quarta-feira, 5 de maio de 2021

Guterres: “A riqueza de uma língua mede-se pela diversidade e inclusão”

 O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, destacou a “relevância global” da língua portuguesa e apelou ao combate da propagação de informações falsas e à participação de mulheres e jovens em processos de decisão.

António Guterres marcou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra anualmente a 5 de maio, com um vídeo, publicado na véspera, em que alertou para o atual “contexto de desafios complexos”.

O antigo primeiro-ministro português declarou que a propagação de desinformação é um dos problemas que terá de ser contrariado pelo papel de todos os idiomas, em particular o português, “na mobilização e disseminação do conhecimento e da informação credível e verificada”

“A riqueza de uma língua mede-se pela diversidade e pela inclusão das suas vozes”, acrescentou António Guterres, recomendando “a participação plena, significativa e efetiva das mulheres e dos jovens em todos os processos de decisão”.

A inclusão de meninas e mulheres “será a única forma” de assegurar sucessos, “dar resposta aos desafios do presente” e “reconstruir melhor”, segundo o secretário-geral da ONU.

Num vídeo oficial da UNESCO, agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, comemorativo do Dia Mundial da Língua portuguesa, considera-se esta “uma língua plural, de riqueza e de diversidade, uma língua inclusiva, do diálogo e da cooperação”.

O subdiretor geral para a Cultura na UNESCO, Ernesto Ottone Ramírez, também disse, num vídeo à parte, que o português é “uma língua de encontros, na terra e no oceano”.

Segundo a UNESCO, existem mais de 265 milhões de falantes de português em todo o mundo.

A mensagem de António Guterres, publicada pela página de informação ONU News, começou com uma felicitação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), constituída por nove países.

Na visão de Guterres, o Dia é “um exemplo daquilo que a CPLP tem conseguido atingir no ano em que celebrará o 25º aniversário da sua criação”.

O responsável disse ainda que a língua portuguesa é “uma via privilegiada para chegar a vastos estratos populacionais espalhados por todos os continentes”.

“Este Dia Mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes”, concluiu o secretário-geral da ONU.

As declarações dos responsáveis da ONU surgem numa altura em que Portugal e outros países, como o Brasil, têm reforçado o interesse em juntar-se ao leque de línguas oficias da ONU, que neste momento são seis: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Segundo a ONU News, entre mais de 150 atividades estimadas para a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa em mais de quatro dezenas de países, as celebrações na Organização das Nações Unidas serão dirigidas por Cabo Verde, que também ocupa a presidência rotativa da CPLP.

O representante permanente de Cabo Verde junto da ONU, José Luís Rocha, irá terminar o seu mandato a 30 de maio.

Língua Portuguesa celebra-se em 44 países

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala hoje, decorrem em 44 países, com mais de 150 atividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19.

Proclamado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), este é o segundo ano em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O programa, coordenado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, contempla iniciativas que decorrerão em todas as regiões do mundo e abrangem as dimensões geográfica, da investigação, de tradução, da ligação a outras artes e de mobilização das populações.

A agenda inclui conferências, colóquios, concertos, concursos literários e de poesia e iniciativas académicas.

A data é marcada com uma sessão solene, em Lisboa, com a participação do chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, e do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles.

Durante esta sessão, serão transmitidas mensagens em vídeo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca – atualmente presidente em exercício da CPLP – e do chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Está ainda prevista a entrega do Prémio de Literatura dstangola/Camões ao escritor angolano Pepetela, distinguido pela sua mais recente obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”.

Texto: Agência Lusa

EURONEWS / LUSA

SNS | Gestão hospitalar

 

Hospital de Vila Franca de Xira passa a entidade pública empresarial.

Foi aprovado, em reunião de Conselho de Ministros, o decreto-lei que cria o Hospital de Vila Franca de Xira enquanto entidade pública empresarial.

De acordo com o comunicado divulgado, «Perante a iminência da reversão da gestão clínica para a esfera pública, o hospital fica responsável por desenvolver todas as tarefas necessárias à transição da gestão da esfera privada para a esfera pública e assegurar, a partir do dia 1 de junho de 2021, a gestão pública do estabelecimento hospitalar.»

O comunicado revela, ainda, que fica assim garantida «que a assistência à população que o Hospital de Vila Franca de Xira serve não é afetada».

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de abril de 2021

Hospitalização domiciliária em Évora

 

Unidade já acompanhou mais de 50 doentes nos primeiros meses de atividade.

A Equipa multidisciplinar do Hospital do Espírito Santo, EPE, em Évora, já acompanhou mais de 50 doentes, desde a criação do serviço de hospitalização domiciliária, em dezembro do ano passado.

