quarta-feira, 12 de setembro de 2018

OBRAS NAS FUTURAS INSTALAÇÕES DO MUSEU JOAQUIM AGOSTINHO AVANÇAM EM BREVE


Foi assinado, esta quarta-feira, o Contrato de Empreitada para Reabilitação de Edifício para o Museu Joaquim Agostinho. O contrato, assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Mário Correia, presidente do Conselho de Administração da Secal – Engenharia e Construções, SA, contempla a reabilitação e adaptação do antigo refeitório da Casa Hipólito, em Torres Vedras, para albergar as instalações do museu.

Rui Brás, chefe da Divisão da Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, deu início à cerimónia de assinatura, que se realizou nas futuras instalações do museu, com a apresentação do programa funcional. Seguiu-se a apresentação do projeto da intervenção a realizar, por João Carriço, arquiteto da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, demostrou disponibilidade por parte da Federação para “colaborar na dinamização do museu” com o objetivo de dar a conhecer a modalidade e o legado deixado por Joaquim Agostinho. Também Carlos Bernardes falou na importância de relembrar “a figura maior que foi Joaquim Agostinho” de um ponto de vista pedagógico e educativo.

O autarca está convicto que o “museu irá ao longo da sua história trazer muitas personalidades do ciclismo internacional até Torres Vedras”, sendo por isso uma mais-valia para o desenvolvimento local. Carlos Bernardes relembrou também que as "Agostinhas" têm cada vez mais utilizadores e importância de, em associação com o museu, continuar a promover a utilização da bicicleta.

Recorde-se que, desde 2014, a Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a reunir informações e objetos relacionados com o trajeto desportivo de Joaquim Agostinho, tendo já adquirido o espólio de Francisco Araújo, mecânico do atleta, e chegado a acordo para a cedência em rotatividade do espólio detido pela família de Joaquim Agostinho.

A obra vai ter um custo de 576.801,70 euros e prevê-se que a execução da empreitada esteja concluída em 2020.

Mãe, promete-me que lês

José e Milú: a origem de tudo

Sabemos que Mãe – promete-me que lês é uma carta de Luís Osório à sua mãe. Dez anos após a sua morte, conta a história de uma mulher singular que, ao longo da sua vida, detestou e amou até ao último dia. Mas qual a origem desta história?

Tudo começa com uma relação improvável entre os pais de Luís Osório: José Manuel, homossexual e Milú, uma jovem cantora no princípio da carreira.

Conheceram-se no final da década de 1960. Ele tinha estado em Paris durante o “Maio de 68”, cantava e era compagnon de route do Partido Comunista. Ela estava em ascensão no mundo da música e desejava recuperar o tempo perdido num sanatório onde lutou para não ficar paraplégica. Ele era filho de uma família burguesa. Ela era filha de uma família muito pobre.  Os dois, de alguma maneira personagens em fuga (ele de uma vida burguesa e de um pai que o rejeitava, ela de uma vida de miséria e de uma família que não a reconhecia), irão encontrar-se e de uma noite improvável acabará por nascer o seu único filho.


Se a vida do pai, José Manuel Osório é conhecida – investigador do fado, militante comunista, seropositivo – é na vida da mãe que Luís Osório consegue encontrar o sentido para nos contar, através de uma inesquecível carta, a história de um tempo que a todos pertence. Um tempo feito de convicções, desespero, violência, sexo, solidão, fé ou ausência de Deus, cobardia, poder, ciúme, morte e ainda assim a esperança.

Milú poderia ter sido tudo. Na cama de um sanatório, onde perdeu a infância e parte da juventude, sonhou poder ser tudo. Quando regressou a casa, já adolescente, a família não a conhecia. E ela recomeçou, sozinha. Profetizaram-lhe uma carreira de sucesso na música, mas ela desistiu de tudo quando ficou grávida. E sozinha com o seu pequeno filho voltou a recomeçar.
A carta acompanha todas as suas quedas e recomeços. A sua depressão, a sua tentativa de suicídio, o seu regresso à vida, a relação com um filho que seguiu caminho sem olhar para trás e sem lhe estender a mão.

