recuperados desde o início da pandemia.

O número de contactos em vigilância está nos 77 682, na sequência das 1322 pessoas que, nas últimas 24 horas, passaram a integrar este grupo.

A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza agora 358 162 casos de infeção, seguida de perto pelo Norte (356 182), refere a DGS.

No Centro, já foram notificados 125 267 casos, no Alentejo 31 980, no Algarve 28 205, na Madeira 10 123 e nos Açores 6640.

Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais óbitos (7321), seguindo-se o Norte (5377), o Centro (3034), o Alentejo (976), o Algarve (370), a Madeira (70) e os Açores (34).

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação disponibilizada no boletim da DGS.

TSF

Castelo de Paiva | Consequências da pandemia covid - 19: Câmara Municipal assegura renovação de medidas de apoio

 Apesar do gradual levantamento das medidas de confinamento e consequente reabertura dos espaços comerciais, ainda decorrerão vários meses até que os comerciantes possam recuperar as perdas que sofreram no período em que estiveram encerrados ao público, ou reduzida a sua actividade, pelo que, no entendimento municipal, é necessário renovar as medidas de apoio implementadas pelos Despachos n.º 9/GAP/2020, de 11 de Março de 2021, e n.º 13/GAP/2021, de 6 de Abril.

 Assim nestes termos, fica garantida a redução em 50% do valor das rendas devidas pelo arrendamento comercial de instalações propriedade da Câmara Municipal, no período compreendido entre os meses de Julho a Dezembro de 2021, com a excepção dos Quiosques A, B, e C da Vila de Sobrado, em função da deliberação tomada em reunião do órgão executivo realizada no dia 9 de Julho, para a abertura de procedimento de hasta pública para a arrematação do direito de ocupação destes espaços comerciais pelo período de três anos.


Por outro lado, decidiu-se pela isenção do pagamento de 50% das taxas devidas pela ocupação dos lugares de terrado na Feira Quinzenal de Sobrado, no período compreendido entre os meses de Julho a Dezembro de 2021, sedo que, para mais informações devem consultar : https://www.cm-castelo-paiva.pt/pt/despacho-n-20gap2021


 Carlos Oliveira

Celorico da Beira | - Toy Ensemble


Auditório do castelo de Celorico da Beira recebe no próximo dia 30 de julho, pelas 21H30, o espetáculo/concerto “Auto da Barca da Gloria” do grupo Toy Ensemble, no âmbito do projeto CIMfonia, associado à candidatura da Guarda Capital Europeia da Cultura 2027.

Este evento consiste numa interpretação musical do Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente, que vai reunir no palco do auditório do castelo de Celorico da Beira, as performances artísticas de teatro e música, brindando os espectadores com um concerto peculiar e imperdível, composto por palavras, música, luz e movimento.

Integrada no projeto “Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica“, a iniciativa CIMfonia tem o intuito de promover, entre maio e novembro deste ano, 17 concertos dirigidos por orquestras nacionais, em itinerância pelos 15 municípios da CIMBSE e nos municípios de Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa.

Livros | O Solilóquio do Rei Leopoldo: Mark Twain dá à tragédia do Estado Livre do Congo com as cores da sátira. Obra-prima.


Abjecto, megalómano e genocida. O regime de terror das sociedades comerciais do rei Leopoldo II da Bélgica, no Congo, na viragem do século xix para o século xx, causou milhões de mortos e deixa uma marca indelével na História como uma das páginas mais negras do colonialismo. A barbárie «civilizadora» despertou a revolta do escritor norte-americano Mark Twain, que, em 1905, publica O Solilóquio do Rei Leopoldo, uma preciosa sátira política, na qual o autor se coloca no papel de Leopoldo II e, através de palavras ácidas e de vitimização, condena veementemente o rei e senhor do Estado Livre do Congo. A obra é agora publicada pela Guerra e Paz, na colecção Livros Negros, que soma qualidade literária a um pendor de controvérsia ou de escândalo, e estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 20 de Julho.
Três, cinco, oito, mesmo 15 milhões. Ainda estão por apurar, e dividem os historiadores, os números relativos às mortes grotescas causadas por Leopoldo II na viragem do século xix para o século xx, no território que, ofensiva e ironicamente, foi denominado «Estado Livre do Congo». Uma área setenta vezes superior à da Bélgica, concedida ao monarca, pela Conferência de Berlim, como propriedade pessoal, com o pretexto de «civilizar» e evangelizar o povo congolês, mas da qual só retirou riqueza e proveito próprio, através da produção de borracha, sob trabalho forçado.

