quarta-feira, 20 de março de 2019

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA PARTICIPARAM EM PROVA DE TRAIL



Organizado e promovido pela equipa de Trail / Atletismo do S. C. Povoense – Caracóis de Corrida, com o apoio do Sporting Clube Povoense, do Município de Cantanhede, da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, entre outros parceiros, realizou-se no passado dia 17 de março de 2019, pelas 9 horas, o 3º Trail Barracas de Pedra. Composto por um Trail Curto com 19 km de distância, por um Mini Trail, um Trail Juvenil e uma Caminhada, com 12 km de extensão, as partidas tiveram lugar na Antiga Escola Primária da Povoa da Lomba, tendo o Trail Curto e o Trail Juvenil integrado o Circuito Distrital de Trail Curto – CDTRC. Participaram nesta prova 5 atletas da ASSSCC - Ar Livre e Aventura, tendo Pedro Cardoso no K19, alcançado o 33º lugar da geral e 8º M40. 

Na prova de K12, João Lucas alcançou o 25º lugar da geral masculina, Anabela Almeida o 12° lugar na geral feminina, Dora Neves 18º geral feminina e Patricia Neves o 21° lugar na classificação geral feminina.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Novo mapa turístico do concelho divulgado na BTL 2019



O Município de Proença-a-Nova divulgou o novo mapa turístico do concelho na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu na FIL de 13 a 17 de março, certame que recebeu mais de 70 mil visitantes, entre profissionais do sector e público em geral. Com presença em stand próprio pela primeira vez, os visitantes do espaço proencense tiveram oportunidade de conhecer os produtos da marca Proença-a-Nova Origem - através de expositor e das sessões de degustação -, módulos interativos do Centro Ciência Viva da Floresta, o mais recente vídeo que promove o concelho, realizado por Pedro Serra, e ainda propostas de animação, com destaque para o paramotor e o Parque Aquático Fluvifun. Toda esta informação está compilada no novo roteiro turístico que foi distribuído em conjunto com o restante material de promoção: um folheto com os eventos gastronómicos de 2019 e o saco Visit Proença. Adicionalmente decorreu um jogo de realidade virtual, que simulava tiro ao alvo, no âmbito do qual os participantes puderam ganhar prémios, de merchandising a chás do projeto BioAromas. 

Para o presidente da Câmara Municipal, a participação na BTL faz parte da estratégia de promoção do concelho como destino turístico que surge no seguimento da presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid e no certame Sentir Portugal, em Oviedo. “O turismo é absolutamente estratégico para territórios com as nossas características e faz todo o sentido promovermo-nos naquela que é a maior feira da especialidade em Portugal, permitindo que mais pessoas cheguem até nós e usufruam de recursos que, para nós que lá residimos, podem tornar-se invisíveis, mas que são muito valorizados por diferentes públicos”, considera João Lobo. O mapa turístico, com mais informação do que a anterior versão, apresenta-se como um importante auxílio na hora de preparar e de realizar a visita. “A nossa expetativa é que, fruto desta exposição e da promoção conjunta do território, possamos todos aumentar o número de turistas e de dormidas, contribuindo para a dinamização dos nossos agentes económicos”. 

Para além do espaço próprio, o Município integrou ainda os stands do Geopark Naturtejo, promovendo degustações de produtos da marca Proença-a-Nova Origem, e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB onde o humorista Nilton, com ligações familiares a Proença-a-Nova, apresentou os seis concelhos da Comunidade. Seguiram-se apresentações individuais de todos os municípios, com Proença-a-Nova a divulgar os eventos gastronómicos de 2019 que, para além de momentos de animação, constituem importantes formas de promover os recursos locais e envolver as comunidades na preservação e partilha de sabores com tradição.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Brexit: Tusk condiciona “curta extensão” a aprovação do Acordo de Saída

Resultado de imagem para Brexit: Tusk condiciona “curta extensão” a aprovação do Acordo de Saída
O presidente do Conselho Europeu condicionou hoje uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória.
“À luz das consultas que conduzi nos últimos dias, acredito que uma curta extensão [do Artigo 50.º] será possível, mas será condicionada por uma votação positiva do Acordo de Saída na Câmara dos Comuns. A questão da duração permanece aberta”, declarou Donald Tusk.
Numa intervenção sem direito a perguntas, o presidente do Conselho Europeu afirmou que a proposta do Governo britânico, de adiar o ‘Brexit' para 30 de junho, cria à União Europeia “uma série de questões de natureza legal e política” e admitiu que a esperança de um desfecho bem sucedido deste processo parece “frágil e até ilusória”.
Lusa

Município de Ferreira do Zêzere planta mais de sete mil árvores


O dia 21 de março, Dia da Árvore e da Floresta, será assinalado em Ferreira do Zêzere com ação pedagógica de plantação de alguns exemplares de “Arbutus unedo” (medronheiro) oferecidos pelo Município, nos centros escolares de Areias e de Ferreira do Zêzere, com o envolvimento ativo e participação das respetivas comunidades escolares.

