domingo, 1 de maio de 2022

Junior Tour: Martim Nunes e Maria Salgado triunfam no Projunior Porto&Matosinhos


- Derrotaram Francisco Mittermayer e Erica Máximo na final;
- Circuito segue para São Jacinto, em Aveiro, no início de Julho;
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotos: Vencedores no pódio, Martim Nunes e Maria Salgado (Créditos: Tó Mané/Porto&Matosinhos Wave Series)

Leça da Palmeira (01/05/2022) – Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este domingo, na Praia de Leça da Palmeira, a vitória no Projunior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do regressado circuito Junior Tour, que junta os melhores surfistas juniores portugueses na luta pelos títulos de campeões nacionais Sub-20. Nunes, de 18 anos, e Salgado, de apenas 15, carimbaram o triunfo na etapa que marcou o regresso deste circuito, após um interregno de 7 anos.

Após um sábado marcado por algum nevoeiro, que limitou o decorrer da ação, este domingo a Praia de Leça da Palmeira proporcionou boas condições para os melhores juniores nacionais darem espetáculo, numa prova que esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022. Um dia final que ficou marcado por algumas surpresas, com destaque para as eliminações precoces dos cabeças-de-série da prova masculina e feminina, Joaquim Chaves, que tinha feito as melhores performances do dia inaugural, e Gabriela Dinis.

Do lado masculino, depois de ter vencido os dois heats disputados na véspera, Martim Nunes entrou novamente a todo o gás no segundo dia de ação em Leça da Palmeira, vencendo mais um heat na ronda 3 e também na ronda 4. Nas meias-finais man-on-man somou 14,50 pontos para superar João Roque Pinho, juntando-se na final a Francisco Mittermayer, que venceu um duelo dramático frente a Rodrigo Chaves, decidido por apenas 0,50 pontos.

Suportado por cinco triunfo consecutivos, o jovem surfista da Praia Grande voltou a entrar forte e anotou uma onda de 7 pontos que o lançou na disputa. Na parte final juntou-lhe uma nota de 6,55 pontos, para somar 13,55 pontos, contra apenas 10,15 de Mittermayer, atual 17.º colocado do ranking da Liga MEO Surf. Martim conseguiu juntar, assim, um registo 100 por cento vitorioso à vitória na etapa, garantindo, igualmente, a liderança do ranking do Junior Tour.

“Foi um campeonato muito bom, com ondas boas durante os dois dias”, começou por frisar Martim Nunes. “Acho que todos estavam com vontade de surfar e todos os heats tiveram um nível alto. Senti-me bem ao longo do campeonato, fui fazendo bons heats, o que ajudou-me a ganhar ritmo e confiança. Foi um resultado muito bom para trazer motivação para o Pro Junior Europeu, que arranca já para a próxima semana em Marrocos. Nunca tinha competido neste escalão, porque já há sete anos que este circuito não ia para a água. Pelo que foi muito bom vencer uma etapa. Espero continuar neste ritmo nas próximas etapas do Junior Tour, a fazer bons heats e o resto virá por acréscimo”, atirou.

Já do lado feminino, o nevoeiro apenas permitiu realizar um heat na véspera. Disputa que, curiosamente, foi vencida por Maria Salgado, lançando a jovem surfista de Santa Cruz para uma grande performance nas ondas do Porto, ela que, tal como Martim Nunes, venceu todas as baterias em que entrou. Depois de superar a ronda 2, seguiu-se um triunfo sólido frente a Benedita Teixeira nas meias-finais woman-on-woman, com Erica Máximo a vencer a outra meia-final frente a Constância Simões.

Apesar de Erica Máximo, atual número 9 do ranking feminino da Liga MEO Surf, chegar à final num grande momento, Maria Salgado conseguiu gerir melhor a bateria e carimbar um dos triunfos mais importantes da carreira. A jovem surfista do Oeste somou 12,60 pontos, superando os 9,50 da adversária, para sair na liderança do ranking feminino do Junior Tour.

“O campeonato correu-me muito bem”, começou por afirmar Maria Salgado. “Consegui vencer todos os heats em que entrei e estou muito feliz por ter vencido o campeonato. Em relação a este circuito, espero continuar a passar heats e tentar lutar pelo título. O meu objetivo no surf passa por evoluir e tentar divertir-me ao máximo nos campeonatos. A curto prazo gostava também de poder representar a Seleção Nacional no Mundial Júnior que se aproxima”, admitiu.

Martim Nunes e Maria Salgado partem para a próxima etapa na liderança do ranking e muito bem lançados na luta pelos títulos nacionais Sub-20. Depois do Porto e Matosinhos, o Junior Tour segue viagem para as ondas de São Jacinto, em Aveiro, onde se realiza a segunda e penúltima etapa do circuito, a 2 e 3 de Julho. A terceira e decisiva etapa acontecerá em Novembro, em data e local ainda a definir.

Resultados Projunior Porto&Matosinhos:
Final masculina: Martim Nunes 13,55 x Francisco Mittermayer 10,15
Final feminina: Maria Salgado 12,60 x Erica Máximo 9,50
Melhor onda masculina: Joaquim Chaves, 9,50 pontos na Ronda 1
Melhor onda feminina: Maria Salgado, 8,75 pontos nas meias-finais
Melhor score masculino: Joaquim Chaves, 17 pontos na Ronda 1
Melhor score feminino: Maria Salgado, 13,75 pontos nas meias-finais

A primeira etapa do Junior Tour - Projunior Porto&Matosinhos esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e da MEO.

Mais informações em www.ansurfistas.com


Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou relatório de gestão. Documento relativo às contas de 2021 aprovado sem votos contra

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, com 25 votos a favor e oito abstenções, o relatório de gestão do executivo camarário liderado por Helena Teodósio relativo a 2021. Tal como acontecera na reunião de Câmara, o documento não teve votos contra.

De acordo com a líder do executivo municipal, Helena Teodósio, o Relatório de Gestão do Município de Cantanhede de 2021 é “um documento de grande rigor e transparência” e assenta numa “preocupação constante com a saúde financeira do Município”.

Ao intervir na sessão da Assembleia Municipal, a autarca começou por alertar para o impacto que o processo de descentralização de competências terá nas contas das autarquias se o Governo não alterar o modelo de comparticipação. Se tal não acontecer, garantiu a líder do executivo municipal, “não voltaremos a ter uma apresentação de contas como a que estamos a apresentar”.

