quarta-feira, 23 de junho de 2021

Autoagendamento da vacina disponível para pessoas com 35 anos

Possibilidade de as pessoas com 35 ou mais anos poderem fazer a sua marcação ficou acessível, dois dias depois de o portal do autoagendamento permitir a inscrição de pessoas com 37 anos.

O autoagendamento da toma da vacina contra a Covid-19 está disponível, a partir desta quarta-feira, para pessoas a partir dos 35 anos na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.

A possibilidade de as pessoas com 35 ou mais anos poderem fazer a sua marcação ficou acessível na tarde desta quarta-feira, dois dias depois de o portal do autoagendamento permitir a inscrição de pessoas com 37 anos.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 35 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, esta semana, com 37 anos.

O coordenador da task-force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou esta quarta-feira, numa audição parlamentar, a data de 04 de julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos.

Segundo dados do ministério da Saúde, até final de terça-feira, foram administradas em Portugal continental cerca de 7,4 milhões de vacinas, 4,7 milhões das quais de primeiras doses e perto de 2,7 milhões de segundas doses

Em Portugal, morreram 17 074 pessoas e foram confirmados 866 826 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MUNICÍPIO DE SILVES ADQUIRE NOVA VIATURA PESADA PARA RECOLHA DOS BIORRESÍDUOS


Num investimento que ascendeu a 190 mil euros, o Município de Silves adquiriu uma nova viatura pesada para a recolha seletiva de biorresíduos (resíduos urbanos biodegradáveis). Trata-se da 4.ª viatura pesada já adquirida nos últimos sete anos no âmbito da recolha dos resíduos.
De referir que a recolha dos biorresíduos faz parte de um projeto-piloto a desenvolver junto do sector da restauração que, nesta fase inicial, abrange Silves e Armação de Pêra, com arranque no próximo mês de julho.
O investimento integra-se no objetivo estratégico de enviar menos resíduos para os aterros e apostar mais na separação e reciclagem, contribuindo, também, para a mitigação das alterações climáticas. Por outro lado, o Município de Silves dá corpo à renovação gradual da frota de viaturas pesadas neste sector, melhorando a prestação do serviço público e garantindo uma gestão mais racional dos equipamentos.

Aveiro | MUBi apela à Câmara para que não repita erros na obra da Rua Mário Sacramento

 A nota pública sobre a requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento apresenta alguns erros técnicos de projecto. A MUBi apela a que estes sejam corrigidos e não sejam repetidos erros cometidos em outras intervenções anteriores.

Há quase cinco meses, a MUBi solicitou à Câmara Municipal de Aveiro acesso ao projecto de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, por forma a poder apresentar contributos. Contudo, até à data nunca obtivemos uma resposta. Não se entende que em pleno sec. XXI, ainda se vede aos cidadãos o acesso a projectos públicos e a sociedade civil seja arredada de participar de forma informada na sua discussão.


Recordamos(1) que a segurança dos mais vulneráveis deve conseguir-se através da seguinte hierarquia de prioridades:

  1. Redução do volume de tráfego motorizado.

  2. Redução da sua velocidade.

  3. Tratamento de intersecções de forma a aumentar a segurança.

  4. Redistribuição do espaço viário, para a construção de passeios mais largos e vias dedicadas à circulação de bicicletas.


A escassa informação disponível na nota pública(2) sobre abertura do Concurso Público permite-nos, mesmo assim, detectar alguns erros. Estes serão facilmente corrigidos, a não ser que a autarquia manifeste uma incompreensível intransigência. Espera-se, também, que não sejam repetidos vários dos erros cometidos em outras intervenções recentes, como por exemplo no trajecto ciclável entre a Estação e a Universidade. Assim, chamamos a atenção para que:

  • Devem ser implementadas medidas físicas que induzam a moderação das velocidades dos veículos automóveis, especialmente nas zonas de atravessamento de peões ou de velocípedes,

  • Infraestruturas para a circulação de bicicletas sobre os passeios não são admissíveis.

  • A generalidade das passadeiras de peões devem ser sobrelevadas.

  • Os locais de transição de tráfego segregado de bicicletas, em pistas dedicadas, para a coexistência com o tráfego motorizado, devem ser devidamente estudados em concordância com as recomendações da literatura técnica e garantir a segurança dos ciclistas.

