quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Aliança com Aveiro viabiliza Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto zelando por uma gestão rigorosa, transparente e séria

Dada a situação muito grave que se vive na Junta de Freguesia de São Jacinto e a necessidade de unir esforços para resolver os problemas que se avolumam (com evidência no facto do Presidente da Junta continuar sem apresentar as Contas de 2020), a Aliança com Aveiro (Coligação PSD/CDS/PPM) disponibilizou-se para uma coligação de governo da Freguesia com a participação dos 3 Partidos no Executivo da Junta (constituído por 3 pessoas), situação que não foi aceite pelo PS nem pela CDU, o que muito lamentamos.

Após um impasse de quase dois meses e assumindo uma atitude responsável, a Aliança com Aveiro decidiu viabilizar a instalação dos Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto, assumindo um lugar no Executivo (no qual o PS tem dois lugares) e a presidência da Mesa da Assembleia da Freguesia.

A decisão agora tomada não é uma coligação de governo entre o PS e a Aliança com Aveiro, mas sim a presença de um Autarca nosso para zelar pelo funcionamento rigoroso do Executivo da Junta, para pressionar o seu Presidente a apresentar as Contas de 2020 e para exigir uma gestão rigorosa e séria, garantindo aos Cidadãos da Freguesia a denúncia regular dos atos de gestão do Presidente da Junta do PS que sejam negativos ou danosos para a Freguesia.

Neste novo mandato autárquico 2021/2025, a Aliança com Aveiro não pactuará jamais com a continuação da má gestão do PS e do seu Presidente António Aguiar, e assumirá as suas responsabilidades políticas nos Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto, assim como do Município de Aveiro, sempre na defesa do rigor, da seriedade, da transparência e da qualidade da gestão autárquica e do bom serviço aos Cidadãos.

Dinamismo + Competência + Alma,…, para Conquistar Mais.

MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES, ROSA PALMA


Natal é tempo de convívio, de família, de alegria e contentamento.
Desejamos que esta época festiva e o ano de 2022 representem um novo ponto de partida, um novo ciclo onde todos podem contar com o nosso compromisso autárquico, exercido com empenho e dedicação ao serviço público, num espírito de partilha e cooperação, em prol do bem-estar da população, que ao renovar de forma expressiva a confiança na atual liderança, acrescentou-lhe maior responsabilidade ao exercício dos cargos.

Que o espírito de Natal e a alegria do Ano Novo ajudem a ultrapassar as adversidades e a vencer definitivamente a pandemia de Covid-19, repondo a normalidade nas relações sociais e humanas, e na vida económica.

Que o novo ano estimule o reforço da participação dos munícipes na vida cívica, enquanto cidadãos socialmente ativos e contributo para a transformação da sociedade no sentido de um mundo mais justo, solidário e inclusivo.

Que a alegria e o espírito do Natal invadam os nossos corações e que esta época seja desfrutada com Saúde, Paz e Amor!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

A Presidente da Câmara
Rosa Cristina Gonçalves da Palma

Hospital de Cantanhede vence “Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável” da CCDRC

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) foi ontem galardoado, no Convento de São Francisco, em Coimbra, pelo projeto “Hospital Amigo dos + Velhos”, no 8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra. O evento contou, entre outras, com a apresentação dos projetos finalistas do CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL DE 2021 da CCDRC que o HAJC venceu na categoria “Saúde +”.

Das 145 candidaturas admitidas ao concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), apenas 10 foram os projetos finalistas, tendo sido o HAJC o único hospital a alcançar tal feito. O projeto “Hospital amigo dos + velhos” é um dos grandes eixos estratégicos do hospital e está inserido na categoria “Saúde+” do prémio.

Este projeto recorre à metodologia de qualidade americana 4Ms (baseada em quatro elementos base – Motivação, Medicação, Estado Mental e Mobilidade) e parte da identificação das necessidades dos utentes, avaliadas através de escalas, escuta ativa do doente e rede social de apoio e feedback à equipa do hospital.

O projeto de um hospital promotor do envelhecimento ativo e saudável e da longevidade passa por atividades como: intervenções de equipas multidisciplinares para melhorar a interação social dos idosos internados, promoção de visitas, promoção da adesão às atividades terapêuticas, inovando na resposta, criação de programas de reabilitação através do exercício e de reconciliação terapêutica em todos os doentes internados, capacitação dos cuidadores informais através de cursos gratuitos, identificação e tratamento precoce das alterações do estado mental, alargamento da realização de exames de diagnóstico em proximidade (nos cuidados de saúde primários e IPSS), entre outros.