Os dois morreram. Ela antes dos 60. E ele antes dos 70. Morreram com os corpos dilacerados por implacáveis doenças.

E Luís, o filho improvável, conta-lhes a história que é, num certo sentido, a história de um país possível e de uma literatura que nele se confunde radical e ferozmente com a realidade. 

Um livro Guerra e Paz a não perder!



Mãe, promete-me que lês
Luís Osório
Ficção / Literatura
160 páginas · 15x23 · 14,90 €
Nas livrarias a 18 de Setembro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488
  

Festival Bike Portugal: O mundo da bicicleta reuniu-se no CNEMA, em Santarém

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, decorreu de 7 a 9 de setembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e foi o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer estão ligados a este ramo.
O Festival Bike assumiu-se como um ponto de encontro para a realização de negócios e colocou em evidência expositores nacionais e internacionais, entre importadores, distribuidores e retalhistas, assim como diversas entidades direta ou indiretamente ligadas a este mercado.
Volta a Portugal do Futuro
A derradeira jornada da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros fez quartel-general no Centro Nacional de Exposições em Santarém. A última etapa, a 9 de Setembro, coincidiu com o último dia de mais uma edição do Festival Bike.
Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) venceu a última etapa da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição conquistada por Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass).
Provas e demonstrações animam Festival Bike
Paralelamente, o Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo.
Na 14ª Maratona BTT, realce para Roberto Ferreira (Clube BTT Seia) e Ana Antunes (Ser e Parecer Pro Bike Team) que conquistaram o 1º lugar do pódio da segunda prova nacional pontuável para a Taça de Portugal de XCM.
Paulo Simões de Pontével venceu a 3ª edição do Granfondo Santarém Specialized Festival Bike. Em 2º lugar classificou-se Julian Espinoza (Clube de Ciclismo deAlcobaça) e a terceira posição foi alcançada por Valdemar Teixeira (Casa Benfica Almodôvar/ Swick Drilling).
O 7º Troféu da Juventude foi palco de diversas competições. Madalena Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) em Benjamins, Amilcar Madeira (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) em Infantis, José Bancaleiro (BAT Escola Ciclista da Igrejinha) em Iniciados e Duarte Lopes (Anipura – GDM – Escola Alexandre Rua) em Juvenis foram os vencedores da prova. O Alcobaça CC / Crédito Agrícola arrebatou o 1º lugar na classificação por equipas
As provas de BMX proporcionaram momentos de emoção e pura adrenalina com manobras arriscadas que arrancaram os aplausos do público presente. Marco Fragoso – Whestwheels Crew conseguiu o 1º lugar nas “Finais Amador”. Jean Silva – Mutant Bikes – Icon Bike Store e Nuno Filipe Silvestre Baroso conquistaram o lugar mais alto do pódio nas categorias “Open” e “MTB MX”.
Durante o Festival Bike decorreram ainda provas de carácter lúdico como “Demonstrações de Bike Trial”, o “11º Mega Passeio de Cicloturismo”, o “3º Passeio de Bicicletas Antigas” ou o “7º Passeio de Cicloturismo para famílias Duas Pontes.”
Clubes de Ciclismo e Federações no Festival Bike
Como habitualmente, diversos clubes de ciclismo de estrada ou de outras modalidades que utilizam a bicicleta, marcaram presença no Festival Bike como o Alcobaça Clube de Ciclismo, o Clube Desportivo Fullracing / Efapel, a W 52 F.C. Porto, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Golegã e o Vito-Feirense Blackjack.
A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta também estiveram presentes no Festival Bike com a organização de diversas competições, além de promoverem as iniciativas que decorrem ao longo do ano.
Sessões de Autógrafos, Test-Drive e Apresentações
O Festival Bike Portugal foi palco de Sessões de Autógrafos com algumas das figuras do desporto nacional como António Carvalho, Joni Brandão, Pedro Paulinho, Raúl Alarcón, Rui Vinhas, Sérgio Paulinho, entre outros.
A ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins promoveu uma conferência dedicada a “Bicicletas, Normalização e o futuro”, assim como ao “Impacto das EBikes na Indústria e no mercado das Bicicletas”.
Várias empresas que estiveram presentes no Festival Bike não deixaram passar a oportunidade e promoveram workshops e ações de formação para os seus colaboradores.
Paralelamente, o público presente teve oportunidade de experimentar alguns dos mais recentes modelos e novas tendencias do mercado.