No âmbito de candidatura ao projeto “Floresta Comum”, foi efetuada, no início do presente ano, a plantação de cerca de um milhar de árvores. No dia 16 de março, promoveu-se ação de plantação de cento e cinquenta exemplares de espécies autóctones diversas com a colaboração do agrupamento de escuteiros de F. Zêzere na “serra do Concelho”, junto a Ferreira do Zêzere, terreno de área ardida em 2017.

Nesta área, também conhecida por Perímetro Florestal do Castro, uma equipa de sapadores florestais ao serviço do município irá concluir, nas próximas semanas, a plantação das restantes árvores, totalizando as mais de sete mil, aguardando-se a necessária chuva para que seja mais seguro o êxito da operação.

As árvores que fazem parte desta grande ação são Medronheiros, Pinheiros bravos, Cedros, Carvalhos, Salgueiros e Freixos.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 



Milhares sitiados no Centro de Moçambique onde existem mais de 200 mortos; Declarada Emergência Nacional e Luto de 3 dias

Cinco dias após o Ciclone tropical IDAI dissipar-se milhares de moçambicanos continuam sitiados nos tectos de casas e em copas de árvores no Centro de Moçambique onde as Bacias do Búzi e Púnguè estão inundadas. Os meteorologistas prevêem que as chuvas fortes, rajadas de ventos e trovoadas severas vão continuar, pelo menos até quinta-feira (21), e sugerem “rezar para que nenhum sistema de baixa pressão se formar”, pois as condições no Canal de Moçambique continuam propícias para mais chuvas intensas. Reunido na destruída cidade da Beira o Conselho de Ministros declarou Emergência Nacional, pela primeira vez na nossa História, e Luto por um período de 3 dias. Existem 202 óbitos confirmados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) não tem registos precisos de quanta chuva caiu nas últimas 24 horas em Sofala nem a Direcção Nacional de Recursos Hídricos sabe o nível exacto de inundação nas Bacias do Búzi e Púngué devido aos danos causados pelo Ciclone IDAI nas suas infra-estruturas contudo é facto que continua a chover muito no Centro de Moçambique, pelo menos 75 milímetros de precipitação em 24 horas, os rios e seus afluentes desde sábado que estão em situação de cheias que poderá estender-se a Bacia do Save, na Vila Franca do Save.

A polícia lacustre e fluvial na província de Manica recolheu 11 cadáveres desde domingo no rio Lucite, no posto Administrativo de Dombe, no distrito de Sussendenga e resgatou de árvores e do tectos de habituações mais de 300 cidadãos.

“A água estava a terminar no pátio quando falei para a minha senhora leva as crianças e sai com vovó para a estrada, depois tivemos de subir árvore onde ficamos quase 6 dias. Muitas pessoas morreram, outros já estavam a largar a árvore por causa de frio”, relatou um dos sobrevivente visivelmente faminto mas aliviado com a chegada das equipas de resgate que estão a ser apoiadas por experientes nadadores e salva-vidas da África do Sul.

Uma avaliação aérea feita pelas autoridades humanitárias mostra um raio de 50 quilómetros da província de Sofala debaixo de água, em várias zonas a profundidade ultrapassa os 6 metros.

A barragem de Chicamba, que descarrega as suas águas para as bacias do Búzi e do Púnguè, estava com um enchimento de 70 por cento na manhã desta terça-feira (19) no entanto desconhece-se a qualidade de água que estará a vir do Zimbabwe onde as estações hidrológicas foram danificadas pelas cheias. Se uma quantidade de água acima do normal vier do país vizinho a Barragem poderá ter de iniciar descargas de emergência que deverão agravar a já dramática situação de centenas de milhares de moçambicanos sitiados.

“Vamos rezar para que nenhum sistema de baixa pressão se formar”
O INAM prevê a continuação de ocorrência de chuvas fortes (acima de 50 milímetros em 24 horas), localmente muito fortes (mais de 75 milímetros em 24 horas), ventos com rajadas e trovoadas severas, até quinta-feira (21) em todos os distritos das províncias de Sofala, Manica, Zambézia e nos distritos de Cuamba, Metarica, Mecanhelas, Mandimba, Chimbunila e Lago (na Província do Niassa).

O meteorologista Acácio Tembe chamou atenção para o facto de embora o ciclone tropical já se tenha dissipado, na sexta-feira (15), “temos uma zona de baixa pressão nas províncias de Sofala e de Manica que está a persistir e está estacionário e faz com que tenhamos muita quantidade de chuva principalmente nessas duas províncias”.

