sábado, 9 de dezembro de 2017

A zona ribeirinha de Portimão vai passar para as mãos da Câmara

Entrevista à presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, em pleno Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que decorreu ao longo deste Sábado, 9 de Dezembro, em Portimão. 
O Algarve Económico (AE) – Que significado tem para si a realização deste congresso em Portimão?
Isilda Gomes (IG) – É um grande momento porque estamos a discutir assuntos extremamente importantes e acho que este congresso é um ponto de viragem, é o início de uma nova etapa para os municípios portugueses. Por isso tem um significado extremamente importante.
O Algarve Económico (AE) – Está a referir-se ao processo de descentralização de competências para os municípios de que há muito se houve falar. Como é que se encontra neste momento, está prestes a ser concluído?
IG – Temos os diplomas sectoriais para serem aprovados. Aquilo que está a fazer falta é adequar a ‘mochila’ financeira a essa transferência de competências. Agora, isto não é um processo fácil porque sabemos que as transferências a transferir para um município não serão necessariamente iguais às de outro município.
Portanto, não se pode dizer que é 100 mil, 200 mil ou outro valor qualquer, cada município tem a sua particularidade, esse levantamento leva muito tempo a fazer e é esse trabalho que o Governo está a desenvolver. Mas há diplomas que estão mais adiantados, como o da Saúde.
AE – Em termos concretos, que alterações substanciais vamos ter, ao nível das competências das Câmaras?
IG –  Vamos conseguir gerir espaços que, neste momento, não são nossos. Vamos ter, por exemplo, a passagem paras as câmaras de edifícios públicos que não estão a ser utilizados. Vamos ter, também, um papel importante na área da Saúde, na vertente Social, embora aqui já tenhamos intervenção em muitas vertentes que deviam ser desempenhadas pelo poder central… há uma série de diplomas preparados nas mais diversas áreas.
AE – No caso de Portimão, a zona ribeirinha vai passar para a Câmara?
IG – Sim, exactamente, a zona ribeirinha vai passar para a competência da Câmara.
AE – O 1º Ministro garantiu que vai haver a transferência de verbas adequadas às novas competências que vão ser passadas para as autarquias, mas, ao longo do congresso, muitos colegas seus parecem não ter ficado convencidos e duvidam que essas verbas sejam suficientes. Também duvida? 
IG – Não duvido, até porque sou uma regionalista convicta e defendo a descentralização com unhas e dentes, como se costuma dizer. E, também, como tenho acompanhado este processo e, obviamente, porque tenho confiança no Governo que temos, no 1º Ministro e nos ministros que têm estado a acompanhar este processo, não tenho razão nenhuma para duvidar que as promessas que têm sido feitas vão ser cumpridas. 
Agora, é natural que quem não esteja a acompanhar o processo como nós temos estado, na Associação Nacional de Municípios Portugueses, tenha ainda algumas resistências e dúvidas, mas espero que, paulatinamente, depois de toda a gente perceber o que está em causa e de sabermos exactamente quais os recursos financeiros que vão ser transferidos para as autarquias,  os meus  colegas reconheçam que é suficiente e que, provavelmente, até conseguem fazer mais com menos dinheiro.
Fonte: O Algarve Económico

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


ADASCA PROMOVE COLHEITA DE SANGUE.



A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mais conhecida por ADASCA, promove este sábado uma colheita de sangue na sede no mercado de Santiago.

Dias 9, 23 e 30, das 9 horas às 13 horas, e nos dias 13 e 20, das 15 horas às 19h30. Haverá também campanha no dia 12, entre as 9 horas e as 12h30, no Auditório da Altice Labs/Aveiro.

“Estamos a escassos dias de completar 11 anos de existência. A ADASCA é a única associação de dadores de sangue existente no Concelho de Aveiro com personalidade jurídica e Certidão no Diário da República. Não se trata de um grupo qualquer. Mais, a sua contabilidade é fiscalizada pela Equipa de Verificação de Contas do IPST. Aqui trabalha-se, não se brinca em serviço. menos ainda para dar nas vistas”, refere Joaquim Carlos, dirigente que procura estimular as dádivas em Aveiro.

