quarta-feira, 9 de março de 2022

Dê sangue, ajude a vida a vencer!



Ver mais no site www.adasca.pt e no Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/




RÚSSIA x UCRÂNIA — Movimentações nos ventos da guerra (Parte II)

 Complementando o post de ontem, aqui reproduzimos um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira [foto], redigido no longínquo 1951, no qual ele prevê uma III Guerra Mundial e anuncia os malefícios incalculáveis que ela causará com um “choque de civilizações”, de culturas e de ideologias.

NUMA GUERRA, QUAL É A POSIÇÃO CATÓLICA?

“Seria de pasmar se as pessoas que amam verdadeira e seriamente a Religião Católica não indagassem quais os efeitos de uma possível guerra sobre as atividades e as próprias condições de vida da Igreja em nosso século”

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Catolicismo, abril de 1951

Inútil seria enumerar os muitos motivos que tornam iminente uma nova guerra mundial. São eles tantos, tão graves, tão evidentes, que já passaram do conhecimento das chancelarias para os parlamentos, dos parlamentos para a imprensa, e daí para a rua, de tal forma que todos hoje, homens, instituições, governos, vivem em função da guerra.

Não há pessoa de critério e responsabilidade que, fazendo planos para o futuro, não tome em consideração as modificações que uma possível guerra imporia à marcha regular de suas previsões.

Seria, pois, de pasmar que as pessoas que amam verdadeira e seriamente a Religião Católica, também não indagassem quais os efeitos de uma possível guerra sobre as atividades e as próprias condições de vida da Igreja em nosso século. Para tratar deste assunto que tortura tantas almas zelosas é que deliberamos publicar em Catolicismo este estudo. É óbvio que não poderemos considerar senão os aspectos mais gerais do complexíssimo problema. As questões de pormenor alongariam desmedidamente os quadros, de per se já tão vastos de nosso trabalho.

Esta provável guerra terá algumas notas preponderantes, que influirão em todos os seus outros aspectos.

Primeiramente, será “mundial” num sentido muito mais real e profundo do que o conflito de 14-18 [Primeira Guerra Mundial], ou mesmo o de 39-45 [Segunda Guerra]. De um lado, os campos de operações militares serão muito mais numerosos.

Todas estas circunstâncias exigirão uma participação militar e econômica muito mais efetiva, das próprias nações que não forem diretamente atacadas em seus cidadãos e seus territórios. O esforço de guerra mobilizará pois, de um modo ou de outro, os recursos do mundo inteiro.

Em segundo lugar, esta guerra em que todas as nações talvez tomem parte, será principalmente uma guerra entre duas nações. Os russos e americanos de tal maneira se avantajam em força e poder sobre os respectivos aliados que a vitória de qualquer dos dois blocos não será senão o triunfo da nação-líder do bloco vencedor.

Em terceiro lugar, a guerra será ideológica. Se a nação vencedora for a Rússia, imporá ela ao mundo seu modo de pensar, de sentir e de viver. Contra esta perspectiva se armam as nações que não estão dispostas a renunciar às suas tradições, seus costumes e sua própria alma nacional. Em outros termos, há duas civilizações, duas culturas, dois mundos ideológicos inteiramente distintos e antagônicos, em presença um do outro. E a sobrevivência da hegemonia mundial da cultura ocidental será impossível se a vitória couber ao bloco liderado pelos bolchevistas.

Em quarto lugar, vem uma decorrência do que acabamos de dizer. Se a guerra for ideológica e se a questão ideológica que estiver na raiz da luta for a questão social, é bem de ver com que facilidade em vários países se manifestará a tendência de complicar com uma guerra de classes intestina, a guerra mundial. É, pois, possível que a guerra mundial seja agravada por uma revolução social que, se não for mundial, por certo poderá ser internacional.

Em quinto lugar, tudo leva a crer que a guerra será científica e trará consigo possibilidades de destruição ainda não bem conhecidas pelo público, mas por certo muito amplas. A técnica será mobilizada contra o homem, e poderá determinar convulsões, destruições e hecatombes inimagináveis. Há quem pense que a própria civilização humana poderá desaparecer da Terra. Sem responder pela afirmativa nem pela negativa, aceitamos a hipótese muito menos improvável de que, simplesmente, as destruições acarretem para civilização um retrocesso que ainda é prematuro tentar medir.

Este o quadro das perspectivas sombrias que a guerra abre diante de nós.

Os estados vermelhos representam os governos comunistas que foram alinhados com a União Soviética. Os amarelos (Somália e Albânia) representam os estados com governos comunistas que foram alinhados com a República Popular da China. Os estados em preto (Coreia do Norte e Iugoslávia).

A Igreja e o comunismo

Cumpre-nos examinar agora que influências estas perspectivas podem ter sobre a segurança, esplendor e dilatação da Cristandade. Para isto, analisemos a posição da URSS e dos EUA perante a Igreja. Comecemos pela URSS. As relações entre o comunismo e a Igreja são tema já mil vezes versado. Parece-nos, entretanto, que muito raramente se tem posto nos seus verdadeiros termos o problema.

