sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Porque a solidariedade não tira férias, dê sangue amanhã no Posto Fixo da ADASCA


Caros amigos,

Com a aproximação do Natal, como ainda com a febre da passagem do Ano velho para o Ano Novo, a ADASCA continua com a sua missão: a realização de sessões de colheitas de sangue no Posto Fixo continuam, aliás, devem continuar.

Os doentes, esses não vão de férias, não podem ir para as festas, para os divertimentos que vão decorrer, ficam condicionados às camas nos hospitais, com as cabeças invadidas por pensamentos negativos, tendo em conta a situação em que se encontram.

Fica aqui um Convite: amanhã compareça para doar sangue no Posto Fixo da ADASCA, ou melhor nas datas e horários que se seguem:

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Dezembro vão decorrer nos Dias 13 e 20 das 15 horas às 19:30 horas, Dias 9, 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Dia 12 das 9 horas às 12:30 horas nas instalações da Altice Labs em Aveiro (ex-PT Inovação), aberta aos dadores do exterior.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

________________________________


Lava Jato recupera quantia astronômica nunca antes vista em uma investigação


A quantia foi devolvida à empresa estatal Petrobras num evento em Curitiba.

Nesta segunda-feira (04) foi divulgado pelo Ministério Público Federal no Paraná que seriam devolvidos 600 milhões de reais à Petrobras. A Procuradoria afirmou que essa foi a maior quantia devolvida por investigação criminal de toda a história do país. O valor foi devolvido esta quinta-feira (07), num evento que ocorreu em Curitiba, lugar originário e base central da operação Lava Jato, que contou com a presença do atual presidente da empresa estatal, Pedro Parente.

No total já foram devolvidos 1,476 bilhão de reais, que foram desviados da estatal petrolífera nos esquemas de propina que foram desvendados na Operação Lava Jato, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do Paraná.

Esses valores foram recuperados por meio de delações premiadas acordadas entre os Promotores e os acusados, sendo eles pessoas físicas e pessoas jurídicas.

A estatal é vista pela Operação Lava Jato como vítima de tamanha Corrupção e a presidência da empresa já afirmou que continuará adotando medidas jurídicas contra as companhias e contra políticos e ex-funcionários que causaram todo tipo de degradação da imagem da empresa e também prejuízos financeiros obviamente.

Visão da população quanto a Operação Lava Jato
A população brasileira, de um modo geral, apoia a Operação Lava Jato, apesar da maioria não ter esperanças de melhoria para a política do país. Mas há uma parcela que duvida da legitimidade da Operação, afirmando que alguns dos maiores participantes do esquema ainda estão à solta e longe de investigações.

Há quem acredite numa perseguição ao ex-presidente Lula, que está sofrendo acusações na operação, já que o mesmo afirma tal perseguição, tendo inclusive feito um discurso contra a Lava Jato no velório da própria esposa, afirmando que sua morte foi devido ao estresse que a Operação lhe causou. Logo, como a maioria das coisas que envolvem política, há diversas opiniões e diferentes pontos de vista.

Recentemente foi produzido um filme baseado na Operação, que tem como um dos personagens o juiz Sergio Moro, nomeado “Polícia Federal – A lei é para todos”, que ajuda a popularizar e levar ao conhecimento da população a Operação.

Eficácia da Operação Lava Jato
Não é apenas com dinheiro devolvido que a Operação está tendo sucesso, já que o principal objetivo é caçar e prender os principais líderes dos esquemas de corrupção do Brasil. A operação já conta com 3 anos de duração e 38 fases, e nesse tempo a Polícia Federal teve a eficácia de prender no total 198 corruptos, entre eles políticos, presidentes de empresas, lobistas, entre outros.