Fonte: Rádio Terra Nova

Amarante dá-nos música, João dá-lhes cinema e Nini deu uma casa de banho a Lisboa

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Esta semana chegaram mais boas notícias vindas dos lados da UNESCO, que classificou os bonecos de Estremoz como Património Cultural Imaterial – parabéns ao Alentejo e aos seus artesãos. Nós por cá, ainda estamos a celebrar a distinção que em final de Outubro chegou a Amarante: a mesma UNESCO incluiu-a na Rede de Cidades Criativas. É por isso que a Andreia Marques Pereira hoje nos dá música: já com o rótulo de “Cidade da Música” ao peito, Amarante está a pôr a casa em ordem e a exibir-se como comunidade musical. A Andreia foi aos bastidores descobrir quem lhe dá vida e quem lhe dará futuro. Dentro e fora da tradição: há a Orquestra do Norte, a Orquestra Energia, três bandas filarmónicas, sabe Deus quantos grupos de bombos. Vale a pena ouvir os sons de Amarante. Como também vale a pena provar Amarante – quem resistir aos doces que por lá se fazem que atire a primeira léria – e acordar com Teixeira de Pascoaes no Des Arts Hostel.
Já João Meirinhos acordou para a vida em 2010, quando recebeu esta mensagem de um amigo italiano: “Bora fazer cinema com os putos em África?”. João disse que sim e esse sim mudou-lhe a vida e a forma como olha para ela. Hoje, o Cinéma du Désert já vai na sexta expedição. A bordo de um camião de bombeiros, o projecto apoiado pela organização não-governamental Bambini nel Deserto leva cinema gratuito a quem não tem nada. João Meirinhos é o protagonista desta semana, numa história inspiradora aqui contada pela Beatriz Silva Pinto.
E agora para algo completamente diferente: dormir numa casa de banho. É assim que se sentem os hóspedes que entram no WC Beautique, um hotel desenhado por Nini Andrade Silva que abriu em final de Outubro na Avenida Almirante Reis, em Lisboa. O conceito pode ser um pouco desconcertante, conta-nos a Mara Gonçalves, que ficou na dúvida se estaria num hotel que é uma casa de banho ou numa casa de banho que é um hotel. “Sempre quis fazer um hotel que fosse uma casa de banho de cima a baixo”, revela a designer de interiores, que conversou com a Mara de pijama no bar do hotel. “Achei que não fazia sentido nenhum estar numa casa de banho vestida de forma normal, a não ser que estivesse para sair”, junta Nini Andrade Silva – e assim se justifica que as recepcionistas também se apresentem de pijama azul claro e máscara de olhos sobre a testa. Aqui e ali temos vontade de rir, é verdade – e é por isso que temos que ler a Mara até ao fim.
Para o fim ficam as comidinhas. Primeiro viajamos com o Miguel Pires até Istambul, onde vamos descobrir a nova cozinha da Anatólia e depois, de regresso a Lisboa, mais duas moradas para descobrir: a do Prado, de António Galapito, e a do Mar, no Parque das Nações, ambas desvendadas pela Alexandra Prado Coelho (quem mais?...). Entre vacas de 150 quilos e peixe fresquinho, venha o leitor e escolha.
Tudo tratado por hoje. Aproveite o fim-de-semana prolongado e, já sabe, se precisar de sugestões temos muitas e boas por aqui. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



Um pop-up de cozinhas da Síria e Eritreia até 16 de Dezembro

A agência criativa The Hotel juntou-se ao projecto Marhaba disponibilizando um espaço no Chiado para uma série de jantares.