Cedo, aquele morticínio, que não poupou sequer crianças, havia de chocar e revoltar o escritor norte-americano Mark Twain, crítico do racismo e que tanto exaltava a infância como a melhor das fases da vida humana. «A situação actual no Congo é atroz, como mostram as fotografias de crianças cujas mãos foram cortadas.»

A agonia do povo congolês já tinha sido denunciada pela obra imortal de Joseph Conrad, Coração das Trevas, mas a barbárie imposta pelo rei Leopoldo exigia gritos e revolta. É isso que Twain faz em 1905 com a publicação do quase insustentável panfleto satírico O Solilóquio do Rei Leopoldo. No meio de uma batalha das vozes livres da Europa contra a estratégia conspiratória de Leopoldo para impedir que a verdade fosse conhecida, o escritor dá a palavra ao monarca genocida, virando contra a si as suas habituais estratégias de vitimização. Um exemplo claro, provas faltassem, da genialidade do escritor norte-americano.

As reacções não tardaram a surgir e a este monólogo, de uma incisiva sátira política, o também escritor norte-americano Justin Kaplan chamou «a peça de propaganda americana mais eficaz e mais amplamente difundida para a causa da reforma do Congo.» E até o próprio Leopoldo II respondeu à provocação de Mark Twain, enviando uma carta ao editor do panfleto e lançando mesmo um livro a que chamou An Answer to Mark Twain. Mas a exposição dos crimes contra a Humanidade, viria a pressionar o rei belga, que acabou por entregar o Estado Livre do Congo à Bélgica e a alguma lei.

O texto de Mark Twain, pouco conhecido entre a maioria dos leitores, é agora publicada pela Guerra e Paz Editores, numa edição que recupera uma das páginas mais negras da História da África Central e do mundo e levanta questões ainda tão actuais como o racismo, a escravatura e o colonialismo.

O Solilóquio do Rei Leopoldo estará disponível na rede livreira nacional no próximo dia 20 de Julho. O livro pode ainda ser adquirido no site da editora. Além do texto original de Mark Twain, arrancado com raiva, esta edição conta ainda com um texto introdutório, O Coração de Leopoldo, do editor Manuel S. Fonseca.

O Solilóquio do Rei Leopoldo
Mark Twain
Não-Ficção / História
104 páginas · 15x20,5 · 12,00€
Nas livrarias a 20 de Julho
Guerra e Paz, Editores

O caso da Associação Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha

 O caso da Associação Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha 

No dia 13 de janeiro de 2018 ocorreu um incêndio na Associação Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha, Tondela, Viseu, quando decorria uma atividade recreativa. Foi um acidente sem precedentes no meio associativo português que nos consternou a todos.

 

O que aconteceu naquela noite, nesta Colectividade, poderia ter acontecido em qualquer espaço de qualquer tipo de atividade. Não foi nem é uma questão exclusiva das Colectividades e, quem pensar assim está a cometer uma injustiça e a ser imprudente quanto ao futuro.

 

Solidariedade

Não obstante esta Colectividade não ser filiada a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), ciente de interpretar o sentimento do Movimento Associativo Português (MAP), a 3 de Fevereiro de 2018 uma Delegação da Confederação deslocou-se a Vila Nova da Rainha onde foi recebida por Dirigentes Associativos, Autarcas e população, onde se inteirou dos factos a manifestou o seu pesar e solidariedade com o Presidente da Associação, Senhor Jorge Dias, agora constituído como único arguido.

 

Prevenção

No âmbito das suas funções, a CPCCRD, emite com regularidade e oportunidade para as suas filiadas, Notas Associativas em várias áreas, muitas delas estão disponíveis na Plataforma Digital, assim como ações de Formação que, as Colectividades que não estejam filiadas em qualquer estrutura similar, correm o risco de não conhecer todas as suas obrigações e cometerem erros inadvertidamente.

 

Corresponsabilidades

A função social que as Colectividades desempenham contribui de forma decisiva para a complementaridade ou substituição do Estado em muitas das suas funções. As funções sociais do Estado central e local, tal como estão inscritas na Constituição da República, não seriam minimamente satisfeitas se não existisse o Associativismo Popular.

