terça-feira, 23 de agosto de 2022

Cantanhede | III Concerto “Janelas Abertas” na Casa de António Fragoso

A Câmara de Cantanhede e a Associação António Fragoso convidam a todos a assistirem ao III Concerto Janelas Abertas, que terá lugar na Casa de António Fragoso, localizada no Largo António Lima Fragoso, n.º 12, na Pocariça, no próximo dia 3 de setembro, a partir das 20 horas.
Organizado no âmbito de uma parceria entre a Associação António Fragoso e o Município de Cantanhede, o evento consiste na reconstituição dos serões musicais de António Fragoso, neste caso com a participação de 16 artistas que vão interpretar as obras mais emblemáticas do compositor nascido na Pocariça em 17 de junho de 1897 e também de outros compositores.

Coimbra | Identificada região cerebral com potencial de alteração precoce na doença de Alzheimer

 

Uma equipa multidisciplinar de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), coordenada por Miguel Castelo-Branco (UC) e por Isabel Santana (CHUC), descobriu um hotspot triplo de patologia cerebral na doença de Alzheimer. A descoberta pode ter implicações muito relevantes em termos de terapias futuras, dado que identifica, com clareza, um alvo cerebral de alteração precoce, implicado na perda de memória, que pode ser estudado diretamente e de forma focada em novos ensaios terapêuticos.

Miguel Castelo-Branco, investigador da Faculdade de Medicina e do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra, revela que a descoberta abre caminho «para o desenvolvimento e teste de terapêuticas direcionadas à redução da neuroinflamação na doença de Alzheimer».

A região cerebral identificada chama-se cíngulo posterior e demonstra, em fases muito iniciais da doença de Alzheimer, alterações tripartidas únicas: inflamação neuronal, acumulação de amiloide e atividade neuronal aparentemente compensatória. «A região identificada é crítica, pois serve de pivô em processos de memória de curto e longo prazo que sabemos estarem crucialmente afetados na doença de Alzheimer», reitera o investigador da Universidade de Coimbra.

Esta descoberta no cérebro humano foi demonstrada in vivo, através de um conjunto de técnicas avançadas de imagem funcional e cerebral: o PET duplo (que mede, no mesmo doente, neuroinflamação e deposição de amiloide) e a ressonância magnética funcional para medir a atividade cerebral em tarefas de memória. Este estudo contou com a participação de pessoas em fases muito iniciais da doença de Alzheimer e pessoas saudáveis com as mesmas características sociodemográficas.

A investigação contou ainda com o envolvimento de Nádia Canário e Lília Jorge, primeiras autoras do estudo, e de Ricardo Martins, investigadores do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da UC.

Os resultados da investigação estão disponíveis no artigo científico “Dual PET-fMRI reveals a link between neuroinflammation, amyloid binding and compensatory task-related brain activity in Alzheimer’s disease”, agora publicado na revista Communications Biology: www.natur

Universidade de Coimbra

CONSULTA PÚBLICA DO PROJETO DE DECISÃO DE FIXAÇÃO DA ZONA ESPECIAL DE PROTEÇÃO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, EM PÊRA, DECORRE ATÉ 29 DE AGOSTO

 Decorre, até ao próximo dia 29 de agosto, o período de consulta pública do projeto de decisão relativo à fixação da zona especial de proteção (ZEP) da Igreja de São Francisco, em Pêra, classificada como Monumento de Interesse Público (MIP) em 2012.
 
O projeto de decisão foi alvo de publicação em Diário da República, através do anúncio n.º 143/2022 (https://files.dre.pt/2s/2022/07/137000000/0008800088.pdf), sendo que, durante o período em apreço, os interessados poderão pronunciar-se e consultar todos os elementos relevantes do processo nos portais do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/9281/consulta-publica-do-projeto-de-decisao-de-fixacao-da-zona-especial-de-protecao-da-igreja-de-sao-francisco-em-pera-decorre-ate-29-de-agosto.aspx), da DGPC (em http://patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/classificacao-de-bens-imoveis-e-fixacao-de-zep/consultas-publicas/ano-em-curso/) e da Direção Regional de Cultura do Algarve (em www.cultalg.pt).
 
SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Desconhece-se a data de construção, sendo que a mesma terá ocorrido na viragem do século XVII para o século XVIII. Totalmente destruída na sequência do sismo de 1755 a então ermida da Ordem Terceira de São Francisco seria reedificada nos anos imediatos, ou melhor “restituída à sua antiga perfeição”, nas palavras do padre João Pereira de Lima. Ao templo esteve associado um hospício fundado depois de 1758 dado que não foi mencionado por aquele pároco nas “Memórias Paroquiais”. Com a extinção das ordens religiosas ficou o hospício incluído na relação dos bens nacionais a arrematar sendo, em 1840, avaliado por 100$000 réis, valor, que viria a ser despendido por Gregório José de Mendonça, em 1842, que assim ficou na posse da “igreja, sacristia, duas casas altas de hospedaria e cozinha do extinto hospício de S. Francisco de Pêra”. Quanto aos objetos preciosos, cálice, coroa, patena e dois diademas foram avaliados em 32$237 réis e deram entrada na Casa da Moeda. Por sua vez a administração dos foros das várias propriedades do antigo convento foram cedidos à Junta de Paróquia de Pêra.
 
