quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Cantanhede | No auditório da Biblioteca Municipal. Companhia de Teatro ETCetera representa Auto da Barca do Inferno

Cerca de centena e meia de alunos assistiram, ontem, dia 7 de janeiro, à representação teatral de “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Particularmente direcionada para a comunidades escolar, a apresentação teatral esteve a cargo da companhia de teatro ETCetera e contou com a presença de alunos dos Agrupamentos de Escolas Gândara-Mar e Lima-de-Faria, assim como estudantes que frequentam a Academia de Música de Cantanhede.

Integrada no Plano Anual de Atividade da Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), para o ano letivo 2022-2023, a iniciativa teve a organização conjunta dos Agrupamentos de Escolas do concelho, através das bibliotecas escolares, e do Município de Cantanhede, entidade que assegurou a cedência do auditório deste equipamento cultural e a deslocação dos alunos.

Representado pela 1ª vez em 1517, o “Auto da Barco do Inferno”, juntamente com o “Auto da Barca do Purgatório” e o “Auto da Barca da Glória”, integra a trilogia das Barcas, é uma obras de Gil Vicente de leitura obrigatória na disciplina de Língua Português, do 9º ano de escolaridade.

A apresentação da peça esteve a cargo da companhia de teatro ETCetera, grupo criado e sediado em Vila Nova de Gaia. A ETCetera é uma associação artística que trabalha com atores profissionais e cujo trabalho assenta no lema “Teatro para TODOS”.

Ambicionando proporcionar diferentes momentos teatrais a todo o tipo de grupo, género e idades, o grupo propõe-se realizar experiências artísticas que se reflitam no crescimento dos espectadores, enquanto alunos, mas igualmente enquanto indivíduos, fazendo do teatro um veículo de cultura e, simultaneamente, de educação.


Incêndio a bordo de um avião obriga a aterragem de emergência

Pouco depois de ter levantado voo, o avião da United Airlens teve de inverter a rota e aterrar de emergência devido a um incêndio numa bateria de um computador portátil.
Um fogo a bordo de um avião da companhia norte-americana United Airlines obrigou a uma aterragem de emergência no aeroporto de San Diego, na Califórnia.
O voo tinha como destino Newark, mas teve de voltar para trás apenas 11 minutos depois de ter levantado voo. Aparentemente, a bateria de um computador portátil de um passageiro incendiou-se durante o voo e obrigou a tripulação a acionar o protocolo de emergência.
O facto do computador estar na cabine principal permitiu que o fogo fosse rapidamente extinto, graças à atuação das assistentes de bordo. A situação poderia ter sido mais complicada se o aparelho estivesse guardado no porão.
A bordo estavam 159 passageiros. Pelo menos quatro passageiros tiveram de ser encaminhados ao hospital.
Até ao momento não se sabe o que causou a ignição da bateria.

SIC Notícias
Imagem: Wikimedia Commons

Porto de Mós | Carnaval nas 10 freguesias leva 2000 crianças à rua

 O Desfile de Carnaval Escolar do concelho de Porto de Mós extrapolará os limites da sede de concelho, estendendo-se às dez freguesias, na edição deste ano!
Entre as 38 escolas e instituições sociais participantes, sairão à rua, no dia 17 de fevereiro, cerca de 2000 crianças que percorrerão as principais avenidas das freguesias de Porto de Mós.
 
Iniciativa do Conselho Municipal da Juventude, da Câmara Municipal de Porto de Mós e das Juntas de Freguesia, a concretização do desfile de modo descentralizado pretende ser um reforço do sentido de pertença, promovendo a relação entre as escolas e instituições e a comunidade local.
 
A temática dos desfiles debruça-se sobre o tema do Projeto Educativo para 2022/2023, a Solidariedade.
 
Assim, estão todos convidados a participar e a assistir ao Desfile de Carnaval Escolar junto da sua própria comunidade!

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NA 9ª EDIÇÃO DO TORNEIO CIDADE DE POMBAL

 

Numa organização do NDAP - Núcleo do Desporto Amador de Pombal, realizou-se no passado dia 05 de fevereiro a nona edição do Torneio Cidade de Pombal, nas Piscinas Municipais daquela localidade.

