segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Espanha ultrapassa as 50.000 mortes

O país registou também 24.462 novos casos desde sexta-feira.

A Espanha ultrapassou as 50.000 mortes por Covid-19, ao somar 298 óbitos desde 24 de dezembro, enquanto a incidência acumulada nos últimos 14 dias desceu para 246,9 por cada 100.000 habitantes, revelou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.

Além da subida para 50.122 mortes desde o início da crise pandémica, o país registou também 24.462 novos casos, de acordo com os dados dos últimos dias reportados hoje pelas comunidades autónomas, tendo o país ultrapassado já os 1,8 milhões de casos de contágio.

As regiões registam 12.172 internamentos de pacientes em hospitais, mais 1.428 desde 24 de dezembro, com uma taxa de ocupação hospitalar de 10,4% em comparação com 8,08% na quinta-feira, e que no caso das Unidades de Cuidados Intensivos se situa nos 21,14% das camas ocupadas.

Também hoje, o ministro da Saúde, Salvador Illa, indicou que as autoridades espanholas vão manter um registo de pessoas que se recusam a ser vacinadas contra a covid-19, que será partilhado com outros países europeus, mas não será divulgado publicamente.

Em entrevista ao canal de televisão La Sexta, Illa voltou a sublinhar que a vacinação contra o novo coronavírus, que começou no domingo em Espanha como em muitos outros países da União Europeia, não seria obrigatória

No que diz respeito às pessoas que não querem ser vacinadas, o que vai ser feito "é um registo que será partilhado com outros países europeus", detalhou, especificando que se referia "às pessoas a quem for proposto (ser vacinado) e que, simplesmente, se recusem".

"Este não é um documento que se vai tornar público", afirmou, acrescentando que este arquivo será elaborado "com o maior respeito pela proteção de dados".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Imagem: DNOTÍCIAS

Aprovado Projeto de Execução de Ciclovia do Rio Lis até à foz


O Município de Leiria aprovou esta segunda-feira em reunião de Câmara o Projeto de Execução de Ciclovia do Rio Lis até à Foz, num total de 25 quilómetros, um projeto intermunicipal que envolve também a Marinha Grande, tendo sido também aprovado um protocolo com este Município para a execução da infraestrutura. 

Com 17,6 kms no concelho de Leiria e 7 kms na Marinha Grande, esta ciclovia, há muito ambicionada, tem agora o seu projeto concluído. A sua concretização será feita com recurso a técnicas de engenharia natural e valorização dos percursos já existentes ao longo do Rio, permitindo o uso de mobilidades suaves. 

Com um investimento na ordem dos 6,6 milhões de euros, sendo 4,6 M€ correspondentes ao Município de Leiria e 1,97 M€ ao Município da Marinha Grande, o projeto será submetido a candidatura a fundos comunitários que disponibilizam verbas para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável. 

Paralelamente, este projeto integra várias medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade com recurso a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone, estabelecendo um ‘continuum naturale’. 

Está ainda prevista intervenção o pavimento, tal como inclusão de mobiliário e criação de onze portas de entrada nesta ciclovia que fará ligação ao Percurso Polis, na cidade de Leiria. 

A construção da Ciclovia do Rio Lis corresponde ainda a ações previstas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria (PMAAC), como ação integrada junto aos cursos de água.

TORNEIO REGIONAL DE INFANTIS ATLETAS DA ASSSCC ACABAM 2020 EM GRANDE FORMA

 Nos passados dias 19 e 20 dezembro teve lugar nas piscinas municipais Rui Abreu, na cidade de Coimbra, o Torneio Regional de Infantis e Juvenis.

Tendo em conta que até aquela data, os nadadores Infantis não tiveram competições nacionais, esta prova foi considerada o momento oportuno para avaliar o primeiro “pico” de forma da época 2020/2012 para este escalão.

Estiveram envolvidos nesta competição cerca de 86 atletas em representação de 10 clubes, tendo a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, representada com 13 atletas Infantis.

Os nadadores da Coletividade de Cantanhede tiveram desempenho brilhante visto que em todas as 52 provas nadadas foram obtidos novos recordes pessoais.

Uma taxa de melhoria de 100%, algo difícil de atingir num escalão onde a inexperiência leva por exemplo muitas vezes a desclassificação.



Caldas, Rainha do Natal ilumina fachada do Hospital





A ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste decidiu este ano iluminar também o Hospital das Caldas da Rainha com uma mensagem especial de Boas Festas.

Esta é uma forma de homenagear todos aqueles que estão na linha da frente no combate a esta pandemia e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem de esperança a todos os que recorrem a este estabelecimento de saúde.

A iluminação tem a particularidade de ficar ligada toda a noite, a partir das 17h00 e até às 7 da manhã.

TORNEIO DE NATAL DE JUNIORES E SÉNIORES MARISA NOBRE COM DOIS NOVOS RECORDES DE CLUBE


Nos dias 22 e 23 de dezembro, organizado pela Associação de Natação de Coimbra decorreu o Torneio de Natal de Juniores e Séniores. 

A competição teve como palco as piscinas municipais de Eiras/Pedrulha e na mesma estiveram envolvidos 90 atletas em representação de 11 Clubes, nomeadamente o Sport Lisboa e Benfica. 

Do lado da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Camila Rola Silva, Marisa Nobre, Beatriz Marques e Camila Cavaleiro Silva, foram as 4 atletas da coletividade de Cantanhede envolvidas na competição. 

Ao longo das 4 sessões as atletas da SCC tiveram empenho bastante meritório, sendo que o maior destaque vai para os 2 novos recordes do Clube alcançados pela nadadora Marisa Nobre. 