Conoce los procesos de negocio que ya utilizan tecnología de chatbots

por Yesica Flores

● Servicio a clientes, capacitación y hasta fomentar ventas en línea son algunas actividades que ya realizan los chatbots, incluso sin que los usuarios se den cuenta.
● De acuerdo con Statista, el valor de mercado para la Inteligencia Artificial de los chatbots se estima en 1,250 millones de dólares.

El nivel de madurez que hoy tienen las soluciones basadas en tecnologías de Inteligencia Artificial, como el Machine Learning, permite la interacción hombre-máquina sea mucho más natural. Y aunque todavía estamos lejos de tener conversaciones filosóficas con sistemas de IA como en las películas, ya podemos confiar en el uso de los bots para responder preguntas, impartir capacitaciones o incluso conversar sobre un tema en particular.
Sin duda, los chatbots se han vuelto una tendencia en la industria y de hecho, la firma Statista señala en un estudio reciente que el valor del mercado de los chatbots en 2016 registró un valor de 190 millones de dólares, y se estima que para el 2025 supere los 1,250 mdd.
Esta visión de mercado es atendida por las empresas al grado de que, a nivel global, más de 75% de los directores empresariales afirman que en los próximos años implementarán proyectos de IA en la modalidad de chatbots, según lo reveló The Economist.
“La industria bancaria es uno de los casos más representativos de los beneficios de los chatbots, pero también pueden ser usados para capacitar empleados, en servicio al cliente o como guías de museos”, explicó Gustavo Parés, director general de la empresa de inteligencia artificial Nearshore Delivery Solutions.
Los chatbots son soluciones automatizadas que pueden procesar lenguaje natural (NLP) y por tanto, es posible mantener una conversación. Utilizan Machine Learning para la capacidad de resolver dudas, aportar información o incluso realizar alguna acción y se desarrollan en páginas webs, apps de mensajería o redes sociales.
"Sin embargo, existe una clara tendencia sobre el uso de esta tecnología, siendo utilizada como guía de museos, para mejorar la capacitación del personal o para automatizar procesos repetitivos en una empresa", explicó Parés.
A continuación enlistamos 4 actividades empresariales que ya aplican IA en soluciones ideales para los chatbots:
1. Servicio al cliente. En busca de responder a sus clientes de maneras más efectivas y ágiles, las empresas ya integran chatbots a sus plataformas de redes sociales para resolver las dudas de las personas de una forma ágil, incluso sin que los usuarios se den cuenta de que se trata de un chatbot.
Además, el uso de esta tecnología ahorra tiempo a los usuarios en la busca de respuestas, lo que se traduce en un ahorro de recursos para las empresas, así como un servicio mejorado a los clientes.

2. Capacitación de personal. La madurez de entendimiento del lenguaje natural de los chatbots es utilizado por las empresas para impartir cursos básicos de capacitación. Estos agentes fungen como un tutor que refuerza el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Una de las ventajas más poderosas de recibir capacitación mediante chatbots es la flexibilidad y capacidad de adaptarse a las necesidades y requisitos específicos de una persona en particular.
3. Visitas guiadas. Montado en una infraestructura de movilidad, los chatbots ya trabajan como promotores de centros de reunión para interactuar con los visitantes de museos y hoteles para explicar detalles de recorridos e instalaciones. Inmuebles como el Museo de Arte Moderno de Buenos Aires y el Museo de Anna Frank en Amsterdam, y recientemente el Museo de Antropología en México ya trabajan con este tipo de soluciones de IA.
4. Fomentar las ventas en línea. Con la información necesaria, procesamiento y análisis detallado los chatbots pueden ser programados para fomentar ventas en plataformas en línea. Algunos incluso acompañan a los compradores en todo el proceso, desde la recomendación hasta el pago.
Muchos bancos ya utilizan esta modalidad de venta para ofrecer productos financieros personalizados. Esta misma tendencia es para los sectores de hotelería, aerolíneas e incluso alimentación.
En definitiva, la versatilidad de los chatbots los vuelve excelentes integrantes de cualquier equipo de trabajo. Y su capacidad de aprendizaje, de la mano de la fuerte inversión que se ha hecho en el rubro de la inteligencia artificial, hace de esta herramienta una atractiva opción para empresas e instituciones de todos los tamaños.