A igreja seria posteriormente integrada na Fábrica da Igreja de Pêra, em data que desconhecemos e onde se mantém.
 
Apresenta fachada despojada de elementos arquitetónicos relevantes, exibindo portal de verga reta, sobreposto por janela retangular, coroada por frontão triangular. Na lateral direita, destaque para a torre sineira de planta quadrada, do século XVIII. Exibe corpo de nave única e capela-mor, ambas cobertas por abóbadas de canhão. O retábulo, de talha dourada barroca, foi executado no segundo quartel do século XVIII, durante a denominada fase joanina. De planta em perspetiva côncava, compõe-se, segundo Francisco Lameira, de sotobanco, banco, corpo único, três tramos com quatro colunas salomónicas, ao centro incorporado no banco um sacrário abaulado de planta convexa, em cima uma grande tribuna com um baldaquino rococó, nos intercolúneos peanhas com imagens de vulto assentes em mísulas, o ático inscreve-se entre dois arcos plenos e apresenta segmentos de frontão curvo, figuras de anjos e uma cartela central.
 
Ainda na capela-mor, destacam-se quadros alusivos à vida de São Francisco, provavelmente provenientes de um retábulo antigo.
 
Em termos de imaginária relevo para, entre outros, um santo, do século XVII, bem como para São Francisco e Nossa Senhora do Amparo, ambos do século XVIII.
 
A igreja de São Francisco, alvo de uma intervenção em 2006, constitui um marco de afirmação de Pêra, na Idade Moderna.


Covilhã | MINISTRO DO AMBIENTE REÚNE COM AUTARQUIA E ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS DA SERRA DA ESTRELA



A Câmara Municipal da Covilhã recebeu ontem, a reunião de trabalho entre o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro o Secretário de Estado das Florestas, João Paulo Catarino e os representantes da Associação Guardiões da Serra da Estrela e da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, numa altura em que, se faz o levantamento dos danos provocados pelo grande incêndio.
O encontro de trabalho organizado pela autarquia da Covilhã, permitiu traçar objetivos sobre a estratégia a seguir para recuperar a Serra da Estrela.

Durante a manhã, foi a vez de os autarcas da região reunirem com 6 ministros, em Manteigas, uma reunião alargada e que permitiu definir medidas de apoio que serão posteriormente anunciadas, ao abrigo do estado de calamidade que será decretado pelo Conselho de Ministros.

Golfinhos sem fronteiras

Vivem no mar, mas são mamíferos. Respiram ar atmosférico e amamentam as suas crias, mas estão completamente adaptados ao mar e dele dependem. São quase como os terrestres mas são marinhos, com substantivas diferenças dos seus parentes de terra firme. Uma dessas diferenças consiste no limite que o meio lhes impõe: nenhum! Ou seja, tanto baleias como golfinhos, não conhecem barreiras físicas e vivem num meio tridimensional.

Neste mundo subaquático, os golfinhos adaptaram o seu estilo de vida em função do habitat, tendo algumas espécies características tão próprias que as suas populações se podem tornar residentes. É o caso dos golfinhos-roazes. Estes golfinhos procuram as suas presas, interagem, acasalam e descansam em locais que habitam durante todo ou parte do ano. Assim, ainda que não existam barreiras a delimitar o espaço de ocupação, os golfinhos residentes não se afastam para longe da sua área de residência (uma morada possível: Estuário do Sado e zonas marinhas adjacentes, 2900 Setúbal). No entanto, existem populações, desta e de outras espécies, que não conhecem fronteiras.

São “golfinhos sem fronteiras”. Deslocam-se ao longo da costa ou fazem pequenas migrações diárias e sazonais entre zonas costeiras e águas pelágicas. São espécies cosmopolitas, altamente móveis, vivendo entre ambientes contínuos sem qualquer isolamento físico. Com estas características temos, por exemplo, os golfinhos-comuns, sobre os quais estuda a investigadora Ana Rita Amaral (Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa), bióloga de formação, geneticista de convicção. Sendo esta a mais comum de todas as espécies de cetáceos em Portugal, de onde lhe advém o nome, é uma espécie amplamente distribuída por todos os oceanos. E ao ser estudada evidencia níveis moderados de diferenciação genética em grandes escalas geográficas, o que pode ser devido à grande distância que as separa.

Em contraste, níveis baixos de diferenciação genética são encontrados dentro do mesmo oceano, o que poderá ser explicado por variáveis oceanográficas. Assim, frentes de temperatura e de salinidade poderão ser barreiras entre cetáceos e limitar o contacto entre indíviduos, criando populações geneticamente distintas. Descobriu-se então que os golfinhos sem fronteiras encontram afinal algumas fronteiras oceanográficas? A ciência neste campo ainda tem muito mar para navegar.

No mar não existem barreiras geográficas, tal como as concebemos em terra. Os limites são mais ténues, menos visíveis. E os golfinhos, efetivamente, não pertencem a uma região nem a um país. Então, como criar e gerir áreas marinhas para a sua conservação e como regulamentar as actividades humanas? Esta tarefa cabe aos cientistas e aos políticos. Aos primeiros conhecer e divulgar, aos segundos decidir e implementar. A todos, cabe a responsabilidade de preservar o meio marinho, o nosso e o dos outros, do qual nós, mamíferos terrestres, também dependemos.