Hora de Fecho: Salvador Sobral já recebeu transplante

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Salvador Sobral foi submetido a um transplante de coração esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz em Lisboa. Hospital marca conferência de imprensa para as 18h00.
A Câmara de Lisboa vai restringir o horário de funcionamento da discoteca Barrio Latino, onde um segurança foi baleado mortalmente na passada sexta-feira.
Haider al-Abadi, o primeiro-ministro iraquiano, anunciou "o fim da guerra" contra o grupo jihadista Estado Islâmico naquele país.
A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos da América de "chantagem nuclear" durante conversas com um alto funcionário da ONU, segundo a agência de notícias oficial do país.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe reúnem-se de emergência no Cairo para discutir a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Abas recusa receber Mike Pence.
Uma atriz que contracenou com Dustin Hoffman numa peça da Broadway em 1983 contou a sua história "horrível, desmoralizante e abusadora" à The Hollywood Reporter.
Dois timorenses e um português estão detidos em Díli acusados de "favorecimento pessoal" no âmbito de investigações policiais à fuga do casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra.
Os prémios de fotografia de Siena já foram entregues. Um dos vencedores é português. Da luta de um casal de leões até ao rosto ensanguentado de uma criança na Síria, veja 42 das fotos mais poderosas.
Em "Pão com Fiambre", o leitor é "massacrado pelas banalidades intelectuais características do pensamento bukowskiano, embrulhadas num tom que se faz passar por despretensioso", escreve Jorge Almeida.
Não, surrealista não quer dizer bizarro, nem irreal, nem fantástico. Apesar dos 70 anos que passaram sobre a sua fundação, quão desconhecidos ainda são para nós os Surrealistas? 
Opinião

Rui Ramos
A verdade, Dr. António Costa, é que não é preciso ter saudades de Passos Coelho ou desejar vê-lo a si a descansar em casa, para ter relutância em deitar foguetes com os seus supostos sucessos. 

José Manuel Fernandes
A disputa pela liderança do PSD lembra um penoso regresso ao passado, uma disputa fulanizada sem propostas diferenciadoras e sem a capacidade de dizer ao país o que ele precisa de ouvir. E quer ouvir.

Paulo Tunhas
A decisão de Trump sobre Jerusalém rompe com a hipocrisia vigente quando se fala do Médio Oriente, que tudo na aparência igualiza para na verdade sistematicamente condenar Israel desde o princípio.

Helena Garrido
Vivemos tempos extraordinários. Agora os contratos são para cumprir. Em menos de dois anos, o ministro das Finanças passa de virar a página da austeridade para líder do grupo símbolo da austeridade.

Maria João Avillez
Michel Barnier, o negociador-chefe da UE para o Brexit, parece de vez em quando pôr veneno no diálogo com Londres. Mas esta responde por vezes com um grau de amadorismo ou impreparação estarrecedores.
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Benefícios Incríveis das Nozes

Resultado de imagem para Benefícios Incríveis das Nozes
Os seres humanos consomem nozes há milhares de anos, mas só recentemente começamos a ver o quão bom elas são para a saúde. As nozes ajudam a manter a mente e o corpo saudáveis e podem trazer benefícios que você nem imagina! 

1. Melhoram a função cardíaca
As nozes contêm uma boa quantidade de ômega-3, assim como ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Elas também contêm uma abundância de ácidos graxos essenciais (EFAs), como o ácido alfalinolênico, ácido linoleico e ácidos araquidônicos. Dar ao seu organismo um suprimento saudável de lipídios ajuda a prevenirdoenças cardíacas coronárias, reduz a pressão arterial e o colesterol ruim, bem como aumenta a quantidade do colesterol bom na corrente sanguínea.
2. Turbinam o metabolismo
As nozes contêm diversos minerais, como cobre, manganês, potássio, ferro, cálcio, magnésio, selênio e zinco. Todos esses minerais ajudam a melhorar o metabolismo e são excelentes para muitas atividades metabólicas, como digestão, formação de esperma, e crescimento e síntese de ácidos nucleicos.

3. Nozes mantêm a diabetes sob controle
Foi comprovado que o consumo de nozes ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo II, ou, para quem já tem a doença, ajuda a controlar. Isso ocorre porque o alimento contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. É por isso que as pessoas diabéticas podem comer nozes regularmente sem o risco de excesso de peso.

4. Ajuda a prevenir câncer
Surpreendentemente, uma série de componentes presentes em nozes têm a capacidade de restringir o crescimento de células cancerosas no organismo. Um estudo de 2010 da Universidade de Portugal atribuiu esta função a alguns compostos fenólicos e antioxidantes encontrados em nozes.
5. Nozes mantêm a pele saudável
As nozes são uma ótima fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante lipossolúvel. Esta vitamina ajuda a proteger sua pele de quaisquer radicais livres nocivos. Além disso, as nozes também contêm uma série de vitaminas do complexo B, como niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, riboflavina e vitamina B6.