“A época chuvosa nominalmente termina a 31 de Março mas se olharmos para os fenómenos que estão a acontecer todos eles começaram mais tarde, em relação as outras épocas, então podemos ter alguma precipitação nos primeiros dias de Abril. Temos de continuar a monitorar porque as águas no Canal de Moçambique estão acima de 30 graus e qualquer sistema de baixa pressão que entrar na Região Centro vai desenvolver-se e poderá de novo criar chuvas, então vamos rezar para que nenhum sistema de baixa pressão se formar”, acrescentou Tembe.

“Emergência Nacional na República de Moçambique”, há confirmação de mais de 200 óbitos

Na destruída capital da província de Sofala os beirenses tentam retomar a vida limpando o que restou das suas habitações numa cidade onde não há água potável, não há electricidade, falta comida e todos outros produtos de primeira necessidade.

“Nós ouvimos o aviso do ciclone mas não acreditamos que fosse tão forte”, lamentou Aquino, sexagenário que não tem memória de outra calamidade similar no Chiveve, “no ano 2000 não foi nada disto” recordou o reformado que ainda está a tentar contactar todos os seus familiares na Beira e lhe foi indiferente a presença de todo o Conselho de Ministros e do próprio Presidente Filipe Nyusi.

Após várias horas de reunião, nas instalações dos Caminhos de Ferro, o Chefe de Estado anunciou, pela primeira vez desde que Moçambique existe: “Porque a situação está grave o Governo vai decretar a Emergência Nacional na República de Moçambique”.

“Pela informação que nos foi fornecida aqui, neste contexto de mortes confirmadas, aquilo que nos foi dito e com tendências a crescer, vínhamos aqui com 84 mas depois no terreno fomos vendo que estamos já nos duzentos e tal, e não só, mas também dos 350 mil cidadãos que se encontram em situação de risco e ainda das severas destruições devido a esta tragédia então o Conselho de Ministro decide decretar Luto Nacional na República de Moçambique por um período de 3 dias com início nas próximas zero horas”, acrescentou o Presidente Filipe Nyusi.

A directora do INGC precisou ao @Verdade que com “as actualizações de Dondo, Nhamatanda e Manica” existem 202 óbitos confirmados, elevando para 268 o números de vítimas mortais desde o início da época chuvosa em Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Universidade Politécnica vai apoiar Fundo da Paz e Reconciliação Nacional


Foto de Fim de Semana
A Mozambique Business School (Escola de Negócios da Politécnica) vai capacitar quadros e rever o modelo de governação institucional do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, bem como desenvolver e implementar programas de formação técnico-profissional para os combatentes.

Para o efeito, as duas instituições assinaram, na segunda-feira, 18 de Março, em Maputo, um memorando de entendimento que prevê, igualmente, a realização de estudos de viabilidade, com vista à instituição de um fundo de pensões e à criação de um microbanco para a prestação de serviços financeiros a este grupo social.

Intervindo após a cerimónia de assinatura, o presidente da Mozambique Business School, José Tomo Psico, referiu-se à importância deste memorando na valorização dos feitos dos combatentes.

“É necessário valorizar e integrar devidamente aqueles que fizeram tudo o que esteve ao seu dispor para conquistar a independência e a integridade territorial do nosso País”, disse José Tomo Psico, que considerou que uma das formas de garantir a valorização dos combatentes é a formação, pois só assim é que se pode garantir a sustentabilidade dos diversos programas e iniciativas de financiamento geridos pelo Fundo da Paz e Reconciliação Nacional.

Para o presidente da Mozambique Business School, é importante “preparar as pessoas que poderão obter financiamento para garantir uma boa gestão e a rotatividade dos fundos para que mais combatentes sejam beneficiados pelos programas”.

Por seu turno, o director executivo adjunto do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, Guido Machipissa, é de opinião de que a assinatura deste memorando vai permitir uma boa gestão da instituição e dos recursos, com vista a uma boa reinserção económica e social dos combatentes.

“Estaremos mais capacitados para enfrentar os desafios. Geralmente, quando abordamos potenciais parceiros, a primeira coisa que querem saber é como é que estamos organizados para terem a certeza de que saberemos gerir os recursos alocados”, asseverou Guido Machipissa.

Outra mais-valia apontada por Guido Machipissa tem a ver com o facto de o memorando incluir a formação dos combatentes, grupo-alvo da instituição que dirige: “Podemos dizer que estávamos a semear no deserto porque, por exemplo, atribuíamos dinheiro ou meios de trabalho, sem antes sabermos se a pessoa estava preparada ou não, e isso influenciava negativamente nos níveis de reembolso”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Ciclone IDAI salva Nyusi


O Ciclone IDAI, que deixou um rasto dramático de destruição no Centro de Moçambique, poderá ter salvo Filipe Nyusi de um incómodo desafio interno como candidato do partido Frelimo às Presidenciais de Outubro próximo.