Via: blastingnews

La nueva PowerShot G1X Mark III de Canon llega para revolucionar las cámaras réflex


por Yesica Flores
La mejor calidad de imagen que todo fotógrafo tiene en su lista de deseos, está en la nueva cámara PowerShot G1X Mark III que Canon, líder en soluciones de imagen digital, presenta como la evolución de la familia de PowerShot Serie G. Ligera y compacta, la G1x Mark III, llega a revolucionar las cámaras réflex sin dejar atrás las poderosas características para hacer las mejores fotografías.
El fácil manejo de esta cámara no es lo único asombroso que la distingue, sino que también cuenta con la calidad, velocidad y resistencia propias de una réflex. La PowerShot G1x Mark III, es la combinación perfecta de la autenticidad de una DSLR (Digital Single-Lens Reflex, por sus siglas en inglés) y practicidad que buscan los fotógrafos y apasionados por la fotografía.
A ser la única cámara compacta de Canon equipada con un sensor APS-C (mismo que compone las cámaras réflex), Dual Pixel CMOS AF, 24.2 Megapixeles y con un procesador de imagen de nueva generación DIGIC 7, las imágenes obtenidas son de la más alta calidad posible dignas de una cámara Canon Serie G.
La PowerShot G1x Mark III, es la opción para ofrecer una excelente estabilidad de enfoque y garantizar el disparo sin tripié. Gracias a su tecnología de punta, la representación matizada de los detalles de cualquier toma, el mantenimiento de un amplio rango dinámico y el bajo nivel de ruido en las imágenes, ahora son posibles.
Independientemente del tamaño y el diseño de la nueva PowerShot G1x Mark III, la cámara cuenta también con un Visor Electrónico con tecnología OLED de una pantalla táctil y con controles directos en el cuerpo de la cámara para operarla. La nueva PowerShot G1x Mark III permitirá hacer fotografías y videos creativos de una manera más rápida e intuitiva.
Todos y cada uno de los detalles con esta cámara podrán ser capturados de una manera sencilla. Mediante la función de NFC, WiFi o incluso por Bluetooth, se podrán compartir al instante las fotografías tomadas, ya que a través de un Smartphone compatible, se visualizarán las imágenes e incluso se podrá hacer un Live View en donde el celular se convertirá automáticamente en un control remoto.
La G1X Mark III de última generación, es la nueva alternativa para que los amantes de la fotografía lleven una increíble cámara réflex en su bolsillo.

Características
· Zoom óptico 3x (24-72mm) f/2.8 (W) - 5.6 (T)
· Sensor de imagen APS-C CMOS, 24.2 Megapixeles
· Procesador de imagen DIGIC 7
· Dual Pixel CMOS AF
· Videos Full HD 60p
· Pantalla LCD, ángulo variable y touch de 3.0”
· Visor Electrónico OLED
· Compartir y guardar imágenes con WiFi, NFC y Bluetooth
· Tomas panorámicas
· Remote Live View
· Resistente a gotas de agua y polvo
La PowerShot G1x Mark III se encontrará disponible a finales del mes de noviembre del 2017, con un precio desde $28,699.00 MXN

Acerca de Canon Mexicana®
Canon, líder mundial en la industria de sistemas de imágenes y soluciones, se convirtió en marca registrada en 1935 y se constituye como corporación en 1937.
En México, inicia operaciones en el año 1978, con el giro corporativo que comprende la importación, comercialización y servicio de instalación, reparación y mantenimiento de equipos para oficina, (copiadoras, calculadoras, impresoras, escáneres, periféricos, micrográficos, multifuncionales, impresoras de producción de alta velocidad y sistemas de impresión de formato amplio para documentación técnica y gráficos a color); equipos de Healthcare especializados en oftalmología y radiológicos; así como equipos de fotografía, video y proyectores.
Canon Mexicana es una empresa firmemente consolidada, con presencia y liderazgo en el mercado nacional.

ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA CONVIDA PARA “ISTO NÃO É UMA EXPOSIÇÃO”