A convite desta Colectividade participaram nesta competição 8 nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, do escalão de Infantis e Absoluto, nomeadamente Rodrigo Silva, Filipa Loisas, Afonso Oliveira, Beatriz Portulez, Leonor Cavaleiro, Francisco Sousa, Ana Lucas e Santiago Pereira, aproveitando mais uma oportunidade para alcançar os mínimos (TAC) para participar nas 2 competições mais importantes de Inverno, o Torneio Zonal Norte de Infantis que se realiza na 3ª semana de Março em Bragança e o Open de Portugal que terá lugar no Funchal no final do mesmo mês e que se destina aos atletas Juvenis, Juniores e Séniores.

Em termos coletivos a SCC alcançou a 9ª posição numa competição que reuniu 197 atletas oriundos dos 13 clubes em competição.

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PATICIPAM NO XIII MEETING INTERNACIONAL DA PÓVOA DO VARZIM

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente naquela que foi considerada a edição mais competitiva dos últimos anos do Meeting Internacional da Póvoa do Varzim. 
A competição teve lugar nos dias 4 e 5 de fevereiro no Complexo Olímpico da cidade e contou com a participação de 502 atletas em representação de 50 clubes.

A edição de 2023 do MIPV teve a participação de 40 atletas espanhóis oriundos do Club Natacion Ponteareas, o Real Club Naútico de Vigo e duma seleção da Federacion Gallega Natacion e ainda de 58 atletas que viajaram de itália, represetando o Canottieri Milano, o Rari Nantes Saronoro e o Team Lombardia Nuoto.
Martim Silva, atleta juvenil da SCC integrou a equipa da seleção nacional de Pré-junior que esteve presente na competição tendo participado nos 50 e 100 mariposa. 
Em representação da SCC estiveram na competição Guilherme Cardoso, João Lucas, Martim Silva e Anastácia Protolyuk  
Numa competição com o figurino de eliminatórias no período da manhã e finais no período da tarde e com classificação absoluta, o maior destaque vai para as 4 finais (200,400, 800 e 1500 livres) alcançadas pelo atleta Junior da SCC Guilherme Cardoso.


CADETES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NA 9ª EDIÇÃO DO TORNEIO CIDADE DE POMBAL

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente no 9º Torneio Cidade de Pombal destinado ao escalão de cadetes e levado a cabo pelo Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP) coletividade que pertence a Associação de Natação do Distrito de Leiria.

Na tarde do Sábado dia 04 fevereiro, nas piscinas municipais de Pombal, os nadadores Vicente Abrantes, Diogo Corte-real, Tomas Torres, Daniel Freitas, Zoryana Palamar, Leonor Ferreira, Maria Pinto e Maria Costa foram os 8 atletas do escalão de cadetes que participaram na competição destinada a esse escalão e que envolveu 105 atletas em representação de 10 clubes.

Com a maioria dos atletas nadadores da coletividade de Cantanhede a obter novos recordes pessoais, os jovens “Pombos” alcançaram a 4ª posição em termos coletivos.

Marinha Grande | ARQUIVO MUNICIPAL INCORPORA FUNDOS DAS FÁBRICAS CENTRAL E MORTENSEN

 O Arquivo Municipal da Marinha Grande incorporou nos seus fundos a documentação relativa às fábricas  “A Central” de J. Ferreira Custódio e Jorgen Mortensen Lda./JMGlass, já encerradas.
A documentação será alvo de tratamento arquivístico adequado, nomeadamente avaliação, descrição, digitalização e disponibilização, numa lógica de salvaguarda do património arquivístico empresarial da Marinha Grande.
A fábrica Central foi criada em 23 de junho de 1894, sendo uma das mais antigas fábricas de cristalaria da Marinha Grande. A JMGlass iniciou a sua atividade em 1994, continuando em laboração dois anos depois da morte de Jorgen Mortensen, em 2006.