Roque Silva, o secretário-geral do partido no poder, disse nesta segunda-feira (18) que a Comissão Política decidiu adiar a III Sessão Ordinária do Comité Central que estava agendada entre 22 e 24 de Março “para que todos nos concentremos para os esforços em curso de assistência humanitária às vítimas das calamidades naturais que continuam a abalar o nosso país”.

Embora Filipe Nyusi tenha sido indicado como o candidato do partido para as Eleições Gerais deste ano, durante o XI Congresso realizado em Setembro de 2017, desde então a sua governação e imagem tem sido desgastada particularmente pela forma como está a conduzir o processo das dívidas ilegais das empresas Proindicus, EMATUM e MAM que precipitaram a crise que Moçambique enfrenta desde 2016.

Não são conhecidos adversários públicos no entanto o @Verdade apurou que vários membros influentes e com votos decisivos estariam a ponderar rever a indicação de Nyusi como candidato “unânime” pois está a corroer ainda mais a imagem do partido Frelimo.

O @Verdade sabe que a situação de Filipe Nyusi chegou a ser equiparada a de Jacob Zuma que diante de escândalos de corrupção foi forçado a renunciar e abrir para Cyril Ramaphosa de maneira a preservar o ANC no poder, no caso moçambicano o desafio é preservar o partido Frelimo que de eleição em eleição regista cada vez menos votos, muitos menos do que os membros que clama possuir.

Graças a este adiamento, “sine die”, é pouco provável que continue a existir espaço para contestar a liderança de Filipe Nyusi que apesar de todas as responsabilidades no sofrimento do povo aposta na aura de salvador, desdobrando-se em acções para prestar a necessária assistência humanitária aos moçambicanos afectados pelo Ciclone tropical que na semana finda destruiu a cidade da Beira.

Aliás toda operação de resgate e ajuda que decorre em Sofala está a ser liderada por Celso Correia, que é Ministro de Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural mas antes director da campanha do partido Frelimo para as eleições Presidenciais, Legislativas e Províncias de 15 de Outubro próximo.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Mascote ‘Inês’ visitou alunos do 1ºciclo


No âmbito da 6ª Edição do Programa “Imagine.Create.Succeed”, integrado no Projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e co-financiado pelo Centro 2020, FSE e União Europeia, os alunos do 1.º CEB da Escola Básica e Secundária, Pampilhosa da Serra que vão participar no Programa “A Aventura do Gaspar e da Inês na Região de Coimbra”, receberam hoje, dia 20 de março, a visita da mascote ‘Inês’. 

Estas personagens dão mote ao desafio de percorrer em conjunto todos os 19 Municípios da Região de Coimbra e alguns dos seus pontos de interesse. 

Pretende-se com este Programa que os alunos possam desenvolver as suas competências empreendedoras, ao mesmo tempo que vão descobrindo mais sobre o enorme potencial da Região de Coimbra”.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Pequeno Almoço Solidário desmistifica Consignação de IRS

“Conseguimos sensibilizar muitos colaboradores e consequentemente o número de pessoas com deficiência apoiadas”
Com o objetivo de desmistificar as questões relacionadas com a consignação de 0,5% do IRS a uma instituição, a Associação Salvador promove “Pequenos Almoços IRS” nas empresas. Nesta ação simples, mas muito importante, voluntários e pessoas com deficiência apoiadas pela Associação Salvador oferecem um snack a todos os colaboradores e um cartão com os dados da associação.
Com esta ação solidária a Associação Salvador alerta que “cada um de nós poderá consignar 0,5% do seu IRS sem qualquer custo, demorando apenas 15 segundos e em média contribuindo com 14€, pelo que estas ações são fundamentais para conseguirmos ajudar mais pessoas. Conseguimos sensibilizar muitos colaboradores e consequentemente o número de pessoas com deficiência apoiadas”.
Recorde-se que a consignação de 0,5% do IRS não implica qualquer encargo para o contribuinte.
Com o apoio da Associação Salvador, a vida de milhares de pessoas com deficiência motora não para. Por mais voltas que a vida dê, encontram novos caminhos através da acessibilidade, do desporto, da empregabilidade e de diversos outros apoios.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

"RENASCER CARREGAL" | Mais 1000 árvores plantadas no Baldio, em Fiais da Telha


Foram cerca de 1000 árvores, entre pinheiros mansos e carvalhos, que foram plantadas na manhã do dia 20 de março, em 9 hectares do Baldio de Fiais da Telha, no âmbito no projeto “Renascer Carregal”.
Mais uma vez, foram diversas as entidades e organizações que se associaram à iniciativa, muitas delas presentes desde a primeira hora, tais como presidentes de juntas de freguesia do Concelho, Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal, Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, GNR de Carregal do Sal e de Santa Comba Dão, GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) e o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.
Desta vez, a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais Agrícolas e do Ambiente através do Projeto Terra de Esperança, também se associou à iniciativa.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 
Mais informação