Cristina Brito

(Historiadora marítima)

Fórum Socialismo regressa a Coimbra a 26, 27 e 28 de agosto

O Fórum Socialismo regressará no final de agosto (26, 27 e 28), como grande iniciativa do Bloco de Esquerda após as férias de verão. Conta com dezenas de painéis e centenas de participantes num fim-de-semana de encontro e debate de ideias. Este ano será em Coimbra, na escola Secundária Avelar Brotero. A entrada é livre e gratuita.

A iniciativa arranca na sexta-feira, dia 26 de agosto, pelas 21h30, com a sessão internacionalista "A Europa dos Povos", que conta com as intervenções do dirigente bloquista José Manuel Pureza, da eurodeputada Marisa Matias, do deputado do Sinn Féin Paul Maskey e da eurodeputada do Podemos Idóia Villanueva.
Até domingo, dia 28, são inúmeros os temas em debate, desde a resposta à crise climática, à Guerra da Ucrânia e às novas desordens mundiais, passando pelas lutas do movimento LGBTI+. É ainda possível a participação em sessões sobre criptomoedas, tributação de multinacionais e trabalho em plataformas digitais. O direito à Cultura, à Educação e à Saúde, as consequências da delapidação dos serviços públicos também estarão em discussão. Mas o programa ainda inclui várias outras temáticas, como a indústria dos videojogos, a legalização da canábis para uso pessoal e o futebol popular, entre muitas, muitas outras.

A iniciativa termina com a sessão de encerramento, às 16h00, que conta com a participação de Catarina Martins, Angela Mendes e Miguel Cardina.

Em anexo enviamos o programa completo e imagens de divulgação da iniciativa.

Pel'O Bloco de Esquerda
Carolina Gomes

Proença-a-Nova recebeu mais de 1000 basquetebolistas entre julho e agosto

 

Proença-a-Nova recebeu este verão, nos meses de julho e agosto, exatamente 1078 jovens basquetebolistas, tanto portugueses, como estrangeiros, destacando e enaltecendo as capacidades do concelho para receber e atrair provas e Campos de Férias da modalidade.

Feitas as contas, somam-se os participantes da segunda edição do Torneio Internacional de Proença-a-Nova, que trouxe 800 jovens ao concelho em simultâneo, o grupo espanhol ‘EX5 Factory Basket’ (90 atletas), o Campo de Férias de Basquetebol ‘All Star Fun Camp’ (110 atletas), Campo de Basquetebol – ABA (Associação de Basquetebol Albicastrense, 29 atletas) e, por fim, o Campus Internacional de Basquetebol (49 atletas).

Este último, a decorrer no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova de 21 até 27 de agosto, congregou 49 atletas, mas segundo Marco Galego, coordenador do campo e treinador da ABA, seria possível ter mais jovens, sendo uma opção da organização na melhoria da tipologia de trabalho: “o nosso campo costuma ter 90 participantes, mas como este ano alugámos uma máquina de lançamento, e para que todos os miúdos tivessem um tempo aceitável na máquina e um trabalho mais específico, temos menos atletas, mas mais qualidade no trabalho executado”.

Marco Galego aponta ainda que o principal objetivo do campo é “proporcionar experiências diferentes aos atletas, que eles possam conviver com atletas e treinadores de diferentes realidades. Queremos que eles voltem aos clubes melhores do que quando aqui chegaram”.

Para que essa evolução possa acontecer, Marco Galego enaltece a qualidade das instalações em Proença-a-Nova, bem como as características da própria vila, que a tornam única para a realização destes Campos: “têm aqui quase algo único para nós, porque temos tudo o que precisamos bastante concentrado e muito próximo, desde o pavilhão, piscina, refeitório e alojamento. Além disso, é uma vila muito tranquila, os pais deixam os filhos aqui e vão para casa descansadas, não tem comparação”.



Marinha Grande | Condicionalismos ao trânsito na Estrada da Maceira M540 em Picassinos

 
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, no dia 24 de agosto, tem início a empreitada de “Execução da Rede de Abastecimento de Água de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira de Picassinos – Fase 1”, desde a interseção da Estrada da Maceira M540 com a Rua António Maria da Silva (perto da Igreja de Picassinos), até ao limite do concelho da Marinha Grande.

Esta intervenção inclui a substituição de infraestruturas da rede de abastecimento de água que obrigarão a condicionalismos ao trânsito com ocupação de uma das vias de circulação, ficando a circulação alternada, através de apoio de semáforos temporários de obra e sinalização temporária, com duração prevista de 60 dias.

O Município da Marinha Grande está empenhado em encontrar soluções que permitam minimizar todos os constrangimentos durante a fase de obra.

Cantanhede | Completou 90 anos no passado sábado. Escritor e folclorista Carlos de Jesus Garcia homenageado pelo Município

 

O escritor, artista, artífice e folclorista Carlos de Jesus Garcia foi homenageado pelo Município de Cantanhede no dia em que assinalou o 90.º aniversário. A sessão decorreu na Biblioteca Municipal e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre familiares e amigos do aniversariante, que fizeram questão de se associar à singela, mas tocante homenagem prestada a esta figura singular da comunidade cantanhedense.

