quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Conferência Tendências e Tradições – CEARTE/LXD 7 de outubro

cearte
O CEARTE vai organizar uma conferência com o tema “Tendências e Tradições - Tendências de moda, decoração, design e mercado 2016/2017”, na LXD – Lisboa Design Show 2016, em Lisboa, no dia 7 de outubro, sexta-feira das 15H00 às 17H00
Este evento vai dar a conhecer as principais tendências de moda e design para 2016/2017 (com a participação da WGSN - empresa líder na pesquisa e análise de tendências, compilando informação privilegiada para o setor da moda, design e comércio) como fonte de informação e inspiração para a produção artesanal enquanto instrumento decisivo para potenciar as atividades artesanais associando a mestria dos artesãos e criativos  com as linguagens estéticas contemporâneas
A conferência é gratuita e de acesso livre, dando direito a um bilhete para entrada na LXD que deve ser levantado na entrada do pavilhão 2, sendo para isso necessária a inscrição na conferencia que pode ser feitaAQUI, (onde também pode consultar  o programa).
No mesmo dia, às 21h25, irá decorrer o desfile de moda têxtil artesanal do CEARTE, também no pavilhão 2
Mira Online | Outubro 6, 2016 às 6:57 pm

Columbófila: Elite nacional de águas abertas compete no Funchal

screenshot_5
Alexandre Coutinho, nadador internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi convocado para integrar a Selecção Nacional de Seniores AA.
Portugal estará representado pelas Seleções Nacionais de Juniores e Seniores de AA no "Madeira Island International Swim Marathon 2016", que decorrerá no Funchal no dia 15 de Outubro.
Disputada na distância de 10 km, estão selecionados para a competição organizada pelo Clube Naval do Funchal, para além de Alexandre Coutinho, os seguintes nadadores: Afonso Queiroga, Diogo Nunes, Mário Bonança, Rafael Gil, Tiago Oliveira, Angelica André, Eva Carvalho e Vânia Neves.
O enquadramento técnico será assegurado por Daniel Viegas (FPN) acompanhado dos treinadores convidados, Rui Borges, Ricardo Antunes, Ricardo Santos. Antes da competição, decorrerá um estágio de avaliação da Seleção Nacional Júnior e Sénior Águas Abertas, de 10 a 16 de Outubro de 2016, Funchal.
Mira Online | Outubro 6, 2016 às 6:50 pm

Guterres aclamado como novo secretário-geral da ONU

Resultado de imagem para Guterres aclamado como novo secretário-geral da ONU
A Assembleia Geral deve reunir-se já na próxima semana para aprovar esta recomendação.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral da organização.
"O Conselho de Segurança recomenda à Assembleia-Geral que o senhor António Guterres seja designado como secretário-geral das Nações Unidas, entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2021", afirma a recomendação do órgão decisório da ONU, aprovada por aclamação.
A decisão foi anunciada aos jornalistas pelo embaixador da Rússia, Vitaly Churkin, que assume este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança.
O documento segue agora para aprovação na Assembleia Geral da ONU, onde deverá ser votado já na próxima semana.
O regulamento da ONU sugere uma votação à porta fechada, mas isso não acontece desde 1971. O organismo tem optado por aprovar o nome do novo secretário-geral por aclamação.
Resultado de imagem para Guterres aclamado como novo secretário-geral da ONU
Em Portugal
Os deputados interromperam esta quinta-feira pelas 15h50 os trabalhos que haviam arrancado perto de uma hora antes no parlamento para aplaudir de pé António Guterres pela sua aclamação como secretário-geral das Nações Unidas.
"Chegou a notícia que todos nós esperávamos. António Guterres foi aclamado e nomeado por unanimidade pelo Conselho de Segurança para secretário-geral das Nações Unidas", anunciou o vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão, que hoje preside aos trabalhos.


TSF/Lusa

Feira de Velharias e Antiguidades em Cantanhede, de 7 a 9 de Outubro

aec
No próximo fim de semana de 7 a 9 de Outubro a AEC irá realizar mais uma edição da FEIRA DE REDUÇÕES no pavilhão "OS MARIALVAS", junto às piscinas municipais.
Venha conhecer as super promoções, nos mais diversos produtos!
Roupa e calçado de Criança
Roupa e calçado de Adulto
Roupa e calçado de Desporto
Bijuteria
Artigos de Artesanato
Utilidades Domésticas
e muito mais!
Com grandes descontos!