Segundo a doutrina católica, Deus pôs os homens neste mundo para O amar e servir, e assim conquistar a visão beatífica e a vida eterna. Mas Deus não deixou a nosso critério servi-Lo como bem entendêssemos. Ele promulgou uma Lei que não revogou e jamais revogará, a mesma para todos os homens, em todos os lugares e todos os tempos até a consumação dos séculos. Esta Lei nos manda professar a verdadeira Religião, guardar a pureza segundo nosso estado, respeitar a propriedade alheia, e acatar com amor toda a superioridade legítima, como é arquetipicamente a do intelectual sobre o trabalhador manual.

Assim, não nos é lícito constituir um estado de coisas baseado sobre a impiedade, o adultério, o latrocínio e a revolta, e esperar que a Igreja acabe se acomodando com isto. Para que tal acomodação fosse possível, seria mister, ou que a Igreja abandonasse a Lei de Deus, ou que Deus reformasse sua própria Lei. Ora, quem admite qualquer destas duas hipóteses, cai em heresia. A Igreja condena como herética a simples suposição de que algum dia a Lei no todo ou em parte seja modificada por Deus ou abandonada por Ele.

Como se vê, a oposição entre o Comunismo de um lado o Catolicismo de outro é a maior que se possa imaginar. Ora, os soviéticos não se limitam a viver segundo estes princípios. Desejam reformar ao sabor deles toda a face da Terra. Prova-o a existência, em todos os países, de partidos comunistas mantidos e dirigidos por Moscou; e principalmente a bolchevização brutal de todas as regiões que, deste ou daquele modo, caíram sob o jugo russo, como aconteceu temporariamente com a Espanha e o México, e aconteceu com a Romênia, a Bulgária, a Hungria, a Tchecoslováquia, a Polônia e a China.

Em outros termos, a guerra de conquista da URSS contra o mundo ocidental é estritamente uma guerra ideológica, uma espécie de cruzada cuja vitória significará o fim da civilização atual e a revogação do edito de Milão com o qual, em 313, Constantino reconheceu à Igreja o direito de existir.

Em consequência, os católicos têm de lutar em nosso século contra os comunistas, como lutaram do século XI ao século XVII contra os sarracenos. Somos obrigados a levar a cabo contra a foice e o martelo uma verdadeira cruzada. Isto é perfeitamente claro. Significa isto que todos os inimigos da URSS são cruzados, e que podemos ver em Truman, por exemplo, um Godofredo de Bouillon?

A Igreja e os EUA

Eis outra grave questão. A primeira coisa que se deve dizer sobre ela é que não é nova. De fato, ela já se pôs aos cruzados medievais. Tinham estes no Império Romano do Oriente, um aliado natural. Com efeito, os maometanos haviam feito da monarquia bizantina sua bigorna preferida.

Contra ela eram seus melhores golpes. O desejo de a destruir era sua mais alta ambição, que iam satisfazendo com método implacável, e que chegaram a realizar no século XV quando as tropas de Constantino XIII, os Dracosès, foram dizimadas sob os muros e pelas ruas de Constantinopla pelos soldados vitoriosos de Maomé II.

Dada a orientação implacável e ferozmente antibizantina da política muçulmana, tudo levaria a crer que os cruzados da Europa Ocidental obtivessem o apoio do Império do Oriente para a reconquista dos Lugares Santos, tanto mais que os bizantinos, como cristãos, tinham os mesmos motivos religiosos do que os cruzados para se interessar pela libertação do Santo Sepulcro.

É bem verdade que os cruzados eram católicos, e os bizantinos greco-cismáticos. Mas não seria o caso de fazer calar os motivos de dissensão entre cristãos, à vista do adversário comum, formidável, e sanhudamente anticristão? A resposta só poderia ser pela afirmativa. Fez-se o acordo.

E a colaboração entre cismáticos e cruzados funcionou tão mal que não haveria talvez nenhum exagero em se afirmar que melhor teria sido para estes enfrentar os muçulmanos sem qualquer auxílio bizantino. É que, em mais de uma ocasião decisiva, o Império do Oriente, receoso de um excessivo poderio dos ocidentais, se mancomunou com os muçulmanos, deixando inopinadamente os cruzados — falhos do auxílio prometido — frente a frente com o inimigo.

O que nos ensina este fato histórico? Que jamais deve haver alianças entre católicos e acatólicos? Seria levar longe demais a tese. Pio XI, segundo se conta, afirmava que, se devesse colaborar com o próprio demônio para o bem da Igreja, aceitaria a colaboração. Mas… e entra aí o pormenor que os cruzados não tomaram na devida consideração, o demônio é sempre demônio, mesmo quando acidentalmente nos serve de instrumento.

Os pactos de aliança temporária que façamos com ele não o transformarão em Anjo de luz. E toda a cooperação com ele só não será absolutamente ruinosa se nos lembrarmos sempre das reticências muito consideráveis com que se deve agir em relação a tal colaborador!

