segunda-feira, 16 de março de 2020

MUNICÍPIO DE SILVES CRIA SUBCOMISSÃO PARA MONITORIZAR E RESPONDER MAIS RAPIDAMENTE ÀS OCORRÊNCIAS NO ÂMBITO DO COVID-19 NO CONCELHO


Na sequência da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil ocorrida há momentos com a Delegada de Saúde, foi criada uma subcomissão mais restrita que pretende ser um agente mais expedito no terreno, com funções de monitorização e acompanhamento em tempo real da evolução da pandemia no concelho de Silves, por forma a permitir uma atuação mais rápida e adequada das medidas a tomar no âmbito da contenção deste surto.

A subcomissão é composta pela Autoridade de Saúde no Município (Delegada de Saúde) – que preside -, Coordenador Municipal de Proteção Civil, e por um elemento de cada uma das seguintes entidades: Corpo de Bombeiros de Silves, Corpo de Bombeiros de SB Messines, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa Silves/Albufeira, GNR, Autoridade Marítima e Segurança Social.

Esta subcomissão reunirá semanalmente através de videoconferência e, extraordinariamente, sempre que necessário enquanto vigorarem todas as medidas preventivas e de contenção em vigor.

O Município de Silves relembra que a prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

A fascinante história do padre Gregório Verdonk, o último exorcista de Lisboa

Confessor de Salazar, ganhou, por altura do Estado Novo, reputação de milagreiro e é, ainda hoje, uma figura controversa. Um dos milagres que lhe imputam é mesmo tabu para o Patriarcado de Lisboa.  Conheça a fascinante história do Padre Gregório Verdonk n’O Último Exorcista de Lisboa, livro que resulta de uma rigorosa investigação da escritora, dramaturga e guionista Inês Leitão.  Esta é uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, e chega amanhã, dia 17 de Março, às livrarias e bancas de todo o país.
O padre holandês chegou a Portugal em 1939 para uma missão, a pedido do cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira, e tornou-se, anos mais tarde, uma santidade para os lisboetas. 
«Pe. Gregório será conhecido como o padre que Salazar procurará para as bênçãos e para a confissão, quando já se encontrava doente. Sabia do seu dom.»  Tal como António de Oliveira Salazar, também Inês Leitão admite o fascínio pela figura do Padre Gregório Verdonk. 
A escritora, dramaturga e guionista teve acesso a documentos inéditos, incluindo os diários do sacerdote, e pesquisou jornais da época. Dessa investigação nasceu O Último Exorcista de Lisboa, biografia do holandês que ficou conhecido em Portugal como o Padre Santo de Lisboa. Segundo a autora, as pessoas que receberam benzeduras do exorcista «descobriram-se curadas ou agraciadas em algum sofrimento». 
Inês Leitão defende que o padre Gregório foi responsável pelo segundo Milagre da Eucaristia em Portugal, no qual terá recebido, de Jesus Cristo, um cálice com sangue. Reconhecimento que nunca foi concedido pela Igreja. «Fica, infelizmente, por comprovar.» 
No livro conheça os passos do homem que livrou Lisboa do mal, os relatos dos exorcismos por ele praticados e a relação com Maria da Purificação, uma mulher com visões místicas de quem foi director espiritual. O livro contém ainda em anexo alguns dos documentos utilizados pela autora na investigação.
Uma privilegiada da história de Portugal e dos meandros da Igreja Católica na época do Estado Novo e que prova que Salazar não era tão crente como se julgava.
Último Exorcista de Lisboa é o décimo terceiro título dos Livros CMTV. A obra chega amanhã, dia 17 de Março, às livrarias e bancas de todo o país. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz.  

Inês Leitão é também autora do livro infantil Pipoteca em África: História de Uma Missão em Maputo e do livro de poesia Se o Meu Corpo Fosse Um Homem.

