sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Litoral Centro deseja aos seus leitores BOAS FESTAS,

BOAS FESTAS, FELIZ NATAL
Se crermos em Jesus, podemos comemorar o Seu nascimento!
São os votos sinceros
da Direcção da ADASCA

Colheita de sangue Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo em Aveiro



Dezembro | Colheitas de Sangue a realizar pela ADASCA em Aveiro
O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue a realizar ainda no mês de Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Vídeo mostra agressões a GNR na Marinha Grande


Imagens estão a circular na Internet e a gerar polémica.

Dois GNR dirigiram-se a um café, em Vieira de Leiria, na Marinha Grande, para identificar um homem suspeito de violência doméstica.

A patrulha dirigiu-se ao estabelecimento, durante esta semana, após uma queixa apresentada pela ex-mulher do agressor. No local, o homem recusou identificar-se e os guardas preparavam-se para o deter por desobediência quando foram agredidos.

Um GNR recebeu tratamento médico e tem uma fratura numa mão. O suspeito é reincidente no crime de violência doméstica e tem antecedentes de tráfico de droga.

Fonte: CM




Presidente concede cinco indultos por “razões pessoais e humanitárias”

O presidente da República concedeu cinco indultos a reclusos, por "razões pessoais e humanitárias", conforme proposta da ministra da Justiça, divulgou o Palácio de Belém.
Resultado de imagem para Presidente concede cinco indultos por “razões pessoais e humanitárias”
"Todos os demais pedidos não mereceram os pareceres favoráveis da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, dos magistrados do Ministério Público e dos magistrados Judiciais dos Tribunais de Execução de Penas e não foram objeto de proposta de concessão pela ministra da Justiça", acrescenta a nota da Presidência da República.
O anúncio dos indultos de Natal foi feito após o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter recebido a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, para proceder à concessão dos mesmos.
No ano passado, o presidente da República tinha concedido seis indultos "por razões humanitárias", os primeiros indultos concedidos no seu mandato presidencial.
Em 2016 solicitaram pedidos de indulto por ocasião do Natal mais de 600 reclusos, representando 4,35% da população prisional na altura (14250 reclusos).
Em 2015, o então chefe de Estado, Cavaco Silva, concedeu três indultos, dois de penas de prisão e um de pena de expulsão, após ter apreciado 93 pedidos.
Os pedidos de indultos são apreciados tendo em conta os pareceres dos magistrados dos tribunais de execução de penas, dos diretores dos estabelecimentos prisionais, relatórios dos serviços prisionais e reinserção social e as propostas do Ministério da Justiça.
JN
Foto: Foto: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
__________________________________________

As sessões de colheitas de sangue a realizar ainda no mês de Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

ATRA | Feliz Natal e um Próspero Ano 2018

Benfica “caça”, por conta própria, pessoas que fizeram download dos e-mails de Pedro Guerra

O Benfica dá o prazo de 10 dias para que os e-mails sejam apagados, caso contrário promete avançar com processos judiciais
Quando um clube não tem cão, caça com águia.
Segundo o “Jornal de Notícias” esta sexta-feira, o Benfica lançou uma “caça ao homem” por conta própria às pessoas, e respetivas empresas em que trabalham, que tiveram acesso aos e-mails de funcionários da Luz, como os do comentador desportivo Pedro Guerra, e que até há poucos dias estiveram disponíveis num servidor alojado na Nova Zelândia.
Nos últimos dias, várias pessoas têm vindo a ser notificadas pelo clube encarnado por alegadamente terem descarregado os e-mails de dirigentes do clube da Luz.
A missiva em causa, de acordo com o “JN”, é assinada pelo secretário-geral do Benfica, João Salgado, e defende que o clube encarnado está a ser vítima de devassa da vida privada e violação de correspondência e avisa as empresas para a “prática de crimes por funcionário”.
As cartas nomeiam o funcionário em causa, indicam o endereço de correio eletrónico do mesmo e avisam que a empresa para que este trabalha partilha a responsabilidade criminal.
O Benfica, nestas cartas, pede a abertura de processos disciplinares aos funcionários e exige a destruição dos e-mails.
Mais: dá o prazo de 10 dias para que a situação decorra como pede, caso contrário promete avançar com processos judiciais.
Tribuna - Expresso

Comissão organizadora da XXVIII Expofacic está constituída (e as datas, definidas!)