6. Ajudam a regular o sono
Se você está com dificuldades para ter uma boa noite de sono, o que acha de comer algumas nozes antes de dormir? Isso ocorre porque as nozes contêm um hormônio chamado melatonina, que está associado a induzir e regular o sono. Se você acha que apenas nozes nas refeições não é o suficiente, então tente comê-las embebidas em água antes de ir para a cama.

7. Nozes melhoram o humor
Se faltam ácidos graxos ômega-3 na sua dieta, então você está mais propenso a ter pensamentos e sentimentos negativos, levando a altos níveis de estresse ou desencandear depressão. Como as nozes estão cheias de ácidos graxos ômega-3, consumi-las regularmente pode ajudar a te manter com mais positividade e bom humor.
8. Melhoram a saúde óssea
Se você quer ter ossos fortes, então é melhor começar a comer um pouco de nozes, pois elas ajudam o organismo na absorção de cálcio, evitando que este mineral seja repelido em excesso pela urina. Dessa forma, você vai manter os seus ossos firmes e fortes, que infelizmente enfraquecem com o avanço da idade.

Enviado por António Alves Ribeiro





DIRETOR DA SEGURANÇA SOCIAL DE SANTARÉM AFIRMA QUE FOI ALVO DE “SANEAMENTO POLÍTICO”

 
O diretor do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social disse à Lusa que a cessação da sua comissão de serviços, confirmada quinta-feira em despacho do Governo, não é mais do que um “saneamento político”.
Tiago Leite, que se despediu publicamente das funções que desempenha há seis anos durante uma gala que encerrou quinta-feira à noite a semana de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, declarou à Lusa ser “esquizofrénico” que o Governo tenha mantido a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP, criada pelo executivo PSD/CDS), mas não respeite as suas decisões.
Dirigente nacional do CDS-PP, Tiago Leite ocupava o cargo desde 14 de dezembro de 2011, tendo sido nomeado por cinco anos, por concurso ao abrigo da CRESAP, em 21 de novembro de 2014, contrato que findaria em 20 de novembro de 2019.
Segundo disse à Lusa, foi-lhe proposto o pagamento de uma indemnização de um ano de remunerações.
A cessação da sua comissão de serviços, a par da dos diretores dos centros distritais de Évora e de Beja e da diretora adjunta de Segurança Social do Centro Nacional de Pensões, foi justificada com a necessidade de “imprimir uma nova orientação à gestão dos serviços”, como relatou à Lusa fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Para Tiago Leite, este argumento não é mais do que um “saneamento político”, pois, “em momento algum existiu qualquer orientação” que não tivesse posto em prática.
Declarando-se de “consciência tranquila” e com a sensação de “dever cumprido”, Tiago Leite afirmou que a sua exoneração acontece depois de “várias auditorias” aos serviços e “meses” de um “processo de inquérito” à procura de um motivo para rescisão com justa causa.
“Não encontraram nada, o que prova a correção com que exerci as minhas funções. Não havendo justa causa, foi preciso encontrar uma desculpa”, declarou, salientando que sai num “momento alto”.
A sua despedida aconteceu no dia em que se discutiram, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, questões relacionadas com a deficiência, com “ampla participação” de cidadãos portadores de deficiência, que prestaram testemunho “na primeira pessoa”, de cuidadores e de técnicos, culminando uma semana que envolveu agrupamentos de escolas e instituições em atividades que promoveram a inclusão.
Segundo o semanário regional O Mirante, Tiago Leite deverá ser substituído pelo militante socialista Renato Possante Bento, licenciado em Gestão e atual diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém.
A fonte do Ministério contactada pela Lusa afirmou que “estas cessações de comissões de serviços prendem-se com a necessidade de imprimir uma nova orientação à gestão dos serviços que passa por conferir uma nova dinâmica à prossecução das prioridades e objetivos delineados para a área da Segurança Social”.
Fonte: mediotejo

Centeno deve agradecer ao poder local a sua eleição para a liderança do Eurogrupo

