sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Proença-a-Nova | Alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento em formação CISCO

 

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova está a disponibilizar aos alunos do 2° ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, formação e certificação CISCO CCNA – Cisco Certified Network Associate.
A formação, agora a ser oferecida aos alunos, assenta numa parceria desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova com o IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco.
No final da formação, é esperado que os alunos possam ter a capacidade de instalar, configurar, operar e solucionar problemas em redes roteadas e comutadas de médio porte. Esta certificação inclui três níveis, sendo que neste ano letivo os alunos terão a hipótese de obter a certificação no CCNA 1. A certificação Cisco é uma das formações mais reconhecidas no mundo das TIC e centra-se nas competências fundamentais em redes.
O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova tem ainda desenvolvido outras atividades junto dos seus alunos, como os Magustos Escolares, em Sobreira Formosa e Proença-a-Nova, da qual fizeram parte os familiares e elementos da Universidade Sénior. Encontram-se ainda a decorrer, como de resto já acontecia no ano letivo anterior, as Oficinas de Informática e do Restaurante Pedagógico.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

No Centro Escolar de Cantanhede. Biblioteca Municipal realiza Leituras a 3 vozes de conto infantil

 
Cerca de oito dezenas de alunos das turmas do 4º ano de escolaridade, e respetivos docentes, do Centro Escolar de Cantanhede, assistiram nos dias 15 e 16 de novembro a três sessões de leitura promovidas pela Biblioteca Municipal.
A iniciativa decorreu na Biblioteca Escolar daquele estabelecimento de ensino, com a apresentação do conto O gigante egoísta, de Oscar Wilde, uma das obras que integram as Metas Curriculares escolhidas para o 4º ano de escolaridade. A leitura do conto foi efetuada por técnicas da Biblioteca Municipal, que se deslocaram propositadamente para o efeito.
A iniciativa Leitura a 3 vozes é uma das realizadas pela instituição para dinamizar a leitura e pretende, entre outros aspetos, descentralizar a oferta cultural e, simultaneamente, promover o gosto pelo livro e pela literatura, particularmente junto de crianças de Jardins de Infância e alunos de Escolas Básicas do concelho, apresentando excelentes resultados e grande recetividade junto da população escolar.
O gigante egoísta, um dos mais célebres contos do escritor irlandês Oscar Wilde (1854 -1900), foi publicado pela primeira em 1888 e reflete sobre valores como egoísmo, partilha e afeto.


Barcelos | IPCA TEC Summit: Semana da Tecnologia Promove Conexões Empresariais e Inovação para Estudantes do IPCA

 O Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em parceria com a InvestBraga, está a preparar-se para acolher a muito aguardada IPCA Technology, Education and Companies (TEC) Summit: Semana da Tecnologia, agendada para os dias 27 a 30 de novembro.
Este evento, que conta com a parceria da InvestBraga e o apoio de prestigiadas empresas como AWS, Bosch Car Multimédia, Bresimar Automação S.A., CARI, Cegid Primavera, DStelecom, DSTsolar, ESI Robotics, Festo, Fujitsu Technology Solutions Lda., Natixis in Portugal e Universal Robots, terá lugar no auditório do IPCA, situado na Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, nas proximidades do Altice Forum Braga.
A Semana da Tecnologia surge no âmbito dos esforços estratégicos do IPCA para promover a formação de uma sociedade mais justa e sustentável, impulsionando a inovação, a transferência de conhecimento e a interação com a sociedade. Durante este período, os estudantes do IPCA terão a oportunidade de mergulhar na realidade de empresas de destaque em diversas áreas tecnológicas de mercado. Os temas abordados incluirão automação, robótica, mecânica, pneumática, redes, cloud, inteligência artificial, condução autónoma, energias renováveis, telecomunicações, digitalização e construção civil.
O principal objetivo destas sessões é oferecer aos estudantes, desde o 1º ano, uma visão mais ampla e prática, alinhada com as exigências das sociedades modernas, tanto no ambiente académico quanto no empresarial, promovendo uma maior inclusão e preparação para um futuro de sucesso.
A participação na IPCA T.E.C. Summit, organizada pela Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, é gratuita e as inscrições devem ser efetuadas em https://forms.office.com/e/4BRV0rzUnw.
 