Helena Teodósio preferiu, todavia, realçar perante os deputados municipais os indicadores positivos demonstrados no Relatório de Gestão.

O investimento registou um aumento de 23% face a 2020 - em infraestruturas e equipamentos coletivos ou na aquisição de terrenos e outros bens de capital -, variação que adquire particular significado se considerarmos que o aumento das despesas correntes se quedou nos 8,9%. Ou seja, a autarquia realizou mais obra com apreciável contenção de custos ao nível da sua estrutura orgânica, o que, apurados os resultados, representa uma poupança de mais de 6 milhões de euros, canalizados para despesas de capital.

Ainda na componente da despesa, a autarca destacou o aumento de 97% dos dispêndios nas rubricas funcionais da Saúde e Ação Social, aumento esse que “diz respeito apenas a uma parte dos custos das ações que foi necessário empreender para diluir os efeitos da pandemia de Covid-19”.

Já na Cultura e no Turismo, a despesa diminuiu por força da paragem na esmagadora maioria das atividades, mas o apoio às associações não foi alterado. O setor da Educação registou um aumento de 40%.

Dos indicadores de gestão, a presidente do executivo cantanhedense destacou o aumento da receita corrente, nomeadamente em impostos, de mais de um milhão de euros. Mesmo abdicando de uma receita superior.

Se o Município de Cantanhede aplicasse a taxa permitida no IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], teria mais um milhão e 21 mil euros de receita e essas contas não costumam ser feitas. Todavia, o nosso objetivo é minimizar o impacto que tem nos rendimentos dos nossos munícipes”, sublinhou, reforçando que o mesmo princípio foi aplicado em relação à Derrama [imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das empresas].

De resto, esclareceu Helena Teodósio a terminar, a variação positiva de cinco milhões de euros nas receitas de capital não foi provocada por um aumento de impostos, mas sim pela capacidade da autarquia em garantir financiamento para diversas obras.


MUNICÍPIO DE SILVES MATERIALIZA A SOLIDARIEDADE COM O POVO DA UCRÂNIA


O Município de Silves prossegue com a campanha de recolha de donativos para a Ucrânia, cuja primeira entrega se processou recentemente com o transporte de bens para a Associação dos Ucranianos no Algarve, sediada em Faro.

O transporte, efetuado em viatura camarária, reuniu material básico de primeira necessidade, designadamente bens de higiene pessoal, artigos para crianças, produtos farmacêuticos, material de enfermagem e medicamentos. É também de salientar que todas as famílias ucranianas residentes no concelho têm recebido cabazes alimentares, artigos de vestuário e outros bens de primeira necessidade.

O Município de Silves agradece todos os contributos e envolvimento nesta campanha e reforça o apelo junto da população no sentido da intensificação da solidariedade ativa com o povo da Ucrânia, através de entrega de donativos no Complexo da FISSUL, na cidade de Silves, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 21h00, e no sábado, das 08h00 às 13h00.

Milhões de confinados na China, dezenas de fábricas fechadas


Polícia força família a ficar em quarentena

  • Luis Dufaur

Aincógnita, a fome, a paralisia econômica e os distúrbios populares se misturam em doses caóticas e inexplicáveis na China.

Nesse país dominado pelo regime comunista, no início da pandemia os anúncios oficiais informaram número extremamente reduzido de vítimas. Algo estranho no país que foi o grande foco virótico para o mundo inteiro.

Porém, nas últimas semanas, enquanto no mundo a pandemia está sendo reduzida à mínima expansão, ela explode na China, notadamente em Xangai, a área urbana mais densa do país e a cidade mais populosa do mundo, com uma estimativa de mais de 26 milhões de habitantes.

Portos paralisados

As medidas de confinamento contra a doença estão sendo tão drásticas que paralisaram a economia da cidade mais rica do país-continente.

Na área industrial a crise atingiu a produção de peças para carros e produtos eletrônicos para o mundo, e provocou retardamentos nos portos, fechamentos de fábricas e atrasos no transporte marítimo.

Por volta de 500 navios cargueiros ficaram atravancados no porto de Xangai. Como exemplo, a montadora Opel de Zaragoza (Espanha) não recebeu as peças e teve que paralisar duas linhas de produção, suspendendo 1.000 trabalhadores na fábrica e aproximadamente 20.000 funcionários de empresas auxiliares. (Cfr.: El atasco de 500 barcos en el puerto de Shangái).

O caos de Xangai afeta a economia mundial e é agravado pelo fechamento da vizinha cidade de Kunshan onde grandes fábricas produzem componentes essenciais para Apple, Dell e Microsoft entre outras empresas.

Cidadãos presos em seus apartamentos

Empresas taiwanesas produtoras de placas fecharam suas portas. Tesla suspendeu a produção de automóveis.

Em mais quatro grandes cidades com um total de 55 milhões de habitantes, as pessoas se encontram trancadas em suas casas. As medidas de confinamentos em algumas cidades já duram quatro semanas.

A ditadura socialista sonha com uma política fracassada de “contágio zero”. No caso de Xangai, a população foi dividida em dois blocos: de 11 milhões de um lado e 16 de outro. Sobre eles impõem-se alternadamente drásticos cortes.

Em Xangai, o consulado dos EUA autorizou seus empregados a abandonar o país com a família e o governo americano recomendou a seus cidadãos não irem para a China por causa das draconianas medidas de confinamento que podem afetar até na separação de pais e filhos.

Mais de 40% dos bairros da cidade estão em regime estrito de fechamento a ponto de muitos terem que lutar para conseguir alimentos e remédios desafiando a repressão.

As redes sociais publicam casos de pessoas que morreram por outras doenças porque não puderam apresentar testes negativos e, sem eles, não puderam sair de sua casa ou bairro para ir ao hospital ou foram recusados pelos mesmos.

Desde as janelas dos prédios, as pessoas clamam por ajuda e berram “estamos morrendo de fome”. Os protestos tomaram às ruas, fato inusual na ditadura chinesa.

Uma fome geral na cidade mais rica da China parece incrível, mas é o que está acontecendo, disse o canal NTD, transmitindo as cenas de desespero.

E quem pode chegar até o supermercado não encontra alimentos. O governo enviou drones que vigiam e ameaçam os residentes repetindo: “Quem alterar a ordem pública será severamente castigado”.

Os saques se multiplicam e cidadãos perguntam à polícia se, ficando presos receberão alimento no cárcere, pois já não têm nada e só tem água da torneira para subsistir.

A NTD informou com imagens de moradores que pularam de seus prédios e se suicidaram em desespero.