Atribuição do Iberian Festival Award à Expofacic motiva voto de reconhecimento da Câmara Municipal



A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou hoje, por unanimidade, um voto de reconhecimento a todos quantos de algum modo contribuíram para consolidar o relevante estatuto que a Expofacic hoje detém e que justifica o facto de ter sido eleita a Melhor Festividade da Península Ibérica, ao conquistar nessa categoria o Iberian Festival Award.
Apresentada pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, a proposta assinala o facto de o certame de Cantanhede ter vencido aquele prestigiado prémio criado em Espanha para reconhecer a qualidade organizativa dos festivais de música da Península Ibérica, depois de se ter distinguido na votação para a shortlist dos 10 eventos preferidos do público a nível ibérico.
Ao ser a mais votada na fase final do concurso, a Expofacic superiorizou-se a realizações festivas como a Feira de São Mateus, Fatacil, Festas de Lisboa e Agrival, de Portugal, e La Tomatina, Semana Grande de San Sebastián, Fiestas del Pilar e La Festa Gràcia, em Espanha.
No texto do voto de reconhecimento, Helena Teodósio refere que o prémio resulta de “uma evolução crescente e sustentada, fruto do excelente trabalho desenvolvido pelas sucessivas comissões que tiveram a seu cargo a organização, sem esquecer o valiosíssimo papel das pessoas, empresas e entidades envolvidas em todas as edições desde a sua origem, em 1990”.
A esse propósito a autarca enuncia expressamente os intervenientes, salientando o seu papel na consolidação do certame, designadamente as comissões organizadoras, empresas, associações e IPSS, juntas de freguesia, escolas, AEC - Associação Empresarial do Concelho, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e Guarda Nacional Republicana.
Sobre os funcionários da Câmara Municipal e da INOVA-EM, a líder do executivo camarário destaca a sua disponibilidade e empenhamento inexcedível com que sempre colaboram nas tarefas de organização da Expofacic, lembrando ainda o apoio da Comissão de Honra, em que estão também representados os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, sobretudo na definição das orientações estratégicas.

Expofacic/2019 foi apresentada na BTL



A conquista do Iberian Festival Award na categoria de Melhor Festividade foi um dos assuntos em evidência na apresentação da Expofacic na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no passado fim de semana. Na referência à relevância do prémio, o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, sublinhou o facto de ele “representar uma responsabilidade e um desafio, o desafio de fazermos ainda mais e melhor na valorização crescente do evento”.
Segundo o líder da empresa municipal que tem a seu cargo a gestão financeira, administrativa e logística do certame, “a edição de 2019 assenta como habitualmente nos grandes espetáculos musicais, com um cartaz que incluirá os mais conceituados artistas nacionais e alguns importantes artistas internacionais, na grande feira empresarial e de negócios, na gastronomia, com as 47 tasquinhas presentes, e na animação cultural, valências que estamos a procurar valorizar ainda mais, melhorando as condições e reforçando a sua atratividade”
Aquele responsável destaca ainda “as grandes exposições temáticas, que têm registado níveis de afluência extraordinários e que em 2019 vão certamente ser de novo muito procuradas, tanto mais que, no âmbito de uma parceria com a Força Aérea Portuguesa, vamos ter na Expofacic alguns aviões emblemáticos, além de uma exposição antológica da obra do prestigiado pintor Mário Silva.”
“Sentir Portugal no Centro de Portugal” é o novo mote do evento que decorre de 25 de julho a 3 de agosto no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, “um evento com mil motivos que o tornam destino obrigatório no verão”, garante Idalécio Oliveira.

COMPANHIA JOÃO GARCIA MIGUEL APRESENTA NOVO ESPETÁCULO EM TORRES VEDRAS

Especial Nada | Oração da Carne | Com as tripas ao sol vai ser apresentado no próximo dia 29 de março, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Segundo refere João Garcia Miguel a propósito deste espetáculo de teatro apresentado pela sua companhia: "(...) Sinto a escrita como um gesto interior que ao passar para fora — para o mundo partilhado — semelhante a colocar as tripas ao sol, ou talvez melhor seja dizer, quando escrevo faço das tripas coração. Ou, neste caso, construo uma oração da carne. Ou talvez seja apenas um gesto especial que é nada, afinal. Um engano maravilhoso do coração levado pela cabeça. O que há de doloroso e temível nesse ponto estranho e intraduzível que se chama coração? Ou pulmão, espinha dorsal ou luzes instantâneas por detrás dos olhos? São todos pontos espalhados naquilo que inegavelmente chamamos de forma obscura: o corpo. E que ligam, à luz dos dias, o que está no fundo ao que passa para cima. Os intestinos à boca, o coração à mão (...)".
Especial Nada | Oração da Carne | Com as tripas ao sol é uma coprodução: Companhia João Garcia Miguel & Teatro Ibérico, Teatro-Cine de Torres Vedras & Câmara Municipal de Torres Vedras e Teatro Aveirense & Câmara Municipal de Aveiro.
O preço dos bilhetes para se assistir a este espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