Na sessão estiveram o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, que dirigiram palavras de reconhecimento ao homenageado. Marcaram ainda presença o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, os vereadores Sérgio Negrão e José Santos, bem como o presidente do Rancho Regional “Os Esticadinhos”.

Pedro Cardoso louvou o percurso cívico de Carlos Garcia e a contribuição humanista que este ofereceu ao longo da sua vida à comunidade, através das atividades artísticas e literárias em que se envolveu e das colaborações culturais que prestou a diversas instituições locais.

Carlos Garcia é um exemplo de cidadania ativa e participativa, de capacidade de trabalho e empenho em favor das causas em que acredita”, referiu, enaltecendo “todo o esforço que esta figura cantanhedense ímpar tem desenvolvido durante a sua vida, em diversos domínios públicos, sempre em prol da sua comunidade e da preservação da história e das tradições do concelho”.

No decurso da sessão foi exibido um pequeno filme biográfico de Carlos Garcia e alguns dos seus amigos fizeram questão de lhe prestar testemunho, nos quais não faltaram rasgados elogios ao homenageado. Na parte final da sessão, os presentes cantaram os parabéns ao aniversariante, que soprou as velas do bolo de aniversário.

Visivelmente emocionado, Carlos Garcia agradeceu “a sentida homenagem e a presença de tantos amigos que marcaram presença neste dia tão significativo.”

Após a sessão na Biblioteca Municipal, decorreu o almoço de aniversário organizado pela família, na qual marcou presença a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio.

Sobre Carlos Garcia

Carlos de Jesus Garcia nasceu em Cantanhede a 20 de agosto de 1932. Industrial de mobiliário até à reforma, em 2000, o seu percurso cívico e artístico foi vasto e variado. Integrou o grupo “Cursilhos de Cristandade” durante cerca de 40 anos, foi catequista durante duas décadas (de 1970 a 1990), participando na Celebração da Palavra e dando a comunhão aos doentes.

Foi um dos responsáveis pelo programa radiofónico “Rádio Conhecer para Viver”, de cariz religioso, emitido na Rádio de Cantanhede (1985) e realizou o filme/documentário “Nossa Senhora de Vagos”, em 1982, que retrata a lenda, as histórias e milagres desta Santa, a qual detém muitos fiéis devotos no concelho de Cantanhede.

Carlos Garcia pertence ao Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e integra o seu Grupo Cénico. É de sua iniciativa a criação de um espaço para apresentar e preservar artefactos, usados outrora, na região de Cantanhede, a versão embrionária do que é hoje o Museu Rural e Etnográfico “Os Esticadinhos” de Cantanhede, do qual tem sido o seu maior coletor (e construtor de maquetas) de peças, responsável pela sua organização e manutenção, divulgador deste trabalho através de visitas guiadas a esta unidade museológica.

É autor de quatro publicações: Manta de Retalhos (2005); Cantanhede: memórias para o futuro (2006); Rancho Regional Os Esticadinhos de Cantanhede: Portugal: septuagésimo quinto aniversário: um pouco da sua história: 1935-2010 (2010) e Caminhos da vida em histórias da vida real: relato de factos e acontecimentos e poesias (2012).

É ainda da sua responsabilidade a transcrição, em 2012, de um Diário da guerra de França: 1914-1918, documento manuscrito legado ao Museu Rural e Etnográfico “Os Esticadinhos” de Cantanhede por um soldado do concelho.

13ª Bienal Ibérica de Património Cultural de 10 a 13 de Novembro

 


