sábado, 23 de março de 2019

Já são 417 os óbitos deixados pelo IDAI em Moçambique; “1 milhão de crianças afectadas e os números vão aumentar muito mais”, alerta UNICEF

Foto de Adérito Caldeira
Ascendeu para 417 o número de vítimas mortais que o Ciclone tropical IDAI, que "massacrou" o Centro de Moçambique no passado dia 14, deixou nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia. Neste sábado (23) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que “um milhão de crianças foram afectadas e os números vão aumentar muito mais”. Henrietta Fore, apelou em Maputo ao mundo “agora precisamos para Moçambique de 30 milhões (de dólares norte-americanos)” deixou o alerta: “O mundo não pode pensar que esta é uma crise pontual (...) existe uma crise de curto prazo, mas existem também um crise de longo prazo”.
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) actualizou ao @Verdade neste sábado que o número de óbitos subiu de 294 para 417 óbitos. Grande parte das vítimas mortais foram registadas na província de Sofala, 301, particularmente na cidade da Beira, 123, e no distrito de Nhamatanda, 112. Em Manica o total de mortes ascendeu a 101 pessoas, 94 delas só no distrito de Sussundenga.
As pessoas afectadas pelo ciclone de categoria 4, indicado como uma das piores catástrofes no Sul de África em décadas, passou de 344.811 para 482.974. As casas inundadas, totalmente destruídas ou apenas parcialmente já são 39.603 e as salas de aulas afectadas são 3.140 colocando sem aulas quase cem mil alunos.
Entretanto a directora executiva do UNICEF, que está no nosso país desde a passada quinta-feira (21) e visitou as regiões massacradas, disse que nesta altura: “É uma corrida contra o tempo que todos nós no mundo precisamos de saber. Temos um milhão de crianças afectadas e os números vão aumentar muito mais, é uma catástrofe iminente mas é um momento de oportunidade para todos nós virmos ajudar Moçambique”.
“Visitamos uma escola para onde muitos dos residentes da Beira foram alojados, os tectos das suas casas foram arrancados pelos ventos durante a noite e as crianças assim como as suas famílias procuraram refúgio, o que lhes levou à escola. Eles estão a viver na escola porque ali existe casa de banho, colchões, mantas e estão protegidos da chuva. Mas eles não podem ficar ali, as pessoas estão amontoadas e brevemente terão problemas de doenças”, descreveu Henrietta Fore do que presenciou na destruída cidade da Beira.
A directora do Fundo das Nações Unidas para a Infância notou que “a água está estagnada o que quer dizer que os mosquitos virão, a malária há-de chegar. Estamos preocupados com a cólera mas acreditamos que hoje (sábado 23) o Governo irá conseguir prover água potável”.
“Eles precisam de comida, eles precisam de abrigo, eles precisam de água limpa, e como as escolas estão ocupadas pelas pessoas que tiveram de abandonar as suas casas eles precisam as escolas de volta para aulas”, tentou enumerar as prioridades para a capital da província de Sofala.
Henrietta Fore descreveu o drama que se vive no distrito do Búzi, “é um distrito que é ladeado pelo rio, a vila esteve submersa em 8 metros de água. A água a está a começar a baixar e esperamos que os residentes do Búzi tenham conseguido fugir ou nadar para zonas seguras, não conseguimos ver a vila, não vimos pessoas”.
“A água está a baixar e as pessoas agora podem caminhar nela, com água pela cintura, mas as doenças que vêm aí é a próxima fase disto o que quer dizer que todos nós temos de prestar atenção ao resgate. Passou mais de uma semana e não podemos deixar as pessoas nas árvores sem comida e água e por isso busca e salvamento é a prioridade número um”, declarou.
Segundo a directora executiva do UNICEF a segunda prioridade é “aumentar a nossa atenção sobre as crianças, muitas delas foram separadas da família durante o terror da noite, muitas ainda não conseguiram reencontra-los. Estamos a fazer um trabalho de rastreio para tentar unir famílias, mas muitos dos parentes não se conseguem encontrar. Vocês sabem como pais que tendo em mente que o teu filho está sozinho num centro de acomodação não atender as chamadas telefónicas significa que tememos o pior, quer dizer que teremos que criar orfanatos e outras soluções para ajudar estas crianças”.