“Isto não é uma exposição” é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte: consiste numa visita guiada que termina num Experimentário e decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco (Coimbra), nos dias 8, 11, 12 e 13 de Dezembro.
Trata-se de uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.
Dividido por diferentes ‘estações’, “Isto não é uma exposição” permitirá experimentar jogos surpreendentes, assistir a um mini-espetáculo ou ser coreógrafo por instantes, mas também entender melhor o papel de um terapeuta ocupacional ou o quotidiano de uma pessoa com deficiência.
O ponto de partida é uma pergunta: E se por instantes os nossos talheres fossem colocados numa galeria de arte, a mesa que usamos todos os dias revelasse segredos, os nossos movimentos se transformassem em dança ou fôssemos para lá do conhecido? O ponto de chegada será um conjunto de descobertas e reflexões sobre como superar obstáculos ou o que representa ser autónomo.
A entrada é livre, decorrendo as visitas guiadas (sujeitas a inscrição através do 239 802 820 ou do 919 219 729) às 14H00, 15H30 e 17H00 (no dia 8) e 10H30, 14H00 e 15H30 (nos restantes dias). Para o Experimentário não é necessária inscrição, podendo ser visitado das 14H00 às 19H30 no dia 8 e das 10H30 às 17H00 nos restantes dias.
“Isto não é uma exposição” foi criado e desenvolvido pelas professoras de teatro Adriana Campos e Mariana Nunes e pelas terapeutas ocupacionais Andreia Almeida, Diana Machado, Paula Reis e Sofia Teixeira, com a interpretação a caber a um grupo de 25 utentes da APCC, contando ainda com a colaboração das voluntárias europeias da instituição.
A terapia ocupacional e o desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico são duas das respostas da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão, em que se incluem ainda a reabilitação, a formação ou as unidades residenciais, entre muitas outras.

Hora de Fecho: Sidónio, 100 anos depois do Presidente-Rei

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A 8 de dezembro de 1917, há exatamente cem anos, Sidónio Pais subiu ao poder e mudou o regime, até ser assassinado um ano depois. O que foi o sidonismo e o que significou? Ensaio de Rui Ramos.
O acordo firmado entre a Comissão Europeia e o Reino Unido garante o direito de residência para quem já o tem, não fecha a fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte, mas implica fatura por pagar.
Vendiam-se perus na rua, o Coliseu abria o Circo, descarregavam-se brinquedos para a Quermesse de Paris. E as ruas já brilhavam com as luzes de Natal. Veja 31 fotos antigas do Natal em Lisboa.
Cristiano Ronaldo recebeu a quinta Bola de Ouro. Em entrevista à revista France Football, o jogador português falou da rivalidade com Messi, do futuro e do que é preciso para se ser o melhor do mundo.
Presidente do Porto defende fim imediato do vídeoárbitro que, diz, só tem trazido coisas negativas para o clube. Em entrevista ao Jogo, Pinto da Costa diz que investigação aos mails moraliza futebol.
Um homem de 30 anos morreu depois de ter sido baleado pelo exército israelita, em Gaza, onde outras quatro pessoas ficaram feridas. Os protestos na Palestina já fizeram várias dezenas de feridos.
Empresária angolana revela planos para vender em bolsa uma parte do capital do Banco do Fomento Angola, operação que pode passar por Lisboa. E quer novos investidores no banco BIC.
Esta sexta feira chegam os novos episódios da série que conta a história da monarca inglesa. A temporada 2 começa em Setúbal, acaba com rock'n'roll e explica o inevitável: Isabel II é uma estrela pop.
A fábrica de Palmela sinalizou que está disposta a avançar com novos horários, mesmo sem acordo prévio dos trabalhadores. Governo admite intervir, se as partes quiserem. Próxima semana será decisiva
Levantamento feito junto de entidades locais indica 15.758 trabalhadores precários a desempenhar funções permanentes. São 14% do número total. Governo diz que há condições para regularizar em 2018.
Ministério Público abriu 2.204 inquéritos por corrupção e crimes conexos no último ano judicial. Em relação a processos encerrados em 2016/2017 foram deduzidas 160 acusações, revela relatório da PGR. 
Opinião

Rui Ramos
A verdade, Dr. António Costa, é que não é preciso ter saudades de Passos Coelho ou desejar vê-lo a si a descansar em casa, para ter relutância em deitar foguetes com os seus supostos sucessos. 

José Manuel Fernandes
A disputa pela liderança do PSD lembra um penoso regresso ao passado, uma disputa fulanizada sem propostas diferenciadoras e sem a capacidade de dizer ao país o que ele precisa de ouvir. E quer ouvir.