Virgul vai atuar na Praia da Vagueira

Domingo, 28 de agosto, às 19h00, o Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira, vai receber uma atuação do cantor Virgul, que apresentará o projeto "All We Need Is Love - Tour by Virgul".
Num cenário de trio elétrico, o autor de músicas como "I need this girl", "Dividir amor" e "O tempo passa", entre muitas outras, promete um fim de tarde bem animado, com sonoridades modernas e envolventes.
Desde 2017, Virgul fez já dezenas de concertos por ano, com alguns intervalos devido à grave situação pandémica em 2020 e 2021, tendo aprimorado um dos mais enérgicos espetáculos que os palcos portugueses já testemunharam, misto de energia e sensualidade em que músicos de qualidade superior, vocalistas e bailarinas se combinam numa explosão de ritmo que se desprende de enormes sucessos como “I Need This Girl” (que alcançou galardão de Platina), “Só Eu Sei” (Platina) ou “Rainha” (Platina).
A classe que Virgul demonstra em palco é o resultado de uma longa carreira, pois claro: com os Da Weasel gravou clássicos como “Dou-lhe com a Alma” (1995), “3º capítulo” (1997), “Iniciação a Uma Vida Banal – O Manual” (1999), “Podes fugir Mas Não te Podes Esconder” (2001) ou os mega-sucessos “Re-Definições” (2004) e “Amor, Escárnio e Maldizer” (2007) que o levaram com o resto da banda ao topo das tabelas e aos importantes palcos dos Coliseus ou do então Pavilhão Atlântico. Essa brilhante carreira foi aliás celebrada com um concerto único e memorável no Nos Alive 2022, regresso que Virgul confessa tê-lo emocionado: “voltar a cantar em cima de guitarras e baixos distorcidos é fantástico!”
Depois dos Da Weasel, Virgul liderou ainda os Nu Soul Family com quem gravou “Never Too Late to Dance” (2010) e “Unconditional Love” (2012), mais dois arrebatadores sucessos que lhe valeram aplausos, prémios – conquistou com a banda o Best Portuguese Act. de 2010 nos MTV Europe Music Awards, por exemplo – e vários êxitos radiofónicos.
Foi com essa vasta experiência que Virgul se lançou depois numa imparável carreira a solo que tem tido, desde 2019, um novo capítulo com uma série de canções que refletem a sua natural boa disposição, com uma música de mensagem positiva, “boa para fazer bebés”, ironiza, com a maturidade própria de quem já leva duas décadas e meia de música nos ombros: “acho que canto o amor de uma perspetiva mais adulta”, explica Virgul. O que faz pleno sentido, já que o mais universal dos sentimentos não escolhe idades.
O segundo álbum, editado no final de 2020, ao qual chamou “Jubilo”, teve produção do coletivo Red Mojo e resultou de uma colaboração intensa com Ben e Alex, as duas mentes criativas dos D’Alva com quem Virgul escreveu todo o novo material, o artista nascido em Almada refere que nesta nova fase sente estar a regressar a um som mais clássico, bem funky como é seu apanágio, com Michael Jackson como assumida referência, com arranjos de sopros a atirarem a sonoridade para outro nível. Os singles “Difícil Demais” (abril de 2019)“Cada Um No seu Lugar” (Dezembro 2019) e o single certificado Platina, “Dividir Amor” (Setembro de 2020) foram ótimos aperitivos de um novo trabalho que sucede assim ao muito aplaudido antecessor “Saber Aceitar”, que data de 2017. “High feat Sam The Kid”, teve também lançamento em vídeo em julho de 2021 e já em fevereiro deste ano um último vídeo desta fase para a canção, “O Tempo Passa”.
Ainda em plena fase de confinamento, Virgul brindou-nos também com uma nova versão de “All We Need Is Love” para o qual criou um vídeo todo feito em casa e que conta já com mais de 1 milhão e meio de visualizações no YouTube. Uma canção que acabou por ser um hino à esperança em tempos difíceis que todos enfrentamos.
O álbum foi todo gravado nos estúdios da RedMojo com exceção de “All We Need Is Love (Acústico)” gravado nos Eight Ball Studios e contou com ilustres participações de Sam The KidDino D’Santiago e Jon Luz.
Sem dúvida um álbum de grandes canções, uma autêntica celebração da música com excelentes letras e muito, muito Groove.
Os espetáculos de Virgul são isso mesmo, uma grande celebração!

Um património da Praia da Tocha para ser descoberto

 
Com o intuito de dar a conhecer o património cultural e natural da região, o Município de Cantanhede promove, durante o mês de agosto e setembro, um conjunto de visitas, organizadas pelo serviço de Turismo em articulação com outros serviços e parceiros.
No próximo dia 26 de agosto, faça a visita guiada ao CIAX - Centro de Interpretação de Arte-Xávega, na Praia da Tocha, seguida de Peddy Paper “À Descoberta do Património da Praia da Tocha”.
O Centro de Interpretação de Arte-Xávega é um espaço de cariz cultural, educativo e turístico que pretende promover a compreensão da atividade piscatória tradicional, bem representativa da Praia da Tocha nas suas diferentes dimensões. A Arte-Xávega representa uma manifestação de património cultural imaterial aqui praticada há largas dezenas de anos, reconhecidamente identitária do concelho de Cantanhede.
Na Praia da Tocha, outrora aldeia de pescadores, ainda é possível encontrar os antigos Palheiros, onde viviam os homens do mar e se guardavam os materiais utilizados na pesca. Este Peddy Paper irá permitir descobrir o património natural e cultural local.
A participação é gratuita, tem um limite máximo de 25 pessoas e requer inscrição prévia AQUI, pelo telefone 231 410 155 ou no Posto de Turismo de Cantanhede.

Actividade semanal do Destacamento da GNR de Coimbra

Em todo o distrito de Coimbra, na semana de 16 a 22 de agosto.
1. Detenções
19 detidos em flagrante, destacando-se:
· Nove por condução sem habilitação legal;
· Cinco por condução sob o efeito do álcool;
· Três por tráfico de estupefacientes;
· Um por violência doméstica.
 
      2. Apreensões:
·154 doses de haxixe
· 0,4 doses de liamba
· Cinco munições;
· Um motociclo;
· Uma chave de estela;
· Um CD-R de 700MB.

3. Trânsito:  
Fiscalização: 656 infrações detetadas, destacando-se:
· 227 por excesso de velocidade;
· 28 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 17 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 17 por excesso de peso;
· 15 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
·12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
· 13 por falta de seguro de responsabilidade civil;

    Sinistralidade: 
85 acidentes registados, destacando-se:
· Um morto;
· Três feridos graves
· 33 feridos leves.

