sexta-feira, 12 de maio de 2017

“Possamos, com Maria, ser sinal e sacramento de misericórdia de Deus”

Leia na íntegra a saudação do Papa Francisco aos fiéis antes do Rosário, esta noite em Fátima
Resultado de imagem para “Possamos, com Maria, ser sinal e sacramento de misericórdia de Deus”
"Sinto que Jesus vos confiou a mim e a todos abraço e confio a Jesus, 'principalmente os que mais precisarem', como Nossa Senhora nos ensinou a rezar. Ela, Mãe doce e solícita de todos os necessitados, lhes obtenha a benção do Senhor."
"Sobre cada um dos deserdados e infelizes a quem roubaram o presente, dos excluídos e abandonados a quem negam o futuro, dos órfãos e injustiçados a quem não se permite ter um passado desça a bênção de Deus encarnado em Jesus Cristo.
"Esta bênção cumpriu-se cabalmente na Virgem Maria, pois nenhuma outra criatura viu brilhar sobre si a face de Deus como Ela, que deu um rosto humano ao Filho do eterno Pai podendo nós agora contemplá-lo nos sucessivos momentos gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da sua vida, que repassamos na recitação do Rosário. Com Cristo e Maria permaneçamos em Deus. Na verdade, "se queremos ser Cristãos, devemos ser marianos (Paulo VI). Assim, sempre que rezamos o terço neste lugar bendito, como em qualquer outro lugar, o Evangelho retoma o seu caminho na vida de cada um, das famílias, dos povos e do mundo."
"Peregrinos com Maria... Qual Maria? Uma "Mestra da vida espiritual", a primeira que seguiu Cristo pelo caminho estreito da cruz dando-nos o exemplo, ou então uma Senhora inatingível e, consequentemente, inimitável. A "bendita por ter acreditado" sempre e em todas as circunstâncias nas palavras divinas, ou então uma "santinha" a quem se recorre para obter favores a baixo preço?
"A Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja orante ou uma esboçada por sensibilidades objetivas que a veem segurando o braço justiceiro de Deus pronto a castigar: uma Maria melhor do que Cristo, visto como juiz e piedoso; mais misericordiosa do que o Cordeiro imolado por nós?
"Grande injustiça fazemos a Deus e à sua graça, quando se afirma em primeiro lugar que os pecados são punidos pelo seu julgamento, sem antepor - como mostra o Evangelho - que são perdoados pela sua Misericórdia. Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e em todo o caso o julgamento de Deus será sempre feito à luz da sua misericórdia. Naturalmente, a misericórdia de deus não nega a justiça, porque Jesus tomou sobre si as consequências do nosso pecado juntamente com a justa pena. Não negou pecado, mas pagou por nos na cruz. Assim, na fé que nos une a Jesus Cristo, ficamos livres dos nossos pecados; ponhamos de lado qualquer forma de medo e de temor, porque não se coaduna em que é amado. "sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do carinho. Nela vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam de maltratar os outros para se sentirem importantes (é da exortação apostólica Evamngelium Gaudium).
Possamos, com Maria, ser sinal e sacramento de misericórdia de Deus, que perdoa sempre, perdoa tudo.
Tomados pela mão da Virgem Maria e sob o seu olhar podemos cantar com alegria as Misericórdias do Senhor. Podemos dizer-Lhe: A minha alma para Vós, Senhor! A misericórdia, que usastes para com todos os vossos santos e com todo o vosso povo fiel, também chegou a mim. Pelo orgulho do meu coração, vivi distraído atrás das minhas ambições e interesses, mas não ocupei nenhum trono, Senhor! A única possibilidade de exaltação que tenho é que a Vossa Mãe me pegue ao colo, me cubra com o seu manto e me ponha junto do Vosso coração. Assim seja."
Fonte: DN
Foto: REUTERS/TONY GENTILE

Chelsea conquista sexto título de campeão

Resultado de imagem para Chelsea conquista sexto título de campeão
O Chelsea conquistou hoje pela sexta vez o campeonato inglês de futebol, ao vencer fora o West Bromwich, por 1-0, em jogo da 37.ª jornada da 'Premier League'.
Seis minutos depois de entrar em campo, o belga Michy Batshuayi marcou, aos 82 minutos, o único golo do encontro, dando o título ao conjunto comandado pelo italiano Antonio Conte, naquele que é o sexto título da história dos londrinos e quinto no século XXI.
Com este triunfo, os 'blues' passaram a somar 87 pontos, contra os 77 do Tottenham, que, com três encontros por disputar, já só pode conseguir mais nove. O West Bromwich segue no oitavo posto, com 45.
Fonte: Lusa/DN