Ruas bloqueadas em Xangai e contrabando’ de alimentos

“Os supermercados estão fechados! Estão nos matando!”, bradava um residente pelo celular numa cena vazada para preservar sua identidade. A falta de dinheiro, trabalho e provisões acrescida de dívidas num país ateu é enlouquecedora.

O referido morador bradava perguntando “onde está o Partido Comunista? Onde está o regime comunista? O governo não cumpre sua palavra! Marcaram data em abril para o fim do enclausuramento! O governo mente! Como poderemos viver?”

O governo fala em 100.000 contágios de Covid-19, mas o verdadeiro número seria muito superior. Ele diz que não houve falecidos e nos hospitais e que os óbitos são atribuídos a outras doenças. Entretanto, as denúncias de mortes reais feitas por parentes desmentem os dados oficiais.

Pode-se dizer que o confinamento atinge de um modo ou de outro aos 26 milhões de habitantes de Xangai.

O sistema de censura das redes sociais funciona incessantemente ameaçando aos que falem da contaminação pelo Covid-19 com severas sanções puníveis pelo crime de espalhar “boatos” nas redes.

ABIM

MUNICÍPIO DA COVILHÃ REDUZ PASSIVO EM 4,4 MILHÕES

O Município da Covilhã apresentou as contas de Gerência de 2021 com um grau de execução de 86%. Trata-se da maior taxa de execução registada pela autarquia neste século.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, «esta é a resposta a todos os que apregoaram que o orçamento para 2021 estava empolado. Acresce ainda que a presente taxa só não apresenta um valor mais elevado devido aos atrasos na execução dos fundos comunitários do Portugal 2020».

Quanto ao passivo, o executivo garantiu uma redução superior a 4,4 milhões de euros em 2021, ficando atualmente cifrado em 42,1 milhões.

Acompanhando a evolução dos números, em 2020 o passivo exigível era de cerca de 32,1 milhões de euros, registando no final de 2021 um valor de 27,2 milhões, ou seja, trata-se de uma redução do passivo exigível de 4,9 milhões.

O Município da Covilhã apresenta uma liquidez positiva, ou seja, tem disponibilidades para suportar as suas obrigações de curto prazo.

Um rácio a realçar é o prazo médio de pagamento isto porque o município da Covilhã tem conseguido liquidar as suas obrigações num prazo bastante reduzido (4 dias).

Após a revelação deste exercício financeiro, o autarca sublinhou tratar-se de «um resultado de uma política responsável que tem sido trilhada por este executivo, tendo em vista devolver o município à sustentabilidade financeira». Vítor Pereira afirmou ainda que «a boa saúde financeira do município permitiu apoiar os serviços de saúde, instituições e famílias, durante o grave período da pandemia» o autarca reiterou ainda

que «não nos desviaremos do rumo que definimos e continuaremos a procurar a recuperação financeira do Município da Covilhã e a responder às necessidades mais prementes dos nossos concidadãos e a apostar num futuro de desenvolvimento, apesar das condicionantes provocadas pela guerra na Ucrânia».

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS CELEBROU DIA DA DANÇA

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, celebrou o Dia Mundial da Dança, no dia 29 de abril, com a performance de dança contemporânea "humana|m3nte", que evocou o lado mais íntimo de cada pessoa.

As intérpretes recorreram à máscara como ferramenta de expressão, atribuindo-lhe o significado mais obscuro, projetando através desta, o mais primitivo instinto animal que existe no ser humano.

Através do movimento procuraram imergir no universo de Freud e na sua conceção e divisão da mente humana; usando o corpo como teatro de emoções, assumiram em palco comportamentos e estados mentais da luta interior.

Ao som da música do compositor e pianista maranhense André Barros, Diana Rosa e Raquel Raposo apresentaram um espetáculo notável com a sua interpretação, dramaturgia e criação coreográfica.

PLESIOSSAURO MAIS ANTIGO DA PENÍNSULA IBÉRICA EM EXPOSIÇÃO NA MARINHA GRANDE

Chama-se “Plesiopharos moelensis”, também conhecido como Plesiossauro de São Pedro de Moel, tem 195 milhões de anos e é o réptil marinho do período Jurássico mais antigo e completo da Península Ibérica e um dos mais antigos no mundo. Os seus fósseis foram descobertos em São Pedro de Moel e estão em exposição no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, até ao dia 29 de junho.

A “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel” foi inaugurada este sábado, 30 de abril, e resulta de uma parceria entre o Município da Marinha Grande, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e o Museu da Lourinhã.
Para conhecer o “habitante” mais antigo do concelho da Marinha Grande, que terá vivido no fundo do mar onde, atualmente, é a Praia da Concha, em São Pedro de Moel, há 195 milhões de anos, vários foram as entidades e os interessados pelo Jurássico, que se deslocaram ao Museu do Vidro.
A inauguração da exposição contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador do ambiente, João Brito; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; do administrador do Dino Parque, Jorge Ferreira; do representante do Museu da Lourinhã, João Russo; dos paleontólogos que fizeram parte da equipa de estudo do Plesiossauro de São Pedro de Moel, João Marinheiro e Carla Tomás; e da bióloga do Município, Sónia Guerra.
Os fósseis do Plesiossauro foram encontrados por António Silva e Vítor Teixeira, em 1999 e 2000, na Praia da Concha, em São Pedro de Moel, que os doaram para estudo ao Museu da Lourinhã e ao Dino Parque. A descoberta permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros.

Apesar de faltar o crânio, recuperou-se a maioria das vértebras, parte da cintura pélvica, o fémur e o húmero direitos, que faziam parte das barbatanas. O estudo destes ossos fósseis permitiu codificar uma série de características pouco conhecidas, até aqui, para estes animais.

Os plesiossauros são dos répteis marinhos mais icónicos que conviveram com os dinossauros, que vinham à superfície para respirar e, em Portugal, o de São Pedro de Moel é o mais antigo e completo da Península Ibérica e um dos mais antigos do mundo. Este exemplar corresponde a um adulto, com tamanho estimado entre 2,5 e 2,8 metros e que viveu há 195 milhões de euros. Os seus membros, braços e pernas, evoluíram para barbatanas e a sua morfologia assemelha-se ao mítico “monstro do Loch Ness”.

Além dos fósseis do Plesiossauro, a exposição tem também patente fósseis e um modelo à escala real do Ictiossauro, um tipo de réptil marinho também descoberto em São Pedro de Moel, que comia moluscos cefalópodes com tentáculos, como as amonites e belemnites, assim como pequenos peixes.