Esta unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente, durante um período transitório, na fase aguda da doença, em alternativa ao internamento hospitalar convencional. Desta forma, é possível promover a recuperação funcional e desenvolver a autonomia do doente no seio da sua família e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados. Os doentes dispõem do mesmo acompanhamento se tivessem no hospital, com a diferença de estarem no conforto das suas casas.

Este serviço só poderá ser disponibilizado se o doente tiver um cuidador e residir no máximo de 30 minutos de distância e 30 quilómetros do Hospital.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital de Évora constituída por uma equipa multidisciplinar com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas está de serviço ao longo de 24 horas.

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo, EPE – www.hevora.min-saude.pt

Otorrino | Cirurgia de ambulatório

ULS Nordeste inova e garante maior qualidade dos cuidados prestados.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a inovar na realização da Cirurgia de Ambulatório de Otorrinolaringologia, através de um novo e moderno equipamento: um multidebrider.

De acordo coma a ULS do Nordeste, com a utilização deste aparelho «é disponibilizada ao doente uma maior qualidade dos cuidados prestados, graças à redução do tempo de duração da cirurgia e ao conforto acrescido, bem como à eficiência e segurança dos procedimentos».

O novo equipamento da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, localizado no Hospital de Mirandela, representa um investimento de cerca de dez mil euros, destaca ainda a Unidade Local de Saúde do Nordeste.

(Fotografia: site da ULS do Nordeste)

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias

ULS Guarda | Digitalização processos

 

ULS aposta na digitalização e diminui pegada ecológica.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda dispõe de uma plataforma de gestão documental processual, denominada GooPortal, que visa minimizar a utilização de papel, assegurando assim  «o compromisso de manter práticas amigas do ambiente, incluindo a reciclagem, a reutilização e a redução dos consumos».

Integrada na Unidade de Gestão Documental e Simplificação de Processos, a plataforma tem como objetivo a «desmaterialização, reengenharia e simplificação de processos transversais à organização, otimizando fluxos e circuitos de documentação/comunicação e, ao mesmo tempo, o aumento da transparência na tramitação dos mesmos», destaca a unidade local de saúde.

«Acreditamos que com esta nova funcionalidade, estamos a contribuir para o aumento da transparência, segurança e integração da informação, reduzindo ainda custos inerentes à circulação da mesma, em suporte de papel», revela ainda a ULS Guarda.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda> Notícias

Covid-19 | Campanha de Vacinação

DGS divulga norma para vacina da Janssen em pessoas acima dos 50 anos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira, dia 30 de abril, a norma que indica que a administração da vacina da Janssen contra a Covid-19 é recomendada em pessoas com pelo menos 50 anos de idade.

Em Portugal, recomenda-se, à data, que a “COVID-19 Vaccine Janssen® seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, lê-se no documento.

No entanto, e de acordo com a norma, “as pessoas com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem podem ser vacinadas com a COVID-19 Vaccine Janssen®, desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado.

A norma da DGS refere que foram observados nos EUA, eventos muito raros, de trombose em territórios atípicos (incluindo trombose venosa central, trombose venosa esplâncnica e trombose arterial), concomitantemente com trombocitopenia, incluindo alguns casos com desfecho fatal, sobretudo nas três primeiras semanas após a vacina (de toma única) e em mulheres abaixo dos 60 anos. Como tal, sublinha a importância dos profissionais de saúde alertarem os utentes para potenciais sintomas associados a estes casos.

Entre as reações adversas a esta vacina, consideradas ligeiras ou moderadas e que ficam resolvidas em poucos dias após a administração da vacina, a DGS cita “dor no local da injeção, cefaleias, fadiga, mialgias, náuseas”.

O documento refere ainda que todas as suspeitas de reações adversas, bem como erros de administração, a administração inadvertida a uma pessoa para a qual a vacina está contraindicada, a administração a mulheres grávidas ou a administração das doses com um intervalo inferior ao mínimo definido, devem ser comunicadas ao Infarmed pelos profissionais de saúde.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma nº 004/2021 de 30/04/2021

Vacinação Covid-19 | Maiores de 65

Maiores de 65 podem pedir vacina nos Espaços Cidadão a partir de hoje.

As pessoas com mais de 65 anos vão poder inscrever-se para vacinação contra a Covid-19 nos Espaços Cidadão, a partir desta quarta-feira, 28 de abril.

«Os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, nesta fase», revelou ontem a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Os Espaços Cidadão são pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão, instalados em Lojas de Cidadão e em pontos de atendimento da administração local, estando atualmente em funcionamento mais de 700 espaços.

