domingo, 14 de abril de 2019

Opinião | O Dever

Joaquim Carlos*

O dever! Que força mágica tem esta palavra! O dever bem cumprido enriquece o indivíduo e as nações; o dever desprezado pode arruiná-los. Os povos que cumprem o seu dever alcançam sempre vitória sobre os inimigos; aqueles que são desleixados são condenados a desaparecer. 

Numa velha igreja de um país estrangeiro existe uma imagem interessantíssima que representa as diversas vocações que os homens podem seguir. Ali se via o Papa, em toda a sua pompa, com esta inscrição por baixo: «Sou eu que vos ensino a todos»… um imperador com esta legenda: «Sou eu que nos governo a todos»… um general do exercito, de espada em punho, que anuncia: «Sou eu que vos defendo a todos»… um agricultor que abre um fundo sulco com a charrua e diz «Sou eu que vos alimento a todos»… e, bem ao fundo do quadro, um demónio fazendo esgares e chacoteando: «Sou que eu vos levo a todos, se não cumpris o vosso dever».

Que ideia profunda se esconde atrás destas cores! Que importa que sejas neste mundo imperador ou agricultor, se cumpres o teu dever! A vida humana é uma imensa peça de teatro, e é o próprio Deus quem distribui os papéis. Não depende de ti receber este ou aquele, mas depende de ti desempenhar bem ou mal o teu. O que é importante é como se desempenha, e não o que se desempenha. Pode acontecer que se pateie aquele que faz o papel de imperador porque o desempenhou mal, e que, inversamente, se aclame aquele que fez o papel mais modesto de um aprendiz de sapateiro.

Com frequência oiço os jovens dizerem-me, lamentando-se: «Não sei que carreira seguir! Em todas há gente de mais»! Não temas tu! Em todas as carreiras há sempre penúria de homens hábeis, activos e fiéis ao seu dever!

A fidelidade inabalável ao dever encerra uma grande força educativa. Faz sempre o que a tua situação tem direito a esperar de ti, e, sobretudo, aquilo que não gostas de fazer. Acredita no poeta que nos assegura que o valor da vida não se mede pelos desvios satisfeitos, mas pelos deveres bem cumpridos:
Não ´stá, ó homens, a felicidade,
Nesta vida de amargo sofrer,
Em nossos desejos bem satisfeitos,
Mas no bom cumprimento do dever.

Uma vida sem trabalho assemelha-se a um quadro sem imagem.

Li em algures, que durante a guerra de 1914 a 1918, os dois ocupantes de um avião foram atingidos por um obus no momento em que regressavam à base, após um voo de reconhecimento.

O oficial encarregado de notificar as posições do inimigo morreu imediatamente, mas o piloto, apesar das feridas mortais, conseguiu aterrar à retaguarda das próprias linhas. Correram logo para ele. Queres saber quais foram as suas últimas palavras? Por frases entrecortadas descreveu as posições inimigas registadas no aparelho fotográfico que o seu companheiro apertava ainda na mão crismada. E, à hora em que os dois eram enterrados, foram tomadas as referidas posições. Que herói do dever cumprido até o fim!

Vivemos numa sociedade em que se reclama mais por direitos, em detrimento dos deveres. Porque será? Por acaso não dependemos todos uns dos outros, independentemente da profissão de cada um? Vamos assumir a responsabilidade pelos deveres, porque os direitos vêm por acréscimo.

*Director

Mundo | Obrigado Julian Assange!


Obrigado Julian Assange!
Em 2008, ficámos a saber que o governo do Quénia tinha em prática uma política de extermínio de cidadãos considerados “indesejáveis”.
Em 2010, ficámos a saber que um ataque dos Estados Unidos no Iraque matou deliberadamente 12 civis desarmados, entre os quais dois jornalistas da agência Reuters.
Nesse mesmo ano, ficámos a saber como eram torturados os prisioneiros da prisão militar dos Estados Unidos em Guantánamo, Cuba.
Ainda em 2010, ficámos a saber que os Estados Unidos tentaram esconder a morte de dezenas de milhar de civis em ataques no Afeganistão, bem como diversos crimes de guerra.
Em 2014, ficámos a saber que as cinquenta maiores economias mundiais preparavam um acordo para desregulamentar o comércio e os mercados financeiros.
Em 2016, ficámos a saber que o presidente interino do Brasil, Michel Temer, funcionou como informador dos Estados Unidos, beneficiando empresas americanas em concursos.
Ainda em 2016, ficámos a saber que Hillary Clinton autorizou a venda de milhares de milhões de dólares de armamento à Arábia Saudita, uma das mais tenebrosas e sanguinárias ditaduras do mundo, ao mesmo tempo que este estado transferia alguns milhões de dólares para a conta da Clinton Foundation.
Nunca um documento divulgado pela Wikileaks foi acusado de ser falso, tendo sido validados como autênticos por diversos órgãos de comunicação, que os publicaram: The New York Times, The Guardian, Le Monde, El País, Der Spiegel, Los Angeles Times. A organização foi premiada pela The Economist, Associated Press, National Newspaper Publishers Association, Bureau of Investigative Journalism, Repórteres Sem Fronteiras, Amnistia Internacional.
Quando, em 1971, o The New York Times publicou o relatório conhecido como “Pentagon Papers”, divulgando que o governo americano mentira acerca dos seus interesses e ações na guerra do Vietname, a Suprema Corte dos Estados Unidos considerou que “só uma imprensa livre pode efetivamente expor as fraudes de um governo”, autorizando a divulgação dos documentos.
Quase cinquenta anos mais tarde, em 2019, pelo contrário, Julian Assange foi preso no Reino Unido, ainda União Europeia, a pedido dos Estados Unidos, depois de ter sido detido no interior da Embaixada do Equador.

