quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Editorial | Desprezo, é bom remédio



Sim, Amigos dadores de sangue, o desprezo que desde á muito sentimos por quem vos ofende , vos crava facas nas costas, se serve de vocês para terem benesses e passarem de dirigentes voluntários ( se é que algum dia o foram ) a dirigentes profissionais, só merecem de mim próprio , desta instituição e de vós dadores um total desprezo e nojo.
Está provado que á conta de vocês dadores de sangue, á federações que auferem subsídios chorudos, na ordem de muitos milhares de euros e o que vai de molhos , com a bênção dos responsáveis da dádiva de sangue, que parecem não querer ver que é subsidio sem controlo, gasto á tripa forra em tudo que é de bem bom, pavoneando-se por tudo quanto é sitio, almoço aqui , festa acolá, estrada a cima estrada a baixo, quais propagandistas de feira e vendendo a banha da cobra como uma mézinha que lhes dá o prazer de não trabalhar mas viver como nababos.
É de lamentar as instituições que lhes dão cobertura mantendo uma situação aberrante e onde estes nababos se movimentam como donos dessas instituições.
Nunca a área federativa esteve tão mal, no tempo essas federações já eram um polo de desestabilizarão, mas actualmente é de bradar aos céus
Haja gente para expulsar os vendilhões do templo, esse polo de desunião
Eles não merecem mais que o nosso desprezo, lamentamos que ainda hajam dirigentes que alimentam a euforia destes oportunistas. 

JP.
Editorial do informativo desta instituição " A Gota de Sangue" referente a Julho

Cantanhede: 4ª Feira Clássica – 21horas | Cantanhede ConVida! Veja o cartaz:




Dia 14 de setembro começam as aulas em Mira

Avisam-se todos os Encarregados de Educação e Alunos, que a receção aos Encarregados de Educação será no dia 13 de setembro de 2017 de acordo com o seguinte horário:
  • 08h30: 7º ao 12º ano na Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida;
  • 10h00: 5º ao 6º ano na Escola Básica de Mira;
  • 11h30: 1º, 2º, 3º e 4º anos nas Escolas do 1ºCiclo.

Notas:
  • Todos os alunos que no ano letivo passado frequentaram a Escola Básica de Mira (1º ao 6º anos) e a Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, no dia da receção devem trazer o seu cartão de estudante a fim de ser ativado no sistema;
  • A receção aos alunos decorre apenas no período da manhã. A seguir à receção os alunos regressam às suas residências;
  • As atividades letivas iniciar-se-ão no dia 14 de setembro, de acordo com o horário da turma. 

Escolas vão ter 1500 novos auxiliares

O ministro da Educação anunciou esta quarta-feira que neste ano letivo, que arranca na sexta-feira, haverá mais "1500 assistentes operacionais" nas escolas do país.
Segundo Tiago Brandão Rodrigues, a publicação da portaria dos rácios que prevê estes 1500 assistentes operacionais "está para breve".
O governante anunciou também que, "no ano letivo 2018/2019, haverá mais 500 assistentes operacionais", sendo intenção do Governo que haja "um destes profissionais por cada sala do pré-escolar".
O ministro falava ao fim da manhã na Escola Básica e Secundária do Padrão de Légua, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, onde marcou o arranque deste ano letivo.
Os diretores das escolas receberam com agrado o anúncio desta contratação. À TSF, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas, diz que a medida vai dar resposta às necessidades das escolas.
Os diretores reconhecem que a medida já não vem a tempo do início do ano letivo, mas admitem que ainda possa ter efeitos durante o primeiro período. Filinto Lima apela, por isso, ao Ministério da Educação que a portaria seja assinada com rapidez.

