domingo, 12 de agosto de 2018

Eu, Psicóloga | 10 pais inesquecíveis do cinema: com qual o SEU pai se parece?




Eles são fortes, sábios, protetores e estarão ao lado dos filhos quando eles mais precisarem. Aqui vai uma seleção de 15 pais inesquecíveis do cinema que nos ajudam a mostrar tudo aquilo de que somos capazes de fazer por nossos filhos.



1-Don Vito Corleone (Marlon Brando) – O Poderoso Chefão


Se há uma figura paterna por excelência nos cinemas, é a de Don Corleone. Tratando seus amigos com generosidade e exigindo de volta sua devoção, o chefe da máfia italiana nos Estados Unidos pode até não ser um exemplo de cidadão cumpridor da lei, mas faz questão de ensinar a todos os seus filhos o valor da família.


2-Professor Henry Jones (Sean Connery) – Indiana Jones e a Última Cruzada




Indiana Jones é sedutor, esperto, ameaçador, mas apenas quando não está perto do pai, o professor Henry Jones. É ele que revela ao público o motivo banal do apelido do herói e faz piada com ele – isso depois de ter sido salvo pelo filho. O importante é que eles encararam a roubada juntos, não é mesmo?


3-Chris Gardner (Will Smith) – À Procura da Felicidade






Chris Gardner é um exemplo de pai. Sempre presente, ele mostra ao filho que é possível superar uma vida miserável com trabalho e auto-estima – mesmo que, até lá, seja preciso dormir na rua.


4-Sam Dawson (Sean Penn) – Uma Lição de Amor




Sam é um pai solteiro, deficiente, que está prestes a perder a guarda da filha porque ela irá ultrapassar sua idade mental. Apesar de não poder ajudá-la com os estudos, ele cria a menina com muito carinho e é seu melhor amigo.





5-Mufasa (James Earl Jones) – O Rei Leão




Mufasa é o corajoso e responsável rei das savanas fez muita gente chorar quando deu a vida para salvar seu filho Simba de uma debandada de gnus causada pelo seu irmão, Scar. Ele aconselha o filho até mesmo depois de morto e é a inspiração para Simba em toda a sua trajetória.


6-Jean Valjean (Hugh Jackman) – Os Miseráveis



Jean Valjean foi preso injustamente e fugitivo para o resto da vida, o personagem de Victor Hugo não é o pai biológico de Cosette, mas promete à sua mãe Fantine que irá protegê-la por toda a vida – o que cumpre com dedicação exemplar.





7-Marlin (Albert Brooks) – Procurando Nemo






A dedicação desse pai é tão grande que deu nome ao filme: quando seu filho Nemo é capturado na Grande Barreira de Corais, Marlin parte numa busca quase sem rumo, contra todos os seus medos, só para encontrar o peixinho.


8-Guido Orefice (Roberto Benigni) – A Vida é Bela



Guido é, provavelmente, o homem mais forte do mundo. Preso num campo de concentração nazista ao lado do filho pequeno, ele consegue manter o bom humor e fazer piadas com a situação, só para proteger a criança de enxergar a maldade dos homens.



9-Jake Davis (Russell Crowe) – Pais e Filhas





O escritor Jake perdeu a esposa em um acidente de carro e as sequelas o levaram a um hospital psiquiátrico, onde tratou suas convulsões durante sete meses. Enquanto isso, a pequena Katie residiu com os tios, que no fim empreendem uma batalha judicial para tirar a guarda de Jake. É claro que ele não desiste da filha e faz de tudo para mantê-la consigo.


10-Sonny Koufax (Adam Sandler) – O Paizão



Sonny não é bem o pai ideal. Na verdade, ele é o oposto disso: preguiçoso nos estudos e no trabalho, ele tem a ideia de adotar uma criança para impressionar a nova namorada e “provar” que é um homem maduro. A tarefa não é fácil, mas vamos dar uma colher de chá: ele se esforça bastante!

