domingo, 24 de setembro de 2017

PSD de Mira apresentou candidaturas

Com um grande número de candidatos e apoiantes, o PSD mirense apresentou publicamente os seus candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia, órgão máximo da estrutura política de cada município.
Flor Santos apresentou, João Cupido (mandatário de campanha), João Pedro Caetano(mandatário da campanha dos jovens), Mário Maduro e, finalmente, Raul Almeida, fizeram os discursos baseados - à maneira de como que cada um se exprime - no passado recente em contraponto com o futuro que esperam, seja de continuidade.
Também estiveram no palanque os demais candidatos à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal, para além dos candidatos às quatro Juntas de Freguesia: Artur Fresco, Tiago Cruz, Gabriel Pinho e João Gil.
João Cupido abriu a fase dos discursos, deixando em suas curtas e concisas palavras a ideia de que "este executivo soube ultrapassar os desafios" com os quais esteve frente a frente durante os últimos quatro anos.
Já João Pedro Caetano, que deu voz à juventude, afirmou que a função para a qual foi designado por Raul Almeida "passa por mostrar à juventude de que vale a pena estar na política" e não alhear-se dela. Indo mais além, deixou claro que, no seu entender, "nestes quatro anos foi feita uma aposta clara no desenvolvimento do Concelho de Mira".
Chegado o momento de Mário Maduro discursar, as pessoas perceberam estar diante de um candidato em dia sim. Inflamado e com a lição bem estudada, o experiente médico e político arrancou enormíssimos aplausos das muitas pessoas que acorreram ao centro da vila de Mira para ver a apresentação dos candidatos.
Começou por definir que "somos todos de Mira... as pessoas que compõem a minha lista são de todo o Concelho, composta por pessoas que querem o melhor para Mira!". Deixou claro à assistência não ter pretendido que as listas "fossem somente números de pessoas, mas uma lista onde todos trabalhem, de uma ou de outra forma, pelo progresso desta terra". Tem como finalidade "reeleger um executivo que tem trabalho feito e provas dadas... as pessoas sabem que Raul Almeida é um ser humano simples, capaz de continuar a levar Mira por adiante... as pessoas sabem que Raul Almeida trabalha com profissionalismo!". 
Por fim, o candidato à Assembleia Municipal fez uma promessa eleitoral: "posso prometer que tomaremos a atitude de alterar o regimento para que a Assembleia Municipal possa realizar reuniões em cada uma das quatro Freguesias do Concelho".
Chegou o momento alto da tarde: o discurso daquele que se recandidata ao cargo de Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida.
Efetivamente, era um homem feliz, com tanto apoio à frente do palanque. Talvez por isso, num discurso relativamente curto, procurou englobar quarenta e oito meses de governação. Afirmando ter "um enorme orgulho depois de quatro anos, ter toda esta moldura humana aqui a apoiar-nos", fez questão de "deixar uma palavra especial a toda a equipa que tem-me acompanhado durante este período".
E por falar em orgulho, enumerou alguns pontos que considera importantes no seu mandato: "tenho muito orgulho porque não oiço falarem de dívidas da Câmara Municipal ou da Incubadora. Tenho muito orgulho em falar das obras de requalificação que fizemos, do Montalvo, da Marginal da Praia..." . Quis dar conta de que "há muito trabalho por detrás disso tudo, que não se vê" e, por isso, garante "estar preparado para fazer ainda mais nos próximos anos".
Turismo, desenvolvimento económico e saneamento continuarão a merecer, segundo o autarca, a importância que eles merecem". Falou da obra do desassoreamento da Barrinha, da obra que será realizada na área envolvente do Touring ou no Poço da Cruz, com aumento de capacidade de estacionamento. Falou do "projeto já preparado do Polo 1 da Zona Industrial" e da "captação de novos investimentos para a Zona Industrial do Montalvo, "que tem muito por onde expandir". Falou dos "projetos para o saneamento, sendo que já foram resolvidos alguns problemas nesta área" e afirmou que "só com uma boa gestão podermos avançar neste capítulo".
Ao finalizar, Raul Almeida deixou a sua mensagem sobre o passado e o futuro que deseja para Mira: "sim, podemos pedir votos aos mirenses... o caminho percorrido preparou-nos para os próximos tempos!"
Encerrada a apresentação, o otimismo era marca dominante nas hostes laranjas. Mas, não era um otimismo exagerado. Todos ali sabiam bem que ainda falta uma semana para as eleições e todos sabiam, cada um à sua maneira, que nada está ganho até que o último voto seja contado...
Francisco Ferra

Dia 27 entre as 15 horas e as 19,30 horas a ADASCA promove mais uma sessão de colheitas de sangue no seu Posto Fixo em Aveiro

PDT
Compareçam… não deixem de convidar os

 vossos familiares e amigos, nunca somos de 

mais!