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Ferryboat Elétrico “Salicórnia” chega hoje a Aveiro


O novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia” saiu ontem da Barra de Lisboa pelas 07h00 e chega hoje, sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 17h00, ao terminal 1 da empresa Aveipor, junto ao Forte da Barra de Aveiro, onde, durante as próximas semanas, decorrerão os últimos testes de navegação e carregamento. A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) anunciará brevemente o momento da sua inauguração oficial e a data de entrada em operação do novo navio.O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica. Esta embarcação terá zero emissões de CO2, permitindo a eliminação das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento e a diminuição do consumo energético em cerca de 30%.
A embarcação terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat. A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

“ROTA DAS CHAMINÉS” PERCORRE MALHA URBANA

 No dia 26 de novembro (domingo), realiza-se o passeio pedestre “Rota das Chaminés”, com concentração dos participantes às 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande.
Será realizado um percurso interpretativo na malha urbana marinhense, percorrendo o património histórico industrial do concelho, numa extensão de 8 km e duração estimada de 2 horas, com grau de dificuldade reduzido.

A “Rota das Chaminés” é organizada pelo Município, com o apoio da Associação Marinha em Movimento e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Apresentação da Rede Nacional no âmbito do PEPAC

 O lançamento da Rede Nacional no âmbito do PEPAC vai ter lugar no dia 28 de novembro, na Torre do Tombo, em Lisboa. Mais de dez anos depois da sua criação, a atual Rede Rural Nacional faz o balanço do trabalho desenvolvido na partilha de conhecimento e inovação no setor agrícola. Ao mesmo tempo, debate as perspetivas para o futuro.
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) vai fazer o lançamento da Rede Nacional da PAC, no âmbito do PEPAC, no dia 28 de novembro, na Torre do Tombo, em Lisboa. O evento destina-se a todos os membros da comunidade agrícola e florestal e, para além celebrar uma década de Parcerias, Inovação e Sustentabilidade da Rede Rural Nacional (RRN), vai também apresentar perspetivas para o futuro.
O programa inclui uma mesa-redonda, na qual os participantes são convidados a debater temas relacionados com inovação, práticas agrícolas sustentáveis e os desafios que o setor enfrenta. Trata-se de uma oportunidade para networking, partilha de experiências e diálogo construtivo entre todos os envolvidos.
A sessão acolhe ainda a partilha de vários testemunhos inspiradores, que espelham o percurso da RRN e a experiência do trabalho em rede. As inscrições estão abertas, são gratuitas, mas limitadas à lotação do espaço. O programa definitivo será divulgado em breve.
Ao longo dos anos, a Rede Rural Nacional tem sido um elo entre os diversos atores do setor agrícola. Tem desenvolvido uma plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e de conhecimento e coopera na melhoria da aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e na qualificação dos agentes implicados no desenvolvimento rural.

Célia Oliveira
DSTAR / Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo

Castelo de Paiva | RECRIAÇÃO HISTÓRICA E TEATRAL NO LARGO DO CONDE. AUTO DE FLORIPES MOSTRA A CULTURA DE S. TOMÉ


No âmbito das “Actividades de Cariz Desportivo, Cultural, Ambiental e de Intervenção Cívica ou Comunitária” ministrada ao Curso Técnico de Restaurante/Bar, a URBE - Entidade Formadora de Cursos de Aprendizagem, vai promover hoje à noite, 𝟏𝟕 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, a partir das 𝟐𝟏:𝟎𝟎 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬, uma recriação histórica e teatral com a participação dos alunos de S. Tomé e Príncipe, que estão no concelho, no contexto de formação.
Esta iniciativa cultural traduz-se na realização de uma encenação teatral sobre a história de São Tomé e Príncipe intitulada "Auto de Floripes", que terá lugar no cenário do 𝐋𝐚𝐫𝐠𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐝𝐞, em Castelo de Paiva, um espetáculo a não perder.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

semana da ciência e da tecnologia 2023 – 20 a 26 de novembro. Agrária de Coimbra dá a conhecer o seu trabalho na área da ciência e tecnologia