As arribas de São Pedro de Moel constituem uma das mais importantes jazidas do Jurássico inferior, cerca de 200 a 175 milhões de anos, e onde já foram descobertos vários répteis marinhos. Os dinossauros da Lourinhã ainda não existiam nesta altura e era nos mares que se destacam os répteis mesozóicos.

De acordo com diversas referências da comunidade científica das últimas duas décadas, nas arribas do concelho da Marinha Grande ocorrem registos fossilíferos de excecionalidade que são verdadeiros observatórios vivos, contemporâneos do período em que predominavam na Terra os dinossauros e que importa preservar e estudar.

A “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel” pode ser visitada de 30 de abril a 29 de junho, no Foyer do Museu do Vidro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Depois disso, estará em exposição no Cosmos Azul e Mar de São Pedro de Moel, de 2 de julho a 11 de setembro, regressando ao Foyer do Museu do Vidro, de 17 de setembro a 30 de dezembro.
A entrada é gratuita.

Mergulhe nesta descoberta, com 195 milhões de anos!

A entrada é gratuita.

Evento dos 40 anos afirma Cantanhede no panorama internacional do ZX Spectrum. Organizado pelo Museu LOAD ZX Spectrum

 

O ZX Spectrum celebrou 40 anos do seu lançamento em Inglaterra no passado dia 23 de abril e Cantanhede, que tem o único museu no mundo construído à volta desta e outras invenções de Sir Clive Sinclair, organizou um evento marcante, no qual participaram, ao longo de dois dias, mais de duas centenas de entusiastas.

Este foi também o primeiro evento internacional organizado pelo Museu LOAD ZX Spectrum e o primeiro após a abertura do novo espaço do museu em outubro de 2020, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o LOAD ZX Spectrum é “mais um importante polo de atratividade da cidade e do concelho, com todos os benefícios daí decorrentes para a dinamização de outros equipamentos culturais e da economia local, sobretudo ao nível da restauração e da hotelaria”. Por isso mesmo, sublinhou, é uma “aposta que queremos levar mais longe com a crescente qualificação das áreas de exposição, o que deverá passar pela transferência do museu para um edifício que irá ser sujeito a profundas obras de reabilitação e adaptação para esse fim”.

É um projeto bastante ambicioso que dotará o museu de condições para reforçar significativamente a sua atratividade, nomeadamente com novas valências vocacionadas para a exploração de atividades pedagógicas e didáticas, no âmbito de um polo tecnológico que sirva de referência histórica e cultural à extraordinária evolução tecnológica a que temos assistido nas últimas décadas”, reforçou na sessão de abertura do evento, na qual também marcou presença o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso.

João Diogo Ramos, fundador e curador do museu LOAD ZX Spectrum, partilhou com os presentes o processo de conceção do museu, adiantando algumas novidades que o museu irá lançar nos próximos tempos – na senda do caminho ambicioso que tem caraterizado este projeto -, tendo destacado a colaboração no documentário inglês “the Rubber Key Wonder - 40 years of ZX Spectrum”, que irá incluir filmagens do museu em Cantanhede.

As sessões dos 40 anos do ZX Spectrum desenrolaram-se num modelo de conferência tecnológica, com palestras em português e inglês por força da participação de oradores internacionais que prometeram vir ao museu num futuro próximo.

As atividades decorreram no Centro Social e Paroquial de S. Pedro, muito próximo das instalações do museu, onde se realizaram os convívios pela noite de sábado e tarde de domingo e que juntaram diversos aficionados à volta dos computadores.

Em jeito de balanço do evento, João Diogo Ramos revelou “a enorme satisfação ver um evento tão ambicioso, mas assente maioritariamente num conjunto de voluntários da comunidade ZX Spectrum, decorrer de forma tão profissional. Do feedback que fui tendo dos participantes, fez-se história em Cantanhede e entramos, por isso, em mais um novo patamar do projeto do museu. Não iremos ficar por aqui”, garantiu.

Do painel de oradores destaque para Crispin Sinclair, um dos filhos de Sir Clive Sinclair que, à conversa com João Diogo Ramos, ajudou a traçar um perfil do seu pai o mais fidedigno possível para utilizar no Museu.

Destaque também para o lançamento do livro “Os Programadores Portugueses”, da autoria de André Luna Leão, fundador do blogue Planeta Sinclair e que é o primeiro livro do museu, simbolicamente lançado no Dia Mundial do Livro. A sessão de autógrafos que se seguiu foi um sucesso e a primeira tiragem do livro está quase esgotada.

Outro ponto alto do programa foi a uma palestra por Grant Sinclair, sobrinho de Sir Clive Sinclair e filho de Iain Sinclair, um designer industrial que desenvolveu diversos dos produtos da Sinclair como algumas calculadoras e amplificadores. Nesta apresentação foram divulgadas fotos de diversos protótipos de invenções pouco conhecidas de Sir Clive Sinclair.

Destaque também para a entrevista a Steve Vickers, um dos maiores responsáveis pela conceção e sucesso do ZX Spectrum ou não tivesse ele sido o responsável pelos manuais e “sistema operativo” (ROM) do Spectrum.

A sessão do legado da TIMEX, conduzida por João Diogo Ramos, mas contando em palco com João Encarnado, Álvaro Lopes e mesmo antigos funcionários da fábrica que estiveram presentes, foi outra das enormes surpresas e um final em cheio do primeiro dia. Na audiência esteve ainda Susan Gomes, filha do escocês Albert D’All, que estabeleceu e liderou a fábrica da TIMEX em Portugal a partir de 1970.

Ao longo dos dois dias, o evento contou com inúmeras entrevistas a ícones dos programadores de Spectrum que fizeram e ainda fazem sonhar os jovens de então. Nomes como os Oliver Twins, Jim Bagley e claro, Clive Townsend, o criador de Sabouter, que esteve presente em Cantanhede e fez as delícias dos visitantes. De Portugal e com direito a fazer a última pergunta do dia ao orador, apareceu de surpresa Paulo Dimas, o jovem que nos habituámos a ver no programa Ponto por Ponto da RTP a apresentar jogos de Spectrum e nos presenteou com a sua presença.

Universidade da Beira Interior reivindica mais seis milhões de euros de financiamento


O reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo, reafirmou que esta é uma das universidades portuguesas que menos recebe por aluno e reclamou o aumento do financiamento em pelo menos mais seis milhões de euros.

