quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Silves | Animação de Verão com Verónica Monteiro Trio

 O último espetáculo da Animação de Verão, terá lugar no próximo dia 27 de agosto, pelas 22h00, na Fortaleza, com a atuação de Verónica Monteiro Trio.
O espetáculo é de entrada livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra. 
A iniciativa organizada pelo Município de Silves tem como objetivo qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos a todos quantos por lá passem.
Junte-se a nós e venha assistir a este espetáculo.
 
+ sobre VERÓNICA MONTEIRO TRIO
Verónica Monteiro é natural de Faro e reside em Silves. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Maria Campina e, ao longo do tempo, esteve envolvida em vários projetos musicais como vocalista. Em 2012, inicia o seu percurso a solo como cantora e instrumentista. O seu repertório é bastante diversificado viajando um pouco por vários estilos musicais, incluindo, música portuguesa, jazz, bossa-nova, blues, Pop, reggae, soul music.
As suas referências musicais têm influência em: Alice Russel, Norah Jones, Melody Gardot, Lisa Ekdhal, Stacey kent, Astrud Gilbert, Tom Jobim, George Gershiwn, Mayra Andrade, Mafalda Veiga, Sónia Tavares, Mariza, Sara Tavares, António Zambujo, entre outros.

O papel do enólogo e a procura de vinhos adaptados aos diferentes mercados. Pós-Graduação em Enologia da Católica permite pensar estrategicamente da vinha ao vinho


A enologia é a ciência de suporte à produção de vinho nas suas várias vertentes de vinificação, envelhecimento e conservação. Está, intimamente, ligada à viticultura, já que a estratégia definida na fase de escolha do terreno, a plantação e condução da vinha influi nas características do vinho a produzir. Um processo que requer conhecer e saber utilizar a "palete" de ferramentas tecnológicas ao dispor e que permitem "desenhar" vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor. De dois em dois anos, a Pós-Graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto procura formar os melhores enólogos do país. O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral.
Portugal tem uma grande tradição como país vitivinícola, centrada nas suas Regiões vínicas, possuindo uma enorme diversidade de castas e de estilos de vinhos que faz com que as opções disponíveis para os enólogos portugueses sejam invejáveis. No entanto, o conhecimento de outros estilos de vinhos do mundo, e de como os vinhos portugueses se integram no contexto internacional, é essencial para poder posicionar corretamente um vinho num mercado particular.

“O enólogo tem de ter uma verdadeira cultura de vinho e perceber a importância da história, geografia e economia na sua produção, comercialização e consumo,” salienta José António Couto, coordenador da Pós-graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

A Pós-Graduação em Enologia é lecionada por cerca de 40 docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e de universidades nacionais e estrangeiras incluindo a Universidad de La Rioja e Universidad de Vigo (Espanha); State Viticulture & Oenology Institute Freiburg (Alemanha); Institute of Wine Biotechnology, Stellenbosch University (África do Sul); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Santarém) e ainda com a Lallemand Iberia SA. Salienta-se, também, a participação ativa de reconhecidos enólogos e profissionais do setor vinícola.

José António Couto realça que “no final da Pós-Graduação em Enologia, os participantes estarão habilitados a conhecer a diversidade, complexidade e importância do mundo vitivinícola, assim como os fatores de produção que influenciam a qualidade final do vinho; a dominar temas relativos à viticultura, enologia e análise sensorial necessários para a produção de vinhos de qualidade; provar vinhos, abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicos e ainda a comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial.”

A Pós-Graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia decorre durante um ano e meio e é constituído por 4 módulos organizados em Unidades Curriculares. Estas incluem Master Classes e um projeto de elaboração e apresentação de um vinho.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Cantanhede | Normas do evento aprovadas em reunião de Câmara. Festa do Desporto vai reconhecer trabalho dos agentes desportivos de Cantanhede

 

Reconhecer publicamente o trabalho realizado por todos os agentes desportivos que se envolvem na promoção e generalização da prática desportiva, quer na vertente competitiva, quer enquanto escola de formação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, é o objetivo da Festa do Desporto do Município de Cantanhede, que vai regressar no primeiro trimestre de 2024.

No preâmbulo do documento que define as normas de atribuição dos prémios, e que foi aprovado esta quarta-feira, 23 de agosto, em reunião do Executivo Municipal, pode ler-se que “estes prémios são o reconhecimento do desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade desportiva, distinguindo e incentivando os intervenientes do fenómeno desportivo do Concelho de Cantanhede a melhorarem os seus resultados desportivos”.

De acordo com o vereador do Desporto, Adérito Machado, a Festa do Desporto do Município de Cantanhede, “além de um momento de reconhecimento de todos quantos diariamente dignificam o movimento desportivo local, pretende ser um estímulo para que os mais novos optem pela prática desportiva”.

No evento, a realizar no primeiro trimestre de cada ano, são entregues prémios aos agentes desportivos que mais se distinguiram ao longo da época desportiva transata. Para o efeito, foram definidas duas categorias de distinções: “Prémios Principais”, para os quais são definidos quatro nomeados para a eleição de um vencedor de acordo com decisão de um júri, e “Menção Honrosa”, que premeia todos os atletas, individual ou coletivamente, em função da modalidade praticada, que tenham alcançado resultados de relevo distrital, nacional e internacional.

Serão atribuídos oito “Prémios Principais” (Equipa do Ano – Desportos Individuais e Coletivos; Atleta do Ano – Masculino e Feminino, em representação de associações do Concelho; Atleta do Ano - para todos os naturais ou residente há mais de cinco anos no Concelho, Dirigente do Ano; e Evento Desportivo do Ano).

Já as “Menções Honrosas”, de acordo com a modalidade, contemplam desportos coletivos e individuais. Haverá ainda prémios Desporto Adaptado, Fair-Play e Carreira.

O processo de seleção dos vencedores nas respetivas categorias será da responsabilidade de uma Comissão de Avaliação, constituída por um conjunto ímpar de personalidades ligadas ao processo desportivo local (dirigentes, treinadores, atletas, jornalistas, entre outros). Compete ao vereador do Desporto, enquanto presidente da Comissão de Avaliação, homologar a lista de atribuição dos prémios.


Paulo Cardantas


Ownever redefine o luxo em tom rosa, com um toque moderno e garantia de reparação vitalícia

 A Ownever, um nome já proeminente no mundo dos acessórios de luxo, acaba de apresentar a sua mais recente criação - a carteira Blush.
Blush faz parte da coleção especial RePurse, uma linha de malas criadas com peles excedentes de stock de marcas de luxo, e por isso fabricada em unidades limitadas.
 
Ao unir de forma harmoniosa o estilo contemporâneo e a elegância intemporal, a mala Blush reflete a essência do rosa como tendência de moda, enquanto redefine o conceito de luxo como um investimento vitalício.
 
A mala Blush não é apenas um acessório de moda; é uma peça de coleção projetada para resistir ao teste do tempo. A sua combinação única de design contemporâneo, elegância intemporal e “savoir-faire” Português torna-a numa peça cobiçada. A Ownever está empenhada em elevar a arte dos artesãos portugueses e em criar peças que transcendam as tendências passageiras, mas que se tornem tesouros estimados, transmitidos através de várias gerações.
 
Eliana Barros, a fundadora da Ownever, afirma: "Com a RePurse Blush, pretendemos criar mais do que um simples acessório de moda, mas sim um símbolo de estilo eterno. A nossa filosofia de design celebra tanto o panorama da moda atual quanto o apelo duradouro das estéticas clássicas. O toque moderno incorporado à bolsa Blush representa o nosso compromisso em manter o clássico ao lado das novas tendências."
 
O que realmente eleva a bolsa Blush ao patamar de verdadeiro luxo é a abordagem inovadora da Ownever em relação à sustentabilidade e longevidade. A Ownever volta a apresentar com orgulho um conceito inovador – o serviço de restauro vitalício. Voltando assim a afirmar que esta mala não é apenas para uma estação, é para toda a vida. Por isso, caso no futuro a mala necessite de qualquer restauro ou renovação, os artesãos dedicados da Ownever irão garantir que ela permaneça tão deslumbrante como no dia em que foi adquirida.
 
A mala rosa Blush da Ownever é uma edição limitada e intemporal na sua essência. Mais do que um acessório, é um símbolo de luxo intemporal duradouro.
 
Esta nova edição limitada da carteira Blush está disponível no site da marca www.ownever.com , pelo preço de 480€.

Eliana Barros 


Sobre a Ownever
A Ownever é uma marca ética de carteiras de luxo, comprometida com a sustentabilidade e com práticas éticas. A missão da marca é criar peças únicas que não sejam apenas bonitas, mas também intemporais. A Ownever acredita que o luxo deve ser ético e que deve durar uma vida, e é por isso que a marca está empenhada em reaproveitar materiais, reparar malas e criar peças verdadeiramente únicas.

 

Estarreja | Bolsas Sociais EPIS 2023: candidaturas abertas até dia 22 de setembro

 Estão abertas as candidaturas para o programa Bolsas Sociais EPIS 2023, promovido pela Associação EPIS, que tem como objetivo apoiar alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário, apoiar estágios de inserção profissional de jovens com deficiência e premiar boas práticas de promoção da inclusão social de crianças e jovens e de sustentabilidade e cidadania ativa.
 
A 13.ª edição das Bolsas Sociais EPIS irá atribuir 195 bolsas, num investimento social no valor de 423 m€.
 
Recorde-se que a empresa CIRES, de Estarreja, é um dos 42 parceiros das Bolsas Sociais EPIS, direcionando a atribuição de 6 bolsas a alunos que estudem ou residam no concelho de Estarreja, que tenham concluído com sucesso o 9.º ano de escolaridade. 
 
Em 2023, o programa está organizado em 5 áreas distintas, distribuídas por 17 categorias, com ou sem subcategorias:
1. Boas práticas organizativas de promoção da inclusão social de crianças e jovens;
2. Boas práticas organizativas de promoção da sustentabilidade e cidadania ativa;
3. Estágios de formação e inserção profissional de jovens com necessidades especiais;
4. Ensino secundário – ensino regular, profissional e educação inclusiva;
5. Licenciatura e mestrado – com acesso a programas de mentoring, formação e estágios profissionais.
 
O programa de Bolsas Sociais EPIS tem uma cobertura nacional: todas as escolas, instituições e alunos de Portugal (Continente, Açores e Madeira) – alunos que tenham terminado o 9.º ou o 12.º anos de escolaridade do ensino inclusivo, regular ou profissional, ou que tenham terminado cursos pós-secundário ou licenciatura.
 
As candidaturas estão abertas até 22 de setembro:
Formulário de candidatura em: https://forms.gle/SoEPU1P17HJ6MGRR7
 
A Associação EPIS foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses. Os projetos prendem-se com o combate ao insucesso escolar, com particular atenção à potenciação e capacitação de jovens em risco, assim como a disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.
 
Em Estarreja, o Programa EPIS está presente desde 2012 em parceria com o Município e com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó. 

Carla Miranda