1º Encontro de Motos e Motorizadas “Relíquias de Murtede”


Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019, um novo máximo desde 2013

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, mais do que os 1,12% deste ano e um novo máximo desde 2013, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até Agosto hoje divulgados pelo INE.
De acordo com os valores publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nos últimos 12 meses até agosto a variação do índice de preços excluindo a habitação foi de 1,15%, valor que serve de base ao coeficiente utilizado para a atualização anual das rendas, ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), e que representa mais 1,15 euros por cada 100 euros de renda.
O aumento de 1,15% das rendas em 2019, aplicável tanto ao meio urbano como ao meio rural, segue-se à subida de 1,12% registada este ano e aos acréscimos de 0,54% em 2017 e de 0,16% em 2016.
Em 2015 as rendas tinham ficado congeladas na sequência de variação negativa do índice de preços excluindo a habitação registada nesse ano.
Já os quatro anos anteriores, de 2011 a 2014, tinham sido de aumentos consecutivos das rendas: uma atualização residual de 0,3% em 2011 (mais 30 cêntimos por cada 100 euros de renda), de 3,19% em 2012, de 3,36% em 2013 e de 0,99% em 2014.
Por lei, os valores das rendas estão em geral sujeitos a atualizações anuais que se aplicam de forma automática em função da inflação. O NRAU estipula que o INE é que tem a responsabilidade de apurar o coeficiente de atualização de rendas, tendo este de constar de um aviso a publicar em Diário da República até 30 de outubro de cada ano para se tornar efetivo.
Só após a publicação em Diário da República é que os proprietários poderão anunciar aos inquilinos o aumento da renda, sendo que a subida só poderá efetivamente ocorrer 30 dias depois deste aviso.
De acordo com a lei do arrendamento, a primeira atualização pode ser exigida um ano após a vigência do contrato, e as seguintes um ano depois da atualização prévia, tendo o senhorio de comunicar por escrito, com uma antecedência mínima de 30 dias, o coeficiente de atualização e a nova renda que resulta deste cálculo.
Caso não o pretendam, os senhorios não são, contudo, obrigados a aplicar esta atualização.
As rendas anteriores a 1990, contudo, foram atualizadas a partir de novembro de 2012, segundo o Novo Regime do Arrendamento Urbano, que permite aumentar as rendas mais antigas através de um processo de negociação entre senhorio e inquilino. Caso tenham sido objetivo deste mecanismo de atualização extraordinária, ficam isentos de nova subida.

Cantanhede convida-o ao 2º “Cata Sonhos”


Cancro vai matar 9,6 milhões de pessoas este ano

Resultado de imagem para Cancro vai matar 9,6 milhões de pessoas este ano
Mais de 18 milhões de novos casos de cancro e 9,6 milhões de mortes são estimados este ano em todo o mundo, segundo a Agência Internacional para a Investigação do Cancro, da Organização Mundial da Saúde.
Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolve cancro nalguma fase da sua vida, de acordo com os dados da Agência Internacional (IARC, na sigla inglesa).
Os números hoje divulgados estimam que um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres acabem por morrer devido a doença oncológica.
Para este ano, estima-se que o número de mortes por cancro ascenda a 9,6 milhões, quase a população total de Portugal.
Em todo o mundo, o número de pessoas que estão vivas após cinco anos do diagnóstico de cancro é estimado em 43,8 milhões.
"O aumento do peso do cancro deve-se a vários fatores, incluindo crescimento da população e envelhecimento, bem como na mudança de prevalência de alguns tipos de cancro ligados ao desenvolvimento social e económico", refere a Agência da Organização Mundial da Saúde.
Os esforços de prevenção feitos por vários países conseguiram fazer decrescer a incidência de alguns cancros, como o cancro do pulmão (registando-se alguma redução em homens na Europa do Norte e na América do Norte) ou o cancro do colo do útero.
Cerca de metade dos novos casos de cancro em 2018 e mais de metade das mortes deverão ocorrer na Ásia, região onde se concentra 60% da população global.
A Europa terá 23,4% dos novos casos e 20% das mortes por cancro, apesar de contar com menos de 10% da população global. Na América estima-se que ocorram 21% dos novos casos e 14% da mortalidade e em África menos de 6%.
Na Ásia e em África, a proporção de mortes por cancro é maior do que a proporção de novos casos, sobretudo porque nestas regiões surgem casos com pior prognóstico, devido a um acesso limitado a diagnósticos e tratamentos em vários países.
Lusa