Desde o dia 23 de abril que as pessoas com mais de 65 anos podem escolher online a data e o local para serem vacinados, através do Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a Covid-19.

Consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19 | Autoagendamento

SNS | Reforço de recursos humanos

Em 2021, SNS já foi reforçado com 3.619 profissionais.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já foi reforçado com 3.619 profissionais em 2021, dando seguimento a uma tendência verificada nos últimos anos, com 9.133 profissionais em 2020 e 15.425 profissionais ao longo da anterior legislatura.

A informação foi avançada durante a apresentação e discussão do relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência no período de 17 a 31 de março de 2021, na Assembleia da República.

«São números impressionantes, que dependem dos portugueses, das escolhas que fizeram, das escolhas em serviços públicos, e das escolhas em serviços públicos de saúde que não servem por si só: servem para servir as portuguesas e os portugueses», observou a governante.

A Ministra da Saúde sublinhou ainda que, ao longo deste período, Portugal conseguiu «encontrar no Serviço Nacional de Saúde um serviço mais robusto que respondeu melhor às necessidades assistenciais dos portugueses».

«O Estado teve a capacidade de ser responsável por todos os indivíduos, porque é essa a sua função: proteger os mais frágeis e os que mais dele necessitam», acrescentou Marta Temido.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Notícia

Desconfinamento | Última fase

Governo aprova medidas que entram em vigor no dia 1 de maio.

Estão reunidas as condições para “dar o passo em frente” para a próxima etapa do desconfinamento, observou o Primeiro-Ministro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que aprovou hoje as medidas que entrarão em vigor já no sábado, dia 1 de maio.

“Hoje, fazendo a avaliação da pandemia, pudemos tomar a decisão de dar o passo em frente para a próxima etapa do desconfinamento”, anunciou António Costa.

O chefe do executivo explicou que o país se mantém “no quadrante verde” da matriz de risco.

De acordo com o plano de desconfinamento estabelecido pelo Governo, está previsto que os restaurantes, cafés e pastelarias possam funcionar sem restrição de horários, com um máximo de seis pessoas nas mesas no interior dos estabelecimentos e de 10 nas esplanadas.

A partir de segunda-feira retomam, também, todas as modalidades desportivas, bem como a possibilidade de atividade física ao ar livre e ginásios.

De acordo com o plano, os grandes eventos exteriores e eventos interiores vão funcionar com diminuição de lotação, e os casamentos e batizados podem realizar-se com 50% de lotação.

O plano de desconfinamento prevê quatro fases de reabertura – três já avançaram em 15 de março, 5 e 19 de abril . A quarta e última fase já vai vigorar fora do período do estado de emergência que não será prolongado, por decisão do Presidente da República.

Para saber mais consulte:

Covid-19 > Controlar a pandemia 29 de abril

European Cancer Research Summit 2021

 

Portugal organiza cimeira europeia sobre investigação na área do Cancro.

Na sessão de abertura da Cimeira Europeia de Investigação na Área do Cancro 2021, organizada pelo Instituto Português de Oncologia do Porto, enquanto membro do consórcio Porto Comprehensive Cancer Center (P.CCC), a Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que “uma cooperação reforçada e fortes redes de investigação permitirão à Europa manter cuidados e investigação do cancro de alta qualidade, mesmo durante um evento adverso como esta pandemia.”

De acordo com a governante, apesar da concentração de esforços europeus no combate à pandemia de Covid-19, a investigação na área do cancro é “prioritária para o presente e o futuro da União Europeia”.

“Investir em investigação é instrumental no fornecimento de melhores diagnósticos e perspetivas para os doentes. Novas soluções digitais, inteligência artificial e mudança de paradigmas de investigação, focados em dados reais e nos resultados dos doentes, vão ajudar a atingir estes objetivos”, observou, acrescentando: “Promover investigação é uma prioridade para a UE. Investir em investigação aumenta autonomia e promove crescimento económico”.

O ponto alto desta conferência será a apresentação pública da “Porto Declaration on Cancer Research”, uma declaração que exorta ao fortalecimento, a nível europeu, da investigação em todas as etapas do cancro, incluindo a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento. Este evento insere-se na iniciativa protagonizada pela Presidência Tripartida do Conselho Europeu (Alemanha, Portugal e Eslovénia) que identificou a investigação no combate ao cancro como uma das prioridades para a Europa, tendo como objetivo reduzir significativamente a mortalidade até 2030.

Devido à situação epidemiológica, o evento decorrerá no Auditório Principal do IPO do Porto para um número restrito de participantes, mas será transmitido simultaneamente em streaming na página do Youtube do IPO do Porto: www.youtube.com/c/IPOPorto74.