O arquivo destas empresas, agora sob titularidade do Município da Marinha Grande, poderá esclarecer as suas origens, os negócios comerciais, o alcance da sua ação e dos seus interesses industriais, pautados por novos e outros valores, próprios da era da globalização.


Porto de Mós | 17ª Edição do Teatremos - Festival de Teatro

 A 17ª Edição do Teatremos - Festival de Teatro está de regresso aos palcos!
No próximo dia 3 de março terá lugar a primeira peça do festival com teatro de revista "Olha que Duas", com as reconhecidas atrizes Florbela Queiroz e Natalina José, pelas 21h30, no Cineteatro de Porto de Mós. O festival terá continuidade nos dias 05, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de março, ou seja, às sextas-feiras, sábados e domingos.
As peças que estarão em cena serão apresentadas pelos grupos de teatro locais, dando, assim, a conhecer o seu trabalho.
O objetivo do festival é promover o acesso acessível à cultura e à arte, estimulando o público a assistir e participar de forma ativa na vida cultural do território.
Não perca o Festival de Teatro Teatremos!
Esperamos por si!

Silves | SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS COM MARTA RODRIGUES QUARTETO

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 24 e 25 de fevereiro, no Cabrita Wines em Silves, com a atuação de MARTA RODRIGUES QUARTETO, encontram-se esgotadas.
O quarteto da jovem e talentosa cantora lacobrigense propõe a recriação de alguns dos marcos da Música Popular Brasileira e do Cancioneiro Americano, numa abordagem tão tradicional como fresca e inventiva, harmonizando a crueza da improvisação jazzística com o lirismo das canções.

O público desfrutará da sonoridade do quarteto composto por Marta Rodrigues (voz), Pablo Lapidusas (piano), Hugo Santos (contrabaixo) e Rui Filipe Freitas (bateria).

As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:

» 10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00
Herdade Barranco do Vale         
Filarmónica Jazz Combo                              

» 24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Quinta do Rogel              
String Reed Trio              

» 14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           

» 28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        

» 12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   

» 26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station

O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.

Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.


 

PÁSSARO ESCRITOR SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO NOS DIAS 17 E 18 DE FEVEREIRO JUNTANDO POESIA E MÚSICA

 O Teatro Mascarenhas Gregório apresenta o concerto poético “Pássaro Escritor”, pela Associação Figo Lampo, com sessões agendadas para o dia 17 de fevereiro, pelas 14h00 (dirigida à comunidade escolar) e para o dia 18 de fevereiro, pelas 16h00 (dirigida a famílias e ao público em geral).
Este concerto poético - que une a poesia à música erudita, numa simbiose muito sensível que é característica destes dois mundos – junta livros e os poemas (na sua maioria do Plano Nacional de Leitura) de autores como Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Manuel António Pina, José Fanha, Luísa Ducla Soares, Sidónio Muralha, Álvaro Magalhães, a compositores como Frédéric Chopin, W.A. Mozart, Arvo Part, William Gillock, Heitor Villa-Lobos, Claude Debussy, Ivo Cruz, Sergei Rachmaninoff, Moritz Moszkowski.
Promover a leitura de poesia nas camadas mais jovens e a fruição de música erudita são alguns dos objetivos desta iniciativa.
A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de voucher, que, no caso da sessão agendada para dia 18 de fevereiro, poderá ser efetuado uma hora antes do início do espetáculo.
+ info: Divisão de Cultura, Turismo e Património | telefone: 282440847