Fonte: TSF/Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Petróleo em máximos de Maio. Bolsas e euro à espera do BCE

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais, tendo já tocado no valor mais elevado desde Maio. As bolsas europeias fecharam o dia sem rumo e o euro está a subir, menos de 24 horas antes do encontro do BCE.
Fecho dos mercados: Petróleo em máximos de Maio. Bolsas e euro à espera do BCE

Os mercados em números
PSI-20 desceu 0,12% para 5.129,71 pontos
Stoxx 600 subiu 0,06% para 373,95 pontos
S&P 500 valoriza 0,18% para 2.462,30 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal subiu 0,5 pontos base para 2,846%
Euro ganha 0,19% para 1,1936 dólares
Petróleo sobe 1,54% para 54,20 dólares por barril em Londres
Ana LaranjeiroDiogo Cavaleiro

Investidores cautelosos antes do BCE
A maioria das principais praças europeias terminou a sessão desta quarta-feira, 6 de Setembro, em queda, com os investidores a poderem dar sinais de cautela antes do encontro do Banco Central Europeu. Ainda assim, o índice de referência, o Stoxx 600, terminou o dia com um ganho muito ligeiro de 0,06%.


A expectativa do mercado é que a autoridade monetária do euro se pronuncie em relação ao programa de compra de activos em curso, bem como sobre a valorização do euro.

A marcar ainda a negociação nos mercados está a situação da Coreia do Norte. No domingo, a Pyongyang levou a cabo mais um teste nuclear. E entretanto já prometeu "mais presentes" aos Estados Unidos e garantiu que não vai abandonar o seu programa nuclear mesmo que aumentem as sanções contra o país.


"Os Estados Unidos estão terrivelmente equivocados se acreditam que podem assustar ou persuadir a RPDC (República Popular Democrática de Coreia, nome oficial de Coreia do Norte) dizendo que 'todas as opções' estão em cima da mesa e impondo as piores sanções e pressão" sobre o país, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.


A liderar os ganhos no Velho Continente esteve o índice germânico DAX (+0,75%) e pelo índice italiano (+0,35%). Por outro lado, a liderar as desvalorizações estiveram os índices grego e espanhol - ambos deslizaram 0,48%.


Juros em alta ligeira
Os juros da dívida pública portuguesa a dez anos subiram 0,5 pontos base para 2,846%, a menos de 24 horas da conferência de imprensa do líder do BCE. Mario Draghi vai responder aos jornalistas após o encontro do banco central. O mercado espera, escreve a Bloomberg, que a autoridade monetária do euro comece a reduzir, de forma suave, o seu programa de compra de activos, evitando assim um movimento súbito de vendas da dívida da região.


Os juros da Alemanha a dez anos subiram 1 ponto base para 0,347%.


Euro em alta à espera de Draghi
A moeda da Zona Euro está a ganhar terreno face ao dólar, ganhando 0,19% para 1,1936 dólares. Além do programa de compras – que o mercado espera que possa ser reduzido paulatinamente – Mario Draghi poderá ainda deixar alertas sobre a valorização do euro. Desde o início do ano, a moeda da Zona Euro acumula uma apreciação superior a 13%, o que poderá penalizar os resultados de empresas exportadoras.

Euribor inalteradas
As taxas Euribor a três e seis foram fixadas esta quarta-feira no mesmo valor que na sessão anterior. A três meses, o indexante encontra-se em -0,329%, idêntico ao valor anterior e acima do mínimo de -0,332% alcançado em Abril deste ano, como indica a Lusa.

A seis meses, o indexante mais utilizado no crédito à habitação em Portugal, a Euribor ficou em -0,274%, que é o valor mais baixo de sempre. A única alteração entre os principais prazos das Euribor – que estão em níveis historicamente baixos devido à política do Banco Central Europeu e que levou a que os créditos à habitação passassem a ser indexados a taxas fixas e não variáveis – foi na maturidade a 12 meses, que agravou-se para -0,163%, o mínimo de sempre.

Petróleo dispara para máximos em Londres
O petróleo está esta quarta-feira a somar valor Os contratos futuros ganham terreno tanto em Londres como em Nova Iorque. Os efeitos do furacão Harley, que impediu o fornecimento de refinarias nos Estados Unidos, estão a desvanecer-se, o que reduz os receios de uma quebra na procura. Maior procura conduz a uma subida do preço.