Esta cimeira europeia constitui uma iniciativa que decorre num contexto em que a temática do cancro assume especial relevância. De facto, o atual Trio de Presidências, constituído por Alemanha, Portugal e Eslovénia, assinou uma Declaração conjunta na área da investigação do cancro por ocasião da conferência de 13 de outubro de 2020, além de ter adotado o novo Plano Europeu de Combate ao Cancro (Europe’s Beating Cancer Plan).

Visite:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/

European Cancer Research Summit 2021 – Programa

Covid-19 | Sinais positivos

 

Portugal é o país da UE com menos mortes diárias por milhão de habitantes.

Portugal voltou hoje a não registar qualquer morte por Covid-19. É a quarta vez desde o início da pandemia, em março de 2020, e a terceira em duas semanas que Portugal não tem registo de mortes relacionadas com a doença.

O primeiro dia sem registo de óbitos ocorreu em 3 de agosto de 2020, o segundo foi em 26 de abril e o terceiro na passada sexta-feira, dia 30 de abril.

Segundo o site de estatísticas Our World in Data, Portugal é atualmente o país da União Europeia (UE) com menos mortes diárias atribuídas à Covid-19, nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos.

Com uma média de 39,72 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal só está atrás da Finlândia, que apresenta uma média de 36,72 para o mesmo indicador.

No que toca à média de mortes com Covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal tem a média móvel mais baixa, com 0,17 óbitos.

No resto da União Europeia, Chipre é o país com maior média de novos casos diários (656,14 por milhão de habitantes), seguido da Suécia (498,78), Lituânia (439,91), Croácia (436,62) e Países Baixos (400,68).

Em todo o mundo, Uruguai é o país com mais de um milhão de habitantes em situação pior neste indicador, com 724,91 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, seguido do Bahrain (665,51), Chipre, Cabo Verde (518,77) e Suécia.

A média da UE está em 222,85 novos casos diários por milhão de habitantes, enquanto a média mundial se situa em 104,11 nesse indicador.

Dos países da UE, a Hungria está em pior situação na média diária de mortes com covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, com 17,41, seguida da Bulgária (12,03), Croácia (11,41), Polónia (10,01), Eslováquia (7,09) e Grécia (6,11).

A média mundial neste indicador está em 1,71 e a da UE em 4,46.

Taxa de vacinação

Dos Estados-membros da UE, é Malta que tem a taxa de vacinação completa da população mais alta (24,51%), mas trata-se de um país com menos de um milhão de habitantes.

A Hungria tem 21,5% da sua população completamente vacinada, seguida da Lituânia (11,17%), Itália (10,34%) e Eslovénia (10,27%).

No entanto, Portugal tem 8,9% da população completamente vacinada, abaixo da média da UE, que está em 9,11%, de acordo com os dados do site Our World in Data.

Para saber mais, consulte:

Our World in Data – https://ourworldindata.org/ (em inglês)

Interrupção do fornecimento de água na Praceta Gil Eanes, em Silves no dia 06 de Maio


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que no dia 06 de Maio (Quinta-feira), entre as 09h00 e as 12h00, será interrompido o fornecimento de água na zona da Praceta Gil Eanes, na cidade de Silves

Este corte deve-se à necessidade de realização de trabalhos de reparação de fugas em acessórios na rede de abastecimento, podendo ocorrer variações de pressão e caudal aquando da reposição do abastecimento.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Casa da Cultura Luso-árabe e mediterrânica é palco de concerto da orquestra clássica do sul

 A Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica irá receber no próximo dia 7 de maio, pelas 19h00, o concerto de música de câmara “Recordações de Itália”, pela Orquestra Clássica do Sul (OCS). A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a OCS. A entrada é livre mas sujeita à limitação da sala (24 lugares), tendo em conta as orientações da DGS.

Neste concerto serão interpretadas obras de W. A. Mozart e P. I. Tchaikovsky pelo agrupamento de câmara composto por Laurentiu Simões e Helena Duarte (violinos), Ângela Silva e Iveta Natzkaya (Violas) e Mikhail Shumov e Ana Luísa Marques (violoncelos).

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt (Município de Silves) e o telefone 289 860 890 (OCS) são os contactos disponíveis para o fornecimento de informações adicionais.