“O que é um facto é que o nosso orçamento, comparado com o de outras instituições, deveria ser superior em mais seis milhões de euros, pelo menos”, afirmou.

Mário Raposo falava na cerimónia do 36.º aniversário da UBI, durante a qual foram atribuídos dois doutoramentos honoris causa, a Orlando António Quilambo, reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e a Orlando Manuel José Fernandes da Mata, reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).

Na intervenção, o reitor da UBI, que cumpre o primeiro ano do mandato, alertou para o subfinanciamento da instituição, problema que foi diversas vezes denunciado pelos seus antecessores.

O responsável frisou que o crescimento da UBI não tem sido acompanhado pelas transferências do Governo e que nem sequer são tidos em conta os custos de contexto acrescidos pela aposta em ter o campus universitário instalado ao longo da cidade, em vários edifícios que eram fábricas abandonadas e foram transformados em faculdades.

Sublinhando que a instituição já conta com 8.629 alunos, também destacou que esta é uma das universidades portuguesas que menos recebe por aluno.

Ainda assim, disse, tem mantido as contas equilibradas, graças ao “esforço e abnegação” de todos.

“Devemos ser recompensados por isso, e não penalizados”, reiterou, num apelo ouvido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Fazendo uma caracterização da evolução, sublinhou que a capacidade de atrair e reter alunos assenta na qualidade e prestígio do corpo docente.

Nesse sentido, informou que foi já dado início a uma “estratégia progressiva e gradual de contratação e renovação do corpo docente em áreas científicas mais necessitadas” e que está em curso a abertura de 29 concursos para professores associados de todas as áreas científicas.

Também assumiu a ambição de “uma lógica de atração e fixação dos melhores investigadores” e vincou que essa será uma agenda a debater com a tutela.

Mário Raposo anunciou igualmente que está em preparação um novo regulamento orgânico da UBI e que está a ser elaborado o Plano Estratégico para o período de 2022-2030.

Pensar a UBI à escala internacional, apostar na modernização digital e manter a ligação à cidade e à região, foram alguns dos desafios que destacou.

Mário Raposo não esqueceu o contexto internacional e abordou a guerra na Ucrânia, sublinhando que é um “exemplo de barbaridade e iniquidade jamais imaginável” nos tempos que correm e referindo que a UBI manifestou “total disponibilidade” para acolher estudantes ucranianos.

Nesta sessão, o presidente da Associação Académica da UBI, Ricardo Nora, também se juntou aos apelos para o reforço do financiamento, o que permitirá fazer investimentos em nome da melhoria das condições para os alunos.

Por seu turno, o presidente do Conselho Geral da UBI, Hugo Carvalho, também colocou a questão em cima da mesa: “A UBI não é compensada por razões de interioridade, não é compensada pelo seu histórico, não é compensada pelo aumento que teve na sua estrutura. Por exemplo, continua a receber como se ainda não tivesse Faculdade de Medicina e isso não está certo e convoca-nos a todos para o mudar”, disse.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, enalteceu o papel da UBI para ajudar a desenvolver o Interior e deixou a promessa de também ela lutar por um “financiamento adequado”.

“Sabemos bem das necessidades da UBI, sabemos como precisam de reforçar o vosso financiamento para que corresponda efetivamente ao papel fundamental que a UBI tem tido, e terá cada vez mais, no desenvolvimento desta região. Quero que saibam que podem contar com esta ministra na defesa de um financiamento adequado”, afirmou.

Madremedia/Lusa

UE diz que só o fim da desflorestação da Amazónia no Brasil é “suficiente”


O comissário europeu para o Ambiente, Virginijus Sinkevicius, disse que o governo brasileiro só terá feito "o suficiente" quando acabar com a desflorestação na Amazónia, que em 2022 tem sido "muito preocupante".

“2021 foi um ano recorde de desflorestação” na Amazónia e “vemos um 2022 ainda pior”, disse Sinkevicius à agência Efe. “A tendência definitivamente não é positiva”, acrescentou.

“Apesar dos esforços, temos de tomar medidas imediatas e encontrar uma forma de agir imediatamente para reverter essa tendência”, disse o comissário europeu.

Sinkevicius concluiu no sábado uma visita oficial ao Brasil que o levou a Manaus, capital do estado do Amazonas, a Brasília e São Paulo, incluindo reuniões com autoridades locais, representantes da sociedade civil e membros de tribos indígenas da região amazónica.

No sábado, o comissário europeu reuniu-se com o ministro brasileiro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, com quem discutiu, entre outros assuntos, a extração ilegal de madeira na Amazónia no Brasil, que detém 60% da área total da maior floresta tropical do planeta.

“Há espaço para cooperação, para trabalharmos juntos e garantir que a desflorestação pare”, disse Sinkevicius.

Na quinta-feira, um relatório publicado pela Global Forest Watch, plataforma de monitorização de florestas em todo o planeta, indicou que o Brasil liderou o mundo em perdas nas florestas tropicais em 2021.

De acordo com o relatório, cerca de 3,75 milhões de hectares de floresta tropical primária desapareceram em todo o mundo no ano passado, dos quais o Brasil representava 1,5 milhões de hectares, na sua maioria na região amazónica.

“O Brasil tem uma vasta experiência que já deu certo [no passado]. Veja os dados de 2004 e 2005. O Brasil conseguiu diminuir as taxas de desflorestação, aumentar a exportação de produtos agrícolas e aumentar o comércio internacional”, disse Sinkevicius.

Apesar de se ter comprometido a eliminar a desflorestação ilegal até 2028, o Governo do Presidente Jair Bolsonaro tem apresentado medidas como um projeto de lei que permitiria a exploração de minério em reservas indígenas.

Sinkevicius sublinhou que “isso seria um retrocesso nos compromissos que o Brasil assumiu” na cimeira do clima, realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia.

O comissário disse que a UE está disposta a “apoiar tecnicamente” o Brasil.

“Mas é nossa responsabilidade garantir que o nosso mercado consumidor não promova a desflorestação. Existe uma proposta legislativa que nos permitirá garantir que não haja espaço no mercado europeu para produtos associados à desflorestação”, acrescentou.

A agenda ambiental do governo Bolsonaro “não é o maior” obstáculo, mas “tem um papel importante” na eventual ratificação final do acordo comercial entre o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e da UE, admitiu Sinkevicius.