Em Londres, os contratos futuros de Brent do Mar do Norte somam 1,52% para 54,19 dólares por barril. É o segundo dia de ganhos, o suficiente para levar a matéria-prima para a cotação mais elevada desde Maio.

Já em Nova Iorque, em que o crude negociado é o West Texas Intermediate, os contratos futuros ganham 1,42% para 49,35 dólares, avançando pelo quarto dia seguido.

Ouro desliza após quatro dias de ganho
A onça de ouro está a cair timidamente depois de quatro dias consecutivos a ganhar. A justificação para a subida recente passa pelo receio de um abrandamento da economia americana, a que se junta ainda os receios quanto às tensões entre a maior economia do mundo e a Coreia do Norte, como explicam os analistas à agência Bloomberg. 

O metal precioso é visto como refúgio, pelo que é mais procurado pelos investidores em momentos de maior tensão. Contudo, ao final de quatro dias, a desvalorização está a acontecer, ainda que de modo muito ligeiro:o ouro perde 0,02% para 1.339,41 dólares por onça. 

Fonte: Jornal de Negócios

João Lourenço confirmado novo Presidente de Angola

Resultado de imagem para João Lourenço confirmado novo Presidente de Angola
João Lourenço é o novo Presidente de Angola. Os resultados finais das eleições gerais de 23 de agosto foram divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). Confirmam João Lourenço como novo Presidente de Angola com 61% dos votos alcançados pelo MPLA.

Em conferência de imprensa o presidente da CNE angolana divulgou os resultados definitivos das eleições gerais. Bornito de Sousa será o novo vice-Presidente da República.

O MPLA venceu com mais de 4,1 milhões de votos e conseguiu 150 deputados - maioria qualificada - na Assembleia Nacional, que conta com 220 assentos. Menos 25 do que nas eleições de 2012.

A UNITA é a segunda força política mais votada, com 26,67% dos votos e mais de 1,81 milhões de votos. Garantiu 51 deputados.

A coligação de partidos Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) obteve 643,9 mil votos, o que corresponde a 9,44% da votação global e 16 assentos na Assembleia Nacional. Nas eleições de 2012, a CASA-CE tinha conseguido apenas oito mandatos.

O Partido da Renovação Social (PRS) alcançou 92,2 mil votos (1,35%), elegendo dois deputados, enquanto a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) conseguiu 63,6 mil votos (0,9%) e elegeu um parlamentar.

A Aliança Patriótica Nacional (APN) reuniu 34,9 mil votos, ficando sem representação parlamentar.

De acordo com a Constituição angolana, o cabeça de lista do partido mais votado em eleições gerais é automaticamente nomeado Presidente da República.

Desta forma, João Lourenço sucede a José Eduardo dos Santos, que liderava o país desde 1979.Quem é João Lourenço, o novo Presidente de Angola
O general João Lourenço, ex-ministro da Defesa angolano, é um militar na reserva que gosta de xadrez e de andar a cavalo.

É casado e pai de seis filhos. De acordo com a biografia oficial no Ministério da Defesa, fala, além de português, inglês, russo e espanhol.

Tem formação em artilharia pesada, exerceu as funções de comissário político das FAPLA, o antigo exército do MPLA, e entre 1991 e 1998 foi secretário do Bureau Politico para a informação.

João Lourenço chegou a chefe da bancada parlamentar do MPLA e entre 1998 e 2003 desempenhou as funções de secretário-geral do MPLA e de presidente da Comissão Constitucional.

Demonstrou nessa altura disponibilidade para concorrer à liderança do partido, depois de José Eduardo dos Santos ter admitido a saída, passando então, até 2014, para as funções de primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, mudança que foi conotada publicamente com uma travessia no deserto, por ter assumido a vontade de avançar com a candidatura.

Nascido a 05 de março de 1954 na cidade do Lobito, província de Benguela, João Lourenço formou-se, militarmente, na antiga União Soviética, entre 1978 e 1982, de onde trouxe igualmente uma formação superior em Ciências Históricas.