Classificação etária: M/6

PROGRAMA

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 - 1791)

Quarteto de Cordas nº 2 em ré maior, K. 155/134a (Quarteto Milanês)

I. Allegro

II. Andante

III. Molto allegro

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI (1840 - 1893)

Souvenir de Florence, op. 70

I. Allegro con spirito

II. Adagio cantabile e con moto

III. Allegretto moderato

IV. Allegro con brio e vivace

 

Circuito de manutenção do Parque Urbano nascente de Armação de Pêra recebeu novos equipamentos


Numa iniciativa da Câmara Municipal de Silves, o parque urbano nascente de Armação de Pêra recebeu recentemente novos equipamentos que vêm complementar a oferta existente no âmbito do circuito de manutenção (composto por uma ponte, espaldar horizontal, barras simétricas, bancos e painel de instruções). Um espaldar vertical, trajeto de equilíbrio, banco para abdominais, caixas para saltos, respetivos painéis de descrição de exercício, bancos com funcionalidade para estacionamento de bicicletas, papeleiras e um esqui em metal lacado são os novos equipamentos disponíveis no local e que permitirão aumentar a oferta no âmbito atividade física ao ar livre.

De salientar que esta iniciativa teve início com um projeto desenvolvido neste espaço através do programa TransforMAR, que desafiou os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, na forma de mobiliário urbano, evitando que o seu destino final fosse o mar.

O Município de Silves considera que o Parque Verde, localizado numa zona privilegiada com vista sobre a Foz da Ribeira de Alcantarilha, sai valorizado com a instalação destes novos equipamento, num espaço, cuja obra de requalificação foi terminada no verão de 2018 e que contou com a colocação dos primeiros equipamentos do projeto TransforMAR em julho do ano passado.


Inaugurada 2ª vida do troço ferroviário entre a Covilhã e a Guarda


Ontem, dia 04 de maio, foi inaugurado oficialmente o troço da linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, após mais de uma década sem circulação e transporte ferroviário de passageiros e mercadorias.

A cerimónia decorreu ao fim da manhã, na estação ferroviária da Covilhã, e contou com as presenças do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, do Presidente da CP - Comboios de Portugal, Nuno Freitas, e dos autarcas da região.

O investimento total no projeto de modernização deste troço da linha da Beira Baixa, inativo desde 2009, foi de 77 milhões de euros. A intervenção foi executada pela Infraestruturas de Portugal (IP), no âmbito do programa de investimentos de requalificação da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do “Compete 2020”.

A obra incluiu a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já anteriormente intervencionados), a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, a iluminação, automatização e supressão de passagens de nível, a drenagem e estabilização de taludes, entre outras intervenções.

A CP, na sequência das obras de renovação integral do troço ferroviário, implementa um novo modelo de oferta ferroviária, que responde às necessidades de mobilidade das populações e se traduz numa oferta integrada dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Beira Alta. Assim, passam a circular diariamente oito comboios Intercidades (quatro por sentido) e mais quatro comboios Regionais (dois por sentido), que vão efetuar paragem em todas as localidades, situadas entre a Covilhã e a Guarda.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, como anfitrião, deu as boas vindas a todos os presentes e celebrou o “início da 2ª vida do troço ferroviário entre a Covilhã e a Guarda”. Para o autarca, “estamos perante um novo capítulo para a mobilidade na região, que se pode resumir em 3 palavras: oportunidade, conectividade e esperança”.

Vítor Pereira aproveitou a ocasião e a presença de membros do Governo para fazer uma série de reivindicações. “Agora, é imperioso que os serviços sejam compatíveis com as necessidades das populações. Só deixa o carro em casa quem tem uma oferta comercial competitiva por parte da ferrovia”, defendeu o autarca, apelando a uma revisão dos horários e dos “preços proibitivos para o utilizador diário” do comboio”. O edil da Covilhã destacou ainda que “são essenciais as ligações ao Norte, a cidades como Aveiro, Porto e Braga; a extensão para a Covilhã de todas as ligações da Linha da Beira Alta, permitindo a ligação a Coimbra; a introdução de serviços ferroviários com Salamanca e Madrid, para reforçar a centralidade ibérica da região; a reposição do Sud Expresso, pois é essencial para as comunidades emigrantes; uma ligação Covilhã-Lisboa mais rápida, com uma viagem de 02h45 em 2030”.

Vítor Pereira apelou ainda para que as rodovias “IC6 e IC31 saiam do papel e contribuam para o desenvolvimento da região”.

O Ministro Pedro Nuno Santos terminou a cerimónia de inauguração afirmando que “está em curso a revolução dos caminhos de ferro em Portugal e este é mais um passo nesse processo”. Para o governante, com a reabertura deste troço ferroviário “faz-se justiça a uma população, a um território, promovendo também um desenvolvimento mais harmonioso no nosso país”.

