domingo, 12 de março de 2017

Limites às progressões no Estado/ Atletismo de ouro/ O nosso lado bo

Resultado de imagem para P     Enquanto Dormia   David Dinis, Director
Nélson Évora saboreou o ouro“Sabe a esforço, sofrimento e a recompensa”, disse o atleta português, já ambicionando mais para os próximos mundiais. O salto da vitória foi assim, só um pouco melhor que este outro, de Patrícia Mamona, que deu prata. Mas há outra vencedora no atletismo português: siga uma vénia para Jéssica Augusto.
Mais um vencedor portuguêso filme Estilhaços saiu premiado do Festival de Animação de Bruxelas.
No futebol, Marega voltou a empatar o Sporting tirando o gosto da vitória a Bruno de Carvalho (podemos não falar daquele discurso de vitória?). Os outros portugueses do futebol europeu portaram-se assim.
Na política internacional, o ex-director das secretas dos EUA negou escutas a Trump, apesar da suspeita que o Presidente lançou sobre Obama - e do pedido ao Congresso para que investigasse.
Em França, Fillon resistiu (até agora)"Ninguém me pode impedir de ser candidato", disse ontem o candidato da direita, resistindo à pressão para que desista. Juppé falará esta manhã, dizendo as últimas notícias que deverá afastar as pressões para se candidatar.

As notícias do dia 

Na nossa manchete está esta notíciao Governo vai limitar as promoções na função pública. Explica a São José Almeida que o descongelamento das carreiras em 2018 não vai implicar promoções automáticas para quem acumulou boas avaliações. Ela foi ver também o que dizia o acordo à esquerda sobre o assunto, para perceber até onde o Governo tem apoio para esta decisão. Isto enquanto a Raquel Martins fazia um guião para perceber como andam as carreiras no Estado (a resposta simples é "congeladas").
O alvo do fim-de-semana foi com Carlos Costa. Ontem, Marques Mendes saiu em defesa do governador, depois de Jerónimo e Catarina Martins lhe terem apontado a porta de saída (aqui e aqui). O Governo também vai pondo pressão, com o pretexto das novas nomeações. Mas quem protege Carlos Costa são o BCE e o FMI, anota o Negócios
O Conselho de Finanças Públicas também está na mirao PS fala em rever o Conselho, BE e PCP querem acabar com eleE conta André Freire, numa entrevista a propósito do seu livro sobre as esquerdas: "O PS fez grandes concessões" às esquerdas radicais.
A outra notícia do dia é sobre as praxes: um estudo pedido pelo Governo mostra que as universidades estão confortáveis com elas - mas avança com recomendações de mudanças, face às muitas polémicas dos últimos anos.
Na economia, a novidade é esta: a Peugeot vai comprar a Opel por 2,2 mil milhões - com um português pronto a liderar as duas.
Ainda lá por fora, o Deutsche Bank confirmou um aumento de capital de 8 mil milhões.
Na banca de cá, ainda há notícias de investigaçõesa auditoria do BCP deu nota 'positiva' ao procurador acusado de corrupção, conta-nos a Cristina Ferreira. E também da Caixa, com Francisco Louçã a contestar o plano de negócios em curso, mas a defender Centeno (via Negócios).
No registo das notícias boas, há esta (via DN): a easyJet quer ficar na UE e Portugal e Áustria estão na shortlist.

Portugal, o lado bom  

E se, por um dia, olhássemos para o nosso lado B (de bom)? O PÚBLICO fez anos e o Miguel Esteves Cardoso, o nosso director por um dia, desafiou-nos com o optimismo dele ("porque este é o melhor país do mundo", explica o Miguel). O resultado foi este 11, uma espécie de selecção nacional, que nos deixou contentes e de coração aberto. 

Hoje na agenda
  • Governo lança um novo programa de formação, para chegar a 600 mil adultos. Chama-se "Qualifica".
  • O BCP apresenta os seus resultados, referentes a 2016.
  • O INE publica o seu relatório anual de empresas em Portugal, referente a 2015.
  • Em Genebra, começa o salão automóvel mais importante do ano.
  • O canal Odisseia passa Terror Studios, um documentário que mistura Seven , Call of Duty, execuções e propaganda. A ideia é tentar saber “quem é a Leni Riefenstahl do Daesh", diz a Joana Amaral Cardoso, que faz a première.

Só um minuto...  

É que o Salvador Sobral vai "amar pelos dois" e cantar por Portugal na Eurovisão. A música vencedora do Festival da Canção está aqui.
Se gostava de uma outra, não fique triste: foram tantas as canções que perderam o Festival e venceram o tempo, que não é uma derrota que o deve desanimar. "Senhores telespectadores, bem-vindos ao festival dos gloriosos perdedores" (vá lá ver o link, que o texto é uma maravilha).
Agora escolha uma música, cante-a uns minutos e lance-se ao dia. Vai ver que será bom e produtivo. Nós, aqui, tratamos das notícias.
Até já!

Propinas 'fora da lei'/ A CGD precisa de menos dinheiro/ O cerco a Carlos Costa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Houve um impeachment na Coreia do Sul. O Tribunal Constitucional confirmou a destituição da Presidente do país, que é suspeita de corrupção. Nas ruas, os confrontos de manifestantes com a polícia foram duros - e resultaram em duas mortes. Clique aqui para saber o que se passa na Coreia do Sul (e a importância que isso tem na região).
A Polónia reagiu com fúria à reeleição de Donald Tusk. O Conselho ignorou o facto de o Governo polaco apresentar outro candidato e deu-lhe mais uns anos para dirigir o Conselho Europeu. E a reacção não foi meiga: "Sabemos que a UE está sob ditadura alemã".
 A Europa viveu uma noite estranha: duas pessoas foram mortas num tiroteio num café de Basileia; e sete pessoas ficaram feridas em Düsseldorf, com um ataque de um homem com um machado. Se no primeiro caso ainda não se conhecem as razões para o ocorrido, no segundo trata-se de um homem com problemas mentais.
O gelo derreteu e a data foi reveladaGuerra dos Tronos volta em Julho. E o teaser já aí está, com um par de novidades.

As notícias do dia 

Os aumentos de propinas podem ter sido inflacionados. No dia em que o Parlamento debate o fim das propinas (por proposta do BE), chega uma queixa ao Provedor de Justiça, alegando um problema na lei de 2003: os aumentos foram feitos com base num índice incompleto, inflacionando a conta aos estudantes (até 114 euros a mais). Hoje, os estudantes já pagam 300 milhões por ano em propinas, um terço do que o Estado transfere para os estabelecimentos do Superior. O Samuel Silva conta tudo.
O Governo vai manter as horas de Matemática e PortuguêsPelo menos isto, a revisão curricular em curso não vai alterar, conclui a Clara Viana.
As contas da Caixa têm um buraco mais pequeno. As perdas rondarão os 1900 milhões de euros, o que - sendo um recorde negativo - é menos do que o Governo chegou a prever. Segundo o Jornal de Negócios, fica aberta a porta a uma recapitalização menor (dependendo sempre do que dirá Bruxelas sobre o caso).
Centeno ganhou aliados para tirar poder ao Banco de Portugal. Esses aliados são Carlos Tavares e os partidos da esquerda, os poderes que lhe quer tirar são muitos (conta a Liliana Valente). É aqui que eu entro e digo (no editorial) "Chamem-lhe Banco de Estudos de Portugal". Rui Rio, entretanto, veio juntar-se ao coro das críticas a Carlos Costa.
Novidades do caso BES: parte do dinheiro dos lesados pode ter ido parar ao Panamá, diz o Correio da Manhã, citando um acórdão de um tribunal.
Novidades do caso offshores: o 'apagão' do Fisco permitiu à Venezuela retirar milhões do BES em segredo, titula o Jornal Económico. As Finanças, entretanto, alargaram o inquérito e pediram uma ajuda.
Novidades do offshore da Madeira: conta a TSF que o Governo regional renovou o ajuste directo ao grupo Pestana para fazer a gestão do território.
Quantos votos foram inúteis nas últimas legislativas? 500 mil, conta a Frente Cívica, que pede rápidas mudanças na lei.
PSD e CDS andam agitadosUm grupo de críticos de Passos vai discutir as autárquicas em Fátima (uma curiosa escolha de local); e uma nova tendência interna dos centristas chamou ex-líderes para um debate (incluindo Manuel Monteiro).
Uma defesa à mão: o Governo lançou uma app contra a violência doméstica.
Uma ideia boa para a Grande Lisboa18 concelhos estudam a criação de um passe único
Outra para o Porto: o Andante vai ser mais virtual (ou seja, mais útil).

Opinião, para pensar 

Estará "a pós-verdade connosco?". João Rodrigues é um dos novos colunistas do PÚBLICO, um dos que o Centro de Estudos Sociais nos vai trazer às sextas-feiras. Na estreia, o economista põe o dedo na ferida europeia: "As mentiras ideológicas têm custos verdadeiros".
(Já na segunda-feira tínhamos tido Carlos Pereira da Silva, lançando a pool da Cidadania Social, uma equipa especializada em políticas públicas, que também vai andar por aqui. O texto era sobre a globalização económica e a economia social.)
"Populismo para totós" é o texto de Filipe Carreira da Silva, investigador na Universidade de Cambridge. E diz ele: "O populismo divide o povo culpando os ricos pelos problemas dos pobres. A democracia tenta unir o povo em torno de um destino comum. Nos dias que correm, esta é uma diferença a não perder de vista". Mais um texto que vale bem a pena
Um texto sobre Trump, escrito por Álvaro Vasconcelos. Será ele "a vacina para a Europa"?
Dois textos sobre o caso Jaime Nogueira Pinto. Um do nosso Francisco Teixeira da Mota ("Liberdade de Expressão? Dia sim, dia não"); e outro do Rui Tavares (sobre a "Velha Portugalidade", em sentido contrário).
Dito isto, pronto para um coffee break? É o que nos promete servir a Bárbara Reis também às sextas-feiras. Hoje é com "oito razões a favor do Papa".

Hoje na agenda
  • A CGD apresenta os resultados de 2016, já depois do fecho da bolsa.
  • A Assembleia da República muda a lei eleitoral autárquica, com novidades para as candidaturas independentes.
  • Marcelo escolheu o combate aos incêndios como tema do dia (para além de todos os outros, claro).
  • Os líderes europeus voltam a juntar-se à mesa, para discutir o seu futuro (sem Theresa May).
  • O F.C. Porto joga em Arouca, procurando uma subida provisória ao primeiro lugar.

Um minuto para o Ípsilon 

O Vítor esteve no palco, com Drake e The Weeknd. Bem, não foi exactamente no palco, mas lá perto. E que nos conta ele? "São de Toronto, Canadá, mas foi no gigante mercado americano que se posicionaram e a partir daí conquistaram o mundo. Hoje são superestrelas globais, reflectindo o predomínio do hip-hop e R&B nas tabelas. Faltava-lhes conquistar os palcos, para lá caminham - constatámos em Amesterdão e em Paris". O tema de capa do Ípsilon desta semana está aqui.
O Santo Guerreiro contra o Dragão da Austeridade. Não, não é outro episódio da Guerra dos Tronos, é São Jorge, já nas salas de cinema. Nuno Lopes é um boxeur no Portugal da troika, e fala ao Luís Miguel Oliveira como o filme que, de entre todos o que já fez, mais sente como um bebé seu.
Porque é sexta-feira, hoje fecho assim: com sugestões do Ípsilon, com um link para o Cinecartaz e outro para o Guia do Lazer. Acrescentando o desejo sincero de que aproveite bem o tempo e que tenha um fim-de-semana excelente. Quando quiser saber as últimas, é só carregar aqui (nós estaremos sempre aqui).
Até já!

Facebook aumenta sensação de solidão, diz estudo recente


Posted: 06 Mar 2017 12:09 PM PST
Pesquisadores analisaram os hábitos e comportamentos de 2 mil jovens dos Estados Unidos
 
Posted: 06 Mar 2017 10:29 AM PST
Seu inventor se mostrou surpreso com a reação negativa do público feminino
 
Posted: 06 Mar 2017 07:57 AM PST
A ideia surgiu da pesquisa de campos magnéticos em miniatura para proteger astronautas e naves da radiação solar
 
Posted: 06 Mar 2017 05:34 AM PST
Uma placa, um banquinho e um toldo. Enquanto isso resume a maior parte dos pontos de ônibus do mundo, algumas cidades decidiram inovar nesse aspecto
 
Posted: 06 Mar 2017 04:43 AM PST
Usando o efeito Sunyaev-Zel'dovich, podemos ver o que resta da luz mais antiga do universo, agora uma fraca radiação de micro-ondas
 
Posted: 06 Mar 2017 04:33 AM PST
Os animais dessas fotos parecem estar esperando o momento certo para lançar seus singles no rádio e atingir os topos das paradas
 

Homem fica surpreso ao descobrir que os gatinhos que encontrou não eram gatos


Posted: 08 Mar 2017 12:42 PM PST
Um fazendeiro russo encontrou quatro filhotinhos em seu celeiro e passou a cuidar deles
 
Posted: 08 Mar 2017 09:19 AM PST
Caso aconteceu no Canadá e chamou atenção de médicos de uma UTI
 
Posted: 08 Mar 2017 06:08 AM PST
Não, a foto não mostra um mutante homem-lagarto. Em Fortaleza, pacientes queimados estão sendo cobertos com pele de peixe – especificamente, tiras de tilápia esterilizadas
 
Posted: 08 Mar 2017 05:32 AM PST
Pesquisadores da Universidade de Manchester mostraram que é possível construir um computador, que cresce à medida que faz cálculos, usando moléculas de DNA
 
Posted: 08 Mar 2017 05:10 AM PST
A Librairie Mollat, na França, está atraindo bastante atenção no Instagram com as fotos criativas de justaposição que os seus funcionários estão tirando
 
Posted: 07 Mar 2017 09:15 PM PST
Resultado da pesquisa será usado para o estudo dos primeiros estágios da vida e para tentar descobrir os mecanismos que podem não funcionar durante este processo.
 

Menor de Ponte de Lima resgatada deu pistas à PJ através do Facebook

Resultado de imagem para Menor de Ponte de Lima resgatada deu pistas à PJ através do FacebookA menor de Ponte de Lima que estava desaparecida há uma semana já foi resgatada e encontra-se bem de saúde.
Ao que o JN confirmou junto de fonte da Polícia Judiciária, foi a divisão de Braga que conduziu a investigação e encontrou Mariana Leirinha, de 13 anos, esta sexta-feira, em Vigia, Vagos.
A PJ deteve também um homem de 24 anos, o alegado raptor. Em comunicado, esclarece que "a menor encontrava-se no interior de uma residência, na zona de Aveiro, acompanhada por um homem de 24 anos, sem ocupação profissional e amplamente referenciado pela prática de crimes de natureza sexual envolvendo menores de idade", tendo sido detido.
Mariana deu as indicações
A mãe de Mariana Leirinha e alguns amigos da família deslocaram-se na noite de quinta-feira até Vagos, depois de terem estado a falar através do Facebook com a menor, tendo sido ela a dar-lhes indicações que ajudaram a descobrir seu paradeiro.
De acordo com um dos amigos da família que está a acompanhar o caso desde o início, as informações que Mariana facultou foram passadas à Polícia Judiciária, ajudando ao seu resgate.
Fonte policial disse ao JN que Mariana Leirinha está bem de saúde e já foi entregue à família. O alegado raptor tê-la-á seduzido na rede social Facebook, e convencido a ir ter com ele, tendo-a depois levado para a sua casa, em Ílhavo.
A sua localização foi conseguida pela Polícia através de um sistema de georreferenciação de telemóveis, já que, quando saiu de casa com a mochila da escola levou um telemóvel.
Suspeito indiciado por rapto
O aliciador, que já tentara situações semelhantes nas redes sociais, ocultando a sua verdadeira idade, não tem, no entanto, cadastro judicial.
O suspeito, residente na zona onde a menor foi localizada, "encontra-se indiciado pela prática de, pelo menos, um crime de rapto agravado" e vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
No passado sábado, a GNR tinha conseguido localizar na zona de Aveiro/Vagos o sinal do telemóvel da adolescente de 13 anos.
De acordo com fonte do Comando Nacional da GNR, a adolescente, residente na freguesia de Beiral do Lima, no dia em que desapareceu, 3 de março, tinha apanhado "o autocarro dos transportes escolares para ir para as aulas mas não se apresentou na escola".
Fonte: Jornal de Notícias
Fonte foto: Jornal O Ponto