 

Os Dirigentes são voluntários e benévolos, contribuem com a sua ação para a qualidade da democracia, formação de princípios e valores e para a coesão social. Estes dirigentes não podem nem deveriam estar sós, mas sim reconhecidos, respeitados e apoiados pelos poderes instituídos com medidas e politicas concretas que contribuíssem para os sensibilizar, informar, formar, motivar e ainda serem apoiados com ações inspectivas preventivas de caráter pedagógico às instalações.

 

A Camara Municipal de Tondela, decorrente da sua experiencia em 2018, assinou protocolos com 74 Colectividades que permitiram a instalação de detetores de incêndios; verificação de redes de gás; extintores; licenciamento de processos e formação de Dirigentes num valor que rondou os 500 mil euros.

 

Por sua vez a CPCCRD conjuntamente com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, ainda em 2018 elaborou um Manual de Prevenção Contra Incêndios que foi distribuído por todas as Filiadas e disponibilizado na Plataforma Digital.

 

Dizer ainda que a Confederação das Colectividades acaba de enviar ao Sr. Primeiro Ministro as suas propostas para o Orçamento de Estado 2022.

No próximo sábado, pelas 18h00 Praia da Tocha recebe sessão de abertura do festival Marés Curtas

Vai decorrer no próximo sábado, dia 17 de junho, pelas 18h00, no CIAX – Centro de Interpretação de Arte Xávega, a apresentação do festival Marés Curtas - Mostra Internacional de Curtas-Metragens, iniciativa que conta com organização da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.

A mostra internacional de Curtas-Metragens terá sessões diárias, com início marcado para as 21h30, de 18 a 23 julho, apresentando películas que podem assumir a forma de documentário, ficção e animação, tendo como temas o Mar, a Natureza, as Alterações Climáticas e as Tradições, não podendo ultrapassar os 30 minutos. O festival prossegue nos dias 7 e 8 de agosto, no Núcleo Museológico do Sal, na Figueira da Foz, e nos dias 17 e 18 de setembro, no Museu Etnográfico da Praia de Mira.

Recorde-se que o evento surge no âmbito da candidatura “O Mar que nos Une” - programação Cultural em Rede 2021, aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro que integra os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira.

As candidaturas à participação a esta iniciativa encerraram no passado dia 10 de junho, alcançando este ano um recorde de participações, com 3004 inscrições oriundas de 119 países.

 

Academia Portuguesa de Cinema e Netflix unem-se para promover obras de mulheres cineastas

A Academia Portuguesa de Cinema a plataforma de 'streaming' Netflix estabeleceram uma parceria com vista à promoção do trabalho de realizadoras, produtoras e guionistas, envolvidas em longas-metragens portuguesas, finalizadas em 2019 e 2020, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a Academia e a Netflix referem que, "entre 15 de julho e 15 de agosto, será aberta uma convocatória para realizadoras, produtoras e guionistas que tenham estado diretamente envolvidas em longas-metragens portuguesas de ficção e/ou documentário, finalizadas entre 2019 e 2020". Cada pessoa pode submeter no máximo duas obras.

Dos filmes recebidos, serão selecionados até cinco, "para licenciar e exibir na Netflix", em todo o mundo. Além disso, "as cineastas de cada um dos filmes licenciados receberão ainda uma dotação monetária no valor de 15.000 euros".

De acordo com o regulamento da convocatória, disponível no 'site' oficial da Academia, o valor desta dotação é separado da parte de licenciamento, cujo valor será acordado diretamente entre a Netflix e quem tiver a licença do filme.

Os filmes serão escolhidos por um comité constituído pela atriz Carla Chambel, a guionista Fátima Ribeiro, a gestora de conteúdos da Netflix Portugal e Espanha, Isadora Laban, a guionista e realizadora Tota Alves, e a produtora e jornalista Maria João Seixas, ex-diretora da Cinemateca Portuguesa e antiga vicepresidente do European Film Distribution Office, da geração inicial do Programa Media.

Os resultados serão divulgados em outubro no 'site' oficial da Academia Portuguesa de Cinema.

Esta iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema e da Netflix "pretende dar visibilidade ao trabalho de mulheres cineastas e contribuir para colmatar as disparidades de género no setor do cinema e audiovisual em Portugal".

Para Carla Chambel, que é vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, citada no comunicado, "numa época em que o movimento feminista tem, finalmente, ocupado espaço nas mais diversas áreas da sociedade, é um orgulho poder dar este passo com a Netflix, no sentido de valorizar o trabalho das cineastas portuguesas".