Ficha Técnica
Texto, direção e espaço cénico: João Garcia Miguel
Interpretação: Sean O’Callaghan, Sara Ribeiro e Duarte Melo
Música: Vítor Rua
Figurinos e apoio à cenografia: Rute Osório de Castro
Desenho de luz: Roger Madureira e João Garcia Miguel
Direção de produção: Georgina Pires
Produção internacional: Vesela Molovska
Assistência à encenação: Rita Costa e Eurico D’Orca
Imagem e comunicação: Joana Júdice
Direção técnica: Roger Madureira
Assessoria dramatúrgica ao movimento: Luca Aprea
Assessoria de imprensa: Alcina Monteiro
Assistente de produção: Telma Grova
Apoio técnico: AUDEX

A Companhia João Garcia Miguel tem o apoio para o quadriénio 2018/2021 do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Geral das Artes.
A Companhia João Garcia Miguel & Teatro Ibérico têm o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Beato, Junta de Freguesia de Marvila e IEFP.
As Águas do Vimeiro são a água oficial da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras em 2018.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

I Conferência Internacional Rota das Aromáticas na História da Medicina no dia 21 de março, às 9h00, no auditório municipal de Proença-a-Nova.




Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário


No âmbito da 6ª edição do Programa “Imagine.Create.Succeed”, integrado no projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e co-financiado pelo Centro 2020, FDE e União Europeia, irá decorrer no próximo dia 22 de março, pelas 10h45, no Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Sera, o Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário. 

A ideia vencedora irá representar o Município de Pampilhosa da Serra no Bootcamp em Mortágua, juntamente com os restantes Municípios da CIM-RC. Neste dia irão também ser apresentadas as Ideias Municipais dos alunos do 2º e 3º ciclo, que representarão o Município de Pampilhosa da Serra na Expo Empresas Júnior, no próximo dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares. 

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense distinguem as atletas com melhor desempenho escolar.

A Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira premiou as atletas de natação que apresentaram o melhor desempenho escolar no ano lectivo 2017/2018. A iniciativa partiu da Secção de Natação da Columbófila de Cantanhede que pretendia, deste modo, evidenciar que é possível ser-se um atleta de alta performance sem descurar as obrigações escolares.
Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira aderiu à iniciativa atribuindo um prémio correspondente ao valor despendido na aquisição dos livros escolares do ano seguinte.
As premiadas, Camila Alexandra Rola Silva e Sara Alves, foram recebidas na Sede desta Caixa, no dia 06 de Março.
Mais que um patrocinador da Associação Columbófila, a Caixa assume-se como um parceiro atento às necessidades desta entidade, que apresenta um forte crescimento e resultados desportivos extraordinários, com um conjunto alargado de atletas medalhados.
O trabalho contínuo de vários anos tem permitido à Secção de Natação da SCC assumir uma posição de destaque neste desporto a nível regional, nacional e internacional, contudo, sem nunca descurar a preocupação com a formação académica dos seus atletas, da qual esta distinção é exemplo.
Através deste protocolo o Crédito Agrícola mantém a sua imagem associada à da SCC, dando assim, mais visibilidade a esta parceria através do equipamento dos atletas, da imagem no site e no pavilhão, em vários suportes de comunicação.
Consciente da sua responsabilidade enquanto entidade promotora do desenvolvimento local que activamente defende e promove, a CCAM de Cantanhede e Mira evidencia através desta iniciativa o seu empenho nesta área. O desenvolvimento é o resultado de um conjunto de factores, nos quais esta Caixa procura estar sempre presente, tais como a educação, a cultura, o desporto, a aposta em empresas e em projectos inovadores.
Estas pequenas acções fazem parte de uma postura que dita toda a actividade desta instituição bancária e que se resume claramente numa frase que é também a assinatura desta Caixa para iniciativas de âmbito social:“Juntos apoiamos mais.” Porque juntos somos muito mais que um banco.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Google volta a ser multada. Desta vez em 1,49 mil milhões de euros