Eu, Psicóloga | Pai: o primeiro amor da filha e o primeiro herói do filho




Por Marcos Mion

Por que eu não falo em destruir clichês ou provar que estão errados? Porque uma frase ou conhecimento só se torna um quando é usado exaustivamente gerando identificação nas pessoas que fazem questão de o passarem para frente. Ou seja, verdade absoluta para uma enorme maioria, e isso tem que ser respeitado.

Por isso mesmo, minha busca como pai é fugir do lugar-comum, quebrar as expectativas da sociedade em relação à paternidade, fazer meu amigo “velha guarda” repensar tudo que ele acha que deve ser um bom pai, criar meus próprios clichês. E, acima de tudo, fazer os que valem a pena, como o que abri a coluna, serem regra na minha casa!

Quantos pais não se gabam de saber que a personagem ruiva é a Ariel e a morena a Bela? Muitos. Mas quantos cantam todas as músicas e conhecem o nome dos outros personagens? Quantos se esforçam para transpor situações do filme para o cotidiano da sua filha, facilitando o entendimento de tantos dilemas e dúvidas? E, agora, a grande pergunta: quantos ficam mais de 40 minutos penteando o cabelo de borracha que o pentinho não penteia de jeito nenhum sem estragar a boneca? Vou parar por aí, mas poderia seguir… Pois já me vesti de Rei Tritão, com tridente e rabo de peixe, para anunciar a chegada da minha Ariel na piscina...

Sim, sou pai nível hard. Enquanto muitos riem de uma declaração assim, me encho de orgulho. Colocar uma criança no mundo não tem volta. Por isso, a maior sabedoria é se dedicar a isso com 100% da sua capacidade, como abrir mão da sua vontade em todas as vezes. Soa absurdo ou impossível? Abrir mão de assistir ao jogo na TV para ver um DVD do Barney? Aguentar uma lombar travando por ficar debruçado no berço uma única noite, sabendo que outras vêm na sequência? Enfim, se colocar como um eterno prestador de serviços para um cotoquinho que, no começo, não bate nem no seu joelho? Sim, é isso.

“Ah! Extremamente exagerado!”, muitos pensarão. Mas, sendo assim, tenho certeza de como meus filhos lembrarão de mim e de que tipo de adulto se tornarão. E, quando chegar a hora, qual será o exemplo de paternidade que terão enraizado em sua essência. E só isso já faz valer a pena esse tipo de dedicação. Nada clichê.

Eu coloquei no mundo. São minhas responsabilidades e sou eu que tenho que dar as ferramentas para que eles me superem em todos os aspectos. Só assim o mundo evolui: quando compreendermos que a próxima geração tem que ser melhor que a nossa e que isso é nossa responsabilidade. E que qualquer problema que apareça no caminho não seja por falta de amor. Que o amor e a dedicação sempre sejam em excesso. E, se essa frase que escrevi não for um clichê, que passe a ser a partir de agora!

COMUNISMO — Algumas frases para reflexão

Comunismo com pt“Se desejamos destruir uma nação, devemos destruir a sua moral, assim ela cairá em nossas mãos como um fruto maduro”

(Lênin)


“O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema — o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se pudesse ser varrido e reunido o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros, para formar com ele uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade”

(Fernando Pessoa)

 

“Os marxistas inteligentes são patifes. Os marxistas honestos são burros. E os inteligentes e honestos nunca são marxistas”

(Meira Penna)

 

“O capitalismo ocidental está salvando da ruína a economia comunista. Sem o auxílio dele, os ‘tzares vermelhos’ não se manteriam no poder”

(Plinio Corrêa de Oliveira)