  • A distância de protecção ao estacionamento automóvel de 50 cm, apresentada na nota pública, é inferior ao que ditam as orientações técnicas. No Documento Normativo para Aplicação a Arruamentos Urbanos, o Instituto da Mobilidade e Transportes indica a distância de segurança de 1 m ao espaço de estacionamento para automóveis(3)

  • A largura apresentada para a pista de velocípedes de 1,20 m é, também, inferior ao que a literatura técnica determina(4).

  • Os ciclistas não conseguem fazer viragens em ângulo recto, e infraestruturas para bicicleta com curvas a 90º são inadequadas.

  • Devem ser garantidas as ligações contínuas e seguras em bicicleta às ruas adjacentes.


A MUBi apresenta, ainda, as seguintes recomendações adicionais:

  • Junto à rotunda do Eucalipto, onde é frequente haver pessoas a atravessar a rua, deve ser garantida a sua segurança, através de medidas físicas de redução efectiva da velocidade dos veículos motorizados e da implementação de uma passadeira sobreelevada.

  • Em frente à Venepão são conhecidas as limitações provocadas pela esplanada sendo até difícil circular a pé. Devem ser eliminados os lugares de estacionamento de forma a alargar significativamente o espaço para peões e esplanada. O mesmo ocorre junto à zona ajardinada junto do nº58.

  • Alargamento do passeio na zona de comércio e restauração junto ao nº13.

  • Dada a inadequação da generalidade dos edifícios, deverá ser criado estacionamento de longa duração para bicicletas, seguro e abrigado, para utilização pelos residentes. Deverão ainda haver suportes para estacionamento de bicicletas de curta duração próximos dos serviços como farmácia e bancos e junto de comércio e restauração.


A Câmara Municipal de Aveiro deverá estabelecer mecanismos para garantir a participação pública nas acções do município com impacto na mobilidade urbana e passar a disponibilizar o acesso a projectos públicos. É sabido que a transparência e processos participados conduzem a uma melhor gestão, servindo, assim, também melhor o interesse público.



Notas:

(1) MUBi (2020), Retirar tráfego automóvel e baixar velocidades na Rua Dr. Mário Sacramento, em Aveiro. 

https://mubi.pt/2020/12/10/retirar-trafego-automovel-e-baixar-velocidades-na-rua-dr-mario-sacramento-em-aveiro/   

(2) Câmara Municipal de Aveiro, Requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, 4 de Fevereiro de 2021.
https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/noticia/requalificacao-da-rua-dr-mario-sacramento
(3) No caso das faixas e pistas cicláveis adjacentes a faixas de estacionamento de viaturas motorizadas, é recomendável reservar uma faixa com 1 m de largura, para prevenir a ocorrência de colisões, por abertura intempestiva das portas, e atropelamentos de ocupantes de veículos motorizados recém-saídos dos mesmos.

Instituto da Mobilidade e dos Transportes (2020), Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos, Fascículo III: Características geométricas para vias de tráfego não motorizado, p. 48.

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/ANO%202019/PENSE-2020/F_III_12-03-2021_assinado.pdf 

(4) as larguras operacionais mínima e recomendável para acomodar a deslocação de um ciclista são de 1,2 m e 1,5 m, respetivamente. Dada a elevada probabilidade da presença de obstáculos (contínuos ou pontuais) na envolvente das pistas cicláveis (postes, muros, árvores, sinalização vertical, etc.), a largura mínima pavimentada de pistas unidirecionais é de 1,75 m, sendo recomendável uma largura de 2,0 m
Instituto da Mobilidade e dos Transportes (2020), Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos, Fascículo III: Características geométricas para vias de tráfego não motorizado, p. 53.


MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
Secção Local de Aveiro
https://mubi.pt
facebook.com/mubiaveiro

Aveiro | Rali Santa Joana realiza-se este sábado


A Comissão Organizadora do Rali Santa Joana leva a efeito no próximo dia 26 de junho a 6ª Edição do Rali Santa Joana que, desde a sua 2ª Edição, conquistou o direito de fazer parte do CPRH - Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica.

Esta prova, organizada pelo Automóvel Clube de Tomar, é destinada a automóveis antigos e clássicos, e, mais uma vez, conta com apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Os Munícipes terão oportunidade de assistir ao vivo a esta prova, de forma condicionada, cumprindo rigorosamente as principais orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) - uso da máscara, lavagem e desinfeção das mãos e distanciamento social.

A prova tem o seu início às 10h30 em Valongo do Vouga e a sua chegada no Cais da Fonte Nova às 18h15.