Polícias anunciam protesto junto ao Ministério das Finanças para 26 de setembro

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) anunciou hoje que vai realizar, a 26 de Setembro, uma concentração de protesto em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa, devido a ausência de respostas do Governo.
Em causa estão os cortes dos vários subsídios em período de férias e a passagem à pré-aposentação, refere a ASPP em comunicado, sublinhando que já tinha ameaçado com ações de protesto caso o Governo não resolvesse estas questões.
Com esta concentração em frente ao Ministério da Finanças, a ASPP reivindica a do Supremo Tribunal Administrativo, que em março decidiu que eram ilegais os cortes feitos aos vários subsídios atribuídos aos polícias, incluindo os suplementos especiais de serviço, de patrulha e de turno, em período de férias, depois de uma ação interposta por este sindicato.
Segundo o maior sindicato da PSP, estes cortes foram feitos em 2010 e o Supremo Tribunal Administrativo decidiu também que devem ser pagos os retroativos desde essa data.
A ASPP exige também "a publicação imediata" da lista para a passagem à pré-aposentação de 800 polícias, tal como está previsto no estatuto profissional da PSP, que entrou em vigor Dezembro de 2015 "e que continua por ser concretizado".
A ASPP/PSP considera "inadmissível que o Governo, que devia ser o exemplo máximo do cumprimento das leis e devia agir com o princípio da boa-fé, seja o primeiro a não executar as leis que aprova e desvaloriza as decisões dos tribunais".
A ASPP refere ainda que "perante esta atitude do Governo, está legitimada para desenvolver todo o tipo de ações para que aos direitos dos polícias sejam garantidos".
Lusa

GNR irá prolongar a Operação “Verão Seguro 2018”

Resultado de imagem para GNR irá prolongar a Operação “Verão Seguro 2018”A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá prolongar a Operação Verão Seguro até ao dia 30 de setembro, inicialmente prevista até ao dia 15, tendo em conta a afluência às zonas turísticas do nosso país que se continua a verificar.
Nesta fase da operação, o esforço da GNR  será dirigido à fiscalização de estabelecimentos de diversão noturna, bem como à fiscalização rodoviária, no sentido de garantir a segurança e ordem pública e contribuir para a diminuição da sinistralidade rodoviária, com principal incidência na região algarvia.