Paulo Tunhas
A decisão de Trump sobre Jerusalém rompe com a hipocrisia vigente quando se fala do Médio Oriente, que tudo na aparência igualiza para na verdade sistematicamente condenar Israel desde o princípio.

Helena Garrido
Vivemos tempos extraordinários. Agora os contratos são para cumprir. Em menos de dois anos, o ministro das Finanças passa de virar a página da austeridade para líder do grupo símbolo da austeridade.

Maria João Avillez
Michel Barnier, o negociador-chefe da UE para o Brexit, parece de vez em quando pôr veneno no diálogo com Londres. Mas esta responde por vezes com um grau de amadorismo ou impreparação estarrecedores.
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Um Meddy Christmas” no Pavilhão Centro de Portugal

Pavilhão Centro de Portugal recebe, no dia 9 de dezembro (sábado), pelas 21h30, o concerto de Natal “Meddy Christmas”. Contará com a atuação do grupo MEDIVOCE e do Duo de piano a quatro mãos MEZZOPIANO.
O MEDIVOCE é um ensemble de vozes e instrumentos musicais que promove, em especial, concertos de música erudita em todo o país, mas também de outros géneros musicais. Desenvolve a sua atividade com variadas entidades, desde escolas à Fundação Calouste Gulbenkian. Integram o MEDIVOCE a soprano Ana Zão, a mezzo Inês Soares da Costa, o tenor Pedro Cardoso e o barítono Rui Soares da Costa.
“Meddy Christmas” é um espetáculo promovido pela associação Orquestra Clássica do Centro e pela secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Este concerto de entrada livre pretende homenagear as vítimas dos incêndios, pelo que os espectadores serão convidados a contribuir com o montante que desejarem para a Associação de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Pedrógão Grande.
Reserva de lugares: occ@orquestraclassicadocentro.org | telm: 916994160 | 919 458 994

Segurança morto a tiro em discoteca de Lisboa

Resultado de imagem para Segurança morto a tiro em discoteca de Lisboa
Funcionário de 42 anos da discoteca Barrio Latino, na zona de Santos, foi atingido mortalmente na cabeça.
Um segurança de 42 anos foi morto no decorrer de um tiroteio na discoteca Barrio Latino, na rua de Cintura do Porto de Lisboa, em Santos, Lisboa, noticia o Correio da Manhã e a TVI 24.
A vítima mortal foi atingida com um disparo na cabeça.
O confronto ocorreu esta sexta-feira, por volta das 13h00, na sequência da chegada de um grupo que entrou dentro da discoteca para causar distúrbios. Segundo o CM, os seguranças imediatamente expulsaram os elementos destabilizadores, que regressam momentos mais tarde ao local.
O mesmo jornal acrescenta que um dos indivíduos foi ao automóvel buscar uma arma de fogo e começou a disparar sobre os seguranças do local, acabando por atingir um na cabeça.
A vítima foi transportada em estado grave por amigos para o Hospital de São José, em Lisboa, onde acabou por morrer. Os suspeitos estão em fuga. A PJ está a investigar o caso.
Fonte:rr

Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra Fins de semana e feriados em dezembro com viagens a 2 euros

Resultado de imagem para CP - Comboios de Portugal
Durante o mês de Dezembro, mês caraterizado pela elevada afluência das famílias aos principais centros urbanos, para realização das compras de Natal e apreciar as decorações natalícias, a CP - Comboios de Portugal, à semelhança dos anos anteriores, vai lançar uma tarifa especial para apoiar estas deslocações.
Assim, nos dias 8, 9, 10, 16, 17, 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro, em todos os comboios dos serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, vai ser aplicado o preço especial de 2 euros, na compra das viagens de ida e volta. Os serviços urbanos do Porto, nestes dias, vão ainda reforçar a sua oferta, com 45.500 lugares adicionais.
A proximidade das estações relativamente às principais zonas comerciais e de maior concentração de pessoas, o facto de evitar os habituais congestionamentos de trânsito e parqueamento que se registam nesta época festiva, são motivos que fazem do comboio a solução de transporte mais rápida e cómoda.