Para dar a conhecer os seus cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia organizada pelo Ciência Viva, que este ano decorre de 20 a 26 de novembro, dinamiza um conjunto de atividades.
Ao todo são cinco as atividades a ser promovidas:
§  A Ciência n(d)a ESAC [Exposição] – 20 a 24 de novembro, 10h00 às 18h00, corredor do edifício principal;
§  Investigação na ESAC: o Olhar para o Futuro! [Documentário] – 20 de novembro, 10h00;
§  Oficinas de Ciência na ESAC [Workshop] – 22 de novembro, 14h00;
§  Percurso Interpretativo do Ensino na Escola Agrária de Coimbra [Passeios Científicos] – 22 de novembro, 14h00;
§  Ambiente e Sustentabilidade no nosso dia-a-dia [Café de Ciência, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios] – 24 de novembro, 14h00.
A totalidade das atividades inseridas na Semana da Ciência e da Tecnologia 2023 podem ser consultadas em https://www.cienciaviva.pt/semanact/2023/.
 
Isabel Silva

 

Universidade Católica no Porto celebra 20 anos da CASO – Católica Solidária. Católica celebra Voluntariado Universitário na e com a comunidade


Refletir sobre o contributo das experiências de voluntariado do ensino superior é um dos objetivos da conferência de encerramento dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), um programa de Voluntariado criado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que irá contemplar a apresentação do estudo “Impactos percebidos da experiência de voluntariado dos estudantes e alumni da UCP: Os 20 Anos da CASO”, serão realizadas duas mesas redondas sobre “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade” e “Voluntariado Transforma para a Vida - A Voz dos dados”, e que terminará com uma cerimónia de compromisso de mais de X estudantes. O evento decorre já a 21 de novembro, a partir das 15h30, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa.
“Acreditamos que o voluntariado é transformador de vidas. Os alunos muitas vezes testemunham que, através do voluntariado crescem e desenvolvem competências,” indica Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP). “Enquanto Universidade Católica a nossa missão é a de proporcionar uma formação integral aos estudantes assente em valores humanistas e cristãos”, afirma Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Laurinda Alves (autora, professora de Comunicação, Liderança e Ética) marcará presença na primeira mesa redonda “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade”, que terá como oradores - Carlos Prieto (Comillas Solidária - Universidade de Comillas), Manuel Alçada (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Teresa Guimarães (APPACDM – Porto) -, com moderação de Filipe Martins (docente e membro da Área Transversal de Economia Social – ATES). No segundo painel, sob o tema “Voluntariado Transforma para a Vida - A Voz dos dados” serão vários os testemunhos de alunos da Católica no Porto. O A CASO - 20 anos, muitas horas de voluntariado

Ao longo dos 20 anos de atividade da CASO, totalizaram-se 1500 voluntários e 65 mil horas de voluntariado em diversas instituições: centros sociais, escolas, lares, associações de apoio à deficiência, museus, centros comunitários, entre outros. São números que revelam a dimensão e a importância do trabalho desenvolvido pela CASO e que refletem o envolvimento com a comunidade. São sinais de que “vale a pena continuar” e de que é um projeto, verdadeiramente, centrado nas pessoas.

A CASO abre uma porta para mundos completamente diferentes oferecendo aos participantes uma experiência de vida emocional, intelectual e de dinâmica que se mantém e se manterá para o resto da vida. A CASO com o envolvimento com a comunidade tem trazido uma mais-valia não só para os alunos que crescem, mas também para a sociedade e para as mais de 35 instituições parceiras com quem a Universidade Católica colabora.

A Católica Solidária - CASO – integra-se na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e oferece, desde 2002, experiências de voluntariado, a toda a comunidade académica, sobretudo a estudantes, mas também a colaboradores docentes e não-docentes e a alumni.

