quarta-feira, 5 de julho de 2023

Arrancam trabalhos de pavimentação de 12 arruamentos em Eixo

 Tiveram início os trabalhos de repavimentação da Travessa e da Rua dos Aidos, com construção de rede de drenagem de águas pluviais quando necessário, integrada numa empreitada com mais 12 arruamentos (cuja listagem segue em anexo), representando um novo investimento de aproximadamente 450.000€ da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em execução pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A..
A CMA continua, desta forma, o trabalho de recuperação da rede viária por todo o Município, melhorando muito a sua qualidade e as condições de circulação, garantindo melhor mobilidade e segurança para todos.
Prosseguimos um trabalho intenso de intervenções de qualificação do espaço público no Município de Aveiro, com investimentos em zonas prioritárias e com mais problemas para resolver, apostando na qualidade dos espaços, na segurança e no conforto dos Cidadãos, fazendo-o com a devida sustentabilidade técnica e financeira, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Listagem de arruamentos a intervir:

1.    Rua da Residência;
2.    Rua de Taboeira (M582) e Rua das Eiras;
3.    Rua do Arrujo de Baixo – Eixo;
4.    Rua do Arrujo de Cima – Eixo;
5.    Rua do Lameiro e Travessa da Rua do Lameiro;
6.    Rua do Tapado (incluindo a Travessa);
7.    Rua dos Aidos – Azurva (em curso);
8.    Rua Manuel Rodrigues da Cruz – Eirol;
9.    Rua Manuel Rodrigues Martins;
10. Rua Monsenhor João Gonçalves Gaspar;
11. Rua Padre António Gonçalves Pereira;
12. Travessa dos Aidos – Azurva (em curso).

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Patrícia Gaspar ficou a par da implementação do projeto na aldeia de Porto de Carros. “Aldeia Segura - Pessoa Segura” levou Secretária de Estado a Murtede

 
A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, esteve esta segunda-feira, 3 de julho, na localidade de Porto de Carros, Murtede, freguesia-piloto do projeto “Aldeia Segura - Pessoa Segura”. A visita decorreu no dia em que foi apresentado em Cantanhede o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais para a Região Centro.
Acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, a governante testemunhou a implementação deste programa, coordenado pela Proteção Civil Municipal, que visa a salvaguarda da vida humana, seja da população residente, dos seus visitantes e, não menos importante, dos operacionais dedicados ao socorro.
Na ocasião e dirigindo-se aos moradores da aldeia, Patrícia Gaspar destacou a importância deste projeto, apelando â população para a importância testar mecanismos de defesa.
É preciso treinar todos estes procedimentos porque os bombeiros não conseguem estar em todo o lado”, referiu a governante, adiantando que “é importante que as populações adotem medidas de autoproteção”.
Recorde-se que já a 3 de março deste ano foi realizado no mesmo local um exercício de incêndio rural com o intuito de treinar a resposta, o aviso à população e a interligação com o Oficial de Segurança Local, mobilizar meios e recursos necessários de resposta, apoiar de forma coordenada a atuação dos agentes de socorro, até à reposição da normalidade e avaliar o desenrolar de todas as ações executadas.

Paulo Cardantas


Para assistir a 8 de julho, a partir das 16h00, na Escola das Artes da Católica no Porto, Teatro Praga apresentam “Queermess” na Escola das Artes

No dia 8 de julho, às 16h00, os Teatro Praga vão apresentar um conjunto de performances especialmente pensadas para o programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Intitulado “Queermess”, neste evento será também apresentada a Ceia dos Cardeais, uma performance inédita dos Teatro Praga, onde os cardeais comensais serão espectadores de espectadores. Um evento gratuito com entrada livre.
Composta por André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e José Maria Vieira Mendes, a direção artística do coletivo Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Fundado em 1995, o coletivo colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países, como Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca, Polónia, Israel, China, entre outros.