Numa entrevista à agência de notícias EFE após as eleições, João Lourenço prometeu ser reformador, ao estilo Deng Xiaoping, rejeitando a classificação de "Gorbachev angolano", por suceder à prolongada liderança de José Eduardo dos Santos.

"Reformador? Vamos trabalhar para isso, mas certamente não Gorbachev, Deng Xiaoping, sim", afirmou João Lourenço, militar formado na União Soviética.

Deng Xiaoping foi secretário-geral do Partido Comunista Chinês e líder político da República Popular da China entre 1978 e 1992, tendo criado o designado socialismo de mercado, regime vigente na China moderna e que posteriormente foi adaptado MPLA para Angola.

Tal como na campanha eleitoral, João Lourenço relativizou a convivência com José Eduardo dos Santos como presidente do MPLA: "O Presidente Dos Santos é uma personalidade muito respeitada, tanto dentro do partido como por um conjunto da sociedade e não é anormal que o presidente do partido no poder não seja ele próprio o Presidente da República. Apenas para citar um caso, Donald Trump é o Presidente dos Estados Unidos mas não do Partido Republicano", afirmou.

Fonte: RTP/Lusa

KEMPLER & STRAUSS DISEÑO Y VANGUARDIA EN APARATOS TECNOLÓGICOS


   

por Yesica Flores
• Kempler & Strauss, marca alemana líder en diseño y fabricación de tecnología inalámbrica y telefonía, ofrece calidad a precios accesibles en distintos puntos de venta en toda la República Mexicana.
• Con más de 10 años de experiencia, se ha posicionado en festivales internacionales de música electrónica.
Ciudad de México, agosto de 2017: Kempler & Strauss es la marca líder en diseño y fabricación de productos de tecnología inalámbrica y telefonía móvil. Nació en Alemania y en el año 2000 llega a la ciudad de San Diego, California, bajo la dirección de Isaac Calderón con el fin de manufacturar aparatos tecnológicos de alta calidad a un precio accesible para el mercado Mexicano.
Desde su nacimiento hasta nuestros días, la marca se rige bajo la filosofía de ofrecer el talento de su personal y la tecnología que desarrolla para crear productos superiores y ofrecer servicios que contribuyan a hacer una sociedad global mejor.
Kempler compite con otras marcas internacionales en las categorías de telefonía móvil, bocinas, USBs, televisores, videojuegos, audífonos y otros aparatos tecnológicos, diferenciándose por ofrecer a los consumidores y empresas una manera de entretenimiento y productividad, más allá de herramientas tecnológicas y de trabajo.
En 2015 llega a México para ofrecer los productos en diferentes categorías y posicionarse como uno de los líderes a nivel ventas en toda la República. En ese mismo año, consigue la licencia de Tomorrowland, uno de los festivales internacionales de música electrónica más importante, logrando ofrecer productos con la inspiración y dedicación a la música en diferentes escenarios.
Entres sus más grandes diferenciadores, se encuentra la garantía “Segular” en toda las líneas de smartphones, que cubren defectos de fabricación durante un año, seguro contra daños externos durante 6 meses y reemplazo del móvil en caso de daños mayores con un costo del 25% del valor total del equipo.
Kempler & Strauss se encuentra disponible actualmente en toda la República Mexicana a través de Coppel, Walmart, Bodega Aurrera, Elektra, Waldo’s y Costco.