“O nosso apelo ao mundo é que agora precisamos para Moçambique de 30 milhões (de dólares norte-americanos), mas juntando com as necessidades urgentes para o Malawi e Zimbabwe são muito maiores. Portanto aqueles que generosamente puderem doar façam-no”, afirmou Henrietta Fore visivelmente impressionada tendo enfatizado que “o mundo não pode pensar que esta é uma crise pontual (...) existe uma crise de curto prazo, mas existem também um crise de longo prazo”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

AMPEONATO DISTRITAL DE BASQUETEBOL SUB – 16 TORNEIO COMPLEMENTAR LORDEMÃO – 51 X COLUMBÓFILA – 75



Dia 23 de março de 2019
Constituição da equipa ASSSCC:
3 - Duarte Guerra
7 - Miguel Gomes
16 - João Cruz
20 - Leonardo Reis
23 - Duarte Ferreira
24 - Martim Ramos
27 - Gonçalo Girão
28 - Gonçalo Mesquita
30 - Rodrigo Rodrigues
44 - Cristian Teixeira
Treinador principal: João André Costa
Treinadora Adjunta: Eduarda Amoroso Lopes
Delegada: Marta Gomes
Lordemão x ASSSCC
Resultado Final - 51 x 75

Colisão mata motociclista de 17 anos e fere gravemente jovem de 16

Daniela Fernandes, de 17 anos, que seguia numa mota, colidiu com uma carrinha e acabou por perder a vida.
O acidente ocorreu nesta sexta-feira à tarde, na reta de Sortes, na A4, perto da zona industrial de Mós, em Bragança.
Daniela Fernandes, de 17 anos, perdeu a vida no local. A jovem que seguia juntamente com Inês Martins, outra adolescente, com 16 anos, ficou gravemente ferida, com um traumatismo cranioencefálico.
O condutor do veículo ligeiro terá sido considerado “ferido ligeiro” segundo as autoridades.
Carlos Martins, 2º comandante dos bombeiros da cidade, revelou que: “Quando chegámos, uma das vítimas já não apresentava sinais vitais. A outra foi estabilizada e transportada para a unidade hospitalar”.
Ambas as jovens que seguiam na mota de cilindrada 125cc foram abalroadas por um veículo de uma empresa de climatização, enquanto circulavam na faixa mais à direita.
A colisão aconteceu pouco depois das 14:00 ao quilómetro 190,6 da A4, na zona de Mós, a poucos quilómetros da cidade de Bragança e os sinistrados seguiam na direção Macedo de Cavaleiros-Bragança, segundo revelou o comandante Noel Afonso.
No local estiveram presentes cerca de 22 elementos, e nove viaturas terrestres, segundo a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Fonte:bombeiros24
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Apresentado Sistema de Apoio à Decisão e Gestão da Emergência (SADGE) da CIM Região de Coimbra

O Sistema de Apoio à Decisão e Gestão da Emergência (SADGE) da CIM Região de Coimbra foi lançado ontem, 22 de Março, pelo ministro da Administração Interna, em Tondela, conjuntamente com o sistema congénere da CIM Viseu Dão Lafões.
O SADGE é um sistema de informação com base na georeferenciação e dados de satélite integrados com dados do terreno e das condições meteorológias, que fornece em tempo real informações sobre o nível de risco e auxilia os agentes da proteção civil, incluindo os 19 municípais da CIMRC, na formação de decisões estratégicas em caso de emergência.
A implementação integrada das duas plataformas no território das duas comunidades intermunicipais contíguas permite uma interoperacionalidade neste vasto território da região centro do país, tanto na prevenção de catástrofes como na ação da proteção civil intermunicipal das duas NUT III, destaca o secretário Executivo Intermunicipal da Região de Coimbra.
Jorge Brito considera que, “tendo em conta o aumento dos riscos, nomeadamente o risco de incêndio derivado das alterações climáticas, estamos a implementar medidas de prevenção de catástrofes – que não se atêm a fronteiras -, disponibilizando informação em tempo real na Plataforma aos municípios e agentes da proteção civil  com esta ferramenta tecnológica de apoio à decisão”.
Integrada no Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da CIM Região de Coimbra, a  ferramenta tecnológica SADGE foi recentemente apresentada como exemplo em Bruxelas e integra a informação espacial e de satélite do Copernicus da European Space Agency .