O Último Exorcista de Lisboa
Inês Leitão
Não Ficção / Língua Portuguesa
192 páginas · 15x23 ·13,00€
Nas livrarias a 17 de Março
Guerra e Paz, Editores

Silves | Campanha de vacinação da antirrabica_2020_cancelamento

ITINERÂNCIA DA CAMPANHA DE PROFILAXIA DA RAIVA EM SILVES FOI CANCELADA
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Decorrente da ativação do Plano de Contingência perante o surto de COVID-19, a Câmara Municipal de Silves informa que a itinerância da campanha de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses) foi cancelada.

Todos aqueles que não tiveram possibilidade de efetuar a vacinação dos seus cães na primeira ronda de vacinações, poderão efetuar agendamento com o Gabinete Médico Veterinário, utilizando, para o efeito, o email luis.aleixo@cm-silves.pt ou o telefone 282 440 800 (ext. 1121).

De referir que as ações da campanha mencionadas destinam-se exclusivamente a cães, estando excluídos os gatos e os furões. A taxa de vacinação (taxa E), possui o valor único de 10,00€, onde se inclui a colocação do transponder. De salientar que o valor de 2,50€, correspondente ao registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), será suportado pelo Município de Silves.

Para além dos documentos do animal, os detentores dos animais a vacinar/chipar deverão fazer-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão ou, na sua inexistência, do B.I. e n.º de contribuinte para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança.

Associação Portuguesa de Podologia recomenda suspensão imediata de consultas programadas de podologia

A Associação Portuguesa de Podologia (APP), seguindo as orientações das Entidades de Saúde e considerando as medidas tomadas pelo Governo, recomenda aos seus associados, bem como aos profissionais de podologia, a suspensão imediata de consultas programadas de podologia. A adoção destas medidas surge no âmbito do controlo da epidemia do COVID-19 em Portugal, sendo que vigoram pelo período de duas semanas e estarão em constante reavaliação.
“Temos o dever de proteger as vidas dos podologistas, das nossas famílias, dos nossos utentes e da população. Temos de tomar medidas para travar esta catástrofe. Como profissionais de saúde devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para a proteção de todos e para erradicar, no mais curto espaço de tempo, a propagação deste vírus.”, recomenda Manuel Portela, Presidente do Conselho Diretivo da APP.
Perante esta situação, a APP alerta para fatores como:
  • A situação epidemiológica que se vive, a nível mundial, causada pela pandemia de COVID-19, e o aumento dos casos de infeção em Portugal, com o alargamento progressivo da sua expressão geográfica;
  • As medidas que, perante o referido quadro, têm vindo a ser tomadas pelo Governo, no sentido de conter as possíveis linhas de contágio e controlar o crescimento exponencial da epidemia no País;
  • A atividade de podologia, pela sua natureza, implicar o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19;
  • O risco de contágio que representa a continuidade do normal funcionamento desta atividade;
  • A atividade em causa, na maioria dos casos, não exige intervenções urgentes ou inadiáveis.
 
Face a este panorama a APP recomenda a todos os podologistas que:
  • Suspendam a atividade e consultas programadas de podologia;
  • Agendem para avaliação e tratamento as situações comprovadamente urgentes, nomeadamente situações inadiáveis, como doentes diabéticos com lesão, situações de infeções ou situações altamente limitativas, de forma a evitar a sobrecarga dos serviços públicos de saúde;
  • Se mantenham contactáveis com os doentes e que realizem sempre uma triagem prévia a qualquer contacto físico.


Reguengos de Monsaraz pretende reduzir as perdas reais de água no sistema de abastecimento

O Município de Reguengos de Monsaraz pretende atingir um índice de 16 por cento de perdas reais de água no sistema de abastecimento do concelho. Para alcançar esse objetivo, a autarquia aprovou o concurso público para a execução do projeto “Zonas de Medição e Controlo das Redes de Abastecimento de Água do Concelho de Reguengos de Monsaraz”, num investimento de cerca de 165 mil euros.