Esta é a terceira vez em dois anos aplicada por Bruxelas à gigante tecnológica por práticas abusivas na publicidade.
Resultado de imagem para Google volta a ser multada. Desta vez em 1,49 mil milhões de euros
NAM
A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira uma multa de 1,49 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online que condicionaram a concorrência, sendo a terceira penalização do género imputada por Bruxelas àquela companhia.
"Hoje, a Comissão multou a Google em 1,49 mil milhões de euros por ter desrespeitado as regras de concorrência na União Europeia [UE]", anunciou em conferência de imprensa, em Bruxelas, a comissária europeia responsável pela Concorrência, Margrethe Vestager.
Em causa estão "práticas abusivas na publicidade online, que passaram pelo uso da sua posição dominante no mercado para a intermediação de anúncios nas pesquisas", acrescentou a responsável.
Segundo a Margrethe Vestager, "esta é a terceira multa" do género imposta à Google, seguindo-se a outras penalizações em junho de 2017 e em julho de 2018, a última uma multa recorde recorde de 4,34 mil milhões de euros . Foi a coima mais elevada alguma vez aplicada a uma tecnológica.
Lusa / TSF
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Congresso dos Jovens Geocientistas a 22 e 23 Março na FCTUC

Resultado de imagem para Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Notícias UC - Universidade de Coimbra
Nos dias 22 e 23 de Março, o auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II, vai ser palco do 14º Congresso dos Jovens Geocientistas.
Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, o evento junta mais de uma centena de estudantes do ensino básico e secundário, que ao longo de dois dias vão discutir experiências e apresentar os resultados dos seus trabalhos científicos desenvolvidos durante o ano letivo.
Esta edição do congresso, com início às 9h30m (dia 22), é dedicada ao tema "A Geologia e os Elementos Químicos: assinalando o ano internacional da tabela periódica", associando-se assim às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica declarado pela Organização das Nações Unidas.
Entre as várias comunicações a apresentar, estão temas como “As rochas e a contaminação dos solos”; “Radão: o habitante n.º 6261 do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo”; “Coração de ferro. Mercúrio, o Planeta de Ferro”; “Rochas no meu Carril. Estudo das rochas usadas na estabilização dos carris”; “A rota de VAMBA. Proposta para uma rota de turismo geológico”; “Relógios nas rochas? Os átomos são os ponteiros”; “ A Geoquímica da igreja de Santa Cruz”.
O Congresso dos Jovens Geocientistas tem como objetivo fomentar laços de trabalho e de colaboração entre professores e alunos das escolas básicas e secundárias e professores do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, bem como promover a aprendizagem através da resolução de problemas e estimular a compreensão do papel das Geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra, a Vida e a Sociedade.
À semelhança das edições anteriores, serão premiados os dois melhores trabalhos - resumo e poster - e as duas melhores apresentações orais.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Águas residuais de Ouca

Resultado de imagem para Águas residuais de Ouca
Terra Nova
Dando continuidade à execução da rede de saneamento do Concelho de Vagos, foi publicado em Diário da República, no passado dia 25 de Fevereiro, o anúncio do concurso público da empreitada de execução de rede de drenagem de águas residuais dos lugares de Ouca e Carregosa, no valor de 1.400.000 euros.
Esta obra, da responsabilidade da AdRA – Águas da Região de Aveiro, compreende a construção de 6,3 km de rede gravítica, 353 ramais domiciliários, 5 estações elevatórias e 2,3 km de condutas elevatórias, com um prazo de execução previsto de 365 dias.
O Município de Vagos reconhece a importância e o relevo que tiveram as sucessivas reuniões com os responsáveis pela AdRA, face às preocupações e anseios das populações no sentido de garantir as melhores condições de qualidade ambiental. Este é um percurso de investimento que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos e que continuará com o desenvolvimento e realização de outras obras de relevo estrutural para o Concelho de Vagos.

Anadia recebe Final da Taça MediaCup

Resultado de imagem para Anadia recebe Final da Taça MediaCup
NDC
O Estádio Municipal de Anadia recebe, este sábado, dia 23 de Março, a fase Final da Taça MediaCup 2018, onde estarão presentes as equipas da BTV, SIC Expresso DHL, RTP Porto e Observador.
A MediaCup é a competição desportiva da Comunicação Social em Futebol de Sete, onde cerca de 250 profissionais da Comunicação Social competem, divididos em duas zonas (Norte e Sul), num total de 14 equipas (nove em Lisboa e cinco no Porto).
De referir que cada equipa conta, no seu plantel, com a participação especial de uma estrela do futebol português: Adriano Sousa, Bruno Basto, Joaquim Rebelo, Miguel Vargas, Nelson Alves, Paulo Madeira, Paulo Santos, Tózé Pereira, entre outros.
O calendário desportivo anual inclui três provas (Liga, Taça e Supertaça), à semelhança das competições profissionais.
Na última temporada o vencedor da Taça foi a RTP Porto.


Reguengos de Monsaraz recebe meta-volante na Volta ao Alentejo em bicicleta


A Volta ao Alentejo em bicicleta vai passar hoje, dia 20 de março, por Reguengos de Monsaraz. A 37ª edição da “Alentejana” terá uma meta volante na Praça da Liberdade com horário previsto de passagem dos ciclistas cerca das 14h10.