Jubileu Sacerdotal do Padre Henrique Maçarico

No próximo dia 13 de Dezembro de 2017, quarta-feira, o Padre Henrique Maçarico, pároco de Pocariça e Covões, no concelho de Cantanhede, celebrará o 25.º aniversário de Ordenação Sacerdotal, que teve lugar na Sé Nova de Coimbra, em 1992.
Resultado de imagem para Paróquias de Pocariça e Covões
Neste sentido, as Paróquias de Pocariça e Covões organizam um programa comemorativo para o qual convidam as autoridades civis e eclesiásticas, bem como toda a população em geral.
O referido programa contempla a celebração de Missa Solene, na Igreja Matriz de Covões, pelas 19h00, animado pelo Coro Ançã-ble, seguido de jantar festivo às 20h30, no Pavilhão Desportivo de Covões, no termo do qual haverá uma breve sessão comemorativa, onde usarão da palavra um leigo representativo das paróquias; a Dr.ª Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede; bem como da parte da Diocese de Coimbra.
Nesta sessão comemorativa, que conta ainda com a participação da Filarmónica de Covões e com o apoio da autarquia local e das juntas de freguesia Pocariça e Covões, será apresentada a obra “Devocionário Paroquial” da autoria do homenageado Padre Henrique Maçarico.

Criadores da inteligência artificial não sabem por que ela toma suas decisões


Posted: 07 Dec 2017 01:48 PM PST
Será que chegou aquele momento dos filmes em que a inteligência artificial sai do controle de seus criadores e se torna auto-consciente?
 
Posted: 07 Dec 2017 12:11 PM PST
Finalmente temos imagens do tubarão que parece um fantasma e vive em águas profundas entre a Califórnia e Havaí
 
Posted: 07 Dec 2017 08:50 AM PST
Programa, desenvolvido no laboratório de inteligência artificial DeepMind, do Google, derrotou outro software em 28 partidas e empatou em outras 72.
 
Posted: 07 Dec 2017 08:16 AM PST
Uma equipe de pesquisadores austríacos realizou meta-análise com milhares de pessoas, revelando importantes pontos de vista sobre o que significa uma dieta vegetariana para a nossa saúde
 
Posted: 07 Dec 2017 07:28 AM PST
A vida no espaço definitivamente não é um mar de rosas. Confira alguns fatos desesperadores sobre viagens espaciais
 
Posted: 07 Dec 2017 06:48 AM PST
O buraco negro fica no quasar mais antigo já encontrado, formado 690 milhões de anos após o Big Bang, na infância do Universo.
 
Posted: 06 Dec 2017 05:39 PM PST
À disposição dos visitantes estavam 72 itens que poderiam causar conforto ou dor, inclusive uma arma carregada; Marina Abramovic não reagiu
 

Festas da Praia de Mira: Impossível começar de melhor forma!

É sempre difícil conciliar a religiosidade com o profano, a breve sonoridade que vem do fundo da alma com o som alegre que faz mexer o corpo, mesmo que não se queira...
Aí está o primeiro mérito da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição deste ano de 2017: quase a chegar ao fim desta jornada de trezentos e sessenta e cinco dias, o primeiro dos quatro dias que duram estas Festas foi justamente o de uma conjugação perfeita entre aquelas aparentes divergências!
A juntar à Procissão das Velas, belíssima demonstração de louvor à Nossa Senhora, a banda escolhida para abrilhantar a primeira noite foi a Função Públika... provavelmente, uma das que estará no TOP TEN a nível nacional, em Bandas de animação!
Quem viu a multidão com as velas, também viu uma grande multidão de aficcionados desta Banda que veio de bem longe ("Chaves" é quase a porta de entrada da Espanha, via norte, afinal...) para trazer cores, luzes, beleza, sensualidade e vozes afinadíssimas! Quem os viu ficou com vontade de repetir, pois a presença em palco destes inúmeros artistas (com "A" maiúsculo!) deixa sempre uma enorme vontade de voltar a vê-los...
Quem viu os passos lentos e cadenciados da Procissão, viu os mesmos pés arrastarem-se em danças ora calmas, ora bastante mexidas. E, surpresa das surpresas, não era só um ou dois tipos de músicas: eram músicas românticas, latinas, ciganas, sambadas e, até o velho e amado fado que ainda leva o bom nome de Portugal pelo mundo fora!
E tanto havia por dizer... mesmo tanto!
Mais vale ficarmos pelas (muitas) imagens de uma noite incrível na Praia de Mira... justo ela, que serve de excelente cartão de visita para os três dias que ainda restam...
Mira Online