A Conferência CASO – Inovar com propósito: voluntariado na e com a comunidade realiza-se a 21 de novembro na Universidade Católica Portuguesa no Porto. A entrada é livre, mas se inscrição obrigatória.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO COMPETE 2030 REÚNIDO NA MARINHA GRANDE

 O Centro Empresarial da Marinha Grande acolheu esta sexta-feira, 17 de novembro, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento da autoridade de Gestão do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, admitiu que “a tradição industrial existente no concelho da Marinha Grande, com o empreendedorismo dela resultante e que se reflete também nos serviços de design e engenharia, que potenciam a capacidade das empresas da região, só é possível graças à importância dos Fundos Europeus. Só deste modo é possível que as empresas da região sejam mais inovadoras e competitivas”.
O presidente Aurélio Ferreira acrescentou que “as competências há muito aqui instaladas, serão uma boa montra para a premissa do Ano Europeu das Competências. O trabalho e o apoio do COMPETE 2030  e dos Fundos Europeus será o trampolim e o complemento para garantir o sucesso futuro da Marinha Grande e zona envolvente”.
O presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Nuno Mangas, justificou a escolha da Marinha Grande para a realização da reunião pela “sua atividade empresarial e presença de indústria empregadora”, que faz desta região “um território que tem uma forte vocação empresarial”.

A reunião contou ainda com a presença de representantes de diversas entidades, nomeadamente, DG Regio, DG Emprego da Comissão Europeia, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, entre outras instituições.

Para além da troca de informações, os membros do Comité de Acompanhamento visitaram alguns projetos executados com apoio de Fundos Europeus, no âmbito do COMPETE.

O COMPETE 2030, o programa atual em vigor, aprovado pela Comissão Europeia para o período de 2021-2027, dispõe de uma dotação de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, dos quais 3.504 Milhões de euros FEDER e 400 Milhões de euros FSE+. O Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030 é o órgão responsável por monitorizar e supervisionar a implementação e o progresso dos projetos financiados.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo vai ter a sede em Reguengos de Monsaraz

 O Município de Reguengos de Monsaraz, a Universidade de Évora, a ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo e a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vão avançar para a constituição e criação do Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo, que terá a sede em Reguengos de Monsaraz. Este grupo de membros fundadores vai criar um grupo de trabalho para definir a visão, a missão, os objetivos, os estatutos, o modelo de governação, o roadmap tecnológico e o plano de ação.
Os parceiros vão convidar várias entidades para integrarem o grupo fundador. A primeira reunião do grupo de trabalho está agendada para o dia 27 de novembro.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “a atual gestão autárquica tem uma opção estratégica clara de desenvolvimento do concelho e de captação de quadros altamentes qualificados para aumentar a potenciação de desenvolvimento de conhecimento para o principal setor económico do concelho, nomeadamente a vinha, a paisagem, o solo e a água”. A autarca explica que “o nosso objetivo inicial foi a persecução da criação de um centro, ou polo, de investigação no concelho. Após contatos e algumas reuniões com a Universidade de Évora, sentimos verdadeiramente qual o caminho a seguir e as duas instituições iniciaram os trabalhos para a criação de uma Unidade de Inovação e Desenvolvimento, tal como está definido no regulamento do Portugal 2030, para posteriormente conseguirmos a certificação de Centro de Tecnologia e Inovação”.
Marta Prates acredita que “estamos perante um momento de viragem para a nossa região, visto que a sul do Tejo não existe nenhum Centro de Tecnologia e Inovação, pelo que poderá ser um centro gerador de conhecimento ao serviço dos stakeholders para melhorar e proteger uma atividade tão nobre e geradora de riqueza como é a vitivinicultura. A nossa visão é colocarmos o conhecimento ao serviço das pessoas, neste caso dos produtores de vinho do Alentejo”.
 
*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem



Estudo internacional desenvolve equações que preveem e podem ajudar no diagnóstico mais precoce da diabetes

 
Um estudo internacional, em que participa Aristides Machado-Rodrigues, investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e Luísa Macieira, docente da Faculdade de Medicina da UC (FMUC), publicado na Nature Medicine, desenvolveu equações que preveem e podem ajudar no diagnóstico precoce e mais preciso da diabetes.