4.  Fiscalização Geral
35 autos de contraordenação:
·  21 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
·  14 no âmbito do policiamento geral.

5. Ações de sensibilização:  
· Sete no âmbito do “Verão Seguro 2022”  tendo sido sensibilizados 93 pessoas;
·Três no âmbito da “Floresta Segura 2022”, tendo sido sensibilizados 66 pessoas;
·Três no âmbito de sensibilização de burlas, tendo sido sensibilizados 54 idosos;
· Duas no âmbito da “Prevenção de Afogamentos 2022” tendo sido sensibilizadas 25 pessoas;
· Uma no âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizados 20 crianças.

Colisão na Gafanha do Areão causou uma vítima mortal

O acidente aconteceu pouco antes das 09:00 horas desta terça-feira.
Um grave acidente ocorrido na estrada que liga a Praia de Mira às Gafanhas, acabou por causar cinco vítimas, uma delas - infelizmente - retirada cadáver do veículo em que seguia.
Estiveram envolvidos dois veículos no acidente, que ocorreu junto a um "STOP": uma viatura ligeira de passageiros e uma viatura ligeira de mercadorias.
Para além da vítima mortal, também houve três vítimas ligeiras e uma vítima considerada em estado grave, tendo sido todas encaminhadas para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro, após terem sido devidamente examinadas e estabilizadas no local.
Até ao momento não foi possível saber o sexo e as idade de cada uma das vítimas, pelo facto dos Bombeiros Voluntários de Vagos ainda não possuírem essas informações.
Estiveram presentes no local 2 ambulâncias de Mira, 2 de Vagos, 1 veículo de desencarceramento, 1 viatura SIV de Mira e 1 VMER de Aveiro, para além de 3 veículos da GNR. No total, estiveram 25 pessoas envolvidas.

Duas pessoas morreram durante transfusões de sangue em 2021

 
Dos vários erros reportados, os mais frequentes estiveram associados à administração da unidade errada (8), a uma identificação incorreta do doente (7) e a uma administração do grupo sanguíneo errado (5).

Dois pacientes, um na faixa etária dos 40-49 anos e outro entre os 80-89 anos, morreram depois de terem sido submetidos a um processo de transfusão de sangue ou derivados, no ano de 2021.
A informação consta do 'Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância 2021', do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que dá ainda conta de que, num dos casos, a morte ocorreu na sequência de um erro.
No outro caso, apesar de o paciente ter sido alvo de uma reação adversa, não houve imputabilidade associada à falha que culminaria no óbito.
Viria, no entanto, a ser detetada mais uma reação hemolítica aguda imune "com imputabilidade demonstrada" - embora tenha, contrariamente, resultado numa "recuperação total". Isto num ano em que foram contabilizadas 273 reações adversas em recetores.
Dos vários erros reportados durante a realização de processos de transfusão de sangue, os mais frequentes estiveram associados à administração da unidade errada (8), a uma identificação incorreta do doente (7) e a uma administração do grupo sanguíneo errado (5).
Estes números registaram-se num ano em que, no entanto, se deu uma "inversão da tendência da diminuição do número de dadores e de dádivas de sangue que se registava em Portugal desde 2008".
Contas feitas, um total de mais de 204 mil dadores deram sangue no ano passado, resultando em mais de 310 mil dádivas. 83,08% dos indivíduos aqui considerados eram dadores regulares, enquanto os restantes 16,92% doaram pela primeira vez em 2021.
Destas pessoas, 18 delas tinham sido diagnosticadas com Hepatite C, 15 com HIV e outras seis com Hepatite B.
Foram ainda recusadas quase 57 mil dádivas (56.892), estando as causas mais recorrentes associadas a baixos níveis de hemoglobina (10.988), viagens (4.166), comportamentos de alto risco (2.935) e síndrome gripal (1.016).

Fonte: noticiasaominuto
Imagem: © iStock

Fronteiras

 

A vida no planeta Terra só terá surgido quando se formou uma fronteira, constituída por uma membrana de natureza lipídica primordial, que separou, de forma mais ou menos permeável e selectiva, um espaço interior e o meio exterior envolvente. Passados talvez um pouco mais de 3,5 mil milhões de anos, a funcionalidade bioquímica dessa membrana, dessa fronteira que permite diálogos entre o interior celular e o espaço extracelular, continua a ser decisiva para a viabilidade da vida. É através dela que entram e saem substâncias, tanto nutrientes como a glicose, como “comunicadores” como as hormonas e neurotransmissores, por exemplo. Nas células do sistema nervoso, nos neurónios, é através da fronteira membranar dos seus axónios que os impulsos nervosos se propagam permitindo, por exemplo, o pensamento. É na fronteira que o sonho explora a existência!

Num nível fisiológico seguinte encontram-se os órgãos. Estes são formados por tipos específicos de células, que os definem e caracterizam. A fronteira dos órgãos é essencial para a sua função bem definida, para a sua integridade, forma, suporte, etc. E essa fronteira também é funcional constituindo, em alguns casos, como seja o cérebro (com a fronteira hematoencefálica), uma barreira protectiva contra a entrada de potenciais substâncias nocivas. E é através das suas fronteiras que os órgãos interagem homeostaticamente com o restante organismo de que fazem parte.