Na Porto Summer School on Art & Cinema, os Teatro Praga vão apresentar um mix de performances denominado “Queermess” que terá cinco momentos diferentes. O evento iniciará, às 16h00, com uma palestra-performance de Rogério Nuno Costa, “MULTIVERSIDADE”, a defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer, ou uma multiversidade. “SUPER NATURAL”, às 17h00, será projetado em loop. O filme, realizado por Jorge Jácome, foi produzido com o Teatro Praga e intérpretes do Dançando com a Diferença. O filme foi vencedor do prémio da crítica no 72º festival de cinema de Berlim em 2022 e apresentado já em fevereiro deste ano na Tate Modern, em Londres, além de ter percorrido inúmeros festivais em todo o mundo. Às 17h00 e 18h00, “ARTE E CRENÇA” apresenta duas conversas sobre arte e crença nas artes performativas, na moda e nas instituições. Já o quarto momento “INVERTED LANDSCAPES” é uma performance de André e. Teodósio / Teatro Praga que foi primeiramente apresentada na Galeria Kunstraum Botschaft – Camões Berlim numa coprodução com a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal / Camões Berlim. Foi também apresentada na Fundação EDP / MAAT, em 2021. O último momento desta “Queermess” será a “CEIA DOS CARDEAIS”, às 19h30, onde todos são convidados a participar num jantar coletivo com os quatro pontos cardeais dos Teatro Praga - André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e J.M. Vieira Mendes. Uma performance inédita dos Teatro Praga, em que os cardeais comensais serão espectadores de espectadores.

A “Queermess” enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que entre 3 e 8 de julho proporciona uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto. A “Queermess” irá decorrer a partir das 16h00 na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto e a entrada é livre.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

MARINHA GRANDE VAI DINAMIZAR "DIABETES EM MOVIMENTO"

 O programa Diabetes em Movimento, coordenado pela Direção-Geral da Saúde, vai arrancar na Marinha Grande em outubro de 2023, através de uma parceria entre o Município, o ACES Pinhal Litoral da Administração Regional de Saúde do Centro e Unidades Funcionais do Centro de Saúde da Marinha Grande - USF Vitrius, USF Stephens, USCP Atlântica e UCC da Marinha Grande.
Trata-se de um programa comunitário de exercício físico, de participação gratuita, para pessoas com diabetes tipo 2, que vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal da Marinha Grande (ao lado da Escola Básica 2/3 Prof.º Alberto Nery Capucho), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h00, de outubro de 2023 a junho de 2024.

As informações adicionais e as inscrições devem ser obtidas junto dos respetivos médicos ou enfermeiros de família.

#diabetesemmovimento #diabetesemmovimentoMARINHAGRANDE 


Aveiro | Reflexão e debate sobre a Europa com contributos de Martins da Cruz, Ribau Esteves e Cláudia Aguiar

 

O ATLAS Aveiro recebeu na noite de sexta-feira, a segunda conferência do PSD/ Aveiro no presente ano de 2023, sob o tema “Aveiro e a Europa: os desafios da década” e que contou com a presença e a participação de António Martins da Cruz, Embaixador e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cláudia Monteiro de aguiar, Deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD / PPE, e de Ribau Esteves, Membro do Comité das Regiões e Presidente da Câmara Municipal de Aveiro. O encerramento da conferência esteve a cargo do Secretário do PSD Distrital de Aveiro e Secretário-Geral Adjunto do PSD, Paulo Cavaleiro.

Na abertura da conferência o Presidente do PSD Aveiro, evidenciou aqueles que considera três dos grandes desafios para a Europa e para a União Europeia (UE), a curto e médio prazo, “o desafio do regresso das regras orçamentais que entrarão em vigor em 2024, a previsível entrada de novos Estados-Membros na UE e a guerra na Ucrânia provocada pela Rússia, com diversos impactos ao nível Humanitário, Social e Económico em todo o Continente”.

 


As consequências para Portugal do alargamento da UE

Na sua intervenção, o Embaixador António Martins de Cruz alertou para as consequências para Portugal num alargamento da União Europeia, a leste: “A Europa vai entrar numa fase com situações que podem ser desfavoráveis para Portugal se não forem acautelados os nossos interesses. O maior risco será o alargamento ao leste europeu. As consequências serão não apenas políticas, mas geo-estratégicas, económicas e financeiras. E irá alterar o paradigma europeu em que temos vivido desde a adesão”, afirmou.