Sobrinho da estilista Carolina Herrera foi sequestrado e assassinado

Fontes não oficiais dão conta de que a família venezuelana teria negociado o pagamento do resgate
O empresário venezuelano Reinaldo José Herrera Sánchez, 34 anos, sobrinho da estilista Carolina Herrera foi hoje encontrado morto, junto a um colega, o arquiteto Fabrizio Alberto Mendoza, 31 anos, numa estrada antiga que liga Caracas a La Guaira (norte).
Fontes policiais, disseram que as vítimas teriam sido sequestradas na noite de quinta-feira, depois de saírem do restaurante Rey David, propriedade de portugueses, em La Boyera, El Hatillo, a sul de Caracas.
As vítimas foram encontradas no interior de uma carrinha Toyota Hilux, com indícios de terem sido baleados na cabeça.
Reinaldo José Herrera Sánchez teria sido obrigado, pelos raptores, a entregar dinheiro e objetos de valor que tinha no apartamento onde residia.
Fontes não oficiais dão conta de que a família teria negociado o pagamento do resgate.
Reinaldo José Herrera Sánchez era sobrinho de Maria Carolina Josefina Herrera Pacanins, marquesa de Torre Casa, mais conhecida como Carolina Herrera, uma estilista venezuelana radicada nos Estados Unidos.
A insegurança, designadamente os sequestros, constitui uma das principais queixas dos venezuelanos, país onde em 2016 ocorreram mais de 18.000 assassinatos e ainda onde, segundo fontes não oficiais, há um homicídio a cada 20 minutos.
A população queixa-se da falta de eficácia dos programas de segurança efetuados pelo Governo e que há muitas armas a circular no país, apesar de ter sido posto em prática um plano de desarmamento de civis.
Fonte: Lusa
Foto: .REUTERS/DANNY MOLOSHOK

Comandante do Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva

Resultado de imagem para Comandante do Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva
A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Cassação italiano.
A última instância judicial italiana confirmou hoje a condenação a 16 anos de prisão a Francesco Schettino, antigo comandante do paquete Costa Concordia, pela sua responsabilidade no naufrágio que causou 32 mortos, em 2012, anunciaram os seus advogados.
Schettino, que foi chamado pelos meios de comunicação como "comandante cobarde", por ter abandonado o navio de cruzeiros em plena operação de evacuação e salvamento dos passageiros, foi condenado em fevereiro de 2015 a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio e naufrágio, numa pena que foi confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.
Resultado de imagem para Comandante do Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva
A decisão de confirmar a sentença foi hoje tomada pelo Tribunal de Cassação italiano, com sede em Roma.

Fonte: TSF
Foto: REUTERS/Max Rossi 

ASSOCIAÇÃO DA GNR PROPÕE LOUVAR A ILEGALIDADE E O INCUMPRIMENTO DE REGRAS


GNR DO MONTIJO ACUSADO DE ABUSO DE PODER

Faz sentido que as regras da GNR proíbam a ação do agente na repartição de finanças do Montijo, como podem constatar no artigo que compilamos via Expresso, o que não faz sentido é depararmos com um título como o que se segue por referência a uma associação profissional dos profissionais da GNR: Associação Sócio-Profissional da GNR espera que detenção efetuada por militar nas Finanças “mereça público louvor”

Essa tal associação considera sem pejo que o incumprimento das regras da GNR e a agressão aos cidadãos sem justificação deve ser louvada… É uma associação que diz tudo o que contém no seu âmago e que é incompatível com o Portugal Democrático, que - pelo dito - muito pouco mudou para alguns dos que nos devem proporcionar segurança e não agressões injustificadas. Talvez só para alguns da associação e da GNR (esperemos que não seja assim para todos) o tempo está a voltar para trás e o respeito devido pelas regras da instituição que representam e pelos cidadãos foram mandados às urtigas. Assim podem voltar os "69" nas manifestações e "ajuntamentos". Esses mesmos podem, por nada, atirar os cavalos para cima das multidões mesmo sem justificação plausível. Há anos atrás eram esses tais 69 (besta por cima e cavalo por baixo), como nos tempos deploráveis da ditadura Salazar-fascista.

Sabemos que, felizmente, nem todos são saudosistas desses tempos horríveis na GNR, mas que uns quantos por lá existem já não dá para ter dúvidas depois de sabermos a opinião de um representante associativo e associação dos GNRs, que se devia pautar por regras e legalidade em democracia. Em vez disso pretende louvar a ilegalidade. Infeliz, impressionante e preocupante. Resta a consolação de, provavelmente, não serem muitos os profissionais da GNR que se revêem nas palavras e no sentir dessa tal associação e seu dirigente e porta-voz.

A seguir, do Expresso, sobre as regras que o agente não respeitou, investindo com violência contra um cidadão que nem por sombras foi violento.


Esperemos que a democracia e a legalidade funcionem  e sirvam de exemplo aos agentes das forças de segurança que não sabem respeitar as regras, a legalidade, os direitos dos cidadãos.

CT | PG

Regras da GNR proíbem ação de militar nas Finanças do Montijo

Uso da força física só está autorizado como reação a resistência ativa. Imagens não mostram qualquer comportamento agressivo por parte do cidadão brasileiro na Repartição de Finanças do Montijo

uso da força física por parte dos militares de GNR está previsto na lei e nas normas internas desta polícia mas tem fortes restrições baseadas no conceito da proporcionalidade. Segundo uma circular interna da GNR de 2014, a que o Expresso teve acesso, o uso da força deve ser sempre "uma opção do adversário". Isto é, a iniciativa nunca deve partir do militar.