Fonte: ABIM

Acidente gravíssimo em Mira, causou duas jovens vítimas mortais

Duas crianças perderam a vida num acidente desta manhã, em Mira. 
Eram 10:21 horas deste domingo, 12 de Agosto, quando os Bombeiros Voluntários de Mira receberam um alerta que, segundo o Comandante da Corporação, Nuno Pimenta, seria para "um despiste". Porém, ao chegarem ao local, depararam-se, na verdade, com uma "colisão frontal entre dois ligeiros".
Tomando ciência da gravidade, logo foram acionados muitos meios (incluindo um helicóptero do INEM) para o pronto atendimento das vítimas.
O acidente ocorreu na Estrada que liga a rotunda de Mira à Lagoa, cujo entroncamento acaba por levar à Praia de Mira. Dele resultaram 10 vítimas (sendo 2 mortais, uma do sexo feminino e outra do sexo masculino). Ambas seguiam no veículo "aparentemente com a mãe e com a avó, estando esta senhora em estado grave"Esteve envolvido no acidente, também "um veículo sem carta"
Em cada veículo ligeiro estiveram envolvidas 4 vítimas, mais as 2 do veículo sem carta, perfazendo o total de 10 vítimas no aparatoso e muito grave acidente.
Ainda segundo Nuno Pimenta que esteve ladeado por Raul Almeida, Nelson Maltez, Fernando Almeida e João Maduro, "estiveram no local 23 viaturas com 53 operacionais. Um dos meios era o Helicóptero do INEM, que seria utilizado para transportar as vítimas mais graves, para além de viaturas dos BV de Mira, Vagos e Cantanhede e a GNR". Para o Jornal Mira Online, o comandante deixou a garantia de que "toda a operação decorreu como o esperado numa emergência desta dimensão".
Raul Almeida deixou uma nota "de pesar e solidariedade para com as famílias das vítimas e uma palavra de apreço e respeito para todas as entidades envolvidas neste duro trabalho".

Jornal Mira Online

Espaço comercial






Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Raúl Alarcón vence Volta a Portugal pela segunda vez consecutiva

Resultado de imagem para Raúl Alarcón vence Volta a Portugal pela segunda vez consecutiva

O ciclista espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) conquistou este domingo a segunda Volta a Portugal, ao ser terceiro na 10.ª e última etapa, um contrarrelógio em Fafe, ganho pelo espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano).

O ciclista de Alicante, de 32 anos, terá ao seu lado no pódio da 80.ª edição da
Volta com o português Jóni Brandão (Sporting-Tavira) e García de Mateos.
O contrarrelógio final de 17,3 quilómetros foi ganho pelo espanhol do Aviludo-Louletano, em 25.17 minutos, menos 21 segundos do que o português João Rodrigues (W52-FC Porto) e 34 do que Alarcón.
Lusa

Miguel Oliveira segundo no GP Áustria e perde liderança no Mundial de Moto2

O piloto português Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM, foi hoje segundo classificado no Grande Prémio da Áustria de Moto2, e perdeu a liderança do Mundial de motociclismo de velocidade após 11 provas.
No circuito de Spielberg, Oliveira partiu do segundo lugar da grelha de partida e liderou a prova quase até ao final, mas pressionado pelo italiano Francesco Bagnaia perdeu na última curva a vitória.
O piloto de Almada lutou 'metro a metro' nos instantes finais com Bagnaia, que o ultrapassou e regressou ao comando do campeonato, com 189 pontos, mais três do que Miguel Oliveira, agora segundo, com 186.
Lusa