A Política de Coesão e o Portugal 2030

Com foco no trabalho do Comité das Regiões, Ribau Esteves falou essencialmente sobre a Política de Coesão e o facto de o Quadro de Fundos Comunitários 2021-2027 (Portugal 2030) ainda não estar ao dispor de ser utilizado pelos Municípios e Regiões, num momento em que já “estamos no seu terceiro ano de execução formal, mas em Portugal, como na esmagadora maioria dos Estados-Membros, ainda não estamos, sequer, no primeiro ano em que as verbas se encontram ao dispor das Autoridades Locais e Regionais para aprovarmos e executarmos projetos”, afirmou o Autarca, recordando “que estamos no último ano da execução das verbas do Quadro Financeiro Plurianual anterior (2014-2020) e estamos também – embora com uma fatia muito pequena – a executar as verbas do Mecanismo Europeu da Recuperação e da Resiliência”, disse.


Aveiro pode liderar transição digital e combate às alterações climáticas

Para a Eurodeputada Cláudia Aguiar “enfrentamos, no momento presente, desafios complexos e interligados, que só podem ser superados através de esforços concertados. Da economia ao ambiente, da digitalização às migrações, precisamos de uma Europa forte, mas que reconheça as especificidades dos vários Estados Membros, como Portugal. Aveiro pode liderar, com os apoios financeiros europeus em matéria de transição digital e combate às alterações climáticas, especialmente nos setores relacionados à tecnologia, energias renováveis e turismo”.

 


O PSD volta a liderar o debate dos grandes temas em Aveiro

No encerramento, Paulo Cavaleiro parabenizou “os conferencistas e a Comissão Política do PSD/ Aveiro, por realizar mais um debate sobre um tema fundamental para o futuro do Município e do País. Aveiro e os Aveirenses já não estavam habituados a ter uma Secção do PSD de Aveiro com este dinamismo, é mesmo caso para dizer que em Aveiro, o campeão voltou”, concluiu.









Simão Santana

Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPA NO ALGARVE MINI BASKETBALL CUP NA CIDADE DE FARO

 
Nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de julho realizar-se-á, na cidade de Faro, a VII edição do Algarve Mini Basketball Cup, organizado pelo Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” daquela cidade.
Neste evento, que coloca a cidade de Faro no mapa do minibasquetebol português e internacional, contará com a presença de 15 clubes (Portugueses e Espanhóis), divididos em 45 equipas e 6 escalões, reunindo trará 6 centenas de atletas, treinadores e dirigentes, estimando a organização do torneio a presença de mais de 1.000 acompanhantes.
Repetindo a presença da edição ocorrida em julho de 2022, a Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, volta a participar neste evento e para este Torneio participa com as suas equipas de Minis 12, masculinos e femininos e com a equipa de SUB – 14, que assim repete a sua participação.
Acompanham os atletas o coordenador técnico, João Costa, as treinadoras Rita Mendes, Mariana Melo e Sofia Conceição, os adjuntos David Ferreira e Miguel Gomes, a Team Manager Ana Rodrigues e o dirigente Casas de Melo, bem como alguns familiares das crianças e jovens participantes.
Os jogos irão ter lugar no Pavilhão Municipal da Penha, no Pavilhão da Escola D. Afonso III e nos campos da Escola Tomás Cabreira, sede “nevrálgica” deste evento.
Para além da competição, que durará 4 dias, os participantes terão a possibilidade de usufruir de um passeio pela Ria Formosa, que os levará a momentos de lazer na Praia de Faro, de jogos de ténis de mesa, um parque de piscinas e insufláveis que estarão junto ao local onde decorrerão os jogos, um desfile pela baixa da cidade de Faro e de atividades noturnas em todos os dias do torneio.

A BTTÁBUA vai marcar presença no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo

 A 𝗘𝗾𝘂𝗶𝗽𝗮 𝗱𝗮 𝗕𝗧𝗧𝗔́𝗕𝗨𝗔 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗶𝗰𝗹𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗱𝗼𝘇𝘂𝗴𝗲𝘀𝘁, 𝗟𝗱𝗮 vai marcar presença no próximo fim-de-semana, 8 e 9 de julho, no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, que reunirá centenas de atletas de várias idades.
A disputar as provas de BTT e Ciclismo de Estrada vão estar atletas das categorias, pupilos, benjamins, iniciados, infantis e juvenis.
No sábado, 8 de julho, as provas iniciam-se pelas 16 horas e no domingo a partir das 9 horas.
Entre as provas a disputar está um projeto do Município de Almeirim, que visa incentivar desde cedo para a prática da modalidade, e utilização regular da bicicleta. A “Prova de Bicicleta sem Pedais”, integrada no projeto “a bicicleta vai para o jardim de infância” será realizada no domingo a partir das 12 horas.

BTTÁBUA
Associação de Desportos de Natureza
site: www.bttabua.pt
email: bttabua@gmail.com

MUNICÍPIO DE SILVES IRÁ PROCEDER À LAVAGEM DE RUAS NO DIA 8 DE JULHO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

O Município de Silves informa que irá proceder à lavagem das Ruas Dr. Manuel de Arriaga e Dr. José António dos Santos, em Armação de Pêra, no troço dos arruamentos mais conhecidos pela Rua das Lojas e dos Bares na baixa da Vila, no dia 8 de julho, durante a madrugada, entre as 05h00 e as 08h00.
As próximas datas das ações de lavagem de ruas são as seguintes:
» 22 de julho
» 05 de agosto
» 26 de agosto
 
Por forma a possibilitar uma intervenção eficaz e eficiente dos serviços municipais, na execução das ações de lavagem das ruas, solicita-se que os estabelecimentos comerciais procedam à remoção do mobiliário urbano que integra a sua área de esplanada instalada no espaço público.
Estas operações de lavagem das ruas da iniciativa do Município de Silves visam contribuir para um melhor ambiente urbano, sublinhando-se, contudo, que a limpeza e higiene urbana da Vila de Armação de Pêra encontra-se a cargo da responsabilidade da Junta de Freguesia local.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta eventuais transtornos causados à população residente e/ou de férias, à qual pede a máxima compreensão, bem como a sua colaboração para manter Armação de Pêra mais limpa e salubre.

Silves | Animação de Verão com Marco Campaniça


O evento Animação de Verão regressa à Vila de Armação de Pêra, com Marco Campaniça, no próximo dia 08 de julho, pelas 22h00, na Fortaleza.
O espetáculo é de entrada é livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

A iniciativa organizada pelo Município de Silves tem como objetivo qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos a todos quantos por lá passem.

+ SOBRE MARCO CAMPANIÇA
Marco Campaniça é um projeto artístico criado pelo músico Marco Vieira, que reflete 15 anos vividos no Sudoeste Alentejano, onde conheceu a Viola de Arame Alentejana, a Viola Campaniça. Considerada a Viola mais sexy de Portugal, dizem os seus tocadores, esta Viola possui uma cintura fina, característica que lhe confere unicidade, não só no que concerne ao seu aspeto, mas, e sobretudo, ao som das suas notas singulares que facilmente nos transportam numa viagem musical pelas paisagens singulares alentejanas.

A curiosidade em conhecer esta Viola conduziu-o a um intenso trabalho de investigação, que incluiu o contato próximo dos poucos tocadores que ainda existem em Portugal, e foi com eles que aprendeu a tocá-la, a entendê-la. Esta viola é comummente acompanhada por modas típicas cantadas que mais não são, do que testemunhos das histórias vividas e experimentadas pelas gentes desta região portuguesa. A Viola Campaniça era tradicionalmente companheira de serões em família ou na tasca, momentos de partilha de histórias e tradições. Esta Viola de Arame Alentejana inspira à união de pessoas, idades, géneros.

Este projeto tem na recuperação da Viola Campaniça, instrumento típico do Alentejo, uma oportunidade para aliar a tradição à contemporaneidade!

“Verão com Prevenção” promove comportamentos responsáveis de exposição solar


É lançada hoje (5/julho), a nível nacional, a edição deste ano do “Verão com Prevenção”. Na região Centro a campanha tem início amanhã (6/julho), em Aveiro, na Praia de S. Jacinto. A ação - que decorre em várias praias fluviais e oceânicas, bem como em zonas urbanas de cidades - é dirigida a crianças entre os seis e os 12 anos e visa a sensibilização destas para a adoção de comportamentos responsáveis de exposição solar.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) inicia o périplo pelos locais da região Centro - praias fluviais e oceânicas e zonas urbanas de cidades - já esta quinta-feira, em Aveiro, na Praia de S. Jacinto. O objetivo é sensibilizar, em particular os mais novos, para os cuidados a ter na exposição excessiva e prolongada ao sol, bem como promover hábitos saudáveis neste âmbito.

O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa do NRC.LPCC - que conta com o apoio dos voluntários da Instituição, em colaboração com os municípios e capitanias marítimas - que se destina ao público em geral, interessado em saber mais sobre a exposição solar segura, mas, particularmente, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. As atividades que irão realizar-se são de caráter lúdico e pedagógico e têm por base temas como as cinco regras de ouro da exposição solar segura e os sinais de alerta para o cancro da pele.

As ações decorrem, na maioria dos casos, com o apoio de uma unidade móvel (Airstream). Paralelamente, por forma a participar em iniciativas locais já programadas pelas autarquias e chegar a praias inacessíveis à Airstream, a iniciativa será dinamizada, também, noutros locais.

O cancro da pele pode ser detetado precocemente e o principal fator de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem fatores de proteção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1500 dos quais são melanomas.

Abaixo, o calendário com os locais, da região Centro, onde será dinamizada a campanha “Verão com Prevenção”:

Julho
Dia 6 - Praia de S. Jacinto (Aveiro) - no âmbito das atividades bandeira azul, em colaboração com o Município de Aveiro
Dia 10 - Praia da Vieira (Marinha Grande)
Dia 14 - Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)
Dia 18 - Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)
Dia 22 - Praia do Pedrogão (Leiria)
Dias 23 e 24 - Praia da Vieira (Marinha Grande)
Dia 25 - Largo do Cardal, Pombal (Pombal)
Dia 26 - Parque Verde (Coimbra)
Dia 29 - Praia da Costa de Lavos (Figueira da Foz)
Dias 29 e 30 - Praia de Poço de Corga (Castanheira de Pera)
Dia 31 - Praia de Quiaios (Figueira da Foz)

Agosto
Dia 1 - Praia da Vagueira (Vagos)
Dias 2 e 3 - Praia do Furadouro (Ovar)
Dia 5 - Praia Fluvial de Peneda (Góis)
Dias 4 a 6 - Praia da Barra (Ílhavo)

 


ESAC recebe 8.as Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe as 8.as Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental, nos dias 12 e 13 de outubro de 2023. O evento é uma organização conjunta da ESAC, Associação Portuguesa de Horticultura e Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas.
Estas Jornadas têm como objetivo promover a partilha do conhecimento, ampliando a comunicação entre especialistas, investigadores, estudantes, produtores nacionais e internacionais na área das flores e plantas ornamentais.
A Horticultura Ornamental tem um contributo expressivo para o setor primário na UE, gerando uma receita anual de 22 099 milhões de euros, dos quais 471 milhões em Portugal, e 2313 milhões em Espanha (dados relativos a 2019, DG AGRI).
No mundo atual, torna-se fundamental que os produtores e investigadores cooperem na resolução dos problemas com que o setor se depara, de forma a obter os conhecimentos técnicos necessários para a dinamização da indústria da Horticultura Ornamental. Após o enorme desafio imposto pelas restrições da pandemia da Covid-19, o setor recuperou, demonstrando resiliência, no entanto, persistem desafios que exigem a cooperação entre todos os agentes da fileira e desta com o ecossistema científico e tecnológico.
As 8as Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental serão compostas por quatro sessões temáticas: I- Ambiente e Cultivo; II- Biodiversidade, Conservação de Germoplasma e Biotecnologia; III- Doenças e Pragas das Plantas Ornamentais e IV- Pós -colheita e Comercialização. As Jornadas encerram com uma mesa-redonda sobre Gestão de Espaços Urbanos, Paisagem e Turismo.
Estas Jornadas pretendem também contribuir para o desenvolvimento de estratégias que promovam a aplicação de boas práticas ambientais, tendo em vista a otimização das explorações e a sua sustentabilidade.
A submissão de resumos de trabalhos técnico-científicos pode ser efetuada até 10 de setembro de 2023.
Para mais informações sobre as Jornadas, os interessados deverão consultar o site https://aphorticultura.pt/eventos/8JIHO/.

Isabel Silva

 

BEER FEST DECORRE DE 12 A 16 DE JULHO NA PRAÇA AL-MUTAMID EM SILVES

 O Beer Fest está de regresso, entre 12 e 16 de julho, na Praça Al-Mutamid, em Silves.
O evento é organizado pelo Silves Futebol Clube e pelo Município de Silves.
O Beer Fest está repleto de música, animação, artesanato, fun zone e gastronomia.
Não perca os concertos de Tatiana Pinto, 5EX Band, Emanuel Martins & Tânia, Ally Winehouse (tributo a Amy Winehouse), Naomi & The Raposeira Dub Collective, Xico Barata e Dj’s convidados.
A cerveja será a estrela principal do evento, contando com mais de 70 cervejas, das principais marcas nacionais, bem como diversas cervejas artesanais.
O Beer Fest promete ser o momento ideal para apreciar uma cerveja bem fresca, assistir a um concerto, dançar ao som dos Dj´s Miguel Cabrita, Carlos Rocha, Daloura, Bartilotti Alfarroba e Sérgio Costa, e ainda, saborear a Street Food e fazer compras no mercado de artesanato.
Esta iniciativa é de entrada livre e decorre das 18h00 às 01h00.
Não deixe de estar presente no evento!

Vale do Sousa | Centro de Interpretação do Românico acolhe exposição de 58 aguarelas

 O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolhe, entre 5 de julho e 24 de setembro, de terça a domingo, a exposição de pintura “Rota do Românico, uma experiência fundada na História”.
Da autoria de António M. Silva, a mostra é constituída por 58 aguarelas, uma por cada monumento da atual Rota do Românico.
Concebida em duas fases (2006 e 2012-13), esta exposição temática tem vindo a percorrer, desde então, todo o território abrangido pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega.
António M. Silva nasceu em 1960 na freguesia de Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia. Desde jovem trabalhou em artes gráficas, como desenhador, tendo frequentado a Escola Artística de Soares dos Reis. Tem-se dedicado maioritariamente à pintura, com notada preferência pela aguarela.
A Rota do Românico reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
 
António Coelho
Planeamento e Comunicação

Projeto da Universidade de Coimbra desenvolve ferramentas de IA para apoiar formadores na criação de materiais educativos

 
Por forma a dar resposta aos desafios que advêm do uso generalizado de novas tecnologias nos sistemas de educação e formação, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu ferramentas de inteligência artificial (IA) para acelerar o processo de criação de materiais educativos.

Denominado “SmartEDU – Smart assistant for generating educational questions and presentations”, este projeto tem como principal finalidade apoiar transmissores de conhecimento (professores e formadores) no momento da criação de testes de avaliação e de slides para apresentações, pretendendo que esta solução aumente a eficiência deste tipo de processos e reduza o tempo despendido na preparação de conteúdos.

«Neste trabalho explorámos diferentes formas de automatizar a criação de testes a partir de documentação com os temas abordados em formações/cursos, ou seja, a plataforma gera uma lista de perguntas baseadas na matéria lecionada e no caso das perguntas de escolha múltipla gera também as várias opções certas e erradas», explica Hugo Gonçalo Oliveira, investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e docente no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC. «Esta ferramenta pode ser aplicada a qualquer cenário de educação, estando funcional em português e inglês», revela.

A geração de slides, baseada também em conteúdos programáticos, é outra das utilizações desta plataforma criada com o contributo do CISUC. «Em vez do formador começar a apresentação do zero, tem um sistema que vai identificar os tópicos principais dos documentos, sugerindo uma sequência de slides com esses assuntos da matéria», descreve o investigador.

Este trabalho, iniciado em 2021, foi desenvolvido para permitir aos docentes terem mais tempo para os estudantes. «Se o professor perder menos tempo a criar testes e a preparar apresentações poderá dedicar mais tempo a interagir com os alunos e a preparar as aulas», realça Hugo Gonçalo Oliveira, esclarecendo que, «desde o início, era intenção da equipa que a plataforma fosse usada para acelerar a produção de conteúdos, mas também que os seus resultados fossem sempre validados por humanos», conclui.

A plataforma estará disponível para o público em geral, mas a sua utilização terá um custo associado. Os clientes da Mindflow – Desenvolvimento Pessoal e Organizacional Lda., empresa proponente do projeto, contratam normalmente um serviço que inclui a "gamificação" dos seus conteúdos. Assim, ao contratar esse serviço, os clientes ficam com acesso à plataforma em que o SmartEDU está a ser integrado. No entanto, muitas vezes, é a própria empresa a usar a plataforma de maneira a desenvolver jogos e, a partir de agora, também os slides, de acordo com o pedido do cliente.

O SmartEDU, projeto financiado com quase meio milhão de euros pela Agência Nacional de Inovação (ANI) através dos programas CENTRO 2020 e P2020, foi desenvolvido em copromoção com a empresa Mindflow, a UC e o Instituto Pedro Nunes (IPN).

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Reunião Anual de Presidentes Mutualistas. Os desafios das mutualidades portuguesas debatidos na cimeira de presidentes na Mealhada


As transformações sociais que têm ocorrido nas últimas décadas relançam o papel das associações mutualistas na sociedade, no que concerne à complementaridade da ação do Estado na segurança social, saúde e proteção social. O Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, chamou a atenção, na abertura da Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, que decorreu este sábado, no Luso, Mealhada, para a necessidade de repensar a proteção social, porque “o sentimento de segurança total é perfeitamente ilusório”.
Seja no plano da saúde, da proteção social ou da complementaridade da segurança social, o governante defende que “o movimento mutualista tem uma palavra a dizer e um papel de relevo a desempenhar, participando na engrenagem do estado social enquanto motor de desenvolvimento económico e de redução de pobreza e das desigualdades”.
O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, tinha sublinhado a urgência numa mudança de paradigma e um apelo à inovação nas práticas das instituições.
Na linha do que sugere o estudo “As organizações mutualistas na sociedade portuguesa do século XXI”, desenvolvido pela Universidade de Aveiro e apresentado neste evento, Luís Alberto Silva exortou as mutualidades a mobilizarem-se para encontrarem soluções de previdência social e saúde que cativem novas gerações.
Prestando um reconhecimento público aos dirigentes mutualistas pela sua entrega e dedicação à causa, insistiu na necessidade de alterações ao Código das Associações Mutualistas que foi revisto em 2018, mas que “se tem revelado um fator de exclusão dos melhores, um desincentivo ao dirigismo e um constrangimento estrutural ao desenvolvimento destas organizações”.

No âmbito do diálogo com a tutela, tem colocado em cima da mesa, também, propostas no sentido de alargar os fins das mutualidades e permitir o acesso e o exercício de outras atividades económicas, que assegurem a sustentabilidade destas instituições.

“Não podemos afirmar que as organizações sociais têm um problema de sustentabilidade e depois deixarmos que interesses corporativos se sobreponham ao interesse geral da sociedade. É o que acontece com os constrangimentos legais que impedem organizações como as mutualidades de acederem à atividade de farmácia social, de prescreverem meios complementares de diagnóstico e terapêutica ou de dinamizarem unidades de saúde familiar do tipo C” - afirmou o dirigente, na abertura do evento.

Na abordagem ao posicionamento do setor social na Saúde, Adalberto Campos Fernandes, Professor e ex-Ministro da Saúde, convidado central da Reunião Anual de Presidente Mutualistas, sublinhou “o papel essencial das mutualidades” e que o Estado “não pode ter medo da sociedade civil”. E nesse campo realçou a importância destas instituições intervirem na promoção da saúde e da prevenção. “As mutualidades têm na mão um grande potencial, na intervenção em todo o ciclo de vida das pessoas”, considerou.

O Vereador com a pasta da inovação social na Câmara da Mealhada, Hugo Alves Silva, que deu as boas vindas aos participantes, manifestou a abertura do Município para acolher e apoiar projetos que as associações mutualistas pretendam desenvolver no território.

A União das Mutualidades Portuguesas tem lançado vários desafios aos Municípios, que passam pelo estabelecimento de parcerias não só para a dinamização de respostas sociais, como para a promoção de habitação a preços acessíveis ou pela conversão dos serviços sociais dos trabalhadores em associações mutualistas, atendendo aos casos de sucesso nesse domínio que existem no movimento.

As mutualidades congregam mais de um milhão de associados e concedem benefícios complementares de segurança social, saúde e proteção social, entre outros, a mais de 2,5 milhões de portugueses.

As associações mutualistas são responsáveis por um VAB (Valor Acrescentado Bruto) de 388 milhões de euros.

No centro do país, existem oito mutualidades, três das quais no norte do distrito de Aveiro.

José Dias
Gabinete de Comunicação e Imagem