A rede de abastecimento de água em baixa do concelho tem alguns problemas de resistência de materiais, ocorrendo um maior número de roturas na rede executada em fibrocimento e na rede em PVC com mais de 30 anos. Com este projeto vai implementar-se o sistema de controlo ativo de perdas de água em toda a rede de abastecimento, num total de 170 quilómetros, criando-se 17 zonas de medição e controlo em todas as localidades do concelho, das quais quatro são na cidade de Reguengos de Monsaraz.

Nas zonas de medição e controlo vai efetuar-se a monitorização da água que entra e sai de cada área de controlo e a pressão de serviço existente, aumentando-se o nível de conhecimento da rede e a rapidez na deteção e correção de roturas de água. Nos dois primeiros anos após a implementação do projeto prevê-se atingir 16 por cento de perdas reais de água.

O projeto integra a aquisição e instalação de novos medidores de caudal e unidades NKE, assim como válvulas de seccionamento que permitam operar e controlar as zonas de medição e controlo criadas e válvulas redutoras de pressão nos troços que atualmente têm pressões de serviço muito elevadas. O sistema de comunicação será com a tecnologia LoRa, para maximizar o sistema existente na telemetria domiciliária com a ligação dos dados ao mesmo protocolo e software.

Carlos Manuel Barão 

Silves | Em articulação com as juntas de freguesia do concelho

MUNICÍPIO DE SILVES ENCERRA MERCADOS MUNICIPAIS
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Resultante de reunião ocorrida via Skype, entre o Município de Silves e os Presidentes das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho com mercados locais, foi determinado o encerramento dos mercados municipais. Cientes da importância do acesso a bens alimentares e, simultaneamente, de garantir a saúde pública, encontram-se a ser analisadas, neste momento, alternativas eficazes de distribuição e acesso aos bens alimentares, mecanismos que serão oportunamente comunicados, caso se verifique a necessidade de implementação.
De salientar que irá realizar-se ainda hoje, pelas 15h30, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, de onde resultará a criação de uma comissão mais restrita, que irá monitorizar em permanência, e em articulação com a Delegada de Saúde, as medidas preventivas tomadas face ao surto de COVID-19, pelo que todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão alvo de comunicação pública.
O Município de Silves lamenta os transtornos causados por esta medida temporária e relembra que a prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

Hospitais recebem orientação para remarcar consultas e exames e adiar cirurgias

Os hospitais receberam a orientação para remarcar consultas externas e exames e adiar tratamentos ou cirurgias não prioritárias, devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
A ministra disse que a orientação foi emitida no domingo, acrescentando que nos centros de saúde se mantêm o acompanhamento de doentes crónicos, a vacinação e consultas de vigilância de gravidez.
Para os centros de saúde passam a ser encaminhados os utentes das urgências hospitalares menos urgentes, isto é, com pulseira verde ou azul, adiantou Marta Temido, que falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde para fazer o balanço da evolução epidemiológica da Covid-19.
A titular da pasta da saúde referiu que foi dada igualmente a orientação para que os atos médicos nos centros de saúde sejam feitos no “horário determinado”, para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera, e se recorra à teleconsulta.
NDC

Grupo francês PSA fecha fábrica de Mangualde a partir de quarta-feira

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O grupo francês PSA vai fechar a unidade de Mangualde a partir de quarta-feira, na sequência da decisão de encerrar todas as suas fábricas na Europa face ao surto de Covid-19, foi hoje anunciado.
"Devido à aceleração, constatada nos últimos dias, do número de casos graves de Covid-19 na proximidade de alguns centros de produção e das interrupções nos fornecimentos dos grandes fornecedores, o presidente do Conselho de Administração, juntamente com os membros da Célula de Crise, decidiram dar início ao fecho das instalações de produção de veículos, até ao dia 27 de março", refere o comunicado do grupo PSA (Peugeot/Citroen).
Segundo a nota, "as equipas de gestão das fábricas irão implementar, localmente, as modalidades de encerramento das mesmas, que serão efetuadas em coordenação com os parceiros sociais".
O grupo recorda que, até à data de fecho das unidades, "o cumprimento das medidas de proteção, indo além das recomendações das autoridades sanitárias nestes locais de produção, é a melhor proteção para evitar a propagação do vírus".
Segundo o comunicado, hoje encerram já duas unidades, uma em Espanha e outra em França, seguindo-se o fecho de oito fábricas na terça-feira, três na quarta-feira (incluindo Mangualde) e duas na quinta-feira.
Lusa