A UE tem exigido, para ratificar o acordo comercial, que o Brasil e a Argentina se comprometam a cumprir as metas de redução de emissões de carbono.

Madremedia/Lusa

Ancelotti é o primeiro treinador a conquistar os cinco principais campeonatos europeus

O treinador, que começou a carreira de técnico principal na modesta Reggiana em 1995/96, além da Liga espanhola, também já venceu os campeonatos na Alemanha, França, Inglaterra e Itália.
O treinador italiano Carlo Ancelotti, que este sábado se sagrou campeão espanhol de futebol ao serviço do Real Madrid, é o primeiro técnico a conquistar o título nos cinco principais campeonatos europeus.
O treinador, que começou a carreira de técnico principal na modesta Reggiana em 1995/96, além da Liga espanhola, também já venceu os campeonatos na Alemanha, França, Inglaterra e Itália.
Ancelotti, de 62 anos, conquistou o campeonato italiano em 2003/2004, ao serviço do AC Milan, voltando a sagrar-se campeão em 2009/2010, desta vez na Liga inglesa, pelo Chelsea.
Em França, pelo Paris Saint-Germain, Ancelotti também conseguiu o título, em 2012/13, seguindo-se o campeonato alemão por duas vezes, em 2016/2017 e 2017/18, pelo todo-poderoso Bayern Munique.
Apenas faltava o título de campeão em Espanha para ter no 'bolso' os cinco principais campeonatos na Europa, algo que não conseguiu na sua primeira passagem pelo Real Madrid, entre 2013 e 2015.
Mas hoje, na primeira época depois de regressar aos 'merengues', Ancelotti chegou ao título, o 35.º do clube, quando ainda faltam disputar quatro jornadas do campeonato.
Além dos títulos de campeão nacional, o currículo de Carlo Ancelotti é muito mais vasto e conta com mais de duas dezenas de troféus, como as três Ligas dos Campeões, em 20202/03 e 2006/07, pelo AC Milan, e em 2013/14, pelo Real Madrid.
A equipa espanhola está ainda a disputar a Liga dos Campeões deste ano, defrontando na segunda mão das meias-finais os ingleses do Manchester City, em Madrid, depois da derrota por 4-3 em Inglaterra, com Ancelotti na luta pela quarta 'Champions'.

TSF/Lusa

Avisão russo detetado a violar espaço aéreo da Suécia


Incidente aconteceu numa altura em que a Suécia e a Finlândia estão a ponderar candidatar-se à NATO.

Um avião russo de reconhecimento foi detetado a violar o espaço aéreo da Suécia na sexta-feira, revelou este sábado o Estado-Maior sueco, numa altura em que o país escandinavo pondera uma adesão à NATO.

Em comunicado, o departamento de Defesa da Suécia revelou que um aparelho russo AN-30 “violou o espaço aéreo sueco na noite de sexta-feira” e que o aparelho foi acompanhado e fotografado pelas autoridades. O incidente aconteceu numa altura em que a Suécia e a Finlândia, os únicos nórdicos não-alinhados militarmente, estão a ponderar candidatar-se à NATO, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Na Suécia, os partidos políticos ainda estão a debater no Parlamento a possibilidade de pedir a adesão e irão apresentar um relatório sobre a nova política de segurança a 13 de maio.

Estocolmo e Helsínquia aumentaram consideravelmente a cooperação e os contactos bilaterais nas últimas semanas para tentar chegar a um acordo sobre uma posição conjunta em relação à NATO e, eventualmente, solicitar a sua entrada ao mesmo tempo.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou na quinta-feira que Suécia e Finlândia serão “recebidas de braços abertos” caso decidam aderir à Aliança Atlântica e deplorou a “intimidação e ameaças” da Rússia para que os dois países não se juntem à organização.

SIC Notícias/Lusa

Idosa desaparecida em Santa Maria da Feira encontrada morta numa ravina

Uma mulher que estava desaparecida desde o meio da semana em Santa Maria da Feira apareceu hoje morta, numa ravina em Nogueira da Regedoura, disse à Lusa fonte da Proteção Civil de Aveiro.
A idosa, de 89 anos, foi descoberta pelas 16:54 por uma brigada cinotécnica da Guarda, que fazia buscas no local, acrescentou fonte do Comando Territorial da GNR de Aveiro.
“Os militares encontraram os chinelos da mulher e, mais baixo, pouco depois, encontraram o corpo”, acrescentou a fonte, confirmando ser a idosa que estava desaparecida desde quinta-feira.
A Polícia Judiciária foi chamada ao local para iniciar a investigação, disse ainda a GNR.

Madremedia/Lusa

Mulher de 69 anos morre após queda em poço no concelho de Cantanhede

Uma mulher de 69 anos morreu hoje no concelho de Cantanhede, no distrito de Coimbra, depois de ter caído num poço, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, a mulher caiu num poço, na localidade de Casal, que pertence à Freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede.
O alerta para a ocorrência foi dado pelas 17:49.
Segundo a fonte do CDOS, quando os meios de socorro chegaram ao local, a vítima encontrava-se em paragem cardiorrespiratória e foram feitas manobras de reanimação pelos elementos da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Cantanhede, mas sem sucesso.
A GNR tomou conta da ocorrência e está a investigar as circunstâncias em que a morte ocorreu, disse à Lusa uma fonte do Comando Territorial de Coimbra.
No local estiveram 14 homens e cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, do INEM e da GNR.

MADREMEDIA/LUSA

Borges e Cabral fazem História: são os primeiros portugueses a disputar final de pares

Nuno Borges e Francisco Cabral tornaram-se nos primeiros portugueses a atingir a final de duplas do Estoril Open.
Os tenistas portugueses Nuno Borges e Francisco Cabral fizeram este sábado História ao qualificarem-se para a final do Estoril Open, batendo em dois 'sets' os primeiros cabeças de série, o britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus.
No 'court' central do Clube de Ténis do Estoril, a melhor dupla portuguesa da atualidade conseguiu contrariar o favoritismo dos primeiros pré-designados, impondo-se com os parciais de 6-2 e 6-4, em uma hora e 13 minutos.
Nuno Borges e Francisco Cabral, ambos de 25 anos, receberam um 'wild card' da organização para disputar o quadro principal de pares e, na sua estreia num torneio do circuito ATP, tornaram-se nos primeiros portugueses a atingir a final de duplas do Estoril Open.