Anadia comemora Dia Mundial Poesia

Resultado de imagem para Anadia comemora Dia Mundial Poesia
YouTube
O Dia Mundial da Poesia foi assinalado, no passado dia 21 de Março, em Anadia, com um desfile Poético, que teve como mote “A Primavera”, o qual percorreu as principais artérias da cidade, culminando na Praça do Município, tendo, na ocasião, levado a todos os transeuntes e comerciantes, poesia declamada ao vivo, pelos alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, muita música e animação.
Durante toda a semana, nos restaurantes e cafés da cidade, todos os clientes foram brindados com “Naperons Poéticos” que continham excertos de poemas.
De realçar ainda a presença do “Quiosque Poético”, situado na praça do Município, que surpreendeu os transeuntes com poesia, poetas e muitas outras surpresas.
No final do desfile, a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, agradeceu a dedicação e a envolvência de todos, alunos e professores, na conceção e concretização da atividade.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, através da Rede de Bibliotecas, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Salesianos de Mogofores e Escola Profissional de Anadia que envolveu cerca de 300 pessoas.
Concurso “Letras da Primavera”
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, encontram-se expostos no átrio da Biblioteca Municipal, até ao dia 13 de abril, os poemas submetidos ao Concurso de Poesia “Letras da Primavera” 2019.  Os utentes e visitantes da Biblioteca Municipal são, assim, chamados a avaliar os poemas. Os dez mais votados serão, posteriormente, avaliados por um júri, que selecionará os três vencedores desta edição que serão reconhecidos com um prémio pecuniário.

“Família” de golfinhos avistadas em Matosinhos

Os utentes da Praia de Matosinhos avistaram no dia 21 de Março, um grupo “familiar” de 15 a 20 golfinhos “comuns” que durante minutos nadou a poucos metros da areia.
Resultado de imagem para “Família” de golfinhos avistadas em Matosinhos
SAPO 24
Em declarações à Lusa, Samuel Amaral, colaborador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, contou que viu “algo na água” e logo percebeu que era um grupo de 15 a 20 golfinhos que vinham do Forte de São Francisco Xavier do Queijo em direção à Praia de Matosinhos.
“É bastante comum estas espécies virem junto à costa, só que não é fácil a visualização, mas desta vez, como não havia vento nem ondulação e estava calminho, foi mais fácil”, apontou Samuel Amaral, membro do Gabinete de Ciência e Inovação do CIIMAR.
Segundo o investigador, o grupo avistado esta tarde poderá tratar-se de uma “família” de golfinhos “costeiros” que costuma navegar ao largo da costa portuguesa, entre a Figueira da Foz e a zona de Vigo, e que “tendem a gostar de nadar nas mesmas zonas”.
“Normalmente, andam sempre de sul para norte e norte para sul. Podem até viver aqui perto, mas ainda não há estudos que sustentem isso aqui na zona”, contou.
À Lusa, Samuel Amaral adiantou que os golfinhos estiveram cerca de “cinco minutos” nas águas da praia de Matosinhos e que logo depois “voltaram a sair”, não tendo percebido se remaram a sul ou a norte.
Questionado qual seria os motivos que levaram o grupo a chegar-se tão próximo da costa, o investigador salientou que esta é uma espécie por si só “bastante curiosa” e que gosta de “explorar”.
“Estes são animais extremamente sociais, comunicativos, exploradores e curiosos, podem ter sido várias as razões, desde comida, socializar, passear e até explorar a zona”, acrescentou.
Lusa