Silves | 7.º FIM DE SEMANA COM SABOR A LARANJA REGRESSA DE 10 A 12 DE FEVEREIRO

 Entre 10 e 12 de fevereiro, os doces paladares a laranja regressam aos restaurantes de Silves em mais uma edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja.
Art'aska; Café Inglês; Churrasqueira Valdemar; Marisqueira Rui; Mosaiko; O Barradas; O Cais; Parsley & Thyme (Salsa & Tomilho); Recanto dos Mouros; Restaurante Marisqueira Casa Velha; O Pina; Pérola do Arade; Ponte Romana; U Monchiqueiro 1 e 2; Sushi Love; Taberna Portuguesa e Tasca da Praça são os restaurantes aderentes nesta edição, apresentando ementas bastante diversificadas, tendo sempre presente a rainha do pomar: a laranja de Silves que, pelas suas características únicas e excecionais dará, ainda mais, sabor às propostas gastronómicas, regadas com um bom Vinho de Silves e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas.
Nesta edição voltam a ser sorteados três fins de semana em três unidades hoteleiras do concelho para todos aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes; bastando, para tal, preencher o cupão do concurso e anexar a fatura. O sorteio decorrerá no dia 12 de fevereiro à tarde, no recinto da 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja, no final do concerto Mimo's Orchestral Experience com a Sociedade Filarmónica Silvense.
De referir que o Fim de Semana com Sabor a Laranja insere-se na estratégia municipal de promoção da restauração e da marca “Silves, Capital da Laranja” que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho, e aos seus produtores. Um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos no concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e a delicadeza de aromas excecionais.
O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, do Hotel Holiday Inn Algarve e Hotel Vila Galé Náutico.

 

No próximo fim-de-semana. Ciclo de Teatro Amador com espetáculos em Cadima, Febres, Vila Nova de Outil e Tocha

 

Depois do arranque, a 4 de fevereiro, com o musical Amália, Dona de Si, que levou centenas de pessoas ao Multiusos de Febres, são quatro as estreias do próximo fim de semana no âmbito do XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, neste caso com espetáculos nas localidades onde estão sedeados os grupos cénicos.

No sábado, 11 de fevereiro, às 21h30, o Grupo de Teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal apresenta na sua sede, na freguesia de Cadima, três peças de Manuel Silva Barreto, que vão desde o drama à comédia, passando ainda pela música.

O drama “Cancro, Fé e Humor” retrata a história do autor quando confrontado com a notícia de que tinha um cancro no cólon e também nos pulmões, o que o obrigaria a fazer uma cirurgia e tratamentos devidos.

Como é pessoa de fé e de bom humor, resolveu utilizar essas duas ferramentas como forma de ultrapassar o grave problema que tinha pela frente e ajudar as pessoas que com ele contactassem a sentir também essa energia positiva.

Já a comédia “Divisão Impossível” revela como os desentendimentos na divisão da herança são ainda uma realidade na nossa sociedade.

Cortar na Casaca” proporciona um momento musical que, através da sátira e do bom humor, fala de temáticas do dia-a-dia das localidades da freguesia de Cadima, bem como da sociedade portuguesa atual.

Também no sábado, à mesma hora, o Grupo de Teatro Amador da Tocha da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio apresenta na sua sede “A Mulher sem pecado”, de Nelson Rodrigues, cuja história se desenrola em torno do excessivo e patológico ciúme que um homem sente pela segunda esposa. A sua paralisia inventada e a perseguição obsessiva acabam por piorar a relação.

À mesma hora, em Vila Nova de Outil, mais concretamente na sede do Clube União Vilanovense, o Grupo Cénico do Clube União Vilanovense leva a palco a peça “O raio é que vai”, uma adaptação da obra de Laurent Baffie, que reúne em palco um taxista, um reformado, uma técnica de laboratório e uma dona de casa. Quatro desconhecidos sem qualquer ligação que se encontram no consultório psiquiátrico de um conceituado médico com uma taxa de sucesso de cura dos seus pacientes de 100% e acabam por perceber que têm muito em comum.

A terminar a jornada de sábado do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, o grupo Pequenas Vozes de Febres leva ao palco do Multiusos de Febres, a partir das 21h30, uma adaptação do musical da Disney, Rei Leão. “Sambi” é um filho divertido e brincalhão, travesso e despreocupado, que quando perde o pai é acusado da sua morte, pelo seu tio, que é ambicioso e oportunista. Então, tem de fugir e mais tarde tem de fazer uma escolha: voltar e fazer justiça ou abandonar os seus amigos e familiares.