Os municípios têm uma quota-parte de responsabilidade pela eleição de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo. A tese foi avançada, este Sábado, por Manuel Machado, o presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no decorrer do Congresso que aquele organismo levou a cabo em Portimão.
Isto porque, pelas suas contas, as câmaras portuguesas obtiveram em 2016 um superavit real de 1.050 milhões de euros (662 milhões de resultados positivos mais 388 milhões gastos em áreas que são da competência do poder central). Esse valor positivo foi uma boa ajuda para que o Ministro das Finanças “pudesse reforçar a sua credibilidade nas instâncias europeias” e, por essa razão, garantisse a eleição para o tão ambicionado lugar.
A dívida das autarquias passou de 2,3% do total do total da dívida pública, em 2013, para 1,7% em 2016, evolução que fez com que fosse o sub-sector da administração pública que, “de longe, melhor reagiu ao programa da troika, tendo cortado em muitas categorias de despesa e promovido uma gestão mais eficiente”.
Isto foi conseguido apesar de “os municípios terem assumido, por sua conta e risco, custos que correspondem a competências da administração central, em áreas como a Educação, a Saúde, a Acção Social, a Habitação e a Protecção Social, entre outras”.
Em matéria de gestão financeira, o poder central tem, na sua opinião, “alguma coisa a aprender com as autarquias”. Isso mesmo, garante, já foi interiorizado pelo actual Governo, que está a preparar um pacote de descentralização que “até agora tem sido exemplar no que diz respeito à boa fé negocial e ao espírito de colaboração entre as partes”.
Ao longo dos trabalhos, vários congressistas exibiram menos optimismo e confiança que o líder da ANMP. A maior parte dos que falaram manifestaram preocupação em que as competências que vão ser transferidas para as autarquias não venham acompanhadas dos necessários recursos financeiros, daí resultando mais despesa para o poder local.
Fonte: O Algarve Económico 

Neste Natal a melhor prenda: Colheita de sangue dia 13 de Dezembro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Dezembro | Colheitas de Sangue a realizar pela ADASCA em Aveiro
O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Dezembro vão decorrer nos dias 13 e 20 das 15 horas às 19:30 horas, Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Dia 12 das 9 horas às 12:30 horas nas instalações da Altice Labs em Aveiro, aberta aos dadores do exterior na condição de se identificarem à entrada junto do Segurança.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 C/encaminhamento de chamadas

A água no organismo humano

sinais que indicam falta de água no seu organismo
Mais da metade da população mundial sofre, em algum nível, de desidratação. O nível baixo de água no organismo é um inimigo invisível, que pode levar a consequências graves para a saúde.
Incrível.club preparou um infográfico que irá ajudar a perceber se você ingere a quantidade necessária de água e os danos que a desidratação provoca em nosso corpo.
Mas beber água em excesso também não é bom para a saúde. Como tudo na vida, o importante é manter o equilíbrio.



Vai um copo?​

Enviado por Manuel Janicas

Nossa Senhora da Conceição: A olhar o mar e a ser amada em terra…

A Padroeira lá estava: incólume, serena, bela e majestosa, a ser admirada por milhares de fiéis seguidores que não se deixaram abater pela tarde cinzenta e, mais tarde, um pouco chuvosa!
Nossa Senhora da Conceição andou pela Praia de Mira, terra que lhe devota todos os anos, a mais pura fé. Seguiu em frente, até retornar e ficar frente ao mar que traz pão para muitas casas e causa tanto amor a todos aqueles homens que de lá saem rumo ao horizonte...
Foi outra demonstração, esta, de algo que, mesmo sem ter explicação, faz brilhar milhares de olhos que estão presentes a cada ano que passa nesta que é uma demonstração incrível de amor à Nossa Senhora. E, foi outra demonstração de uma paz interior que tão raramente vemos no dia-a-dia de cada ser humano, sempre ocupado com a luta da sobrevivência...
Ato digno de registo, esta Procissão trouxe, novamente à Praia de Mira, uma verdadeira enchente de devotos e devotas que ali passaram para agradecer ou pedir algo à Ela!
E, já passada a fase espiritual do dia, muitos lá ficaram para ver a Banda Kapittal, que veio de Sever do Vouga para trazer mais calor à fria noite praiense. Animada, a Banda tocou um pouco de tudo, tirando as pessoas mais paradas do lugar... era impossível não abanar o capacete, por pouco tempo que fosse!
Foi um segundo dia em grande. Um dia marcante que marcou a entrada deste sábado, onde o ponto alto da Festa será, dentre tantas atrações, o Fogo de Artifício Piromunsicalmarcado para as 24:00 horas.
Não fique em casa: prepare o agasalho e traga a família porque será mais uma noite à Praia de Mira!
Mira Online