Médicos alertam para rutura na Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) alertou para a rutura iminente no serviço de Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, devido à insuficiência e envelhecimento dos profissionais do quadro clínico.
A vice-presidente do sindicato Vitória Martins revelou à agência Lusa que a escala de abril da urgência do serviço de cuidados intensivos de neonatologia não "está completa".
"Os médicos dispensados de fazer urgência devido à idade têm garantido o serviço nos últimos tempos, mas atingiram um grau de exaustão e já não conseguem continuar a assegurar o serviço", explicou.
A dirigente sindical acrescentou ainda que a saída de um médico do quadro veio tornar a situação "crítica", pelo que o SMZC exige uma intervenção urgente da ministra da Saúde, que foi informada da situação no dia 8.
Segundo afirmou, todos os profissionais existentes estão a fazer "muito acima das 200 horas extraordinárias permitidas por lei, o que se traduz num grau severo de exaustão".
A vice-presidente do SMZC frisou que não se pode continuar a garantir o funcionamento da Unidade de Neonatologia, caso não se verifique contratação urgente de um neonatologista.
"É urgente a intervenção da ministra da Saúde neste problema, uma vez que a contratação em situação excecional tem de passar por aprovação nos ministérios da Saúde e das Finanças", acrescentou Vitória Martins.
A dirigente sindical referiu ainda que, nos próximos dois anos, "é necessário planear a contratação de três pediatras para formação em Neonatologia, que se realiza após dois anos de efetiva atividade em horário completo em Unidade de Neonatologia, o equivalente a um ciclo de estudos especial".
Na Maternidade Bissaya Barreto, que efetua 2.500 partos por ano, o Serviço de Neonatologia recebe grávidas com risco de parto prematuro a partir das 24 semanas.

Mais de 3,5 milhões de pessoas assinaram petição ‘online’ contra o Brexit

A petição 'online' lançada na quinta-feira para que o governo britânico renuncie à saída da União Europeia ('Brexit') já ultrapassou 3,5 milhões de assinaturas, de acordo com o 'site' do comité de petições britânico.
Resultado de imagem para Mais de 3,5 milhões de pessoas assinaram petição ‘online’ contra o Brexit
Às 19:15 locais (mesma hora em Lisboa), a iniciativa lançada por Margaret Anne Georgiadou, contava com 3.601.056 assinaturas de cidadãos britânicos e residentes no país, ultrapassando de forma notória o mínimo de 100 mil necessárias para ser debatida no parlamento.
“O Governo afirma repetidamente que a saída da UE é ‘a vontade das pessoas’. É necessário colocar um fim a esta afirmação através da força do povo para permanecer na UE”, lê-se no ‘site’ da petição.
Na quinta-feira, o acesso ao portal da petição ‘online’ esteve bloqueado devido ao elevado número de acessos, registando-se “a taxa de assinaturas (…) mais alta com que o ‘site’ já teve de lidar”, anunciou quinta-feira o Comité de Petições britânico na rede social Twitter.
A iniciativa, designada “Revogar o artigo 50.º e permanecer na UE”, surge na sequência do pedido de adiamento do ‘Brexit’ feito pela primeira-ministra Theresa May à UE.