O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril e levará 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: (Sobre)Viver com cancro: apoios e recursos em debate no Dia Mundial do Doente

 No Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva promovem mais uma conversa sobre cancro. Nesta sessão serão abordados os apoios e recursos disponibilizados aos doentes com cancro e aos seus cuidadores. O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva e tem entrada livre.

Como apoiar os doentes com cancro e os seus cuidadores? Que direitos têm? Como obter um atestado médico de incapacidade multiuso? Que instituições de apoio existem e que respostas disponibilizam ao nível financeiro, psicológico, escolar, habitacional, social e jurídico?
 
Este é o mote para a segunda sessão do Ciclo de Conversas do projeto “Vamos Aprender sobre Cancro”, em que serão apresentados os apoios e recursos disponibilizados aos doentes com cancro e aos seus cuidadores.
O painel de convidados inclui representantes do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga; da Liga Portuguesa contra o Cancro; da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas; da Europacolon Portugal, de apoio ao doente com cancro digestivo; e a Calioásis, uma associação de apoio a famílias afetadas pelo cancro pediátrico.
 
Mais informações estão disponíveis aqui

Este Carnaval prolongue a diversão e a folia em Estarreja

 Está na terra do Carnaval! Sorria, aproveite e fique para uma estadia mais prolongada.
O Carnaval é o ponto de partida para descobrir Estarreja. Em família, a dois, com amigos ou sozinho venha disfrutar da nossa cultura, e das mais belas paisagens que o nosso Baixo Vouga Lagunar oferece. Por casas-museu, por arte urbana entre edifícios e parques, por passeios de barco e de moliceiro, siga as nossas sugestões e leve (boas) memórias e experiências na bagagem!
 
O BioRia convida-o a respirar a natureza e a descobrir o mundo selvagem através deste tesouro natural em pleno Baixo Vouga Lagunar. Há oito percursos que podem ser aproveitados através de diversos meios: caminhadas, passeios de bicicleta ou passeios de veículo elétrico (visitas guiadas) nos dias 11 e 18 de fevereiro.
 
Estarreja vai surpreende-lo. Onde menos esperar vai encontrar peças de arte urbana únicas nesta cidade que é um museu a “céu aberto”. Embarque numa viagem por avenidas, ruas e ruelas, e vislumbre belíssimas obras de beleza inigualável de reconhecidos artistas portugueses como Vhils, Bordalo II, Samina e The Empty Belly ou os estrangeiros Fintan Magee, Bicicleta Sem Freio, Bosoletti, Isaac Cordal ou Millo. As visitas estão agendadas para os dias 11, 18 e 20 de fevereiro.
 
Está na terra de Egas Moniz. Entre na casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel da Medicina português. Antiga Casa do Marinheiro, o edifício que hoje conhecemos é um projeto do arquiteto suíço Ernesto Korrodi, executado entre 1915 e 1918, a pedido do médico e cientista. A seus pés, os jardins da Quinta do Marinheiro convidam a um passeio até ao Rio Gonde. Para descobrir de terça a domingo.
 
Edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira e após a morte de D. Marieta, António Madureira adaptou o edifício a casa-museu, transformando-o num “hino ao amor”. A Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira é um local obrigatório de visita para os amantes de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. A não perder a visita guiada no dia 11 de fevereiro.
 
A par do património natural único, as tradições e o artesanato, o património arquitetónico e a gastronomia intensificam o convite para vir à descoberta do nosso concelho.
 
Não se esqueça de aproveitar e usufruir de descontos em diversas unidades hoteleiras da região. Siga o nosso roteiro e sugestões.

Coimbra | Cientistas da UC testam tecnologia para tornar a indústria de extração de óleo mais ecológica

 

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) testou, no âmbito do estudo “Sludge-free Fenton integrated methodology for agro-industrial wastewaters treatment”, um processo avançado de oxidação que pode tornar a indústria de extração de óleo mais ecológica e amiga do ambiente.

«O objetivo era tratar o efluente da indústria de extração de óleo, nomeadamente da matéria-prima, resíduo sólido húmido, que provém dos lagares de azeite. Portanto, estudámos várias metodologias, das quais os processos avançados de oxidação, e chegámos à conclusão que o processo de Fenton é efetivamente um processo muito viável», começa por revelar Eva Domingues, investigadora do DEQ e autora principal do estudo.