Para Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC, “Estar nos 10 finalistas deste prémio e poder apresentar e divulgar o projeto é um motivo de orgulho e satisfação e uma forma de valorizar a equipa do Hospital de Cantanhede, reconhecer a dedicação e o entusiasmo com que a equipa multidisciplinar abraçou este projeto. Vencer não é mais do que a validação e a confirmação de que estamos a dar os passos certos na necessária reinvenção das estruturas destinadas à prestação dos cuidados, numa ótica de maior humanização dos serviços e mais respeito pela individualidade da pessoa idosa, na construção de um futuro melhor para todos. Por outro lado, é também uma chamada de atenção para a necessidade de um trabalho colaborativo, intersectorial de redes focadas na integração de cuidados ao longo do percurso de cada cidadão no SNS, alicerçada numa boa rede de proximidade para a importância da integração de cuidados ao longo do percurso de cada doente no sentido de dar uma resposta adequada às necessidades de uma população sénior com um índice de dependência em crescimento.”

CULTURA: Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra


Após a XXVII edição dos Caminhos do Cinema Português, a Casa do Cinema de Coimbra retoma a sua exibição regular com exibições de terça a sexta e vários momentos especiais com filmes em estreia nacional e sessões para ver cinema em família.

Começamos a apresentação da programação de Dezembro com a reposição de vários filmes presentes na última edição do nosso festival. “A Arte de Morrer Longe”, de Júlio Alves (3 de Dezembro, 21h30), “Simon Chama”, de Marta Sousa Ribeiro (8 de Dezembro, 21h30), “Alcindo”, de Miguel Dores (15 de Dezembro, 21h30) ou ainda a sessão dupla com “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “Os Últimos Dias de Emanuel Raposo”, de Diogo Lima (17 de Dezembro, 21h30), bem como várias curtas-metragens exibidas a 1 de Dezembro, são representativas da diversidade da programação e palmarés dos Caminhos e do Cinema Português.

O Cinema Português está ainda representado na programação do Fila K com “Mistérios de Lisboa”, de Raúl Ruiz, a ser exibido, em duas partes, nos dias 7 e 14 de Dezembro às 21h30.

Preparando a passagem do ano recuperamos a sonoridade da tropicália e o estilo de “Secos e Molhados” no documentário de Otávio Juliano que atesta o caldeirão cultural, entre o rock progressivo, blues, MPB, e fado com a poesia luso-brasileira, na perspectiva de João Ricardo, fundador e principal compositor do grupo.

Mistérios de Lisboa Parte 1 – 7 Dez – 21:30
4,00 €

Universidade de Coimbra conquista 1,2 milhões de euros para estudar o autismo

Um consórcio internacional liderado por cientistas da Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar 1,2 milhões de euros da ERA-Net NEURON para estudar o autismo.

Pprojeto, intitulado “Astrocytes dysfunctions in Phelan-McDermid syndrome: from mechanisms towards new therapeutic strategies (SHANKAstro)”, é liderado por João Peça, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), e conta com a participação de cientistas da Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça.

O grande objetivo da investigação, que tem a duração de três anos, é perceber quais são as células do cérebro que têm um papel principal no autismo, e, em particular, como é que as mutações no gene SHANK3 têm impacto na função normal durante a fisiopatologia da doença.

João Peça explica que as mutações no gene SHANK3 «são uma das causas mais comuns diagnosticadas para o autismo. No entanto, surpreendentemente, ainda pouco se sabe sobre as consequências decorrentes de mutações neste gene. Desde a sua descoberta original, as mutações no SHANK3 têm sido mais comummente estudadas em neurónios».

Contudo, sublinha, «evidências recentes sugerem que os astrócitos, células do cérebro algo negligenciadas, também podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do autismo. Os astrócitos fornecem suporte metabólico e trófico críticos para os neurónios e foram recentemente identificados como “atores-chave” na formação e maturação dos circuitos neuronais. Portanto, a disfunção dos astrócitos, resultante da mutação no gene SHANK3, pode levar a problemas na formação e maturação do circuito neuronal, o que acabará por levar a anormalidades comportamentais e cognitivas».

Neste estudo, que reúne vários especialistas na área do gene SHANK3 e da biologia dos astrócitos, vão ser utilizados modelos inovadores, incluindo modelos de ratinhos geneticamente modificados, bem como organoides de cérebro humano capazes de imitar de perto a fisiologia celular humana.

Se os cientistas conseguirem decifrar o impacto que as mutações no gene SHANK3 têm no autismo, será possível «descobrir e desenhar terapias bem-sucedidas para doenças do neurodesenvolvimento», conclui João Peça.

A ERA-NET NEURON é uma rede de financiamento europeu para investigação em Neurociência, focada em doenças do cérebro e distúrbios do sistema nervoso.