Anunciamos la segunda temporada del torneo Gears Pro Circuit de la Ciudad de México



  

Ciudad de México, a 6 de septiembre de 2017.- Xbox y The Coalition, en alianza con Gamelta, están orgullosos de anunciar el primer evento de la temporada 2 del Gears Pro Circuit. Gears Pro Circuit, donde se disputarán $150,000 USD en premios, se llevará a cabo del 13 al 15 de octubre en el World Trade Center de la Ciudad de México.
El Gears Pro Circuit hizo su debut en la Ciudad de México durante la temporada 1, con un gigantesco evento Latinoamericano que tuvo lugar en enero de 2017. Los apasionados espectadores de América Latina saturaron la sede; es por eso que en Gears Pro Circuit Temporada 2 de la Ciudad de México se incrementará la bolsa de premios, el tamaño de su sede, el número de equipos y los pases disponibles.
Este evento dará la bienvenida a jugadores profesionales y aficionados de Gears of War 4 de Norteamérica y de todo el mundo. Los mejores equipos de Norteamérica, América Latina y Europa pueden clasificar en este torneo y obtener cobertura de viaje.
La venta de boletos para el público en general dará inicio el miércoles 6 de septiembre a través del sitio https://gearsofwar.com/es-mx/esports/gears-pro-circuit-mexico-oct-2017
El precio de los boletos será de $400.00 MXN para los fans locales; y de $25.00 USD para los aficionados extranjeros.
Información del Evento
Fecha: Viernes 13 de octubre – Domingo 15 de octubre
Sede: World Trade Center, Ciudad de México. Montecito 38, Nápoles, 03810 Ciudad de México, CDMX, México.
Viernes 13 de octubre: Las puertas se abren al público a las 12:00 p.m. CST. Los equipos deberán ingresar a las 11:00 a.m. CST, para dar inicio al torneo a las 12:00 p.m. CST. Las partidas en el escenario principal inician a las 4:00 p.m. CST.
Sábado, 14 de octubre: Las puertas se abren al público a las 9:30 a.m. CST. Los equipos deben llegar a las 9:00 a.m. CST, el torneo y las partidas en el escenario principal se retoman a las 10:00 a.m. CST.
Domingo, 15 de octubre: Las puertas se abren al público a las 9:30 a.m. CST. Los equipos deben llegar a las 9:00 a.m. CST, el torneo y las partidas en el escenario principal se retoman a las 10:00 a.m. CST.
Horario del Stream: Inicia el viernes a las 4:00 p.m. CST; sábado a las 10:00 a.m. CST; y domingo a las 10:00 a.m. CST a través de http://live.gearsofwar.com
Esperamos recibir espectadores y equipos de todo el mundo en el Gears Pro Circuit de la Ciudad de México. ¡Éste es un evento como ningún otro! Nos vemos ahí.

Acerca de Gears eSports
El Gears Pro Circuit es un circuito abierto de eSports para Gears of War 4, presentado por Xbox y The Coalition. Los jugadores de Gears of War pueden competir en eventos abiertos en todo el mundo, llevados a cabo por organizadores de primera calidad, por la sorprendente cantidad de $1,000,000 USD de premios en efectivo.

Los jugadores internacionales pueden ganar “Gears Pro Points” al competir en ligas regionales, y en torneos diarios y semanales. Estos puntos ayudan a los jugadores a clasificar a los eventos LAN que se llevan a cabo en todo el mundo, y están abiertos a jugadores de todos los niveles y nacionalidades. Para obtener más información sobre el Gears eSports Pro Circuit y los Gears eSports, visita http://www.gears.gg, o síguenos en las cuentas de Twitter @EsportsGears y @GearsofWar, o Facebook.
Acerca de Xbox
Xbox es la marca premium de gaming y entretenimiento de Microsoft creada por gamers para gamers en Xbox One, Xbox 360 y dispositivos Windows 10. Xbox te proporciona los mejores juegos y te da la mejor red social para gamers con Xbox Live. Puedes encontrar más información en línea en http://xbox.com

Acerca de Microsoft
Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) es la empresa líder de plataforma y productividad para el mundo primero móvil, primero en la nube, y su misión es impulsar a cada persona y a cada organización en el planeta a hacer más.

Em fase decrescente para a VI Caminhada Solidária da ADASCA vai decorrer no dia 10 de Setembro (Domingo)


Aceitam-se Inscrições no próprio dia
A ADASCA começou já a receber as primeira inscrições para mais este evento, este ano com propósito diferente, mas, de interesse público

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, no âmbito da comemoração do seu 10º. Aniversário (já a caminhado dos 11 anos de existência) vai realizar a sua VI Caminhada Solidária na data indicada no cartaz acima.

