sexta-feira, 24 de junho de 2022

Covilhã | ÁGUA E GRANITO INSPIRAM ARTÍSTAS PARA EXPOSIÇÃO MISTA NO MUSEU DE ARTE SACRA


A Câmara da Covilhã inaugura, no próximo dia 29 de junho (quarta-feira), a exposição mista intitulada “Do efémero das águas à eternidade do granito”, no Museu de Arte Sacra da Covilhã.

Trata-se de uma exposição mista, que reúne pinturas de Hélder Tiago e esculturas de Vítor Sá Machado, com peças únicas e originais inspiradas na água e no granito. Um jogo de contrastes entre a fluidez do traço e da cor sobre a tela e a força e rudeza do ferro que enlaça o granito.
A cerimónia de inauguração terá lugar pelas 21h00, no Museu de Arte Sacra, e contará com um momento musical proporcionado pelo Grupo de Cantares “Tantos & mais 1”.

Hélder Tiago nasceu em 1943 no Tortosendo, Covilhã. Desde a adolescência, sentiu-se atraído pela criação artística e escrita poética. Nos finais dos anos 70 inicia formação no campo das Artes Plásticas através da fundação de um grupo - Grupo da Estância - sob a orientação do Mestre Porfírio Alves Pires, vindo a participar em exposições coletivas como artista independente, com obras essencialmente de pintura e óleo sobre tela, evoluindo do figurativo para uma pintura mais informal e gestual, simbólica, abstrata. Em 2003 realiza a primeira exposição individual na Sociedade Portuguesa de Arte-terapia em Lisboa. Atualmente as obras são realizadas a carvão e pastel seco sobre papel com uma técnica muito pessoal. Para o artista “estas obras falam do granito e da água que canta por ribeiros e ribeiras”.

Vítor Sá Machado nasceu em Lisboa em 1947, onde se formou em Artes, Decoração e Design no IADE (1971). Trabalhou como designer gráfico, como ilustrador e caricaturista, tendo criado adereços e cenários para RTP, SIC e TVM (Moçambique). O seu trabalho destaca-se no teatro, na criação de adereços, cenários e máscaras para diversas companhias como a Barraca, Teatro-esfera, Teatro Variedades, Teatro Acert, Teatro Oficina e Teatro Nacional D. Maria II. Participa em exposições coletivas e individuais desde 1985, com esculturas, aguarelas, caricaturas, cerâmicas e sketchs. Atualmente reside em Escalhão (Beira Alta), onde se dedica à escultura e aguarela, continuando a trabalhar para teatro e televisão. Fez a primeira exposição de Máscaras em 2004 no Teatro Municipal da Guarda.

A exposição estará patente ao público, de 29 de junho a 20 de agosto de 2022, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita, Museu de Arte Sacra (junto ao jardim público).

Marinha Grande | GESTÃO DA ÁGUA NO VALE DO LIS


Decorreu, no dia 21 de junho, na sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, em Monte Real, o seminário “Gestão da água no regadio do Vale do Lis: Desafios da modernização”, para dar a conhecer as obras de reabilitação do Vale do Lis.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho; do vereador do ambiente da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito; entre outras entidades.
O seminário teve como objetivos dar a conhecer os principais resultados do Grupo Operacional para a gestão da água no Vale do Lis, apresentar as obras de modernização a cargo da DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e apresentar elementos de suporte ao futuro da gestão do regadio.

Foram apresentados os resultados obtidos nos últimos três anos, em parâmetros como os volumes captados para rega, eficiência de utilização, qualidade de água captada, bem como qualidade da água devolvida ao meu hídrico.

Após o seminário, foi realizada uma visita de campo às obras de reabilitação do perímetro do Vale do Lis.


QUALIDADE DE OURO PARA PRAIA VELHA E PEDRAS NEGRAS


A Praia Velha e as Pedras Negras, no concelho da Marinha Grande, foram distinguidas com a bandeira "Praia com Qualidade de Ouro 2022", pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Este galardão é atribuído anualmente por aquela organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água, tendo como critérios: ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear.