Fundação do Desporto em regime de teletrabalho a partir de dia 16 Plano de Contingência

“Os trabalhadores da Administração Pública deverão ficar em regime de teletrabalho sempre que as funções que exercem o permitam, segundo recomendação da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A recomendação, causada pela necessidade de conter a pandemia de Covid-19, é transmitida aos serviços pelas respetivas áreas governativas setoriais, e pode ser aplicada a partir do dia 16 de março”. Esta resolução enquadra-se num largo conjunto de medidas para conter e combater o aparecimento de novos casos que o Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 12 de março.
Na sequência desta recomendação e no âmbito da Situação de Alerta decretada, a Administração da Fundação do Desporto (FdD) vem por este meio informar parceiros, colaboradores e fornecedores sobre a aplicação, com efeitos imediatos, de um Plano de Contingência que visa cumprir de forma eficaz todas as normas de segurança e saúde pública com o objetivo de proteger todos, quer a Equipa quer os que se relacionam com a Fundação.
Sendo esta uma questão de saúde pública e zelando a FdD pela segurança e saúde, informamos que serão aplicadas as seguintes regras:
• Foi reduzido ao máximo a presença de colaboradores nas nossas instalações, encontrando-se a desenvolver as tarefas com regularidade e de forma remota ou em teletrabalho, comparecendo nas instalações por motivos inadiáveis e para qualquer outra situação previamente agendada, acautelando as regras de segurança necessárias;
• Solicita-se que se reduza ao mínimo possível as deslocações de terceiros às nossas instalações – face às necessidades equacionaremos a melhor forma para corresponder;
• Vamos privilegiar as reuniões por videoconferência;
• Sempre que seja necessário entre em contacto com a FdD pelo telefone, telemóvel, e endereços de email disponibilizados no nosso website;
• Iremos diariamente, sempre que se justifique, fazer uma síntese das normas e orientações relacionadas com o assunto e com relevância para o nosso funcionamento;
• Estamos a contemplar todas as orientações do Governo, Segurança Social, DGS para as empresas e Seguradoras;
• Estas definições vão manter-se até ao final do período de emergência e contingência definido pelo Governo e até à revisão destas condições.
• Recordamos que “sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória e se tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24). Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para COVID-19”.
A Saúde depende de cada um de nós!

A Comissão Executiva da Fundação do Desporto

Plano de Contingência do Município de Estarreja – COVID-19 [Medidas Imediatas]

AVISO Autarquia toma novas medidas para travar disseminação do vírus
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Face à evolução da COVID19 no nosso país, à forte ameaça de propagação, e atendendo às orientações das autoridades nacionais, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu reforçar o pacote de medidas de combate ao avanço do vírus:

- Encerramento dos Serviços Municipais, a partir das 14h00 desta segunda-feira, 13/03/2020, e por um período indeterminado, assegurando os serviços mínimos e indispensáveis para o concelho;
- Suspensão dos prazos administrativos;
- Recurso ao teletrabalho para os trabalhadores do Município;
- Disponibilização de um Serviço Telefónico Municipal para esclarecimento dos Munícipes (já em funcionamento com os números 234 840 600 e 234 840 604), no horário 9h-17h;
- Encerramento do Mercado e Feira Municipal;
- Interdição de Parques Infantis;
- Encerramento do Parque de Estacionamento Subterrâneo do Edifício dos Paços do Concelho;
- Na sequência da ativação do Plano Municipal de Proteção Civil, foi criado o Grupo POSIT que reúne todas as autoridades locais de proteção civil, segurança, socorro e saúde, promovendo-se briefings diários onde será feito o ponto de situação concelhio e a sua divulgação pública sempre que se justifique;

Mais se informa que, a Escola Secundária de Estarreja é a escola de referência no concelho para acolher os filhos dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, e os trabalhadores dos serviços públicos essenciais. Uma medida estabelecida ao abrigo do decreto de lei que define medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19.