As edições anteriores têm decorrido no domingo a seguir à comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue como é do conhecimento público. Este ano, infelizmente, por motivos de impedimento do presidente da direcção, Joaquim Carlos, uma vez que foi sujeito a uma operação ao coração, a direcção achou por bem promover a iniciativa numa data mais oportuna.

Esta VI Caminhada tem um propósito muito claro, aliás, considerado de interesse público: angariação de fundos para aquisição de uma viatura usada, que reputamos tão necessária como o pão para a boca, não podendo ser considerado um luxo.


O valor de inscrição pode-se considerar simbólico e acessível a todos, sendo de apenas 5€.

Quem se sentir motivado a apoiar com um valor superior, a direcção agradece na medida em que é necessário liquidar o valor da respectiva viatura já adquirida.

O pedido de apoio financeiro que foi endereçado em carta registada às Freguesias que integram os Conselho de Aveiro, apenas a Freguesia de Esgueira contribuiu com 200€ e a Freguesia de Eixo/Eirol com 100€, S. Jacinto e Aradas com um não em seco, as restantes tão pouco se dignaram responder até à presente data. 

Quanto à colaboração|apoio da Câmara Municipal de Aveiro, não adianta desperdiçar tempo com considerações, aconselhamos os leitores a ler pelo link o que está disponível da associação.

O tempo é favorável para sermos consequentes, como diz o sábio texto bíblico: quem não é por nós, é objectivamente contra nós, digam o que disserem. Ficámos a saber que entre as associações existentes no Conselho de Aveiro umas são mais iguais do que outras. Como é que uma associação com 10 anos de existência foi colocada de lado? Por não ser desportiva? Estamos perante uma retaliação de natureza politica? Somos integralmente pela vida... e assim vamos continuar.

Não é propósito da direcção mandar fazer mais T-Shirts, apenas foram encomendados bonés alusivos aos 10 anos da ADASCA. Assim, quem quiser trazer  T-shirts da sua empresa, do negócio ou outra ao seu gosto, são livres... o importante é participar e ajudar uma causa que não deve deixar ninguém indiferente. Todos dependemos uns dos outros quando menos esperamos.

O percurso e ficha para inscrição estão disponíveis no site www.adasca.pt, uma vez que já recebemos o parecer da PSP restando agora a respectiva licença camarária.


TELECOMUNICAÇÕES Governo reúne-se com representantes dos trabalhadores da PT na quinta-feira

Os nove sindicatos representativos dos funcionários da PT Portugal e a Comissão de Trabalhadores reúnem-se na quinta-feira com os secretários de Estado do Emprego e das Infraestruturas para exigir a resolução dos seus problemas laborais.

Governo reúne-se com representantes dos trabalhadores da PT na quinta-feira
O encontro com Miguel Cabrita, em representação do Ministério do Trabalho, e Guilherme W. d'Oliveira Martins, do Ministério do Planeamento e Infraestruturas, decorrerá após a reunião a realizar hoje pelas 11:00 entre as mesmas estruturas representativas dos trabalhadores e a nova presidente da empresa, Cláudia Goya.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT) -- uma das estruturas presentes no encontro -- lamentou que dada a "importância" do assunto, a reunião não seja realizada com a presença do primeiro-ministro ou o ministro do Trabalho, como tinham reclamado. 

"Esta é oportunidade que vamos ter de ser ouvidos no Ministério do Trabalho, infelizmente não será com o próprio ministro do Trabalho ou com o primeiro-ministro, como temos vindo a reivindicar, porque consideramos que o que se passa na PT é demasiado importante para o país (...), mas com certeza não vamos perder esta oportunidade de mais uma vez colocarmos as nossas preocupações", disse Jorge Félix. 