A distinção é dada com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Ovar, Agenda Náutica e Verão 2022 com mais de 170 eventos

Para os meses de verão, a Câmara Municipal de Ovar promove uma agenda náutica e de verão com 175 eventos ligados ao Mar, à Ria e às potencialidades naturais e paisagísticas do território. Com uma criteriosa e diversificada oferta, que se prolonga até setembro, envolvendo os muitos agentes locais, a programação é composta por concertos, sunsets, experiências náuticas, na Ria e no Mar, visitas orientadas, caminhadas, atividade física, exposições e performances, em vários pontos do Município, onde o elemento água assume preponderância.
Ovar assume-se, cada vez mais, como um destino de verão, um “Território de Emoções” com múltiplos motivos para ver e usufruir. Para 2022, no âmbito do programa de dinamização da Estação Náutica de Ovar (ENO), é disponibilizada uma agenda de eventos que oferece atividades náuticas, culturais, turísticas, desportivas ou de recreio, com ações pensadas para todos os públicos, residentes, famílias, visitantes e turistas, com incidência na zona costeira, que vai das lagoas e lagunas do Município, ao pôr do sol nos cais ou nas praias de Ovar.

Arraial da Barrinha com concertos e atividades até ao dia 3 de julho
Até 3 de julho, na freguesia de Esmoriz, durante 11 dias, o Arraial da Barrinha, com as suas tradicionais tasquinhas, marca o arranque do programa de dinamização do território, com concertos e promoção gastronómica das coletividades a comporem o cartaz, onde figuram ainda nomes como Sara Correia, Paco Bandeira, Club Makumba ou “Clã”.
De volta a Ovar, no primeiro fim de semana de julho, nos dias 1 e 2, destaque para a inauguração da exposição “Ovar, o Triângulo Perfeito entre a Ria, a Floresta e o Mar”, de Sofia Martins, sexta, pelas 18h30, no Posto de Turismo do Furadouro. Já no sábado, dia 2, a Escola de Artes e Ofícios recebe, pelas 15 horas, a exposição “Os Barcos, vidas & memórias”, com curadoria de Hélder Ventura da CENÁRIO – Centro Náutico da Ria de Ovar. Depois, no Cais do Puxadouro, a Ria é o Cenário privilegiado para uma visita guiada à Cenário e para uma experiência de Stand Up Paddle, pelas 18h30, dinamizada pela Redanimal Escola de Surf.
Ao cair da tarde, pelas 19 horas, o público é convidado a juntar-se ao primeiro grande sunset da agenda de verão, ouvindo Mari Segura, artista colombiana a morar em Portugal há cinco anos e que iniciou a carreira no “The Voice Portugal”, que vai fazer sobressair a beleza do património natural do Cais do Puxadouro com a apresentação do seu EP “Piano, Piano”.
Para os amantes de bicicletas e turismo, domingo, dia 3 de julho, pelas 09 horas, com saída da Praça da República, arranca a primeira de cinco atividades de “Cicloturismo de Verão” ou “Passeios de Bicicleta”, organizadas para a época e que têm como destino as zonas ribeirinhas de Ovar. A atividade física orientada e as caminhadas no Furadouro e no Parque Ambiental do Buçaquinho saem reforçadas, nos meses de calor, com cerca de 50 datas a promoverem a prática desportiva ao ar livre.
Com incidência na oferta de experiências náuticas, mas sempre aliando o desporto e aventura, as atividades dinamizadas pelo Município, de inscrição gratuita, vão do SUP – Stand UP Paddle ao surf, passando pela canoagem, vela, passeios de barco, yoga na praia e uma parede de escalada nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro; atividades que preencherão toda a época balnear.

Ainda nos meses de julho e agosto, num total de 45 momentos musicais, será possível assistir a concertos ou DJ Set nos Cais da Ria e nas Praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Furadouro. Também o centro da Cidade de Ovar, no âmbito das comemorações do Dia do Município, terá um grande espetáculo de envolvimento da comunidade – mais de 100 participantes – e concertos, entre eles MARO, a nova voz da música portuguesa depois do festival da Eurovisão.
Propondo momentos de interação familiar, envolvendo pais e filhos, destaque para as 12 sessões da “Hora do Conto” e as performances que vão ocorrer, durante os meses de verão, entre a Biblioteca Municipal de Ovar e o Posto de Turismo do Furadouro, bem como para as oficinas no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega.
Para mais informações consulte a programação da OVAR ǀ Agenda Náutica e Verão 2022 ou através de turismo@cm.ovar.pt.