A atleta obteve novo record absoluto do Clube nos 50 Bruços com 36”04 (anterior máximo de 36”23 pertencia a Diana Ramos) e nos 100 bruços com 1’19”71 (anterior máximo de 1’20”28 pertencia a Adriana Santos) 

As competições voltam em 2021, num ano que se espera de grande evolução para os 50 atletas que treinam diariamente nas piscinas municipais de Cantanhede.

𝗖𝗔̂𝗠𝗔𝗥𝗔 𝗔𝗣𝗥𝗘𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔 𝗨𝗠 𝗠𝗔𝗨 𝗢𝗥𝗖̧𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝟮𝟬𝟮𝟭 com a APIN a infernizar a vida aos Figueiroenses e o PSD voltou na Assembleia Municipal, de 22 de dezembro, último a votar contra.

 O PSD foi o único a votar contra. O MFi aliado do PS viabilizou, como se esperava, com o seu voto o orçamento socialista.

Analisados o orçamento para 2021 constatamos que este é um Orçamento que pretende reescrever a história ignorando todos os falhanços económicos e sociais dos últimos anos e que está, indelevelmente, marcado pelo passado recente, ou seja, por aquilo que foram as opções e os resultados desastrosos dessas mesmas opções nos últimos anos.
𝗗𝗶𝗿𝗮́ 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮 𝗼 𝗣𝗦 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘃𝗲𝘇 𝗲́ 𝗾𝘂𝗲 𝗲́. 𝗘 𝗰𝗲𝗿𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘃𝗲𝘇 𝗻𝗮̃𝗼 𝘀𝗲 𝗾𝘂𝗲𝗶𝘅𝗮𝗿𝗮́ 𝗱𝗮 𝗵𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮 𝗲́ 𝗵𝗲𝗿𝗱𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝘀𝗶 𝗽𝗿𝗼́𝗽𝗿𝗶𝗼.
É sabido que a governação nos últimos anos não foi a mais adequada. 𝗙𝗶𝘇𝗲𝗿𝗮𝗺-𝘀𝗲 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀, 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝘁𝗲́𝗻𝘀, 𝗻𝗮̃𝗼 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝘂 𝗻𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗱𝗲𝘃𝗶𝗮 𝗲 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗽𝗼𝗯𝗿𝗲, 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗿𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼, 𝘀𝗲𝗺 𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗽𝗶𝗼𝗿 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗼.
Ora se o orçamento é mau, se não apoia as pessoas como elas merecem e necessitam, se não há medidas de apoios às empresas, à captação de novas e à criação de emprego, se nada se faz para fixar as pessoas, se não se combate a desertificação, se não há políticas concretas de desenvolvimento e criação de riqueza, se não se quer voltar atrás na APIN e pedir desculpa por infernizarem a vida a milhares de Figueiroenses, se se distribui em festas, festinhas e festanças e se tem défice de transparência, então o PSD só pode votar contra, porque esse é que é o voto coerente com tudo aquilo que devia ser feito pelo concelho e pelos Figueiroenses e não se fez.
O PS chega aqui hoje e ao final do mandato com uma companhia escolhida voluntária e intencionalmente, sabendo que o imobilismo existente e que se transporta também para este Orçamento tem, igualmente, a marca do seu aliado MFi.
𝗣𝗼𝗿 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗰𝗹𝗮𝗿𝗲𝘇𝗮, 𝗼𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗻𝗼𝘀 𝗼𝗹𝗵𝗼𝘀, 𝗮𝗼𝘀 𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗼𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀. 𝗡𝗼 𝗣𝗦𝗗 𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲 𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗲 𝗮 𝘂́𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗼𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮̀ 𝗴𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼. 𝗡𝗼́𝘀 𝘀𝗼𝗺𝗼𝘀 𝗮 𝗼𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝘀𝗼𝗺𝗼𝘀 𝗮 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮. 𝗡𝗼́𝘀 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗮𝗾𝘂𝗶 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝘂𝗯𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗿 𝗼 𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗮̀ 𝗳𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼. 𝗘́ 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗱𝗲 𝗻𝗼́𝘀.

México | Año Nuevo, Tecnología Nueva Para Tu Empresa


por Yesica Flores

 La pandemia provocada por el COVID-19 propició muchos cambios en nuestra vida laboral, entre ellos la transición definitiva hacia la digitalización de las empresas, sobre todo de las PyMEs, quienes no estaban del todo listas para iniciar este proceso, y que se vieron en la necesidad de incorporar tecnologías más actualizadas.

Las pequeñas y medianas empresas se enfrentaron al desafío de no contar con equipos actualizados, no contar con un área de TI que les ayudará a mejorar su productividad y rentabilidad y en algunos casos, la falta de portátiles para todos los empleados.

Si bien estas necesidades son vitales para el buen funcionamiento de las empresas, de acuerdo con Dotsplataforma de servicios administrados de equipos de cómputo, más del 90% de los directivos prefieren continuar con estas fallas en sus empresas, pues piensan erróneamente que la única manera de mejorar este proceso es desembolsar una fuerte cantidad de dinero para comprar equipos nuevos o solicitar un crédito que les permita dar el gran salto a la actualización.

Si tú tienes una PyME, quieres empezar con el pie derecho este 2021 y estrenar equipo de cómputo de la más alta calidad y con tecnología de punta pero no puedes o no quieres invertir dinero en esto, te tenemos buenas noticias, existe otra alternativa.

Se trata de los Servicios Administrados de Dots, quienes han desarrollado la plataforma más eficiente para arrendar equipos de cómputo y módulos de servicio, logrando que las empresas se olviden de las pérdidas por desgaste y la obsolescencia que cada día presentan sus computadoras.