No nosso caso, assim como em muitos outros seres vivos, o nosso corpo possui uma fronteira cuja integridade e perfeita funcionalidade é essencial para a nossa vida: a pele. Barreira protectora, por exemplo, contra microorganismos. Fronteira que também permite a excreção de substâncias através do suor, fronteira que nos protege das radiações solares e outros agentes nocivos, mas que também participa activamente no controle da temperatura corporal. É uma fronteira que permite e potencia o tacto, esse sentido tão importante para a humanidade com sentido.

Poderíamos discorrer sem fim sobre as fronteiras geofísicas e/ou administrativas que delimitam as freguesias, os concelhos, os distritos, os países, os continentes, os mares. Essas fronteiras delimitam espaços distintos e elas próprias estão repletas de conteúdos históricos, culturais, políticos, científicos e tecnológicos. Mas pensemos no planeta Terra como um todo e na importância para a vida dessa fronteira feita de atmosfera. Sem ela, a vida não seria possível tal qual a conhecemos. E a própria dinâmica geológica seria diferente na ausência da atmosfera. O invólucro maioritariamente gasoso que caracteriza essa fronteira condicionou a evolução da vida na Terra, permitindo-a, ao impedir que a maioria das radiações a ela nocivas, como sejam as radiações ultravioleta e os raios cósmicos, atinjam a superfície terrestre. Essa fronteira também está envolvida na dinâmica do ciclo da água, substância ubíqua à vida, e na regulação da temperatura da superfície do planeta. A sua história dinâmica alberga as preocupantes alterações climáticas e o seu impacto decisivo para a vida. É a fronteira que nos separa do nosso sentido cósmico.

E uma última fronteira, a heliopausa, que delimita o sistema solar, que separa a heliosfera (a região imensa de espaço sob a influência do vento solar) do resto do universo. Foi atravessada há alguns anos pelas sondas Voyager que continuam as suas viagens cósmicas em direcção a outras estrelas, outros mundos, repletos de fronteiras a explorar.

Por fim uma questão cosmológica, a de se o universo em que existimos, e que está em expansão acelerada, terá uma fronteira. Se esta existe, o que é que existirá para além dela?

António Piedade

(Bioquímico, comunicador de ciência)

ENTALHADOR DE MEIXOMIL EXPÕE NO MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ

A Câmara da Covilhã terá patente ao público, a partir do dia 25 de agosto de 2022, a exposição de talha e escultura denominada “Revisitar uma Arte Maior”, no Museu de Arte Sacra.
Trata-se de uma exposição de Júlio da Costa Leal, o conhecido “entalhador de Meixomil”, que revela minuciosos trabalhos artísticos em talha de ornamentos, arte sacra, restauro e escultura.
A cerimónia de inauguração terá lugar na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, pelas 21h00, e contará com um momento musical proporcionado pelo Grupo de Concertinas da Cidade da Covilhã.
Júlio Campos Leal, começou a trabalhar a talha com apenas 13 anos. A paixão pela talha levou os seus trabalhos aos Estados Unidos, Dubai, Madrid, Paris, Milão e Arábia Saudita. Cada peça criada com as suas mãos é única. A peça vai surgindo à medida que o formão e a goiva cuidam de traduzir para a madeira o que a mente imaginou e a mão desenhou.
Desde 1990 que Júlio Leal trabalha sozinho no desenvolvimento de peças de autor e por esse motivo considera extremamente positiva a parceria dos artesãos com os designers, sentindo-se estimulado quando um designer ou outro criativo põem a sua capacidade à prova.
A exposição estará patente de 25 de agosto a 8 de outubro de 2022, podendo ser visitada, gratuitamente, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e 18h00, no Museu de Sarte Sacra, junto ao jardim público.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 25 DE AGOSTO NA RUA DA ESCOLA, EM PÊRA ENTRE AS 09H00 E AS 15H00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Renovação e Requalificação Urbana na Vila de Pêra”, o fornecimento de água será interrompido na Rua da Escola, em Pêra, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 09h00 e as 15h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Marinha Grande | MUNICÍPIO APROVA APOIOS DE 400 MIL EUROS A ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião do dia 22 de agosto, a atribuição de um montante global de 400 mil euros, a 37 associações do concelho das áreas de cultura, recreio, desporto não federado e área social, para apoio ao desenvolvimento do plano anual de atividades, à aquisição de equipamento e de viaturas e à realização de obras de conservação.


As verbas aprovadas decorrem das candidaturas apresentadas pelas associações, em dezembro de 2021, ao RMAA (Regulamento Municipal de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto) e ao RMAIS (Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais), instrumentos que regulam a forma de atribuição destes apoios, aprovados no anterior executivo por unanimidade.

Este ano, o Município aumenta o investimento para as despesas correntes do Plano de Atividades e os montantes do investimento são proporcionais às candidaturas. Assiste-se ainda ao incremento do número das associações apoiadas, das 18 do ano passado, para as 37 instituições agora contempladas.

Para além da verba global de 400 mil euros, acresce o investimento de 350.000,00€ para o desporto federado anteriormente aprovado.