TSF/Lusa

Retirados 25 civis da fábrica de Azovstal, em Mariupol

Entre os civis retirados estarão 19 adultos e seis crianças com menos de 14 anos.
Vinte cinco civis abandonaram este sábado a zona de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia, anunciaram as agências oficiais russas de notícias Tass e Ria Novosti, citadas pela congénere espanhola, a Efe.
Entre os que conseguiram abandonar a fábrica metalúrgica estarão 19 adultos e seis crianças com menos de 14 anos.
Na fábrica de Azovstal há cerca de mil civis refugiados, juntamente com cerca de dois mil soldados ucranianos que ainda resistem aos bombardeamentos russos, havendo ainda a registar cerca de 500 feridos entre as pessoas que ali estão refugiadas.
A Rússia deu a cidade de Mariupol como “libertada” e começou a enviar tropas de Mariupol para a região de Donbass, no leste do país, de acordo com as informações veiculadas pelo Estado-Maior da Ucrânia e confirmadas também pelo Pentágono.
O Presidente russo decretou que a fábrica não deveria ser atacada, mas disse que o bloqueio às instalações teria de ser rígido ao ponto de “nem uma mosca conseguir sair”.

SIC Notícias

António Costa considera níveis de pobreza laboral “intoleráveis”

A pobreza "fere a dignidade humana, mina a coesão social e a democracia e é uma vulnerabilidade económica para o desenvolvimento do país", lamenta o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou "intoleráveis" os níveis de pobreza laboral que se registam em Portugal e apontou o combate à precariedade e à intermitência laboral como "absolutamente essencial".
"Mas não podemos ignorar que vivemos numa sociedade onde, apesar do salário mínimo nacional ter aumentado 40% e estar hoje, claramente, acima do limiar de pobreza, persistem níveis intoleráveis de pobreza laboral, cerca de 10% de quem declara rendimentos do trabalho está abaixo do limiar de pobreza", afirmou António Costa este sábado, no Porto, na abertura do Congresso Nacional da Rede Europeia Anti-pobreza.
O chefe do Governo explicou que a "causa fundamental" daquela situação está relacionada com a existência de "rendimentos intermitentes" e com o facto de muitos trabalhadores terem rendimentos inferiores a 12 ou 14 meses de salário.
"Por isso, o combate à precariedade e à intermitência laboral é absolutamente essencial", salientou António Costa. Para António Costa, no âmbito da erradicação da pobreza, "as políticas de habitação têm uma posição absolutamente central", lembrando o papel também "absolutamente central" do Plano de Resolução e Resiliência.
O primeiro-ministro admitiu que "é um esforço enorme aquilo que é solicitado a todos, autarquias locais, instituições do setor solidário e social e também à administração central", mas que é essencial.
"Mas [é] uma oportunidade única e extraordinária que o país não pode desaproveitar para dar um grande salto em frente na realização deste objetivo de erradicação da pobreza no nosso país", referiu.
A pobreza, para António Costa, "fere a dignidade humana, mina a coesão social e a democracia e é uma vulnerabilidade económica para o desenvolvimento do país" pelo que, salientou, "o combate à pobreza foi e é e será um objetivo central deste Governo".
Como exemplo, apontou o alargamento a mais 70 mil famílias do apoio de 60 euros para atenuar o impacto do aumento dos preços da alimentação, que na sexta-feira foi pago aos beneficiários da tarifa social de eletricidade.
"Este benefício será ainda atribuído a mais 70.000 famílias que, apesar de não beneficiarem da tarifa social de eletricidade, têm prestações sociais mínimas e que beneficiarão, por isso, também deste apoio extraordinário", explicou.

TSF/Lusa

Três corpos com as mãos amarradas e bocas com mordaças foram encontrados perto da cidade ucraniana de Bucha

Os corpos de três homens com as mãos amarradas e os olhos vendados, visivelmente torturados e baleados, foram encontrados na sexta-feira numa vala comum perto da cidade de Bucha, informou a polícia de Kiev este sábado.
"As vítimas foram torturadas durante muito tempo (...) No final, cada uma recebeu um tiro na têmpora", afirmou em comunicado o chefe de polícia de Kiev, Andriy Nebytov.
Segundo Nebytov, as vítimas tinham as mãos amarradas, os olhos vendados e mordaças colocadas nas bocas.Os corpos dos três homens foram encontrados em Myrotske, localidade próxima de Bucha, cidade da região de Kiev que se tornou símbolo das atrocidades da guerra na Ucrânia e onde também foram encontrados cadáveres de vários civis com sinais de tortura.
"De acordo com informações preliminares, os ocupantes tentaram ocultar as provas dos abusos, atiraram os corpos para uma vala e cobriram-na com terra", disse Nebytov.
As autoridades ucranianas encontraram dezenas de corpos com roupas civis em localidades ocupadas e depois abandonadas pelo exército russo nos arredores de Kiev.
A Ucrânia acusa as tropas russas de massacres, o que o governo da Rússia nega.
Esta semana, a justiça ucraniana abriu uma investigação contra 10 soldados acusados por supostos crimes cometidos em Bucha.
Madremedia/AFP

Santana Lopes quer regresso do ensino superior à Figueira da Foz já em setembro

 O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, voltou hoje a apontar o início do próximo ano letivo para o regresso do ensino superior à cidade, numa parceria com a Universidade de Coimbra (UC).
“Estamos a trabalhar para começar em setembro”, disse o autarca, eleito pelo movimento Figueira a Primeira, em resposta à bancada socialista, durante a reunião da Assembleia Municipal, que decorreu na tarde de hoje.
Na sua intervenção, Santana Lopes frisou que a instalação do ensino superior vai ser “progressiva” e que a UC não “se vai transferir para a Figueira da Foz”.
O autarca, que no início do ano chegou a ponderar instalar a UC no edifício do Sítio das Artes, admitiu que ainda não tem local para o polo universitário e solicitou propostas de locais aos deputados municipais.
“A questão da instalação da UC e do polo que se quer desenvolver é muito relevante e não pode ser em qualquer local”, disse o autarca, salientando que já procurou tanto como para encontrar o sítio onde está construído o Centro de Artes e Espetáculos (CAE), na sua primeira passagem pela presidência daquela autarquia.
Salientando que existem várias hipóteses, mas que exigem construção de raiz, Pedro Santana Lopes disse que continua a trabalhar para que o polo universitário entre em funcionamento no início do próximo ano letivo.
Em março deste ano, o presidente da Câmara da Figueira da Foz admitiu que o Sítio das Artes podia vir a acolher, em simultâneo, o polo de ensino superior da UC e um centro de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O edifício tinha sido cedido pelo município ao IEFP a 24 de fevereiro de 2020, por um período de 50 anos, para a instalação de um polo de formação, mas o atual presidente da autarquia tinha deixado cair o protocolo por incumprimento do organismo público.
Na Assembleia Municipal de hoje, Santana Lopes admitiu que essa matéria está em vias de solução e que o Sítio das Artes deverá acolher o centro de formação, cujo projeto de licenciamento já entrou nos serviços municipais.
“Acho que a solução mais construtiva, no interesse de todos, será confirmar a instalação do centro do IEFP no Sítio das Artes”, disse Santana Lopes, referindo, no entanto, que não é uma solução “muito” do seu agrado – “o Estado rentabiliza as suas instalações e depois vem pedir de graça os nossos melhores espaços”.
 