De acordo com o documento, o contacto físico só deve ser utilizado quando "o adversário resistir ativamente" e o militar necessitar de "defesa pessoal". Nas imagens gravadas na Repartição de Finanças do Montijo esta terça-feira à tarde pelo próprio cidadão brasileiro, Jair Costa, nunca é visível qualquer ato de agressividade física ou de de resistência ativa embora o comunicado emitido pela GNR sobre o assunto refira uma "atitude imprópria e ofensiva" para com os funcionários das finanças. Nestes casos, e segundo as normas da GNR, o militar deveria ter-se ficado pelo contacto verbal e pela ordem de prisão.

O facto de a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter sido chamada para dirigir o inquérito significa que está em causa a suspeita de "abuso de autoridade".

A circular da GNR é taxativa: "Cada patamar do uso da força [da parte dos militares] deve ser completamente esgotado antes de passar para o patamar seguinte. A subida ou descida de patamar deve atender à adequabilidade, necessidade e proporcionalidade da resposta, face ao comportamento do adversário".

Uma ideia que é reforçada no Regulamento de Disciplina da Guarda Nacional Republicana, que defende que os militares devem utilizar “a persuasão como regra de atuação”, “só fazendo uso da força esgotados que sejam os restantes meios”. O regulamento diz ainda que tem de haver “proporcionalidade” e uma “resposta adequada”. Ou seja, se algum agente foi agredido ou se houver terceiros em perigo ou também agredidos.

De acordo com as imagens do vídeo, o militar imobiliza Jair Costa apertando-lhe o pescoço com um golpe usado nas artes marciais chamado "mata-leão", que o fez desmaiar por alguns segundos. A circular de 2014 da GNR classifica as zonas da cabeça e do pescoço como "vermelhas", sendo consideradas "de elevado risco de ocorrência de lesões graves e permanentes (ou de difícil recuperação)".

Nada de grave aconteceu ao brasileiro, que foi indiciado pelos crimes de desobediência e coação de funcionário. Ficou com a medida de coação mais ligeira: termo de identidade e residência.

O caso é investigado pela IGAI e o Ministério Público abriu um inquérito que abrange "toda a factualidade relacionada com a matéria".

Contactado pelo Expresso, o gabinete de comunicação da GNR não faz comentários sobre o caso. "O processo de averiguações interno está a decorrer conforme foi divulgado ontem. Não existem mais declarações", afirma um dos porta-vozes da Guarda.

Hugo Franco | Rui Gustavo | Expresso

AS VISÕES QUE O ESTADO NOVO SILENCIOU


Carlos Alberto diz que viu Nossa Senhora nove vezes. O caso encheu as primeiras páginas de muitos jornais nacionais em 1954. O vidente tinha 11 anos, foi observado por psiquiatras, esteve na casa do diretor da cadeia de Alcoentre e foi inquirido por autoridades civis e religiosas. A censura proibiu a circulação de um livro que relata o sucedido e a PIDE abriu um processo, pouco depois de Portugal ter perdido um enclave do império colonial na então Índia portuguesa. O culto continua, 63 anos depois

No domingo 16 de maio de 1954, a professora da escola da Asseiceira decidiu dar uma aula suplementar à sua dezena de alunos que iria fazer exame de instrução primária em julho. Como estava doente, os miúdos sentaram-se nas escadas exteriores da casa de D. Manuela. “A dada altura, o Carlos Alberto pediu para se ausentar, veio para este terreno onde havia árvores, silvas e um valado. Quando regressou, disse que tinha visto Nossa Senhora e que ela iria voltar a 16 de junho. Nenhum de nós duvidou. Nem a professora”, lembra Manuel Carreira, 74 anos, colega de escola e companheiro de brincadeiras de Carlos Alberto.

A família do Carlos Alberto vivia em “condições de pobreza extrema”, diz Manuel Carreira: “Eu estou a andar mais de 60 anos para trás e a ver-me aqui miúdo, descalço o ano inteiro. A escola era uma casa de telha vã, num primeiro andar, tinha vidros das janelas partidos e, no inverno, nós levávamos latas com brasas para nos aquecermos. Hoje... ninguém consegue imaginar como era”.

“Nessa altura [em maio de 1954], o Carlos Alberto morava nos Casais dos Quintinos, a dois ou três quilómetros daqui. Levava uma lancheirinha para a escola e à hora de almoço ia a minha casa aquecer a comida. Éramos muito próximos”, acrescenta o amigo.

CENTENAS DE PESSOAS NA SEGUNDA VISÃO

No dia 16 de junho de 1954 juntaram-se na Asseiceira centenas de pessoas. Muitas mais do que as que viviam naquela pequena aldeia à beira da Estrada Nacional nº 1, a menos de 80 quilómetros de Lisboa e de Fátima. As pessoas vieram a pé, de burro pelos campos e juntaram-se no terreno onde o vidente teve a primeira visão por volta do meio-dia solar.

Manuel Carreira não viu Nossa Senhora mas viu o amigo entrar em transe e começar a falar com o loureiro. E ouviu gente a dizer que estava a ver alguma coisa. Os habitantes da aldeia improvisaram um altar e começaram a rezar o terço todos os dias “à noitinha”. Ainda o rezam todos os dias.

Nesta altura, Carlos Alberto começou a ser interrogado pelas autoridades locais, civis e eclesiásticas. A visão de 16 de julho foi objeto de manchetes e reportagens de boa parte da imprensa nacional. Os relatos dos jornais estimam que tenham acorrido à Asseiceira entre 20 a 30 mil pessoas [consoante os títulos], vindas de todo o país, para assistirem à terceira visão de Nossa Senhora.