Estes apoios visam reconhecer a importância do papel fundamental e insubstituível, em vários domínios, das associações voluntárias do concelho, quer nos planos social, cultural, recreativo, desportivo, do desenvolvimento comunitário e económico, dada a sua forte dinâmica na comunidade marinhense.

À atribuição das verbas financeiras aprovadas, acresce o apoio do Município no investimento em material para ceder às associações, no apoio não financeiro com cedência de material e equipamento, apoio técnico, na formação e capacitação dos agentes associativos. O Município está também a adquirir uma plataforma informática de gestão do associativismo, a investir na dinamização de um programa de atividades que crie espaços que permitam às associações encontrar outras formas de rentabilizarem a sua atividade (Projeto Associações em Ação) e a apostar num Plano Estratégico de Desenvolvimento Desporto, Juventude e Associativismo.

CONSULTE A LISTA DE APOIOS E A NOTA DE IMPRENSA INTEGRAL EM ANEXO.

RMAA/ENTIDADES

Apoio

financeiro 2022(€)

ao desenvolvimento do plano anual de atividades

Apoio

financeiro 2022(€)

à aquisição de equipamento e viaturas

Apoio

financeiro 2022(€)

para obras de conservação

Apoio

financeiro 2022(€)

para obras de demolição, construção,

reconstrução, alteração ou ampliação.

Total

2003 Moto Clube da Marinha Grande

4 655 €

-

-

-

4 655 €

Associação Cultural e Recreativa da Comeira

-

9 198 €

2 229 €

-

11 427 €

Associação Teatro à Solta

-

2 050 €

-

-

2 050 €

Associação Tocandar

3 392 €

-

-

-

3 392 €

Biblioteca Instrução Popular

-

2 174 €

-

-

2 174 €

Clube Atletismo Marinha Grande

6 721 €

472 €

-

-

7 193 €

Clube Automóvel Marinha Grande

42 555 €

-

-

-

42 555 €

Clube Desportivo Moitense

6 870 €

-

-

-

6 870 €

Clube dos Músicos da Marinha Grande

3 804 €

-

-

-

3 804 €

Clube Recreativo Amieirinhense

10 751 €

-

-

-

10 751 €

Confraria da Sopa do Vidreiro

1 187 €

-

-

-

1 187 €

Centro Recreativo e Cultural da Juventude Casal d’Anja

2 824 €

-

2 378 €

-

5 201 €

Associação de Ensino e Promoção Social Desportivo Náutico da Marinha Grande

-

13 323 €

-

-

13 323 €

Grupo Desportivo Casa Águia Competição

1 071 €

-

-

-

1 071 €

Grupo Desportivo Vidreiros

415 €

-

-

-

415 €

Industrial Desportivo Vieirense

1 990 €

6 303 €

-

43 739 €

52 032 €

Judo Clube da Marinha Grande

9 524 €

20 358 €

-

-

29 882 €

Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º Janeiro

7 520 €

-

-

-

7 520 €

Sport Lisboa e Marinha

6 845 €

-

-

10 999 €

17 843 €

Sport Operário Marinhense

27 089 €

3 070 €

2 305 €

-

32 464 €

STIV - Sindicato Trabalhadores Indústria Vidreira

1 663 €

-

-

-

1 663 €

SDR Pilado e Escoura

1 123 €

-

-

-

1 123 €


140 000 €

6 912 €

54 738 €

258 596 €


Ao abrigo do RMAIS (Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais) foram aprovados os seguintes apoios:
RMAIS/ENTIDADES
Apoio
financeiro 2022(€) ao desenvolvimento do plano anual de atividades
Apoio financeiro 2022(€) à aquisição de equipamento e viaturas
Total




Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego
34 759 €
2 850 €
37 608 €
ADESER II- Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da região da Marinha Grande
30 118 €
-
30 118 €
ARIP- Associação de Reabilitação e Integração psicossocial rainha Santa Isabel
3 731 €
-
3 731 €
Associação Crescer e Crer

5 671 €
-
5 671 €
Corpo Nacional de Escutas- Agrupamento 36
1 339 €
-
1 339 €
Luas e Faluas-Associação para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
3 462 €
-
3 462 €
Projetos de Vida, Cooperativa, Social, Cultural e Lúdica Sénior - PVMG
2 205 €
976 €
3 181 €
ASURPI- Associação Sindical União Reformados Pensionistas e Idosos
1 351 €
-
1 351 €
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria
-
10 249 €
10 249 €
Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande
-
3 142 €
3 142 €
Associação Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Marinha Grande
2 415 €
-
2 415 €
ATLAS-Associação de Cooperação para o Desenvolvimento
4 783 €
-
4 783 €
Associação Protetora de Animais da Marinha Grande- APAMG
6 754 €
-
6 754 €
Associação Novo Olhar II

3 022 €
14 188 €
17 210 €
Associação Portuguesa de deficientes
2 967 €
-
2 967 €
Associação Portuguesa de doentes de Parkinson
3 512 €
-
3 512 €
CRPI-Comissão de Reformados e Pensionistas Idosos da Vieira de leiria
3 911 €
-
3 911 €

110 000 €
31 404 €
141 404 €