Son muchos los beneficios que ofrece arrendar equipos, entre los que se encuentran:

·Incrementar la flexibilidad laboral al facilitar equipo portátil a todos los colaboradores

·Evitar desembolsos de dinero a los dueños de las empresas

·Mantenerse a la vanguardia tecnológica

·Favorecer la productividad al contar con equipo vigente

·Reducir la huella ecológica al evitar el desperdicio tecnológico

Sin duda los Servicios Administrados están logrando mayor participación en el mercado, pues han demostrado que son la opción ideal especialmente para las PyMEs que no cuentan con especialistas en TI de tiempo completo y que requieren reestructurar sus bases tecnológicas.

Marisa Matias fraturou costelas em queda e vai adaptar campanha

A candidata presidencial Marisa Matias sofreu uma queda que lhe provocou "uma fratura nas costelas" e irá adaptar a campanha nos próximos dias, anunciou a própria na rede social Twitter.

"Antes de fechar 2020, uma queda provocou-me uma fratura nas costelas. Agradeço ao SNS e profissionais de saúde que me assistiram na manhã de ontem [domingo] no Hospital de Aveiro", escreveu Marisa Matias, no Twitter, cerca das 13:00.

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda acrescentou que continuará a campanha "com adaptações nos próximos dias" e disse que não lhe falta força para "lutar por este país".

Na sequência da queda, Marisa Matias adiou as deslocações à Madeira e aos Açores, previstas para terça e quarta-feira, disse à Lusa fonte da candidatura.

As eleições presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro.

Lusa

SEF detém cidadão com mandado de detenção europeu por tráfico de droga

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na última semana, em Lisboa, um cidadão estrangeiro que tinha um mandado de detenção europeu, emitido pela Alemanha, por crimes relacionados com tráfico de droga, foi hoje anunciado

Em comunicado, o SEF refere que o cidadão foi detido quando se apresentou no posto de atendimento do Serviço da Avenida António Augusto de Aguiar, tendo sido conduzido ao Tribunal da Relação de Lisboa, onde ficou com a obrigação de apresentações periódicas às autoridades.

No Aeroporto do Porto, o SEF deteve uma outra cidadã estrangeira de 23 anos, que tinha documentos eslovenos falsos (passaporte, bilhete de identidade e carta de condução), quando esta tentava embarcar com destino a Londres.

A jovem foi detida por uso de documento falso e por estar irregularmente no país, encontrando-se na Unidade Habitacional Santo António (UHSA) a aguardar a conclusão do processo de expulsão.

Lusa

CMVM alerta para ‘site’ fraudulento associado à Caixa Económica Montepio Geral

 A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para a existência de uma entidade com um 'site' fraudulento indevidamente associado à Caixa Económica Montepio Geral, que, ao contrário do divulgado, não tem qualquer relação com o intermediário financeiro.

"A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta para o facto de a entidade que atua através do website https://market.net24-secure.com e os endereços de email associados ao mesmo, benoit.brasser@group-montepiobk.combenoit.brasser@montepio-direct.combenoit.brasser@net24online.comstephane.dubois@montepio-direct.comstephane.dubois@net24online.com e lisa.fortin@net24-direct.com estar a utilizar indevidamente elementos identificativos do intermediário financeiro registado junto da CMVM, Caixa Económica Montepio Geral, S.A.", lê-se no aviso da CMVM.

A CMVM esclareceu, ainda, que, "ao contrário do divulgado", aquela entidade "não tem qualquer relação" com a Caixa Económica Montepio Geral, que não é objeto da comunicação nem visado pela mesma.

"A entidade que atua através do website https://market.net24-secure.com não está autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal", avisou a CMVM.

O regulador do mercado de valores advertiu, também, que a referida entidade "não se encontra legalmente habilitada para realizar publicidade ou prospeção de clientes dirigidas à celebração de contratos de intermediação financeira" e lembrou que é possível consultar a lista de entidades autorizadas na sua página da internet.

Lusa

Foram detetados 18 casos da nova estirpe na Madeira

O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que foram detetados na região 18 casos de infeção com a nova estirpe do SARS- CoV-2, sendo 17 oriundas do Reino Unido e uma de Lisboa e Vale do Tejo.

Miguel Albuquerque falava aos jornalistas à margem de uma visita ao novo acesso à via rápida destinado apenas às viaturas da equipa médica de intervenção rápida (EMIR) e localizado no Pinheiro Grande, junto à Cancela, que está sediada no Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.

"Foram 18 [casos], 17 provenientes do Reino Unido e um de Lisboa e Vale do Tejo", disse o governante.

Em videoconferência em 21 de dezembro, Miguel Albuquerque anunciou que o Governo da Madeira iria proceder, em articulação com o Instituto Ricardo Jorge, a análises de casos positivos oriundos do Reino Unido, para avaliar se a nova estirpe do vírus já havia chegado à região.

"Nós próprios vamos fazer uma análise genética de um conjunto de casos que foram detetados ao longo dos últimos meses na Madeira para ver se essa variante do vírus chegou a estar na Madeira, está na Madeira ou não", disse.

No domingo, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira confirmou ter detetado a presença da nova estirpe do SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido.

"Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na Região Autónoma da Madeira, foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira", revelou.

A nota, que não especificava o número de infetados, referia que "esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira, o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados".

A tutela sublinhou que a estratégia para controlar a pandemia na região se mantém "com enfoque na vigilância dos passageiros" e no cumprimento das orientações das autoridades de saúde.