Hora de Fecho: Em direto/ Depois do iPhone X, a Apple vai surpreender?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
As novidades de 2018 da Apple são apresentadas esta quarta-feira no auditório Steve Jobs, na Califórnia, nos EUA. São esperados três novos modelos de iPhone: o XS, XS Max e o Xr.
Bruno Vitorino perguntou ao ministro da Defesa se "mentiu aos portugueses" ou se foi ele quem recebeu informação errada sobre o material recuperado. E admitiu chamar António Costa ao Parlamento.
O Parlamento Europeu aprovou o relatório que condena o governo da Hungria por “risco manifesto de violação grave dos valores europeus”. PCP votou contra. Marinho e Pinto absteve-se.
Em causa estão alegadas irregularidades na atribuição de fundos para recuperar casas destruídas pelos fogos de 2017. PJ está no local para recolher elementos de prova e ainda não houve detenções.
Governo e PSD e CDS trocam culpas pelo estado da ferrovia. "Se tivessem comprado comboios em 2012, estavam a chegar agora", diz Pedro Marques. E porque não os compraram vocês em 2016?, pergunta PSD.
O Papa Francisco convocou os líderes das conferências episcopais de todo o mundo para uma reunião dedicada ao tema da proteção de menores, anunciou o Conselho de Cardeais.
Os espanhóis queriam organizar o Mundial 2030 com Marrocos e Portugal, mas a hipótese caiu por terra quando o país africano avançou sozinho. Agora, Espanha quer o Euro 2028 - e conta com Portugal.
Engenheiro químico, trader de metais, produtor de vinho, enófilo e um dos maiores gastrónomos do país: eis o currículo de Bento dos Santos, o homem que ajudou a lançar José Avillez. Conheça-o melhor.
Uma imagem da cicatriz do candidato à presidência do Brasil está a circular pelas redes sociais e a levantar dúvidas. Movimento brasileiro confirma que a fotografia é legítima.
O Florence já levou mais de um milhão de pessoas a abandonar as suas casas e segue agora na direção de Washington. Veja como os norte-americanos se estão a preparar para o impacto do furacão.
No fundo do oceano Pacífico, a 8 mil metros de profundidade, investigadores da Universidade de Newcastle descobriram três novas espécies de peixe: são translúcidos, gelatinosos e sem escamas. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Não interessa perceber como funciona o mercado ou como melhorá-lo. Ao Bloco (e aparentemente também a Rio) só importa o discurso moralista e a aposta no preconceito contra quem faz bons investimentos.

Luís Aguiar-Conraria
Não interessa o que se passou no court de ténis. Para saber que Carlos Ramos é culpado basta ter dois dados em conta: 1º, Serena Williams é uma mulher negra; 2º, Carlos Ramos é um português branco.

Maria João Marques
A Autoridade Tributária – filha dos governos de todos os partidos – é uma organização perigosa, com tiques totalitários, que ninguém para na voracidade de arrecadar – a bem ou à força – mais impostos.

João Marques de Almeida
Os dois candidatos à frente das intenções de voto são também os que têm a maior taxa de rejeição. É muito provável que acabe por ganhar o que for menos detestado por dezenas de milhões de brasileiros.

Laurinda Alves
Cada família é uma nação, e uma nação com território próprio, numa geografia que encerra relações de vizinhança, fronteiras e regras, códigos de conduta e valores que são absolutamente singulares.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Dia 25 de setembro há Supertaça Distrital de Ténis de Mesa!

Na próxima terça-feira, dia 25 de Setembro, pelas 21h30, disputar-se-á a Supertaça Distrital de Ténis de Mesa, opondo as coletividades do SC Povoense e os UGAS, da Ega (Condeixa).
Tratam-se de duas das equipas mais fortes da região, militando nos Campeonatos Nacionais da 2ª e 2ª de Honra respetivamente.
Antevê-se por isso uma boa partida, bem disputada, entre atletas que se conhecem há muito tempo.
É também um troféu que marca a abertura da Época 2018-2019. No fim de semana seguinte a equipa  do Povoense deslocar-se-á à Ilha das Flores (Açores) para a 1ª jornada do Campeonato Nacional.
Por tudo isto, esta será uma oportunidade deveras interessante de visitarem e conhecerem o espaço e os atletas deste clube que leva o nome de Cantanhede e da região mais longe, num final de dia diferente.
Estão todos convidados, por isso, a aparecer a partir das 21h00 de dia 25/09 por cima da Loja do Cidadão. 
O Jornal Mira Online, parceiro para a área desportiva do SC Povoense, estará presente, com flashs  e informações do encontro.

Vem aí a V Rota das Gândaras



Exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa” no Museu de Aveiro / Santa Joana


Núcleo Karate Mira: “Formar jovens, moldar o futuro”

Desde o ultimo contacto mais formal com a comunidade, aquando do Estágio Internacional em Mira, o Núcleo Karate Mira, continuou o trabalho visando a boa pratica e divulgação sustentada da modalidade. 
Nesse sentido, o Treinador Rui Miguel Oliveira não poupa esforços, para que ele e os seus praticantes evoluam e cresçam em todos os sentidos, quer técnico, quer pessoal.
PLANO DE ACTIVIDADES 2018-2019
Estágios Internacionais ISP / IKTA a partir de 6kyu
- 23 a 25 de Novembro - Mealhada
- 01 a 03 de Março - Pampilhosa
- 05 a 07 de Junho - Oliveira Hospital
Estágios Formação ISP + Exames 9kyu a 7kyu
1º Estágio Formação ISP
- 02 de Fevereiro das 09:00 / 12:00 local a definir.
2º Estágio Formação ISP
- 08 de Junho das 09:00 /12:00 local a definir.
Formação contínua Treinadores FNK-P
- 15 Setembro - Braga “Treino de Karate com HIIT”