A Câmara Municipal de Estarreja adverte:
- Às empresas, estabelecimentos comerciais como cafés e restaurantes, a autarquia, que tenham em conta as medidas de segurança adequadas e definidas pelas Autoridades de Saúde e estabeleçam novas metodologias, tendo em conta a saúde dos seus colaboradores e dos seus clientes;
- Aos Munícipes, que fiquem em casa e respeitem as recomendações das autoridades de saúde. Estamos a viver um momento sem paralelo, que exige medidas excecionais, assim como a serenidade e responsabilidade dos Munícipes.

A Câmara Municipal de Estarreja vai continuar a acompanhar a evolução da pandemia e a avaliar permanentemente a necessidade de tomar medidas excecionais que reforcem uma posição que contribua para prevenir o controlo da COVID 19.

Acolhimento de alunos na Escola Pêro da Covilhã

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No âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, elencadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, em que se inclui a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, foi definida a Escola Pêro da Covilhã para acolhimento de alunos cujos encarregados de educação sejam profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro e estejam mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes, e não tenham outro familiar que possa assumir esse acompanhamento. 

Para o efeito, foram já solicitadas informações sobre necessidades efetivas de acolhimento às Entidades empregadoras. Em situações que requeiram acolhimento urgente, poderão os trabalhadores dos serviços especiais contactar diretamente a Escola Pêro da Covilhã, através do email executivopero@gmail.com.

Covilhã | Trabalhadores de Serviços Especiais com filhos de idade igual ou inferior a 3 anos

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Na sequência das medidas extraordinárias e urgentes de combate à propagação da epidemia da doença Covid-19, enunciadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, foram aprovadas regras específicas para apoio aos Trabalhadores de Serviços Especiais. 

Assim, na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes com idade igual ou inferior a 3 anos, quando não existir pai/encarregado de educação ou outro familiar que possa assumir o seu acompanhamento, poderão recorrer à creche Mundo da Fantasia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, localizada na Rua Conde da Ericeira 16, 6200-118 Covilhã (próxima da PSP Covilhã e Biblioteca Municipal). 

Não obstante a organização do acolhimento nesta fase, poderão sempre ser comunicadas novas necessidades, decorrentes de reorganizações posteriores de Serviços Especiais, em conformidade com medidas que venham a ser definidas. Em situações que requeiram acolhimento urgente, poderão as Entidades contactar diretamente a Creche Mundo da Fantasia, através do email paula.alves@misericordiacovilha.pt e/ou do contacto telefónico 964 120 361

Silves | CORTE DE ÁGUA NO ÂMBITO DA EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DO JARDIM DA REPÚBLICA FOI CANCELADO

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A Câmara Municipal de Silves informa que foi cancelado o corte ao fornecimento de água nas habitações localizadas no cruzamento da R. Dom Afonso III com o Largo dos Mártires da Pátria, agendado para o próximo dia 17 de março (terça-feira), entre as 8h30 e as 15h00.

Esta medida visa garantir o acesso e manutenção das condições de higiene e limpeza necessárias face ao surto de COVID-19, pelo que a intervenção será agendada para data a anunciar oportunamente, assim que as condições de saúde pública o permitam.

Suspensão do voluntariado do Movimento “Vencer e Viver” na Região Centro

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Suspensão do voluntariado do Movimento “Vencer e Viver” na Região Centro informa que decidiu tomar, como medidas adicionais, a suspensão total das atividades do Movimento “Vencer e Viver” (MVV), bem como o atendimento presencial nas extensões daquele Movimento.