A Expofacic de 2018 já tem data e comissão organizadora. A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou na reunião do executivo de 19 de Dezembro que o evento se realizará entre de 26 de Julho a 5 de Agosto, tendo deliberado também a constituição da equipa responsável pela organização, cujo núcleo duro, de resto, já há algum tempo está a trabalhar na elaboração do programa, entre outros aspetos.
Este ano, a comissão organizadora apresenta algumas alterações, nomeadamente as decorrentes da entrada em funções do novo executivo camarário, e da substituição do Conselho de Administração da Inova-EM. Assim, em substituição de João Moura, a presidência da organização da Expofacic fica a cargo de Helena Teodósio, que tem como vice-presidente a vereadora Célia Simões, enquanto Idalécio Oliveira, que foi recentemente empossado líder da administração da Inova -EM, fica responsável pela direção executiva do certame, no que será coadjuvado por Nuno Laranjo, também administrador da empresa municipal, e Emanuel Casas de Melo, adjunto da presidente da Câmara Municipal.
Em todo o caso, a estrutura orgânica da organização do certame mantém-se, tal como os responsáveis sectoriais. São eles Hugo Oliveira, Carlos Santos, Carlos Gregório e Claúdia Azevedo, da Câmara Municipal, e Marco Simão, Elsa Bastos, Cátia Vieira, Francisco Henriques e Maria João Mariz, da Inova - EM

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Catalunha derruba bolsas e agrava juros, ouro avança


A incerteza política na região espanhola, depois da maioria dos independentistas nas eleições de ontem, retiram atractividade a activos como as acções e as obrigações. E, em Wall Street, nem a assinatura de Trump na reforma fiscal devolveu ganhos às bolsas.

Fecho dos mercados: Catalunha derruba bolsas e agrava juros, ouro avança
O mercado em números
Stoxx 600 cedeu 0,10% para 390,28 pontos
PSI-20 recuou 0,24% para 5.383,33 pontos
S&P 500 cai 0,18% para 2.679,82 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal somou 7,2 pontos base para 1,838%
Euro desce 0,28% para 1,1841 dólares
Petróleo em Londres ganha 0,15% para os 65 dólares por barril
Paulo Zacarias Gomes
Paulo Zacarias Gomes 22 de dezembro de 2017 às 17:09


Bolsas cedem à Catalunha, Lisboa acompanha
A vitória do Cidadãos nas eleições catalãs não impediu que as forças independentistas alcançassem a maioria absoluta nas eleições regionais da Catalunha esta quinta-feira, o que aumenta a incerteza política naquela região espanhola que em finais de Outubro declarou a independência, processo depois travado por Madrid. 

A praça espanhola foi a que mais recuou no Velho Continente (1,19%), e Lisboa não escapou ao movimento vendedor, pressionada neste caso por descidas dos CTT, Pharol e Sonae. Só Atenas se evidenciou nos ganhos, de mais de 1,5%.


Já em Wall Street, depois de nos últimos minutos Donald Trump ter assinado a maior reforma fiscal em 30 anos - cuja expectativa tem vindo a ser incorporada nos últimos meses nas acções -, as bolsas não deixaram terreno negativo e apresentam quedas ligeiras.

Juros penalizados por situação em Espanha 
Os juros associados à negociação da dívida soberana dos países da periferia da Zona Euro negociaram com agravamentos generalizados, travando no caso de Portugal as descidas das últimas sessões. A condicionar as transacções estão receios em torno da situação na Catalunha e ainda a incerteza política em Itália, onde poderão ocorrer eleições em Março com resultado ainda indefinido.

As "yields" das obrigações portuguesas a dez anos avançaram 7,2 pontos para 1,838% e colocaram o prémio de risco para a dívida alemã nos 135 pontos. Em Espanha os agravamentos foram, ainda assim, em menor escala - de 0,5 pontos para 1,472% no prazo de referência.

Dólar recupera com dados do consumo
A nota verde está do lado dos ganhos, depois de dados positivos para a actividade de consumo (que representa cerca de 70% da economia e viu os gastos associados a crescerem mais do que o esperado em Novembro) e com uma subida do indicador mensal de inflação "core" PCE (gastos pessoais de consumo). Uma evolução destes indicadores que deverá permitir assegurar a continuidade da política de subida de juros ao longo de 2018 por parte da Reserva Federal.