 

Marinha Grande | “O MAR COMEÇA AQUI”… NAS SARJETAS E SUMIDOUROS


O Município da Marinha Grande, o Jardim de Infância / Escola do 1º ciclo João Beare, a Escola Pátio da Inês e a Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte desafiam a população a refletir que “O Mar começa aqui”, nomeadamente nas sarjetas de passeios e sumidouros, como forma de alertar para a necessidade de uma maior consciência ambiental.
Nesse sentido, os três estabelecimentos de ensino do concelho inscritos nesta ação, realizaram trabalhos artísticos, que pretendem apelar a uma maior consciência ambiental da comunidade local, sobre a proteção dos recursos marinhos.

O vereador do ambiente, João Brito, e a bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra, deslocaram-se às escolas, esta semana, para conhecer o resultado final do projeto.
O “Mar Começa Aqui” é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), dirigida às autarquias, que tem como objetivo a criação de uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro das escolas e na sua envolvência, visando uma campanha de sensibilização.

Com início em 2020, o desafio “O mar começa aqui” tem como principais objetivos: promover a compreensão sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas e da qualidade da água doce e salgada, em particular; e educar para uma cidadania ativa levando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

As sarjetas de passeios e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Aveiro | Divulgação apoios a associações das áreas da ação social, cultura e cidadania.

Valor global de 930.776€ distribuídos por Associações de todo o Município nas áreas da Ação Social, Cultura, Ambiente e Cidadania 

 Esta quinta-feira, 23 de junho, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinou os Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) 2022, com 81 Associações da área da Ação Social, Cultura, da Cidadania e do Escutismo, a que correspondeu um valor de apoio financeiro total de 930.776€.

Em termos de áreas, sublinha-se o valor global de 781.076€, atribuído a 45 Associações da área Social. Relativamente ao setor cultural, o apoio financeiro foi de 119.150€ para 25 grupos culturais. O número de Associações da área da Cidadania e Escutismo apoiadas fixou-se em 11 Instituições, para as quais foram transferidos 30.550€.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves, sublinhou “a amplitude de instituições apoiadas pela CMA para o ano de 2022, que tem por base a opção da Câmara Municipal de Aveiro de incentivo à retoma total da atividade das Associações e também pelo contributo que dão para o reforço da vida comunitária e pelo efeito indutor da atividade económica, tão necessário neste tempo que atravessamos”, destacou.

Seguimos assim a estratégia política assumida, de rigor e clarividência absoluta com os nossos concidadãos, divulgando a lista de apoios contratualizados para o apoio à atividade regular, o apoio ao investimento e apoio à realização de atividades pontuais:


 Associações Culturais

Apoio Atividade Regular (€)

Apoio Investimento (€)

Apoio Ação Pontual (€)

Academia de Saberes de Aveiro

12.000,00

1.000,00


Associação Gravity Motion

10.000,00



Associação Musical e Cultural de São Bernardo

5.000,00

5.000,00


Associação Recreativa Eixense

5.000,00

4.000,00


Banda Amizade

5.000,00

14.550,00


Casa do Povo de Cacia – Grupo Folclórico

2.000,00

3.600,00


CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro


2.500,00


Coral Polifónico de Aveiro

3.000,00



Coral de São Pedro de Aradas

3.000,00



Coral da Vera Cruz

3.000,00



DCTR – Associação Cultural



1.000,00

Escola de Música da Banda da Quinta do Picado

5.000,00

7.000,00


Grupo Cénico e Cultural Outras Eras


1.000,00


Grupo Cénico de Aveiro Cantares da Ria

1.500,00

500,00


Grupo Cultural e Recreativo da Taipa

1.000,00

1.000,00


Grupo Cultural São Bernardo a Cantar

1.500,00



Grupo Cultural Semente

1.000,00



Grupo de Cantares e Xailes de Aveiro

1.000,00



Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas

2.000,00



Grupo Folclórico do Carregal

500,00



Grupo Poético de Aveiro

2.000,00



Rancho Folclórico Nossa Senhora da Nazaré

2.000,00



Rancho Folclórico Rio Novo do Príncipe

2.000,00



Sociedade Musical de Santa Cecília

5.000,00

5.000,00


Tuna de Santa Joana

500,00



 Associações de Ação Social

Apoio Atividade Regular (€)

Apoio Investimento (€)

Apoio Ação Pontual (€)

ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação do Distrito de Aveiro

5.000,00

20.000,00


ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro

3.000,00



ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida

1.000,00



APACID – Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes

5.000,00



APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – Delegação de Aveiro

5.000,00 (COVID)