Os representantes dos trabalhadores pretendem reverter a situação laboral na PT Portugal, sobretudo depois de terem sido conhecidos os resultados de várias acções inspectivas à empresa conduzidas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

A constatação de ilegalidades e irregularidades na gestão da PT Portugal pela Altice são evidentes nas conclusões do relatório da ACT, destacam-se as situações de "assédio" de comportamentos indesejados e repetidos de "humilhação" que afetam a dignidade dos trabalhadores, do não respeito enfim, da lei do país e das boas práticas para a Segurança e Saúde no Trabalho reclamadas pela Agencia Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, refere o STPT.

Em acções inspectivas realizadas na PT/Meo entre janeiro e julho deste ano, a ACT detectou várias infracções, tendo recolhido "evidências da existência de situações de assédio" aos trabalhadores, entre outras violações laborais.

Além deste assunto, o encontro vai também servir para falar "sobre a transmissão de estabelecimento de cerca de 150 trabalhadores" para outras empresas do grupo e de parceiros e ainda o facto "de existirem actualmente na empresa três centenas de trabalhadores sem funções, embora estejam obrigados a cumprir horários".

A operadora de telecomunicações PT, detida há dois anos pela francesa Altice, tem sido alvo de protestos por motivos laborais.

Nos últimos dois anos, houve cerca de 1.400 rescisões contratuais e cerca de 300 trabalhadores ficaram sem funções.

Fonte: Jornal de Negócios

Hora de Fecho: Discotecas. “Pretos é difícil. Ciganos não entram"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
É um facto: há pessoas “barradas” em discotecas – por vezes, com violência. Há acusações de racismo, mas os gerentes dizem que “não é pela cor” que as pessoas ficam à porta.
A polémica com os livros da Porto Editora deixou perguntas importantes sem resposta. Na educação, rapazes e raparigas são diferentes? E devem ser tratados por igual? Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Os 180 ovos potencialmente contaminados que puseram Portugal na lista de países afetados pelo fipronil foram comprados e consumidos na Bélgica, na cantina da empresa portuguesa a operar naquele país.
Comissão Nacional de Eleições, após queixa do CDS-PP, notificou presidente da autarquia de Lisboa (e atual candidato socialista) para retirar cartazes e suspender material de promoção institucional.
O agente do internacional português foi intimado para prestar declarações no caso da alegada fuga ao fisco de 14,7 milhões de euros. Será ouvido pela juíza no próximo 19 de outubro.
A partir de 1 de novembro só os passageiros com embarque prioritário podem transportar duas malas pequenas na cabine. Todos os outros têm de despachar a bagagem. Mas sem pagar por isso.
Cadeia de supermercados escolheu fotografia de igreja em Santorini para a imagem de uma linha de produtos gregos. Detalhe: apagou a cruz para garantir que se mantinha "religiosamente neutra".
A tempestade tropical Jose está na mira das autoridades e deve evoluir para um furacão de categoria 1 esta quarta-feira. Os residentes das Antilhas podem esperar um novo furacão no fim-de-semana.
Apregoam milagres no envelhecimento e chegam a custar mais de 800 euros mas alguns já ganharam prémios Nobel. Uma análise do mercado de luxo e 11 cremes excêntricos que valem mesmo aquilo que custam.
De onde vieram as frases geniais do cinema que recordamos na vida real? Muitas vezes, da mente dos artistas -- e não dos autores dos filmes. Os momentos improvisados mais icónicos da sétima arte.
O The Martin Studies International Network é o primeiro grupo dedicado ao estudo da obra do autor de "Guerra dos Tronos". Pretende ser um "espaço seguro" onde fãs e especialistas possam trocar ideias. 
Opinião

Maria João Marques
Com tanto blablablá, a CIG proclamou afinal que as raparigas devem ser como os rapazes para terem sucesso. São, na desconsideração das capacidades femininas, iguais aos machistas.

Luís Aguiar-Conraria
Um PS que prefere a actual solução parlamentar a uma maioria absoluta é um PS que desistiu de cumprir o seu programa. É deixar quem defende o essencial do seu programa eleitoral sem ter em quem votar.