Não queremos forçar a nota. O exemplo não pode ser aplicado ao problema de uma cooperação mundial de todas as forças anticomunistas senão com uma imensidade de nuances que seria gravemente injusto não explicitar cuidadosamente. Mas, de qualquer forma através deste exemplo, temos sempre os dois princípios de qualquer colaboração com os adversários da Igreja:

a) em tese, é possível;

b) nunca deve ser feita sem cautelas e reservas muito importantes, à falta das quais a cooperação pode ser quase tão onerosa como a própria derrota.

No caso presente, a cooperação não é apenas possível, mas necessária. Quando nos falam na eventualidade de grupos se constituírem como uma terceira força na hipótese de uma luta soviético-americana, temos vontade de sorrir. Com efeito, dir-se-ia que não estamos vitalmente interessados no êxito da luta. Se os soviéticos vencerem, as potências do grupo neutro serão conquistadas num abrir e fechar de olhos. Lutando para esmagar a URSS, os norte-americanos lutarão pelo destino de todas as nações livres do mundo. Seria, pois, inconcebível que estas presenciassem a luta de braços cruzados.

Entretanto, não se segue daí que a cooperação com os americanos deva ser aceita pelo mundo católico sem cautelas, nem condições, nem apreensões. Lembremos, antes de tudo, que o anticomunismo americano é muito heterogêneo em sua composição. Há anticomunistas que o são por um sincero horror ao bolchevismo. Mas há os que o são num espírito pagão, de mera preservação de situações pessoais vantajosas.

Há ainda os que são anticomunistas pelo desejo de acrescer a prosperidade das grandes empresas americanas. Como há também os que veem na URSS não tanto uma potência ideologicamente hostil, mas um agressor que põe em risco a estabilidade da pátria. Entre os anticomunistas americanos, há sindicalistas ferrenhos, que desejam para sua pátria uma organização econômica e social. Há políticos que não têm o menor desejo de extirpar o comunismo de qualquer canto da Europa desde que daí não se irradie para a América. E há até os que veem de muito bom grado os comunistas como aliados, desde que sejam anti-stalinistas.

Bem se vê que os católicos, aceitando lealmente a cooperação americana, e sobretudo prestando aos americanos apoio decidido face ao adversário comum, não podem viver esta cooperação com chefes e soldados americanos como os cruzados — irmanados na mesma Fé e combatendo todos por um mesmo ideal — podiam colaborar entre si sob a direção de um católico da envergadura de Godofredo de Bouillon. Muito pelo contrário!

Diante das graves ameaças que rondam o Ocidente, envolvendo não só as nações numa eventual guerra mundial, mas também com sérias consequências para a Igreja, estamos diante de uma situação única na História, e que clama por novos “Godofredos de Bouillon”. A esperada intervenção da Providência anunciada em Fátima, em que direção se manifestará?

Não basta ganhar a guerra, é preciso ganhar a vitória

E concluamos estas considerações lembrando que o espírito com que se combate é o espírito com que se vence; o espírito com que se vence é o espírito com que se organiza a vitória.

Se, na refrega iminente, as nações católicas e latinas não conservarem a consciência muito viva de sua missão providencial, do imenso futuro histórico que representam, das tradições de civilização e cultura inestimáveis que possuem; se as nações católicas e especialmente as nações latinas não se lembrarem de que, pobres ou ricas, armadas ou desarmadas, têm direito a ocupar pelo próprio fato destas tradições e desta missão um lugar de primeiríssimo realce na direção do mundo, de sorte que toda a ordem internacional que se construa sem elas seja considerada fundamentalmente injusta e inaceitável; se, pois, estas nações não se munirem das melhores garantias de que tal será sua situação depois da vitória, terão transgredido, por ingenuidade, por moleza, por imprevidência, o mais sagrado de seus deveres.

Imaginemos por um instante o que seria uma vitória americana conquistada sem a participação de nós católicos, ou sem a garantia de que na mesa da paz nossa participação nos traria um justo lugar de honra e de poder. O que viria a ser esta paz? Algo de imensamente melhor do que a vitória de Moscou, isto é certo.

Assim, pois, a verdadeira fórmula da colaboração deve ser esta: fervorosa, porém não ingênua ou incondicional.

Isto mais claro se tornará se considerarmos outra característica do conflito que se aproxima. A guerra será mundial, dizíamos, e será sobretudo a vitória de uma nação, URSS ou EUA. Equivale isto a dizer que, se vencerem os EUA, praticamente serão eles os únicos vencedores, e seu poder será imensamente maior do que o de César ou de Carlos V. Não haverá outros grupos que possam atender esta soberania mundial, se antes e durante a colaboração com o adversário comum não forem tomadas as necessárias precauções.

Este, pois, é o momento em que as nações latinas — o grande bloco ibero-americano sobretudo — jogarão as cartas para saber se podem, ou não, ganhar a vitória. Porque, começado o conflito, a hora da diplomacia terá passado, e será preciso lutar ou morrer.