Fonte: MadreMedia/Lusa

Época balnear abre este domingo, mas não em todas as praias

A época balnear tem início no domingo em algumas praias, com a garantia de que os areais têm nadadores-salvadores, depois de dois anos em que foi retardada a abertura devido à pandemia de covid-19.
Depois de no ano passado a época balnear ter aberto oficialmente apenas em meados de junho na maioria das praias portuguesas, sujeitas a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da covid-19, este ano ainda não foi publicada a portaria que define as normas a aplicar.
“Como Autoridade Marítima Nacional sabemos que já alguns locais em Portugal que no dia 1 de maio vão ter condições para abertura da época balnear”, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, comandante José Sousa Luís, em declarações à Lusa.
Segundo o responsável, algumas autarquias “decidiram abrir e podem fazê-lo desde que cumpram um conjunto de regras básicas, como nadadores-salvadores e autorização da capitania”.
Sousa Luís salientou também que houve um “reforço gradual ao dispositivo permanente dos meios desde 07 de abril”, havendo já equipas na orla costeira.
O presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira, adiantou, por seu turno, que, “para já” ainda não teve acesso aos editais de praia que resultam da portaria da Associação Portuguesa do Ambiente que rege as regras da época balnear, mas garantiu que “à partida vão cumprir as mesmas regras de distanciamento no areal”.
Entre as regras estabelecidas no ano passado (e cujo incumprimento estava sujeito a coimas) estava o distanciamento social entre pessoas e grupos, com os toldos e os colmos com três metros entre si, enquanto para as barracas a distância era de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.
Em relação ao uso das máscaras, que eram necessárias em 2021 nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias, João Carreira explicou que no acesso e uso dos bares a “obrigatoriedade já caiu”, de acordo com as últimas recomendações da Direção-Geral de Saúde, pois são considerados equipamentos de restauração.
“Já temos nadadores-salvadores e já estamos preparados para dar assistência às mesmas, só estamos a aguardar que os editais sejam publicados, mas há praias no país que já começa a 1 de maio a época balnear, caso de cerca de 15 na Costa da Caparica, em Cascais e algumas no Algarve”.
Segundo João Carreira, os nadadores-salvadores já estão contratados para dar segurança aos utentes das praias, além de ser uma obrigação das concessões para poderem operar.
O responsável explicou que com antecedência foram contratados “alguns nadadores-salvadores vindos do Brasil”, já que grande parte dos socorristas nacionais são estudantes e que “só depois de terminar a escola e os exames” podem ir de forma permanente para as praias.
“A questão dos nadadores-salvadores brasileiros já não é nova, as associações de nadadores-salvadores fazem a sua contratação dos nadadores e os concessionários depois fazem à associação, temos um plano integrado”, explicou, lembrando que todos possuem curso e alguns são mesmo militares.
João Carreira frisou que “só abre quem pediu antecipação da época balnear” já para 1 de maio, acrescentando que a Câmara Municipal de Almada já tem carros no areal com nadadores-salvadores a circular todo o ano como prevenção.
Algumas praias do arquipélago da Madeira também já anunciaram a abertura oficial para o próximo domingo.Este ano, de acordo com o ‘site’ Aquapolis (portal que dá informações sobre as praias fluviais em Portugal) as praias fluviais vão funcionar, entre 01 de junho e 30 de setembro, sendo que a maioria prevê a abertura em 15 de junho.
A época balnear em 2021 decorreu entre 15 de maio e 15 de outubro. Contudo, na maioria das praias a época balnear apenas teve início em junho.
Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão, de acordo com a Associação Bandeira Azul Europa (EBAE).
Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo do que no ano passado.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16).
Madremedia

Vaticano: Cardeal Tolentino Mendonça nomeado membro da Congregação da Causa dos Santos


O cardeal D. José Tolentino Mendonça foi hoje nomeado membro da Congregação para a Causa dos Santos.

A nomeação foi publicada na Sala de Imprensa da Santa Sé, que designa ainda como novo membro o arcebispo de Sevilha, D. Josep Àngel Saiz Meneses.

De acordo com a agência Ecclesia, a Congregação da Causa dos Santos tem como missão estudar e fazer aprovar os milagres que conduzem à beatificação e canonização de modelos de santidade, apresentando-os ao Papa.

Tolentino Mendonça, que foi elevado a cardeal em 2019, é um poeta, teólogo, sacerdote e professor universitário, sendo considerado uma das vozes mais originais da literatura portuguesa contemporânea e reconhecido como um eminente intelectual católico.

A sua vasta obra, já distinguida com vários prémios, inclui poesia, ensaios e peças de teatro. Tem também colaborado como tradutor e organizador em muitos outros livros.

Nascido em dezembro de 1965, em Machico, na ilha da Madeira, foi ordenado padre em 1990 e começou por exercer funções enquanto sacerdote na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento no Funchal, entre 1992 e 1995.

Em Lisboa, foi capelão durante cinco anos na Universidade Católica Portuguesa, esteve na paróquia de Santa Isabel e, entre 2010 e 2018, foi reitor da Capela do Rato.Entre 2004 e 2014, Tolentino Mendonça foi o primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, então criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, para promover o diálogo entre a Igreja e o meio cultural nacional.

Em 26 de junho de 2018, Tolentino Mendonça foi nomeado bibliotecário e arquivista da Biblioteca e Arquivo Apostólicos da Santa Sé pelo papa Francisco.

Após ter sido ordenado Cardeal, em outubro de 2019, voltou a fazer parte do Conselho Pontifício da Cultura, de que tinha sido consultor até à sua nomeação como arquivista e Bibliotecário da Santa Sé.

Madremedia