Fátima | CENTENÁRIO DAS ALEGADAS VISÕES (RESTRITAS), NÃO DAS APARIÇÕES


Neste momento o papa Francisco está no ar, a voar. Chega a Monte Real cerca das 4 horas da tarde. O programa da suas estadia em Fátima tem sido divulgado até à saturação, por isso não se justifica aqui usar espaço para também o divulgar. Em Fátima já lá estão imensos pagadores de promessas e crentes sinceros, na mistura também estão os hipócritas, os curiosos, os estudiosos, os vigaristas, os carteiristas, imensos elementos do clero, centenas de agentes de segurança sem mãos a medir para o serviço que têm de cumprir com eficácia, os da banca não oficial do Santuário de Fátima já estão a controlar o pilim (as notas e moedas) há uns dias, e a Fátima vai chegar o suprasumo papal Francisco. Homem que cativa e que quase nada tem que ver com os papas anteriores, da igreja dos ricos, dos pedófilos, dos cambalachos da banca ambrosiana cheia de podres. 

A PAZ EM PRIMEIRO LUGAR

Em Fátima temos e queremos ver a Paz em primeiro lugar, a tal nossa senhora é mesmo de barro e se alguém daquela figura tem de ser venerado é o artista que a moldou e a trabalhou. O provável "barrete" de Fátima permanece e chamam-lhe o centenário das aparições… Não. Na melhor das hipóteses poderá ser o centenário das visões. Provavelmente até foram visões só da Lúcia, que induziu os seus primos – todos miúdos e pastores – sobre a visão que teve (ou não). Até pode ter sido uma grande trapaça, que ela sempre manteve. Não sabemos. Mas, atenção: são visões e não aparições, pois muitos que ali foram para ver não viram nada, e assim declararam, está dito e redito, escrito e reescrito. Mesmo assim nada justifica que impere o respeito pela crença de outros, e são muitos. Afinal é um acontecimento que seja de origem ficcional, de patranha, ou real, só para uns quantos, merece ser tratado à luz da liberdade religiosa que é ponto marcante da Constituição da República Portuguesa. Assim seja. E que a paz seja o ponto principal deste encontro de tantas pessoas de fé, incluindo Francisco.

Não há santo que substitua Deus, dizem os menos apegados ao grande negócio de Fátima. E isso não é só uma visão limitada mas sim visão de um facto alargado à vista e entendimento de todos. Aquilo é um negócio que em tudo se pode comparar aos vendilhões do templo da era e descrições bíblicas. Vigaristas e gananciosos existem em todo o lado. No clero português também.

Siga para o Expresso Curto, por Ricardo Costa. Curto que também tem Fátima em destaque, como não podia deixar de ser.

MM | PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Ricardo Costa | Expresso

Então, até amanhã à meia-noite

O Expresso Curto de hoje podia ser mesmo muito curto e começar e acabar assim:

"Bom dia, o Papa Francisco chega hoje a Portugal para uma visita de vinte e quatro horas. A visita do muito popular Sumo Pontífice assinala o centenário das aparições de Fátima e vai dominar todas as atenções em Portugal, sendo que as autoridades aguardam que um número inédito de peregrinos se desloque ao Santuário de Fátima, apesar do mau tempo.

O Papa Francisco regressará a Roma amanhã depois da hora de almoço, poucas horas antes do Benfica receber o Vitória de Guimarães em casa, num jogo que pode decidir o campeonato e garantir o “tetra” à equipa da Luz, e dos portugueses prestarem uma estranha e inédita atenção ao Festival da Eurovisão, assinalando a fulgurante popularidade do nosso representante, Salvador Sobral.

O fim desta épica jornada de feitos inéditos – visita do Papa Francisco, possível tetra do Benfica e disputa pela vitória na Eurovisão – será simbolicamente assinalada com a reabertura das fronteiras, pela meia-noite de amanhã, com Portugal a regressar ao espaço Schengen e, espera-se, à consequente normalidade em todo o território.

Tudo indica que a pátria volte a ser reconhecível na madrugada de domingo. Até lá, não se surpreenda com nada, é o aviso que deixamos a crentes, agnósticos e ateus, seja em que matéria for.

Este foi o seu Expresso Curto mais curto de sempre. Na segunda-feira voltaremos a falar do que se passa no mundo e no país, tenha uma boa sexta-feira e um ótimo fim de semana e amanhã não se esqueça de comprar o Expresso".

Quem quiser que fique por aqui, porque tudo o resto, como se costuma dizer na gíria, são trocos. É que quando o avião do Papa aterrar na base Aérea de Monte Real, como também se costuma dizer na gíria, pára tudo. E depois, como todos costumamos dizer nas redações, não se passa mais nada.

E quando passar, vai ser para só se falar (?) de futebol. E quando os benfiquistas estiverem aos gritos - de alegria ou de ansiedade por mais um dia ou uma semana de espera – vamos tentar ajustar anos e anos de contas em atraso com a malta da Eurovisão. Ao fim do dia, será caso para muitos gritarem, como o Éder fez na Alameda, “hoje é feriado, c*****o”.