HORÁRIO 
- sexta: das 19h às 23h
- sábado: das 10h às 23h
- domingo: das 10h às 22h

No Domingo venha visitar também a FEIRA DE VELHARIAS E ANTIGUIDADES no parque de São Mateus, junto à Feira de Reduções.
cartaz-feira-de-reducoes-out2016
Mira Online | Outubro 6, 2016 às 5:09 pm 
_________________________________

Exposição de Rosa Balhau no Museu Etnográfico da Praia de Mira

quadro-interior-flyer-1
Nascida a meados do século passado, Rosa Balhau foi batizada à pressa, para se salvar a sua alma de doença súbita, e ainda recorda o cheiro do pão com omelete no cesto do lanche do irmão. Tirou o curso de Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, sendo farmacêutica de oficina há pelo menos de 35 anos, deixando assim para trás o sonho de um dia ser ginasta de profissão. Com fama de extrovertida, o que é um disfarce, é profunda em tudo o que sente e rasa em tudo o que faz.
Ama a sua família acima de tudo! Mãe zelosa e atenta, considera os seus dois filhos a obra mais perfeita e preciosa que fez e tem na vida. É fiel aos que ama, às suas convicções e aos princípios em que foi criada. Estima a amizade e confia nos meus amigos. Acredita que a força do amor e da amizade podem mudar o mundo.
Gosta de dançar! E não mente!
Sempre escreveu cartas de amor em folhas soltas, por gostar. Hoje escreve sobre o que gosta, como gosta, para quem quiser gostar com ela (e dela).
Escreveu “Aqui Vai o Lenço”, na 2ª edição, o romance “Mulheres Singulares”, “Aqui Fica o Lenço”, continuação do 1º livro.
Escreveu e editou, “A Verdade no AMOR”, na Lulu, que está para ser editado em 2ª edição, pelas Edições Vieira da Silva.
Lançou em 2013 o seu 1º livro de poesia, “ Em Carne Viva”, onde se despe de pudores e põe a nu tudo que lhe vai na alma e na mente, num grito de libertação e de revolta.
Está presente em cerca de 30 Antologias e Colectâneas, de variadas editoras, tanto com poesia como com contos.
É um dos 30 poetas da Antologia de poesia “MANIFESTO ANTI CRISE depois da revolução dos cravos a revelação dos cravos (uma edição da Editora Edições Vieira da Silva), tendo com o seu poema inspirado o nome desta Antologia.
Está presente numa Antologia Argentina da Editorial Rosário, com o poema ”O amor...ontem…e hoje” escrito na língua portuguesa e também em espanhol.
Pode-se referir entre algumas a Antologia de poesia e prosa: “O Mundo da Lua” da Editora Lua de Marfim, as colectâneas de poesia da Editora Paula OZ, Essência dos Sentidos II, e na III, assim como na Colectânea “O Grito do Silêncio” de poesia e “Essência dos sentidos” e “O Fado e o Samba”. Não caberia neste espaço todas as suas participações desta espécie.
Em Abril 2014, lançou o 2º livro de poesia, “Nua sob a Lua”.
Em Abril de 2015 lançou o livro de poesia, Quadro interior, tudo poesia onde se retracta e é ela própria em cada palavra escrita.

De seguida editou, em parceria com a APAV Ninguém Merece, um livro que narra uma história sobre violência doméstica. Simultaneamente dita uma história de amor “ Vozes do Destino”, há muito na gaveta.
Depois disso A verdade no Amor, e muito em breve uma história de contos “ Agora conto Eu”.
Prepara-se para invadir o mundo infantil. A sua primeira história infantil está escrita e pretende, para já, escrever sobre estas figuras que criou uma Trilogia: As Aventuras da Faísquinha. Nestes seus últimos livros tem tido sempre o apoio da editora Edições Vieira da Silva.
A autora tem um blogue de autor, https://inesmaome.wordpress.com/ , onde se pode ver todo o seu percurso.
Tem outros dois blogs, um informativo, de assuntos diversos relacionados com áreas que podem interessar o público em geral: “criadadeservir”http://criadadeservir.blogspot.pt/ e outro blog, o “o saco de nozes”, onde escreve os seus pensamentos, os seus poemas e contos, onde vive solta e livre.http://osacodenozes.blogspot.pt/
Neste ultimo, Inês ama oculta, escreve a dor e o amor, chora, e sorri sempre que lhe apetece, olha o mundo com os seus olhos, sente com a sua alma e grita ou deleita-se, encontrando-se em cada palavra escrita. Sente paz ou não, mas é dona de tudo, porque ali, tudo lhe pertence incluindo o bem e o mal, o bom e o mau.
A sua última, mas não menor paixão, além do Tango, é a PINTURA.
E tudo isto tem UMA razão de ser:
ESCRITA+ PINTURA+ TANGO = UMA BELA MISTURA