Rui Martins, investigador e docente do DEQ, esclarece que «o processo de Fenton é baseado no poder oxidante do peróxido de hidrogénio catalisado por iões ferro. Esta metodologia tem um elevado interesse industrial, uma vez que opera em condições ambiente de pressão e de temperatura e mostra elevada eficiência de remoção de matéria orgânica, geralmente associada a um aumento significativo da biodegradabilidade do efluente».

Assim, este processo pode ser encarado como um possível pré-tratamento do efluente, permitindo a posterior aplicação de um sistema convencional de lamas ativadas. No entanto, esta metodologia possui uma desvantagem associada à quantidade de ferro necessária para garantir a sua eficiência, que geralmente está acima do limite legal para este metal imposto para a descarga de efluentes nos cursos hídricos ou nas estações de tratamento municipais.

Nesse sentido, a equipa da FCTUC também estudou outras tecnologias de forma a evitar a formação de lamas de ferro ou de retirar este metal da corrente após o tratamento, para posterior processo biológico. «Estamos muito focados na remoção do ferro utilizando a Corbicula flumínea, uma amêijoa asiática invasora que possui elevada capacidade de reter o ferro», explicam os investigadores, acrescentando que «foi possível concluir com este trabalho que estas amêijoas podem ser utilizadas no tratamento de efluentes dando a esta espécie invasora uma utilidade ambiental».

Segundo os investigadores do DEQ, este estudo está inserido no projeto Serena e deu origem a uma unidade piloto instalada numa fábrica de extração de óleo, que forneceu o efluente para o desenvolvimento desta investigação e onde os investigadores irão otimizar as condições de operação à escala piloto.

O objetivo deste projeto passou pelo desenvolvimento de uma tecnologia eficiente proveniente da integração de processos avançados de oxidação para o tratamento de águas residuais da indústria do óleo, capaz de responder aos requisitos ambientais atuais e futuros, com vista à reutilização da água tratada na própria indústria.

O artigo científico pode ser consultado aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009250922006601?via%3Dihub.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


Portugal envia missão humanitária para a Turquia

A partida acontece na quarta-feira
 Portugal envia amanhã, dia 8 de fevereiro, para a Turquia, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas.
Esta força é composta por operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica. A FOCON irá participar nas operações de socorro na sequência do sismo que afetou aquele país.
Como dado de planeamento, a missão coordenada pela ANEPC deve partir do AT1 (Terminal Militar de Figo Maduro) depois das 14:30 horas.
A ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Quatro dias de trabalho: empresas interessadas e primeiros resultados numa empresa portuguesa