"Esta iniciativa permitirá não só conhecermos as obras e as suas criadoras, mas também dar visibilidade a diversas perspetivas do mundo e do país, através do seu talento", considerou.

Isadora Laban, também citada no comunicado, recorda que, "com iniciativas como o Fundo Netflix para a Criatividade Inclusiva", aquela plataforma tem "vindo a trabalhar globalmente no sentido de aumentar a representatividade das mulheres no setor audiovisual e do cinema".

"Queremos ajudar a criar cada vez mais oportunidades para dar protagonismo ao talento e ao trabalho de criadoras em todo o mundo, e esta iniciativa que lançamos lado a lado com a Academia Portuguesa de Cinema enquadra-se muito bem neste objetivo", afirmou.

Para se obter mais informações sobre esta convocatória, pode usar-se o seguinte endereço de email: convocatorianetflix@academiadecinema.pt.

Lusa

Imagem: observador

Task-force reforça apelo: quem levou primeira dose da AstraZeneca deve apresentar-se no mesmo centro para a segunda vacina

A 'task-force' da vacinação contra a covid-19 decidiu recentemente antecipar o hiato entre a primeira e a segunda toma da vacina da AstraZeneca de 12 para oito semanas.

A 'task-force' da vacinação contra a covid-19 reforça a "orientação já anteriormente divulgada quanto à antecipação da 2ª dose da vacina da AstraZeneca para um intervalo de 8 semanas relativamente à data da 1ª dose" de forma a "acelerar a segurança de todos".

Assim, os responsáveis por coordenar o esforço de vacinação incentivam "os utentes que se encontram nesta situação, e que não tenham ainda sido contatados, a apresentarem-se proativamente no mesmo Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) onde tomaram a 1ª dose".

Os horários de cada centro de vacinação, recorda a task-force, podem ser consultados aqui, sendo que é também relembrado que "os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina da AstraZeneca até 16 de maio devem tomar a 2.ª dose na semana de 5 a 11 de julho" e "os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina da AstraZeneca de 17 a 23 de maio devem tomar a 2.ª dose a partir de 12 de julho".

Caso o Centro pretendido apresente um nível de afluência elevado, recomenda-se que o utente considere efetuar a 2ª toma durante o fim de semana, período durante o qual, por norma, o tempo de espera tem sido inferior", assinala a nota.

Anteontem, task-force informou que foram administradas um milhão de vacinas aos residentes em Portugal continental entre 5 e 11 de julho, sendo que parte desses números deveu-se ao adiantamento da tomada da segunda dose de Astrazeneca.

Na terça-feira passou a ser possível pessoas com 23 anos ou mais agendarem a sua vacinação contra a covid-19.

Madremedia

Imagem: CM

MUNICÍPIO DE SILVES REINICIA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DO RIBEIRO MEIRINHO, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES


Participação pública prévia decorre até 02 de agosto

A Câmara Municipal de Silves deliberou, no passado dia 21 de julho, reabrir o procedimento de elaboração do Plano de Pormenor do Ribeiro Meirinho (PPRM), em São Bartolomeu de Messines, tendo aprovado os termos de referência que fundamentam a sua oportunidade, fixam os respetivos objetivos e estabelecem o prazo de dois anos para a conclusão do processo. A referida deliberação foi publicada em Diário da República, no dia 08 de julho, através do aviso n.º 12778/2021, estando, neste momento, criadas as condições para o início formal do período de participação pública prévia da elaboração do PPRM, que decorrerá até ao próximo dia 02 de agosto.

A reabertura do procedimento de elaboração do PPRM decorre da recente caducidade do anterior procedimento e da manutenção do interesse e oportunidade na elaboração do plano em apreço, tendo, neste âmbito, sido retomados os objetivos previamente definidos para o plano e que visam promover o dinamismo económico e a diversificação da base económica local (por via do reforço da oferta de área disponível para a instalação de atividades económicas); aproveitar a oportunidade do contexto económico de retoma (designadamente do seu reflexo na atratividade e dinamismo da área empresarial existente); e promover um aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e otimizando o investimento efetuado.

Durante o período em apreço, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, através do preenchimento da respetiva ficha de participação, disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/993/pp-do-ribeiro-meirinho-elaboracao.aspx, a remeter para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves, ou pelo email dogu.ordenamento@cm-silves.pt.