Nesta exposição, com o título “Quadro Interior”, em cada tela é a Rosa num momento diferente.
Mira Online | Outubro 6, 2016 às 6:17 pm

Maniche deixa a Académica de Coimbra

Comunicado da Direcção da AAC/OAF e da Gerência da AAC/OAF SDUQ, LdaResultado de imagem para Maniche
"A Direcção da AAC/OAF e a Gerência da AAC/OAF SDUQ, Lda vêm por este meio informar os sócios, adeptos e demais interessados que o treinador-adjunto Nuno Ribeiro, mais conhecido como Maniche, solicitou esta quinta-feira a desvinculação do contrato invocando razões de ordem pessoal.
A Direcção da AAC/OAF e a Gerência da AAC/OAF SDUQ, Lda, confrontadas com o pedido de Maniche, tudo fizeram para impedir a saída do treinador-adjunto mas, perante os motivos apresentados, tal não foi possível. Assim, a partir desta data, Maniche não faz mais parte da equipa técnica da Académica.
Ao Site Oficial da AAC/OAF, Maniche deixou uma mensagem de agradecimento à Direcção, treinadores, jogadores e adeptos da Académica:
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o respeito, a consideração, o carinho que os jogadores sempre tiveram comigo, agradecer o trabalho que fazem em prol da Académica… Depois, deixar um forte abraço ao meu amigo Costinha e a toda a equipa técnica, partilhámos momentos fantásticos, outros menos bons, mas sempre com o objectivo de os ultrapassar. Gostaria, também, de agradecer à Direcção pela oportunidade que me deu de poder trabalhar numa grande, enorme Instituição que é a Académica e, obviamente, deixar uma palavra aos adeptos, que são fenomenais no apoio à equipa. O meu obrigado também a eles e desejo que continuem a incentivar a equipa e a ajudar a Académica. Nunca desistam! Um grande abraço a todos.”.

A Direcção da AAC/OAF e a Gerência da AAC/OAF SDUQ, Lda agradecem o profissionalismo e o empenho demonstrados por Maniche ao longo do tempo em que representou a nossa Instituição e deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais para o seu futuro".

____________________________



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA, QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Hora de Fecho: Em direto/ Guterres aclamado novo secretário-geral da ONU

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Presidente da Comissão Europeia já felicitou a eleição informal de Guterres, com Juncker a dizer-se "extremamente satisfeito" e até envia um "coração". Guterres discursa às 17. A aclamação em direto.
Um autocarro abalroou uma paragem onde estavam várias pessoas à espera, em Matosinhos. Uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas.
Adelino Cunha, autor da biografia "António Guterres - os Segredos do Poder", escreve sobre o homem religioso que conspirou num sótão, criou o guterrismo, não resistiu a traições e vai liderar a ONU.
Jean-Claude Juncker escreveu a António Guterres a felicitar pela eleição na ONU e os cumprimentos, no final, têm um quê de especial: “All the best ♥”, escreveu -- assim mesmo, com um coração.
António Guterres vai tornar-se secretário-geral da ONU esta quinta-feira e o seu maior desafio continuará a ser a crise de refugiados. Para que não se continuem a repetir mais imagens como estas.
Steven Woolfe foi levado para hospital depois de ter levado um soco de um colega durante reunião do UKIP. SkyNews noticiou que estava em risco de vida mas o próprio já comunicou que se sente melhor.
Novo perdão fiscal permite pagar dívidas ao Fisco e à Segurança Social com perdão de juros e custas até 20 de dezembro. Regime prevê também pagamento faseado com duração máxima de 11 anos.
O Governo de António Costa optou por não contrariar o veto do Presidente da República e deixar cair o ponto do diploma que permitia o acesso do fisco a saldos acima dos 50 mil euros
"1143, quem não sabe esta data não é bom português" é das primeiras frases que o professor de História nos ensina. Mas há pormenores peculiares da história nacional que continuam na sombra.
Sexta-feira arranca uma maratona que dá poucas dores nas pernas e muitas alegrias ao estômago. A combinação uma das novas tapas e uma cerveja custa 3€. Veja alguns dos petiscos criados para a ocasião. 
Opinião