Enfim, como sportinguista, custa-me recorrer à expressão que se segue. Mas já que o tom do Curto de hoje é este, vamos às outras notícias, nuns "cinco muitos à Benfica".

nota: o autor foi coagido pela estranha combinação de acontecimentos a recorrer a esta "muleta estilística" e promete não voltar a usá-la em períodos de normalidade, sua ou do país.

OUTRAS NOTÍCIAS (mais ou menos)

Vamos então ser rápidos e passar os olhos por sites, televisões e capas dos jornais nacionais.

No Expresso Online, o tema de topo é… aparições. Ok. Um pouco mais abaixo temos Fátima, Benfica e Salvador Sobral. Lindo serviço.

Mais um pouco para baixo, e depois de tropeçar em mais ângulos sobre Fátima, Benfica e Salvador Sobral (a malta esforçou-se, reconheço), eis que me deparo com a paz mais inesperada do virar do século.

Não, o Hamas não foi com uma pomba na mão a caminho de Jerusalém ao encontro de um Netanyahu de bandeira branca, mas quase: “Sporting e FC Porto anunciaram o reatamento das relações institucionais, com base na "urgência e necessidade de pacificação do futebol português", indicaram os clubes nos seus sítios oficiais na Internet. Hum…

No Observador, escapo-me a dez ângulos sobre Salvador Sobral e Fátima e fixo-me na manchete. Uma entrevista a Rui Moreira, onde o autarca diz que já parecia que a sua recandidatura ao Porto era "do PS apoiada por um movimento independente", acrescentando que a "mercearia" destrói a credibilidade dos partidos. Fica o link para lerem lá para domingo.

No site da SIC Notícias, há… Fátima, Fátima, Fátima e… o regresso do Santo José Mourinho. Sete anos depois, o treinador regressa a uma final europeia. O seu Manchester United sofreu até ao último minuto mas lá carimbou a passagem à final da Liga Europa. O outro finalista é o Ajax, que andava afastado destas lides há anos sem conta.

No Público, há Fátima em quantidades generosas, mas no topo podemos destacar que “Depois dos médicos, podem ser os juízes a fazer greve”. O jornal adianta que o Ministério da Justiça mantém em segredo projecto de revisão do estatuto dos magistrados judiciais. Assim sendo, a Associação Sindical de Juízes não descarta uma paralisação para protestar.

No DN, pode-se destacar um trabalho sobre a estranha chuva de promessas sobre estações de metro em Lisboa. O jornal escreve que o plano que Assunção Cristas anunciou para a expansão da rede pega basicamente num plano do tempo de José Sócrates, de 2009 e ao qual a líder do CDS e candidata à câmara da capital retirou seis estações.

No Jornal de Negócios, destaca-se a avaliação que a Bolsa de Lisboa está a fazer sobre a permanência do Montepio no PSI-20, na sequência da transformação da caixa económica numa sociedade anónima.

As notícias internacionais continuam a ser dominadas pela demissão do diretor do FBI, que já obrigou Donald Trump a dar uma confusa entrevista televisiva e sucessivas explicações. O caso pode mesmo minar a Presidência de Trump, com várias pontas soltas nas relações com o Kremlin e desmentidos do diretor interino do FBI.

Em França, a ressaca das eleições não está a ser fácil de seguir, com uma chuva de informação sobre as listas para as legislativas que se seguem. Na Frente Nacional, o caos e a confusão estão instalados, com o partidos a fazer a catarse em público.

O estado de saúde de José Eduardo dos Santos está a ser alvo de grande especulação em Angola, com o Presidente alegadamente em tratamentos em Espanha. Mas Luanda já desmentiu oficialmente os rumores.

Há mais notícias, claro. Mas, enfim, já sabemos que hoje é um dia especial.

FRASES (e aparentados)

“Fátima, Benfica, Salvador Sobral: dez dicas para escapar ao 13 de maio mais agitado de sempre”. Título do Expresso Online sobre… já sabem

“Veja o vídeo. Música de Salvador Sobral cantada por jovens ucranianas”. Trabalho do Observador sobre… isso, acertaram

“As versões humorísticas da canção de Salvador Sobral”. Trabalho no DN sobre, ena ena, isso mesmo.

O QUE EU ANDO A LER (depois percebem)
Uma biografia de Cosme Damião, o Manual de Instruções do Festival da Canção e uma Monografia sobe as gentes de Fátima…

Agora a sério. Ainda ando às voltas com Hoje Estarás Comigo no Paraíso, de Bruno Vieira do Amaral, um poderoso romance de um escritor que nos espantou em 2013 com a forma como trouxe a margem sul do Tejo para a literatura.

Estava, assim, pronto para falar do que conto ler de seguida. Acontece que o Henrique Monteiro se adiantou no Curto de ontem, quando recomendou detalhadamente O Pianista de Hotel, do Rodrigo Guedes de Carvalho. Já sei que alguns leitores vão achar que estamos todos combinados para elogiarmos um amigo e colega de muitos anos, mas não é o caso.

Para não repetir os elogios literários que o Henrique assinalou ontem, fico-me pelos factos. Este livro representa um regresso à literatura ao fim de dez anos, depois do magnífico Canário (Dom Quixote, 2007), um livro muito bem recebido pela crítica.