ABIM

MUNDO | EUA rejeitam proposta polaca de envio de caças para a Ucrânia


Os Estados Unidos rejeitaram a proposta da Polónia para entregar os seus caças Mig-29 numa base norte-americana na Alemanha, para depois serem usados pela Ucrânia.
Surpreendida com a decisão de Varsóvia de tornar pública a oferta, a administração norte-americana indicou, através do porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, que vai "continuar as consultas com a Polónia e outros aliados da NATO", mas que a proposta polaca não é "sustentável".

A Polónia disse esta terça-feira estar disposta a transferir para a base de Rammstein todos os seus caças Mig-29, devendo receber em troca F-16 norte-americanos.

Varsóvia não tinha especificado que o destino final seria as Forças Armadas ucranianas, mas os pilotos ucranianos estão treinados para manobrar os Mig-29, de fabrico russo.

A Ucrânia tem pedido assistência militar e a Polónia já forneceu ao país armas defensivas no passado, mas Varsóvia teme as consequências de um envio direto a Kiev e a NATO tem-se mostrado bastante hesitante face a decisões que a poderiam colocar num conflito aberto com o Kremlin.

euronews

Castelo de Paiva | MUNICÍPIO PAIVENSE RECEBEU VISITA À ESTRUTURA DE ATENDIMENTO SOCIAL. Objectivo foi conhecer a “ CataVentos “

Município de Castelo de Paiva recebeu hoje, nas suas instalações, um grupo de técnicos de Acção Social, em visita à Estrutura de Atendimento Social “ CataVentos “, recentemente criada no âmbito da Rede Intermunicipal Integrada de Apoio à Vítima.

 


Esta iniciativa surge no âmbito do projecto europeu UYUM PROJECT, do Programa ERASMUS+, que aborda a problemática da Violência Doméstica, sendo importante dar a conhecer, a este grupo constituído por estudantes de alguns países europeus, como a Turquia, Bélgica e Alemanha e acompanhado por elementos da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, do Município de Lousada, as boas práticas na intervenção com estas vítimas e das respostas já existentes e implementadas, no território municipal e intermunicipal de acordo com a parceria da CIM do Tâmega e Sousa.

Nos dias de hoje e amanhã, está a realizar-se em Lousada, o encontro final com todos os parceiros europeus, sendo que, neste encontro em Castelo de Paiva, a recepção foi realizada por técnicas da Rede Social e Vanessa Pereira, do Gabinete da Presidência.



Carlos Oliveira

Igrejas portuguesas recebem formação para garantir comunidades seguras e fortes

 No âmbito do projeto «Safer and Stronger Communities in Europe» (SASCE), a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) em conjunto com o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) realizou uma formação para promover a segurança de locais e comunidades religiosas em Portugal.

A formação realizada de 7 a 8 de março abordou temas como ameaças, riscos e desafios à segurança em Portugal. As sessões reuniram líderes e membros das diversas igrejas que receberam formação sobre como melhorar a sensibilização para a segurança dos locais de culto em Portugal e reforçar os laços entre as comunidades, permitindo-lhes atuar em conjunto, prevenindo ameaças à segurança.

Foram apresentadas experiências de desafios de segurança por especialistas do Ministério do Interior e da Comissão Europeia, ligados à implementação do plano de ação da União Europeia para a proteção de espaços públicos, bem como locais de culto.

As sessões de formação foram conduzidas pela Dra. Elizabeta Kitanovic, Secretária Executiva da CEC para os Direitos Humanos, Dom Jorge Pina Cabral, Presidente do COPIC e Dany Choueka do Centro de Segurança e Crise do Congresso Judaico Europeu. Maria-Luiza van de Westelaken, Diretora de Políticas da DG HOME, Comissão Europeia, conduziu uma sessão sobre a proteção de espaços públicos na perspetiva da UE. Iúri Rodrigues da Polícia Nacional Portuguesa e Sofia Caseiro da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria falaram sobre segurança em Portugal.

Apoiada pela Comissão Europeia, a CEC realiza o projeto SASCE em conjunto com o European Jewish Congress Security and Crisis Centre, Faith Matters e a União Budista Europeia.

(9 de março de 2022 - Traduzido e adaptado pelo COPIC de Press-Release da CEC)

Conselho Português de Igrejas Cristãs

Jornalistas mulheres e jornalistas homens - que igualdade temos?

  Chá das Três” promove reflexão sobre igualdade de género no jornalismo

I Encontro Virtual de Mulheres Jornalistas “Chá das Três ESEV” está agendado para dia 17 de março, a partir das 15h00, e conta com Paula Sofia Luz, Analú Bailosa e Cláudia Martins.

A igualdade de género no contexto profissional dos meios de comunicação social está longe de ser uma realidade e vários estudos mostram que as mulheres estão sub-representadas em cargos de chefia e consideram, mais frequentemente, deixar a profissão. É este o mote para a organização do I Encontro Virtual de Mulheres Jornalistas, uma iniciativa das docentes do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu, Joana Martins e Liliana Carona.