O desenvolvimento do Interior “é uma questão de direito, de justiça e de interesse nacional”, pelo que estão de parabéns a “região e as populações, que finalmente conseguiram aquilo que nunca deviam ter perdido”, conclui o Ministro.

Figueiró dos Vinhos | Complexo Empresarial SONUMA inaugurado


Decorreu durante a manhã de hoje, dia 5 de maio, a inauguração do Complexo Empresarial SONUMA em Figueiró dos Vinhos, a Área de Acolhimento Empresarial que já se revelou de grande importância para a região.
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa, e da Presidente da CCDRC, Dr.ª Isabel Damasceno, entre outras entidades, necessariamente em número limitado face às contingências decorrentes das normas da DGS no âmbito da Pandemia COVID-19.

A simbólica sessão inaugural iniciou com os habituais discursos, primeiramente com o Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, ao qual se seguiu a Presidente da CCDRC, Dr.ª Isabel Damasceno, que teceu elogios à obra ali realizada classificando-a como uma “intervenção inteligente e uma forma muito útil de aplicar os fundos comunitários, ao transformar um espaço que não foi criado do zero, e fazer aquilo que realmente foi inovador”, felicitando, igualmente, a “preocupação da conservação da fachada principal, que é uma memória e algo que marcou a entrada na terra”. Ideias corroboradas pela Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa, que encerrando a sessão, parabenizou todas as entidades envolvidas na transformação do espaço e os empresários que ali se estão a fixar, não esquecendo os fundadores da SONUMA, e agradecendo ao Sr. Presidente do Município por “devolver a Figueiró dos Vinhos a SONUMA, uma SONUMA transformada, mas uma SONUMA que continua a cumprir o seu objetivo, que é criar riqueza no território, criar emprego, promover o desenvolvimento no território”.

Após o tradicional descerramento da placa inaugurativa, houve, ainda, lugar a uma singela homenagem aos fundadores que deram origem ao nome SONUMA, a antiga empresa de recauchutagem que se firmou naquele que é agora um espaço renovado e potencializador da economia do concelho.

Este dia marca, assim, a inauguração de uma moderna área de instalação empresarial, dotada de excelentes condições para as empresas desenvolverem a sua atividade, estando todos os 7 espaços existentes atribuídos a empresas, que já se encontram ou em laboração ou em fase de realização de trabalhos de instalação.

O Complexo Empresarial SONUMA é uma obra comparticipada pelo FEDER através CENTRO2020 no âmbito do Eixo 2 - Competitividade e internacionalização da economia regional (COMPETIR), tendo sido aprovado um Investimento Total de 1.296.929,10 euros, a que corresponde um Investimento Elegível comparticipado de 1.073.151,79 euros e uma comparticipação do CENTRO2020 de 912.179,02 euros.

ASAE apreende 34 mil artigos falsificados em buscas na Póvoa de Varzim

A ASAE realizou buscas na Póvoa de Varzim e apreendeu 34 mil artigos falsificados e constituiu dois arguidos numa investigação sobre contrafação, venda de artigos contrafeitos e fraude sobre mercadorias.

A investigação - adianta o comunicado da ASAE - durou cerca de um ano, esteve direcionada para a venda de artigos falsificados através da internet e para uma loja de acessórios de moda (showroom), no concelho da Póvoa de Varzim.

"Os artigos, apesar de falsos, eram vendidos a preços mais elevados do que o habitual (para este segmento) e com grande sofisticação, ao incluírem todos os elementos associados a produtos autênticos, desde o embalamento individual, manuais, faturas de aquisição estrangeiras falsas ou mesmo cartões de autenticidade falsos", precisa a ASAE, que atuou através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC).

Nas buscas domiciliárias, num estabelecimento, em veículos e num apartado, os elementos da ASAE apreenderam 34.148 artigos falsificados (entre os quais, malas, relógios, vestuários, certificados e etiquetas), assim como diverso material utilizado na produção e na venda da contrafação (três computadores portáteis, dois telemóveis, um disco externo, uma pen USB, uma máquina de estampar, uma fotocopiadora e uma impressora.

Foram ainda apreendidos 2.780 euros em numerário, por suspeita de ser produto da atividade ilícita.

O valor do material apreendido, segundo cálculos da ASAE, ascende a 72.433 euros.

O estabelecimento dispunha de uma parede falsa que permitia o acesso a um armazém de apoio onde eram realizadas as estampagens e ocultado material falsificado.

Foram constituídos dois arguidos, que ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).

Lusa

Imagem: CM

 

Rali de Portugal vai poder ter público

 

A edição de 2021 do Rali de Portugal, entre 21 e 23 de maio, vai poder realizar-se com a presença de público, confirmou hoje à agência Lusa a organização da etapa portuguesa do Mundial de ralis.