Já para a bitcoin o dia está a ser de fortes oscilações - a criptomoeda já esteve a perder quase 30% para valores próximos dos 10.000 dólares, depois de ter cotado ao longo da sessão na casa dos 15.000 dólares. 

Euribor sobem a nove meses
As taxas Euribor subiram no prazo a nove meses e mantiveram-se nas maturidades a três, seis e 12 meses. A nove meses, a subida foi de 0,001 pontos, para -0,217%. A três meses ficaram em -0,329%, enquanto a seis meses em -0,271%. A 12 meses, fixou-se em -0,186%.

Petróleo sem sentido comum com investidores a olhar para 2018
O valor do barril de petróleo está em queda em Nova Iorque e sobe para os 65 dólares em Londres, com a dissipação do efeito da queda dos stocks de crude nos EUA e com os investidores já a antecipar o comportamento desta matéria-prima no ano que vem. 

O preço da unidade de referência segue a caminho do segundo ano consecutivo de valorizações, suportado nos esforços de contenção da oferta levados a cabo pela OPEP e por países produtores, exteriores ao cartel - como a Rússia. Medidas que se prolongarão pelo menos até ao fim de 2018.

Ouro avança com aversão ao risco, gás natural recupera
A opção por activos menos arriscados, motivada pela incerteza geopolítica - nomeadamente a fractura catalã - está a beneficiar o ouro enquanto activo de refúgio. O preço da onça do metal amarelo está em máximos de quase três semanas (4 de Dezembro).

Já os futuros de gás natural recuperam de mínimos de 10 meses, a acompanhar as previsões de condições meteorológicas mais adversas para os Estados Unidos, que deverão reanimar a procura e estimular a subida dos preços.

Fonte: Jornal de Negócios

OUTRO ACIDENTE COM COMBOIOS: Agora, em Viena e há passageiros feridos…

Resultado de imagem para OUTRO ACIDENTE COM COMBOIOS: Agora, em Viena e há passageiros feridos…
Dois comboios de passageiros colidiram na capital austríaca, causando vários feridos. Imprensa local relata presença de passageiros ainda encurralados nas composições.

A colisão de dois comboios de passageiros terá resultado em vários feridos em Viena, na Áustria. De acordo com as primeiras informações dos meios de comunicação locais, citados pelo Express e pelo RT, são registados, pelo menos, entre 15 a 17 feridos.

A estação pública ORF está a noticiar que o acidente aconteceu hoje à tarde em Kritzendorf, a norte de Viena.

Um porta-voz dos bombeiros locais, Franz Resperger, indicou, em declarações à ORF e citado pela agência norte-americana Associated Press, que os serviços de socorro contabilizaram até ao momento 17 feridos.
Dois helicópteros de resgate foram enviados para o local do acidente.