Para perceberem melhor que não estamos a falar de um-tipo-que-dá-na-televisão-e-que-escreve-livros, mas sim de um escritor com obra sólida, absoluta segurança narrativa e estilística, capacidade inegável para nos oferecer personagens incrivelmente humanas e pista literária própria, sugiro que espreitem esta recente entrevista do Rodrigo.

Uma outra sugestão, neste caso audiovisual: o documentário que a TF1 exibiu na segunda-feira à noite, vinte e quatro horas depois da eleição de Emanuel Macron. Les coulisses d’une victoire (Os bastidores de uma vitória), é um incrível trabalho sobre ascensão do novo Presidente francês, feito por uma equipa que o acompanhou nos bastidores de uma campanha fulgurante.

O documentário é brilhante e uma dupla lição de jornalismo documental e de política. Pode ser visto no site da TF1, desde que se registem. Não está legendado.

Bem, o Expresso Curto fica por aqui. Já sabem que hoje vai ser um dia em cheio e que o dia de amanhã ainda pode ser mais complicado. Para não se perderem, amanhã de manhã há Expresso nas bancas. Bom mergulho nesta sexta-feira e bom regresso à tona de água lá para domingo.

DECIF: Distrito de Setúbal Boicota Combate Aos Incêndios Florestais

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal decidiu que as “suas” corporações não enviarão operacionais e meios este Verão para o combate a incêndios fora do distrito.

A justificação é simples: parte das candidaturas ao POSEUR para compra de novos equipamentos foram indeferidas.

Em “carta aberta”, aquela Federação afiança que perante o indeferimento da maioria das candidaturas apresentadas pelas corporações ao POSEUR, para compra de novos veículos, não irá participar no DEFIC 2017, como acontecia anteriormente.
Esta tomada de força foi decidida numa reunião que decorreu no passado dia 8 de Maio onde estiveram presentes todas as Associações e Corpos de Bombeiros do Distrito.
Na carta aberta da Federação pode ler-se o seguinte: “a aplicação da Lei do Financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros, conduziu em 2017 ao decréscimo do financiamento global para as associações do distrito de Setúbal, contrariando o compromisso político assumido de que a dotação em sede de orçamento de Estado, seria que nenhuma AHB teria uma comparticipação inferior ao ano anterior.”

Fonte: BPS

ECONOMIA Contribuições sociais atingem valor mais alto em 20 anos

A criação de emprego está a reflectir-se num crescimento acentuado das contribuições sociais que atingiram níveis recorde em percentagem do PIB. Apesar disso, a carga fiscal baixou marginalmente, resultado combinado da descida do IRS e da subida dos impostos indirectos.
Contribuições sociais atingem valor mais alto em 20 anos
Miguel Baltazar/Negócios
As contribuições para a Segurança Social atingiram em 2016 o valor mais elevado desde pelo 1995. Os números foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatística e reforçam a trajectória positiva que já era visível na execução orçamental.

Em 2016, o volume de contribuições sociais (que incidem sobre os salários brutos) atingiu os 16,9 mil milhões de euros, mais 13% do que no auge da crise, em 2012. Em percentagem do PIB, as contribuições sociais já pesam 9,2%, o que compara com 9% no ano anterior, 8,4% antes da crise (2008) e 7,5% há 20 anos (1996).

A taxa de crescimento das contribuições também sobressai, mas menos. Estas cresceram 4,5% em 2016, o ritmo mais alto desde 2008, mas muito longe face aos níveis de crescimento verificados nos primeiros anos do milénio. Porém, o actual contexto de contenção salarial (com excepção do salário mínimo) não existia naqueles anos: os salários declarados à Segurança Social cresceram, em média, 1,6%, ao passo que em 2008 o aumento foi de 4%. 

É por isso fácil concluir que a principal força motriz por trás deste dinamismo das contribuições sociais é a criação de emprego, que traz consigo mais descontos para a Segurança Social. Isso mesmo foi vincado pelo ministro da Segurança Social esta semana. "O crescimento que estamos a ter no emprego traduz-se num crescimento de massa salarial global da economia e também das contribuições e isto faz com que o sistema de Segurança Social tenha um impulso de correcção, de melhoria", disse Vieira da Silva, em declarações ao Fórum TSF, esta terça-feira. Segundo o governante, a tendência mantém-se e nos primeiros quatro meses do ano as contribuições sociais cresceram 5,5%.

Na evolução das contribuições reflectem-se também os resultados do combate à fraude e, no caso concreto de 2016, o perdão fiscal (PERES). Mas mesmo retirando a receita adicional obtida com este programa (mais de 90 milhões), as contribuições sociais teriam registado o maior crescimento em 20 anos. 

Vale a pena lembrar, no entanto, que houve mudanças ao longo dos anos que limitam o alcance das comparações, designadamente a integração dos bancários na Segurança Social e o encerramento da CGA para novas inscrições de funcionários públicos (e subsequente transferência para o regime geral).


Carga fiscal: 34,4% do PIB

Como se vê no gráfico, as contribuições sociais representam pouco mais de um quarto da carga fiscal. O resto é contributo dos impostos, que registaram igualmente um aumento nominal, mas cujo peso no  PIB recuou duas décimas, para os 34,4%. Um recuo que fica a dever-se em grande parte ao bom comportamento da economia.  