Este artigo científico vem mostrar ainda que a utilização de um único bio marcador no rastreio da diabetes, a glicose em jejum, subestima o seu impacto na saúde das nossas populações.

A diabetes, sendo uma doença crónica, pode causar inúmeras complicações de natureza cardio-metabólica, tanto ao nível das complicações microvasculares como macrovasculares. O diagnóstico precoce pode permitir um tratamento menos invasivo e capaz de evitar o seu desenvolvimento ou agravamento.

Segundo Aristides Machado-Rodrigues, também docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), atendendo a que ambos os marcadores de rastreio, glicose em jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c), são preditores do risco de diversas complicações de saúde e da mortalidade, «a confiança em apenas um bio marcador pode subestimar ou atrasar o diagnóstico da diabetes em algumas populações e, consequentemente, aumentar o risco das complicações de natureza metabólica e cardiovascular».

«Os dados da presente investigação mostram que este assunto é especialmente relevante em países de estatuto socioeconómico baixo e médio, onde as dificuldades de recursos tornam a glicose em jejum como a metodologia mais comum de diagnóstico, possivelmente porque a avaliação da hemoglobina glicada nos remete para equipamentos e reagentes mais dispendiosos e, até, porque a normalização do processo laboratorial da HbA1c requer técnicos especializados e nem sempre estão amplamente disponíveis», revela Aristides Machado-Rodrigues, coautor do estudo.

Luísa Macieira, chama a atenção para o facto de «cerca de 12% dos participantes terem diagnóstico prévio de diabetes ou este ter ocorrido durante os estudos, demonstrando assim a dimensão do problema à escala global com impacto aos mais diversos níveis, desde o individual, ao familiar, social, político e económico entre outros». Adicionalmente, constatou-se, uma vez mais, que «um índice de massa corporal (IMC) aumentado está ligado ao diagnóstico prévio de diabetes e àqueles que foram diagnosticados com diabetes durante os estudos», refere a docente da FMUC.

Os investigadores que representam a UC neste estudo dão ainda enfoque à necessidade de rastreios com início ainda em idade pediátrica, sobretudo aos indivíduos de risco (IMC e perímetro da cintura aumentados, bem como a massa gorda aumentada), o que possibilitaria a deteção precoce do problema que é a diabetes e o qual pode estar presente no individuo durante longo período antes de ser diagnosticado.

A investigação, realizada por um consórcio liderado pelo Imperial College London e que envolveu cerca de 400 investigadores, analisou dados de 2000 a 2021 relativos ao diagnóstico da diabetes de 117 estudos internacionais, correspondendo a 601.307 adultos (56% mulheres), com uma idade média de 50 anos, dos quais 327.554 possuíam dados completos da glicose em jejum e da HbA1c.

O artigo científico pode ser consultado aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | Doação de sangue no Crato

As simpáticas terras do Priorado receberam mais uma colheita do precioso tecido que nos corre nos vasos sanguíneos. Registe-se que a primeira vez que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – promoveu uma brigada no exterior, ainda no século passado, foi no Crato. O centro de saúde abriu portas e desta feita recebeu 26 voluntáriosnove eram do sexo feminino.
Esta operação logística contou com a presença da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. Depois de avaliados os presentes, três deles não estavam em condições para concretizar a doação.
Como tal, foram 23 as unidades de sangue total recolhidas no Crato.
Positivo o facto de terem comparecido três dadores duas mulheres e um homem que fizeram o seu batismo na doação. E sentiram-se bem, pelo que vão continuar a colaborar ativamente.
A Câmara Municipal do Crato apoiou a realização do almoço convívio que reuniu quem tornou realidade este evento solidário.

18 de novembro em Areias
O Ano de 2023 está a findar, mas ainda temos previstas duas colheitas. A 18 de novembro, vamos marcar presença na Casa do Povo de Santo António das Areias, Marvão. E finalizamos a agenda a 16 de dezembro, na sede dos bombeiros de Monforte. Sábados, de manhã, têm lugar as colheitas da ADBSP.
Já ouviu o Quartas de Sangue? O programa é emitido todas as quartas-feiras, pelas 11.00 horas na Rádio Portalegre.