Câmara ameaça retirar 10 camas do Hospital de Espinho se se mantiverem sem uso

A Câmara de Espinho ameaçou hoje retirar do hospital local 10 camas por si instaladas nessa unidade em julho de 2018, mas que a autarquia diz que se mantêm paradas enquanto aguardam aval do Governo para uso pelos utentes.
Resultado de imagem para Câmara ameaça retirar 10 camas do Hospital de Espinho se se mantiverem sem uso
Em causa está um investimento de 18.450 euros que o Município assumiu depois de a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) lhe terem solicitado, em finais de 2017, a disponibilização de 10 camas articuladas para agilização da abertura de uma unidade de convalescença.
"A Câmara disse logo que sim, comprou as camas, mandou-as entregar no hospital e agora elas agora estão lá paradas desde Julho de 2018 porque o Governo ainda não arranjou maneira de abrir a unidade de convalescença e, enquanto isso, as camas também não podem ser utilizadas para mais nada", declara o presidente da autarquia, Joaquim Pinto Moreira.
Após vários contactos que diz ter feito com tutela, ARSN e CHVNGE sem que, afirma, nenhuma solução para o problema fosse apresentada, o autarca avisa agora: "Ou nos dão uma resposta de imediato ou vamos lá buscar as camas. Não nos faltam entidades que precisem delas e que, passando dificuldades, muito mais rapidamente se teriam organizado para lhes dar uso".
Em documento a que a Lusa teve acesso, lê-se que já em dezembro de 2018 a ARSN reconhecia atraso na abertura da referida unidade de convalescença, comunicando à autarquia: "Este assunto ainda não está resolvido apesar do Despacho Conjunto N.º 11482-A/2017 de 29 de dezembro, que autoriza a abertura da unidade e prevê as respetivas verbas para 2017, 2018 e 2019, pois aguardamos autorização para admissão dos profissionais necessários".
A ARSN afirmava então que "o hospital, o Serviço Nacional de Saúde e a comunidade precisam muito dessa unidade a funcionar" e disponibilizava-se para a ativar assim que tivesse a referida autorização, mas esse foi o último contacto com a Câmara Municipal e, mais de três meses depois, a situação mantém-se inalterada.
Contactada pela Lusa, a ARSN remeteu eventuais esclarecimentos para a administração do CHVNGE, que explicou, em resposta relativa à Unidade de Convalescença, que "aguarda autorização do Ministério das Finanças para a contratação dos recursos humanos" que permitirão pôr em funcionamento essa valência - que, "a nível de estrutura e equipamentos, está pronta".
Pinto Moreira realça que as 10 camas não são o único problema que o Ministério da Saúde tem para resolver no CHVNGE: no hospital de Gaia funciona desde fevereiro de 2018 uma Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) que também serve doentes residindo em Espinho, mas essa valência "ainda não tem afetada ao seu serviço uma viatura específica".
O autarca dá detalhes: "A equipa que vai ver os doentes a casa depois das cirurgias está dependente do carro que estiver disponível no hospital e chega a cancelar muitas visitas por falta de viatura. Ainda há pouco tempo chegou a dar-se o absurdo de a equipa sair com um carro tão velho que avariou três vezes no mesmo dia e foi preciso chamar o reboque".
Pinto Moreira considera que a postura do Governo a este nível "é vergonhosa" porque, estando a autarquia recetiva a disponibilizar uma viatura ao hospital à semelhança do que já fez com o programa "Escola Segura" da PSP, "nem isso pode fazer porque as cedências a título gracioso estão sujeitas a requisitos legais e também dependem de autorização superior".
Quanto à Unidade de Hospitalização Domiciliária, O CHVNGE rejeita que haja falta de veículos afetos exclusivamente a essa estrutura, afirmando que ela "conta com duas viaturas". Acrescenta que o centro hospitalar "aguarda autorização para a aquisição de duas outras viaturas há cerca de ano e meio" para "substituição das atuais, que se aproximam do fim de vida útil".
Quando à impossibilidade de essa equipa clínica visitar doentes internados em casa por falta de meios de locomoção, como alega a Câmara de Espinho, o CHVNGE declara: "A Unidade de Hospitalização Domiciliária realiza deslocações diárias de acompanhamento e tratamento dos doentes internados nesse regime e nunca houve cancelamento de qualquer deslocação".
Lusa

