quinta-feira, 29 de junho de 2017

ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Resultado de imagem para ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite
Na fiscalização foi apreendido leite e água oxigenada.
Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru e 40 litros de água oxigenada.

As investigações ao caso duravam há dois meses e “iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração”. As amostras feitas aos géneros alimentícios revelaram “a adição de peróxido de hidrogénio, vulgo, água oxigenada, suspeitando-se que a mesma estaria a ser utilizada para ocultar a má qualidade higiénica do leite, em vez da utilização de refrigeração, facto este confirmado pela temperatura medida aquando das inspeções”.

Nas ações de fiscalização foi instaurado “um processo por suspeita de crime contra a genuinidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios, em concurso com infrações de natureza contraordenacional, nomeadamente o incumprimento dos requisitos de temperatura durante o processo de produção, recolha e transporte de leite cru e a falta de requisitos de higiene do leite”.

Neste âmbito foram apreendidos “830 litros de leite cru e 40 litros de água oxigenada”, num valor que ronda os 800 euros.

Fonte: Notícias ao minuto
Foto: Asae

AVEIRO: COMANDO-LOCAL DA POLÍCIA MARÍTIMA FISCALIZA REDE ILEGAL NO PORTO DE AVEIRO

Resultado de imagem para AVEIRO: COMANDO-LOCAL DA POLÍCIA MARÍTIMA FISCALIZA REDE ILEGAL NO PORTO DE AVEIRO
Ao longo da presente semana, têm sido realizadas ações de vigilância e fiscalização do exercício da pesca em área proibida, no porto de Aveiro.
Na continuidade das ações de fiscalização da pesca e da atividade de vigilância, o Comando- local da Polícia Marítima de Aveiro fiscalizou, na presente semana, o exercício da pesca em área proibida, no porto de Aveiro.
“Após várias rocegas no Terminal Norte do Porto de Aveiro, foi detetada, recolhida e apreendida uma rede de emalhar, calada na bacia de manobra deste terminal”, como é referido no comunicado de imprensa.
A rede ilegal foi recolhida e transportada para o Comando-local da Polícia Marítima, onde se procedeu à elaboração do respetivo expediente e procedimento contraordenacional.
No comunicado é explicado que “Este tipo de atividade de pesca regulamentar, de utilização generalizada, é permitido nas áreas de jurisdição marítima das Capitanias dos Portos, encontrando-se, no entanto, proibida no canal principal de navegação e demais canais secundários, salvo durante os períodos de exceção sazonal”.

Fonte: Vagosfm

A primeira foto de Cristiano Ronaldo com os gémeos

Cristiano Ronaldo já está junto dos seus dois filhos gémeos. O jogador de futebol publicou uma fotografia esta tarde, na qual surge com os bebés ao colo.
Depois de abandonar a equipa da seleção nacional, em acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, para "poder, finalmente", estar com os bebés recém-nascidos, CR7 mostrou-os há minutos, na sua página oficial do Instagram.
"Tão feliz por poder abraçar os dois novos amores da minha vida", escreveu o futebolista madeirense, de 32 anos.
Cristiano Ronaldo já é pai de Cristianinho, de sete anos. Eva e Mateos juntam-se agora ao clã Aveiro.
Esta manhã, Georgina Rodríguez publicou uma fotografia na sua conta de Instagram, dando conta do "dia feliz" que está a viver, o mesmo dia em que o namorado, Cristiano Ronaldo, confirmou ser pai de gémeos.
Fonte: JN
Foto: Instagram

Sociedade | Homem multado em portagens onde não passou vai ser reembolsado


"Recebi uma resposta da Ascendi a anular a multa. As Finanças vão devolver o dinheiro", afirmou empresário madeirense

Severiano Fernandes, empresário madeirense, foi obrigado a pagar uma multa de mais de 200 euros por não ter pago a passagem em portagens no Porto.

A questão é que nunca lá passou e o seu carro esteve sempre na Madeira, explica o Notícias ao Minuto.