A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, apresentada como mais contagiosa e que está a inquietar o mundo, já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa.

Na sequência da identificação desta nova variante do SARS-CoV-2, diversos países, dentro e fora da Europa, decidiram suspender as ligações, nomeadamente aéreas, com o Reino Unido, uma lista que tem vindo a aumentar.

A estirpe britânica do vírus já foi também detetada, pelo menos, na Suécia, Itália, Holanda, Alemanha, França, Espanha, Noruega e no Japão.

Grande parte da União Europeia (UE) começou a vacinação contra a covid-19 no domingo, numa ação que será desenvolvida de forma gradual e cuja primeira fase incidirá sobre as pessoas mais vulneráveis, idosos ou profissionais de saúde especialmente expostos a infeções.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde afirmou que as primeiras vacinas contra o novo coronavírus deverão manter pelo menos alguma eficácia contra a nova variante mais contagiosa oriunda do Reino Unido.

Lusa

México | El Sueño De Convertirse En Gamer Profesional: Llega “Nerd: Dragonslayer666”, La Nueva Serie Nórdica En Film&Arts


por Yesica Flores

Los Esports se meten en los “martes nórdicos” de Film&Arts.  En enero, llega esta entrañable serie finlandesa sobre un estudiante de secundaria que quiere convertirse en un jugador profesional de deportes electrónicos. Para hacer realidad su sueño, deberá salir de su habitación y enfrentarse al mundo real que le espera. Estreno el martes 5 de enero a las 22:00 horas (MEX).

Film&Arts estrena una nueva propuesta en su “martes nórdicos” con “Nerd: Dragonslayer666” una serie finlandesa de humor donde vemos a un joven de 19 años en la travesía de convertirse en un jugador profesional de Esports. La historia sobre el mundo del gaming llega el martes 5 de enero a las 22:00 horas. Cada martes se estrenarán 4 episodios por su duración de 12 min.

“Dragonslayer666” es el nickname del estudiante de secundaria que tiene un sueño: convertirse en un jugador profesional de deportes electrónicos. Sin embargo, se le presentan muchos obstáculos en el camino. Su madre destruye su computadora por lo que se verá obligado a salir de su habitación, enfrentarse al mundo real y aprender el significado de la amistad y el trabajo en equipo. 

Film&Arts es el único canal de América Latina dirigido a los amantes de las artes y el espectáculo en todas sus manifestaciones. La señal puede verse en México por: AxtelTV (625), Totalplay (494), Sky (427 y HD 1437), Megacable (297), Izzi (430), Cablemás (430), Cablevisión Monterrey (430).

Madeira cria “bolsas” com limite de 5 pessoas para assistir ao fogo de artifício

 Mais de duas mil "bolsas" onde poderão estar até cinco pessoas a assistir ao espetáculo de fogo de artifício da noite da passagem do ano vão ser criadas na Madeira, foi hoje anunciado.

"É garantido o espetáculo de fogo de artifício no dia 31 de dezembro", disse o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa de apresentação da operação deste cartaz turístico da Madeira, este ano condicionado a regras e orientações sanitárias devido à pandemia da covid-19.

O Governo Regional apela aos madeirenses para que vejam o espetáculo em casa, mas, nessa impossibilidade, definiu 2.060 "bolsas" onde poderão estar um máximo de cinco pessoas, de preferência familiares, num total de 10.300 pessoas.

Estes espaços delimitados serão montados na Praça CR7, na Avenida Sá Carneiro, na Marina do Funchal, na Praça do Povo, na Avenida do Mar e nos miradouros da Nazaré, Pico dos Barcelos e das Neves.

Os que ficam em casa poderão ver o espetáculo pirotécnico através da RTP/Madeira, nas contas do Governo Regional nas redes sociais, no canal digital Na Minha Terra e no canal de rádio 97.8 FM, onde poderá ser ouvida a banda sonora do espetáculo.

Eduardo Jesus salientou que o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social. Não são permitidos ajuntamentos e cumprimentos de saudação da entrada do novo ano.

O responsável pelo turismo da Madeira adiantou que deverão estar na região entre 20 e 25 mil pessoas na passagem do ano entre estudantes regressados do continente, emigrantes e turistas.

Na baía do Funchal estarão três paquetes com 1.400 pessoas e os bares na cidade do Funchal funcionarão até às 24:00 no dia 30 e até às 01:00 horas na noite de 31 para 1.

O espetáculo pirotécnico deste ano, a cargo da empresa Henrique Costa e Filhos, foi adjudicado por 980 mil euros e envolve 59 postos de lançamento de fogo, 57 na ilha da Madeira e dois na ilha do Porto Santo.

Dos 57, 27 localizam-se no anfiteatro da baía do Funchal, 25 à beira-mar no cais 8 e cinco em plataformas marítimas.

O espetáculo este ano será de oito minutos, mas terá uma contagem regressiva, começando cinco minutos antes da meia-noite de forma a preparar a assistência para a viragem de ano.

Este ano é um ano excecional e o espetáculo decorrerá também de forma excecional, estando a sua boa concretização dependente da responsabilidade individual e coletiva", observou o secretário regional.

Lusa

Covid-19: Seferovic e João Ferreira com testes positivos no Benfica


O defesa João Ferreira e o avançado Haris Seferovic tiveram resultados positivos ao novo coronavírus, subindo para cinco o número de casos no plantel de futebol do Benfica no espaço de uma semana.

"O Sport Lisboa e Benfica informa que foram detetados dois casos positivos nos mais recentes testes de diagnóstico covid-19 realizados no futebol profissional. O defesa-direito João Ferreira e o avançado Haris Seferovic testaram positivo ao novo coronavírus", informou hoje o clube.