Mira investe 145 mil euros num novo passadiço na Praia de Mira

 Câmara Municipal de Mira vai construir um novo passadiço na Praia de Mira, com uma extensão de 680 metros, investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, revelou o presidente do município.
"Mira viu aprovado, no POSEUR (Programa operacional sustentabilidade e eficiência no uso de recursos) do Portugal 2020, o financiamento para construção de um novo passadiço, uma intervenção que pretende recuperar o sistema dunar entre a duna a sul da marginal, junto ao restaurante Caçanito, e o último apoio da praia, junto ao molhe".
A intervenção deverá estar concluída antes do arranque oficial da época balnear, revela o presidente deste município.
A concretização do passadiço no sistema dunar permitirá a estabilidade biofísica e a minimização de situações de risco, sem apresentar implicações na paisagem, avança o autarca. Com a construção do passadiço, a Câmara tem a intenção de "proteger as dunas, conservando e preservando a estrutura ambiental e animal presente e possibilitar a realização de passeios e caminhadas, disponibilizando um espaço de interpretação das dunas e da sua biodiversidade, garantindo um equilíbrio entre o uso da praia para atividades económicas como a arte xávega e a estrutura ambiental do cordão dunar".
O passadiço vai ainda garantir o acesso à praia a pessoas com mobilidade condicionada.
"Esta nova infraestrutura vai dar uma nova dinâmica à zona zul do areal da Praia de Mira, nomeadamente no acesso aos apoios de praia existentes e aos Parques de Campismo".
A Praia de Mira, lembra o autarca, é a única zona balnear do mundo que recebeu durante 32 anos consecutivos o galardão da Bandeira Azul, que atesta a qualidade ambiental das praias.
"Temos muito orgulho em ter uma praia que é uma referência mundial", diz Raul Almeida, lembrando que o Poço da Cruz, a outra praia do concelho, foi também contemplada 12 anos consecutivos com o galardão de qualidade ambiental.

Hacker Rui Pinto fica em prisão preventiva

Hacker foi ouvido esta sexta-feira no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa
O pirata informático português Rui Pinto vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido ouvido, esta sexta-feira, pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. As medidas de coação foram conhecidas ao início da noite, sendo que o tribunal decidiu pela aplicação da mais gravosa.
À saída, o advogado Francisco Teixeira da Mota confirmou que o seu cliente vai passar a noite nas instalações da Polícia Judiciária, adiantando desde já que vão recorrer desta decisão por considerarem que, "legalmente, não há razões para isto".
Rui Pinto aceitou esta sexta-feira colaborar com as autoridades portuguesas na investigação de vários casos ligados ao futebol.
Entretanto, o hacker português já foi ouvido, num interrogatório que começou por volta das 18h30, pela juíza de instrução criminal Maria Antónia Andrade, no âmbito da investigação a acessos aos sistemas informáticos do Sporting e da Doyen Sports, depois de ter pernoitado no estabelecimento prisional anexo ao edifício da PJ.
TSF
Foto: Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens

A Banda de Santana comemora 125 anos durante todo o ano

A Sociedade Musical Recreativa, Instrutiva e Beneficente Santanense sediada em Santana, da freguesia de Ferreira-a-Nova do concelho da Figueira da Foz, perfaz este ano o seu 125º aniversário de actividade ininterrupta. Em vez de se concentrar a comemoração num só dia, irão ser desenvolvidas uma série de iniciativas durante todo o ano, que terão o seu ponto alto em Setembro, aquando das comemorações oficiais dessa efeméride.
Este programa comemorativo dos seus 125 anos inicia-se no dia 23 de Março pelas 21H30 no Salão de Festas com um concerto pelas Bandas de Lares e de Alhadas, seguindo-se a abertura oficial das comemorações e uma pequena conferência. Aglutinar todas as suas congéneres, os seus associados, amigos, admiradores e as entidades autárquicas regionais, bem como as autoridades civis, militares e religiosas que se possam associar aos eventos, é um dos principais objectivos destes festejos.
Com a temática “Encontro de Colectividades”, este projecto visa aproveitar todo o apoio que estas colectividades possam vir dar a esta iniciativa da Banda de Santana, nos espectáculos em que irão participar e por outro lado, potenciar as suas performances aos diversificados públicos ecléticos que a eles assistirão.
Ao longo do ano, realizar-se-ão espectáculos e conferências, estando ainda previstas iniciativas que elencam na valorização e reconhecimento do património humano, gerado ao longo de mais de um século de história, motivando por isso as novas gerações a serem os veículos transmissores desta mais que centenária cultura histórico/musical.
Contando com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova e dos seus associados, amigos e admiradores, este arrojado projecto só é possível com a boa vontade de todos os intervenientes, quiçá da comunidade santanense e dos habitantes que com ela confinam.
Fica o convite para assistir a este espectáculo e aos próximos que se realizarão durante todo o ano.
Francisco M. Relva Pereira, Dr. - Maestro da Banda de Santana