Depois de duas multas de 60 euros correspondente às (inexistentes) passagens nas referidas portagens na região do Porto, Severiano reclamou junto da concessionária Ascendi, visto achar que se tratava de um caso de falsificação de matrícula.
Fui vítima de clonagem de matrícula.😭
A empresa rodoviária ASCENDI diz que a viatura que conduzo anda a passear pelas autoestradas do Porto sem pagar portagem , após envio de várias carta a explicar que o carro nunca saiu da ilha da Madeira continuaram a insistir no pagamento. Passado mais de um ano sem notícias recebo multa e cobrança coerciva das finanças. A ASCENDI mostra má fé, abuso de poder, e outras coisas feias que gostava de poder chamar a estes senhores. 😡
Por favor partilhem esta vergonha.
PS: Esqueci-me de dizer, também cegos porque não conseguem ver as diferenças 😵
Severiano Fernandes contestou então junto das Finanças, que ainda o informaram que teria de pagar mais de 100 euros por cada multa, visto que o prazo para a liquidação das mesmas tinha passado.

Agora, e depois de pagar 226,36 euros, indica a mesma publicação, o madeirense recebeu uma resposta da Ascendi e informou que as finanças lhe vão devolver o dinheiro.

"Recebi uma resposta da Ascendi a anular a multa. As Finanças vão devolver o dinheiro", disse.

Fonte: DN

Daqui a 100 anos as ondas de calor vão estar ao nível do incêndio de Pedrógão Grande, diz estudo

Estudo publicado no 'International Journal of Climatology', concluiu que o final do século XXI vai haver cinco vezes mais ondas de calor na Península Ibérica.
Para além disso, “o mais importante é que o número de dias com ondas de calor vai aumentar muito. No futuro, vamos ter metade do verão, ou mais de metade do verão com ondas de calor”, disse à Lusa, o físico Alfredo Rocha.

O estudo comparou valores do clima atual com valores do clima nos próximos cem anos, e os cientistas verificaram que em toda a Península Ibérica vão ocorrer cinco a seis ondas de calor por ano, representando cinco vezes mais do que atualmente, explica uma nota de imprensa da Universidade de Aveiro
Temperaturas chegam aos 43 graus este fim-de-semana
Beja, Bragança, Castelo...

Onde é mais barato comprar casa em Portugal?
Os preços das casas em...


Lisboa, Porto, Bragança e Beja fazem parte dos 12 locais na Península Ibérica em que as emissões de gases com efeito de estufa vão continuar a aumentar ao ritmo atual.

O trabalho, realizado pelos investigadores Alfredo Rocha, Susana Pereira, Martinho Marta-Almeida e Ana Cristina Carvalho, confirmou ainda que “a velocidade com que o aquecimento se está a verificar está a aumentar”.

“O Acordo de Paris estabelece um aumento máximo da temperatura média global de 1,5 graus centígrados até 2100 e, neste momento, a temperatura média global já aumentou 1,1 graus centígrados”, disse Alfredo Rocha.

Fonte: Jornal Económico

Excursão anual da ADASCA a Belmonte vai decorrer no dia 26 de Agosto



Caros amigos dadores,

Estão abertas as inscrições para a excursão que a ADASCA vai realizar no dia 26 de Agosto (conforme o cartaz) encontrando-se a ficha e programa disponíveis no site www.adasca.pt de onde podem ser impressos.

As inscrições podem ser entregues na Sede da ADASCA no decorrer das colheitas de sangue.

J. Carlos

Turista belga é a mais recente vítima da 'ilha da morte'

FACEBOOK

Autoridades tailandesas afirmam que Elise Dallemange, de 30 anos, se suicidou

É o último caso de um conjunto de sete mortes a ocorrerem na ilha de Koh Tao, na Tailândia, já denominada de "ilha da morte" Elise Dallemange, turista belga de 30 anos, suicidou-se, de acordo com as autoridades, em abril, numa história que só foi conhecida esta quinta-feira.

Elise foi encontrada na floresta, enforcada e parcialmente comida por lagartos, afirmam as autoridades, de acordo com o Telegraph.

A mãe da jovem belga, Michele van Egten, não acredita que a filha se tenha suicidado. "Receamos que alguém esteja envolvido. Não aceito que a minha filha se tenha suicidado", afirma, acrescentando que Elise estava "normal" da última vez que falaram e não apresentava sinais de depressão.