NASA lança com sucesso sonda que vai estar perto mais do Sol

A agência espacial norte-americana NASA lançou esta madrugada, a partir dos Estados Unidos, a primeira sonda que vai estar perto mais do Sol, depois de um adiamento no sábado por problemas técnicos.
Em causa está a sonda "Parker Solar Probe", cujo lançamento para o espaço, a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida, aconteceu pelas 03:31 locais (08:31 em Lisboa), como estava previsto.
Inicialmente, previa-se que a descolagem acontecesse no sábado, mas a NASA acabou por adiar para hoje devido a um problema de pressão relacionado com as botijas de hélio.
Resolvidos esses problemas, e com condições meteorológicas 95% favoráveis, o lançamento ocorreu como estimado.
Apontada para chegar em novembro, a sonda teve, ao todo, três lançamentos marcados, todos remarcados por razões técnicas.
Este será o engenho humano mais rápido de sempre.
Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.
Parker é o 'pai' do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao 'viajar' até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde 'saem' partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões.
Com o tamanho de um pequeno carro, a "Parker Solar Probe" tem uma 'esperança de vida' de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.
A sonda vai 'navegar' pela atmosfera do Sol aproveitando a 'janela de oportunidade' dada pela gravidade de Vénus, o segundo planeta mais próximo do 'astro-rei'.
De acordo com a NASA, o aparelho vai aproximar-se da superfície do Sol como nunca antes uma sonda o fez, permitindo obter as observações mais próximas de uma estrela.
Na sua órbita final pelo Sol, antes de colapsar, a sonda vai viajar a 696 mil quilómetros por hora, o que a tornará no objeto feito por humanos mais rápido de sempre, e estar a cerca de 6,1 milhões de quilómetros de distância da superfície da estrela, isto é, mais de sete vezes mais próxima do Sol do que a sonda Helios 2, que detém o atual recorde de distância.
Lançada para o espaço em 1976, a Helios 2, hoje inoperacional, chegou a estar a 43 milhões de quilómetros do Sol.
A "Parker Solar Probe" vai chegar perto o suficiente do Sol para, segundo a NASA, captar a variação da velocidade do vento solar e ver o 'berço' das partículas solares de maior energia.
Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.
Lusa

Manhã de domingo: Na gruta portuguesa quase igual à da Tailândia /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Na gruta portuguesa igual a Tham Luang, especialistas criticam a operação tailandesa e dizem que teriam retirado os rapazes 6 dias mais cedo. Por cá já houve um acidente, mas não há planos de resgate.
Uma duna gigante e uma galeria lamacenta que se enche de água no inverno. Chega a ter 100 metros de profundidade. Veja o interior da gruta do Almonda, a mais parecida com a tailandesa de Tham Luang.
A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
O escritor britânico V.S. Naipaul morreu aos 85 anos em Londres. O autor ganhou o prémio Nobel da Literatura em 2001. "Foi um gigante em tudo o que alcançou", recorda a mulher.
Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se com o Movimento e a Plataforma Algarve Livre de Petróleo numa audiência em Almancil e disse que vai refletir sobre os argumentos que lhe foram apresentados.
O líder iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, pediu este sábado aos tribunais medidas "rápidas e justas" para enfrentar a "guerra económica" instalada no país, informou a agência oficial IRNA.
Casa Imperial determina que mulheres não podem ascender ao trono e que, em caso de casamento com um plebeu, perdem o título dinástico. Mas a falta de príncipes pode, a longo prazo, alterar a situação.
Campeões nacionais foram demolidores e contaram com um bis de Aboubakar e golos de Brahimi, Corona e do reforço Marius, que se estreou a marcar, para bater um Desp. Chaves inofensivo por claros 5-0.
FC Porto goleou por 5-0 na estreia no Campeonato Nacional, 31 anos depois, num jogo onde chegou ao 3-0 no primeiro tempo e carimbou a vitória de mão cheia já no segunda parte.
A menos de uma semana do 60ª aniversário da rainha da pop, visitámos o Tejo Bar, espaço lisboeta onde Madonna tem passado alguns serões, desde que se mudou para Portugal. 
Opinião

Helena Matos
A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.

João Marques de Almeida
O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país. 

José Augusto Filho
Capturadas por uma elite exclusivista entrincheirada no poder há séculos e sem vontade de se autorreformar, as frágeis instituições do Brasil indicam que o país continuará a ser um gigante adormecido.

Alberto Gonçalves
O que aflige nesta história é a brutal desumanidade das personagens, a começar pela principal. Aquilo espreme-se e não sai dali pingo de semelhança com o que se convencionou chamar uma pessoa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deus é misericórdia como, graças a Deus, o Papa Francisco não se cansa de afirmar. É neste sentido que deve ser interpretada a nova redacção do nº 2267 do Catecismo da Igreja Católica.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Maior Festival do Bacalhau do país encerra este Domingo

O Município de Ílhavo acolhe aquele que é um dos maiores festivais gastronómicos do país, celebrando o bacalhau durante cinco dias, com receitas confecionadas com a dedi- cação e a sabedoria de 14 associações locais. A Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, a 11.a edição do Festival do Bacalhau, no ano em que se inicia a comemoração dos 70 anos da construção e viagem inaugural do “Santo André”, arrastão bacalhoeiro tornado museu em 2001 e o grande anfitrião deste Festival.
Resultado de imagem para Maior Festival do Bacalhau do país encerra este Domingo
O Festival do Bacalhau é muito mais do que a experiência de comer um bom bacalhau. Ao longo destes cinco dias, de manhã à noite, por ali decorrem inúmeras ações, desde show- cookings (Cátia Goarmon, Miguel Gameiro, Ann-Kristin e Patrícia Borges já confirmados), degustações, concursos, workshops, oficinas, mostras de artesanato, visitas especiais ao Navio-Museu Santo André, atividades desportivas, espetáculos de diversas artes perfor- mativas, concertos, diversão para toda a família e a já reconhecida Corrida Mais Louca da Ria. No Cais Ria - Animação e Brincadeiras há, em permanência, atividades para pequenos e graúdos.
O Navio-Museu Santo André revela-nos a performance “Mulher em terra, homem no Mar”, concertos intimistas no seu porão e celebra a “pasteleira”, numa edição renovada da Volta ao Cais. Na zona mais a norte do Jardim Oudinot, as tasquinhas de bacalhau dão sustento ao cor- po e o Palco Mar, à alma. As noites são aquecidas pelos concertos de grandes nomes da música portuguesa - este ano, com a alma contagiante dos The Black Mamba, a alegria e o amor musical dos HMB, a celebração única dos “clássicos” Os Quinta do Bill com a Ban- da dos BV de Ílhavo, o ritmo africano do Bonga e a emoção de um Tributo a Carlos Paião.
Anualmente, o Festival do Bacalhau leva ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pes- soas, sendo já um acontecimento incontornável tanto na região, como no país. Trata-se de um evento que contribui de forma muito significativa para a valorização e divulgação dos valores do município e da região, sendo uma mais-valia para a dinamização da eco- nomia local e para o apoio ao tecido associativo, que tanto se destaca e é essencial na existência deste evento. A entrada no festival é gratuita.
França é o país convidado do Festival do Bacalhau 2018
Na edição 2018, os convidados vêm da cidade de Granville, da região francesa da Norman- dia. A sua costa marítima e as comunidades da Baía do Monte Saint-Michel, conhecida pela sua admirável abadia e as impressionantes marés, tiveram uma ligação muito par- ticular à pesca do bacalhau na Terra Nova, mantendo, nos dias de hoje, alguns dos mais importantes portos de pesca costeira de terras gaulesas. Granville junta-se ao Festival com diversas atividades: exposições sobre a cidade, a sua ligação à pesca e a região da Normandia, com destaque para a baía do Monte Saint-Mi- chel, um showcooking com o chef Jean-François Perrin, entre outras atividades.
Sempre ligada ao mar e à pesca, Granville e a região da Normandia representam a França no país convidado do Município de Ílhavo, após Islândia e a Espanha. Será uma oportu- nidade de estreitar relações com as comunidades que, com Ílhavo, partilham o grande património da pesca do bacalhau. Mesmo tendo terminada a atividade de pesca do bacalhau durante a Grande Guerra, o município de Granville mantém viva a memória e tradição da atividade, que ajudou a es- tabelecer o seu porto de pesca como o mais significativo da Normandia. Granville é o porto de abrigo do “Marité”, um belo lugre-patacho bacalhoeiro de três mastros, considerado o último “terre neuvier” (designação francesa para os navios que laboravam na Terra Nova) que continua a navegar.
Um Festival Sê-lo Verde
O Festival do Bacalhau foi contemplado com o acesso à linha de financiamento “Sê-lo Verde”, criada pelo Ministério do Ambiente para o apoio às práticas sustentáveis dos fes- tivais nacionais. Na edição 2018, este financiamento será aplicado em dois projetos-piloto: a criação de uma caneca reutilizável e a aplicação de toalhetes reutilizáveis numa das tasquinhas do festival. As restantes nove tasquinhas terão toalhetes de papel reciclado. Em sintonia com a Sociedade Ponto Verde, o Festival do Bacalhau implementa, desde 2015, a recolha seletiva de resíduos por deposição em big bag.
Faina Maior branco e tinto estreiam-se no Festival do Bacalhau
O Município de Ílhavo e a Rota da Bairrada juntam-se novamente para o lançamento de mais dois vinhos sob a chancela Faina Maior. Depois da edição do espumante branco Baga Bairrada, no Festival do Bacalhau 2017, este ano será a estreia dos vinhos branco e tinto Bairrada. O Espumante ‘Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014’, lançado em agosto de 2017, despertou a atenção com a medalha de Ouro que ganhou no ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2017’. Este ano o objetivo de homenagear os bravos que se dedicam à pesca do bacalhau e aos vinhos da Bairrada é fortalecido com o lançamento dos Vinhos Faina Maior
Reserva tinto 2014 e Faina Maior Reserva branco 2016. O Faina Maior Reserva 2014 é um vinho tinto feito com o blend de Touriga Nacional (50%), Baga (35%), Syrah (8%) e Merlot (7%), com um estágio seis meses em barrica e um ano em garrafa; o vinho branco Faina Maior Reserva 2016 combina as castas Arinto, em maior percentagem, com Sauvignon Blanc e Bical, tendo fermentado 25% do lote em barricas de carvalho francês. São uma edição limitada a 600 garrafas de cada colheita, com um preço de 12,50€ e que está à venda nos espaços da Associação Rota da Bairrada – na Curia, em Oliveira do Bair- ro, na Vagueira e na Tocha (estes dois últimos espaços pop-up; até setembro) – na loja do Museu Marítimo de Ílhavo e nas lojas de Turismo de Ílhavo. Como ‘Faina Maior’ intitula-se a pesca do bacalhau à linha, praticada por homens e navios portugueses durante os séculos XIX e XX, nos longínquos mares da Terra Nova e da Gro- nelândia. Um património fascinante e lendário, uma história plena de drama e heroísmo.
Festival do Bacalhau “abre apetite” para Gastronomia de Bordo
O Festival do Bacalhau 2018 será o motor de arranque para o Festival de Gastronomia de Bordo, a realizar de 14 a 18 a novembro. A chef Patrícia Borges “abre o apetite” para este novo evento, com a realização de um showcooking no Festival do Bacalhau, no dia 11 de agosto, sábado, às 17 horas, no Pavilhão Terra e Mar. O Festival de Gastronomia de Bordo destaca o melhor da culinária preparada pelos pes- cadores durante as suas campanhas de pesca.
Ílhavo, Capital Nacional do Bacalhau, trará à mesa dos seus restaurantes as tradições de preparação alimentar durante as longas campanhas de pesca do Bacalhau nos mares gélidos do Atlântico Norte, onde, a bordo dos grandes bacalhoeiros, eram preparadas as partes deste peixe com menor valor eco- nómico, mas por muitos consideradas como as mais saborosas, tais como samos, caras ou línguas, sem esquecer a inesquecível chora (sopa de cabeças ou caras de bacalhau fresco), comida retemperadora para climas hostis, mares inóspitos e pescadores heroi- cos.
Prevê-se um festival gastronómico único, na medida em que, pela primeira vez, este património gastronómico nacional será identificado e valorizado e que também incluirá visitas gastronómicas interpretadas a museus, fábricas, navios e outros equipamentos de transformação e preparação alimentar. Ílhavo, Murtosa e Peniche, ligados pela temática do mar, estão envolvidos no projeto “Ter- ritórios c/ História: O Mar, as Pescas e as Comunidades”, no qual se enquadra o Festival de Gastronomia de Bordo.
Este projeto é financiado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.