O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas. Muito obrigado. IPST,IP

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Setembro vão realizar-se no dia 27 entre as 15 e as 19:30 horas, ainda nos dia 30 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-seacompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Atenção
Quartas-feiras das 15:00 Horas às 19:30 Horas = Sábados das 9:30 Horas às 13:00 Horas

Dia semana | data | brigadas

SETEMBRO

4ª Feira  27-09-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  23-09-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  30-09-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

OUTUBRO
4ª Feira  04-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  11-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  18-10-2017 POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  25-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  07-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  21-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  28-10-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

NOVEMBRO
4ª Feira  08-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  15-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  22-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  29-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  04-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  18-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  25-11-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA


DEZEMBRO
4ª Feira  06-12-2017 POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  13-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira  20-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  02-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  09-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  23-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado  30-12-2017  POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

Querem mais datas? Mais oportunidades? Vão criar dadores em estufas?

Eu, Psicóloga | Aos 5 anos uma criança já pode ter a autoestima elevada como um adulto, diz estudo

Crianças de cinco anos leem e escrevem apenas em nível básico, mas seu senso de valor próprio pode ser surpreendentemente sofisticado.

Um estudo novo e provocador sugere que, já aos 5 anos de idade, a criança já pode ter uma autoestima tão elevada quanto a de um adulto.

A pesquisa, publicada na edição de janeiro de 2016 da revista Journal of Experimental Social Psychology, afirma que a maioria das crianças já tem um senso positivo geral a respeito de si mesmas nessa idade – e esse senso se mantém relativamente estável ao longo da vida.

“Um senso rudimentar da autoestima da criança já parece estabelecido aos 5 anos”, disse o pesquisador da Universidade de Washington e autor principal do estudo. “Isso não significa que ele não possa mudar com as experiências da vida e a maturação. Acreditamos que a autoestima seja maleável, mas também acreditamos que ela comece antes do que se imaginava anteriormente.”

A pesquisa contraria outras teorias psicológicas sobre o desenvolvimento da autoestima durante a infância. Os cientistas acreditavam que crianças em idade pré-escolar eram pequenas demais para desenvolver um senso geral positivo ou negativo a respeito de si mesmas, diz Cvencek.

“Nosso novo trabalho”, disse ele, “mostra que as crianças em idade pré-escolar tem uma boa ideia geral de seu valor como pessoa.”

Em estudos anteriores, os psicólogos dependiam de autoavaliações verbais para medir a autoestima da criança, o que pode ter gerado dados pouco confiáveis dada as habilidades verbais limitadas das crianças.

Para seu estudo, Cvencek e seus amigos criaram um novo teste, chamado Teste de Associação Implícita, para medir os sentimentos positivos das crianças em relação a elas mesmas. Os pesquisadores aplicaram o teste em 234 meninos e meninas de 5 anos de idade do Estado de Washington, nos Estados Unidos.

De maneira análoga aos testes de associação implícita para adultos – que pedem que os participantes associem rapidamente palavras como “eu mesmo” com “agradável” ou “desagradável” --, as crianças tinham de fazer associações com objetos.

Havia vários tipos de bandeiras, que elas tinham de dividir entre “minhas” e “não minhas”. Depois, as crianças completaram uma tarefa de apertar botões que indicavam se palavras “boas” (diversão, feliz, bom, legal) e “más” (mau, ruim, chato) estavam mais associadas com “eu” ou “não eu”.

O resultado disso e de dois outros testes de associação implícita indicaram que as crianças se associavam mais com qualidades boas que ruins.

“Antes acreditávamos que as crianças conheciam algumas de suas características boas”, disse num comunicado Anthony Greenwald, psicólogo da Universidade de Washington. “Agora entendemos que, além disso, elas têm uma ideia global e geral de seu valor como pessoa.”