O painel de convidadas conta com a presença de Paula Sofia Luz, jornalista, sindicalista e ativista, que virá falar sobre “Mulheres em cargos de direção dos jornais... do passado para o presente – evoluímos assim tanto”?. Analú Bailosa, estudante de jornalismo e mentorada no projeto “De Mulher para Mulher”, da Rede de Jovens para a Igualdade, apresenta a iniciativa que originou o primeiro website de jornalismo com perspetiva de género em Portugal: o aborda.pt. A repórter de pista da Antena 1, Cláudia Martins, refletirá sobre o tema “Ser jornalista de desporto: desafios de género”.

O encontro decorrerá online, entre as 15h00 e as 17h00, no dia 17 de março. O acesso à sessão é aberto e pode ser efetuado através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84096788041.



Proença-a-Nova | Exercício à escala total testa Plano de Emergência do Aeródromo

Em 2021, o Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova recebeu 1154 movimentos aéreos relacionados com a atividade do combate a incêndios, de saltos de paraquedismo e de privados que utilizaram este equipamento. Na eventualidade de ocorrer um incidente com qualquer uma destas aeronaves ou até numa aterragem de emergência, o Aeródromo dispõe de um Plano de Emergência onde estão contempladas as ações a serem desenvolvidas para fazer face a diversas situações tipificadas de emergência, onde os procedimentos de coordenação e comunicação estão evidenciados e as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida estão devidamente identificadas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.
No âmbito do processo de renovação do Manual e do Plano de Emergência do Aeródromo, dando cumprimento aos requisitos da Organização da Aviação Civil Internacional e ao artigo 88.º do regulamento 410/2017 de 28 de julho, é necessário realizar bienalmente um exercício à escala total para avaliar a capacidade de reação a um eventual acidente que ocorra nas suas infraestruturas. No dia 8 de março, pelas 10h30, o alarme soou quando um Fire Boss, que esteve envolvido no combate a um incêndio, reporta problemas no flutuador direito que afetaram o trem de aterragem do mesmo lado. Como resultado, no decorrer da aterragem o piloto perde o controlo da aeronave que fica imobilizada ao lado da pista. Com ferimentos ligeiros, consegue sair pelos próprios pés e deslocar-se para a ambulância dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que, entretanto, chegam à pista. No despacho de meios é ainda chamada a GNR, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a direção do Aeródromo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) de Castelo Branco que articulará a coordenação de todos os agentes de proteção civil em campo.

No final do simulacro, Francisco Peraboa, Comandante Operacional Distrital da ANEPC, reforçou a importância de realizar exercícios desta natureza “para que todos os procedimentos estejam bem articulados e bem pensados”, até porque “hoje em dia já não há proteção e socorro apenas com um agente de proteção civil”. A ligação entre todas as entidades é fundamental na eventualidade de ocorrer um acidente: “é importante para podermos salvar vidas”. Para além dos Bombeiros de Proença-a-Nova, ANEPC, Proteção Civil Municipal e GNR, participou ainda a empresa Agro-Montiar com a cedência da aeronave para a realização do exercício.

Ansião | Palestra assinalou o Dia Internacional da Mulher

O Município de Ansião, através da Equipa para a Igualdade na Vida Local – EIVL, e do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião – CLA, comemorou o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, com uma palestra que teve lugar na Biblioteca Municipal.

Na presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e da Vereadora da Igualdade e Cidadania, Cristina Bernardino, o momento contou com a participação de Paulo Jorge Pereira, jornalista e autor do livro Um Murro no Estômago, e de Cristina Pereira Vieira, professora e investigadora na Universidade Aberta, tendo a moderação estado a cargo de Susana Feio, jornalista do jornal “Serras de Ansião”.

Com esta iniciativa pretendia-se sensibilizar a comunidade para o facto de, além de um dia de celebração, o Dia Internacional da Mulher dever ser de reflexão relativamente a desigualdades, discriminações e violências a que as mulheres estão sujeitas pelo simples facto de terem nascido do sexo feminino.

A violência doméstica esteve no centro da discussão, pois, sendo um assunto pesado, segundo as palavras da Vereadora Cristina Bernardino, em relação a ele não podemos ficar indiferentes, mas, antes, falarmos, estarmos atentos e assumirmos um papel ativo nesta realidade que, afetando maioritariamente as mulheres, deixa marcas em toda a sociedade.

Cristina Vieira referiu-se a um crime público e à necessidade urgente de mudança de paradigma em relação às mulheres, não apenas a nível de violência doméstica, mas também no que concerne à lei da paridade e à igualdade de género, campos em que já se têm feito alguns avanços, mas ainda um longo caminho há para percorrer, para que se promova o empoderamento das mulheres.

Um Murro no Estômago é um testemunho na primeira pessoa de mulheres vítimas de violência doméstica, que Paulo Pereira recolheu e quis trazer a público para dar maior visibilidade e alertar para a urgência de se acabar com este flagelo social a que muitas mulheres estão sujeitas.

Ficou deste encontro o apelo para que todos nós, enquanto pessoas, sejamos agentes da mudança desejada, assim como a educação e a comunicação social, que têm um papel preponderante na eliminação de estereótipos e preconceitos enraizados e na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva e mais afetiva.



Marinha Grande | LIMPEZA URBANA EM ANÁLISE COM AS FREGUESIAS

A limpeza urbana e a sua importância para tornar as freguesias mais sustentáveis foi o tema da sessão de apresentação promovida pela ALU - Associação de Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, no dia 8 de março, nas instalações da Junta de Freguesia da Marinha Grande e que reuniu os representantes das três freguesias do concelho e o secretário do executivo municipal, João Carriço.

A reunião pretendeu responder às dúvidas e necessidades do Município e das Freguesias, relacionadas com a limpeza dos espaços públicos, uma vez que os autarcas estão fortemente conscientes da sua relevância na relação que a população estabelece com os locais que frequenta, impactando de forma direta a sua qualidade de vida e a saúde pública.

Consciente destes desafios, a ALU promoveu um estudo que teve como principais objetivos caracterizar a importância e impacte deste setor em Portugal, incluído o benefício decorrente das componentes sociais, económicas e ambientais, e propor uma estratégia de intervenção para a promoção do setor como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida dos cidadãos.
 
A ALU é uma associação sem fins lucrativos que iniciou a atividade em 2020 e que conta com um total de 43 associados entre municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e produtos nas áreas associadas à Limpeza Urbana.

É a primeira associação nacional desta área de atividade e que reúne o sector público e o privado. Tem como primeiro objetivo encontrar soluções inovadoras integradas e ajustadas às necessidades das entidades responsáveis pela limpeza urbana nas cidades.

Portalegre | Colheita de sangue em Alpalhão

 

Desde os finais de 2021 que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – não tem podido concretizar as habituais colheitas, em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. Mas os riscos associados à pandemia obrigaram a tal. 
Pois bem, voltámos a contactar com o nossos dadores em brigada e esperemos que não se voltem a repetir mais cancelamentos, sinal de que o País voltou à normalidade. Alpalhão, concelho de Nisa, foi a terra que nos acolheu. Até ao centro cultural rumaram 18 pessoas, cinco das quais do sexo feminino. E para além de alpalhoeiros ali se dirigiram pessoas de outras paragens.

Todos os voluntários foram sujeitos a exames médicos e um não pode concretizar a dádiva, pelo que somaram 17 as unidades de sangue angariadas.

Alter e Arronches
Esperamos estar em Alter do Chão a 19 de março e no centro de saúde. Depois, no sábado 26 de março, podem-nos encontrar na sede do rancho Folclórico de Arronches. Sempre em sábados e na parte da manhã.

Visite-nos em:

https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Dia Internacional da Mulher assinalado em Cantanhede com tertúlia sobre “Ciência no Feminino”. Promovida pela Câmara Municipal

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado esta terça-feira, 8 de março, no Município de Cantanhede, com uma tertúlia sobre “Ciência no Feminino”. Na sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, quatro mulheres de sucesso de diversas áreas da Ciência, todas com ligação a Cantanhede, deram testemunho da sua experiência pessoal e profissional.

A tertúlia foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que na intervenção inicial lamentou que esta efeméride não seja ainda “um dia em que homenageamos o passado”. A autarca lembrou, a propósito, que “as desigualdades são importantes somente enquanto nos distinguem nos gostos, opiniões e atitudes”, mas aos dias de hoje “ainda temos pela frente mentalidades, leis e atitudes que precisam ser mudadas” quando falamos de igualdade de género.

Joana Branco, administradora e diretora executiva do Biocant, entende que a mudança de mentalidades passa muito pela educação dos jovens, mas também por “dar o exemplo” e lembrar os feitos de muitas mulheres ao longo dos anos. “É quando as atenções não estão centradas em nós que temos de nos levantar e mostrar o nosso valor, aquilo que conseguimos fazer”, destacou.

Com mais de 15 anos de experiência na área da biotecnologia, a responsável do Biocant constata que “ainda há poucas mulheres” em cargos de liderança, daí que a celebração do Dia Internacional da Mulher seja “uma oportunidade para trazer para cima da mesa” as desigualdades que ainda existem.

Ana Rita Barradas, co-fundadora e diretora de marketing na Pollux - Tecnologias do Espaço, lembrou o seu percurso académico em Cantanhede e a importância que este teve na sua opção pelas áreas da física e da astronomia, “ainda muito associadas aos homens”.

Licenciada em Física pela Universidade de Coimbra, a jovem natural de Cadima reconhece que “não há muita informação na área das ciências exatas” o que leva à “falta de interesse das mulheres”.

Hoje ainda falamos de políticas de igualdade de género, o que significa que ainda não chegámos onde queremos. Há um longo caminho a percorrer, sobretudo em termos culturais e sociais”, observou.

Já a primeira mulher a doutorar-se em Geologia na Universidade de Coimbra e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Maria Helena Marques, lembrou a importância que teve uma “professora geóloga” na escolha da área a seguir.

