sexta-feira, 11 de março de 2022

UCRÂNIA | Zelenskyy diz que Rússia não respeita corredores humanitários

 Os corredores humanitários anunciados pela Rússia são uma armadilha, segundo o presidente ucraniano.

Mais de metade da população de Kiev abandonou a capital, cada vez mais fortificada e cercada pelos tanques russos.

Volodymyr Zelenskyy acusa o Exército russo de impedir a evacuação de várias cidades.

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia:"Mariupol e Volnovakha continuam bloqueadas. Apesar de termos feito tudo o necessário para que os corredores humanitários funcionem, as tropas russas não respeitaram um cessar-fogo. Apesar disso, decidi enviar uma coluna de camiões para Mariupol, de qualquer forma, com comida, água e medicamentos."

A devastação de Mariupol é particularmente simbolizada pela maternidade destruída num bombardeamento atribuído à aviação russa, que fez vários mortos, incluíndo uma criança.

Moscovo rejeita responsabilidade, enquanto os Estados Unidos fazem referência a crimes de guerra.

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia:"A aviação russa não desempenhou qualquer missão para atingir alvos na área de Mariupol. A análise das declarações dos representantes do regime nacionalista de Kiev e material fotográfico do hospital não deixam dúvidas. O alegado bombardeamento foi uma provocação completamente encenada para manter uma retórica anti-russa na audiência ocidental."

Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA:"Nós apoiamos completamente os esforços para documentar e investigar os relatos de potenciais crimes de guerra na Ucrânia. O facto é que temos visto relatos bastante credíveis de ataques intencionais contra civis, o que, segundo a Convenção de Genebra, constitui um crime de guerra."

Estados Unidos e Europa preparam-se para reforçar as sanções à Rússia.

Desde o início da invasão, mais de dois milhões de ucranianos fugiram do país, dois terços dos quais procuraram refúgio na vizinha Polónia.

Fonte: euronews

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 15 DE MARÇO EM VALE FUZEIROS, PEDREIRAS E RUA DA BICA EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido em Vale Fuzeiros, Pedreiras e Rua da Bica, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 15 de março, entre as 09h00 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Livros de Cândido Ferreira apresentados na Biblioteca Municipal de Cantanhede, este sábado


A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe este sábado, 12 de março, a partir das 18h00, a sessão de apresentação de três livros da autoria do médico e escritor Cândido Ferreira.
“Nos Bastidores da Medicina”, “Estórias deste Mundo e do Outro” e “Covid-19 - A Tempestade Perfeita” são os títulos das publicações, cujas apresentações estarão a cargo do médico Rui Crisóstomo, do escritor António Canteiro e do diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares.

Cândido Ferreira nasceu em Febres e desde criança se revelou inquieto e polifacetado, muito empenhado em múltiplas causas de cariz social, cultural e também na investigação científica.

Para além da uma carreira de referência na área da Medicina, destaca-se como escritor de romances, contos, crónicas e ensaios, sendo membro da Associação Portuguesa de Escritores, a convite da Direção.

Democrata e humanista, assumiu diversos cargos políticos, tendo em 2019 sido agraciado pela Assembleia Municipal de Cantanhede com um “Voto de Louvor”.

Doou o seu espólio artístico ao Município de Cantanhede para a constituição do novo Museu de Arte e Colecionismo.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 15 DE MARÇO NA ZONA DOS MEDEIROS JUNTO AO ARMAZÉM MUNICIPAL EM SILVES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Extensão de Conduta Pressurizada de Água do Monte da Jóia para Poente”, o fornecimento de água será interrompido na zona dos Medeiros junto ao Armazém Municipal, na freguesia de Silves, no dia 15 de março, entre as 09h00 e as 16h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE MARÇO EM MESSINES DE CIMA, MESSINES DE BAIXO, PORTELA DE MESSINES, VALE E CORDEIROS DE MESSINES E PICO ALTO EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido nas localidades de Messines de Cima, Messines de Baixo, Portela de Messines, Vale e Cordeiros de Messines e Pico Alto, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 14 de março, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860

“Ciência no Feminino” nos claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede. Exposição dinamizada por alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria

O que têm em comum nomes como os de Hipátia de Alexandria, Marie Curie, Ada Lovelace ou Grace Hopper? Além de serem todas mulheres, destacaram-se pelo contributo que deram à Ciência, em domínios como a matemática, computação, química ou biologia.