Na última semana, na véspera de defrontar o FC Porto na supertaça em Aveiro, o Benfica informou que o jogador Pizzi e o diretor-geral Tiago Pinto tinham tido testes positivos, e já no sábado comunicou mais dois casos: os jogadores Jardel e Gonçalo Ramos.

Lusa

No controlo da pandemia de covid-19: Primeiro período escolar com balanço muito positivo no Município de Cantanhede

Face às condições especialmente adversas que foi necessário contornar devido à pandemia de Covid-19, o balanço da atividade escolar no Município de Cantanhede no primeiro período é extremamente positivo, tendo superado claramente as expetativas da generalidade dos agentes educativos”. Esta é a principal conclusão extraída da reunião de avaliação realizada para o efeito, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, da delegada de Saúde, Rosa Monteiro, dos diretores dos agrupamentos de escolas Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar, respetivamente José Soares, Fátima Simões e João Gomes, bem como do diretor da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, Carlos Sousa.

A cultura de prevenção e as medidas implementadas nos estabelecimentos de ensino, sem se ter cedido ao alarmismo, geraram as condições de confiança desejáveis para “o sucesso educativo”, concluíram aqueles responsáveis, alertando no entanto para “a necessidade de haver uma atenção acrescida no retomar das atividades letivas do segundo período, cumprindo e fazendo cumprir, se possível ainda com maior rigor, as normas de segurança”.

Pedro Cardoso, assinalou ainda “o bom resultado das estratégias adotadas e do trabalho conjunto”, destacando a propósito “o papel importantíssimo dos professores, educadores e pessoal auxiliar, que nunca baixaram a guarda, e mesmo sujeitando-se a riscos, cumpriram exemplarmente a sua função, convictos de que o ensino presencial é a melhor forma de combater o aumento das desigualdades que o ensino à distância tende a acentuar”.

O vice-presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que, “perante o cenário de setembro, quando muitos vaticinavam o encerramento das escolas após duas ou três semanas, felizmente foi possível contornar as dificuldades com uma gestão adequada das situações, processo em que as escolas e respetivas direções souberam estar à altura das exigências. Foram de facto inexcedíveis, quer na especialmente difícil tarefa de reorganização dos espaços escolares, de modo a serem escrupulosamente cumpridas as orientações da Direção Geral de Saúde, quer fazendo respeitar as medidas de distanciamento físico, higiene das mãos, utilização de máscara e etiqueta respiratória, quer ainda na definição dos planos de contingência e dos fluxos de comunicação quer com a delegada de Saúde quer no âmbito das comunidades educativas”, sublinhou.

Para o autarca responsável pelo sector da educação, “a promoção de comportamentos preventivos, a articulação e cooperação entre as diferentes entidades, a mobilização da comunidade escolar para a sua prática e a organização de mecanismos de controlo das cadeias de transmissão continuam a merecer a maior atenção e empenho de todos para ver se conseguimos de novo no segundo período não ter nenhum surto”.

Também abordada na reunião foi a necessidade de se agilizarem mecanismos tendentes a evitar a proliferação de fake news ou exageros potencialmente geradores de alarmismo, o que deverá passar pelo reforço dos canais de comunicação através de interlocutores de referência entre os diferentes agentes da comunidade educativa, processo em que a delegada de Saúde, aquando da identificação de um caso de Covid-19 suspeito e/ou confirmado, tem tido um papel crucial. Foram ainda simulados vários exercícios de antecipação dos diferentes cenários que podem ocorrer no contexto escolar, para sinalizar algumas fragilidades nos mecanismos de comunicação.




Câmara Municipal de Águeda apela a que não se depositem resíduos hoje e amanhã

 Greve na ERSUC condiciona serviço de recolha de resíduos, pelo que a Câmara de Águeda apela a que não se depositem resíduos nos dias 28 e 29 de dezembro (hoje e amanhã)

O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins emitiu um aviso de greve para realizar, na ERSUC, entre as 0 horas de segunda-feira (dia 28) e as 24 horas de terça-feira (dia 29), um facto que poderá condicionar a receção de resíduos na Unidade de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) de Eirol.

Apesar de o tribunal ter decretado a obrigação de estarem assegurados os serviços mínimos, estes podem não estar disponíveis, pelo que esta greve poderá afetar o normal funcionamento da receção de Resíduos Sólidos Urbanos e recicláveis. Deste modo, a Câmara Municipal de Águeda solicita a melhor compreensão por parte da população, apelando a que não depositem os seus resíduos nos equipamentos destinados para esse fim, nestes dias.

Perante a incerteza de estarem garantidos os serviços mínimos nas entregas de resíduos em Eirol, a Autarquia apela a que os cidadãos procurem usar os contentores no mínimo indispensável.

A Câmara de Águeda agradece a cautela e contenção na colocação de resíduos nos contentores nestes dois dias (segunda-feira, dia 28, e terça feira, dia 29), uma vez que, reitera, não estão garantidas as condições para a sua entrega na unidade de tratamento competente.

O não respeito por este apelo poderá conduzir a uma imagem descuidada no Concelho, pelo que mais uma vez solicita a não deposição de resíduos nos dias em que o STAL está em greve.

Todos os serviços deverão estar normalizados na quarta-feira, dia 30.