No seguimento do comunicado divulgado a 12 de março de 2020, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) informa que estão, a partir deste momento e até novas indicações, suspensas todas as atividades de voluntariado, nomeadamente, no âmbito do Movimento “Vencer e Viver”. Acresce também a decisão de cancelamento da abertura ao público destes serviços por um período mínimo, cancelando-se deste modo todas as deslocações em serviço dos colaboradores do Núcleo, para o efeito.  
Em alternativa, as utentes do MVV têm disponíveis os contactos gerais LPCC.NRC, nomeadamente através do 239 487 490 ou do e-mail nucleocentro@ligacontracancro.pt. Poderão, ainda, contactar os serviços distritais do Movimento “Vencer e Viver”, através dos seguintes números de telemóvel:

  • Aveiro | 916 074 814
  • Castelo Branco | 918 457 451
  • Coimbra | 912 350 150
  • Guarda | 918 535 381
  • Leiria | 918 535 441
  • Viseu | 915 079 017
  • Covilhã | 913 340 224
As medidas resultam da situação decorrente do surto de COVID_19. A presente decisão da Direção do Núcleo Regional do Centro fundamenta-se nos princípios da prevenção e da proporcionalidade, visando contribuir para a proteção da saúde pública e para o esforço de contenção do surto epidemiológico em causa, junto da população em geral e dos seus colaboradores.
Estas medidas vigorarão por tempo indeterminado, tendo em conta as diretivas das entidades competentes, a Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). A LPCC.NRC avaliará continuamente a evolução epidemiológica do novo Coronavírus (COVID_19).
Desde já, lamenta todos os inconvenientes que estas circunstâncias possam provocar.

Reguengos de Monsaraz | Medidas Preventivas com vista à contenção do novo Coronavírus (COVID-19) | 15 março 2020

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José Gabriel Paixão Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, torna público, que  em face da atual evolução em Portugal do surto do novo Coronavírus (COVID-19), o Município de Reguengos de Monsaraz tem vindo a adotar um conjunto de medidas preventivas para a contenção desta infeção, na sequência da aprovação do seu Plano de Contingência, das orientações emanadas da Direção-Geral de Saúde e das medidas extraordinárias decretadas no passado dia 12 de março pelo Governo de Portugal.