A competição inicia-se hoje com a etapa de 208,1 quilómetros entre Montemor-o-Novo e Moura. Os ciclistas entram no concelho de Reguengos de Monsaraz na localidade de S. Marcos do Campo, passam pela Cumeada e chegam à cidade onde vão disputar a meta volante, prosseguindo depois para Mourão.

A Volta ao Alentejo está na estrada entre 20 e 24 de março e as cinco etapas e um contrarrelógio terão 802,1 quilómetros de extensão. A segunda etapa vai ligar Mértola a Odemira (182,8 km), a terceira será entre Santiago do Cacém e Mora (176,5 km), depois os ciclistas vão de Ponte de Sor a Portalegre (74,3 km) e realizam um contrarrelógio individual (8,4 km) em Castelo de Vide, terminando com a ligação entre Portalegre e Évora (152 km).

Na edição deste ano da “Alentejana” vão competir as equipas portuguesas do Sporting-Tavira, Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios, W52-FC Porto, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Oliveirense-Inoutbuild e Vito-Feirense, as espanholas Euskadi Basque Country Murias e Equipo Euskadi, a angolana Bai-Sicasal-Petro, a luxemburguesa Differdange Geba, a britânica Team Wiggins, a russa Lokosphinx, a suíça SRA, a norueguesa UNO X e a Seleção de Sub-23 da Grã-Bretanha.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz


A Semana Gastronómica do Porco vai decorrer de 22 a 31 de março em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui durante o ano mais três semanas gastronómicas.

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, autor de mais de 20 livros de gastronomia e apresentador de programas de televisão, é o consultor do Reguengos à Mesa. Hélio Loureiro assumiu funções no dia 14 de março na sessão de divulgação do Reguengos à Mesa na Bolsa de Turismo de Lisboa.


Na Semana Gastronómica do Porco cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes A Grelha (bochechas de porco estufadas), Taberna D’El Rei (rechina), Aqui Jardim (bochechas de porco estufadas com arroz e batata frita), Taberna Al-Andaluz (fritada de porco ibérico), Café Avenida (carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas), Moira (pezinhos de porco de coentrada), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Frade Sushi Bar (hot pig em molho teriyari), Herdade do Esporão (porco alentejano, noz e vegetais da horta), O Gato (lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana), O Pingo (migas alentejanas com carne do alguidar) e Plano B (grelhados de porco preto com migas de espargos).

Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (queixadas de porco preto no forno), Xarez (bochechas de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (ensopado de pés de porco), em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados de porco preto com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte de Palaios (rechina).

A segunda semana gastronómica vai ser dedicada ao borrego e realiza-se de 5 a 14 de abril. A semana gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 4 a 13 de outubro e visa divulgar os pratos que são confecionados com tudo o que se pode pescar no Grande Lago Alqueva, e a semana gastronómica da caça vai ser organizada de 1 a 9 de novembro.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Frio e fome, os relatos de quem sobreviveu ao ciclone Idai em cima de árvores

O frio e a fome foram dois dos desafios enfrentados por quem sobreviveu em cima de árvores e edifícios às cheias provocadas pelo ciclone Idai no centro de Moçambique.
"Foram três dias e noites que ficámos em cima de uma árvore", relatou à Rádio Moçambique um residente de Dombe, povoação a cerca de 30 quilómetros do Zimbabué, na província de Manica.
A comunidade rural fica a cerca de 150 quilómetros em linha reta da cidade da Beira, a mais afetada pelo ciclone.
A distância ilustra o caminho percorrido pela tempestade, que semeou destruição de uma ponta à outra do centro de Moçambique.
Entre domingo e terça-feira, a policial fluvial de Dombe recolheu 11 corpos do rio Lucite e estimou ter salvo mais de 100 das cheias naquelas margens e nas de outros cursos de água da região, muitas amparadas pela vegetação.
Os residentes que se salvaram contaram ter enfrentado fome e frio, depois de uma fuga à subida dos caudais que não lhes deixou outro caminho senão procurar o sítio mais alto.
"Fomos e subimos à árvore, durante dois dias", referiu outro residente de um grupo que inclui famílias inteiras e que relatou o que passou.
"Muitas pessoas morreram", uns levados pela corrente, "outros com frio", por não conseguirem sair totalmente da água enquanto esperavam por socorro, fosse em cima de árvores ou do teto de escolas junto ao rio Lucite.
A subida de nível dos rios continua a ser uma ameaça às comunidades rurais das províncias de Manica e Sofala, devido às previsões de chuva forte até quinta-feira, aliadas às descargas de barragens que se encontram no limite da capacidade.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na terça-feira que mais de 200 pessoas morreram e 350 mil "estão em situação de risco", tendo decretado o estado de emergência nacional.
O país vai ainda cumprir três dias de luto nacional, até sexta-feira.
Lusa / Madremedia
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/