As biografias destas quatro mulheres constam da exposição “Ciência no Feminino”, inaugurada nos claustros dos Paços do Concelho no Dia Internacional da Mulher. Organizada pela turma do 12.º CT3 da Escola Secundária Lima-de-Faria, no âmbito de uma parceria do Centro de Ciência Viva Rómulo da Universidade de Coimbra, esta mostra traça uma perspetiva da evolução do papel de 29 mulheres na investigação científica e no ensino superior.

Na inauguração, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, enquadrou a exposição do ponto de vista cultural e educativo, sublinhando um outro aspeto que não apenas o olhar retrospetivo, mas também que esta exposição “é uma forma de homenagear as cientistas portuguesas e o muito que têm contribuído para o desenvolvimento da ciência. Atualmente, representam 45% do total de investigadores no nosso país e é da mais elementar justiça reconhecer e enaltecer o papel fundamental que têm tido para o progresso da ciência e da tecnologia”, salientou.

Já o dinamizador do projeto, o professor João Luís da Costa Nunes, destacou o facto de surgir a oportunidade de dar a conhecer “mulheres que são desconhecidas da maioria das pessoas”, mas que contribuíram sobremaneira para a evolução da ciência.

Entre as biografias contam-se também as das primeiras mulheres a doutorarem-se em Portugal ou da primeira aluna a frequentar um curso completo na Universidade de Coimbra.

João Luís da Costa Nunes agradeceu a disponibilidade do Município de Cantanhede para acolher esta exposição que a 11 de fevereiro, data em que se assinalou o Dia Internacional das Mulheres na Ciência, foi inaugurada na Secundária Lima-de-Faria pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

Estou certo que esta parceria com a Câmara Municipal, liderada por uma mulher, irá aprofundar-se”, acredita o docente, que no âmbito da sua investigação académica pretende “apertar a lupa” e encontrar informação sobre as mulheres de Cantanhede que frequentaram a Universidade de Coimbra até à década de 60.

OVAR | CULTURA COM MAIS DE 100 EVENTOS ATÉ JUNHO

 Câmara Municipal de Ovar volta a apresentar e distribuir a agenda OVAR/CULTURA no seu formato físico que conta com mais de 100 iniciativas previstas para os meses de março a junho nos diversos equipamentos da rede cultural e criativa do Município.

Para os meses de março a junho, o Centro de Arte de Ovar, a Escola de Artes e Ofícios, os Museus – Júlio Dinis e Escolar Oliveira Lopes – e a Biblioteca Municipal de Ovar, equipamentos da rede cultural e criativa do Município, apresentam mais de 100 eventos nas áreas da música, teatro, dança, exposições, cinema, livro e leitura, conversas e oficinas, numa programação que “assenta em critérios de qualidade artística e que tem como ponto de partida os recursos materiais e imateriais do território, capaz de promover novas leituras sobre a história e a identidade locais”.

 

A programação dá especial destaque ao envolvimento de agentes locais (individuais e coletivos), ou com estreita ligação ao município e à comunidade, na coprodução de espetáculos, em residências artísticas, na curadoria de exposições, visitas, oficinas e outras manifestações culturais e artísticas.

 

Em março, destaque para o SHORTCUTZ OVAR, que vai para a 6ª Temporada e é uma das marcas da programação anual OVAR/CULTURA, com programação de Tiago Alves, e para a coprodução de COCHINCHINA, texto de Afonso Cruz e adaptação e encenação de Sandra Barata Belo.

 

O OVAR EM JAZZ volta a acontecer em abril e apresenta-se como “um momento de aprendizagem, experimentação, celebração e escuta”; durante 5 dias, a cidade de Ovar assume-se como o palco do JAZZ em Portugal. Procuram ir ao encontro de todos os públicos, do programa constam nomes como Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Mário Laginha, Hugo Carvalhais, Mário Barreiros, Liudas Mockunas, João Martins ou o Quarteto do Rio, um dos principais grupos de bossa nova e MPB do Brasil que estará em palco com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

 

O MAIO do AZULEJO, evento de promoção de Ovar enquanto “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”, apresenta diversas iniciativas de valorização dos patrimónios – azulejar, arquitetónico, histórico e cultural – destacando-se as visitas, exposições, oficinas e dois grandes concertos em espaços simbólicos da Cidade: o Tribunal de Ovar e a Praça da República. Budda Power Blues & Maria João, com The Blues Experience II, no Dia Nacional do Azulejo, 6 de maio, e Luís Portugal as Bandas Filarmónica Ovarense e Boa União, a 28 de maio, são as propostas para os concertos.

 

Rodrigo Leão, com “A Estranha Beleza da Vida”, e “Porque é Infinito”, de Victor Hugo Pontes, uma coprodução na área da dança, são também propostas do Centro de Arte de Ovar para maio.

 

O Programa EIXO | aprendizagem criativa, dedicado às crianças, jovens e famílias, é um dos pilares da programação cultural do Município, pelo que ocupa um espaço relevante nesta agenda. Há espetáculos, visitas e oficinas para todos os públicos nos diversos espaços municipais. O GIGANTES INVISÍVEIS, Encontro Literário para os Mais Novos Leitores, vai para a 7ª edição e acontecerá entre 25 e 30 de abril no Parque Ambiental do Buçaquinho – Esmoriz/Cortegaça.

 

Em junho, Rui Massena, com concerto em trio, e o espetáculo de stand up “Vamos Todos Morrer ao Vivo”, com Ana Markl, Tiago Ribeiro e Hugo Van der Ding, que vêm das manhãs da Antena 3 para o palco, são os destaques do CAO. A 17 e 18 de junho, a Tanoaria Josafer será, mais uma vez, o espaço de acolhimento do TAN TAN TANN, 6º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas.

 

A Agenda OVAR/CULTURA dá ainda a conhecer alguns dos principais eventos nas áreas do desporto e lazer e da Estação Náutica de Ovar (ENO).

 

Mais informação em https://cultura.cm-ovar.pt e https://www.facebook.com/ovarcultura.

 

 

 

ESAC acolheu I Encontro Coimbra Sustentável


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) foi hoje palco do I Encontro Coimbra Sustentável, promovido pelo CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, no âmbito do projeto “Cultivar Futuros”, inserido no programa “Bairros Saudáveis”.
Com enfoque nas áreas da sustentabilidade alimentar, da sustentabilidade ambiental e em projetos e iniciativas locais e nacionais sustentáveis, o evento contou, na sessão de abertura, com a presença do Director-geral do CASA, Nuno Jardim, e da parte da Câmara Municipal de Coimbra, de Pedro Carrana, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente e dos Vereadores Ana Cortez Vaz e Francisco Queirós.

No evento, que reuniu vários especialistas nas temáticas em abordagem, participaram na qualidade de moderadores do painel I (Sustentabilidade Alimentar) e II (Sustentabilidade Ambiental), os professores da ESAC João Noronha (também Presidente desta instituição de ensino superior) e Daniela Santos, respetivamente.

O evento constituiu uma oportunidade para a divulgação de estudos académicos e de projetos que têm vindo a ser desenvolvidos no setor, com o objetivo de suscitar a implementação de futuros trabalhos em rede, “para a colheita de uma Coimbra + Sustentável”.

Isabel Silva

Porto de Mós | 21 toneladas de produtos seguem hoje para a Ucrânia

 O Município de Porto de Mós liderou uma mega ação de solidariedade, após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia ter resultado numa grave crise humanitária.

A campanha de solidariedade social decorreu junto da comunidade civil, entidades, empresas, juntas de freguesia, associações humanitárias e de bombeiros, escolas, grupos de escuteiros e outros, o que resultou na recolha de 21 toneladas de artigos como medicamentos, produtos de primeiros socorros, equipamentos cirúrgicos, produtos alimentares infantis, conservas e produtos não perecíveis, leite, água, têxteis, roupa quente e calçado, ração animal, brinquedos, puericultura, produtos de higiene, pilhas e lanternas.

O camião seguirá para a Polónia onde, posteriormente, será feito o encaminhamento dos produtos para as zonas mais afetadas da Ucrânia.

No sentido de fazer face às dificuldades que esta situação acarreta para a população de refugiados que começa a chegar à região, a Autarquia criou uma Estrutura de Missão, que assenta na constituição de uma equipa multidisciplinar composta por técnicos das áreas da educação, ação social, psicologia, inserção profissional, proteção civil e jurídico.

A Estrutura de Missão já realizou diversas reuniões de trabalho e hoje voltou a reunir-se para avaliar o ponto de situação, discutir casos concretos e definir qual o melhor encaminhamento.

No âmbito desta equipa, estão já a ser preparadas várias residências de acolhimento, nomeadamente na Quinta das Mirinhas, em Porto de Mós, com capacidade para 50 pessoas, ou no Restaurante A Gralha, em Alvados, que disponibiliza 11 camas.

Alguns ucranianos já chegaram a Porto de Mós, tendo sido acolhidos por familiares aqui residentes. Nestes casos, a Estrutura de Missão encontra-se a dar apoio a diversos níveis, de acordo com as necessidades de cada um.

Neste sentido, está a ser feita a articulação com os estabelecimentos escolares, que vão receber crianças, assim como está a ser preparado um conjunto de apoios a nível pedagógico, nomeadamente no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa, disponibilização de material escolar e comparticipação das despesas das refeições escolares, as duas últimas asseguradas pelo Município de Porto de Mós.

No decorrer desta campanha de solidariedade, a sociedade civil foi convidada a participar através da cedência de instalações de acolhimento residencial, cuja disponibilidade pode ser transmitida ao município, que se encontra a constituir uma base de dados, através da qual fará o respetivo encaminhamento das famílias de refugiados.

 

Medidas de Apoio ao Refugiado

- Linha de apoio: 800 210 102

- Email: missao.ucrania@municipio-portodemos.pt

 

Tipos de apoio disponíveis:

- Acolhimento residencial;

- Produtos alimentares, produtos de higiene, roupa e outros bens;

- Medicação;

- Material escolar;

- Refeições escolares;

- Produtos de apoio (ajudas técnicas);

- Apoio jurídico;

- Apoio psicológico;

- Apoio social;

- Transporte.

 

Como ajudar:

- Doação de produtos: bens alimentares, produtos de higiene, brinquedos, artigos de puericultura e produtos de ajuda técnica, para as famílias recém-chegadas. A entrega deve ser feita nas juntas de freguesia ou nas associações de bombeiros.

- Acolhimento residencial: caso tenha alojamento disponível para ceder, por favor, ligue para a linha de apoio 800 210 102 ou entre em contacto através do email missão.ucrania@municipio-portodemos.pt

 

Patrícia Alves

MARINHA GRANDE CELEBROU 34 ANOS ENQUANTO CIDADE

A Marinha Grande comemorou o 34º aniversário da sua elevação a cidade, esta sexta-feira, 11 de março, através de atividades dirigidas à população e que envolveram as restantes cidades irmãs.
As comemorações começaram de manhã, em simultaneamente nas quatro cidades irmãs, elevadas a cidade no mesmo dia, em 11 de março de 1988: Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
O programa da Marinha Grande incluiu a concentração na Praça Stephens, para o hastear das bandeiras, e a sessão comemorativa realizada no Auditório da Resinagem, que contou com a intervenção do presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, dos vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito e António Fragoso, entidades locais, crianças e professores das Escolas EB da Comeira e EB Guilherme Stephens que integram o projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades».
Na sessão comemorativa, o presidente Aurélio Ferreira recordou que, “ao longo destes 34 anos, os municípios geminados têm feito um percurso de crescimento, amadurecimento e evolução. A sua geminação permitiu que estabelecessem uma verdadeira irmandade, que une instituições e, o mais importante, pessoas”.

Agradeceu o empenho de autarcas, técnicos municipais, empresários, professores, alunos e cidadãos anónimos, que têm tornado tão expressiva a relação entre estes municípios, nas mais diversas áreas, sobretudo mantendo ativo o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, que “tem assumido um carácter de investigação, indo à procura daquilo que é desconhecido em cada uma das terras irmãs, bem como da sua singularidade enquanto espaços diferenciados”.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande referiu que os alunos e professores do concelho que participam neste projeto “são os verdadeiros embaixadores da nossa terra e que, de forma acrescida, têm a oportunidade de conhecer o Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António”.

Apelou a que estas crianças, quando receberem ou visitarem os colegas das cidades irmãs lhes recordem que, “2022 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Vidro e que a Marinha Grande é a Capital Nacional do Vidro” e que os informem “que foi a partir da indústria de vidros, que surgiram outras atividades económicas importantes, como a produção de moldes e plásticos que, no seu conjunto, fazem hoje a Marinha um território industrial muito Grande, que faz justiça ao seu próprio nome”.

Realizou-se ainda um Fórum online, transmitido nas redes sociais, que teve a participação dos presidentes de Câmara das quatro cidades. Foram debatidos temas como a importância das geminações enquanto contributo para a criação de sinergias e potenciador de projetos inovadores no desenvolvimento dos Municípios; o projeto “À Descoberta das 4 Cidades” enquanto exemplo unificador de ideias, parcerias e boas práticas; entre outros assuntos.

Intervenção na piscina de Mira vai reduzir 44,4% emissões de dióxido de carbono

A obra para melhoria do desempenho energético da Piscina Municipal de Mira vai permitir reduzir 44,4% das emissões de dióxido de carbono (CO2) e poupar mais de mais de 25 mil euros por ano na fatura energética.

O projeto “tem duas dimensões muito importantes, a primeira dimensão a ecológica”, com a redução de dióxido de carbono (CO2) e de combustíveis fósseis, ou seja, “cerca de 60% [da energia que será consumida na piscina] serão energias renováveis e terá uma redução também na emissão de CO2”, disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação do plano, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

“As necessidades globais de energia final após as medidas de implementação preveem que seja 860.055 quilowatt (kW) hora por ano. O consumo anual é 994.267 quilowatt (kW) hora por ano. Parece que a redução não é muita, mas 59,4% desta energia será proveniente de produção local com recurso a fontes renováveis de energia”, sublinhou a engenheira, Rosário Fino, uma das autoras do projeto.

Segundo o estudo, as obras vão permitir dessa forma reduzir 44,4% das emissões de dióxido de carbono. O estudo previa uma poupança de cerca de 25 mil euros por ano, no entanto, com o aumento do preço os combustíveis, prevê-se que essa poupança será ainda maior. O autarca estima que o investimento na piscina vai “facilmente” recuperado em “dois, três anos”.

“Muito provavelmente se recupera esse dinheiro, porque anualmente vamos ter uma redução e um benefício no nosso orçamento”, frisou. O projeto para melhorar a eficiência energética do edifício, no valor de 600 mil euros, foi submetido ao Programa Operacional do Centro, tendo sido aprovado com a comparticipação em 85%.

O projeto focou-se na promoção da sustentabilidade do edifício, a eficiência energética, mas também a melhoria da qualidade área interior.

A piscina vai beneficiar da instalação de sistema solar fotovoltaico para a produção de energia elétrica para autoconsumo, um sistema solar térmico para produção de água quente sanitária, a instalação de uma caldeira a biomassa, para aquecimento da água da piscina, um sistema de desumidificação e ainda sistemas técnicos auxiliares (Eletrobombas e GTC).

Vai ser ainda alterada a iluminação do edifício, substituindo por iluminação LED, mais eficiente energeticamente.

O auto de consignação foi assinado hoje, aquando da conferência de imprensa de apresentação do projeto, e as obras vão iniciar na próxima semana.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE MARÇO EM MESSINES DE CIMA, MESSINES DE BAIXO, PORTELA DE MESSINES, VALE CORDEIROS DE MESSINES E PICO ALTO EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido nas localidades de Messines de Cima, Messines de Baixo, Portela de Messines, Vale Cordeiros de Messines e Pico Alto, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 14 de março, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE MARÇO EM FONTAINHAS E URBANIZAÇÃO DA HORTA A CIMA EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da “Empreitada de Reforço de Adução à Zona Nascente do Subsistema de São Bartolomeu de Messines”, o fornecimento de água será interrompido nas localidades de Fontainhas e Urbanização da Horta a Cima, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 14 de março, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Casa do Pessoal do IPO de Coimbra apoia refugiados da guerra na Ucrânia


2 Carrinhas levam medicamentos até a Polónia e regressam com 13 refugiados ucranianos.
A Casa do Pessoal do IPOC, a Daniseg - Mediação de Seguros Unip. Lda e a Centroquímica - Sociedade de Produtos Químicos do Centro, Lda., uniram-se para levar até à Polónia material clínico e de primeiros socorros e trazer refugiados Ucranianos para Portugal.
A viagem é financiada por estas três entidades a que se juntaram também a Science4you S.A, a Electroclima – Electricidade e Climatização, Lda, a Blachere Iluminação Portugal e a Fernando Manuel Lourenço, Unipessoal, Lda, entre outras empresas e particulares.
São quatro os homens generosos que vão concretizar esta viagem solidária. Um deles, Eduardo Morais, membro da Direcção da Casa do Pessoal do IPOC, foi o elemento aglutinador de todas as entidades envolvidas.
A Direcção da Casa do Pessoal do IPOC vai colaborar na preparação da logística para receber e integrar os Ucranianos que com eles regressarem ao nosso país. Para isso, conta com a solidariedade dos seus associados, com os quais vai organizar ajudas financeiras, materiais e outras, em que os afectos não faltarão, que tornem a recepção e integração destes refugiados de guerra o mais breve, eficaz e tranquila possível.

Vamos tentar conseguir emprego para estes refugiados, há particulares que já ofereceram alojamento, haverá roupa, comida e outros bens que serão doados para que estas pessoas possam ter um início de vida digno, em Portugal.

A partida foi hoje, 11 de março, às 15.30h, rumo à Polónia.

IPO de Coimbra com projeto finalista na Bolsa “Capital Humano em Saúde”


Este projeto é ambicioso, implica a adoção de medidas a curto, médio e longo prazo, mas é um projeto que marcará a diferença na instituição.
O Projeto "Mudança para a Liderança” foi um dos 12 projetos selecionados para passar à fase seguinte da 2ª Edição Bolsa “Capital Humano em Saúde”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) que tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este projeto procura maximizar o capital humano da Instituição, desenvolvendo as competências dos profissionais com responsabilidades presentes ou futuras na Direção de Serviços/Unidades, Coordenação de Grupos ou Comissões, para que sejam gestores e líderes das suas equipas e disponham de ferramentas para construir modelos de gestão focados na criação de valor, de forma integrada e alinhada com as necessidades da organização, preparados para os desafios de um cenário de transição, capazes de promover uma melhor gestão, com acréscimo de eficiência na utilização dos recursos e de qualidade na prestação dos cuidados de saúde ao doente oncológico.
O IPO de Coimbra, como finalista, terá acesso ao Bootcamp preparatório, que decorrerá nos dias 10 e 11 de março de 2022, numa unidade hoteleira em Coimbra.

Cantanhede vai ser a “capital” do ciclismo feminino com 140 atletas em competição. 1ª edição da Taça de Portugal decorre este domingo

 

Cantanhede vai ser a “capital” nacional do ciclismo feminino este domingo, 13 de março, com a realização da 1ª Taça de Portugal Feminina, prova na qual estão inscritas 140 ciclistas. Com coorganização da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a prova decorre a partir das 9h30 e conta com a presença de 26 equipas, uma delas espanhola.

A jornada desportiva prossegue da parte da tarde (15h00), com a realização da 4.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede, no escalão de cadetes, estando garantida a presença de 125 jovens atletas em representação de 21 equipas – uma delas também oriunda de Espanha.

Para a presidente da Câmara Municipal, as duas provas vão proporcionar um “domingo diferente” a Cantanhede, uma vez que trazem ao concelho cerca de 400 pessoas, entre atletas, treinadores e staff de apoio. “Mas vai ser ainda mais especial porque temos a honra de ter a 1ª. Taça de Portugal Feminina e a 4ª. Volta ao Concelho de Cantanhede”, reforçou.

Helena Teodósio não escondeu a “satisfação pessoal” por Cantanhede ser palco de uma prova feminina, “não por entender que homens e mulheres têm obrigatoriamente de ser iguais em opções, gostos e preferências, mas porque entendo que quando há competência, profissionalismo e determinação não pode haver barreiras”.

A autarca destacou, por outro lado, o “gosto especial” que os cantanhedenses sempre nutriram pelo ciclismo, muito por força da intensa atividade desenvolvida a partir de década de 80 por diversos clubes e associações do concelho.

A terminar, deixou o agradecimento a todas as entidades envolvidas “pela resistência que têm mantido nestes tempos difíceis, lutando e incentivando para que a modalidade cresça e se afirme cada vez mais. O Município de Cantanhede quer continuar a ter parceiros com a vossa qualidade”.

Para Arménio Alves, presidente da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a 1ª. Taça de Portugal Feminina “já é histórica” pelo número de atletas presentes e promete ser uma competição “digna de uma clássica de Elite” pelo trajeto definido, com um pequeno troço de terra batida que “está na moda, como se tem visto nas provas internacionais de ciclismo, e vai dar um ambiente mais espetacular”.

Uma das ciclistas que o vai percorrer é Sofia Gomes, ciclista profissional natural de Cantanhede, que participa na prova a título individual.

Presente na sessão de apresentação, o diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo, Rafael Fernandes, sublinhou que “Cantanhede merecia realizar a prova”, pois “esta região que tem dado muito ao ciclismo”.

Por isso mesmo, o presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, Joaquim Cerca, espera que as futuras edições da prova se mantenham na região. “Seria muito importante para o ciclismo e para o Município de Cantanhede”, observou.

A 1ª. Taça de Portugal Feminina conta com a presença de atletas de vários escalões: as de elite e sub-23 vão percorrer 83 km, com três passagens num troço de “sterrato” (terra batida) com 800 metros de extensão; já as juniores e masters 30 e 40 cumprem um traçado de 64,5 km, e as cadetes e masters 50 percorrem 46 km.

Já a 4.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede tem uma extensão de 79 km, com início em Sepins e a meta em Cantanhede.



TURQUIA | O fogo não vai cessar na Ucrânia

 Nem um passo em frente. As conversações diplomáticas entre Ucrânia e Rússia mudaram de cenário, mas não foi o acolhimento em Antalya, na Turquia, que ajudou a desatar o nó que bloqueia os corredores humanitários.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países participaram, esta quinta-feira, no que pode chamar-se de primeira ronda de conversações de paz sob os auspícios do governo de Ancara.

Não fizemos nenhum progresso. Parece que quem decide sobre a matéria [o cessar-fogo] está na Rússia.
Dmytro Kuleba 
Responsável diplomático ucraniano

Dmytro Kuleba, responsável diplomático ucraniano, voltou a dizer que Kiev não cede à exigência de rendição, condição que atribui a Moscovo para que as ofensivas cessem.

"Levantámos a questão do estabelecimento de um cessar-fogo de 24 horas para tratar das questões humanitárias mais urgentes. Não fizemos nenhum progresso. Parece que quem decide sobre a matéria está na Rússia", declarou.

Kuleba repetiu que a situação em Mariupol é devastadora. Mas o homólogo russo, Sergei Lavrov, disse antes que Moscovo nunca mais irá confiar no Ocidente e que o perigo está no abastecimento de armas à Ucrânia.

Aquilo que perguntamos aos nossos colegas da União Europeia é: onde é que irão parar os milhares de sistemas antiaéreos portáteis?
Sergei Lavrov 
Ministro dos Neg. Estrangeiros russo

Na conferência de imprensa final, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros considerou que os fornecimentos de armas ocidentais à Ucrânia eram "perigosos".

"Aqueles que estão a deitar armas na Ucrânia devem, evidentemente, compreender que serão responsáveis pelas suas ações", disse Sergei Lavrov, denunciando também o recrutamento de "mercenários" estrangeiros.

"Aquilo que perguntamos aos nossos colegas da União Europeia é: onde é que irão parar os milhares de sistemas antiaéreos portáteis? Não há resposta sobre quem irá controlar isto, nem quando é que estarão interessados em terminar a política, desenvolvida ao longo de vários anos, de tornar a Ucrânia numa ameaça para a Federação Russa", prosseguiu.

Lavrov acrescentou que a maternidade atacada em Mariupol era, afinal, uma base terrorista. E referiu que Vladimir Putin está finalmente disposto a encontrar-se com Volodymyr Zelenskyy. A condição? Que o encontro traga, citamos, "uma mais-valia" para Moscovo.

As conversações em Antalya são as primeiras de alto nível entre os dois países desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há duas semanas. O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, disse que o objetivo da reunião era preparar o caminho para um encontro entre os presidentes russo e ucraniano que seria facilitado pelo presidente da Turquia.

Fonte: euronews

Aveiro | Fábrica organiza TechLab Bootcamp para alunos do ensino secundário

No próximo fim de semana, 12 e 13 de março, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza o TechLab Bootcamp para alunos das quatro escolas secundárias de Aveiro. O evento decorre no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, do Município de Aveiro, e pretende criar oportunidades de mentoria, capacitação e apoio aos alunos finalistas do Concurso TechLab no Secundário”.


No âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, o Município de Aveiro e em parceria com a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, encontra-se a implementar o Concurso TechLab no Secundário" junto das Escolas Secundárias de Aveiro. A iniciativa pretende incutir nos jovens alunos uma cultura de co-criação, resolução de problemas e partilha de conhecimento, através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM.


Este concurso, no presente ano letivo, conta com o envolvimento das 4 Escolas Secundárias de Aveiro, 8 docentes e 40 alunos, estando a concurso 15 ideias/projetos.


Neste contexto, e por se considerar muito importante promover o espírito de grupo e o contacto com investigadores e profissionais das áreas STEAM, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza o TechLab Bootcamp, um evento de dois dias que pretende dar apoio de mentoria no desenvolvimento dos projetos propostos pelos alunos, bem como dar contributos para a resolução de problemas e para a apresentação das soluções propostas.


Divididos em vários grupos, os alunos vão participar em momentos de trabalho com mentores de forma a obterem orientação ou sugestão para melhoria das ideias apresentadas ou para o arranque do projeto proposto, bem como capacitação em estratégias para desenvolvimento de projetos ou apresentação pública de ideias.


Paralelamente, os alunos terão oportunidade de participar em diferentes workshops sobre ferramentas audiovisuais, modelação 3D e rendering, desenho vetorial, e ainda sobre a arte de bem comunicar.


Na sessão de abertura do evento estarão presentes Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Artur Silva, vice-reitor da Universidade de Aveiro, e Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Este momento acontece no sábado às 10h00, no auditório da Fábrica.


programa detalhado do TechLab Bootcamp segue em anexo.


Mais informações sobre o Projeto TechLab nas Escolas e aprendizagem das STEAM estão disponíveis aqui.


AMBIENTE: Próxima época de incêndios vai depender da chuva que caia até maio

 O presidente da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF) disse hoje que a próxima época de incêndios vai “depender muito da quantidade de chuva” que caia até maio, considerando que a situação de seca melhorou.

“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera [IPMA] esteve presente na reunião e atualizou a projeção de seca tendo revisto em baixa o risco, isto é, a situação não é tão preocupante como era há uma semana”, disse à agência Lusa Tiago Oliveira.
 
Num encontro presidido pelo primeiro-ministro, António Costa, o Conselho de Coordenação da AGIF, do qual fazem parte as várias entidades envolvidas no sistema de gestão dos fogos rurais, esteve hoje reunido para preparar a próxima época de incêndios e fazer o balanço 2021.
 
No final da reunião, o presidente da AGIF sublinhou, em declarações à Lusa, que a chuva prevista para este mês de março vai permitir “dar alguma folga”.
 
“A campanha de incêndios vai depender muito da quantidade de chuva que vai ocorrer até ao final do mês de maio ou junho. Os receios que podia ser uma coisa muito difícil estão ultrapassados, mas não estão resolvidos, isto é, a perigosidade baixou, mas ainda existe”, afirmou.
 
Tiago Oliveira considerou que existia uma grande preocupação, tendo em conta os fogos e a área consumida nos dois primeiros meses do ano, mas a chuva prevista para março vai permitir recuperar “um pouco os níveis de água, humidade e água no solo”.
 
“Temos de estar atentos. Nesta reunião foi feito um ponto de situação, atendendo ao perfil e à dinâmica de um ano climatológico mais seco. Estamos a prepararmos para o pior, mas esperando sempre o melhor”, sustentou.
 
Na reunião de hoje as principais entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) apresentaram um conjunto de ações críticas e iniciativas prioritárias para preparação da próxima época de incêndios, tendo em conta a situação de seca que o país atravessa, os fogos dos dois primeiros meses do ano e as previsões meteorológicas apresentadas.
 
Lusa