Alunos de Coimbra alertados para o HPV

“HPV e Quê?” chega a várias escolas de Coimbra. A campanha nacional que explica aos jovens como prevenir o HPV está a percorrer, de norte a sul do país, 35 escolas do 3º ciclo e ensino secundário e tem como embaixador o artista português de hip-hop Waze. Em Coimbra a campanha envolve cerca de 760 alunos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala a campanha nacional de prevenção do Papilomavírus Humano (HPV) nas Escolas Secundárias D. Duarte, Quinta das Flores, Infanta D.ª Maria, Avelar Brotero e Colégio São Teotónio, em Coimbra, entre os dias 25 e 29 de março, respetivamente. HPV e Quê?” é o nome da iniciativa que integra um roadshow interativo que está, desde fevereiro, a percorrer 35 escolas de norte a sul do país.
Na Escola Secundária D. Duarte a iniciativa decorre a 25 de março, entre as 9h15 e as 15h30, envolvendo cerca de 150 alunos. Já na Escola Secundária Quinta das Flores a campanha “HPV e Quê?” tem lugar a 26 de março (3ªfeira), com as ações, dirigidas aos 189 alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade, a decorrerem entre as 8h45 e as 15h30. A 27 de março (4ªfeira) a iniciativa envolve os alunos da Escola Secundária Infanta D.ª Maria, realizando-se entre as 08h30 e as 12h45, para os 162 alunos do 9º ano de escolaridade. Segue-se a 28 de março a Escola Secundária Avelar Brotero, cujo programa tem lugar entre as 09h25 e as 12h25 para as turmas do 10º e 11º anos. 108 estudantes integram esta ação. A ronda pelas escolas da cidade de Coimbra termina a 29 de março (6ª feira), com a promoção da campanha “HPV e Quê?” no Colégio São Teotónio. As turmas do 6º ano, 9º e 10 ano de escolaridade (151 alunos) serão envolvidas nas atividades previstas entre as 9h20 e as 15h25.
A campanha em curso pretende explicar o que está por detrás da sigla HPV. Com forte presença digital, visa melhorar o conhecimento dos jovens sobre as doenças e riscos associados às infeções por HPV, alertando para a importância da prevenção através da vacinação. Nesse sentido, o roadshow “HPV e Quê?” integra uma carrinha Airstream que se desloca às escolas e se abre para o exterior, permitindo que ao seu redor decorram as seguintes atividades dirigidas aos alunos:
  • Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais www.youtube.com/watch?v=Yr-veOftTU8
  • Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
  • Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
  • Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
  • Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.
Vítor Rodrigues, presidente da direção do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro refere a importância de despertar consciências, para que a palavra prevenção entre cada vez mais no léxico dos jovens. Uma das mais-valias desta campanha é o facto de as atividades dinamizadas facilmente motivarem os adolescentes para uma conversa em casa com os pais, que poderão saber mais sobre o tema em www.hpv.pt e aconselhar-se com o seu médico assistente. Saiba mais sobre a campanha em https://hpveque.hpv.pt/.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Portugal começa qualificação para o Euro’2020 com empate frente à Ucrânia

Seleção Nacional dominou mas não conseguiu chegar ao golo
Resultado de imagem para Portugal começa qualificação para o Euro’2020 com empate frente à Ucrâni
FN