Dirigindo-se a alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Cantanhede que assistiram à tertúlia, a docente sublinhou que “a sede de conhecimento deve permanecer ao longo da vida, pelo que não devem arrepender-se das vossas opções, pois estão sempre a tempo de complementar a vossa formação com outros saberes”.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, a diretora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra disse ser “importante assinalar”.

A desigualdade de género é uma questão social tão importante como a fome, e não sou eu que o digo, é a agenda 2030 das Nações Unidas”, referiu, destacando a importância de definir “políticas que tendam para a igualdade”.

A terminar, Maria Helena Marques deu como exemplo as revistas científicas de referência na área da geologia, nas quais “as comissões editoriais são compostas por 80% de homens e 20% de mulheres”.

A vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas, falou da sua experiência enquanto investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, mas também do desafio que foi assumir a pasta da investigação na equipa reitoral, facto que lhe permitiu ver a igualdade de género sob outra perspetiva.

Temos mais estudantes mulheres na Universidade de Coimbra, temos mais doutoramentos de mulheres, mas depois olhamos para os 38 centros de investigação e só temos nove mulheres em lugares de coordenação”, revelou, destacando a importância de um projeto em curso na instituição, centrado precisamente nas questões do género nas diversas áreas de estudo.

A abertura e encerramento da tertúlia “Ciência no Feminino” esteve a cargo das FáSentido, Ensemble vocal feminino, que executaram superiormente alguns trechos musicais e deixaram todos os presentes visivelmente agradados pela beleza e qualidade da sua atuação.

Silves | APRESENTAÇÃO DO LIVRO “AMOR E VINHO. DA POESIA LUSO-ÁRABE À NOVA MÚSICA PORTUGUESA SÉCULOS XI/XXI”


O Município de Silves promove a apresentação do livro “Amor e Vinho. Da Poesia Luso-Árabe à Nova Música Portuguesa (Séculos XI/XXI)”, da autoria de Eduardo M. Raposo.
A iniciativa que terá lugar na Biblioteca Municipal de Silves, no dia 18 de março, pelas 18h30, inclui a degustação dos VINHOS DE SILVES e a interpretação de alguns temas musicais, com a participação de Eduardo Ramos.

A apresentação da obra contará com a presença de Rogério de Brito e de José Veloso, numa interessante abordagem de como os temas amor, vinho, poesia, música e a luta pela liberdade se relacionam e se encontram tão intimamente ligados à História de Portugal.

De referir que esta iniciativa, resulta de uma parceria entre o Município de Silves, Centro de Estudos Documentais do Alentejo, editora Colibri e Paxá Wines.

+ SOBRE A OBRA
Com a sensibilidade à flor da pele, o autor «desarma nos» (digo, fascina nos) ao falar de amor, vinho, música, poesia, e luta pela liberdade para nos conduzir, num percurso único, por caminhos pouco trilhados na História de Portugal.

É disso prova clara, a evidência posta na importância que teve, para a construção dos alicerces da nossa identidade, o espantoso fenómeno do encontro de civilizações operado ao longo de milénios no espaço mediterrâneo. (…)

Voltemos ao amor, ao vinho, e à poesia, que ao longo da nossa história foram alimento fundamental na vivência e sedimentação do que de mais nobre e enriquecedor a memória pode guardar num olhar longínquo sobre o nosso passado. (…)

Quanto à poesia luso árabe rios de amor e vinho, sem margens nem foz, inundaram a nossa memória e neles navegámos até aos nossos dias tendo por companheira a certeza de que o vinho vivo do amor é ambrosia que nós, deuses da nossa existência, teremos como alimento na eternidade libertadora da poesia.

[JANITA SALOMÉ]
O presente livro, para além da extensiva e preciosa informação sobre a influência poética árabe na Língua Portuguesa, ao longo da sua história, tem o aliciante de nos confrontar com a realidade de há muito conhecida mas que, nos nossos tempos, tende a ser esquecida e escamoteada – os portugueses são um povo resultante de diversos encontros étnicos ao longo de séculos de convivência entre si.

É destes encontros, por vezes pacíficos, por vezes de conflito, que somos descendentes, em maior ou menor grau. Esta constatação deveria ser argumento político e cultural contra os radicalismos que hoje proliferam, tanto no campo Muçulmano como no Cristão, e que tanto incitam à violência e à intolerância.

Mil anos de poesia em mais de 180 poemas, desde o século de Almutâmide, génese da nossa poesia lírica passando por D. Diniz, João Roiz de Castelo Branco, Bernardim Ribeiro, Gil Vicente, Camões, Bocage, Pessoa, chegamos à Nova Música Portuguesa, onde destacamos Janita Salomé, Vitorino, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Trovante, Luís Represas, Fausto, Brigada Victor Jara, Jorge Palma e João Afonso, «cantautores» e interpretes, que cantam o amor e o vinho, o sol, o sul e o mar da nossa expansão. A Poesia cantada assume aqui o elo agregador da nação portuguesa como aconteceu em momentos decisivos da nossa história: no século XIX, com Luís de Camões, no Ultimatum inglês, ou com José Afonso, no 25 de Abril de 1974, com «Grândola Vila Morena».