50.000,00


Associação Calioasis – Centro de Bem Estar para Crianças e Jovens e suas Famílias afetadas pelo cancro

1.500,00



Associação Centro Social e Cultural de Nossa Sr.ª da Graça de Quintãs

1.500,00

5.000,00


Associação de Filhos e Amigos da Guiné Bissau – Mon Na Mon

3.600,00



Associação de Assistência de Eixo


15.000,00


Associação de Melhoramento de Eixo


25.000,00


Associação Os Salineiros – Associação Aveirense para a Educação Ativa


500,00


Associação Pais-em-Rede – Núcleo de Aveiro

5.000,00

2.500,00


Associação Pais e Amigos Habilitar

5.000,00



Associação Parceiros da Amizade

1.750,00



Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas

11.800,00 (inclui 1.800,00 COVID)

10.000,00


Associação de Solidariedade Social dos Professores

1.500,00 (COVID)

10.000,00


Banco Alimentar Contra a Fome

7.500,00 (COVID)

6.350,00


Cáritas Diocesana de Aveiro

16.000,00 (inclui 2.000,00 COVID)

15.000,00


CARDA – Centro de Alcoólicos Recuperados do Distrito de Aveiro

10.800,00



Casa do Povo de Oliveirinha


30.000,00


Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro de Aradas

4.000,00 (COVID)

8.300,00


Centro Comunitário da Vera Cruz

10.000,00 (COVID)

10.000,00


Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado

2.000,00 (COVID)

30.000,00


Centro de Infância Arte e Qualidade


20.000,00


Centro Social de Azurva

1.500,00 (COVID)

25.000,00


Centro Social de Esgueira

3.500,00 (COVID)

25.000,00


Centro Social de Santa Joana Princesa

1.500,00 (COVID)

22.000,00


Centro Social e Paroquial da Vera Cruz

6.000,00 (COVID)

20.000,00


Centro Social e Paroquial de Cacia

2.000,00 (COVID)

25.000,00


Centro Paroquial de São Bernardo

4.000,00 (COVID)

23.000,00


Centro Social e Paroquial de São Jacinto


20.000,00


Centro Social e Paroquial N. Sr.ª de Fátima


20.000,00


Centro Social e Paroquial Santa Eulália de Eirol

1.000,00 (COVID)

7.000,00


Centro Social e Paroquial Santo André de Esgueira


15.000,00


Centro Social e Paroquial São Pedro de Nariz


15.000,00


CERCIAV – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro


27.000,00


Florinhas do Vouga

4.956,00

14.500,00


Fundação Casa do Pessoal da Segurança e Saúde do Distrito de Aveiro

7.000,00 (COVID)

20.000,00


Fundação CESDA - Centro Social do Distrito de Aveiro


30.000,00


Fundação Padre Félix

8.500,00



INCLU-RIA – Associação Humanitária de Esgueira

2.520,00



Missão Saúde para a Humanidade

4.200,00

1.500,00


ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento

2.000,00



Patronato de Nossa Senhora de Fátima


13.800,00


Santa Casa da Misericórdia de Aveiro

10.000,00 (COVID)

40.000,00


Associações de Jovens, Associações de escutismo, Escotismo, Ambiente e Cidadania

Apoio Atividade Regular (€)

Apoio Investimento (€)

Apoio Ação Pontual (€)

Associação de Escoteiros de Portugal – Grupo 249 – Aveiro


1.500,00


CNE – Agrupamento 136 – Santo André de Esgueira


200,00

1.500,00

CNE – Agrupamento 283 – Vera Cruz


1.200,00


CNE – Agrupamento 319 – Santa Joana Princesa


1.000,00

500,00

CNE – Agrupamento 779 - Cacia


900,00


CNE – Agrupamento 1157 - Aradas


1.250,00


CNE – Agrupamento 1334 – Santo António de Oliveirinha


7.500,00


CNE – Agrupamento 1413 – Nossa Senhora de Fátima


500,00


AGORA Aveiro – Associação para a Promoção do Cidadão Ativo

8.000,00



AFECTU – Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos

3.000,00



Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

3.500,00



A aposta da CMA no continuado e crescente fortalecimento do Movimento Associativo Municipal destaca-se também pela sua importante relevância social, económica e política, e de uma forma proporcional à atividade de cada uma das Associações, cuidando de uma relação equilibrada em todo o Município e com todas as Associações.