No RSS items found.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

___________________________________________________



Aos 67 anos, António Guterres chega ao topo da carreira internacional

Resultado de imagem para Aos 67 anos, António Guterres chega ao topo da carreira internacional
A história daquele que Marcelo Rebelo de Sousa considera “o mais brilhante da sua geração”.
Um português vai chegar ao cargo mais alto e distinto na arena diplomática. A secretaria-geral da Organização das Nações Unidas não é um cargo de poder executivo, mas é reconhecida como a posição de maior influência nas relações internacionais.
Como é que um ex-primeiro- -ministro socialista, de um país de pouco relevo externo, conseguiu vencer a vontade de Ban Ki-moon, Angela Merkel e as preferências regionais e de género dos membros permanentes do Conselho de Segurança? Especialistas garantem que o perfil de António Guterres foi o maior responsável para que a sua campanha de candidatura à ONU fosse consagrada com sucesso, reunindo consenso político em Portugal e na Assembleia-Geral da maior organização internacional do planeta. Este é um breve resumo de uma história que, a partir de hoje, ainda tem muito por escrever.
Nascido na freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, no ano de 1949, é filho de um funcionário da Companhia de Gás e Eletricidade da capital. A infância é passada entre o Tejo e a Beira Baixa, terra da mãe.
O catolicismo acérrimo vem desde aí.
No Liceu Camões foi colega de turma de Luís Miguel Cintra e destacou-se terminando o ensino secundário com média de excelência. As maiores vocações iam para as disciplinas de Física e Matemática. O ingresso universitário no Instituto Superior Técnico parecia inevitável. António seria engenheiro; ou, pelo menos, assim acreditava.
A fé manteve-se e participa em eventos da Juventude Universitária Católica, ficando distante do meio académico mais revolucionário dos anos 60, mas próximo de iniciativas sociais ligadas à Igreja. A consciência política progressista terá despertado aí.
Em 1971 termina o curso de Engenharia Eletrotécnica, novamente com média de excelência, e participa em tertúlias com a sociedade civil cristã. É neste início da década de Abril que conhece Marcelo Rebelo de Sousa – ainda hoje seu amigo – e o padre Vítor Melícias, um dos seus maiores confidentes. É o sacerdote que o casa com Luísa Melo em 1972.
Em 74 entra no Partido Socialista e tem papel preponderante no desenvolvimento do PS/Lisboa, com Manuel Alegre. Já depois da revolução dos cravos, sobe a chefe de gabinete de Salgado Zenha, na altura ministro das Finanças. Integra a dissidência de Zenha, Jorge Sampaio e Vítor Constâncio quando Mário Soares recusa apoiar a recandidatura do general Eanes em 1980. No entanto, ao longo dos anos 80 resolve-se com Soares e vai subindo na estrutura partidária. Em 88 é líder do grupo parlamentar socialista. O seu conservadorismo costumeiro vencera o tabu interno.
Surge em 1992 como líder do PS para destronar a hegemonia de Cavaco Silva ao leme de Portugal. Três anos depois, consegue-o e governa com inovação na educação, abertura política e papel fundamental na resolução da crise de Timor-Leste.
Com um desaire autárquico em 2001, demite-se e o PSD volta a governar. Quatro anos depois é convidado para o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, onde esteve uma década, dirigindo mais de 7 mil pessoas em 126 países distintos.

Fonte:SOL
Imagem: sapo.pt


Convidamos as pessoas com grupos sanguíneos A- e 0- e 0+ a aderir à Colheita de Sangue que vai decorrer amanha, dia 15 de Outubro (4ª.-feira) entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago.
Deve -se tomar o pequeno-almoço e fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição, caso seja dador, basta o Cartão Nacional de Dador de Sangue

Mais informações nos site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
964 470 432