O estudo também apontou uma correlação entre alta autoestima e forte identidade de gênero e preferências por membros do seu próprio gênero, sugerindo que a autoestima está ligada a outras partes formadoras da sua personalidade.

Agora que sabemos que a autoestima se forma cedo, como pais e professores podem estimular o senso de valor próprio das crianças?

Conexões afetivas que a criança desenvolve com os outros provavelmente são o fator mais importante, diz Cvencek. “Crianças que se sentem amadas podem internalizar esse sentimento e amar a si mesmas”, disse ele. Nosso trabalho reforça a importância dos primeiros cinco anos como uma fundação para a vida.”

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica 

Fãs criticam blogger que mandou Kylie Jenner fazer um aborto

Aos 20 anos, a socialite está grávida do primeiro filho.

Fãs criticam blogger que mandou Kylie Jenner fazer um aborto
Perez Hilton, blogger internacional, está a ser duramente criticado nas redes sociais após ter aconselhado Kylie Jenner a fazer um aborto.

Num vídeo publicado no Youtube, Perez afirma que se a socialite tiver um filho “é um bebé à espera de outro bebé”. “Se eu fosse a Kris Jenner (mãe de Kylie) eu recomendaria que ela fizesse um aborto”, acrescentou.

Em tom irónico, o blogger afirma que a relação de Kylie com o namorado e pai do bebé, Tyga, não vai durar muito tempo e que a gravidez da socialite foi programada com o objetivo de participar no reality show ‘Teen Mom’ - que conta a história de mãe adolescentes.

Os fãs da jovem empresária não ficaram indiferentes a esta publicação e fizeram de deixar as suas críticas nos comentários do vídeo. “Nenhum homem tem o direito de dizer a uma mulher para fazer um aborto! Isto foi muito cruel.”, escreveu internauta.

Fonte: Noticiasaominuto

Hora de Fecho: Em direto/ Angela Merkel deve ganhar, mas terá maioria?

e1e76ede-b93a-4379-afba-2ce610707086.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Angela Merkel e a CDU preparam-se para vencer as suas quartas eleições — mas dificilmente chegarão a uma maioria absoluta. Participação eleitoral está ligeiramente acima dos números de 2013.
Poucos dias antes das eleições, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanhã adulterou uma imagem para voltar a pôr em foco as violações ocorridas em Colónia, na passagem de ano de 2016
Morreu este domingo o bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, também conhecido por "bispo vermelho" pela sua ligação aos trabalhadores no pós-25 de Abril.
O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, ironizou hoje que só falta o primeiro-ministro culpar o PSD e o seu líder pelo assalto a Tancos, dizendo que o Governo "atingiu o cúmulo do desnorte".
A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou que "as maiorias absolutas são "trágicas" e "uma má ideia", lembrando o que foram as do PS, e garantiu que foi o seu fim que trouxe estabilidade.
Notícias da campanha em todo o país: o PAN organizou uma "Cãominhada" em Évora para ouvir os donos de animais. Passos diz que o seu Governo ajudou a pôr as contas das autarquias em ordem.
Uma semana até às eleições. Assunção Cristas distribuiu a família entre a missa e a campanha e fez uma paragem a dois quarteirões de casa. Distribui propostas mas não teve nenhuma enchente no Restelo.
O eurodeputado social-democrata esteve ao lado de Álvaro Almeida, no Porto, e recusou-se a falar sobre o impacto das autárquicas na liderança do PSD. Mas falou do "cata-vento" Azeredo Lopes.
O Observador falou em exclusivo com o chef francês que tem andado nas bocas do mundo, depois de ter pedido ao Guia Michelin que retire as três estrelas que mantém há 20 anos.
A National Geographic acaba de lançar o livro "Wild Beautiful Places" e guia os mais aventureiros pelos lugares selvagens que não aparecem nos guias turísticos. Ponha a mochila às costas.
Miguel Oliveira (KTM) foi terceiro classificado na corrida de Moto2 do Grande Prémio de Aragão e ascendeu a terceiro no Mundial de motociclismo de velocidade, após a 14.ª prova. 
Opinião

Alberto Gonçalves
De Norte a Sul, larguíssimas centenas de criaturas decidem publicitar na berma da estrada os seus inestimáveis préstimos em prol do bem colectivo. Como potencial usufrutuário dessas benesses, eu passo

luiscunha2
Uma descoordenação inacreditável entre as entidades responsáveis, dezenas de armas desaparecidas, e tudo não foi mais do que uma série de eventos desafortunados num Verão especialmente quente. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Há quem deseje que a Igreja católica se converta numa espécie de organização não-governamental, dedicada a causas sociais e ecológicas. No fundo, uma Igreja sem Deus.