Também hoje, em Fafe, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse esperar que a prova se possa realizar com público, reforçando a confiança nas entidades de saúde, que já autorizaram a presença de espetadores no evento.

Tenho grande confiança nos nossos organismos, nomeadamente na Direção-Geral da Saúde [DGS] e na comissão técnica dos eventos de massa. A informação que tenho é que deu um parecer favorável para o Rali de Portugal", afirmou aos jornalistas.

Em Fafe, concelho do distrito de Braga onde se disputam várias classificativas da prova pontuável para o Mundial de ralis, Lacerda Sales admitiu que se trata de "um evento com algumas características muito específicas, porque é muito difícil controlar as questões de público".

Lacerda Sales sublinhou que foi pedido "às forças de segurança que pudessem, dentro das suas possibilidades, tentar controlar este afluxo".

O Rali de Portugal vai ser disputado entre 21 e 23 de maio, na zona centro, com classificativas em Lousã, Góis e Arganil, e norte, em Lousada, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante, Porto, Felgueiras e Fafe.

Desde a declaração de pandemia de covid-19, a maioria dos eventos desportivos, mesmo os que são realizados ao ar livre, têm decorrido sem espetadores.

Nesse sentido, o governante deixou uma "mensagem às pessoas, à consciência individual e coletiva, para que cumpram as diretrizes da DGS para que o rali se possa concretizar nas medidas de segurança ditadas pelas autoridades de saúde".

Lusa

Vagos aposta na valorização dos óleos alimentares usados


O Município de Vagos dá mais um passo na sustentabilidade e dá as mãos à Mistolin e à EcoX para fazer chegar a toda a comunidade o Programa SPARC Vagos: um programa de sensibilização intramunicipal inserido no programa Green Grease – programa pioneiro a nível mundial que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais.

O SPARC tem como principal objetivo a sensibilização e a criação de hábitos de reciclagem do óleo alimentar usado (OAU):

Sensibilizar para a proteção do ambiente;
Promover os comportamentos de reutilização e reciclagem;
Aumentar a quantidade de óleos alimentares usados recolhidos para reciclagem e encaminhados para valorização;
Reciclar os óleos alimentares usados (OAUs recolhidos);
Consciencializar para a importância da economia circular na proteção do ambiente.

Cada dia que passa são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, apenas em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em graves danos para o ambiente, canalizações redes pública e casas, solo, clima, meio aquático e num peso financeiro significativo para os municípios. De forma a apelar-se à consciencialização da importância de como se deve reciclar este resíduo foram colocados oleões em todas as escolas e outros locais do Município.

O SPARC Vagos está inserido no Programa Green Grease, levado a cabo pela Mistolin Pro e EcoX, que dá uma segunda vida ao óleo alimentar usado. O Programa materializa uma ligação - até à data inexistente - entre a transformação de um resíduo (óleo vegetal usado) e o fornecimento de um produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos profissionais), tornando-se assim pioneiro a nível mundial a fazê-lo e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.

O Municípios de Vagos dá assim mais um passo na sua estratégia de políticas ambientais, colocando-se na vanguarda da sustentabilidade.

BE A HERO. BE GREEN.


Nota informativa sobre a Festa da Nossa Senhora de Vagos

Os festejos de Nossa Senhora de Vagos 2021 vão ter lugar no próximo dia 24 de maio e serão marcados pela celebração da Eucaristia no Santuário, com benção do Bodo, às 10.00 horas, que neste ano, face ao contexto de desconfinamento da pandemia de COVID-19 que vivemos, se vai processar em modelo presencial, no entanto condicionado a um número limitado de 575 lugares, com o objetivo de garantir as necessárias medidas de segurança higiénico-sanitárias durante a celebração, que será presidida pelo reverendíssimo Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos. 
Com o objetivo de criar um melhor modelo de organização da cerimónia e de ordenar convenientemente o espaço disponível do Santuário para o efeito, será necessário que os fiéis que pretendam assistir à celebração eucarística, adquiram previamente um livre-acesso, devidamente identificado e numerado, ligando para o Santuário de Nossa Senhora de Vagos através do número 234 792 406, entre os dias 9 e 15 de maio. 
Durante a manhã do dia 24 de maio e até às 12.00 horas, o trânsito estará condicionado em diversas artérias e só existirá a possibilidade de aceder ao Santuário mediante a apresentação às autoridades competentes do referido livre-acesso. 
No sentido de que estas celebrações decorram com o máximo de segurança e com o mínimo de incómodo possível, adverte-se para o facto de este ano, não ser permitida a realização de piqueniques e feira no recinto do Santuário. 
No espaço irá constar sinalização específica, dando conta destas medidas e contribuindo para a melhor informação a todos aqueles que, no próximo dia 24 de maio se desloquem ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos. 
Neste dia, para além da celebração da eucaristia, a Imagem da Senhora de Vagos vai percorrer as ruas da paróquia, a partir das 20h, em cortejo automóvel, sendo que, à semelhança de 2020, esta não será presencial, repetindo-se o modelo de transmissão online através da página de Facebook da paróquia de S. Tiago de Vagos. 
Em suma, não sendo ainda possível retomar, na totalidade, a tradicional peregrinação, estes festejos em honra de Nossa Senhora de Vagos, no panorama atual que permite uma maior abertura, são já um avanço por comparação com aquilo que aconteceu no passado ano. 
Para que o que está delineado no plano das celebrações possa acontecer com toda a normalidade, será necessário que todos os que se desloquem ao Santuário cumpram com todo o rigor as presentes indicações, mais aquelas que, entretanto, serão emanadas. 
Vamos todos contribuir, através do cumprimento estrito das normas, para que os festejos em honra de Nossa Senhora de Vagos 2021 decorram com a dignidade que a data merece. 