Os concorrentes percorrem grande parte da Avenida da Europa, sentido Norte – Sul, em direção à Alameda Silva Rocha e Avenida Central, culminando na Rua Cais da Fonte Nova.

Entre as 15h30 e as 18h15, no Cais da Fonte Nova, existirão diversas atividades relacionadas com automobilismo, tais como: exposições temáticas e demonstrações dinâmicas com veículos de competição.

A Prova Complementar Final do Rali Santa Joana inicia-se às 18h30, terminando às 19H00 com a entrega dos prémios no Palco do Camião instalado para o evento.

A partir das 13h00 o trânsito estará condicionado nos seguintes pontos:

  • Acesso ao Cais da Fonte Nova, a partir da rotunda de confluência entre a Avenida Central e a Avenida Congresso da Oposição Democrática;

  • Acesso à rotunda de confluência entre a Avenida Central e a Avenida Congresso da Oposição Democrática, a partir da Rua D. Carlos I.

  • Na rotunda Padre Arménio Alves Costa Júnior na saída para a Rua de mesmo nome em direção à Rua Cais da Fonte Nova;

  • Na confluência da Rua Manuel J. Braga Alves com a Rua Sebastião Magalhães de Lima;

  • Acesso da Av. ª Dr. Francisco Sá Carneiro à Rua Cais da Fonte Nova.

A partir das 13h00 o trânsito estará proibido no acesso à Rua Cais da Fonte Nova no términus da Ruas José Afonso.

Informamos ainda que o estacionamento estará proibido, em toda a extensão, na Rua Cais do Fonte Nova no período compreendido entre as 10h00 e as 20h00.

Aveiro | Avança nova fase da obra de alargamento do tabuleiro no viaduto sobre a linha do norte

 

condicionamentos de transito 

Decorre a bom ritmo a obra de alargamento do tabuleiro na passagem superior sobre a Linha do Norte (junto ao Centro Comercial Glicínias), uma obra negociada pela Câmara Municipal de Aveiro no valor de aproximadamente 1,5 milhões de euros como contrapartida da ampliação do referido Centro Comercial, cuja obra está em plena execução.

Assim, estando em fase final de execução o alargamento do tabuleiro no sentido Sul - Norte, avança esta quinta-feira, 24 de junho e de forma mais intensa, os trabalhos no sentido Norte – Sul, que vão obrigar a novos constrangimentos ao trânsito, nomeadamente com o corte do acesso da rotunda de ligação à Estrada de São Bernardo à Avenida Europa no sentido Cacia-Verdemilho (Norte-Sul), sendo sinalizadas as seguintes alternativas:

1 – Para realizar o acesso para Sul à Avenida Europa partindo da rotunda de ligação à Estrada de São Bernardo, deve seguir para Norte e fazer a entrada na Avenida Europa no nó do Parque de Feiras de Aveiro;

2 – Em alternativa estará sinalizado um percurso entre a rotunda na Estrada de São Bernardo e a Rotunda do Glicínias, pela Rua da Brejeira, Rua Dr. Girão Pereira, Rua e ponte da Agra (sobre a linha do Norte), Rua do Brejo, Rua Eng.º Carlos Bóia e Av. D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa.

Solicitamos a atenção e a compreensão de todos para os constrangimentos gerados por esta importante obra, de forma a que a obra e a utilização dos desvios, ocorram com elevados níveis de qualidade e de segurança.

Sendo o desenvolvimento urbano e rodoviário do Município uma opção política estratégica da CMA, esta empreitada dá seguimento ao compromisso de investimento nesta importante via, melhorando as condições de circulação e segurança e ultrapassando, finalmente, a velha situação da obra inacabada do tabuleiro da passagem superior sobre a Linha do Norte, e acabando com um dos pontos negros da rede viária Municipal.

Recordamos que no atual (2017/2021) e no anterior mandato autárquico (2013/2017) a Avenida Europa recebeu obras de qualificação em toda a sua extensão e que aqui referenciamos: a nova Variante de Cacia, a Rotunda da Junqueira, a Rotunda do Botafogo, as obras de qualificação do nó da Avenida da Universidade com a antiga EN 235 (junto à primeira Loja da Mercadona), as obras de urbanização da zona do Glicínias e a pavimentação do troço de 2,5 km entre a ponte sobre a Estrada de São Bernardo e o viaduto junto à Rua General Costa Cascais, em Esgueira, a Rotunda da Lusavouga / Vulcano, a Rotunda junto ao Solar das Estátuas e a qualificação do troço urbano de Cacia entre a Rotunda da Lusavouga/Vulcano e a The Navigator Company (em qualificação).