Cristina Pinto


 

BREAKING NEWS: House passes workaround to move forward on raising the debt ceiling

The House has passed a measure that would allow Democrats to unilaterally raise the nation’s debt limit and avert a catastrophic default, after a weeks-long partisan impasse.

The legislation now goes to the Senate, where Minority Leader Mitch McConnell has vowed enough GOP support for the procedural maneuver. But both chambers would need to actually hike the debt limit in a separate vote, which could spill into next week.

Read more:

https://www.politico.com/news/2021/12/07/house-debt-ceiling-senate-523919

Fonte: POLITICO

OVAR NATAL & REIS 2021: Concurso Montras de Natal, iluminação e decoração de Natal e animação deambulante com o envolvimento das associações locais compõem a quadra natalícia


É já a partir de amanhã que as ruas da cidade se iluminam para celebrar a época mais brilhante do ano. No largo da Praça da República ligam-se as luzes da Árvore de Natal, pelas 18horas, e as decorações alusivas à época convidam a uma passagem pelo centro da cidade. Um pouco antes, pelas 16horas, na Casa Museu de Arte Sacra, decorre a abertura da exposição “Presépios de Natal”. Para esta quadra, a Câmara Municipal de Ovar apresenta um programa diversificado e seguro, que pretende trazer ao Concelho vários momentos de animação para o público, local e externo, que habita a cidade por esta altura. Dinamizar o comércio e envolver as associações locais em momentos de partilha com três palcos em destaque - Praça da República, Largo do Tribunal e Jardim do Cáster - é a aposta do Município.

MONTRAS NATAL 2021

A 4ª edição do Concurso Montras de Natal, dirigido aos estabelecimentos comerciais de todas as freguesias do concelho, pretende ser um incentivo à compra no comércio tradicional. O concurso abre a 10 de dezembro e prolonga-se até 8 de janeiro. As inscrições devem ser feitas até ao dia 9 através do email concursodemontras@cm-ovar.pt ou presencialmente no Centro de Arte de Ovar. A campanha “Tradicional é no Comércio Local” já arrancou e os munícipes já podem utilizar os seus vales de desconto nos estabelecimentos aderentes.

CONCERTOS de NATAL / ESPETÁCULOS DEAMBULANTES / OFICINAS

De 11 a 25 de dezembro o Município apresenta um programa diversificado com atividades para miúdos e graúdos. Destaque para o próximo sábado, dia 11 de dezembro, com a instalação do Carrossel a Pedais “Wood Toys” no Jardim do Cáster. No mesmo dia, será possível assistir às atuações dos projetos deambulantes de “EZ Aviador de Natal”, Associação Banda do Lau, as associações de teatro M.A.N.I.F.E.S.T.A e Sol D’Alma, Banda RUMTATA e Companhia Vareira e CV Kids. O Museu Júlio Dinis recebe a oficina “Vamos ilustrar o espírito de Natal” no âmbito da exposição Júlio Dinis em Ovar. No domingo, dia 12, a apresentação musical fica a cargo da Etapas e Passos - Associação Cultural Recreativa e Social.

As comemorações prosseguem no fim de semana de 18 a 20 de dezembro com a Banda Filarmónica Ovarense Boa União a passar pela Praça da República para um concerto deambulante. No sábado, entre as 16 e as 19 horas, no Jardim do Cáster, três momentos musicais a não perder – Pueri Cantores de S. Cristóvão de Ovar, Grupo de Bandolins de Esmoriz e Grupo Asas – Anjos Solidários.

Outros momentos

Oficinas de Natal - Jardim do Cáster - dias 11, 12, 18 e 19 dez – 10h e 15h

Feirinha de Artesanato – Rua Nogueira Almeida Pinto e Largo do Neptuno, dias 11, 12, 18 e 19 dez

Ainda durante a semana que antecede o Natal, as atividades vão estar disponíveis por todas as freguesias do concelho. Para participar e viver esta quadra natalícia em comunidade consulte aqui o programa. Já no início do novo ano, a tradição do Cantar os Reis em Ovar será assinalada de modo simbólico, tendo em conta as restrições apontadas para a primeira semana do ano. No dia 6 de janeiro será lançado o CD “Troupe de Reis António Dias Simões” e no dia 12, no Centro de Arte de Ovar, terá lugar a apresentação do livro “Cantar os Reis em Ovar” da autoria de João Costa.

Para a comemoração em segurança da quadra natalícia que se aproxima, a Câmara Municipal de Ovar cumprirá todas normas e orientações da Direção Geral de Saúde. As atividades e horários estão sujeitos a alteração e será solicitada a apresentação do Certificado Digital Covid da UE ou teste Covid.