A documentação relativa aos termos de referência, proposta de contrato, qualificação da elaboração do plano para efeitos de avaliação ambiental estratégica e delimitação da unidade de execução, poderá ser consultada no site institucional do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/992/pp-do-ribeiro-meirinho-elaboracao.aspx ou, presencialmente, na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território e na sede da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

O telefone 282 440 825 e o email dogu.ordenamento@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística » Ordenamento Territorial disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

BE quer regulamentar Lei de Bases para resposta centrada nos utentes


A coordenadora do BE visitou a 13 de julho, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede, onde reuniu com a Administração.
À saída, Catarina Martins contou que o Hospital de Cantanhede “é um dos que durante muito tempo se pensou que ia passar para a Misericórdia e foi muito desqualificado”. “Hoje, é um hospital que tem um projeto próprio, serve a sua comunidade, serve a sua população, aliás serve a população de forma geral nesta região e tem tido prémios destacados”, sublinhou.

Frisou que este hospital é atualmente capaz de atrair profissionais de saúde, “que é uma coisa que o SNS tem tanta falta e é tão difícil”, apontando que este caso mostra o percurso que é necessário fazer “de regulamentação da Lei de Bases de Saúde”. E acrescentou que é um hospital local, com todas as dimensões necessárias para responder à população.

“É preciso investir na saúde pública e no SNS para travar a pandemia” “O que aqui corre bem demonstra a absoluta necessidade de o Governo regulamentar a Lei de Bases de Saúde, criar o Estatuto do SNS e assim pode ter uma resposta de saúde muito centrada nos utentes e nas necessidades dos utentes que é o que é absolutamente necessário neste momento em Portugal”, concluiu Catarina Martins.

Temperaturas sobem a partir de hoje e podem atingir 40 graus em algumas regiões

As temperaturas máximas vão subir a partir de hoje e até sexta-feira, podendo atingir 40 graus Celsius em alguns locais do litoral, Vale do Tejo, Vale do Douro e interior do Alentejo, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que para hoje está prevista uma subida dos valores da temperatura máxima da ordem dos 4/7/8/9 graus nas regiões do litoral oeste.

"Vamos ter também hoje uma diminuição da intensidade do vento relativamente aos dias anteriores. Gradualmente as temperaturas tendem a subir também dia 15 e 16 [quinta e sexta-feira] e manter-se-ão elevadas pelo menos até dia 17 [sábado]. No dia 18 [domingo] está prevista uma descida dos valores da temperatura máxima", disse.

De acordo com Maria João Frada, as temperaturas máximas vão chegar a sábado com valores a variar entre os 30 e os 35 graus, mas em alguns locais do litoral, Vale do Tejo, Vale do Douro e interior do Alentejo serão superiores e deverão oscilar entre os 37 e os 40 graus.

"Por isso, emitimos avisos de tempo quente inicialmente pelos distritos do litoral porque a subida hoje é no litoral, mas com a subida gradual nos próximos dias, esses avisos estendem-se às regiões do interior. Os únicos que em princípio não terão aviso serão os distritos de Faro e Setúbal", indicou Maria João Frada.

O IPMA emitiu um aviso amarelo de tempo quente para os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

Este aviso amarelo vai estar em vigor entre as 10:00 de quinta-feira e as 05:00 de sábado.

Nos próximos dias vamos ter céu pouco nublado ou limpo com tempo quente e temperaturas acima da média e em alguns locais a contribuir para onda de calor pois estão cinco graus acima daquilo que são os valores médios para a altura do ano em algumas estações do IPMA. Não quer dizer que vai haver uma onda de calor, mas as temperaturas são elevadas. Também estamos no verão e tudo isto é normal", sublinhou.

A partir de domingo, segundo Maria João Frada, as temperaturas vão descer 4 a 7 graus Celsius.

"Já a partir de hoje vamos ter o instalar de uma corrente de leste, um vento do interior da Península Ibérica que transporta massas de ar quente. Esse vento vem até ao litoral e dai a subida ser hoje no litoral oeste e depois estende-se, mas depois no domingo prevê-se a entrada de ar do mar, um vento com componente marítima que é mais fresco que fará descer as temperaturas máximas", explicou.