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.


Aveiro | Descentralização na educação com mais e melhor gestão, investimento e proximidade

 

No dia em que se encerra o ano letivo 2020/2021 para os alunos do 7.º, 8.º e 10.º anos e depois de já ter terminado a 18 de junho para os alunos do 9.º, 11º e 12º, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta um balanço sobre o Processo de Descentralização na Educação, que teve o seu início em Aveiro a 01 de setembro de 2020.

No âmbito do Processo de Descentralização na área da Educação realizou-se, no passado dia 06 de maio, mais uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização, a qual contou com a presença do Presidente da CMA, da Delegada Regional de Educação do Centro e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.

O principal objetivo desta reunião foi efetuar uma análise ao Relatório Financeiro do 1º semestre de execução do processo de Descentralização, o qual recebeu uma avaliação muito positiva por parte da Comissão de Acompanhamento.

Relembramos que se tratou de um semestre atípico, devido às consequências da Pandemia pelo COVID-19, tendo-se vivido sucessivos estados de emergência e consequente confinamento, o que originou o encerramento dos Estabelecimentos Escolares a partir de 22 de janeiro de 2021.

Em termos globais, procedeu-se a uma análise por rúbrica, existindo rúbricas com um elevado défice de verbas transferidas pelo IGEFE para suprir as necessidades.

De igual modo, e atendendo ao facto das Escolas não terem funcionado normalmente com a presença de Alunos, regista-se a existência de rúbricas que apresentam um saldo positivo elevado, nomeadamente o referente às despesas de funcionamento (água, eletricidade, gás, comunicações e CTT).


RUBRICA

RECEBIDO

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

GASTO

DIFERENCIAL

APOIO GESTÃO ESCOLAR

64.337,88€

0

84.897,18€

-20.559,3€

FUNCIONAMENTO

355.809,8€

0

206.399,7€

149.410,11€

RECURSOS HUMANOS

2.116.810,72€

0

2.288.683,11€

-171.872,39€

MANUTENÇÃO

89.999,7€

0

5.596,93€

84.402,77

TRANSPORTES ESPECIALIZADOS

45.161,54€

0

42.444,77€

2.716,77€

REFEIÇÕES ESCOLARES

180.137,18€

258.833,63€

797.856,85€

-358.886,04€

LEITE ESCOLAR

29.043,31€

0

21.749,26€

7.294,05€

AAAF

146.297,76€

60.920,08€

229.970€

-22.752,16€

AEC

0

0

161.075,1€

-161.075,1€


Os primeiros 6 meses de execução da Descentralização na área da Educação trouxeram vários desafios, provocados pelas implicações da Pandemia que enfrentamos, tendo a CMA tomado várias decisões para dar resposta às necessidades.

Com a entrada em funcionamento do Ensino à Distância, a CMA procedeu à aquisição de 200 licenças de fornecimento de internet, pelo período de três meses, tendo investido um valor de 7.380€. De igual modo, e para reforçar o investimento realizado ainda no ano letivo 2019/2020, foram adquiridos mais 172 computadores portáteis, no valor de 56.980€.

O investimento em meios informáticos permitiu dar resposta às necessidades dos Alunos do 1º Ciclo do Município de Aveiro, tendo sido emprestados pela CMA 532 equipamentos (computadores portáteis e acessos à internet).

De igual modo, e com o encerramento das cantinas escolares, a CMA optou por criar cabazes alimentares que foram entregues quinzenalmente aos Alunos de Escalão A e Escalão B, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, tendo sido entregues cerca de 2.500 cabazes, correspondendo a 25.000 refeições.

Durante o primeiro semestre foram ainda realizados vários investimentos da CMA ao nível da Educação, nomeadamente a aquisição da Plataforma SIGA e do software INOVAR, bem como a aquisição de uma solução tecnológica para resolver o problema da migração dos dados dos Alunos do Agrupamento de Escolas José Estevão, no valor total de 93.075€.

De modo a permitir o funcionamento em pleno destas novas ferramentas de gestão, foram igualmente realizados investimentos em hardware ao nível das portarias e linhas de self nos refeitórios escolares, bem como a produção de novos cartões de acesso para Alunos, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente, no valor de 52.300€.

Os espaços verdes dos Estabelecimentos de Ensino também foram alvo da atenção da CMA, tendo sido elaborado o respetivo caderno de encargos para a contratação de uma empresa da especialidade para proceder à manutenção dos mesmos, a qual entrou em execução durante o mês de março, no valor de 57.667€.

Durante o primeiro semestre, a CMA procedeu à plantação de 70 árvores na Escola Básica de São Bernardo, numa operação complementar à plantação realizada nas imediações do Estabelecimento de ensino, no âmbito da obra que se encontra em execução.

A CMA assumiu as novas competências com toda a determinação e empenho, tendo realizado vários investimentos e ações nas novas Escolas recebidas em setembro de 2020, nomeadamente com o recurso aos meios próprios dos Serviços Urbanos na execução de pequenas intervenções ao nível de eletricidade, água, canalizações e outras manutenções.

Proença-a-Nova | Munícipes de Proença-a-Nova já fazem compostagem doméstica

Iniciativa ambiental contou com 89 participantes
As ações de sensibilização ambiental sobre compostagem doméstica promovidas pelo Município de Proença-a-Nova foram um sucesso: foi entregue a totalidade dos compostores domésticos a 89 munícipes que aderiram a esta prática de valorização de resíduos, contribuindo para a redução da contaminação dos solos, da água e do ar. Serão ainda entregues dois compostores domésticos às Escolas Básicas de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, onde também os mais pequenos aprenderão a importância da compostagem doméstica para a sustentabilidade ambiental.

Cada ação contemplou uma pequena formação sobre as diversas formas de reciclar, como reciclar e como fazer compostagem doméstica; foram explicados os passos para iniciar a compostagem, tais como a escolha do local a colocar o compostor, o tipo de compostor (compostor duplo, de madeira, de blocos de cimento ou tijolo, num buraco na terra ou em pilha), que resíduos orgânicos podem e não podem ser colocados no compostor e como aplicar o composto nas plantas. O objetivo principal da iniciativa foi cumprido: sensibilizar para a diminuição da aplicação de produtos químicos.

As 5 ações de sensibilização, que decorreram entre 7 maio e 18 de junho em todas as freguesias do concelho, resultam de uma das propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo 2020, que contemplava a aquisição de compostores para distribuição gratuita junto dos munícipes.

Proença-a-Nova | Magma Cellar inaugurada nos Cunqueiros

O carácter aglutinador da aldeia de Cunqueiros, visto como lugar de encontro, polo de união dos seus conterrâneos que procuram o regresso às origens foram as características que serviram de ponto de partida para as autoras Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar do escritório Mag do Porto criarem a obra de arte Magma Cellar, inaugurada 19 de junho.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, mostra-se satisfeito com mais um ponto de referência no Roteiro das Artes do concelho, pois, do ponto de vista turístico, “a arte permite-nos mostrar um território diferenciador e foi essa uma das premissas para criar este projeto – criar obras de arte em locais improváveis e dessa forma «obrigar-nos» enquanto turistas a chegar lá e, ao mesmo tempo, levar-nos a conhecer a história das gentes e dos locais”.

O autarca reforçou ainda a importância das duas obras que integram o Experimenta Paisagem – a Menina dos Medos e a Magma Cellar – e como o significado do encontro personificado nesta última obra representa as comunidades vivas: “as associações, nestes dois casos do Sobral Fernando e dos Cunqueiros, são exemplos de associações vivas e que representam o esforço de um trabalho comum. Se todos convergirmos no objetivo do benefício do coletivo, vamos ter territórios em que apesar de terem menos pessoas conseguem atrair mais e a cultura é um importante veículo aglutinador e de atratividade”, conclui.

Encaixada junto a ribeira, a aldeia de Cunqueiros apresenta um relevo de difícil acesso onde o xisto domina a paisagem. Para as autoras da Magma Cellar, os valores da interioridade estão muito marcados neste lugar: quase deserta durante a semana enche-se ao fim de semana para receber os seus conterrâneos. A obra “tem como ponto de partida a aldeia de Cunqueiros como lugar aonde se volta como quem volta ao que é mais importante, mais inicial. Esta abordagem é, portanto, uma leitura não só da vivência da aldeia, mas, sobretudo, de aspirações e sonhos de quem a habita ou, de alguma forma, vai habitando”, lê-se na descrição da obra. Através de materiais como aço inox lacado e ardósia piro expandida “e da sua aparência de lava talvez magma cellar evoque o encontro com algo primordial”, acrescenta a mesma nota.

Secretário de Estado, Eng.º João Paulo Catarino, visita Posto Aquícola de Campelo

 Campelo recebeu, hoje, o Secretário de Estado  da Conservação da Natureza  e do Ordenamento do Território, Eng.º João Paulo Catarino, numa visita de trabalho às obras em curso no Posto Aquícola de Campelo.

A visita incluiu a apresentação do projeto “CRER - Adaptação do Posto Aquícola de Campelo para Criação Experimental de Trutas Assilvestradas”, aprovado pelo MAR 2020, no âmbito do ALJIA – Plano de Desenvolvimento Integrado da Ribeira de Alge.

O projeto visa, no seu todo, a intervenção física no espaço com obras de adaptação e restruturação tornando, por um lado, o seu funcionamento mais sustentável e, por outro lado, permitindo a constituição de um Centro de Reabilitação de Ecossistemas Ribeirinhos, o qual desenvolverá um projeto-piloto, pioneiro à escala nacional e internacional, direcionado para a criação experimental em viveiro de trutas assilvestradas, para posterior repovoamento de cursos de água.

Além deste importante projeto de gestão e conservação das espécies com elevado impacto ambiental a nível nacional, contempla, ainda, a promoção da sensibilização ambiental, através da divulgação dos resultados e da transferência dos conhecimentos obtidos no projeto. Neste sentido, será criado, também, um espaço de visitação para estudantes, turistas e comunidade científica, o que tornará este Posto Aquícola, um dos poucos existentes em Portugal, num dos futuros pontos turísticos do concelho de grande relevância a nível nacional e internacional.

Após a apresentação do “CRER - Adaptação do Posto Aquícola de Campelo para Criação Experimental de Trutas Assilvestradas”, o Secretário de Estado  da Conservação da Natureza  e do Ordenamento do Território, parabenizou e enalteceu esta iniciativa piloto por considerar que “é um equipamento que pode, claramente, ser um polo de desenvolvimento para esta região, com estas parcerias, com o projeto, com esta sensibilização ambiental, com esta valorização, porque estes territórios precisam destas âncoras para se desenvolver economicamente, mas fazê-lo de uma forma sustentável e a melhor forma de o fazer é com um ativo diferenciador, ou seja o que tem de, efetivamente, ser feito é aquilo que vocês estão aqui a fazer, que é usar aquilo que é um ativo diferenciador, que é a truta que é a Ribeira de Alge e no fundo, a partir daqui, criar um polo dinamizador, um polo turístico que possa, obviamente, além da valorização ambiental, trazer pessoas a este território, e eu julgo que o caminho é, efetivamente, este.”


João Paulo Catarino caracterizou, ainda, o projeto apresentado como “um trabalho que nos deve orgulhar, porque no fundo é estudar o património genético, é criar um ativo diferenciador nesta área, e é restaurar um ecossistema para que ele possa ser cada vez mais sustentável do ponto vista ambiental, mas, por essa via, também depois o podemos valorizar do ponto de vista económico e do ponto vista turístico. E estes restauros destes ecossistemas serão a política ambiental dos próximos tempos… porque ao ritmo que estamos a perder biodiversidade no contexto do planeta é assustador e isso convoca-nos para esta necessidade de restaurar e valorizar a biodiversidade que temos nestes contextos.(…) É aquilo que estão aqui a fazer com este projeto, com o restauro deste ecossistema e desta ribeira, acho que tudo isto dará o produto que acima de tudo valorize o concelho Figueiró dos Vinhos, mas acima de tudo valorize as pessoas que vivem nestes territórios e possa ser encarado numa perspetiva de um futuro com esperança, que traga retorno económico, também por esta via, em especial às pessoas que vivem nestes territórios e, se possível, a outros novos povoadores. Por isso, Sr. Presidente dar-lhe, mais uma vez, os parabéns pelo ótimo trabalho em todas as dimensões, mas em especial nesta preocupação pela sustentabilidade ambiental, pela valorização deste ativo e a forma como o tem feito e, por isso, é com particular satisfação e muito orgulho que me associo a este projeto, tão interessante a todos os níveis.”



A reabilitação deste posto aquícola, que se encontrava inativo há vários anos, tem um investimento total aprovado de 1.081.747,73 €, com um apoio financeiro de 811.310,81 € (75 %) através do Programa Operacional MAR2020, e prevê-se que esteja em pleno funcionamento no verão de 2022.


Clube dos milionários aumenta durante a pandemia

 "clube" dos milionárioscresceu em todo mundo durante o ano da pandemia, sugere a nova edição do "Global Wealth Report" (tr.: "Relatórios Global das Fortunas") agora divulgado pelo banco "Credit Suisse".

Só em Portugal, no final de dezembro, havia mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares, cerca de 840 mil euros. Eram mais 19 mil milionários do que em 2019.

Já o Brasil, o terceiro mais afetado pela Covid-19 no planeta, sofreu uma queda de 108 mil, fechando 2020 com menos 34% de milionários do que tinha em 2019.

Em termos globais, o ano da pandemia fechou com mais cinco milhões de milionários por todo o mundo. Pela primeira vez, este "clube" exclusivo representa mais de um por cento da população mundial.

A segunda metade do ano manteve ainda a tendência de crescimento no preço das casas, ancorado na estimativa do relatório do banco suíço de que também a riqueza das famílias cresceu de uma forma geral 24 biliões de euros, isto é, mais 7,4 % do que no ano anterior à pandemia.

Foi uma progressão em linha com a recuperação dos mercados registada na segunda metade de 2020, apoiada pelas medidas governativas de mitigação da pandemia nas economias, por uma maior poupança das famílias e pela desvalorização da moeda.

No entanto, a distância entre topo da tabela dos mais ricos e o os mais pobres no fundo aumentou porque uma boa parte dos menos abastados ficou sem trabalho nem rendimentos no ano passado.

Os impactos mais negativos da pandemia acabaram por ser sentidos sobretudo na América Latina e na Índia, mas há mais pessoas em dificuldade por todo o mundo devido à Covid-19.

Francisco Marques / Euronews

Tony Carreira hospitalizado depois de sofrer um enfarte do miocárdio

Segundo adianta a SIC Notícias, Tony Carreira teve de ser hospitalizado esta quarta-feira de manhã no Hospital de Faro devido a um enfarte do miocárdio, tendo ficado internado no serviço de cardiologia.

O canal refere que o músico tem um prognóstico reservado, mas estável.

Tony Carreira preparava-se para regressar aos palcos no próximo dia 23 de julho.

O cantor assinalou em 2018 30 anos de carreira, anunciando uma pausa “no seu percurso musical”, por tempo indeterminado. A pausa acabou por durar cerca de um ano, tendo o regresso sido interrompido com a pandemia da Covid-19.

Tony Carreira começou a cantar em França, para a comunidade portuguesa, numa banda constituída com os irmãos, Irmãos 5.

Em 1988, já a solo, editou o primeiro ‘single’, depois da participação no Festival da Canção da Figueira da Foz.

O primeiro álbum do cantor, “Não vou deixar de te amar”, data de 1991.

Ao longo da carreira, editou 28 álbuns, 20 dos quais de originais, e quatro DVD, nos quais ficaram registados, entre outros, concertos no Olympia, em Paris, e na Altice Arena, em Lisboa.

O cantor conseguiu alcançar, de acordo com informação disponibilizada no seu 'site', a marca de “60 discos de platina e mais de quatro milhões de discos vendidos”.

Nos últimos 30 anos, “esgotou, em várias ocasiões, alguns dos mais importantes e carismáticos recintos de espectáculos do Mundo, como os incontornáveis Olympia e Zenith em Paris, o imponente Emperors Palace na África do Sul, o marcante Queen Elizabeth nos Estados Unidos, ou a mítica Brixton Academy em Londres, só para citar os mais marcantes”.

Imagem: Vidas

(EM ATUALIZAÇÃO...)

Árbitra socorre um futebolista inanimado e outro com três paragens cardíacas

Eunice Mortágua socorreu dois jovens futebolistas que caíram inanimados em jogos de campeonatos distritais de formação de Aveiro.

A árbitra Eunice Mortágua socorreu dois jovens futebolistas que caíram inanimados em jogos de campeonatos distritais de formação de Aveiro, no sábado, tendo um deles sofrido três paragens cardíacas até à chegada da ambulância.

"Apesar de já ter visto situações de fraturas de pulsos ou pernas, o dia 19 de junho ficará marcado para sempre da pior maneira e acho que nunca vou esquecê-lo. Ainda bem que tudo acabou bem", contou à agência Lusa a juíza da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), que esteve acompanhada pelos assistentes André Rodrigues e Diogo Fontes.

O final do encontro entre o AC Famalicão e o Ponte de Vagos-Juveforce (6-0), da oitava jornada do campeonato de sub-20 da AFA, disputado no Campo José Maria Mariz Silva, em Arcos, no concelho de Anadia, foi de sobressalto para Gonçalo Marques, de 17 anos

 

"O jogador não respodia nem reagia"

Uma enfermeira que estava a assistir à partida acorreu ao local para colocar o corpo do atleta numa posição lateral, como recomendam os protocolos de socorro imediato, até à chegada dos médicos, enquanto as duas equipas aceitaram jogar os minutos em falta.

"O delegado apercebeu-se que, quando o jogador estava de pé, começou a chamá-lo, mas este estava de olhar perdido, não respondia nem reagia. Quando o jogo acabou, fui ajudar naquilo que fosse necessário. Foi precisamente aí que ele teve três paragens cardíacas até à vinda da ambulância, mas conseguimos sempre revertê-las", descreveu.

Os elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) demoraram "15 a 20 minutos" a chegar e tiveram logo de amparar uma nova falência súbita cardíaca de Gonçalo Marques, que teve de ser transportado para o Centro Hospitalar de Coimbra.

"Todos gostam de estar ali a ver e é difícil conseguir parar os olhares. Mandei logo os miúdos embora para tomarem banho e não assistirem àquilo. Já os bombeiros colocaram o menino na ambulância e não o conseguiram estabilizar, mas sei que se encontraram com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)", explicou Eunice Mortágua.

O jogador recebeu alta na madrugada de domingo, no ocaso de horas atribuladas para a árbitra natural de Aveiro, que viu de manhã um outro jovem jogador do Valonguense, que preferiu não identificar, cair inconsciente perto do fim do duelo com o Taboeira B (1-9), da oitava ronda do Grupo E do torneio de encerramento do campeonato de juniores da AFA, ocorrido no Campo Bastos Xavier, em Valongo do Vouga, vila do município de Águeda.

"Teve um choque contra um adversário na zona abdominal e acabou por cair um pouco inanimado. Como não conseguia respirar, começou a ter convulsões. Abria os olhos e entendia o que lhe dizíamos, mas, de um momento para o outro, começava a ficar muito tenso e a revirar os olhos. Assustámo-nos um bom bocado por causa disto", recordou.

A par do treinador do Valonguense, Márcio Ferreira, Eunice Mortágua usou as técnicas aprendidas em formações de suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa e primeiros socorros para "poder atuar mais rápido e salvar uma vida humana".

"Começou a ter ataques de ansiedade, que são normais, porque queria respirar e não conseguia. Tentámos acalmar o jogador e pedimos um saco de papel para controlar a respiração. Mesmo assim, não foi fácil, porque esteve assim até chegar a ambulância. Estabilizámos um pouco o atleta, mas depois voltou àquela situação inicial", enquadrou.

Os bombeiros surgiram "25 minutos depois", perante "colegas de equipa e adversários bastante apreensivos", que seriam estimulados a afastarem-se da vítima, mesmo que alguns "tenham resistido e até tocado nela para tentar relaxá-la de alguma maneira".

"Os bombeiros meteram oxigénio e o corpo relaxou, já que ele não estava a conseguir controlar a respiração com a dor. Melhorou, mas viram que a coisa podia não ser tão simples e chamaram o CODU. O enfermeiro avaliou e disse que não era necessário ir para Aveiro. Seguiu só para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Águeda", referiu.

Algumas horas depois do jogo, Márcio Ferreira tranquilizou Eunice Mortágua em relação ao estado de saúde do atleta do Valonguense, que regressou a casa no próprio dia, ultrapassada uma "situação aflitiva e para a qual nunca ninguém está preparado".

"Tínhamos alguns pais a ver o jogo, mas não havia mais ninguém que nos pudesse ajudar. Às vezes, temos a sorte de ter ali um bombeiro ou um enfermeiro, mas não foi o caso. Desfibriladores? Raramente encontramos nas equipas que estão nos distritais. Depois, muitas vezes nem toda a gente os pode usar. Se os tivesse, podia", vincou.

A árbitra, de 47 anos, a cumprir funções na estrutura diretiva da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), assume nunca ter experienciado idêntico retrato de pânico durante duas décadas e meia de experiência em diversos escalões.

"Todos deviam ter uma formação básica nesse aspeto e não falo só dos clubes. Depois, penso que as pessoas têm de nos começar a ver de outra maneira. Antes de ser árbitra, sou mãe e sou um ser humano. Muitas vezes, esquecem-se que o árbitro é unicamente um ser humano igual a todos e também não fica indiferente a estas situações", finalizou.

Lusa

Imagem: Mais Futebol