quarta-feira, 5 de maio de 2021 
Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vagos

Águeda | Projeto “Ser Pioneiro” dinamiza sessões temáticas junto da população sénior


Segurança, saúde, música e dança, arte e beleza são algumas das áreas temáticas que estão a ser abordadas nestas iniciativas.
A equipa do projeto CLDS 4G “Ser Pioneiro”, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e com as Juntas/Uniões de Freguesias abrangidas pelo projeto (Águeda e Borralha, Macinhata do Vouga e Valongo do Vouga), estão a promover um conjunto de sessões temáticas junto da população sénior local.
Estas iniciativas decorrem de um processo de identificação da população, no âmbito do qual foram planeadas diversas sessões semanais, abordando diferentes temas, nomeadamente segurança (com a GNR), saúde (com técnicos do Centro de Saúde e Bombeiros Voluntários), música, dança, nutrição, cultura, desporto, fisioterapia, arte e beleza.
Ao longo da última semana, decorreu a primeira sessão que consistiu numa palestra dinamizada pela GNR de Águeda, em que sob a temática da segurança, abordou assuntos de interesse para as populações, como burlas, roubos e maus-tratos. Estas ações tiveram lugar no Espaço Multigeracional de Águeda (dia 26), no Clube Macinhatense (dia 27), na Junta de Freguesia da Borralha (dia 28) e na Junta de Freguesia de Valongo do Vouga (dia 30).
Estas iniciativas realizar-se-ão até ao dia 10 do próximo mês de setembro, sendo que a temática a abordar nas sessões desta semana será a Musicoterapia, que irá contar com a presença de um músico do Conservatório de Música Águeda.

De referir que estas sessões integram, como já referenciado, o projeto “Ser Pioneiro” que está em funcionamento desde o dia 2 de março de 2020, no âmbito do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS 4G) e terá o seu término a 28 de fevereiro de 2023.
Trata-se de um projeto que tem como público-alvo residentes das freguesias de Águeda e Borralha, Macinhata do Vouga e Valongo do Vouga e que está dividido em dois eixos de intervenção: Emprego, formação e qualificação, procurando contribuir para melhorar as condições de empregabilidade daquela população, particularmente de adultos e jovens desempregados; e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, com o objetivo de melhorar as condições para a fruição do envelhecimento ativo e quebrar o isolamento dos idosos.

Pretende-se conseguir atingir este objetivo do segundo eixo de intervenção por via da valorização dos sentimentos de pertença e de autoestima, assim como a prevenção e combate de doenças físicas e mentais, considerando a elevada prevalência de população idosa das referidas freguesias que vive de forma dispersa e, em muitos casos, desintegrada de estrutura de apoio social.

No âmbito de uma das atividades que integram este eixo de intervenção, a Academia Sénior, a equipa do CLDS 4G “Ser Pioneiro”, em parceria com a Câmara Municipal e com as Juntas/Uniões de Freguesias abrangidas pelo projeto, dinamizou em cada uma destas freguesias, desde o dia 19 de outubro até ao dia 17 de março, a identificação da população sénior residente nestas freguesias, procedendo a um levantamento dos contextos social, psicológico, físico e económico do público-alvo.

Com este levantamento, averiguou-se a possibilidade de estes grupos terem interesse em participar em sessões temáticas realizadas pelo projeto e que agora estão a ser implementadas.