Odisea: el nuevo universo de League of Legends


por Yesica Flores
Bitácora de viaje. Día: no estoy segura. Ubicación: Espacio exterior.
Informe del estado de la tripulación del Morning Star: Nos quedan pocos cereales. Peligrosamente pocos. Nuestro salón de armamento se encuentra reluciente y tenemos gente nueva a bordo. Como mano derecha del Capitán Yasuo, se encuentra la mejor piloto de la galaxia: yo. Protocolos de seguridad en orden gracias al señor musculitos (¡pero no le digan así! Prefiere Malphite... ¿cierto musculitos?). Y tenemos una chica nueva. No habla mucho. En realidad no habla nada, pero tampoco se come mis cereales, así que no me molesta. Comenzaremos la operación en breves momentos.

Millones de jugadores están a punto de embarcar en la más alucinante aventura intergaláctica junto con sus campeones favoritos. Con un audaz repertorio, League of Legends revela su nuevo universo llamado Odisea, en el que los asesinos estelares, las misiones de rescate interplanetarias y los jugosos botines galácticos prometen una entrañable experiencia para invocadores y fanáticos de la fantasía espacial por igual.
Programado para llevarse a cabo entre el 12 y el 24 de septiembre, Odisea es uno de los eventos temáticos en League of Legends más grandes del año, por lo que estará lleno de contenido y actividades únicas, disponibles por tiempo limitado. Y si aún no conoces el universo de League of Legends, Odisea te da la excusa perfecta para sumergirte y ser parte de un viaje inolvidable.
Aquí van todos los detalles, cadete:
¡Trajes espaciales para todos!
Los tripulantes del Morning Star y su némesis, Kayn, están listos para la odisea con seis nuevos aspectos inspirados en la fantasía espacial:
• Kayn Odisea (Aspecto Legendario 1820 RP)
• Sona Odisea (1350 RP)
• Jinx Odisea (1350 RP)
• Yasuo Odisea (1350 RP)
• Malphite Odisea (1350 RP)
• Ziggs Odisea (1350 RP)

Además, durante el evento podrás obtener contenido exclusivo de Odisea a través de misiones dentro del juego y botín Hextech, incluyendo chromas, aspectos de centinela, gestos, íconos de invocador y mucho más.
Nuevo modo de juego: Odisea: Extracción
En una galaxia muy, muy lejana, la nave intergaláctica Morning Star se prepara para enfrentar los peligros desconocidos del espacio exterior. ¿Su misión? Rescatar a Ziggs, un alocado mecánico e inventor que se estrelló en un planeta lejano durante alguno de sus experimentos… por enésima ocasión.
Los jugadores podrán formar parte de la tripulación del Morning Star, enfrentar especies alienígenas y comenzar una arriesgada operación de rescate en un nuevo modo de juego PvE de League of Legends. Pero en su camino se interpondrá Kayn, un malvado asesino que desea tomar control de la galaxia.
Con 5 niveles de batalla disponibles, los jugadores podrán cumplir su misión en dificultad: Intro, Cadete, Tripulante, Capitán e Implacable.
¡Lo mejor de Extracción es que todos los aspectos de Odisea estarán desbloqueados para que puedas conocerlos y sentirte como un verdadero cadete del Morning Star! Considera que aunque el evento temático concluye el 25 de septiembre, Odisea Extracción permanecerá activo hasta el 8 de octubre para que puedas conquistar el máximo nivel de dificultad.
Si quieres conocer más, visita la página del evento, lee la historia del asesino Kayn, o explora la narrativa en el sitio de Universo.
Informe de misión completado. ¿Qué esperas para unirte a la tripulación?