João Marques de Almeida
Continua por clarificar a questão das garantias jurídicas dos cidadãos europeus que trabalham no Reino Unido. Estarão protegidos pelo Tribunal Europeu de Justiça? May nada nos disse sobre isso.

Pedro Morais Vaz
Vamos dar esta mensagem a jovens de 16 anos: “Ainda não tens maturidade suficiente para ingerir uma cerveja, mas não nos opomos a que troques de sexo”. Serei o único a ver algo de patológico nisto?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

México/Sismo: Novo balanço sobe o número de mortos para 318

Resultado de imagem para México/Sismo: Novo balanço sobe o número de mortos para 318O número de mortes do terramoto de 19 de setembro no centro do México aumentou para 318, dos quais 180 foram contabilizados na capital, informou hoje o coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente.
Numa atualização ao balanço preliminar dos mortos na sequência do sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter, Puente detalhou que há 73 falecidos em Morelos, 45 em Puebla, 13 no Estado do México, seis em Guerrero e um em Oaxaca.
O número aumentou principalmente pela subida do número de mortos atribuídos ao sismo, que passou de 167 a 180 nas últimas horas.
As autoridades resgataram 69 pessoas dos escombros e, destas, 37 estão hospitalizadas, 14 delas em estado grave.
Fonte: Lusa
Foto: Reuters

Peter Sagan campeão pela terceira vez consecutiva nos Mundiais de ciclismo

O ciclista eslovaco Peter Sagan sagrou-se hoje campeão do mundo pela terceira vez e tornou-se o primeiro a fazê-lo de forma consecutiva, ao ganhar a corrida de fundo dos Mundiais disputados em Bergen, na Noruega.
A prova de 276,5 quilómetros decidiu-se ao ‘sprint’, com Sagan a impor-se por menos de meia roda ao norueguês Alexander Kristoff, após 6:28.11 horas de corrida, enquanto o australiano Michael Matthews terminou em terceiro.
Rui Costa, campeão do mundo em 2013, foi o melhor português, ao terminar no 19.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, integrando o grupo de cerca de 30 unidades que chegou destacado à meta.
Fonte: MadreMedia/Lusa

CDU exige reposição dos valores de indemnização em despedida sem justa causa

Resultado de imagem para CDU
O secretário-geral do PCP anunciou este domingo que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações em caso de despedimento sem justa causa.
Valores que foram reduzidos pelo anterior Governo PSD/CDS-PP e que, para Jerónimo de Sousa, facilitaram os despedimentos por parte das entidades patronais. A CDU considera ainda que é necessário um apoio à produção nacional, com vista a manter o crescimento económico.
Uma política de Estado em defesa da produção e do aparelho produtivo nacional, diminuindo as importações e promovendo a industrialização do país. "Os últimos indicadores revelam um crescimento económico a tocar nos três por cento, que é importante do ponto de vista da recuperação económica do país que, lembre-se, parte de um patamar do PIB muito baixo. Mas esse crescimento é de certa forma limitado pelos desequilíbrios que a economia revela: com o aumento do consumo, do investimento e das exportações têm aumentado também significativamente as importações", alertou Jerónimo de Sousa, no almoço-comício da CDU em Aveiras de Cima, no concelho da Azambuja.
Para manter a recuperação económica do país, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa reafirma a necessidade de manter a reposição de direitos.
E neste assunto abre um novo capítulo: há que repor os valores das indemnizações em caso de despedimento sem justa causa: "avançaremos já, nos próximos dias, na Assembleia da República com um projeto-lei que visa repor os valores devidos por indemnização em caso despedimento sem justa causa, que o governo anterior reduziu drasticamente", afirma.
Jerónimo de Sousa adianta que "com as alterações introduzidas por essa maioria de desastre [referindo-se ao Governo PSD /CDS-PP], os patrões viram facilitado, em muito, o despedimento dos trabalhadores, reduzindo as indemnizações a pagar em milhares de euros".
Num dia de campanha dedicado a territórios socialistas, onde a CDU quer meter o pé já a partir do dia 1 de outubro, Jerónimo de Sousa reiterou a vontade de colocar o ordenado mínimo nos 600 euros já em janeiro de 2018, lembrando que esta é também a data para o início do descongelamento das carreiras.
Fonte: TSF
Foto: Rui Minderico/EPA