Rui Ramos
O que a crise da Coreia do Norte pode acabar por demonstrar é que talvez os EUA já não cheguem para dar ordem ao mundo -- nem como salvadores nem como culpados. 

José Milhazes
Se os testes de mísseis e bombas continuarem na Coreia do Norte e as sanções não derem resultados reais, deve-se concordar com os que defendem que se deve “deixar em paz” os norte-coreanos?

Maria João Avillez
Lisboa ficará intransitável muito rapidamente. Estreitar vias, acabar com outras, fazer praças, pracetas, ciclovias desertas, relvadinhos, banquinhos onde poucos lisboetas se sentam... serve para quê?

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Reforma sem penalização para quem tem 48 anos de descontos e pacotes de telecomunicações desajustados

P
Mais e menos
  Rosa Soares  
Tem 60 anos e 48 anos de descontos? Então pode reformar-se sem penalização a partir de 1 de Outubro. O Governo aprovou, na recta final de Agosto, o decreto-lei que estabelece um regime especial de acesso antecipado à pensão de velhice para os trabalhadores que entraram muito cedo para o mercado de trabalho, eliminando os cortes que actualmente lhes são aplicados. O novo regimedestina-se a pessoas que têm carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos ou a quem iniciou os descontos aos 14 anos ou antes  (desde que tenham 60 de idade e 46 ou mais anos de contribuições). São abrangidos os trabalhadores inscritos no regime geral de Segurança Social e também na Caixa Geral de Aposentações. O decreto-lei também prevê a eliminação do corte aplicado às pensões de velhice que resultam de pensões de invalidez.
Conhece bem o “pacote” de telecomunicações que está a pagar?Corresponde às suas necessidades? Boa parte dos portugueses está a pagar por pacotes de telecomunicações que incluem um conjunto de produtos que não utilizam. A Autoridade Nacional de Telecomunicações já disse que seria simpático as operadores oferecerem um pacote de serviços básicos, a custos mais baixos, e mais flexíveis face às necessidades de determinados consumidores. Mas até agora nada! A plataforma ComparaJá.pt, que desde Maio disponibiliza uma plataforma de comparação de preços de telecomunicações, alerta os consumidores para passarem a escolher os seus pacotes de forma mais cuidada e não apenas pela quantidade de produtos neles englobados, que muitas vezes não utilizam. A título de exemplo, muitos desconhecerão que um terço da grelha das operadoras é composta por estações de rádio. E as simulações feitas na plataforma mostram que a preferência de muitos portugueses vai para qualidade da Internet em detrimento da do serviço de televisão. E muitos dispensam o telefone fixo.
ANACOM travou (e bem) a campanha 2GB adicionais de Internet da MEO. A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) cumpriu a sua missão de defender os consumidores de campanhas agressivas e que não cumprem as disposições legais, como a da MEO, que atribuiu aos seus assinantes 2GB adicionais de Internet móvel para utilização até 31 de Agosto, sem custos. A partir dessa data, o tráfego extra atribuído passaria a ser pago. De acordo com as condições anunciadas, os assinantes que não aceitassem suportar esses custos adicionais a partir de 1 de Setembro deveriam contactar a MEO nesse sentido. A lei das telecomunicações impõe precisamente o contrário: as alterações contratuais só se efectivam se os clientes manifestarem expressamente o seu acordo por escrito. O silêncio não pode ser considerado uma aceitação. Outro elemento positivo é que a ANACOM diz ter recebido, a propósito da campanha, um número significativo de reclamações, o que revela maior controlo por parte dos consumidores em relação a práticas comerciais abusivas. Parabéns a quem denunciou a campanha e atenção redobrada para o cumprimento da determinação da ANACOM, nomeadamente a da “proibição de cobrança de quaisquer quantias associadas ao tráfego adicional sem que os assinantes tenham dado o seu acordo expresso”.
Sugestões, dúvidas, correcções podem ser enviadas para rosa.soares@publico.pt