Segundo o INE, a receita proveniente do IVA, espelho directo do aumento do consumo, teve uma subida de 2,5%. Mais expressivo, ainda que com menos peso na receita, um aumento de 17,5% nas receitas do imposto sobre veículos, de 11,1% nas do ISP – uma forte aposta do Governo de António Costa –, de 9,3% no tabaco e de 15,3% no IMT, a acusar a recuperação no mercado imobiliário. Já ao nível dos impostos directos a tendência foi a oposta: menos 3,8% no IRS e 1,9% em IRC.

Fonte: Jornal de Negócios

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS - museu do brincar


Um livro, duas recusas. As negas de Eça de Queiroz e Herman Mellville


Chegou um novo Livro Amarelo. Este é também um livro de duas recusas. Recusa do amor físico, uma; recusa do trabalho, a outra. José Matias, admirável e bizarro conto de Eça de Queiroz, publicado em 1897, narra um anacrónico e aberrante caso de amor platónico. Bartleby, admirável e bizarro conto de Herman Melville, publicado em 1853, narra um anacrónico e aberrante caso de recusa do trabalho. Dois contos sublimes, que o professor e ensaísta Ricardo Vasconcelos aproxima no magnífico texto a que chamou «Bartleby e José Matias: Entre Duas Recusas», no novo título que chega às livrarias a 17 de Maio.
Como se pode justificar que no mesmo livro coabitem José Matias e Bartleby, logo eles, dois heróis que se obstinam em contrariar qualquer ideia de coabitação? Sucede que José Matias e a Bartleby têm um traço forte em comum. A estes nossos heróis deixou de interessar a banalidade do mundo: reservam-se para a contemplação de um mundo puro, distante e imaterial. José Matias ama a divina, e casada, Elsa e é a inacessibilidade física de Elsa que incendeia de amor José Matias. Escrivão de um advogado, Bartleby, com o seu obstinado mergulho numa inexplicável ociosidade em pleno escritório, pode parecer aos olhos das pessoas normais um «íncubo intolerável». Mas mesmo imóvel, no meio do escritório que o patrão teve de abandonar, Bartleby já não é mais do que um puro espírito.
Este é um Livro Amarelo – capa rasgada obliquamente por um cortante, faces do miolo pintadas à mão, tudo violentamente amarelo. No interior, entre os contos de Eça e de Melville, o texto de Ricardo Vasconcelos exalta-se, retrai-se e expande-se com uma lógica gráfica irreverente.
Um livro para ver, um livro para ler. Preferia não ler? Não se aceitam recusas.


JOSÉ MATIAS | BARTLEBY
Eça de Queiroz | Herman Mellville
15x20
184 páginas
15,50 €
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal


Hora de Fecho: Em direto/ Papa em Portugal. Segue-se a viagem até Fátima

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Papa Francisco já está em Portugal. Na base aérea de Monte Real houve cerimónia de boas-vindas. O papa móvil também já o espera no Estádio do Fátima para o transportar para o Santuário.
Papa Francisco já chegou a Portugal. É o 4º papa a visitar o país. Veja as primeiras imagens de Jorge Bergoglio em Monte Real, de onde seguirá para Fátima. Começa assim a celebração do centenário.
O Papa Francisco já está em Portugal. Houve aplausos e acenos. Siga em direto todas as imagens da visita do chefe da Igreja a nosso país.
O mundo pode ter-se rendido a ele, mas, dentro e fora do Vaticano, há muito quem resista à mensagem do Papa. Acusam-no de ser autoritário, ambíguo e de se meter onde não deve. Reportagem no Vaticano.
A PT, EDP e NOS são algumas das empresas portuguesas vítimas do ataque informático que está a atingir a Europa. A espanhola Telefónica é outra das afetadas. Hackers pedem resgate em bitcoins.
Vem no avião Piazza della Signoria di Gubbio, vai no Grão Vasco. A seu lado estarão 70 jornalistas, sete deles portugueses, que pagaram mais de 1.700 euros para o acompanhar.
A viagem entre a base de Monte Real e o Santuário de Fátima vai ser feita a bordo de um EH-101 da Força Aérea Portuguesa. A missão, a cargo de três militares, foi preparada com o máximo de discrição.
O Papa Francisco chega esta sexta-feira à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual irá canonizar os pastorinhos. 
Opinião

Rui Ramos
Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron 

Helena Matos
Os mesmos católicos portugueses que tinham assistido sem grande reacção a partir de 1910 aos ataques à sua igreja mobilizaram-se em torno de Fátima. Porquẽ? “É uma fé que nós cá temos!”

Miguel Tamen
‘Não estamos aqui para nos divertir", disse o rei. Saberia ele que a noção de que tudo depende das nossas escolhas é uma fantasia de gente que espera de si própria o que não pode razoavelmente fazer? 

José Crespo de Carvalho
O bom senso manda e custa a alguns. Mas a pouco-e-pouco a geometria de mundo aberto – entrecortada pelos também inevitáveis assomos da ira (e era) terrorista – vai sendo reposta.