A belga de 30 anos já tinha inclusivamente informado que iria retornar à Bélgica brevemente. Estava a viajar pela Ásia há quase dois anos e meio e estava a viver num retiro de yoga, que era por muitos considerado um culto.

Van Egten aponta ainda o facto de as malas de Elise terem partido num ferry que a esta ia apanhar, para depois se dirigir para Banguecoque. "Não sei por que motivo ela compraria um bilhete e depois foi para selva cometer suicídio", afirmou.

Este é o último caso conhecido de estranhas mortes na ilha de Koh Tao. Quatro foram determinados pelas autoridades como sendo suicídios, com o caso mais mediático a ser o dos britânicos Hannah Witherige, de 23 anos, e David Miller, de 24, assassinados em setembro de 2014, na praia, enquanto se dirigiam para o hotel.

Todas as mortes aconteceram nos últimos três anos e recaem sobre estas várias suspeitas, com os casos a serem considerados estranhos.

Fonte: DN

Venezuela Procuradora-geral com contas congeladas e impedida de sair da Venezuela

Luisa Ortega Díaz - Foto: EPA/MIGUEL GUTIERREZ
A Procuradora-Geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, dissidente do Presidente Nicolas Maduro, está impedida de sair do país por decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

O tribunal superior "fixou a audiência pública para 4 de julho" para decidir se a procuradora pode ser julgada pela Justiça e decidiu também congelar as suas contas bancárias e os seus bens, indicou o comunicado do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Luísa Ortega Díaz acusou hoje o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de estar "a desmantelar" o Estado e apelou aos venezuelanos para defenderem e restituírem o vigor da Constituição do país.

"O STJ é um dos primeiros atores que estão a boicotar a Constituição e não o permitirei", disse, durante uma conferência de imprensa em Caracas.

Fonte: JN

Hora de Fecho: "Talvez seja o início do declínio de Jorge Mendes"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Pippo Russo, autor do livro "A Orgia do Poder", explica em entrevista ao Observador a economia global paralela do futebol e o que faz de Jorge Mendes o super agente que está no centro dos interesses.
Cerca de uma centena granadas de mão e munições desapareceram nas instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos, revelou o Exército.
Antigo diretor do BES Madeira, que representou os interesses do banco liderado por Ricardo Salgado na Venezuela, ficou em prisão preventiva depois de ser ouvido por Carlos Alexandre, revela a TVI.
Depois de um debate com António Costa morno e sem pedidos de demissão, o PSD reservou esforços para o debate desta tarde sobre o que se passou em Pedrógão. É hora dos porquês, diz Teresa Morais.
O presidente da ANPC, Joaquim Leitão, envia carta ao Governo a rebater críticas e a garantir que só recebeu a informação que a antena do SIRESP de Pedrógão Grande caiu quase quatro horas depois .
Governo e o Bloco terão chegado a acordo em medidas do pacote florestal, diz a TSF, como o fim da liberalização do eucalipto e a integração compulsiva de terrenos abandonados no Banco de Terra.
Dados do INE revelam que 77% do investimento feito em florestação e reflorestação em 2015 foi dirigido ao eucalipto. Reforma florestal quer travar expansão.
O ex-secretário de Estado e o seu n.º 2 censuraram no DCIAP os obstáculos que Vítor Gaspar, Maria Luís Albuquerque e Carlos Moedas terão colocado à redução das rendas da EDP por causa da privatização.
A primeira revista vinha com Marilyn nua, mas sem data de publicação: ninguém sabia se a Playboy tinha futuro. Mas estava lançada a era de ouro do erotismo. Veja a capa do seu mês e ano de nascimento.
Com mais de um milhão de seguidores e autora do programa de culinária mais visto do Brasil, Bela Gil acaba de publicar o primeiro livro de receitas em Portugal. Em entrevista, diz que a comida é arte.
A Rota das Estrelas voltou à Madeira e o Observador esteve lá. Mas o artigo resultante vai além da alta cozinha e do luxo do Reid's, o hotel que acolheu o evento. É um roteiro para todos os bolsos. 
Opinião

José Manuel Fernandes
A obsessão do Bloco com o eucalipto não é uma preocupação com a floresta, é só preconceito e ignorância. Mais: sem o contributo do eucalipto dificilmente teremos recursos para recuperar o mundo rural.