Lusa

Antes do Natal, ainda há um bom par de jogos para ver

P


Aquecimento
  Jorge Miguel Matias  
Também o futebol pára durante o Natal. O campeonato nacional só regressará no início de 2018 (e logo com um Benfica-Sporting agendado para o dia 3 de Janeiro), embora Vitória de Guimarães e Tondela tenham antecipado o seu jogo da 16.ª jornada já para sábado. A II Liga também só estará de regresso no próximo ano (6 de Janeiro). Resta a Taça da Liga, que terá a sua última jornada da fase de grupos a 29 e 30 de Dezembro.
Mas, no resto da Europa, há ainda vários motivos de interesse antes do dia 25 de Dezembro. O maior dos quais é, sem dúvida, o embate entre Real Madrid e Barcelona, neste sábado, no Santiago Bernabéu. Uma partida que se jogará às 13h (12h de Lisboa) por causa do mercado asiático. As audiências do outro lado do mundo pesam tanto ou mais do que as espanholas e, por isso, o “clásico” será disputado quase à hora da siesta.
Actualmente separados por 11 pontos, embora os “merengues” tenham menos um jogo, o duelo entre Real Madrid e Barcelona, respectivamente quarto e primeiro da Liga espanhola, pode vir a ser decisivo na corrida ao título. Especialmente em caso de vitória dos catalães, que ficariam com uma confortável vantagem para gerir. Cristiano Ronaldo, que treinou à parte durante a semana, está apto para a partida e pronto para novo encontro com Messi, o actual melhor marcador da Liga espanhola, com 14 golos.
Em Inglaterra, antes do tradicional Boxing Day (a jornada que se disputa dia 26 de Dezembro), há mais uma ronda da Premier League que começa já nesta sexta-feira. E logo com um Arsenal-Liverpool (quinto contra o quarto), duas equipas que costumam marcar muitos golos (e sofrer muitos também). No sábado, o destaque vai para o Leicester City-Manchester United e para o Everton-Chelsea. Duas deslocações difíceis para dois candidatos ao título. O Watford, de Marco Silva, joga no campo do Brighton & Hove Albion, onde tentará colocar um ponto final à série de cinco jogos consecutivos sem triunfos. Já o Manchester City tem uma, teoricamente simples, recepção ao Bournemouth.
E será precisamente sobre os “citizens” que o Planisférico de sábado irá falar. Com apenas quatro títulos de campeão inglês no currículo, ficará a conhecer melhor a história da conquista dos dois que foram ganhos pelo “outro” emblema de Manchester antes da chegada do dinheiro de Abu Dhabi.
Com os campeonatos alemão e francês parados (o germânico por mais tempo devido à pausa de Inverno), há ainda a Liga italiana para se espreitar. Competitiva como há muitos anos não se via (os quatro primeiros estão separados por quatro pontos) o último jogo da 18.ª jornada, no sábado, será um Juventus-Roma. Segundo contra o quarto da Série A e um clássico dos mais antigos do futebol italiano. O líder Nápoles recebe o sexto (Sampdória) e há ainda um interessante Milan-Atalanta (oitavo frente ao sétimo).
À margem do futebol, uma nota para o râguebi. Sábado, CDUL e Valladolid lutam pela conquista da 37.ª edição da Taça Ibérica masculina, no Estádio Universitário, em Lisboa (13h). Uma prova que se disputa desde 1965 e qua na última edição foi ganha pelos espanhóis do El Salvador, que derrotaram o Direito. No total, as equipas espanholas somam 21 conquistas contra 16 portuguesas.
Para o fim, a sugestão de leitura da semana é a do texto publicado pelo jornal argentino La Nacion, onde se relata o calvário vivido pelo treinador Ariel Holan à frente do Independiente, depois de ter sido vítima de rapto e ameaças de morte por membros de uma claque do próprio clube. Apesar do pesadelo vivido ao longo dos últimos meses, Holan, adepto de coração do Independiente, conseguiu levar o clube à conquista da Taça Sul-americana de futebol. Mas dias depois, apresentou a sua demissão, por não estar disposto a conviver mais tempo com as ameaças a si e à sua família. No texto perceberá até que ponto as tentativas de extorsão de dinheiro chegaram, e perceberá a coragem de um homem que nunca se vergou.
O que talvez lhe tenha escapado no PÚBLICO
análise de Jorge Faustino ao actual momento do futebol português - e a sua relação conturbada com a arbitragem e o podcast Jogo Limpo, em que o mesmo autor analisa alguns dos lances mais polémicos da jornada.
podcast do Planisférico, onde se tentou encontrar uma nova "mascote" que substituta Freddy Adu...

Openquest | Feliz Natal e um Próspero Ano 2018


Acidente de comboio em Madrid faz pelo menos 45 feridos

Resultado de imagem para Acidente de comboio em Madrid faz pelo menos 45 feridos
Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave, depois de um comboio embater, a baixa velocidade, contra a barreira no final da linha na estação de Alcalá de Henares, em Madrid.
Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave. Citando fontes dos serviços de emergência, a EFE adiantou que o acidente ocorreu quando um comboio, de dois pisos, que circulava com pouca velocidade e no final da ligação entre Guadalajara-Alcalá de Henares- Atocha, colidiu com a plataforma que sinaliza o término da linha.
Os serviços de emergência acrescentaram que a maior parte das vítimas sofreu ferimentos ligeiros e apresentam sinais de ansiedade provocados pelo acidente.
O acidente, que ocorreu às 15:35 (14:35 em Lisboa), não afetou outras ligações ferroviárias por ter ocorrido numa zona isolada da estação, segundo a empresa de transportes ferroviários Renfe.
O comboio estava ao serviço da Cercanías Madrid, explorado pela empresa Renfe Operadora que liga a cidade de Madrid à sua área metropolitana e às principais povoações da Comunidade de Madrid.
Ao local do acidente acorreram quatro corporações de bombeiros e dos serviços de emergência médica.
As causas do acidente ainda não são conhecidas.
Lusa

Catalunha. “Seja qual for a solução, o governo resultante estará submetido ao império da lei”, diz Rajoy

Resultado de imagem para Catalunha. “Seja qual for a solução, o governo resultante estará submetido ao império da lei”, diz Rajoy
O líder do governo espanhol felicita o Cidadãos por aquilo que diz ter sido a vitória nas eleições regionais da Catalunha nesta quinta-feira. Arrimadas pode ter tido mais votos, mas são os independentistas quem detém a maioria no parlamento catalão. Ainda assim, Rajoy admite estar disponível para falar com qualquer solução que se forme, desde que cumpra a lei.
O líder do governo espanhol falou ao início desta tarde em Madrid, reagindo às eleições regionais desta quinta-feira na Catalunha. Inés Arrimadas, do Cidadãos (unionista) teve mais votos, mas os partidos independentistas têm a maioria absoluta no parlamento. Rajoy sublinha que "estas eleições se realizaram como deve ser, dentro da lei, uma vez restaurado o princípio da legalidade e com todas as garantias eleitorais", mas admite que os independentistas têm mais apoio que aquele que Madrid gostaria.
"Eleições pressupõem um novo começo na democracia”, e, por isso, “o governo de Espanha quer oferecer toda a sua cooperação e vontade de diálogo, sempre dentro da lei, ao governo que se constitua na Catalunha”, diz Rajoy. E esse governo será o de Inés Arrimadas, que é com quem Rajoy espera negociar, disse numa resposta aos jornalistas.
A cabeça de lista do Cidadãos, Inés Arrimadas, admitiu que não poderá ser chefe do governo regional, considerando a “lei injusta” que “dá mais lugares a quem tem menos votos” na rua.
Porém, Arrimadas terá dificuldade em formar governo, já que os partidos a favor da independência conseguiram lugares suficientes para garantir a maioria absoluta.
"A participação [superior a 81%] é reflexo da resposta dos cidadãos da Catalunha à situação política existente", diz Rajoy, que felicita Inés Arrimadas e o respetivo partido "que ganharam". Embora reconheça que "os que queriam a mudança, não conseguiram os lugares suficientes".
"Os independentistas continuam a perder apoios, embora menos do que gostaríamos”, diz o líder do governo de Madrid.
Os partidos independentistas obtiveram 70 dos 135 lugares do parlamento, um número que sobe para 78 lugares se forem contabilizados os defensores de um novo referendo legal (partidos independentistas mais CatComú-Podem).
O resultado, contudo, mostra que "ninguém pode falar em nome da Catalunha se não contempla toda a Catalunha. A Catalunha não é monolítica, é plural", afirma. "É evidente que a fratura que o radicalismo gerou na sociedade catalã é grande" e a "necessária reconciliação deve vir pela mão da lei e pelo respeito", defende.
"Seja qual for a solução, o governo resultante estará, como todos os governos que há em Espanha e na Europa, submetidos ao império da lei", afirma Rajoy.
"O futuro governo da Catalunha estará, como todos, submetido ao império da lei. O contrário alimenta a incerteza e poria em risco o bem-estar dos catalães", pode ler-se na página do Twitter de Rajoy.
Até porque, diz, "sem esse respeito não será possível gerar segurança e não haverá o regresso das empresas e investimentos”.
"O problema é que todos estamos submetidos ao império da lei. Se todos fazem o que querem, se os governos aprovam legalidades paralelas, não estamos num país moderno", diz também Rajoy em resposta aos jornalistas. "É esse o problema: os governantes têm de cumprir as leis. O governo da Catalunha não pode ser o único que não tem de cumprir as leis", diz, numa referência à declaração unilateral de independência de Puigdemont, que espoletou estas eleições e que foi considerada inconstitucional.
Apesar disso, o bloco independentista revalidou na quinta-feira a maioria absoluta nas eleições catalãs, convocadas após a dissolução do governo presidido por Puigdemont e da aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola.
Este artigo permite a suspensão das autonomias regionais e foi ativado depois do governo catalão ter declarado unilateralmente a independência da região.
Para chefiar de novo o governo catalão, Puigdemont, que se refugiou em Bruxelas, teria de voltar a Espanha e negociar com Rajoy. Todavia, o presidente deposto da região autonómica no norte da Península Ibérica tem um mandato de detenção em Espanha. Puigdemont propôs encontrar-se com Rajoy num qualquer país europeu que não Espanha, mas o líder do governo de Madrid não parece interessado na oferta.
Em reposta à proposta de diálogo emitida por Puigdemont, Rajoy disse que apenas está disposto a conversar com quem venceu as eleições na Catalunha “que é a senhora [Inés] Arrimadas”, a cabeça de lista do partido anti-independência Cidadãos que garantiu mais deputados no parlamento catalão.
O chefe do Executivo de Madrid acrescentou ainda que terá de falar "com a pessoa que exerça a presidência da Generalitat”, que “terá de tomar posse, ser eleito e estar em condições de falar” consigo.
Rajoy também advertiu que a situação processual de Carles Puigdemont e dos restantes dirigentes independentistas catalães indiciados em processos judiciais, alguns deles detidos, não depende “em absoluto” do resultado das eleições autonómicas de quinta-feira, mas das decisões dos juízes.
“São os políticos que se devem submeter à justiça como qualquer cidadão, e não a justiça que deve submeter-se a qualquer estratégia política”, disse Rajoy durante uma conferência de imprensa no palácio de la Moncloa, a sua residência oficial.
O líder do Partido Popular (PP), que obteve o seu pior resultado de sempre no escrutínio de quinta-feira na Catalunha, defendeu a aplicação “inteligente” e “razoável” do artigo 155 da Constituição, pelo qual foram convocadas estas eleições, e assinalou que não o ativou “para ter mais ou menos um voto”.
Rajoy acrescentou que a retirada deste instrumento constitucional será efetuada na data estipulada pelo Senado, quando existir um governo na Catalunha.
Sobre os maus resultados do PP nestas eleições, Rajoy isola o caso, sublinhando que os resultados são regionais, embora reconheça que que são foi um bom resultado para o partido que lidera. "Não estamos contentes com o PP", mas, diz, o resultado "não foi muito menos do que esperávamos", salutando depois o trabalho de García Albiol.
Afasta, contudo, eventuais efeitos da aplicação do artigo 155, até porque, "quem ganhou as eleições [o Cidadãos] apoiou o 155. Foi uma concentração de votos numa formação que já liderava a oposição na Catalunha", diz
Lusa

Chuva vem para a consoada e fica até ao fim do ano

A chuva regressa a Portugal continental para a noite de consoada e fica pelo menos uma semana, até ao último dia de 2017.
Resultado de imagem para Chuva vem para a consoada e fica até ao fim do ano
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no dia 24 de dezembro "o céu irá apresentar-se temporariamente muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva fraca, mais provável no litoral".
Consequências do deslocamento do anticiclone para sudoeste, que permite a chegada de uma depressão, irá afetar o estado do tempo nos dias 25 e 26. "Para o dia de Natal, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que irão aumentar de frequência e intensidade a partir da tarde nas regiões Norte e Centro", lê-se no comunicado do IPMA.
"Há condições para queda de neve acima de 1400 metros de altitude a partir do final da tarde" do dia 25 e 26. "O vento será do quadrante sul, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 km/h, nas terras altas", acrescenta o IPMA.
A chuva vem para ficar, pelo menos, até ao dia 31. Segundo as previsões, a última noite do ano será fria mas seca, ideal para quem planeou a passagem de ano na rua.
Entre esta tarde e a consoada vão duas noites, frias e secas, segundo o IPMA, e um dia de sábado com "céu pouco nublado ou limpo, com condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal". O vento "será geralmente fraco", lê-se, ainda, no comunicado.
JN / IPMA

Dois portugueses assassinados nas últimas 72 horas na Venezuela

Resultado de imagem para Dois portugueses assassinados nas últimas 72 horas na Venezuela
Dois cidadãos portugueses, de 60 e 53 anos, naturais da ilha da Madeira, foram assassinados nas últimas 72 horas na Venezuela, disseram à agência Lusa fontes da comunidade portuguesa.

Segundo as fontes, o comerciante Manuel Perregil, 53 anos, natural do Loreto, Madeira, foi assassinado pelas 22h00 de quinta-feira (02h30 de hoje em Lisboa), em Guatire, a leste de Caracas.

A vítima, que era proprietário de vários estabelecimentos comerciais, foi intercetada por desconhecidos armados, que o estariam a seguir e terá oposto resistência ao sequestro, tendo sido morto a tiro.

A mulher, segundo fonte próxima da família, esteve de férias na Madeira, encontrando-se desde há 15 dias na Venezuela.

A segunda vítima é o floricultor madeirense Manuel Gonçalves dos Santos, 60 anos, assassinado também por desconhecidos no armazém onde guardava flores, na localidade de Poço de Rosas, Los Teques.

A vítima, natural da Calheta, ilha da Madeira, e que chegou a integrar a direção da Academia do Bacalhau de Los Teques, foi encontrada manietada.

Fontes não oficiais disseram à Lusa que os dois portugueses teriam sido obrigados a pagar o que localmente se designa por 'vacuna' ('vacina', que representa o pagamento de uma soma em dinheiro para não serem sequestrados) aos criminosos.

As redes sociais e a imprensa venezuelana têm dado conta, nas últimas semanas, do aumento dos sequestros no país e divulgado vídeos de momentos em que ocorrem as tentativas de rapto.


Entre esses vídeos está o de uma carrinha usada em sequestros, por alegados integrantes de um organismo das forças de segurança, na zona leste de Caracas.
Lusa

Hora de Fecho: “Abel Xavier? O meu cabelo tem mais style"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Cantona, Michel, Valdo, Maradona, Higuita, Milla e Abel Xavier: os 7 magníficos de Valderrama, cujo cabelo mais se parece com uma árvore de Natal. Por enfeitar, claro. Entrevista de Rui Miguel Tovar.
O Presidente da República promulgou o Orçamento com alguns elogios, mas também com avisos contra as tentações eleitoralistas que possam surgir no próximo e último orçamento desta maioria.
O défice orçamental ficou em 0,3% do PIB no terceiro trimestre de 2017. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
Contra todas as expectativas, o partido de Carles Puigdemont está em posição de formar um novo governo independentista. Mas será que volta da Bélgica? E será que os independentistas se entendem?
O presidente do governo espanhol reiterou a necessidade de diálogo e política, sempre tendo a lei como princípio orientador, depois dos resultados das eleições na Catalunha.
Em conferência de imprensa realizada em Bruxelas, o político catalão celebra afirma que "o 155 perdeu claramente o plebiscito" e apela ao "diálogo e política".
Dois portugueses foram assassinados na Venezuela. Fontes não oficiais revelaram à Lusa que os dois portugueses teriam sido obrigados a pagar aos criminosos para não serem sequestrados.
45 pessoas ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de um acidente de comboio na estação de Alcalá de Henares, em Madrid, Espanha, avança o El Espanol. Quatro dos feridos estão em estado grave.
Foi o primeiro vice-presidente de Cuba (e possível próximo presidente) nascido depois da Revolução de 1959. É bom ouvinte. Promoveu festivais de rock e lutou contra o preconceito homossexual.
O metro de Lisboa vai encerrar uma hora mais cedo na véspera de Natal e no dia 25 inicia o serviço pelas oito da manhã. No dia 31 de dezembro, a empresa vai assegurar o serviço durante a noite.
Se o bacalhau já não lhe diz nada, que tal preparar um banquete de Natal inspirado nas tradições de outros países? Conheça os pratos obrigatórios para a ceia natalícia em 21 países. 
Opinião

Rui Ramos
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.

Miguel Alvim
O agenciamento de empregos e de carreiras e a gestão sindicalizada da distribuição de benesses não deixam tempo para mais nada: nem para organizar a floresta, nem para proteger pessoas e fazendas.

Helena Garrido
Foi um ano que nos fez subir a pique e descer ao fundo dos mais fundos. O sucesso na economia e finanças e a tragédia dos incêndios são os acontecimentos que nos dão a imagem do país dual que somos.

Paulo Tunhas
A fixação estatista é uma desgraça que muito mal nos fez e muito mal nos fará. Bloco, PC e PS não tiram o Estado da boca. Tudo o que mexa fora dele merece uma cura de arsénico burocrático intensiva

Maria João Avillez
O facto de justamente nada, na mente ou na alma, ter vetado a António Costa, na caracterização ou resumo do ano, uma exibição sonora de felicidade, de "saboroso", é que deixou meio país de boca aberta

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa