segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Monsaraz recebe a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo


A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo vai decorrer de 8 a 10 de setembro em Monsaraz. O evento tem como tema o “Enoturismo - um motor para o desenvolvimento rural” e vai ser organizado pela Organização Mundial do Turismo, Turismo de Portugal e Município de Reguengos de Monsaraz.

A Conferência Mundial de Enoturismo tem inscritos mais de 150 participantes presenciais e várias centenas online de cerca de 70 países e vai centrar-se no caminho para fazer do enoturismo um meio eficaz de desenvolvimento rural, mas também vai analisar a política, inovação, gestão de destinos, sustentabilidade e a saída da crise COVID-19 com exemplos práticos e inspiradores. No dia 8 de setembro, a partir das 19h30, decorre a receção aos participantes, seguindo-se às 21h30 um concerto com os Budda Power Blues e Maria João.
A sessão de abertura da Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se na quinta-feira, dia 9 de setembro, às 10h, com a participação de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Pau Roca, Diretor-Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo, tendo como apresentador o jornalista Paulo Salvador, da TVI.
O primeiro painel tem início às 10h45 e terá a apresentação do livro “The Wine Routes of the World”, com a participação de Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, e Javier Ruiz de Galarreta, fundador e presidente da Fundación Araex Grands (Espanha). Pelas 11h será assinado um memorando entre a Organização Mundial do Turismo e a Great Wine Capitals, seguindo-se a assinatura de outro memorando de entendimento para a criação do Conselho Estratégico Nacional – Programa de Ação Português para o Enoturismo.
Às 11h50 decorre o debate sobre “Enoturismo e desenvolvimento rural: porquê e como?”, com os oradores Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Jean-Baptiste Lemoyne, Secretário de Estado do Ministro da Europa e Relações Exteriores de França (online), Sofia Zaharaki, Vice-Ministra do Turismo da Grécia e Mariam Kvrivishvili, Vice-Ministra da Economia e Desenvolvimento Sustentável da Geórgia, com moderação de Sandra Carvão, Chefe de Inteligência de Mercado de Turismo e Competitividade da Organização Mundial do Turismo. Pelas 12h30 realiza-se o painel “O vinho combina com ... inovação”, que terá a participação de Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, e de Florence Maffrand, Gerente de Marketing e Parcerias da Cite du Vin (França), com moderação de Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.
De tarde, a partir das 15h haverá uma palestra intitulada “O futuro é hoje”, com Paul Mabray, CEO da Pix (Estados Unidos da América). Às 15h15 decorre o painel “Pessoas corajosas enfrentam desafios”, moderado por Paul Mabray e com a participação de Frederico Falcão, Presidente da Viniportugal e Catherine Leparmentier Dayot, Diretora da Great Wine Capitals Global Network (França).

Pelas 16h realiza-se a palestra “Uma Viagem pelo Enoturismo em Portugal” por Sheree Mitchell, Presidente e fundadora da Immersa Global (Estados Unidos da América). Segue-se às 16h15 o painel “Juntar Vinhos com… Natureza”, moderado por Maria João de Almeida, Presidente da APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo, com os oradores António Maçanita, da Azores Wine Company, Rita Andrade Soares, proprietária da Herdade da Malhadinha Nova, e Luca Ferrua, Diretor da ILGUSTO.it - ​​GEDI Publishing Group.
“Destino Enoturismo” é o tema da sessão que tem início às 18h30, moderada pelo jornalista Manuel Carvalho, Diretor do jornal Público, e com a participação de Luis Araújo, Presidente Turismo de Portugal, Jesús Camacho Arias, Diretor Técnico da Associação Espanhola de Cidades do Vinho (ACEVIN), Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha) e Laure de Lambert-Compeyrot, CEO da Château Sigalas Rabaud (França). A fechar o dia, pelas 19h, realiza-se uma prova de vinhos seguida de jantar no Esporão, com a atuação de Nelson Conde, que vai tocar viola campaniça.

A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo continua no dia 10 de setembro, a partir das 10h, com o painel “Pares de vinho com… Comida”, com o Chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, Mauro Carbone, Diretor da Ente Turismo Langhe Monferrato Roero (Itália) e Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha), com moderação de Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto. Segue-se às 10h45 a sessão “Dados, dados, dados ... como entender melhor o enoturismo”, com os oradores Daniel González, Diretor de Projetos da Vivential Value (Espanha), Giorgio Delgrosso, Chefe de Estatística da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, e Calle Nilsson, da WineTourism.com (Suécia), com moderação de Paula Sousa, Diretora de Enoturismo da Quinta da Aveleda. As conclusões desta sessão vão ser apresentadas por Sandra Carvão, Chefe de Inteligência de Mercado de Turismo e Competitividade da Organização Mundial do Turismo.
A cerimónia de encerramento da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se a partir das 11h45 com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo. Segue-se a apresentação da 6ª Conferência Mundial de Enoturismo, que vai decorrer no próximo ano em Itália, por Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália e Alberto Cirio, Presidente da Regione Piemonte (Itália).

Durante a tarde, um grupo de jornalistas internacionais vai fazer uma prova de vinhos à CARMIM, pisar o vinho e ouvir o cante alentejano e das 13h às 16h, os participantes na conferência podem visitar três produtores de vinho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente o Esporão, a Ervideira e a Adega José de Sousa. Pelas 19h30, na Herdade do Barrocal, haverá um espetáculo musical com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Pedro Mestre, Quinteto de Metais e Trio Baldinho. A fechar decorre a Cerimónia de Passagem da Ânfora, com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo e Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália.

Carlos Manuel Barão 

Covilhã | “CAPTAR O SENTIR ALHEIO” NA TINTURARIA


A Câmara Municipal da Covilhã tem patente, na Tinturaria, a exposição coletiva “Captar o Sentir Alheio”.

Trata-se de uma exposição de peças originais em escultura e instalação dos artistas covilhanenses Sousa Amaral e José Manuel Pereira.

José Manuel Pereira nasceu em Colónia, Alemanha, em 1965. Estudou Design de Interiores e Equipamento Geral, (Bacharelato IADE, 1987), Design de Produção Visual, (licenciatura, IADE, 2008) e Design e Cultura Visual, (Mestrado, IADE, 2010). No seu percurso profissional e artístico, foi professor de Educação Visual nas escolas E/B 2/3 de Belmonte e Tortosendo, professor de Artes na Escola Secundária Campos Melo, Gerente e Designer da empresa Pendular- Design de Interiores. É autodidata em projetos de escultura desde 2005, tendo realizado e participado em diversas exposições individuais e coletivas. Executou a admirável “Via Sacra”, para a Igreja da Santíssima Trindade (Covilhã). É detentor de alguns prémios, sendo os mais recentes o 1º e 3º prémio no “Concurso de Esculturas, Covilhã Cidade do Pi” e distinção pelo Clube do Professor da Covilhã, na categoria de “Criação e Produção Artística”.

António Sousa Amaral nasceu na Vila do Carvalho, a 27 de março de 1962. Fez o Curso de Artes Visuais na Escola Industrial e Comercial Campos Melo, tendo sido assistente de Rodolfo Passaporte. Foi aluno da Escola de Artes Decorativas António Arroio. Cursou Design de Interiores e Equipamento no IADE e é licenciado em Design. É professor de Design, Comunicação e Audiovisuais. É sócio da Sociedade Nacional das Belas Artes e membro fundador e colaborador da revista “SUBVERSÕES”. Em 1982, em frente ao Ministério da Cultura e ao Palácio São Bento, em Lisboa, realiza, em conjunto com o pintor Luís Geraldes, a exposição “Pintura Protesto”. Já participou em várias exposições individuais e coletivas, um pouco por todo o país.

“Captar o Sentir Alheio” estará patente na Tinturaria – Galeria de Exposições, no Rossio do Rato, até ao dia 25 de setembro, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

Covilhã | EXPOSIÇÃO “MÃE NOSSA NO OCEANO” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL


A Biblioteca Municipal da Covilhã tem patente ao público, durante o mês de setembro, a exposição "Mãe nossa no Oceano".
Esta exposição conjunta do biólogo marinho e fotógrafo de conservação Nuno Vasco Rodrigues e da escritora Ana Filomena Amaral. Procura-se revelar a beleza que o Oceano encerra e as ameaças que enfrenta devido aos comportamentos irresponsáveis da humanidade. O mote de “Mãe nossa no Oceano” é: “sem Oceano não há vida no planeta.”

Uma viagem pelo mundo marinho através de 20 imagens acompanhadas de excertos de textos do romance “O Diretor”, o primeiro da trilogia “Mãe Nossa” da autoria de Ana Filomena Amaral.

Nuno Vasco Rodrigues licenciou-se em Biologia Marinha para poder estudar a vida marinha e tornou-se mergulhador para poder chegar mais perto desse mundo subaquático que tanto o fascina. Quando estava a fazer o seu primeiro livro, percebeu que podia usar a fotografia para partilhar as maravilhas subaquáticas, e sensibilizar o público as ameaças enfrentadas hoje em dia pelas espécies e ecossistemas marinhos. Através da fotografia, espera poder contribuir para a alteração de comportamentos necessária para um futuro mais risonho do nosso planeta azul.

Ana Filomena Amaral dedica a trilogia literária “Mãe Nossa” aos problemas ambientais na convicção de que a palavra é uma arma que deve ser usada na luta por causas que determinantes para o bem da Humanidade, e do seu berço, a Terra. “O Diretor” cuja principal protagonista é o mar e todos os males que lhe infligimos. O segundo, “Gelos”, centra-se no Ártico e nos problemas do degelo e o terceiro, “Desertos” passa-se no Saara, com todos os dramas humanitários que ele encerra.

A exposição está patente ao público de 1 a 30 de setembro de 2021, na Biblioteca Municipal da Covilhã, podendo ser visitada nos dias úteis, das 10h00 às 18h00.

Reuniu-se a última Assembléia Municipal de Anadia

A Assembleia Municipal de Anadia reuniu o plenário pela última vez, no presente mandato autárquico, numa sessão que decorreu, no passado dia 2 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Município.

A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a proposta da Câmara Municipal de Reconhecimento do Interesse Público Estratégico do Projeto de Alteração e Ampliação da Clínica Ibervita. O projeto prevê o aumento do número de camas, a criação de 15 postos de trabalhos e um investimento que ronda um milhão e oitocentos mil euros.

A proposta do executivo de Projeto Final de Regulamento Geral de Gestão, Funcionamento e Utilização das Instalações Desportivas do Município de Anadia foi também aprovada, por maioria. O documento estabelece as normas e regras do funcionamento e das condições de utilização das instalações desportivas sob gestão direta do Município.

Os deputados municipais aprovaram também, por maioria, a proposta da Câmara Municipal de 2ª Alteração Orçamental Modificativa/Revisão ao Orçamento Municipal e às Grandes Opções do Plano do Município de Anadia para os anos 2021/2025. Esta alteração aumenta o valor global do orçamento em 808.790,00€, face ao inicialmente aprovado para 2021.

Este valor é resultante da recuperação de receitas entregues pela Administração Central à Câmara Municipal de Anadia de diversos organismos e ainda de montantes de verbas do Fundo de Emergência Municipal – Furacão Leslie, no âmbito do Contrato de Auxilio Financeiro celebrado entre a Direção Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Município de Anadia; e ainda de montantes resultantes da aprovação das candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, nomeadamente ao Centro 2020 para requalificação da Escola de Tamengos; e ao POSEUR, no âmbito dos investimentos com vista à recolha seletiva e valorização de biorresíduos no Município de Anadia – Anadia Valoriza + Biorresíduos. A verba foi distribuída por várias áreas, reforçando assim as dotações orçamentais de alguns projetos em curso, nomeadamente a aquisição de uma viatura para a recolha de biorresíduos e respetivos contentores, conforme as ações de investimento previstas nas respetivas candidaturas, possibilitando assim, no futuro, criar condições para a alteração do modelo de recolha dos resíduos.

A Assembleia Municipal aprovou ainda o pedido de autorização da Câmara Municipal para contratação de um leasing para o financiamento da aquisição de duas viaturas ligeiras de passageiros eléctricas, num investimento que ronda os 60 mil euros. A aquisição surge na sequência de duas candidaturas apresentadas pela autarquia ao Fundo Ambiental que irão comparticipar as viaturas em 50 por cento. Com esta aquisição, o Município pretende contribuir para um meio ambiente mais sustentável, promovendo a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Município, reduzindo assim as emissões poluentes.

A terminar a sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os deputados pela forma “cordial e respeitosa que emprestaram ao seu desempenho no presente mandato, permitindo a livre expressão das suas opiniões e o esclarecimento que se impunha”.

SEF deteve no Aeroporto do Porto homem condenado a prisão por furtos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve no Aeroporto do Porto um cidadão português, de 49 anos, com mandado de captura, quando tentava embarcar num voo com destino ao Reino Unido, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o SEF esclarece que o detido, residente em França, era procurado pelas autoridades portuguesas pela prática de crimes de furto simples e de furto qualificado, sobre quem pendia um mandado de detenção.

De acordo com o SEF, o homem “tinha sido condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva”.

O homem, que foi detido na sexta-feira, foi conduzido por elementos do SEF a estabelecimento prisional para cumprimento de pena.

Lusa

Armação de Pêra | ACESSO À ESTRADA INTERMUNICIPAL DE ALBUFEIRA SOFRE CORTE DE TRÂNSITO ATÉ DIA 30 DE SETEMBRO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, devido à necessidade de execução de infraestruturas enterradas no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra, 1.ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento", o trafego rodoviário estará interditado até dia 30 de setembro, na passagem na estrada de acesso da Rua Dr. Manuel Arriaga à Estrada Intermunicipal de Albufeira (Armação de Pêra).

Atendendo à especificidade dos trabalhos (que incluem, levantamento e reposição de pavimentos, demolição do muro e vedação do parque de campismo, abertura de vala, assentamento de tubagem, reposição do muro e da vedação do parque de campismo, entre outros trabalhos), o trânsito será desviado do mencionado troço, através da Via Dorsal, sendo garantido, no entanto, o acesso a residentes.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Silves | ATIVIDADES DA ESCOLA MUNICIPAL DE NATAÇÃO INICIAM A 18 DE SETEMBRO


A Câmara Municipal de Silves informa que a Escola Municipal de Natação (EMN) irá iniciar as suas atividades no próximo dia 18 de setembro, nas classes de Natação para Bebés, Natação Adaptada, Adaptação ao Meio Aquático, Iniciação Técnica, Aperfeiçoamento e Manutenção.

As inscrições decorrem de até dia 11 de setembro, tendo prioridade na inscrição os alunos que estavam inscritos e regularizados em março de 2020 ou inscritos e regularizados em junho e julho de 2021. As inscrições para novos alunos têm início 12 de setembro.

De referir que o acesso às bancadas e balneários por parte dos acompanhantes dos alunos está interditado, sendo os alunos acompanhados pelos professores das aulas a partir dos respetivos balneários. Sempre que possível, os alunos deverão apresentar-se previamente equipados para que a troca de roupas seja rápida; excetuando-se os alunos das aulas de Natação para Bebés, Natação Adaptada, AMA 0 ou casos em que os alunos ainda não tenham total autonomia.

O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre este assunto.

Os horários poderão ser consultados no site do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/65/desporto.aspx.

O início das aulas da EMN respeita o disposto nas orientações da DGS em vigor para os equipamentos desta natureza.

Aveiro | ADJUDICADO PARQUE CANINO NO CANAL DE SÃO ROQUE

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu adjudicar, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, a construção de um novo Parque Canino, junto ao Canal de São Roque, no espaço que medeia até à vedação da autoestrada, junto à ponte e à frente do Centro Comunitário da Vera Cruz, à empresa ASO pelo valor de 58.000€.A

Além da vedação, caixa sanitária, zona de estar para as pessoas que acompanham os animais e iluminação pública, o Parque Canino terá elementos recreativos com escadas, barreiras de salto, prancha e túnel.

A política municipal dedicada aos “Animais de Companhia”, cuja apresentação pública aconteceu em julho de 2018, para além da informação e sensibilização para o bem-estar dos animais de companhia, prevê o investimento na criação de algumas infraestruturas, como é exemplo este parque canino ou o parque canino da Forca – Vouga, em funcionamento desde 2019.

Câmara planta 27 novas árvores na marginal frente-ria de São Jacinto

Está concluida a plantação de 27 novas Palmeiras na Marginal Frente-Ria de São Jacinto, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 8.000€, executado pelos Serviços Técnicos da CMA.

Estes novos espécimes estão adaptados as condicionantes climáticas e à biodiversidade, com especial enfoque para a sua resistência à praga do escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus) que tem dizimado praticamente todas as árvores desta tipologia.

A CMA segue a opção política de valorização ambiental de todo o Município e no qual a localidade de São Jacinto tem um papel fundamental pelas suas características endógenas, nomeadamente com a frente marítima, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto que tem a cogestão da Câmara de Aveiro e a qualificação e desenvolvimento urbano em curso, onde a recém-inaugurada via ciclável entre o Cais do Ferryboat e a Praia de São Jacinto, ou a obra (em curso) do Parque de Lazer e de Manutenção, são exemplo concreto.
As palmeiras vão cumprir também a importante função de embelezamento urbano, com um duplo ganho, quer para quem se encontra na Marginal, como para quem se desloca para São Jacinto através da travessia entre o Forte da Barra e São Jacinto.

TRIBUNAL VOLTA A DAR RAZÃO À CÂMARA NA OBRA DO ROSSIO E FALA EM “GENERALIDADES E ABSTRAÇÕES” INVOCADAS POR DAVID IGUAZ

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto voltou a dar razão à Câmara Municipal de Aveiro (CMA), nos processos interpostos pelo Sr. David Iguaz e o Movimento Juntos Pelo Rossio, para suspenderem a obra do Rossio. São já sete os processos intentados pelo Sr. David Iguaz / Movimento Juntos pelo Rossio contra o projeto e a obra do Rossio, sendo que estão quatro decididos e todos a favor das posições da CMA e três encontram-se pendentes de decisão.

Os Requerentes David Iguaz e Movimento Juntos Pelo Rossio pretendiam suspender todas as deliberações da CMA e da AMA respeitantes ao Rossio, para assim impedirem o início ou, disso sendo já o caso, o prosseguimento da intervenção. Como só a mera citação para contestar já determinava um efeito prático equivalente à suspensão (proibição de execução dos atos até decisão pelo Tribunal), a CMA aprovou Resolução Fundamentada em 24 junho de 2021, para poder avançar com a intervenção enquanto se aguardava pela decisão do Tribunal; os Requerentes pugnaram então pela manutenção do efeito suspensivo, por alegadamente a Resolução Fundamentada ter sido extemporânea, o que logo refutámos.

O que o Tribunal agora veio decidir foi, por um lado que a Resolução Fundamentada foi tempestivamente adotada, o que se traduz na licitude de todos os atos praticados pela CMA desde 24 de junho e por outro lado, que a suspensão das deliberações não se justifica, por os Requerentes nem sequer terem concretizado quais os perigos para os seus interesses a que pretendiam obstar com a suspensão (uma vez que se limitaram a alegar generalidades, abstrações e citações legais), o que torna desnecessário o conhecimento pelo Tribunal das outras questões suscitadas (nomeadamente, se se verificam ou não, e em que medida, as ilegalidades invocadas, o que será matéria para apreciar no âmbito da Ação nº 536/20.7BEAVR).

Imagem: Litoral Centro


Crónica Postal | O CRONÓMETRO DISPAROU


As eleições autárquicas estão próximo, são este mês a 26. O cronómetro disparou. As campanhas de cada partido ou coligação apresentam os seus candidatos. Apresentam propostas para as prioridades que entendem que vão melhorar a vida dos cidadãos. Esgrimem argumentos. Visitam instituições, freguesias, organizam eventos que atraiam gente.

É a democracia em pleno funcionamento.

De todos os atos eleitorais o que mais mexe com os cidadãos sao, sem dúvida, as ‘autárquicas’. São os eleitos que mais estão mais próximo dos eleitores. São os que prestam contas ao virar da esquina. Os que não podem resguardar-se num escritório com ar condicionado e longe da voz do povo que os elegeu.

De todos os eleitos são os autarcas quem desempenha o papel mais desafiante. Há aqueles que acham que é um papel difícil. Estes provavelmente não deviam ser candidatos, sequer. Os melhores autarcas são os que não se furtam ao escrutínio. São os que gostam desse escrutínio, que percebem a sua importância para o crescimento do sentimento democrático.

A democracia é uma obra sempre inacabada. A ação dos eleitos conta muito para a aproximação dos cidadãos à vida coletiva. São os eleitos os maiores responsáveis pelo crescimento do sentimento democrático, da cidadania, da participação ativa dos cidadãos. Em último caso, são os responsáveis pela decisão de votar de cada eleitor. Muitos há que não votam por que não se revêem em qualquer candidato. Desiludidos. A democracia sai a perder.

Progresso não é só obras visíveis. Progresso é, também, a evolução de democracia, da cidadania, da vontade dos cidadãos em participar na vida pública.

EDUARDO COSTA, Jornalista, Presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

CANTANHEDE | Atletas da Seccção de Ar Livre e Aventura participaram no Penacova Trail do Centro


Teve lugar no passado dia 5 de setembro, a terceira etapa do circuito Best Trails Series, o Penacova Trail do Centro, com provas realizadas em 3 distâncias de 43km, 30km e 17km, organizado pela Carlos Sá Nature Events, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Penacova.

Participaram nesta mítica corrida, 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de trail curto, cumprindo a distância de 17 km.

No final da competição o atleta Nuno Almeida, classificou-se em 70° lugar da classificação geral masculina e em 16° lugar no escalão M45, tendo o atleta Joselito Marques, alcançado o 96º lugar da classificação geral masculina e o 21º lugar no escalão M45.

No sector feminino, Gabriela Oliveira, classificou-se em 15° lugar, na classificação geral feminina, obtendo o 5ª lugar no escalão F40 e Otília Costa, que cortou a meta logo a seguir à sua colega de equipa, alcançou a 16ª posição na classificação geral feminina, e o 6ª lugar no escalão F40.

Coletivamente a equipa obteve o 9° lugar em 27 equipas participantes na distância de 17km.

Cerca de 40 mil alunos na Madeira começam a partir de hoje mais um ano letivo

Cerca de 40 mil alunos e 6.500 professores regressam a partir de hoje às escolas na Madeira para o início de um ano escolar “mais fortalecidos para enfrentar a covid-19”, disse o secretário da Educação do arquipélago.

“Estamos mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da covid-19, por termos atingido uma condição mais efetiva de controlo e prevenção da doença, a qual se ficou a dever a proatividade das autoridades regionais de Saúde que sempre perspetivaram a intervenção junto das populações estudantis de forma adequada e consequente”, declarou Jorge Carvalho na mensagem sobre o início do ano letivo enviada às redações.

O governante saudou as comunidades educativas e formula “votos de maiores sucessos” para os “cerca de 40 mil alunos, 6.500 professores, 5.000 técnicos e funcionários das 154 escolas” que iniciam a atividade letiva hoje na Madeira.

O responsável insular salientou que “a pandemia não se extinguiu”, alertou que “os cuidados exigidos no seu combate continuam válidos”, pelo que as escolas mantêm os respetivos planos de contingência, orientações específicas.

Estas medidas “dão confiança numa evolução positiva no plano sanitário”, complementou Jorge Carvalho e realçou que “até decisão contrária das autoridades com competência na matéria, é indispensável o cumprimento das normas em vigor”.

“O ano escolar 2021/22 vai encontrar-nos mais bem preparados para enfrentar todos os desafios, sempre movidos pela certeza de que a melhoria contínua do nosso sistema educativo e a elevação permanente dos níveis de formação são condições essenciais para o desenvolvimento da nossa Região”, opinou o secretário da Educação madeirense.

Falando do funcionamento do sistema educativo regional, apontou que, “salvo casos emergentes que careçam de solução extraordinária” o novo ano escolar começa com “uma resposta completa às necessidades das escolas, em termos de recursos humanos e materiais”.

Também assegurou que os apoios e garantias na Ação Social Educativa ou através de outros instrumentos de promoção de equidade “continuam em vigor e mantêm como traço distinto o facto de serem as mais extensivas e completas no panorama nacional”.

Jorge Carvalho enfatizou igualmente que “a transição digital educativa prossegue o rumo traçado” e, “através da cedência de equipamentos apropriados que ultrapassam as meras funções recreativas”, vai abranger “todos os alunos das escolas públicas entre o 5.º e o 7.º ano, além daqueles que frequentam o 8.º ano das escolas dos concelhos da Calheta, da Ribeira Brava e de São Vicente”.

O governante acrescentou que vai ser colocado em prática o projeto-piloto para o Ensino Secundário, numa turma de 10.º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal), que, complementou, é “etapa fundamental para a preparação da digitalização integral das aprendizagens neste ciclo de ensino”.

Outro aspeto que o responsável insular mencionou que vai marcar o ano letivo 2021/2022 na Madeira é a continuação da “recuperação integral do tempo de serviço efetivamente cumprido pelos professores ao serviço da Região”.

Esta situação, no seu entender, demonstra “quão acertada está a revelar-se a estratégia de um processo faseado, adequado às disponibilidades efetivas da Região e não ao sabor de reivindicações irresponsáveis de satisfação total e imediata”.

“Certos de que a Educação se manterá sempre num plano de requerer novas medidas, que permitam caminhar ao encontro das expectativas da sociedade, resta-nos assumir que nos manteremos disponíveis para encontrar, em diálogo com as comunidades educativas, as melhores respostas aos desígnios coletivos e às expectativas individuais”, afirmou.

Lusa

BE propõe medidas urgentes para travar bomba-relógio do preço de eletricidade

O BE desafiou hoje o Governo a tomar medidas urgentes para travar a "bomba-relógio" do preço da eletricidade, propondo alterar a remuneração das barragens para eliminar "lucros abusivos" e acabar com o "jackpot das eólicas" criado por Passos Coelho.

A líder do BE, Catarina Martins, apresentou estas propostas esta manhã em conferência de imprensa desde a sede do partido, em Lisboa, avisando que o aumento do preço da eletricidade "é uma autêntica bomba-relógio à espera de explodir na fatura dos consumidores se nada for feito".

"Há mecanismos que estão ao alcance do Governo português para baixar o preço da energia sem desistir das medidas fundamentais de transição climática para o nosso país. A primeira delas é garantir que as barragens não são remuneradas como as centrais emissoras de CO2. É excessivo, não tem nenhum sentido", propôs, referindo que o governo espanhol já anunciou esta medida, algo que Portugal deveria seguir.

A segunda medida, explicou Catarina Martins, "é acabar com a extensão por mais cinco anos das remunerações às eólicas" - o "jackpot das eólicas" -- decidida pelo executivo de Passos Coelho e com a qual o Governo de António Costa já devia ter acabado.

"São medidas que devem ser tomadas quanto antes. Não podem esperar pelo Orçamento do Estado porque a 15 de outubro a ERSE dirá qual é o preço do mercado regulado e, para termos a certeza que baixamos e não aumentamos o preço da energia em Portugal, para não aumentarmos as desigualdades sociais, para não agravarmos a pobreza energética, a atuação tem de ser feita agora", apelou.

O BE, de acordo com a sua coordenadora, já apresentou medidas no parlamento e espera que elas possam ser votadas com o arranque da sessão legislativa.

"O Governo também pode avançar imediatamente, se assim o desejar, e era importante que o fizesse, que olhasse aqui para o lado, para Espanha, onde estas medidas estão já a ser discutidas e começam a ser implementadas", defendeu.

Apesar de não serem toda a resposta necessária para o mercado de energia, estas duas medidas conjugadas, segundo Catarina Martins, permitiriam "fazer com que o preço da energia não aumentasse" em Portugal, um "país que já tem o preço da energia dos mais altos da Europa em paridade de poder de compra".

A líder bloquista garantiu ainda que estas propostas não colocam em causa as metas de eficiência energética e de transição climática, não comprometendo os "poucos fundos" que Portugal tem disponíveis para levar a cabo esta transição.

Lusa

Pianista Maria João Pires internada devido a uma queda na cidade de Riga

A pianista Maria João Pires, de 77 anos, foi hospitalizada no domingo, na sequência de uma queda, em Riga, na Letónia, onde ia fazer o encerramento do Festival de Música Jurmala, noticia hoje a revista especializada Opera News.

Esta publicação cita o jornalista e crítico britânico Norman Lebrecht, que descreve a comunicação feita pelo diretor artístico do festival, Martin Engstroem, e o seu diretor executivo, Zane Culkstena, no início daquele que seria o recital da pianista portuguesa, no encerramento do Festival de Riga, na Ópera Nacional da Letónia, na noite de domingo.

De acordo com os dois responsáveis, Maria João Pires sofrera uma queda, naquela mesma tarde, nas ruas de Riga, e estava no hospital a recuperar de uma condição que ambos descreveram como "bastante séria", perante a audiência, como se pode ler no 'site' Slippedisc, do histórico crítico britânico Norman Lebrecht.

O concerto do Maria João Pires, em Riga, que previa a interpretação de obras de Liszt e de Ravel, estava inserido numa digressão da pianista que, no último mês, já passou por Espanha, Áustria, Itália e que, em novembro e dezembro, prevê a sua atuação em salas de França, Holanda e Hungria, depois do seu regresso a Espanha.

Maria João Pires é também um dos principais nomes da Temporada Gulbenkian de Música 2021-2022, anunciada na semana passada.

O pianista japonês Mao Fujita, que encerrou o festival de Riga, apareceu no último momento, para substituir Maria João Pires, sendo as fotografias desta atuação as publicadas pelo certame, na sua página no Facebook, assinalando o encerramento.

Mao Fujita já tinha atuado duas vezes no festival - um recital a solo e outro acompanhando Marc Bouchkov -, tendo acabado por repetir em grande parte o seu programa do dia anterior.

A agência Lusa tentou contactar o Centro de Artes de Belgais, da pianista, sem resultado.

Lusa
Imagem: TVI24

PJ deteve ex-agente da PSP suspeito de tentativa de homicídio em Foz Côa

A Polícia Judiciária (PJ) identificou e deteve um ex-agente da PSP, de 76 anos, suspeito de uma tentativa de homicídio na localidade de Mós do Douro, em Foz Côa, anunciou hoje aquela força policial.

Segundo um comunicado da PJ, a tentativa de homicídio qualificado na forma tentada aconteceu ao início da tarde de sexta-feira, na sequência de uma rixa entre vários elementos de duas famílias vizinhas, motivada por questões fúteis, decorrentes de alegados estacionamentos indevidos na via pública.

No desenvolvimento da contenda, que envolveu o recurso a armas de fogo, catanas, navalhas e gás pimenta, foi efetuado pelo menos um disparo com arma de fogo, de calibre 6.35 mm, intencionalmente direcionado a um dos envolvidos, só não o tendo atingido por mero acaso”, indicou a PJ na mesma nota.

De acordo com esta força segurança, “o autor desse mesmo disparo foi entretanto desarmado e supostamente atingido com um objeto contundente na zona da cabeça, acabando ferido e a necessitar de tratamento médico hospitalar, que lhe veio a ser prestado no Hospital da Guarda”.

A PJ adiantou ainda que o suspeito foi detido após ter recebido alta clínica.

O presumível autor do crime foi ouvido em tribunal, ficando submetido às medidas de coação de obrigação de apresentações trissemanais às autoridades policiais da sua área de residência habitual, no concelho de Aveiro, assim como à proibição de aceder à referida localidade de Mós do Douro.

Entretanto, as autoridades também revelaram que apreenderam uma pistola de calibre 6.35 milímetros, um revólver e diversas munições, tudo pertencente ao detido, e ainda uma catana, uma navalha e uma embalagem de gás pimenta.

Lusa

Relação manda repetir julgamento de padre da Feira burlado com listas telefónicas

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) mandou repetir o julgamento do caso de um padre de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, que foi burlado com publicidade em listas telefónicas e roteiros.

O acórdão do TRP, datado de 07 de julho e a que a Lusa teve hoje acesso, determinou o reenvio do processo para novo julgamento, tendo por objeto a averiguação de factos que permitam a demonstração, ou não, da existência de dolo, por parte das duas arguidas, que à data dos factos eram gerentes de empresas de publicidade em listas telefónicas.

Os juízes desembargadores concluíram que a factualidade provada é “escassa ou curta” para que através dela se possa concluir que as arguidas “cometeram o crime por que foram condenadas, com dolo, através da conduta omissiva” que o tribunal da primeira instância considerou existir.

“Só a omissão dolosa de dever de vigilância de um dirigente de uma pessoa coletiva o pode responsabilizar pela prática de um crime de burla praticado por um seu subordinado”, lê-se no acórdão.

As duas arguidas foram condenadas em novembro de 2020, no Tribunal de Santa Maria da Feira, a quatro anos e a três anos de prisão, por um crime de burla qualificada.

Ambas as penas foram suspensas por cinco anos com a condição de as arguidas pagarem ao padre pouco mais de cem mil euros a título de indemnização por danos patrimoniais.

O Tribunal deu como provado que as arguidas atuaram, em representação e no interesse das sociedades que legalmente representavam, agindo com o propósito, concretizado, de enganar, como efetivamente enganaram o padre, obtendo à sua custa como representante das paróquias proventos económicos a que sabiam não ter direito.

O processo chegou a ter mais cinco arguidos (três individuais e duas empresas) que chegaram a acordo com o pároco, antes do início do julgamento, para pagar parte dos prejuízos alegadamente causados.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o esquema durou entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, causando um prejuízo de cerca de 120 mil euros às paróquias de Milheirós de Poiares (Feira) e Macieira de Sarnes (Oliveira de Azeméis), onde o padre exercia funções.

Durante este período, os arguidos terão contactado dezenas de vezes o pároco, convencendo-o a pagar faturas de publicidade em listas telefónicas, inserida à sua revelia e sem a prévia assinatura de contrato publicitário.

A vítima estranhava os contactos porque sabia que não tinha celebrado nenhum contrato de publicidade, mas os arguidos ameaçavam que se não pagasse a dívida esta iria ser exigida judicialmente e o padre, devido ao seu estado de saúde e à sua idade avançada, acabava por fazer o pagamento.

“A Paróquia, como instituição de acolhimento a quem precisa, não se pode dar ao luxo de gastar/esbanjar dinheiro, que é fruto das ofertas dos fiéis, em coisas supérfluas, quando tem tantas carências a quem dar resposta imediata (…). Já gastámos convosco muito para além do nosso parco orçamento. E o povo não nos perdoa!”, escreveu o padre, numa carta enviada a uma das empresas, onde pedia o cancelamento de futuras edições.

Lusa

Anadia recebe três campeonatos da Europa em ciclismo em julho de 2022

O concelho de Anadia será palco de três Campeonatos da Europa de Ciclismo, nas vertentes de estrada, pista e BTT, em julho de 2022. São esperados mais de dois mil atletas e cerca de 30 mil visitantes.

O programa das competições foi decidido, durante o passado fim de semana, aquando da visita do presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), Enrico Della Casa, às provas da Taça da Europa de BMX, realizadas na pista olímpica do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos.

A primeira competição será o Campeonato da Europa de BTT para sub-23 e sub-19, que irá disputar-se na pista de Cross Country Olímpico (XCO) instalada na União das Freguesias Tamengos, Aguim e Óis de Bairro. As corridas vão decorrer entre 1 e 3 de julho, sendo atribuídos títulos de XCO, Eliminação BTT (XCE) e Cross Country Curto (XCC).

De 7 a 10 de julho, o concelho de Anadia será o epicentro do Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Sub-19. Nos dias 7 e 8 serão atribuídos os títulos europeus de contrarrelógio, estando as jornadas finais reservadas para as provas de fundo.

O Velódromo Nacional, localizado na freguesia de Sangalhos, será palco do Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19, entre os dias 14 e 19 de julho.

Além das competições, a UEC aproveita a realização das provas em Portugal para reunir, em Anadia, o Comité Diretor, assim como as Comissões de Estrada, de Pista e de BTT.

A UEC tem, atualmente, 50 federações associadas, apostando nos eventos do próximo ano como lançamento dos novos valores do ciclismo europeu, na rota de apuramento e preparação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“É com grande entusiasmo que assumimos, em conjunto com a Câmara Municipal de Anadia e a UEC, este enorme desafio de realizer, pela primeira vez, um Campeonato da Europa durante três semanas, integrando as vertentes de ciclismo de estrada, BTT e pista. Conseguimos atrair ao CAR Anadia este grande evento graças às excelentes infraestruturas desportivas que possuímos, sendo neste momento o único centro de alto rendimento em ciclismo com capacidade para realização deste tipo de campeonatos integrados numa mesma única região”, explica o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

O dirigente federativo tem grandes expectativas para os Europeus do próximo ano. “A dimensão do evento e a diversidade dos Campeonatos que vamos realizar em 2022, e o facto de coincidirem com o período de férias em toda a Europa, será um enorme incentivo para a presença de mais público europeu que, tradicionalmente, acompanha os seus países e ciclistas. Este evento será também uma grande oportunidade para o ciclismo de esperanças em Portugal. Vamos preparar com grande ambição a participação das seleções Nacionais nos Campeonatos da Europa”, adianta o presidente da Federação

Antigo internacional francês Jean-Pierre Adams morre após 39 anos em coma

O antigo futebolista internacional francês Jean-Pierre Adams morreu hoje, aos 73 anos, depois de ter passado 39 anos em coma profundo, motivado por um erro na dosagem de anestesia, durante uma operação ao joelho.

A 'rocha negra', como era conhecido, tinha 34 anos quando foi operado, em 17 de março de 1982, a uma rotura de ligamento num joelho e não voltou a acordar, ficando em estado vegetativo até hoje.

O defesa, nascido no Senegal, que na seleção gaulesa fez uma dupla de centrais famosa com Maurius Trésor, jogou no Nimes, Nice e Paris Saint-Germain.

Lusa

Imagem: O Jogo

Judoca Jorge Fonseca ascende à liderança do ranking mundial em -100 kg

O judoca português Jorge Fonseca ascendeu hoje à liderança do ranking mundial da categoria de -100 kg, numa atualização da federação internacional que contém ainda três portuguesas no sétimo lugar em outras classes de peso.

Jorge Fonseca, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e que, em junho, se sagrou bicampeão mundial, comanda a classificação, depois de destronar Varlam Liparteliani, totalizando agora 5.012 pontos, mais 50 do que o rival georgiano.

Catarina Costa (-48 kg), a atual campeã europeia Telma Monteiro (-57 kg) e Rochelle Nunes (+78 kg) são as judocas lusas que integram o 'top-10' mundial, todas no sétimo posto.

Dentro do 'top-30', Anri Egutidze (-81 kg) é 17.º classificado, Joana Ramos (-52 kg) 19.ª, Barbara Timo (-70 kg) 21.ª, Patrícia Sampaio (-78 kg) 25.ª, Maria Siderot (-48 kg) 28.ª e Rodrigo Lopes (-60 kg) 29.º.

Lusa

Universidades de Coimbra e de Macau assinam parceria de cooperação

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e a Universidade Cidade de Macau assinaram hoje uma parceria para a criação de um diploma de Estudos Avançados Conjuntos em Relações Económicas Internacionais.

Na cerimónia de assinatura do acordo, que decorreu no Consulado-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, conduzida apenas em inglês, foi sublinhado que o programa de estudos prevê que os alunos tenham também a oportunidade de desenvolver as suas competências na área da língua portuguesa aplicada à economia.

O diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra afirmou que a parceria com a Universidade Cidade de Macau a partir do próximo ano letivo corresponde à ideia de uma "cooperação ambiciosa".

Num discurso feito a partir de Coimbra, Álvaro Garrido destacou o foco pluridisciplinar da Escolas de Estudos Avançados no desenvolvimento e qualificação do ensino pós-graduado na faculdade.

Já o diretor da Faculdade de Economia da Universidade Cidade de Macau, Adrian Cheung, mostrou-se otimista em relação à parceria agora formada, mas ao mesmo tempo esperançado que no futuro seja possível reforçar a cooperação, de alunos e na área de investigação, entre as duas instituições.

O cônsul-geral, Paulo Cunha-Alves, elogiou "o compromisso das duas instituições", assim como o resultado final traduzido no programa conjunto, e salientou que a iniciativa acaba por reforçar as relações académicas entre Macau e a China.

Lusa

Começa esta semana o julgamento dos atentados de Paris, o maior na história de França

Seis anos após o maior ataque terrorista em solo francês, começa esta semana o maior processo da história jurídica em França, numa sala especial e com a presença do único terrorista vivo que participou diretamente nos atentados de Paris.

Salah Abdeslam é o único terrorista que participou ativamente nos atentados de 13 de novembro de 2015, contra o portão D do estádio de futebol Stade de France, em Saint-Denis, cafés e restaurantes de dois bairros da capital e a sala de espetáculos Bataclan, em que morreram 130 pessoas e mais de 4.000 ficaram feridas, e sobreviveu.

Este belga de origem marroquina ajudou a preparar os ataques coordenados, deixou os seus companheiros no Stade de France para cometerem o ataque, mas acabou por deitar fora o seu próprio colete de explosivos.

Desde a sua prisão, no início de 2016, Abdeslam está em silêncio, recusando cooperar com as autoridades, referindo apenas que o que fez foi a pedido do irmão, Brahim, que morreu nos atentados. Agora, ele comparecerá em público e será questionado pelos seus crimes.

No banco dos réus, no processo com início marcado para quarta-feira, estão mais 13 acusados por implicação na logística dos ataques. Seis pessoas vão ser julgadas sem se conhecer o seu paradeiro, perfazendo assim um total de 20 acusados.

Quanto às vítimas, há pelo menos 1.765 pessoas que se constituíram como partes civis, ou seja, diretamente afetadas pelo ataque. Entre elas há os feridos, mas também as famílias das vítimas mortais, assim como todas as pessoas que testemunharam o terror naquela noite no Stade de France e no 11.º bairro de Paris.

No total, há 330 advogados que vão intervir diretamente no processo, alguns para defender os alegados terroristas, mas a maior parte pertencem à acusação. Alguns dos melhores escritórios de advogados da capital defendem associações de vítimas, outros vítimas individuais ou ainda grupos de vítimas que não se inserem nas associações.

Ao contrário de muitos crimes graves em França, os crimes de terrorismo não têm júri.

O caso vai, portanto, ser julgado por cinco juízes, com outros quatro juízes de reserva, caso haja necessidade de fazer trocas durante as audiências.

De forma a acolher esta logística, foi construída no secular Palácio de Justiça de Paris, junto à Catedral de Notre Dame, uma sala especial que tem uma lotação de mais de 500 pessoas, com 750 metros quadrados, para a audiência.

Haverá 10 câmaras que vão filmar em permanência o processo e as audiências vão ser retransmitidas para 10 salas, onde vítimas, advogados e jornalistas vão acompanhar os trabalhos.

A sala principal vai ser também utilizada no julgamento do ataque terrorista de Nice, que aconteceu a 14 de julho de 2016. Este processo deve começar a ser julgado em setembro de 2022.

Quanto aos atentados de Paris, o processo conta com 542 volumes, cerca de um milhão de páginas de investigação e provas.

As audiências devem decorrer, pelo menos, durante oito meses, com cerca de 145 dias de julgamento nesse espaço de tempo.

De forma a proteger todos os intervenientes no processo, o julgamento decorre num clima de alta segurança, com reforço do policiamento na Île de la Cité, onde se localiza o Palácio de Justiça.

Um perímetro de segurança vai ser instalado até dia 25 de maio, data prevista do veredicto, permitindo apenas acesso às imediações do palácio pessoas autorizadas como vítimas, advogados ou jornalista.

Lusa

S. Tomé e Príncipe: Carlos Vila Nova vence presidenciais com 57,54% dos votos

O candidato Carlos Vila Nova foi eleito Presidente de São Tomé e Príncipe, à segunda volta, com 57,54%, com um total de 45.481 votos, indicam resultados provisórios hoje divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

De acordo com os mesmos dados, o outro candidato na segunda volta, realizada este domingo, Guilherme Posser da Costa obteve 42,46% da votação, com um total de 33.557 votos.

A abstenção foi de 34,68%, superior à da primeira volta, em 18 de julho, que se situou nos 31,6%.

Os dados provisórios foram anunciados hoje, às 03:00 (04:00 em Lisboa), pelo presidente da CEN, Fernando Maquengo, na sede deste organismo, na capital são-tomense.

Lusa

Imagem:RFI