Eu, Psicóloga | 18 maneiras de se tornar mais confiante



Há pessoas que, a despeito do momento em que vivem, mostram-se genuinamente confiantes. É como se a confiança fosse algo com que nós nascêssemos e não precisássemos cultivar dia após dia. O negócio é que essas pessoas são exceção — a maioria de nós é menos confiante do que deveria e até poderia ser. O que fazer então? 


Artigo publicado na revista Inc. apresenta algumas dicas fornecidas pelo empreendedor Mareo McCracken, o chefe da área de vendas da Movemedical, um software que visa agilizar todos os procedimentos exigidos antes de uma cirurgia. A grande questão sobre a qual McCracken discorre é que as pessoas, para serem mais confiantes, precisam parar de tentar ser melhor do que são e focarem em como podem tomar melhores decisões. Além disso, é preciso buscar mentores e compartilhar suas habilidades e seu talento com os outros. Ter confiança exige ter coragem e ser corajoso não quer dizer não sentir medo. Quer dizer, sobretudo, ter a coragem de tomar uma decisão a despeito do medo envolvido. McCracken explica como seguir esse caminho e, no final, conseguir confiar mais em você mesmo: 

1.Mostre gratidão 

Agradeça a alguém. Agradeça de qualquer forma — escrevendo uma carta, fazendo uma ligação, enviando um e-mail. Encontre uma razão para ser grato, encontre a pessoa que tornou algo possível para você e agradece-a. Não se esqueça de agradecer a você mesmo, por tudo que já fez. 

2.Seja Gentil 

Não trate os outros da forma que você espera ser tratado. Isso é egoísta. Trate-os como eles merecem ser tratados. E a maioria das pessoas deseja ser tratada com honestidade, transparência e gentileza. Ser gentil é algo difícil, justamente porque exige que nós paremos de pensar em nós mesmos. Mas quando você é gentil, também será tratado de forma melhor pelos outros. Isso lhe dará confiança e o ajudará a continuar sendo gentil — e, o mais importante, a confiar que pode ser você mesmo na frente de outras pessoas. 

3. Defina seus valores 

Não faça isto em sua cabeça. Pegue uma caneta e escreva todos eles. Depois, tente defini-los. Mas não basta escrever que você valoriza a integridade. É preciso definir o que integridade significa para você. Dê exemplos. Ao final, comprometa-se com todas aquelas definições escritas. 

4. Encontre motivações verdadeiras 

Uma vez que você tenha definido quais são seus valores, isso lhe ajudará a perceber quais são suas motivações. Para chegar a esta conclusão, você precisará fazer uma espécie de "memória reversa". Pense no seu passado e tente listar quatro ou cinco de suas memórias favoritas. Escreva o quanto essas experiências impactaram você. Escreva como essas situações aconteceram, o que estava em jogo, como você se sentiu, quais experiências elas despertam até hoje. Isso lhe permitirá criar um mapa mental para buscar certas conexões, diz McCracken. "E então você se perguntará: quais similaridades todas essas experiências têm? Descobrir o que há em comum o levará a descobrir o que você verdadeiramente deseja, ou seja, o que o motiva. É uma conexão humana? É a sua habilidade de resolver um problema? É a chance de criar algo novo?", diz. 

5. Tenha um cuidado especial em ter uma aparência melhor que a usual 

Não é todo mundo que faz questão de trabalhar sua própria aparência. McCracken afirma que este é seu caso. Mas ele acabou percebendo que todos acabam tendo um melhor desempenho se estão com uma aparência melhor. Portanto não caia no desleixo total. 

6. Mentalize um desenho de você mesmo 

Nós somos o que esperamos. Mudar expectativas pessoais pode ajudar a mudar a vida. Desenhe você mesmo e veja a forma como gostaria de ser visto pelos outros. 

7. Sorria mais 

Seres humanos são feitos para sorrirem, seres humanos reagem a sorrisos. É preciso sorrir mais, buscar ser mais alegre. Felicidade gera confiança. Se você não está particularmente se sentindo feliz, por que não tenta assistir a uma comédia no Netflix? 