Procede-se, em seguida, à divulgação das mais recentes medidas a implementar a partir do próximo dia 16 de março pelo Município de Reguengos de Monsaraz, com vista à contenção da pandemia COVID-19 e à mitigação dos seus efeitos:
A.Fornecimento de refeições escolares a alunos carenciados no período de suspensão das atividades letivas e não letivas presencias nos estabelecimentos de ensino do concelho de Reguengos de Monsaraz em consequência da COVID-19.
B.Criação da “Linha de Apoio Social Coronavírus (COVID-19)”.
A “Linha de Apoio Social Coronavírus (COVID-19)” do Município de Reguengos de Monsaraz funcionará com os seguintes contactos telefónicos: 968 778 326 e 966 917 807
C.Criação de um Banco de Voluntariado para atuação durante o período de surto da COVID-19.
D. Suspensão do pagamento de taxas e rendas nas concessões municipais.
E.Suspensão do atendimento presencial e restrições no acesso às instalações dos Paços do Município.
E1. O Município de Reguengos de Monsaraz determina a suspensão de todos os atendimentos presenciais de todos os serviços da autarquia (nomeadamente Balcão Único Municipal, Urbanismo, Ação Social, Taxas e Licenças, Tesouraria, Contabilidade, Aprovisionamento, Educação). Os serviços mantêm-se em funcionamento e todos os contatos devem ser realizados por via telefónica ou correio eletrónico, estando previsto o atendimento presencial excecional, por marcação prévia.
A autarquia disponibiliza um conjunto de meios alternativos de contacto: via telefone, via e-mail e via serviços on-line, conforme informação à população (anexo 2.).
E2. Nos pagamentos a efetuar à autarquia os munícipes deverão privilegiar o pagamento via multibanco ou transferência bancária. Nos pagamentos por transferência bancária deverá ser utilizado o NIB 0035 0681 0000 1149030 95, e de seguida enviado um e-mail para tesouraria@cm-reguengos-monsaraz.pt anexando o comprovativo de pagamento e indicando o nome e o processo do pagamento efetuado.
Em complemento à suspensão do atendimento presencial, e por forma a eliminar a necessidade de deslocações, todos os pagamentos a efetuar ao município, designadamente, do Serviço de Águas, passam a beneficiar do prazo adicional de trinta dias em relação à data limite prevista.
Ainda em complemento à suspensão presencial do atendimento, o Município de Reguengos de Reguengos de Monsaraz determina, sempre que possível, a prorrogação adicional de prazos por mais trinta dias seguidos (face ao prazo atual) de processos/vistorias que dependam da decisão da autarquia.
E3.A partir do próximo dia 16 de março de 2020 os acessos às instalações municipais vão ser restringidos às situações de atendimento excecional referidas anteriormente. Nessas situações excecionais, os acessos aos Paços do Município far-se-ão apenas por dois pontos: entrada única pela Praça da Liberdade (1º piso) e entrada na Portaria da Rua Luís de Camões (portão do piso 0).
F. Atendimento dos Eleitos Locais aos Munícipes.
A partir do próximo dia 16 de março de 2020 o atendimento aos Munícipes pelos eleitos locais (Presidente da Câmara Municipal e todos os Vereadores) passará a ser efetuado através dos seguintes canais digitais e telefónicos:
José Calixto (quintas-feiras de manhã)           266 508 055      ana.managil@cm-reguengos-monsaraz.pt
Élia Quintas (terças-feiras de manhã) 
 963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Miguel Singéis (terças – feiras de tarde)  
 963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Marta Prates (quartas-feiras de manhã)   
Jorge Nunes (segundas-feiras de tarde) 
963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Os Munícipes deverão proceder à sua inscrição para atendimento, privilegiando a inscrição via e-mail ou telefone. Posteriormente, nos habituais períodos de atendimento, serão contactados para a realização do mesmo por via telefónica.
G.Encerramento de outros espaços públicos municipais, para além do encerramento de todos os restantes espaços públicos já referidos no Edital COVID-19 Nº 1/2020:
i) Espaços Internet do concelho;
ii) Campos de ténis de Reguengos de Monsaraz;
iii)Parques infantis e polidesportivos em todo o concelho, numa parceria com as Juntas de Freguesia.

H. Suspensão da atividade de controlo metrológico (aferição de pesos e medidas).
I. Formas de organização de trabalho.
O Município de Reguengos de Monsaraz irá implementar formas de organização do trabalho que se julguem mais adequadas e que garantam o funcionamento dos serviços e a segurança dos trabalhadores, privilegiando o recurso ao teletrabalho (sempre que o mesmo se mostre adequado) e tendo especial atenção à situação dos trabalhadores que integram grupos de risco (diabetes, doença cardíaca, doença respiratória, doença oncológica, gravidez, etc.).
J.Restrição à aglomeração de trabalhadores e colaboradores nos bares e refeitórios municipais.
K.Suspensão da aplicação de métodos de seleção que impliquem a presença dos candidatos, no âmbito de procedimentos concursais de recrutamento de pessoal.
L.Visitas a cemitérios.
M.Encerramento do parque de estacionamento de autocaravanas em Monsaraz.
Apela-se, uma vez mais, à compreensão e à responsabilidade de todos na adoção das recomendações das entidades oficiais por forma a contribuirmos ativamente para a contenção da propagação da COVID-19.
RECORDAMOS QUE A NOSSA SEGURANÇA DEPENDE DE TODOS E QUE ESTA É UMA LUTA PELA NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA!
Paços do Município de Reguengos de Monsaraz, 15 de março de 2020

José Calixto
Presidente da Câmara Municipal