A semana de quatro dias de trabalho já captou o interesse de 90 empresas, em vários tipos de setores, dimensões e zonas geográficas. A 360imprimir já testou o modelo e partilha os seus primeiros resultados.
90 empresas interessadas na semana de quatro dias de trabalho
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, refere, em entrevista à Antena 1, que 90 empresas já manifestaram interesse na semana de quatro dias de trabalho.
Entre estas 90 empresas existe muita diversidade, tanto de setores, como de zona geográfica e dimensão de empresa. A ministra destaca os setores da indústria, da informação e comunicação e do comércio, e enfatiza que a diversidade é importante para testar estes projetos piloto.
O teste da semana de quatro dias começa em Julho, sendo que "as empresas têm até 15 de fevereiro para concretizarem a inscrição definitiva para participarem nestes projetos piloto".
O caso da 360imprimir
A empresa 360imprimir.pt já testou o modelo de quatro dias de trabalho, e as candidaturas aumentaram quase 300%. Sérgio Vieira, diretor-executivo da empresa, destaca os impactos positivos destes três primeiros meses.
Depois de se ter tornado, em setembro de 2022, numa empresa 100% remota, a 360imprimir.pt começou a testar, a partir de 10 de outubro, a redução da semana de trabalho entre os 200 profissionais da sua equipa.
"O modelo seguido pela empresa concentra 36 horas de trabalho semanais em quatro dias e foi implementado a título experimental, por um período mínimo de dois anos", adianta o Expresso. Agora, "75% dos colaboradores teriam que ter um aumento salarial de pelo menos 30% para considerar voltar a um modelo de cinco dias", revelou Sérgio Vieira.
O modelo concentra 36 horas de trabalho em quatro dias por semana, e até agora o balanço é positivo. "Na análise regular dos impactos da medida são consideradas dimensões como a adesão, satisfação, produtividade, atração de talento e retenção do talento".
A semana de quatro dias refletiu-se principalmente na satisfação profissional, sendo que "83% dos colaboradores mencionam que passam mais tempo com a família e amigos" e "93% dos colaboradores imagina-se a trabalhar na empresa daqui a um ano e 90% a recomendar a 360imprimir.pt como um bom lugar para trabalhar". Além disso, "os índices de stress, ansiedade e fadiga diminuíram 4% desde que o modelo foi implementado".
Ainda assim, os dados do volume de trabalho gerado na empresa nestes três primeiros meses mostram que a empresa teve uma quebra de 6,4%. Para Sério Vieira, este é um resultado "positivo quando comparado com a redução prevista para o número de horas trabalhadas". A produtividade aumentou 0,6%, mas a taxa de absentismo, contrariamente ao expectado, não diminuiu.

Aos nove anos, David concluiu o secundário e já pensa na universidade

É uma das crianças mais novas de sempre a terminar o 12.º ano. O jovem norte-americano sonha ser astrofísico, para poder estudar os buracos negros e as supernovas. Os pais estão a analisar as melhores universidades para a criança seguir estudos.
Tem nove anos e já terminou o 12.º ano. Com esta conquista, David Balogun tornou-se uma das crianças mais novas a acabar o ensino secundário. E até já começou a ter aulas na universidade, acumulando créditos.
Sonha ser astrofísico, para poder estudar os buracos negros e as supernovas. O jovem recebeu recentemente o diploma da escola virtual Reach, depois de ter terminado os vários anos de escolaridade remotamente, a partir da sua casa nos subúrbios de Bensalem, no estado da Pensilvânia.
Em declarações ao canal televisivo WGAL, citadas pelo The Guardian, David conta que os professores não o “atrapalharam”, mas, em vez disso, criaram espaço para que pudesse evoluir. “Eles (…) defenderam-me dizendo: ‘Ele consegue fazer isto. Ele consegue fazer aquilo”, conta. Para os professores, David foi também uma “criança inspiradora” e os docentes manifestam “orgulho” na conquista do jovem.
David Balogun entra, assim, para o segundo lugar da lista de crianças mais jovens de sempre a terminar o ensino secundário. Segundo uma lista publicada no site oldest.org, David surge em segundo lugar, ao lado de Sho Yano, sendo apenas ultrapassado por Michael Kearney - o jovem que, em 1990, alcançou o mesmo feito com apenas seis anos. Aos 14 e 18 anos de idade, Michael Kearney terminou os mestrados e acabou por ganhar mais de um milhão de dólares em concursos televisivos.
Os pais do David contam que, apesar de ambos terem um nível de escolaridade avançada, tem sido um desafio educar uma criança sobredotada.
“Eu tinha de pensar fora da caixa”, conta Ronya, mãe de David. “Fazer uma luta de almofadas quando não devia, jogar à bola dentro de casa. Ele é uma criança de nove anos com um cérebro que tem a capacidade de entender e compreender muitos conceitos além de sua idade e, às vezes, além do meu entendimento”, partilha.
O próximo passo é saber para que universidade David Balogun – que é já membro da Sociedade de Alto Quociente de Inteligência Mensa – irá seguir. A criança já fez um semestre na universidade comunitária de Bucks, mas a família está ainda a analisar as opções que melhor se adequam à vida do jovem.
Além do percurso académico, David tem também outros interesses: está a tentar chegar ao cinturão negro nas artes marciais, pratica outros desportos e toca piano.

SIC Notícias