MEIO MILHÃO DE EUROS PARA O ASSOCIATIVISMO DA COVILHÃ EM 2021


Terminou, a 2 de dezembro, o prazo para a apresentação de candidaturas das Associações do Concelho da Covilhã para as três linhas de apoio disponibilizadas pela Câmara Municipal da Covilhã: Atividade Regular (cultural/recreativa, desportiva, artística/performativa e ambiental e educação para a cidadania); Investimento e Aquisição de Equipamentos e Atividade Pontual de caráter Supraconcelhio, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo. 

A autarquia registou um total de 85 candidaturas no âmbito da Atividade Regular; 65 candidaturas ao Investimento e Aquisição de Equipamentos e 11 candidaturas à Atividade Pontual de caráter Supraconcelhio, traduzindo desta forma a pujança e a grande dinâmica do movimento associativo no Concelho. 

No total, o valor de apoio às associações do concelho em 2021 será superior a 500.000,00 €, tendo também em conta os contratos de desenvolvimento desportivo local. 

Os resultados preliminares serão divulgados até ao dia 14 de janeiro de 2021 no site do Município da Covilhã (www.cm-covilha.pt), na área “Município” / “Câmara” / “Gabinete de Apoio ao Associativismo”.

Anadia renova medidas de apoio ao tecido social e económico


O Município de Anadia renovou por mais seis meses algumas das medidas de apoio vertidas no Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, nomeadamente no que respeita aos apoios de âmbito social e económico. A decisão foi tomada na última reunião de executivo realizada no passado dia 23 de Dezembro.

No que concerne à Acão Social e Educação, foi renovado o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade sócio-económica, durante o primeiro semestre de 2021, por um período máximo de três meses e com periodicidade mensal, nomeadamente o apoio monetário, até ao valor máximo de 100,00€ e/ou um cabaz alimentar constituído por produtos essenciais adquiridos, junto do comércio local.

Relativamente à atividade económica, foram renovadas as isenções do pagamento de taxas municipais para os requerimentos de ocupação de espaço público e publicidade, assim como a isenção do pagamento das taxas a cobrar no Mercado Municipal de Anadia até ao final do mês de junho de 2021.

Recorde-se que o executivo municipal de Anadia implementou o Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, no passado mês de maio, com o objetivo de mitigar os graves impactos da pandemia do Covid-19 na vida sócio-económica, contribuindo assim para a estabilidade das famílias e das empresas no concelho de Anadia, representando, no seu todo, um investimento superior a 800.000€ do orçamento camarário.

Homem preso preventivamente por furto, em Águeda

A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Águeda, no dia 22 de dezembro, deteve em flagrante delito um homem de 44 anos por furto, no concelho de Águeda.

Após uma denúncia de movimentos suspeitos junto a edifícios industriais e habitacionais, os militares deslocaram-se ao local, tendo detetado o suspeito a sair do perímetro de uma habitação carregando vários sacos. Ao aperceber-se da presença dos militares da Guarda, colocou-se em fuga apeada, tendo sido intercetado pouco depois na posse dos artigos furtados.

O detido, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente a primeiro interrogatório judicial, no dia 23 de dezembro, ao Tribunal Judicial de Águeda, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Luz verde dos 27 a aplicação provisória do acordo a partir de 1 Janeiro

 Os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram hoje por unanimidade a aplicação provisória do novo acordo entre o bloco europeu e Reino Unido a partir de 1 de Janeiro de 2021, anunciou a presidência alemã.

Luz verde para o Acordo do Brexit: os embaixadores da UE aprovaram unanimemente a aplicação provisória do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2021", anunciou o porta-voz da presidência semestral alemã do Conselho da UE na sua conta na rede social Twitter.

O mesmo porta-voz, Sebastian Fischer, acrescentou que, depois desta aprovação, que teve lugar numa reunião dos embaixadores dos 27 junto da UE, o próximo passo é a adoção final desta autorização pelo Conselho -- instituição na qual estão representados os Estados-membros -, por procedimento escrito, o que acontecerá até ao prazo-limite para o efeito, fixado às 15:00 de terça-feira.

Ao fim de cerca de 10 meses de negociações, a União Europeia e o Reino Unido chegaram finalmente a um acordo sobre a futura parceria no pós-'Brexit' em 24 de dezembro.

Dado já não ser tecnicamente viável a ratificação do novo acordo comercial e de cooperação com vista à sua entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2021, e dado o chamado "período de transição" para a consumação do 'Brexit' expirar em 31 de Dezembro, a Comissão Europeia propôs que o acordo fosse aplicado de forma provisória a partir do primeiro dia do ano e o mais tardar até final de fevereiro, dando assim tempo para que o processo fosse completado, tanto do lado europeu, como do lado britânico.

Enquanto o Reino Unido conta ratificar o acordo já esta semana, numa votação na Câmara dos Comuns agendada para quarta-feira, do lado europeu é necessária a aprovação formal pelo Conselho, mas também o aval do Parlamento Europeu, que só se pronunciará no início do próximo ano, pelo que a nova parceria UE-Reino Unido será aplicada a partir da próxima sexta-feira de forma provisória.

Lusa

Rui Vitória abandona o Al-Nassr da Arábia Saudita


Treinador de 50 anos deixa a equipa no penúltimo lugar do campeonato.

O português Rui Vitória deixou de ser treinador do Al-Nassr, cargo que ocupava desde janeiro de 2019, tendo chegado a acordo para a rescisão de contrato, informou este domingo o emblema saudita.

Nas redes sociais, o Al-Nassr anunciou a saída do técnico de 50 anos, numa altura em que a equipa ocupa o penúltimo lugar do campeonato da Arábia Saudita, com apenas oito pontos, os mesmo que o último posicionado, o Damac, em 10 jornadas disputadas.