José Manuel Fernandes
Como pode um não-crente olhar para Fátima? Com a humildade de procurar entender, nunca com a superioridade dos iluminados bem-pensantes. Afinal a fé é capaz de ser liberdade e, também, de ser um dom.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Fim-de-semana de campeões

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  
Meia Europa pode entrar em festa nos próximos dias, com vários clubes a jogarem para o título de campeões nacionais de futebol. Para além de Portugal, também Inglaterra (já nesta sexta-feira), Itália, França, Holanda e Bélgica podem ficar a saber qual o clube que chega ao título.
Por cá, todas as atenções estão centradas no Estádio da Luz. O Benfica pode conquistar o tetracampeonato, algo inédito na sua história. Esta é a sexta vez que as “águias” vão à luta e para alcançarem o feito têm que derrotar, no sábado, o Vitória de Guimarães, equipa que está a realizar um dos seus melhores campeonatos de sempre. Os vitorianos somam sete vitórias consecutivas, o máximo do clube no campeonato português, e têm o melhor aproveitamento de pontos na sua história no campeonato principal. Mas os “encarnados” não perderam qualquer jogo no seu recinto esta época, tendo somado apenas três empates. E frente ao V. Guimarães, na Luz, para o campeonato, é preciso recuar até 2009 para encontrar a última das únicas três derrotas sofridas. Desde essa data, as “águias” registaram sete triunfos.
Caso o Benfica não vença o V. Guimarães (o único cenário que permite festa imediata), poderá sempre esperar por uma escorregadela do FC Porto, no domingo. E não têm sido poucas. Os “dragões” recebem o Paços de Ferreira no domingo e estão obrigados a vencer se quiserem adiar para a última jornada da Liga a decisão do título. Só que a equipa de Nuno Espírito Santo registou cinco empates nos últimos sete jogos do campeonato, transformando-se numa espécie de automóvel com motor pouco fiável.
No resto da jornada, que pode consultar aqui, curiosidade para a forma como o Sporting reagirá no terreno do Feirense, depois da derrota caseira frente ao Belenenses e das ondas de choque que ela provocou - obrigou o presidente Bruno de Carvalho a vir publicamente dar um voto de confiança ao treinador Jorge Jesus. No fundo da tabela, e com Nacional já despromovido, Tondela, Moreirense e Arouca lutam pela salvação. Na II Liga, cuja jornada pode consultar aqui, Portimonense e Desportivo das Aves continuam a disputa a dois pelo título de campeão.
No futebol internacional, o Chelsea pode sagrar-se já hoje campeão inglês pela sexta vez na sua história. Tem para isso que derrotar o West Bromwich. No domingo, é a Juventus que pode fazer a festa e logo na casa do principal adversário. No duelo com a Roma, na capital italiana, basta um empate à Juventus para assegurar um inédito sexto título consecutivo. Em França, é o Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva que está à beira de voltar a fazer história, 17 anos depois da última vez em que foi campeão. Mónaco e PSG defrontam equipas do meio da tabela e os monegascos, a jogar em casa, com três pontos de vantagem e menos um jogo disputado estão numa posição privilegiada. Basta derrotarem o Lille e o PSG escorregar em Saint-Étienne e há campeão.
Mas não é só nos campeonatos ditos grandes que há campeões à espreita. Na Holanda, a luta é entre Feyenoord e Ajax, com os primeiros a jogarem em casa na derradeira jornada e com um ponto de vantagem. Já na Bélgica, o Anderlecht é campeão com duas jornadas para o fim do campeonato se vencer o Clube Brugge neste domingo.
E num sábado em que o Planisférico vai falar sobre campeões caídos em desgraça, vale a pena lembrar que, do outro lado do Atlântico, vai começar o Brasileirão.
Nas outras modalidades, continua a correr-se a Volta a Itália, com três portugueses ainda em prova. No futsal, Sporting e Benfica vão defrontar-se nas meias-finais da Taça de Portugal no sábado, com a outra meia-final a ser disputada entre Burinhosa e Viseu 2001.
No voleibol, Benfica e Sporting de Espinho têm o último jogo da final, em Lisboa, decidindo entre si quem será o campeão desta época. No golfe, joga-se o Open de Portugal, a prova mais importante a disputar-se em solo nacional, enquanto no hóquei em patins, Benfica, Oliveirense, Reus e Barcelona iniciam na cidade espanhola de Lleida, sábado, a final a quatro da Liga Europeia, principal prova de clubes.
Nos motores, a luta entre Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) na Fórmula 1 vai, desta vez, decorrer em Barcelona, onde se realiza o quinto Grande Prémio da temporada e que tem como aliciante adicional à luta entre o alemão e o britânico e entre a Ferrari e a Mercedes o facto de na Catalunha ter havido dez vencedores diferentes nos últimos dez anos.
Para o fim, a sugestão de leitura da semana. Numa época em que aos festejos de campeão de alguns se juntam as lágrimas da despromoção de outros, El País não deixou escapar a queda no abismo do Blackburn Rovers, o primeiro clube a vencer a Premier League e que viu sentenciada a semana passada a despromoção ao terceiro escalão do futebol inglês.
O que talvez lhe escapou no PÚBLICO
análise sobre arbitragem do ex-árbitro Jorge Faustino, desta vez comentando a futura utilização do videoárbitro;