Lusa

Devoção mariana, fundamento para a organização da vida na sociedade temporal

A impregnação do espírito da Santa Igreja Católica na sociedade para que tudo esteja voltado para a maior glória de Deus com o objetivo de se alcançar a restauração da civilização e para que ela seja na Terra um reflexo do Céu

Transcrição do editorial da revista Catolicismo Nº 847, Julho/2021*

ACristandade pode ser considerada como uma civilização sacralizada, composta por uma família de nações cristãs cujos membros — mesmo aqueles que não pertencem a uma Ordem religiosa — procuram impregnar a esfera temporal com o espírito da Santa Igreja. E também viver na sociedade civil de modo hierárquico, sempre de acordo com a sapiencial ordem estabelecida por Deus em todas as coisas, criadas harmonicamente desiguais.

Em tal ambiente sacral, contemplando as criaturas visíveis, os homens têm maior propensão a elevar suas mentes a Deus. Pela admiração das criaturas que vemos, podemos mais facilmente chegar ao Divino Criador que não vemos, porquanto os objetos criados refletem as insondáveis e invisíveis perfeições divinas.

Sendo a Santa Mãe de Deus a obra-prima da Criação e síntese de todas as perfeições da ordem e da estética do universo, podemos mais facilmente, enquanto A veneramos, chegar a compreender, amar e adorar a Perfeição absoluta que é Deus.

Como leigos devotos da Santíssima Virgem, devemos prestar a Ela um ato de vassalagem, consagrando-nos inteiramente como seus verdadeiros vassalos, além de procurar organizar a sociedade temporal, mesmo no âmbito limitado de cada um, para que esteja sempre voltada para a maior glória de Deus e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Desse modo, estaremos trabalhando para a restauração de uma civilização autenticamente cristã, que se esforce para ser na Terra um reflexo do Céu.

Em resumo, esta é a principal temática desenvolvida na matéria de capa da edição de revista Catolicismo deste mês [foto acima], na qual celebramos Nossa Senhora do Carmo, principal comemoração de julho, cuja festa é fixada no dia 16. Neste mês completam-se também 770 anos desde que São Simão Stock (1164-1265), Prior Geral da Ordem do Carmo [foto abaixo], recebeu em 16 de julho de 1251 o santo escapulário diretamente das mãos da Soberana Senhora do Monte Carmelo, berço da Ordem Carmelitana.


ABIM

____________

* Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br

Município de Oslo restringe utilização de trotinetes elétricas

O município de Oslo adotou hoje uma série de restrições às trotinetes elétricas, que incluem limitação de quantidades e proibição do uso à noite, a fim de limitar os transtornos e acidentes que podem causar.


De mais de 20.000 para 8.000, o número de trotinetes de utilização livre vai ser consideravelmente reduzido a partir de setembro na capital norueguesa, onde a densidade desses veículos é hoje uma das mais elevadas na Europa.

Para prevenir acidentes que muitas vezes acontecem à noite devido à embriaguez, a utilização vai ser interdita entre as 23:00 e as 05:00 durante a semana e aos fins de semana.

Essas são as duas principais medidas propostas hoje pelo município de Oslo.

"Para muitos, especialmente os cegos, deficientes visuais, utilizadores de cadeiras de rodas e idosos, a situação é insustentável na nossa cidade", afirmou o vereador responsável pelo ambiente e transportes, Sirin Stav, em comunicado.

Os médicos noruegueses ficaram alarmados na semana passada com o aumento do número de acidentes relacionados com trotinetes elétricas: 856 feridos em Oslo desde o início do ano, dos quais 57% em incidentes ocorridos entre as 23:00 e as 05:00.

Os profissionais de saúde solicitaram a suspensão desse serviço durante a noite, estimando que poderia prevenir entre 300 a 400 desses acidentes só durante o período de verão.

Nas estatísticas de acidentes, vemos que há um risco muito alto de lesões graves ao utilizar trotinetes elétricas à noite", disse Stav.

O município vai também definir requisitos sobre os locais onde esses dispositivos podem ser utilizados, acrescentou o vereador do partido ecologista.

Entre as cerca de uma dúzia de operadores privadas ativas em Oslo, algumas já estão a impedir o aluguer noturno das trotinetes.

Outra, a Voi, reduziu a velocidade máxima durante essas horas do dia e configurou um teste de recetividade dos utilizadores ao fim de semana.

As 8.000 trotinetes elétricas autorizadas vão ser distribuídas entre as diversas operadoras que as solicitarem.

Lusa

Imagem: NAOM