8. Visualize e sinta o sucesso 

Se você não consegue se enxergar tendo sucesso, ninguém mais conseguirá. Defina o que você quer ser. Imagine isto. Tente sentir o que você sentiria se por acaso conquistasse aquilo que deseja. Guarde essas imagens, guarde esses sentimentos. 

9. Elimine pensamentos negativos 

Seus pensamentos podem se tornar realidade, portanto é importante que você aprenda a ter consciência sobre o peso daquilo que pensa e fala. "Quando eu estou realizando um trabalho no qual não sou particularmente bom, ou quando estou me exercitando, minha voz interna começa a dizer: Isso é demais para você, faça outra coisa. Meu desejo na hora é largar tudo e ler um livro, por exemplo", diz McCracken. Mas não é assim que você vai se tornar mais confiante ou conquistar o que deseja. O truque, segundo McCracken, é "apagar" essa voz na hora que ela surge. Imagine que essa voz é a de uma pessoa. Dê forma a ela, para depois conseguir apagá-la. Apague todos esses pensamentos negativos. 

10. Prepare-se com foco 

Se você está preparado, é capaz de diminuir o medo que sente. Sentir um pouco de medo é necessário, mas sentir medo demais é um impeditivo. Quando você está preparado de fato, sente-se mais confiante. Estude, pratique, dedique-se. A preparação lhe trará a confiança de que precisa. 

11. Fale devagar 

Pessoas que falam muito rápido não se preocupam com os ouvintes ou têm problemas de ansiedade. Falar devagar permite que os outros perceberam que você sabe que precisa ser atencioso com eles e mostra, sobretudo, que você não está ansioso para o que deve falar em seguida. 

12. Ajude os outros 

Quando você passa a pensar nos outros e no que eles precisam, é quase impossível sentir-se triste sobre a sua situação. Ajudar os outros pode eliminar "milhões de pequenos problemas pessoais", diz McCracken. "Foque em fazer aos outros aquilo que te faz sentir útil e esqueça aquilo que está errado (ou que você acha que está) em sua vida. Você descobrirá outras coisas que valem a pena e sua confiança irá aumentar muito." 

13. Foque em soluções - elas são mais importantes do que problemas 

Pensar em problemas aumenta sua ansiedade. Mas saiba que entender um problema não é o mesmo que focar em resolvê-lo. Uma vez que você já têm os fatos a sua frente, mude sua mentalidade para que ela se volte à construção de uma solução. 

14. Corrija sua postura 

McCracken conta que não tem uma boa postura, mas que se esforça para corrigi-la sempre que percebe isto. Sente-se direito, mostre-se presente, não fique curvado. Os outros perceberão. Você será notado. 

15. Aprenda mais 

Você não pode ser o melhor em algo se não sabe o suficiente. E se você não sabe o suficiente, é impossível se sentir confiante. Aprenda de quem entende realmente daquilo. Busque quem possa te ajudar. E não continue sempre aprendendo. 

16. Estabeleça objetivos 

Pense primeiro em um objetivo pequeno. Lute por ele. Uma vez conquistado, lhe dará confiança para seguir em frente — já que sucesso gera sucesso. Estabeleça outro objetivo pequeno. Elimine-o. Agora, estabeleça um objetivo ainda maior. Lute muito por ele. Conquistado, estabeleça outros objetivos. 

17. Exercite-se mais do que uma vez por semana 

O aperfeiçoamento é uma das chaves para conquistar mais confiança. Movimentos levam a ações. Exercícios aumentam o fluxo sanguíneo. Ou seja, quanto mais você se move, mais chances de alcançar o sucesso. Quanto mais sucesso, mais confiança. 

18. Limpe sua mesa 

McCracken é enfático: olhar para um ambiente "limpo" e organizado lhe ajudará a ter mais clareza de pensamento. Tente arrumar o espaço em que trabalha ao menos uma vez por semana. Pratique o desapego. Mantenha aquilo importante e aquilo que pode ajudar os outros. Se algum objeto não cria valor nem para você nem para os outros, jogue fora. Quanto menos distrações você tiver, mais focado estará em tomar as atitudes corretas, e ter, assim, experiências positivas. E essas experiências levam a uma maior confiança. 

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica