segunda-feira, 15 de maio de 2023

No renovado espaço do Mercado do Bolhão. CASTELO DE PAIVA DIVULGA EVENTOS NO CENTRO DA CIDADE DO PORTO

 *JOSÉ ROCHA QUER ATRAIR MAIS VISITANTES AO CONCELHO

A exemplo do que aconteceu recentemente na FIL, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover os seus principais eventos de Verão e mostrar as suas potencialidades nos mais diversos domínios, numa alargada acção promocional, a ter lugar no dia 19 de Maio, no espaço do renovado Mercado do Bolhão, no Porto, numa iniciativa que se estende durante todo o dia.

 

Neste dia, e sob o lema “Castelo de Paiva Convida”, o Município paivense mostra-se ao Mundo, apresenta-se como destino turístico, no cenário privilegiado de quem visita este histórico espaço comercial, evidenciando as suas grandes festas e eventos como Bienal de Cultura, as grandiosas Festas de S. João, e Feira do Vinho Verde Gastronomia e Artesanatoum certame emblemático que já é uma referencia nacional, para além daquilo que de melhor tem o território paivense, a sua beleza paisagística, as suas potencialidades turísticas, os seus rios e os desportos de águas bravas, a sua afamada gastronomia, a sua doçaria tradicional, o seu artesanato, os seus vinhos verdes e espumantes de excelência, tudo numa apresentação no espaço do Mercado do Bolhão, no centro da cidade do Porto.


Esta acção, que contará com a presença do presidente José Rocha e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, entre outros autarcas e convidados, visa promover os principais eventos de Verão do município paivense nomeadamente aqueles passíveis de conseguir maior afluência, e desta forma, potenciar o concelho enquanto destino turístico, enquanto que, paralelamente, pretende-se promover aquilo que o concelho tem de melhor e que pode fazer as delicias dos visitantes, como a boa gastronomia, os afamados vinhos verdes, o fumeiro regional e a tão conhecida  doçaria tradicional.

A CM de Castelo de Paiva volta a apostar forte nos festejos de S. João, na Bienal da Cultura e na Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, como captadores de público, eventos repletos de interesse e recheados da muita animação musical, da mais contemporânea até àquela de raízes vincadamente populares, o melhor do nosso artesanato, gastronomia e dos excelentes vinhos verdes da Sub Região de Paiva, eventos que por si só, são uma montra de uma terra que sabe receber bem e que tem muito para oferecer.

No âmbito da programação para este dia de “ Payva no Bolhão “, regista-se a presença do conceituado chef de cozinha Renato Cunha, que vai orientar duas sessões de “ showcooking “,  dedicados a dois pratos emblemáticos da cozinha paivense, bem como garantida está a presença do reconhecido enólogo Jorge Sousa Pinto, que vai abordar as qualidades dos vinhos verdes da Sub Região de Paivaestátuas vivas, animação musical e outras participações orientadas para a divulgação e promoção das potencialidades turísticas do município.

Depois de um brinde boas-vindas, com vinho verde e doçaria local, e a intervenção de responsáveis municipais, acontece às 11h30 horas o primeiro “ showcooking” dedicado ao peixe do rio, harmonizado com a variedade de vinhos de Paiva, e degustação em prato, seguindo-se ao inicio da tarde, uma prova de produtos regionais de Castelo de Paiva, sendo que, ás 15h30, haverá novo registo de “ showcooking” com o chef  Renato Cunha, desta vez dedicado à carne arouquesa com o tradicional Bife à Romaria, com sugestões vitícolas por parte do enólogo Jorge Sousa Pinto.

Para o edil paivense José Rocha, esta iniciativa apresenta-se como uma mais uma oportunidade de excelência de mostrar Castelo de Paiva com aquilo que de melhor tem o concelho, uma espécie de “ welcome center ” do município, com exposição e prova dos renomado vinhos verdes desta terra duriense, orientando a acção para a componente da gastronomia local, doçaria tradicional, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva, evidenciando que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que esta acção promocional será um sucesso e muito participada, desta vez num espaço icónico de atractividade da urbe portuense, muito bem situado e com forte impacto, que vai certamente, cativar as pessoas que circulam pelo Mercado, a ter o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.

Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a alavancar a economia local, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva já manifestou agradecimento às varias entidades parceiras que colaboraram para a realização deste evento, mostra-se orgulhoso com a concretização da iniciativa, que servirá, mais uma vez, para realçar as potencialidades, os encantos do território e a sua beleza paisagística, ao mesmo tempo, anunciar mais uma grande edição da Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva, no inicio de Julho, dos Festejos de S. João que são já uma referencia na região, evidenciando a necessidade de permanentemente divulgar este território duriense como um destino singular, para onde é possível escapar com o intuito de viver experiências únicas e inolvidáveis.

 

Carlos Oliveira

Marinha Grande | TERTÚLIA “PÃO NOSSO” ASSINALA DIA DA DIVERSIDADE CULTURAL

 O Município da Marinha Grande realiza a Tertúlia “Pão Nosso”, no próximo dia 21 de maio (domingo), pelas 15h00, no Museu Joaquim Correia, para comemorar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, cuja participação é gratuita.
Trata-se de um encontro de famílias de várias nacionalidades a residir na Marinha Grande, que pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural e inclusiva.

A tertúlia, que será moderada pela atriz Jaqueline Figueiredo, da Associação Teatro à Solta, terá como tema a confeção do pão de cada país, mas permitirá "viajar" por vários temas relacionados com a diversidade cultural.

O Município da Marinha Grande convida todos os interessados a “embarcar” nesta conversa sobre as várias nacionalidades com representatividade no concelho.

Autarquia dá incentivo de mil euros aos médicos de família que trabalhem na USF de Reguengos de Monsaraz

 Os médicos de medicina geral e familiar que trabalhem na Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz (USF REMO) vão receber um incentivo financeiro de mil euros mensais atribuído pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta é uma das medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família no concelho que atribui incentivos superiores a 100 mil euros por ano aos profissionais de saúde.
 
O documento foi aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 26 de abril e será submetido à próxima Assembleia Municipal. Este pacote de incentivos e apoios foi concertado com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central durante a visita que o governante efetuou ao concelho no dia 3 de abril.
O incentivo de mil euros mensais a cada médico vai ser atribuído até que a USF REMO transite para USF de modelo B, que já prevê uma remuneração mais alta para os clínicos. Quando a USF REMO for constituída em modelo B, a autarquia vai passar a conceder um incentivo de 500 euros mensais a cada médico.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “tivemos uma postura de grande resiliência e nunca desistimos nem baixámos os braços até encontrarmos as melhores soluções junto das autoridades de saúde para resolvermos o grave problema da falta de médicos de família no concelho. Mesmo não sendo uma responsabilidade direta da autarquia, estamos a apresentar um dos maiores programas de incentivos a nível nacional para a fixação de clínicos neste concelho do interior do país”. A autarca sublinha que “este esforço financeiro que estamos a fazer é para garantir cuidados de saúde primários a toda a população do concelho, pois atualmente cerca de 50 por cento dos habitantes, quase cinco mil pessoas, não tem médico de família, pelo que através destes incentivos e apoios esperamos poder atingir a resposta de saúde adequada que deveria ser assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde”.
 
A câmara municipal tem também três casas de função para disponibilizar a três clínicos e às suas famílias e pode conceder um apoio de 250 euros mensais, até quatro beneficiários que não usufruam de casa de função, para comparticipar no arrendamento de habitação ou para despesas de deslocação da localidade onde residem até à unidade de saúde. Os apoios e incentivos diretos são atribuídos aos clínicos que efetuem o pedido na autarquia e que assumam o compromisso de prestar serviço na USF REMO em horário de trabalho a tempo inteiro pelo período mínimo de dois anos.
 
O Município de Reguengos de Monsaraz tem igualmente apoios indiretos para dar aos médicos de família que se fixem no concelho ou que pertençam à equipa criada para tratar do processo de transição da USF REMO para o modelo B. Neste âmbito, o regulamento municipal prevê a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis durante oito anos para os clínicos que construam ou adquiram habitação multifamiliar no concelho de Reguengos de Monsaraz e nos quatro anos seguintes à isenção terão uma redução do imposto em 0,02 por cento ao valor indexado (até atingir o mínimo legal).
 
Os médicos vão ter também isenção de taxas municipais relativas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente, aplicação do Tarifário Doméstico Social no consumo de água da habitação permanente e isenção de Taxa Fixa de Abastecimento e Saneamento durante quatro anos.
 
As medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família estão a ser divulgadas aos profissionais de saúde juntamente com uma apresentação do concelho de Reguengos de Monsaraz. Desta forma, a autarquia pretende conseguir aumentar o número de clínicos de medicina geral e familiar na USF REMO e criar mecanismos para melhorar os cuidados de saúde no concelho e satisfazer as necessidades dos utentes.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Figueiró dos Vinhos | Proteção Civil testa Plano de Emergência do Heliporto

 Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023) inicia operações a partir de 15 de maio
Município de Figueiró dos Vinhos é detentor de uma infraestrutura aeronáutica “Heliporto de Figueiró dos Vinhos” sito no Cabeço do Peão mais conhecido por todos como CMA, iniciando o mesmo a sua operação no ano de 1996.
No seguimento da Autorização Especial de Operação ao abrigo do artigo 37ºA do DL nº 55/2010, para o Heliporto Municipal de Figueiró dos Vinhos obtido a 05 de Maio de 2022, e dando cumprimento ao previsto no artigo 88º do Regulamento 401/2017, de 28 de julho, existe a necessidade da realização de exercício à escala total bienal.
Assim, realizou-se pelas 15:00, do dia 12 de Maio de 2023, o Exercício à Escala Total, que visa testar procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeródromo e verificação da operacionalidade da equipa SBA (Serviço de Brigada de Aeródromos).
O referido exercício contou com a participação dos Bombeiros, ANEPC, GNR-UEPS, GNR, SMPC, Serviços Municipais e Diretores de outros Aeródromos como observadores.

O Município de Figueiró dos Vinhos, tem proporcionado a formação aos bombeiros que prestam serviço no heliporto, assim tem contratualizado com a Escola Nacional de Bombeiros a referida formação, contando com 14 elementos formados procedeu à entrega dos diplomas da última formação ministrada.
Refira-se ainda que o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023), contemplou o Heliporto de Figueiró dos Vinhos com um meio aéreo ligeiro, que entrará em operação a partir do dia de hoje (15 de maio), servindo de apoio no combate aos incêndios rurais.

RUAS EÇA DE QUEIRÓS E ANTERO DE QUENTAL, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 17 DE MAIO

O Município de Silves informa que as ruas Eça de Queirós e Antero de Quental, em Pêra, estarão encerradas à circulação automóvel na tarde do próximo dia 17 de maio (4.ª feira), entre as 15h00 e as 17h00, na sequência de betonagem em obra particular. Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a rua Camilo Castelo Branco e o largo 25 de Abril.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Ferido grave em explosão que destruiu anexo em Ferreira do Zêzere

Um homem ficou ferido com gravidade na tarde desta segunda-feira na sequência de uma explosão em Igreja Nova do Sobral, no concelho de Ferreira do Zêzere. Foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
A vítima está a ser transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
O alerta chegou aos meios de socorro pelas 15h20. Para o local foram acionados meios dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere, do INEM e da GNR, num total de 18 operacionais e sete viaturas.
A origem da explosão está agora a ser investigada, mas poderá ter-se tratado de uma fuga de gás. O anexo ficou totalmente destruído e pelo menos uma parede da moradia foi afetada.

Cláudia Machado/SIC Notícias

Cantanhede | No próximo domingo, 21 de maio. Festa reúne antigos e atuais moradores da rua do Poço

 
A 5.ª edição da festa da antiga rua do Poço, atual rua Jaime Cortesão, em Cantanhede, regressa no próximo domingo, 21 de maio. Trata-se de um convívio que junta atuais e antigos moradores, seus familiares, amigos e público em geral.
Do programa consta uma mostra de fotografias antigas, partilha de histórias, costumes e tradições, homenagem a moradores já falecidos, decoração de fachada das casas e da própria rua, num lanche partilhado, entre outras vertentes recreativas de iniciativa livre.
O trânsito na rua estará cortado a partir das 17h00, para usufruto pedonal de todo o espaço.
Este evento realiza-se anualmente, sempre no penúltimo domingo de maio. Nasceu de forma espontânea, após conversas entre vizinhos, não existindo qualquer comissão ou organização coletiva prévia. A prioridade passa exatamente por aproveitar a espontaneidade e genuinidade das pessoas, no momento e com os recursos próprios. Os trabalhos de preparação são desenvolvidos por todos, de forma solidária e descomprometida.
Os objetivos deste encontro passam por valorizar as memórias culturais do passado, bem como incentivar os valores de cidadania, espírito de comunidade e entreajuda entre vizinhança no presente e no futuro.
A iniciativa pretende também dar o exemplo para que outras ruas, largos ou pontos conhecidos de Cantanhede possam também desenvolver algo semelhante, despertando um bairrismo positivo para benefício cultural da comunidade.

Paulo Cardantas


Silves | De 26 a 28 de maio 24.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR REGRESSA NUMA EDIÇÃO REPLETA DE SABOR

 O 24.º Festival da Caldeirada e do Mar decorre de 26 a 28 de maio, em Armação de Pêra, numa iniciativa promovida pelo Município de Silves. Nesta edição são 14 os restaurantes que apresentam os mais saborosos e frescos sabores da caldeirada e do mar, tão emblemáticos desta vila piscatória e da sua tradição gastronómica.
 
O Silvense, A Grelha, Estrela-do-mar, Ingredientes, O Fernando, O Serol, Olivalmar, Pelintra, Praia com Tempero, Tasca'lado, restaurante da Néné, churrasqueira O Balbino, churrasqueira O Casarão e a marisqueira Hera são os estabelecimentos aderentes com mais de duas dezenas de deliciosas e suculentas propostas, onde a caldeirada é a rainha e os sabores do mar os grandes cicerones. Será, pois, um fim de semana dedicado à gastronomia marítima e onde marcarão, também, presença os produtos estrela do concelho, como os vinhos de Silves e as sobremesas feitas com a doce e aromática Laranja de Silves.
Como habitualmente, a apresentação pública do evento decorre no mercado municipal de Armação de Pêra, pelas 10h00, sessão que terá animação musical com o acordeonista Filipe Romão.
 
Toda a informação ficará brevemente disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2876/24-festival-da-caldeirada-e-do-mar.aspx, canal que será atualizado com todos os pormenores desta iniciativa.

MARINHA GRANDE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM PROGRAMA PARA AS FAMÍLIAS

 O Município da Marinha Grande comemora o Dia Internacional dos Museus (DIM), que se assinala no dia 18 de maio, com um vasto programa de atividades dirigido às famílias, que decorre de 17 a 28 de maio, no Museu do Vidro e no Museu Joaquim Correia e cuja participação é gratuita.

Este ano, a temática do DIM é "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".

O programa da comemoração do Dia Internacional dos Museus na Marinha Grande é o seguinte:

17 de maio . 11h00 . 14h00 . 18h00
Museu Joaquim Correia
MUSEUS IMAGINÁRIOS - VISITA DANÇADA AO MUSEU JOAQUIM CORREIA
A partir dos conteúdos principais do Museu Joaquim Correia e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava propõe-se desenvolver ao longo de 2023, espetáculos temáticos para o público escolar e famílias numa lógica de artes performativas, com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea.
Horários: 11h00 / 14h00 - escolas; 18h00 - famílias e público em geral
Público-alvo – escolas, família e público em geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

18 de maio . 20h00-00h00
Museu Joaquim Correia
NOITE DOS MUSEUS JOGOS DE TABULEIRO
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a Associação Spiel Portugal convida-te a vires descobrir e jogar jogos de estratégia, onde podes ter o teu próprio museu.
Público-alvo – todos, a partir dos 8 anos
Gratuito, sujeito à lotação da sala
Organização – Spiel Portugal Parceria e CMMG

20 de maio . 09h30-12h30
Museu Joaquim Correia
WORKSHOP DE URBAN SKETCHING COM JOÃO COUTINHO
João Coutinho, membro dos Urban Sketchers Portugal, desde 2018, propõe-se guiar os participantes desta oficina através de um olhar e traço atentos aos lugares de perambulação. O ponto de encontro será no Museu Joaquim Correia. Aí, iniciar-se-á um pequeno percurso a pé, em que os participantes estarão munidos dos cadernos de desenho e material riscador. No final de um conjunto de exercícios, regressarão ao ponto de partida e farão, em conjunto, uma análise dos resultados e partilha dos desenhos.
Cada participante deverá trazer um caderno de desenho (formato A5 é prático, mas pode ser outro) de folha branca, material de desenho que goste de usar (canetas, lápis, marcadores, outros) e umas molas para prender as páginas dos cadernos.
Público-alvo – Público geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

20 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO SÃO PEDRO DE MOEL - REVISITANDO OS (ES) PASSOS DE JOAQUIM CORREIA, DE JOÃO COUTINHO
São Pedro de Moel sempre exerceu um fascínio sobre vários artistas das mais diversas áreas, que aí residiram ou passaram temporadas. Um dos mais ilustres desses artistas foi o escultor Joaquim Correia. Esta exposição, utilizando o registo gráfico do Urban Sketching, toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel, assim como os seus espaços de eleição e os locais e enquadramentos que também desenhou e pintou.
No início da visita guiada será feito um breve enquadramento sobre o que é a atividade dos Urban Sketchers. De seguida será feita a apresentação dos desenhos que constituem a exposição, um a um, seguindo a ordem de um percurso; explicar-se-á o motivo porque foram escolhidos os pontos de vista e os enquadramentos; dar-se-á informação sobre o material e técnicas utilizadas.
Estes serão alguns dos aspetos focados pelo autor, que de uma forma descontraída e aberta à partilha e diálogo deseja trocar ideias com os visitantes.

Público-alvo – Público geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

Até 20 de maio
Museu Joaquim Correia
EXPOSIÇÃO “RUA DOS CRAVOS”
O Museu Joaquim Correia associa-se às comemorações do 25 de Abril e ao Centro de Documentação 25 de Abril, para explicar às crianças de hoje, porque este dia significará sempre tanto para o país. No preâmbulo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Museu Convida a comunidade a refletir sobre o museu enquanto espaço de liberdade interpretativa e de liberdade artística para uma construção de uma cidadania ativa assente na democratização da cultura e da arte e na democracia cultural.

20 e 21 de maio
14h00-17h00
Estúdio Poeiras Glass - Edifício da Resinagem
DEMONSTRAÇÕES FABRICO DE VIDRO SOPRADO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – Poeiras Glass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual. Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.

20 de maio . 22h00
21 de maio . 15h00
Museu do Vidro
VISITAS ENCENADAS AO MUSEU DO VIDRO
Estas visitas de curta duração dirigidas sobretudo a crianças, com uma linguagem simples e acessível e de formato leve e descontraído, têm como objetivo principal que os mais novos possam saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.
Destinatários - crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Duração - 40 minutos
Limite de participantes - 20 crianças
Inscrição - gratuita, prévia até ao dia 19 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt


21 de maio . 10h30
Museu do Vidro
ATELIÊ INFANTIL PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.
Destinatários - crianças dos 6 aos 12 anos de idade
Duração - 1h30m
Limite de participantes - 10 crianças
Cada criança deverá trazer o seu frasco de vidro
Inscrição - gratuita, prévia até ao dia 20 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt

21 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
TERTÚLIA SOBRE INTERCULTURALIDADE “PÃO NOSSO” COM MODERAÇÃO DA ATRIZ JAQUELINE FIGUEIREDO
Encontro de famílias de várias nacionalidades a residir na Marinha Grande, que pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural e inclusiva.

24, 26 e 31 de maio . 10h00 e 14h00
Museu Joaquim Correia
HORA DO CONTO “OS DIAS DE UM TRAÇO”, DE DORA SANTOS E JOÃO COUTINHO
Leitura encenada do livro “Os Dias de um Traço”, para promoção do gosto pela leitura. Atividade orientada para o 4.º ano de escolaridade, com atividade de desenho subsequente.
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

27 de maio . 11h00
Museu do Vidro
DANÇA NO MUSEU COM INESA MARKAVA
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.
Destinatários - crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração - cerca de 40 minutos
Limite de participantes - 15 pessoas
Inscrição - gratuita, prévia até ao dia 26 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt

28 de maio . 09h30
Museu Joaquim Correia
VISITA INTERPRETATIVA DE SÃO PEDRO DE MOEL
No âmbito da promoção da exposição de João Coutinho, “São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, patente no Museu Joaquim de 4 de fevereiro a 30 de junho de 2023, será realizada uma visita interpretativa ao património natural e património edificado de São Pedro de Moel por técnicos especializados. O ponto de partida e de chegada será a Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.
Organização – CMMG
Parceria – Arquiteto Ricardo Camacho (Grémio dos Arquitectos)
Público-alvo – público em geral
Gratuito e não carece de inscrição

A decorrer a 24 de maio, Católica Porto Business School. Católica Porto Business School debate colapso do Silicon Valley Bank e o seu impacto nos sistemas financeiros

 “Silicon Valley Bank: Lessons Learned” é o tema do próximo Seminário da Católica Porto Business School. Um evento que se realiza já a 24 de maio e que vai juntar académicos, executivos e consultores da área da banca. Será analisado em detalhe o caso do Silicon Valley Bank, percorrendo a sua recente evolução e os factos que conduziram à sua falência ordenada. Procurar-se-á fazer uma comparação com os bancos do sistema financeiro Português, analisando as dimensões regulatórias no que respeita ao tratamento da carteira de ativos e da carteira de depósitos, percorrendo também o tema da gestão do risco reputacional. O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia.
Gonçalo Faria, associate dean da Católica Porto Business School, explica que “neste seminário procuramos juntar personalidades com forte experiência em diferentes dimensões que um caso como o do Banco Silicon Valley encerra, com o intuito de fazer uma análise completa e objetiva de um caso tão surpreendente e conseguirmos retirar algumas lições”. Para António Ramalho, Industry Fellow na Católica Porto Business School e co-coordenador do curso de Banca para Empresas, será muito importante “debater este caso, que já não é o único nos últimos meses. E decifrar o que pode ser feito para evitar situações idênticas, nomeadamente nos bancos que integram o sistema financeiro Português.”
 
Ao longo de duas horas, vão ser muitos os subtemas e os oradores. Após a abertura da sessão, assegurada por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business, Gonçalo Faria introduzirá o tema “O Caso Silicon Valley Bank: Um caso surpresa?”. Já António Ramalho vai falar sobre “A gestão do Risco Reputacional, Comunicação e Transparência”. Luís Barbosa, partner da PwC, vai abordar “A Gestão do Risco de Taxa de Juro e a sua contabilização: Fair Value versus Amortized Cost”. “A gestão do Risco de Concentração de Passivo”, é o tema abordado por Rui Fontes, Board Member do Novobanco (Chief Credit Officer). Por último, a sessão encerra com a intervenção de Luís Costa Ferreira, Head of Banking Prudential Supervision Department do Banco de Portugal, que abordará as conclusões e ‘lessons learned’.
 
O Seminário “Sillicon Valley Bank: Lessons Learned,” organizado no âmbito do Curso Executivo de Banca para Empresas da Católica Porto Business School, realiza-se a 24 de maio, pelas 17h00, no Porto, nas instalações da Católica Porto Business School. A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia.
 
Para mais informação e inscrição no evento, consultar:
 
ANA OLIVEIRA
Senior Communication Consultant

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “HOMENAGEM À MATA” ASSINALA 50 ANOS DE CARREIRA DE OLINDA COLAÇO

 O Município da Marinha Grande inaugura a exposição de pintura “Homenagem à Mata”, de Olinda Colaço, no dia 27 de maio (sábado), pelas 17h30, no Foyer do Museu do Vidro e da Casa da Cultura Teatro Stephens.
Realizada no âmbito das comemorações dos 50 anos de carreira da artista marinhense Olinda Colaço, esta exposição regressa à obra pela qual é mais reconhecida na sua terra natal (a par com o vidro pintado), as aguarelas da Mata Nacional de Leiria.
Nestas aguarelas, surgem os recantos mais belos da “nossa” Mata, num exercício de serenidade e contemplação, que de certo resultará familiar a todos os habitantes da nossa região. E é desde esta admiração da Natureza, partindo de um lugar de comunhão e respeito, de algo que já não existe fisicamente (pelo menos não de esta forma), que surge esta sentida homenagem.
A mostra é composta de olhares que retratam diversos momentos e épocas da mata, da forma a que a queremos recordar: viva e verde.
A exposição  “Homenagem à Mata” fica patente de 27 de maio a 27 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Marinha Grande | CONCERTO DE RAUL MIDÓN E TEATRO “COLMEIA” NO TEATRO STEPHENS

 O guitarrista internacionalmente conhecido Raul Midón atua no próximo dia 20 de maio (sábado), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, cujos bilhetes podem ser adquiridos no sítio de internet www.bol.pt.


Raul Midón, natural do Novo México, é um virtuoso da guitarra, que soma dez álbuns de estúdio e duas nomeações consecutivas para os Grammys na categoria Melhor Álbum de Jazz com Voz. O músico conta com uma série de colaborações com grandes nomes, como Herbie Hancock, Stevie Wonder ou Bill Withers e já contribuiu em discos de artistas como Jason Mraz, Queen Latifah ou Snoop Dogg, entre outros.

Músico requisitado por nomes como Alejandro Sanz, José Feliciano, Julio Iglesias ou Shakira, foi depois duma digressão com a cantora que decidiu fixar-se em Nova Iorque, iniciando então uma carreira a solo onde se tornaram imagens de marca um estilo muito próprio de guitarra (com muitas influências) e um registo vocal muito peculiar onde se destacam o "scat" (improvisação) e o "mouth trumpet" (onde a voz assume a sonoridade da trompete).
Preço - 10€
No dia 27 de maio (sábado), pelas 16h00, o Teatro Stephens recebe o espetáculo de teatro comunitário “COLMEIA”, cuja entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete.

Trata-se de um projeto de teatro e comunidade, produzido pelo Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, que visa trabalhar com a população. É um projeto que segue o mesmo conceito de uma residência artística. Durante uma semana, os protagonistas são as coletividades locais, dirigidas por profissionais de teatro.

É um projeto cooperativo, no qual todos colaboram para a criação, divertido e formativo, que culmina numa grande festa com as apresentações teatrais. Com este encontro pretende-se promover aquilo que deve ser, verdadeiramente, um festival de teatro, no qual a comunidade está envolvida.

Ficha artística:
Produção – Leirena Teatro - Companhia de Teatro de Leiria
APPACDM
Recrearte - Grupo de Teatro Infanto Juvenil Cantinho do Recreio
Projetos da Vida Sénior
Duração - 60 minutos (aprox.)
Classificação Etária – M6
Entrada gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete

Bilheteira: www.bol.pt
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Coimbra | Projeto da UC aposta na criação de iniciador pirotécnico mais seguro e amigo do ambiente

 
O projeto FreePyro Igniter, em que participa o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a desenvolver um iniciador mais seguro e amigo do ambiente para ser utilizado na iniciação de artigos de pirotecnia.
Os resultados deste projeto são bastante promissores, tendo já sido desenvolvido e testado com sucesso um protótipo, que funciona com o sistema de disparo também criado pela equipa de investigadores do DEM. Este novo produto pode ser utilizado para iniciar diferentes tipos de componentes pirotécnicos.

De acordo com Ricardo Mendes, o responsável pelo projeto na FCTUC, a ideia é «desenvolver um iniciador mais sustentável e mais seguro, que não contenha substâncias consideradas explosivas, nem substâncias nocivas e que possa ser manipulado com toda a segurança. Na sua maioria, os iniciadores tradicionais são baseados em composições que contém chumbo ou mercúrio, matérias que têm um impacto negativo no meio ambiente e são também classificadas como perigosas, devido ao elevado risco na sua manipulação e utilização», explica o professor do DEM.

A grande diferença na composição deste novo produto, continua o investigador, «é que mesmo com uma iniciação em massa não produz explosão, porque não produz gases. Portanto, num incêndio, nunca haverá uma explosão. Por oposição, os iniciadores tradicionais, que são compostos por outro tipo de substâncias que geram temperaturas altas, mas também gases, podem originar explosões suscetíveis de causarem danos significativos», ressalva.

Apesar do objetivo estar cumprido e o conceito provado, «há necessidade de dar continuidade ao projeto, que termina ainda este ano, até porque este novo iniciador vai exigir que os sistemas utilizados para a iniciação desses artefactos tenham mais energia, ou seja, terá de ser desenvolvido também um sistema de disparo compatível com este iniciador», afirma Joana Quaresma, investigadora da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da FCTUC.

Segundo a equipa de investigadores, este novo produto terá vantagens a nível ambiental, de segurança e económico, uma vez que «contém substâncias com menor impacto no meio ambiente, tem a potencialidade de ser reutilizável, o transporte, o armazenamento e a utilização serão mais seguros e ainda, poderá evitar, no futuro, a importação deste tipo de produtos», conclui.

No projeto, financiado pelo programa Portugal 2020, participam cinco investigadores do DEM, ligados à ADAI e ao Laboratório de Energética e Detónica (LEDAP), nomeadamente Ricardo Mendes, Joana Quaresma, José Carlos Góis, Bianca Sterbling e João Pimenta.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | WORKSHOP “COMPREENDER AUTISMO” NO TEATRO STEPHENS

 Decorre a 14 de junho, das 14h30 às 17h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, o Workshop “Compreender Autismo”, destinado a professores, assistentes operacionais, comunidade, técnicos, pais, cuidadores, família e colaboradores do município.
A organização está a cargo do Município da Marinha Grande e da Associação Vencer o Autismo.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a literacia da população neste domínio. Esta atividade enquadra-se na Estratégia Municipal de Saúde, procurando responder, quer à desmitificação associada a esta problemática de saúde, quer à informação da população sobre os recursos existentes na comunidade, para dar uma resposta cabal às crianças e suas famílias.

Pretende-se, com esta e outras atividades, promover uma consciência coletiva das necessidades de integração da diferença na nossa comunidade. Todos juntos podemos tornar mais saudável a vivência de cada um no concelho.

A inscrição é obrigatória e pode realizar-se através do link: www.vencer.link/marinhagrande

A entrada é livre.

MARINHA GRANDE CELERA MÊS DO CORAÇÃO

 O Município da Marinha Grande e o Centro de Saúde da Marinha Grande celebram “Maio, Mês do Coração”, realizando iniciativas de promoção da saúde no âmbito do tema “Saúde e Bem-Estar… Prevenir para melhor se Cuidar!”.
 

Pretende-se assim, realizar vários rastreios, com o objetivo de avaliar o risco cardiovascular dos participantes, nomeadamente: rastreio ao colesterol, medição da tensão arterial, testes à glicemia (açúcar no sangue) e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
 
Esta iniciativa irá decorrer nos seguintes dias e locais:
 
15 de maio de 2023, das 14h às 16h, no Edifício da Resinagem, no Balcão de Atendimento ao Munícipe;

- 17 de maio de 2023, das 14h às 16h, na Junta de Freguesia da Moita;
 
- 24 de maio de 2023, das 14h às 16h, na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.