Helena Garrido
Estado mínimo ou Estado máximo pouco importa. Precisamos é de um Estado forte, capaz de acabar de vez com estes negócios de bloco central.

Paulo Tunhas
Quando toda a energia do Governo é em última análise canalizada para a manutenção do seu apoio, é fatal que o Estado se degrade e a pouco e pouco, se fragmente, se transforme em algo para inglês ver. 

Fernando Leal da Costa
Passos Coelho fez mal e já pediu desculpa. Talvez este infeliz deslize sirva para que os políticos, jornaleiros e jornalistas passem a ter mais cuidado e respeito quando comentarem mortes ou suicídios

Abel Baptista
Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Subida das pensões em agosto chega a dois milhões de pessoas

Resultado de imagem para Subida das pensões em agosto chega a dois milhões de pessoas
Aumento extra de 10 ou 6 euros chega em agosto a quase dois milhões de reformados e implica revisão do duodécimo do subsídio de Natal.
Quase dois milhões de pensionistas terão em agosto um aumento extraordinário das suas pensões, cujo valor atingirá os 10 ou os 6 euros. Esta atualização extraordinária, que estava contemplada no Orçamento do Estado para este ano, foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros e terá um custo total de 13 milhões de euros em agosto.
Ao contrário do que sucedeu em janeiro, em que todas as pensões de valor até dois Indexantes de Apoios Sociais (842 euros) tiveram uma atualização de 0,7% – em linha com a inflação – este novo aumento, extraordinário que acontecerá a partir de agosto, opera por pensionista, contemplando as pessoas que aufiram um somatório de reformas de valor até 1,5 IAS (ou seja, 631,5 euros mensais). Este aumento somará ao que foi atribuído em janeiro, e totalizará 10 euros no casos dos reformados que viram as suas pensões congeladas entre 2011 e 2015.
Já os que tiveram naquele período alguma atualização, o aumento que lhes será atribuído a partir de agosto será de seis euros, sendo que a este valor será subtraída a subida de janeiro. Em causa estão pensionistas da segurança social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA).
Esta medida, de acordo com fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, abrange pensões de invalidez, velhice e sobrevivência, num universo global de 1994990 pessoas. O custo global deste aumento extraordinário rondará os 83 milhões de euros este ano, pelo facto de ser aplicado a partir de agosto. Num ano inteiro, o valor subirá para os 194 milhões de euros.
“A expectativa que temos é que a despesa anual deste aumento extraordinário, incluindo o regime geral da Segurança Social, as pensões não contributivas e a Caixa Geral de Aposentações será de 194 milhões de euros. O valor para 2017 é de 83 milhões de euros”, precisou o ministro Vieira da Silva no final do Conselho de Ministros.
Esta atualização extraordinária irá também determinar um aumento na parte do subsídio de Natal que está a ser paga por duodécimos. Ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, em que o 13º mês foi pago integralmente em duodécimos, este ano o governo determinou que apenas metade seria abonada neste regime de prestações mensais, chegando os restantes 50% em novembro (CGA) ou dezembro (segurança Social). Mas como o subsídio de Natal corresponde à pensão paga no final do ano, a subida registada em agosto determinará um acerto em alta nos duodécimos já processados nestes primeiros sete meses do ano, com efeitos retroativos a janeiro.
Esta medida integra a política de reposição de rendimentos que consta das linhas de orientação do programa do governo. O objetivo é, por isso, “compensar a perda de poder de compra causada pela suspensão do regime de atualização das pensões do regime geral da Segurança Social e do regime da Caixa Geral de Aposentações no período entre 2011 e 2015, bem como para aumentar o rendimento dos pensionistas com pensões mais baixas”.

Fonte: Dinheiro Vivo
Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

Ministério da Saúde pede parecer à PGR para travar boicote de enfermeiros

ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Enfermeiros ameaçam deixar de exercer funções de especialista a partir de segunda-feira. Ministério entende que recusa é ilegal

O Ministério da Saúde vai pedir um parecer urgente ao Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) na sequência da ameaça feita pelos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia de a partir de segunda-feira deixarem de exercer essas funções por falta de reconhecimento remuneratório. Até ao momento foram notificadas 28 maternidades e nove agrupamentos de centros de saúde dessa pretensão, que segundo o Movimentos dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia irá levar ao encerramento de blocos de parto.

Em comunicado, o ministério da Saúde afirma que "entende que a recusa do desempenho das funções inerentes à categoria de enfermeiro é ilegítima e ilegal, podendo acarretar graves consequências, sobretudo se desta resultarem quaisquer irregularidades ao adequado funcionamento dos serviços de urgência e blocos de partos".

Na mesma nota, o ministério refere que está em marcha um processo negocial com os sindicatos "com vista à materialização da diferenciação económica correspondente à complexidade do desempenho de funções especializadas e à responsabilidade associada" e salienta que se mantém disponível para manter o diálogo com as estruturas representativas dos enfermeiros, "no respeito escrupuloso da Lei e da salvaguarda do interesse público".

Ontem, ao DN, Bruno Reis, representante do Movimentos dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, explicou que os conselhos de administração foram informados há 30 dias da pretensão dos enfermeiros especialistas passarem, a partir desta segunda-feira, a presentar cuidados gerais em vez de especializados como forma de contestação ao facto de não haver reconhecimento salarial dessa diferenciação.

O boicote é extensível aos enfermeiros especialistas em saúde mental, saúde infantil, comunitária, reabilitação, em pessoa em situação critica. Obstetrícia é a especialidade que poderá ter mais impacto se os enfermeiros avançarem com esta forma de luta, já que são os únicos que podem estar nos blocos de parto a fazer monitorização e a prestar cuidados à grávida e ao recém nascido.

Desde 2009 que os enfermeiros especialistas reivindicam o reconhecimento financeiro da especialização, mas o processo tem-se arrastado sem nenhuma conclusão. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses apresentou duas propostas durante este período, que mantém em cima da mesa: a subida de dois escalações remuneratórios ou um subsídio de funções no valor de 600 euros. Já a Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros propõe para início de negociações os 2400 euros. Atualmente os enfermeiros entram na carreira a receber os 1200 euros. Na próxima semana a Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros reúne com o ministério, de onde se espera que saia uma solução.

A posição dos enfermeiros especialistas é apoiada pela Ordem. Ontem, ao DN, a bastonária Ana Rita Cavaco recusava que pudesse ser atribuída qualquer tipo de responsabilidade aos enfermeiros que tomassem esta posição, lembrando que estão contratados e a ser pagos como enfermeiros generalistas e, por isso, só estão obrigados a cumprir cuidados gerais. E que existem pareceres do conselho jurisdicional da Ordem emitidos desde 2011 nesse sentido, repetindo o mesmo que tinha dito no início deste mês, quando anunciou a posição dos enfermeiros especialistas.

Fonte: DN

Administração Trump estabelece novos critérios de entrada nos Estados Unidos

Resultado de imagem para Administração Trump estabelece novos critérios de entrada nos Estados Unidos
Depois de o Supremo Tribunal ter restaurado parcialmente a proibição de entrada de cidadãos de seis países nos EUA, Donald Trump estabeleceu novos critérios de entrada no país.
A Casa Branca anunciou novas regras para os requerentes de vistos de seis países (Irão, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iémen) e para os refugiados. Nos próximos 90 dias, quem não tiver uma “relação próxima” com os Estados Unidos não pode entrar no país. A definição de “relação próxima” consiste em ter o pai, o cônjuge, filhos, noras, irmãos ou meio-irmãos a residir legalmente no país. Ficam excluídos avós, tios, sobrinhos e netos.
Ficam também isentos das novas regras aqueles que têm vínculos educacionais ou comerciais com os EUA e os que já possuem vistos de entrada válidos.
O tribunal também aprovou a proibição de 120 dias para os refugiados, permitindo que o Governo Federal vete a entrada dos requerentes de pedido de refugiados que não possuam "relacionamento de boa-fé" com uma pessoa ou entidade norte-americanas.
“Vitória para a segurança nacional”
O Presidente dos Estados Unidos classificou a decisão do Supremo como “uma vitória para a segurança nacional”, embora muitos advogados já tenham avisado que as restrições vão originar novos conflitos legais.

 Em concreto, espera-se que o significado exato da frase "relacionamento de boa-fé" seja claramente definido.
Vários grupos de ativistas prometem ajudar todas as pessoas que sejam abrangidas pela proibição. A New York Immigration Coalition vai estar no Aeroporto Internacional John F. Kennedy para "monitorizar os efeitos dos impedimentos sobre os muçulmanos e os refugiados”.
Até ao momento, as novas ordens parecem não ter tido influência no movimento normal dos viajantes.
Fonte: RTP Notícias
Foto: Jonathan Ernst - Reuters

Escola do Mato “conta-nos uma história!” e ganha o primeiro prémio nacional

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, lançaram o desafio: "Conta-nos uma história!".

Once Upon a Time... a school in Avanca…        
Bem que podia começar assim esta história que tem um final feliz. Foram 421 candidaturas, a Escola do Mato, em Avanca, arrecadou o 1º lugar do concurso “Conta-nos uma história!”, na categoria 3º e 4º ano em Inglês, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. 
Foi a primeira vez que este concurso, que já conta com 8 edições, admitiu trabalhos em formato vídeo e áudio em língua inglesa, tendo em conta a introdução curricular desta disciplina no 1º ciclo do ensino básico. O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de carácter mais lúdico.
O júri foi presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura, Associação Portuguesa de Professores de Inglês e da Microsoft.    
A entrega dos prémios decorreu ontem, na cidade da Maia e teve a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. 
Todos os alunos, docentes e membros da comunidade da Escola do Mato que se envolveram nesta iniciativa estão de parabéns!
3.º e 4.º ANO (Inglês): 
•    1.º Lugar: "Little Red Riding Hood" - Escola Básica do Mato, Avanca | Shining Stars | Andreia Monteiro        
•    2.º Lugar: "Late night at the zoo" - Colégio Bernardette Romeira | Os escritores | Eduarda Andrade 
•    3.º 
Lugar: "What is that?" said the Cat" - EB1 da Ota | The Storytellers | Salomé Guimarães

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

“Não posso, mas consigo”

Constatar uma impossibilidade e desconsiderá-la em função de um resultado que se crê necessário, frequentemente gera esforço, mentiras, desesperos, maldades, frustração e decepção. 

“Não posso, mas consigo” não gera conflito, embora, por definição, seja uma situação paradoxal, consequentemente, conflitante. A neutralização da incapacidade é o primeiro passo que se dá para manter o propósito e o empenho de conseguir. É também o que faz desaparecer a possibilidade de conflito.

Negar o existente implica em criar outra aparência. A falta de condição, o não poder ser desconsiderado ou subestimado diante do empenho para conseguir, leva a inventar capacidades. Como se faz isso? Copiando, plagiando, utilizando os outros para realizar o que não se tem condições, o que não se pode, mas se objetiva conseguir.

Na contemporaneidade, a tecnologia é utilizada para realização desses milagres pretendidos e buscados pela impotência ou incapacidade: desde as sexagenárias realizando o sonho de ter filhos, de serem mães “agora que podem cuidar dos rebentos” por exemplo, até os ajudantes, as barrigas de aluguel, pagas para realizar os desejos maternais.

Constatar uma incapacidade, quando possível, deve e pode ensejar superação da mesma, entretanto, constatar uma incapacidade, negá-la e independente da mesma, realizar objetivos pretendidos, é alienador, neurotizante, pois obriga o indivíduo a viver em função do que aparenta, do que instrumentaliza, dos enganos e mentiras construídos.

Superação é dignificante, mentira é aliciadora.

Por Vera Felicidade

Dinâmica, movimento, interação

A ação é o determinante do relacionamento do ser-no-mundo.
Franz Brentano, precursor da Fenomenologia, ao romper com o causalismo aristotélico que encarava os processos sob a forma de atos liberadores da potência, dizia que o importante não é o amor, mas sim amar; o amado vira um receptáculo, um objeto que guarda o amor, fazendo o mesmo desaparecer.
A atitude, a atividade, o movimento, a ação - os verbos - são os determinantes do relacionamento do ser-no-mundo.
Quando o homem se posiciona, quando se imobiliza, quando perde dinâmica, ele estabelece referenciais aprisionantes de vivências e quereres. Tudo passa a depender de ideias pré-estabelecidas, de metas, de conveniências e inconveniências, de realizações e imagens, ajustes e encaixes, agindo sempre em função de derrotas ou conquistas que asseguram posições ao mesmo tempo que alienam e despersonalizam.
A atitude é o que mantém a dinâmica. Ser capaz de amar, por exemplo, é mais importante do que deter, zelar e cuidar de seus amados. É a disponibilidade, o ter condições de, que permite a convivência, o relacionamento e interações humanas. Quando surgem posicionamentos, aparecem os entes queridos, os entes odiados que funcionam como “buracos negros“ engolidores de nossa disponibilidade. É o conquistado, o possuído, o receptor do afeto ou do desafeto, o pertencimento (“minha família, meus colegas, meus pares”), o estranhamento (“não convivo, não aceito, deve ser destruído”), enfim, é a estagnação, a perda da fluidez característica dos comportamentos espontâneos e disponíveis.
O denso e o sutil, as necessidades e possibilidades, também podem ser arroladas nestes processos que permitem infinitas diminuições ou ampliações das possibilidades humanas. Transformar o outro em objeto de amor, transformá-lo no amado, é uma maneira de coisificá-lo, mesmo quando a transformação faz criar o sentido da própria existência, o amuleto.
Viver é estar em relação. Esta configuração permite liberdade, movimento, dinâmica.
Vida é dinâmica, é movimento e por isso não pode ser aprisionada em gaiolas, não pode ser aprisionada em ilusões de bem-estar, embora bem-estar, assim como muitos referenciais de abrigo e aprisionamento, se pareçam. O importante é entender, é perceber que as ações são prévias, ações são dinâmicas, são motivantes relacionais, e que delas decorrem posicionamentos, situações outras que são secundárias. Certas situações despersonalizam o indivíduo. Isto é assim, por exemplo, quando para ele o importante é a casa, o conforto, a segurança, o apoio, quando ele perde a dinâmica ao ancorá-la em determinismos funcionais de sua identidade relacional.
Viver é participar, equilibrar, organizar e para tanto o movimento se impõe. Quando este movimento é transformado em adaptação, em encaixe e regras, destrói a dinâmica, destrói as motivações relacionais, os dados processuais, a fim de criar sempre conforto, mesmo que isto implique em cortes, em podas ordenadas no que escapa à métrica dos pequenos espaços.

Vera Felicidade de Almeida CamposVera Felicidade é psicóloga

XI Semana Cultural e Gastronómica da Freguesia de Sanguinheira 201



XI Semana Cultural e Gastronómica da Freguesia de Sanguinheira 201 no âmbito do Cantanhede ConVida! 
Município de Cantanhede 

A hora de decidir e agir

João Fernando Ramos
João Fernando Ramos
O debate tem rodado, aceso, à volta dos fogos deste começo de verão, com a procura de culpados, com comunicações que falharam, com os guardas da GNR que não seriam suficientes, mas agora também com a urgência de ordenar a floresta. O entendimento entre o Governo e o Bloco de Esquerda vai desbloquear parte da legislação que se arrasta no Parlamento, nomeadamente na sensível e fulcral questão do eucalipto.

Ontem, no Jornal 2, Vitor Poças da AIMMP lembrava que o sector da madeira, com mobiliário e derivados, é mais valioso que o das celuloses, incluindo o eucalipto, lembrando a urgência de garantir uma floresta saudável que possa fazer crescer ainda mais uma indústria fulcral para o país. 

A imensa mancha negra em Figueiró dos Vinhos, Castanheira e Pedrógão é uma oportunidade para se aplicar já a tão adiada reforma séria da floresta. Mas é preciso mobilizar proprietários, fundos, afastar os grupos de pressão que tentam sempre que tudo fique na mesma e ter uma intervenção inteligente e eficaz no terreno. 

O país tem que perceber que esta é a altura de olhar para o interior de outra forma, de aproveitar o imenso potencial que temos ali para explorar, para além do turismo. 

O debate terá que nos indicar por que aconteceu tamanha tragédia, mas na base de tudo está o problema que todos conhecemos. Ali estava uma imensa e contínua mancha de eucaliptos, sem ordenamento, sem linhas corta fogo, sem a limpeza junto às estradas e casas, sem o cuidado que a floresta deve ter para ser um local de vida. 

As temperaturas que ali se atingiram na combustão destas árvores, o vento que esse inferno acaba por gerar, aliado a uma pequena tempestade de verão, são o caldo que se derramou com a dimensão que conhecemos. 

Mas o verão só agora começou e há milhares de locais iguais em tantos pontos do país. Se não agirmos, todos, já, podemos voltar a chorar numa tragédia igual antes que chegue a chuva e o frio, que adiam sempre a reforma da floresta. 

Teremos depois novos culpados, faremos romarias solidárias, mas nesses dia, se nada se fizer na floresta, carregaremos ainda mais uma culpa maior por não exigirmos que se faça já o óbvio.

Fonte: RTP
29 Jun, 2017, 16:12 / atualizado em 29 Jun, 2017, 16:12

Precários do Estado que não tenham pedido integração obrigados a sair

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva

Os trabalhadores precários do Estado que não tenham solicitado a sua integração nos quadros e que tenham de facto um vínculo ilegítimo verão a sua relação laboral com a administração pública "obrigatoriamente cessada", segundo o Governo.

No final da reunião do Conselho de Ministros de hoje, que aprovou a proposta de lei sobre o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP), o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva, afirmou que "serão obrigatoriamente cessadas" as relações laborais precárias de todos aqueles que têm um vínculo não legal com o Estado e que não tenham pedido a sua apreciação para serem regularizados.

"Naturalmente, se é identificada uma situação ilegítima ou mesmo ilegal, se é disponibilizada a forma de a superar e ela não é concretizada por parte do trabalhador, então a relação ilegítima de trabalho que existe não pode continuar. Isso seria tornar todo este exercício num exercício pouco responsável", afirmou o governante.

De acordo com Vieira da Silva, "seria completamente incongruente" que, "depois de todo este processo complexo e exigente, tudo ficasse na mesma e as pessoas pudessem ficar com o mesmo tipo de vínculo", pelo que essas relações laborais com o Estado "serão obrigatoriamente cessadas".

No entanto, o ministro do Trabalho acredita que este é "um problema teórico": "Estamos convencidos que a vontade da generalidade - para não dizer da totalidade - desses trabalhadores é ver reconhecido o seu direito a um vínculo legítimo com a administração pública", acrescentou.

Relativamente aos postos de trabalho considerados como necessidades permanentes que tenham sido ocupados por mais do que um trabalhador precário ao longo do tempo, tipicamente os contratos emprego-inserção e emprego-inserção+ (CEI e CEI+), dirigidos aos desempregados, haverá "um concurso onde possam ser opositores várias pessoas que trabalharam naquela vaga".

Nesse caso, "como há uma vaga que foi preenchida durante anos por três pessoas, por exemplo, terá de ser escolhida uma", disse Vieira da Silva, explicando que a proposta de lei vai indicar quais os critérios que vão presidir a essa escolha, os quais deverão incluir a experiência no cargo e as competências demonstradas, entre outros.

Fonte: DN

Hora do Conto com a apresentação do livro “O Feiticeiro das Cores”

Hora do Conto com a apresentação do livro
“O Feiticeiro das Cores”, de Ana Luísa Carrola

Decorre no próximo sábado, dia 1 de julho de 2017, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Vagos, a Hora do Conto com a apresentação do livro “O Feiticeiro das Cores”, de Ana Luísa Carrola.
Sinopse:
“O dia de aniversário da Mia está quase a chegar, por isso a Avó Maria ofereceu-lhe um livro novo "O Feiticeiro das cores". Mas algo inacreditável esta prestes a acontecer. Estará a Mia preparada para esta aventura cheia de magia?"
Ana Luísa Carrola nasceu em Aveiro em 1981. Educadora de formação é apaixonada pelo mundo da fantasia e da imaginação. O seu fascínio por contar histórias e inventar aventuras fantásticas para as suas personagens vem de muito cedo.
Curiosa, sonhadora e criativa por natureza, Ana Luísa transcreve para o papel aquilo que a sua alma de criança lhe vai ditando naquele preciso momento.
Em 2016, incentivada pela família,  decidiu seguir o seu sonho... lançar-se no mundo da escrita e apresentar a Miúdos e Graúdos o seu primeiro livro.
“Irei até onde a imaginação me levar.”