Em 2018/19, Vitória levou o Al-Nassr ao título e na época seguinte terminou a prova no segundo posto.

Antes de rumar à Arábia Saudita, Rui Vitória passou quatro temporadas no Benfica, período em que conquistou três campeonatos e uma Taça de Portugal. Na época 2018/19, Rui Vitória começou a época, mas foi substituído no cargo por Bruno Lage, com o Benfica a conquistar o título.

Lusa

Portugal já recebeu mais 70 mil doses da vacina


A ministra da Saúde acompanha a vacinação contra a Covid-19 no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A governante destaca o “momento simbólico” numa unidade com “um desempenho significativo” no combate à pandemia.

“Desde há longos meses trabalham para que os portugueses tenham os melhores cuidados em ambiente de pandemia. É muito bom partilhar com eles a sua própria vacinação. É um sinal de esperança”, reforça.

Marta Temido destaca, ainda assim, a necessidade de manter as regras básicas até que a imunidade de grupo seja alcançada.

Esta segunda-feira chegaram mais 70 mil doses da vacina da Pfizer a Portugal, adianta a ministra, que permitirá o alargamento da vacinação a mais unidades de saúde e aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

"Estes são os primeiros momentos de um processo que não podíamos deixar de partilhar com todos", admite.

Utentes de lares e de cuidados continuados começam a ser vacinados a 4 de janeiro

Diogo Serra Lopes diz que não estão previstos atrasos na entrega das vacinas e, se o calendário for cumprido, os grupos prioritários começam a ser vacinados em fevereiro.

Os profissionais de saúde nos centros de saúde e nos outros hospitais de todo o país vão começar a ser vacinados ainda esta semana. No Fórum TSF, Diogo Serra Lopes, secretário de Estado da Saúde, avançou que a partir da próxima segunda-feira, 4 de janeiro, começam a ser vacinados os utentes de lares e unidades da rede nacional de cuidados continuados

"O que está previsto neste momento - e depende sempre de qual é a data de chegada dos lotes - é que se inicie na semana de 4 de janeiro. Exatamente o dia dependerá sempre da chegada das doses", adianta Diogo Serra Lopes em entrevista ao jornalista Manuel Acácio.

Diogo Serra Lopes diz que não estão previstos atrasos na entrega das vacinas e, se o calendário for cumprido, os grupos prioritários começam a ser vacinados em fevereiro.

Quanto às próximas fases da vacinação, Diogo Serra Lopes esclarece que "a primeira e a segunda fase terminariam, com aquilo que temos de expectativas de entregas até agora, por volta do mês de maio e, portanto, a terceira fase, a fase de vacinação universal só se iniciaria durante o mês de junho, o que quer dizer que teremos um longos meses de vacinação, sempre com esse horizonte de esperança à frente".

TSF

 

Ano Novo na desorientação

 

  • Péricles Capanema

2021 está na esquina. Quantas diferenças em um ano! Sobre um ponto quero abaixo compartilhar reflexões. Quase mais nada existe da generalizada atmosfera de superficial otimismo que perpassava dezembro de 2019. Em linhas muito gerais, a economia crescia, Trump tinha a reeleição provável, a via de novas conquistas parecia aberta para grande parte da população. O que gerava a sensação de segurança, de rumo e de perspectivas realizáveis, condições favoráveis ao equilíbrio emocional. Dava para caminhar.

De repente se fechou o carreiro ascensional, o mundo afundou, apareceram abismos antes encobertos pelo otimismo generalizado. Já em fevereiro a pandemia do COVID-19 veio forte, logo depois as cidades foram fechadas e as ruas ficaram desertas. Empresas faliram, explodiu o desemprego, milhões e milhões despencaram na pobreza. Os governos abriram as burras para auxílios emergenciais e o déficit fiscal disparou. De outro lado, a pandemia provocou intensas disputas entre grupos políticos, o choque das opiniões esgarçou ainda mais a sociedade. A recuperação, se vier, será difícil. E não deveria ser apenas econômica. Comentarei abaixo a respeito.

Joe Biden ganhou nos Estados Unidos à frente de coligação que inclui correntes radicalizadas, socialistas e libertárias. Ele terá que satisfazê-las (e já as está contemplando na alta administração) ao cumprir compromissos assumidos na campanha. O que virá dali? É ponto que exige atenção e preocupa. Observei que a recuperação econômica, se vier, será difícil. Como todos sabem, suporá a aplicação de vacinas seguras, fazendo realidade a imunidade de rebanho. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, advertiu que os investimentos em vacinas contra a COVID-19 são muito mais baratos que as aplicações em auxílios emergenciais. Deseja aplicações maiores e urgentes. É preocupação do mercado, lembrou ainda: “Há uma disputa por vacinas. Quem terá a vacina primeiro e como a logística será feita muda todos os dias. Estamos concentrados nas vacinas e o mercado também”. Na mesma direção, advertiu Marcelo Pacheco, secretário executivo do ministério da Fazenda: “Com a vacina a população vai se sentir mais segura e, com isso, a economia vai se recuperar. Temos feito de tudo para prover os recursos necessários para a vacinação”.

População protegida, disseminação controlada, é o objetivo. Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra já estão vendo luz na boca do túnel. Outros países vão no mesmo rumo. Nós também, só que com passos lerdos. Ainda preparamos a caminhada; brigas, desleixo, obsessões, cegueira, incompetência, impediram-nos de atender populações expostas, como, por exemplo, agora o fazem Estados Unidos, Inglaterra e tantos outros. Quando tal fato se dará no Brasil? Ninguém sabe ao certo; é triste, chapinamos no pântano dos palpites.