Mundo | Facebook e WhattsApp em baixo em todo o mundo


Resultado de imagem para Facebook e WhatsApp em baixo em todo o mundo
Os servidores do Facebook estão em baixo, levando a que a rede social esteja inativa em todo o mundo.
A falha informática afeta também o WhattsApp e o Instagram.
Este domingo um problema afetou os servidores do gigante das redes sociais.

Algarvie Marafade, Nani Nadais, Armando e Laginha - Medley Tradiconal

Gil e Ricardo Laginha - Mãe, o Tempo Passa

Gil e Ricardo Laginha - Mãe, o Tempo Passa

Gil e Ricardo Laginha - Ó Senhor Guarda (não leve a mal)

Mira | Cicloturismo em acção



__________________________


O Litoral Centro apoia o desporto divulgando-o. Enviem as informações sobre os eventos que vão decorrer nas vossas localidades, quer seja no Norte, Centro ou Sul pelo e-mail: editorlitoralcentro@gmail.com


Sporting consolida terceiro lugar com vitória nas Aves

'Leões' jogaram com 10 desde os quatro minutos

Resultado de imagem para Sporting consolida terceiro lugar com vitória nas Aves
O Sporting consolidou este sábado o terceiro lugar da Liga ao vencer no terreno do Desportivo das Aves, por 3-1, num jogo em que alinhou apenas com 10 jogadores desde os quatro minutos, por expulsão do guarda-redes Renan. Luiz Phellype, Mathieu e Bruno Fernandes marcaram os golos leoninos.
Marcel Keizer apostou em Jovane Cabral no onze inicial mas o jovem extremo teve apenas quatro minutos para se mostrar ao técnico holandês. Renan e Mathieu desentenderam-se num lance aparentemente controlado e o guarda-redes brasileiro acabou por receber ordem de expulsão. Jovane foi o sacrificado, dando o lugar a Salin.
Apesar da desvantagem numérica, os 'leões' controlaram o ritmo do encontro e chegaram à vantagem aos 24 minutos, quando Luiz Phellype desviou de cabeça um cruzamento de Acuña.
A formação de Augusto Inácio reagiu e contou com nova 'asneira' da defesa verde e branca para chegar à igualdade. Luquinhas, o jogador em evidência no Aves, foi derrubado por Salin dentro da grande área e viu Falcão bater o penálti que nivelou novamente o resultado.
Perto do apito para o descanso, porém, o Sporting conseguiu colocar-se novamente na frente, desta vez por Mathieu. O defesa francês surgiu solto dentro da pequena área e aproveitou um primeiro remate de Wendel para atirar a contar.
A etapa complementar mostrou um Aves a tentar assumir as 'rédeas' do jogo, mas sem engenho para ultrapassar a defesa leonina. De resto, as melhores oportunidades pertenceram aos comandados de Keizer, mas tanto Raphinha como Acuña permitiram a defesa a Beunardeau. Já dentro dos últimos 10 minutos, depois alguns momentos de disputa e nem sempre bem jogados, o Sporting sentenciou o encontro com um cabeceamento de Bruno Fernandes.
Derley ainda reduziu o marcador, mas o golo foi anulado por Artur Soares Dias, que recorreu ao videárbitro para assinalar uma falta no início do lance.
Desta forma, os 'leões' consolidam o terceiro lugar, com 64 pontos, mais seis que o Sporting de Braga, que defronta amanhã o Tondela. O Aves segue na luta pela manutenção, com 30 pontos.
Bancada.pt

O Dia do Cineclube


A 13 de Abril de 2019 comemora-se, pela primeira vez, o Dia do Cineclube. Promovido pela Federação Portuguesa de Cineclubes, é um evento que se estende aos cineclubes nacionais com escopo de celebrar a actividade cineclubista, enaltecendo o seu importante contributo social, educacional e cultural através da tela.

Tendo sido os cineclubes responsáveis pela descentralização do cinema e de o levar ao máximo número de pessoas, esta data pretende promover o mundo do cineclubismo à população, com uma programação de acesso gratuito ao público.

Em Coimbra, o Centro de Estudos Cinematográficos programou a projecção do filme de Manuel Mozos “Outros Amarão as Coisas que eu Amei”, um género de ode aos fantasmas do cinema que lhe dão vida e constituem o seu esqueleto mágico. Uma celebração da vida pelo mote deixado por Sophia de Melo Breyner e navegado por João Bénard da Costa, uma das pessoas com maior impacto no panorama do cinema nacional.

João Bénard da Costa (1935–2009) foi um dos fundadores da revista “O Tempo e o Modo”. Dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidiu à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Dedicou-se à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, de Manoel de Oliveira a João César Monteiro. Pelo trabalho à frente da Cinemateca Portuguesa, de que era director desde 1991, foi condecorado com a medalha de mérito cultural.

Realizado por Manuel Mozos (“Xavier”, “4 Copas”), o documentário “Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei” é construído a partir de uma montagem de excertos de escritos de Bénard da Costa, maioritariamente crónicas que publicou. Mozos alinha imagens de arquivo, visitas a alguns lugares marcantes da sua vida e cenas de filmes em que entrou como actor (como “Espelho Mágico”, de Manoel de Oliveira) ou que defendeu (seja “A Palavra”, de Carl Th. Dreyer, ou “Johnny Guitar”, de Nicholas Ray). Mozos sublinha que esta não é a “história oficial” nem a única visão possível de João Bénard da Costa: “Isto é um filme meu sobre o João Bénard, mas não fecha a pessoa nem a obra. Poderá haver outros filmes feitos por outras pessoas com outras abordagens completamente diferentes.

Jornal O Público


Abílio Hernandez é doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra com dissertação sobre James Joyce, intitulada De Ítaca a Dublin: Ulysses ou a odisseia da palavra. Foi Presidente do Secretariado do curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordenador da área de Cinema no mesmo curso. Foi igualmente Presidente … Continue a ler
Abílio Hernandez

FC Porto vence em Portimão com golos de Brahimi, Marega e Herrera

'Dragões' chegam provisoriamente à liderança da Liga

Resultado de imagem para FC Porto vence em Portimão com golos de Brahimi, Marega e Herrera
Observador
O FC Porto alcançou, este sábado, provisoriamente a liderança da Liga ao vencer o Portimonense, no Algarve, por 3-0. Brahimi, Marega e Herrera apontaram os golos.
Sérgio Conceição promoveu três alterações relativamente à equipa que defrontou o Liverpool na passada quarta-feira, para a Liga dos Campeões, e a aposta revelou-se acertada logo aos 15 minutos de jogo. Depois de uns momentos de indefinição, onde as duas equipas procuravam encaixar no jogo, Marega aproveitou uma bola longa de Corona para servir Brahimi que, na cara do golo, não desperdiçou.
A reação algarvia foi forte e logo nos instantes seguintes. Em apenas quatro minutos, Casillas foi obrigado a sair dos postes para cortar um ataque rápido, a 'brilhar' com uma defesa difícil e viu ainda uma bola embater no poste no seguimento de um pontapé de canto. Aylton Boa Morte ainda assustou, mas os 'dragões' chegaram ao intervalo em vantagem.
A etapa complementar mostrou um guião idêntico: um jogo muito equilibrado, com o FC Porto a tentar controlar o ritmo perante um Portimonense personalizado e a assustar a defensiva portista sempre que tinha oportunidade.
Ricardo Ferreira negou o golo a Marega logo aos quatro minutos, mas foi incapaz de travar o belo remate do maliano à entrada para o último quarto de hora, depois de um lançamento de Alex Telles. Pelo meio, os homens do Portimonense procuraram o empate, mas pecaram sempre na hora de finalizar.
Após o segundo golo portista, a formação de Folha acentuou a pressão, mas foi incapaz de ultrapassar a defesa azul e branca. De resto, perante as linhas mais subidas, o FC Porto ainda explorou o espaço para criar algumas situações de perigo. Em cima do apito final, Herrera fez o terceiro e último golo no seguimento de uma bola parada.
Destaque para a saída de Corona por lesão, nos minutos iniciais da segunda parte.
Desta forma, o FC Porto chega provisoriamente à liderança da Liga, com mais três pontos que o Benfica, que defronta amanhã o Vitória de Setúbal. O Portimonense segue no 10.º lugar, com 32 pontos.
Bancada.pt

Acidente fatal no Concelho de Montemor-o-Velho

Resultado de imagem para Acidente fatal no Concelho de Montemor-o-Velho
Correio da Manhã
Uma pessoa morreu hoje no concelho de Montemor-o-Velho na sequência de uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
Do acidente, que ocorreu no lugar da Mata, freguesia de Arazede, pouco antes das 16:00, resultou ainda um ferido ligeiro, adiantou fonte do CDOS à agência Lusa.
Estiveram no local elementos dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, GNR e INEM, além de uma equipa de socorro do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com uma viatura médica de emergência.
Lusa