FCP não sobreviveu ao “grupo da morte”


O FC Porto foi hoje afastado da Liga dos Campeões de futebol, ao perder em casa com o Atlético de Madrid 3-1, em jogo da sexta jornada da fase de grupos, sendo relegado para a Liga Europa.

Num encontro em que apenas dependiam de si próprios, os 'dragões' viram-se em desvantagem aos 56 minutos, depois de um golo de Antoine Griezmann, e viram as suas esperanças de poderem seguir em frente ruirem nos minutos finais, após os tentos de Correa, aos 90, e de Rodrigo de Paul, aos 90+2, com os 'auis e brancos' a reduzirem ainda aos 90+6, numa grande penalidade convertida por Sérgio Oliveira.

Com esta derrota, o FC Porto segue para a Liga Europa, na qual vai disputar o acesso aos oitavos de final num 'play-off' com o segundo classificado da fase de grupos desta competição.

Madremedia

Liga dos Campeões: Sporting, já apurado para os oitavos, perde outra vez com Ajax

O Sporting, já qualificado para os oitavos de final, perdeu hoje por 4-2 na visita ao líder Ajax, em jogo da sexta e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, disputado em Amesterdão.

Sebástien Haller, aos oito minutos, de grande penalidade, Antony, aos 42, David Neres, aos 58, e Steven Berghuis, aos 62, assinaram os tentos dos holandeses, enquanto Nuno Santos, aos 22, e Tabata, aos 78, ‘faturaram’ para os campeões nacionais.

O líder Ajax fechou o Grupo C com 100% de aproveitamento e com 18 pontos, o dobro do Sporting, que terminou no segundo posto, com nove, os mesmos do Borussia Dortmund, que venceu por 5-0 na receção ao Besiktas, último colocado, sem qualquer ponto.

Madremedia

Caso Ihor: Advogados dos três inspetores do SEF vão recorrer para o Supremo

Os advogados dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) envolvidos na morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk afirmaram que vão recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça da condenação hoje aplicada pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Segundo o acórdão a que a Lusa teve acesso, a Relação manteve a pena de prisão de nove anos aplicada em primeira instância aos inspetores Duarte Laja e Luís Silva e aumentou a pena do inspetor Bruno Sousa de sete para nove anos de prisão, considerando – ao contrário do tribunal de primeira instância – que não se vislumbra “qualquer menor grau de culpa por parte deste arguido”.

“Vamos recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça [STJ], confiados em que ainda podemos alterar os termos da condenação”, afirmou Ricardo Sá Fernandes, advogado do arguido Bruno Sousa, sublinhando ser “positivo que tenha sido definitivamente afastada a acusação de homicídio” que inicialmente estava imputada aos inspetores do SEF.

Sobre o agravamento da pena do seu constituinte, o mandatário de Bruno Sousa admitiu que “a subida da pena é um elemento negativo, mas, ironicamente, do ponto de vista processual, vai permitir-lhe recorrer para o STJ, o que com uma pena de sete anos não seria possível”.

Ricardo Serrano Vieira, advogado de Duarte Laja, disse já ter sido notificado do acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que manteve a pena de nove anos de prisão para o seu constituinte, e adiantou que irá agora “analisar os fundamentos para a rejeição dos recursos interpostos pela defesa” e recorrer da decisão para o STJ.

Maria Manuel Candal, advogada de Luís Silva, assegurou que vai “recorrer com toda a certeza”, embora tenha assumido que ainda não teve oportunidade de analisar “com a atenção e o cuidado devido” o teor das “mais de 300 páginas de acórdão”.

“Afigura-se-me que a decisão correta e de acordo com as normas do processo penal teria sido declarar a nulidade do acórdão de primeira instância e devolver o processo ao juízo central criminal de Lisboa”, contrapôs a advogada, esclarecendo haver agora um prazo de 30 dias para a apresentação de novo recurso.

Contactado pela Lusa, o advogado da família do cidadão ucraniano morto em março de 2020 no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, José Gaspar Schwalbach, considerou “positivo o facto de a Relação de Lisboa ter equiparado a responsabilidade a todos os arguidos”, aplicando a todos eles a mesma duração de pena (nove anos).

Segundo a acusação do Ministério Público no julgamento em primeira instância, Ihor Homeniuk morreu por asfixia lenta, após agressões a pontapé e com bastão perpetradas pelos inspetores, que causaram ao cidadão ucraniano a fratura de oito costelas. Além disso, tê-lo-ão deixado algemado com as mãos atrás das costas e de barriga para baixo, com dificuldade em respirar durante largo tempo, o que terá causado paragem cardiorrespiratória.