Duas características que provavelmente permanecerão: o “home office” e o aumento dos pagamentos e compras pela rede. Não tratarei aqui de modificações psicológicas, morais, políticas, tema muito vasto.

Falei de equilíbrio emocional, sensação de segurança, sensação de rumo, perspectivas realizáveis. Acabaram, veio a desorientação. E há motivos. Será dura a recuperação, tempos difíceis pela frente, o déficit fiscal vai pesar por anos. Empregos melhores e rendas em aumento, se vierem, chegarão em conta-gotas. Medidas que poderiam ajudar a retomada do crescimento, com o consequente alívio, em especial para os mais pobres, comportariam enérgico programa de privatizações, diminuição do tamanho do Estado, cancelar programas malucos como a reforma agrária. Mas temos tumores de estimação no corpo social, parece que não podem ser tocados. E aqui se unem pessoas de todas as correntes, congregadas pelo objetivo de preservar dentro do corpo social os tumores de estimação. As advertências melancólicas do Dr. Salim Mattar são apenas um sintoma, significativo embora, de tal realidade desoladora.

Agora, o ponto que pretendo destacar tem relação com o equilíbrio emocional. Seria trágico repetirmos o que aconteceu nos anos 20 do século passado, “les années folles”, os anos loucos. O povo, cansado da guerra, cansado da gripe espanhola, jogou pela janela o sofrimento, não fez dele pedestal para a formação do caráter e raiz de vida temperante; e lançou-se na folia, quis esquecer tudo o que havia passado. Poucos anos depois o sofrimento e as privações voltaram multiplicadas, era a 2ª Guerra Mundial. Não lancemos nós agora o sofrimento pela janela. Não passou ainda, pode demorar algum tanto a volta à normalidade e 2021 começa com a sensação de falta de rumos. Desorientação. Um ponto deveria estar sendo cogitado: não desperdiçar o confinamento, o sofrimento e as privações, mas fazer desse depósito pedestal para a formação do caráter. Nutrimento da temperança. Já será grande coisa. Que Deus nos ajude. Bom Ano Novo a todos.

ABIM

Estradas na Serra da Estrela fechadas devido à neve


As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, às 10:00, a circulação estava proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida/ Cruzamento do Sabugueiro, não havendo previsões quanto à reabertura.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da previsão de queda de neve até às 09:00 de terça-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje "queda de neve acima de 800/1.000 metros de altitude na região Norte e acima de 1.000/1,200 metros na região Centro.

Lusa

Catarina Martins: 2021 “precisa da coragem de fazer o que nunca foi feito”

 A coordenadora do BE defendeu ontem, numa mensagem pública de Ano Novo, que 2021 "precisa da coragem de fazer o que nunca foi feito" para Portugal superar a crise sanitária, económica e social provocada pela pandemia de covid-19.

O vídeo divulgado pelos bloquistas começa com a líder a descrever que "2020 foi um ano de resistência a um vírus" que apanhou o país "de surpresa".

Trabalhadores essenciais da linha da frente asseguraram que não faltava nada. Precários enfrentaram como puderam a chantagem do desemprego. Os profissionais da saúde protegeram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que nos salva. Se 2021 pode ser um ano de esperança de vencer o vírus e a crise, é graças a esta força, a esta resistência", enalteceu.

Perspetivando o ano que aí vem, Catarina Martins receitou "exigência" para se pôr fim à crise e começar a recuperação.

"Uma crise como nunca vivemos precisa da coragem de fazer o que nunca foi feito. Resgatar os precários e reconstruir emprego e salários dignos, acesso à habitação, proteger o SNS e a escola, lutar com quem luta por direitos iguais e contra as alterações climáticas", enumerou, argumentando que "é esta força solidária deste povo que pode recuperar o país" e que os cidadãos "sabem que contam com o BE, lado a lado".

Lusa

Terramoto de 5,2 atinge Croácia, perto de Zagreb


Um terramoto de 5,2 graus de magnitude na escala de Richter atingiu hoje a Croácia, com o epicentro perto da capital, Zagreb, disse o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, sem causar vítimas, de acordo com informações iniciais.

O epicentro do sismo foi localizado a 49 quilómetros a sudeste de Zagreb, que tem 700 mil habitantes, e a 13 quilómetros a sudoeste de Sisak, onde vivem 35 mil pessoas.

O terramoto foi sentido às 06:28 (05:28 em Lisboa).

"Ainda não fomos informados dos danos", disse o chefe do Instituto Sismológico Croata, à televisão estatal, a HRT.

Os meios de comunicação social locais deram conta de alguns danos menores em Sisak, onde algumas fachadas de edifícios caíram.

A capital croata tinha sido atingida em março por um terramoto de magnitude 5,3 que causou grandes danos materiais.

Lusa

Chuva forte ao fim da tarde

REGIÕES NORTE E CENTRO

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada na região Norte.
Queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude na região Norte e acima de 1000/1200 metros na região Centro.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h no litoral e até 90 km/h nas terras altas em especial até ao fim da manhã.
Possibilidade de formação de gelo em alguns locais.
Subida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais.

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, gradualmente com abertas a partir da manhã.
Períodos de chuva passando a regime de aguaceiros durante a manhã.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 60 km/h no litoral e até 70 km/h nas terras altas em especial até ao fim da manhã.
Subida acentuada da temperatura mínima.

COIMBRA - 08/13ºC
MIRA - 09/14ºC
CANTANHEDE - 08/13ºC
MEALHADA - 06/13ºC
VAGOS - 09/14ºC
ANADIA - 07/13ºC

FONTE: IPMA