[FERNANDO MÃO DE FERRO]
+ SOBRE EDUARDO M. RAPOSO
Eduardo M. Raposo nasceu em 1962 – Funcheira, Ourique. Com quase 5 anos rumou à Diáspora. Posteriormente, na inquietação do "ser português", tem percorrido a utopia do imenso Sul. Assim chegou à escrita, há quase 40 anos - jornalismo e não só. Nos anos 80 iniciou intensa atividade de intervenção cultural e em 90 de investigação académica e associativista, que permanece, onde a busca da totalidade do ser e o belo estão presentes. Dirigiu/dirige revistas culturais (Memória Alentejana) organizou mais de 80 colóquios, tertúlias e encontros culturais, publicou 500 artigos e entrevistas na imprensa. Divulgou o «Canto de Intervenção» e o «Cante» em publicações científicas (Estudios Extremeños) e congressos internacionais (PHI CHAM, Sorbonne, 2019). Apresentou dezenas de espetáculos de música e poesia e fez conferências (Casa da Música). Organizou homenagens a Lorca, Urbano, Adriano, Almutâmide, Brito Camacho, Mestre Salgueiro e outros. Publicou seis livros: três biografias (Cláudio Torres, Urbano, Fonte Santa), dirigiu uma antologia poética, dois sobre o «Canto de Intervenção» e participou na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Construtor de utopias e tolerante radical é doutor em História da Cultura e das Mentalidades Contemporâneas e investigador do CHAM da FCSH/UNL. Integra a Comissão Científica do II Congresso sobre o «Cante», em preparação e está a desenvolver estudos sobre o «Cante» e as tabernas. Sacraliza a amizade e escreve como aprendeu...

3º ROUND DO POETRY SLAM TORRES VEDRAS

Neste último round serão escolhidos mais dois finalistas.

O Poetry Slam Torres Vedras vai para o terceiro round. Do primeiro e do segundo round passaram para a grande final a Salomé Abreu, Mariana Mota, Maria João Costa e Karol Ruszkiewicz. No terceiro round, que se realiza no próximo dia 18 de março, às 21h30, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o público irá decidir as últimas duas pessoas que se irão juntar aos finalistas do Poetry Slam Torres Vedras edição 2022, a realizar dia 29 de abril.

A participação é gratuita e para maiores de 18 anos que com a sua poesia poderão ser um dos finalistas, para tal só precisam de se inscrever para o email portugalslam@gmail.com.

O objetivo deste evento é “dar voz e sensibilizar públicos para a poesia como forma de expressão artística. Desenvolver pensamento crítico sobre assuntos prementes da sociedade ou autobiográfico”, refere a organização.

Os MCs NBC, anfitrião do Poetry Slam Torres Vedras, e a Li Alves, do Portugal SLAM! vão conduzir este último round.

O Poetry Slam Torres Vedras é uma coorganização da Câmara Municipal de Torres Vedras com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, a EMERGE – Associação Cultural, através do seu programa AVIVA (#EMERGEAVIVA), e o Portugal SLAM!

O que é o Poetry Slam?

O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra dita, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes. Originário de Illinois, Chicago, Estados Unidos da América, nos anos 80, quando um poeta local e um construtor civil lutaram através da leitura de poesia contra aquilo que eles sentiam que era uma perda de fulgor da poesia em geral na mesma medida que queriam devolvê-la às pessoas pela sua voz.

Desde 2009 que o Poetry Slam começou a surgir através de eventos locais em Lisboa. Foi rapidamente disseminado noutras cidades, construindo uma rede que hoje em dia conta com cerca de 12 localidades diferentes, que utilizam esta prática para promover a prática poética junto das comunidades locais e desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, descobrindo novos talentos escondidos.


Marinha Grande | PARQUE DA CERCA ACOLHEU CORTA-MATO DISTRITAL ESCOLAR

O Parque da Cerca, na Marinha Grande, acolheu a realização do Corta-Mato Distrital do Desporto Escolar, na manhã desta quarta-feira, 9 de março, tendo contado com a participação de cerca de meio milhar de atletas inscritos.

Participaram naquela prova de atletismo jovens nascidos entre 2004 e 2008, de escolas do distrito de Leiria.

 

A iniciativa foi organizada pelo Ministério da Educação, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente e Nascente, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Administração Regional de Saúde.


O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Preço dos combustíveis: Vem aí brutais aumentos nos combustíveis

25 cêntimos por litro no gasóleo e 15 cêntimos por litro na gasolina

Segundo informações recolhidas pela SIC, estes valores irão acontecer, mesmo com a redução do ISP inversa ao aumento da receita do IVA, comunicada no dia de ontem pelo Primeiro Ministro, António Costa.

Neste momento, a cotação do barril de Brent vai a caminho de igualar ou mesmo, ultrapassar, o preço de 2008, quando atingiu os 147 dólares, valor máximo registado até agora.

Até ao momento, desde o início do ano, o preço dos combustíveis já aumentou por dez vezes.