À semelhança do que aconteceu nas fases de qualificação para as duas últimas grandes competições internacionais, Portugal começou a caminhada rumo ao Euro'2020 com o pé esquerdo. Esta sexta-feira, na receção à Ucrânia, a Seleção Nacional teve sempre o domínio do encontro (Rui Patrício foi praticamente um espetador), mas não conseguiu desfazer a muralha amarela que se instalou à frente das redes de Pyatov.
Fernando Santos apostou numa defesa composta por João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro, atrás de um meio-campo a três, com Rúben Neves, William Carvalho e João Moutinho. A frente de ataque ficou à mercê de André Silva, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
De resto, seria o capitão de Portugal (não representava a seleção desde o Mundial) a liderar as investidas mais perigosas nos primeiros 45 minutos. Após um primeiro remate perigoso de Pepe, Ronaldo surgiu pela esquerda em duas ocasiões, mas viu Pyatov responder com duas excelentes intervenções.
A Ucrânia remetia-se ao seu meio-campo, a tentar fechar os caminhos da baliza do seu guardião. Rui Patrício foi praticamente um espetador, especialmente na segunda parte.
A etapa complementar mostrou um domínio ainda mais acentuado da Seleção Nacional. André Silva esteve perto de inaugurar o marcador em duas ocasiões, mas o capitão ucraniano continuou a brilhar, tendo travado um remate com um voo espetacular.
Portugal continuou a pressionar. Tentou pelos dois lados, por cima e por baixo, mas ficou a sensação que poderia ter decidido melhor em alguns lances. A certa altura, a Seleção Nacional instalou-se no meio-campo adversário, com todos os jogadores, à exeção de Rui Patrício, a ocuparem os últimos 50 metros de relvado.
Fernando Santos ainda lançou Rafa, João Mário e Dyego Sousa, que se tornou no sétimo jogador naturalizado a representar a seleção lusa, uma década depois de Liedson ter estado nesse papel, mas apesar das oportunidades, o nulo manteve-se até final.
Este resultado deixa Portugal e Ucrânia empatados no segundo lugar do Grupo B, atrás do Luxemburgo, que venceu a Lituânia por 2-1.
Portugal continou a pressionar. Tentou pelos dois lados, por cima e por baixo, mas ficou a sensação que poderia ter decidido melhor em alguns lances. A certa altura, a Seleão Nacional instalou-se no meio-campo adversário, com todos os jogadores, à exeção de Rui Patrício, a ocuparem os últimos 50 metros de relvado.
Fernando Santos ainda lançou Rafa, João Mário e Dyego Sousa, que se tornou no sétimo jogador naturalizado a representar a seleção lusa, uma década depois de Liedson ter estado nesse papel, mas apesar das oportunidades, o nulo manteve-se até final.
Bancada.pt

“Master Pais” na Progresso e Vida da Tocha

No dia 19 de Março comemorou-se o dia do Pai na Progresso e Vida da Tocha. Esta festividade assume um especial destaque no Plano Anual de Atividades das respostas sociais da creche e jardim-de-infância daquela instituição, assumindo-se como uma atividade que visa proporcionar às crianças um conjunto de valores em torno da área de formação pessoal e social e sobretudo, potenciar sentimentos nobres face ao "Papel de Pai".
Assim, para assinalar a data, os pais deslocaram-se à Progresso e Vida para passar o dia com os filhos. Todos juntos e equipados a rigor, participaram numa atividade que se intitulou “Master Chef dia do Pai”, em que constituíram quatro equipas de pais e com muita dedicação cozinharam as melhores sopas para os seus filhos. A cozinheira da instituição foi a júri e elegeu a melhor sopa. A equipa vencedora, muito orgulhosamente, recebeu o seu troféu que foi gentilmente realizado pela APPACDM da Tocha. Seguidamente todos juntos puderam desfrutar de um almoço convívio e no final as crianças entregaram as prendas para as mãos de cada pai com votos de um "Feliz Dia do Pai"

“Ateísmo é inconsistente com o método científico” afirma Marcelo Gleiser

O físico teórico brasileiro é o primeiro latino a vencer o prêmio Templeton, o “Nobel da Espiritualidade”
 
Um minicérebro criado em laboratório por pesquisadores do Reino Unido se conectou a uma medula espinhal sozinho
 
Nova pesquisa sugere que os gases do efeito estufa estão eliminando as nuvens do céu, o que pode acelerar drasticamente o ritmo do aquecimento global no próximo século


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/