Festival Explorer 3.0 mostrou enorme potencial criativo das Aldeias Históricas de Portugal

Festival terminou em Almeida, com concerto intimista de Aldina Duarte e a entrega dos prémios do concurso de cinema. Visitantes deram o tempo por muito bem empregue, numa ação que juntou cinema, música, poesia e recriação histórica.
Resultado de imagem para Aldeias Históricas de Portugal
Festival Explorer 3.0 chegou ao fim da melhor forma possível. Foram muitos os visitantes que acorreram a Almeida de 1 a 3 de dezembro, para assistirem ao evento final de um festival inovador, que levou até às Aldeias Históricas de Portugal uma programação criativa e diversificada. Entre as várias iniciativas dos últimos dias, o festival culminou com a entrega dos prémios do Concurso de Cinema Explorer 3.0.
O Picadeiro Real, magnífico espaço de Almeida, foi o local escolhido para acolher a entrega de prémios do Concurso de Cinema Explorer 3.0, na tarde de domingo. Esta foi uma competição de curtas-metragens e microvídeos, criada com o objetivo de divulgar e partilhar curtas de diferentes géneros realizadas nas Aldeias Históricas de Portugal.
A cerimónia de entrega de prémios, conduzida pela jornalista Maria João Costa, começou ao ritmo do Grupo de Percussão de Valhelhas, que aqueceu todos os presentes na tarde fria, embora acolhedora, que se fez sentir em Almeida. Após as danças e aplausos, os espetadores puderam assistir à exibição dos 12 retratos vídeo realizados por Vasco Mendes, um sobre cada Aldeia Histórica de Portugal. Na plateia, pontificavam alguns dos protagonistas que enriqueceram os vídeos com as suas culturas, lendas e histórias.
Ao palco subiram também o vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida, José Alberto Morgado, que deu início à sessão e entregou o prémio à vencedora na categoria “Melhor Microvídeo”, e Dalila Dias, coordenadora da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que entregou o prémio à “Melhor Curta Metragem” e encerrou o festival. Durante a cerimónia, foram visionados os filmes vencedores do concurso, sob o olhar atento dos convidados e das vencedoras presentes.
Os vencedores do Concurso de Cinema Explorer 3.0 foram Paulo Castilho (Melhor Realizador, com a curta metragem “O Reino”), Maria Inês Santos (Melhor Curta Metragem, com “Criados na Serra”) e Mafalda Slam (Melhor Microvídeo, com “Ouvir”). Os filmes do Concurso de Cinema Explorer 3.0 podem ser vistos em http://bit.ly/2itQgO0

Um fim de semana recheado de iniciativas

Mas não foi apenas o concurso de cinema a suscitar interesse no último fim de semana do Festival Explorer 3.0. Ao longo dos três dias, muitas atividades atraíram visitantes a Almeida.
Na sexta-feira, teve lugar um workshop de Cinema Mobile, intitulado “Narrativas Audiovisuais com Mobile”. Ministrado por Luísa Sequeira, diretora e programadora do Super9 Mobile, primeiro festival em Portugal dedicado ao cinema mobile, o curso ensinou a utilizar o telemóvel enquanto ferramenta e linguagem audiovisual ao alcance de todos.
Ainda no primeiro dia, os visitantes usufruíram de um workshop de Realidade Virtual e assistiram a um ciclo de cinema dedicado à exploração e exploradores. Estas duas atividades repetiram-se no sábado.
No segundo dia, aconteceram outros momentos altos da iniciativa. Foi o caso do Cinemercado, no Picadeiro D’el Rey. Este foi um espaço em que os produtores locais mostraram os seus melhores produtos artesanais, ao mesmo tempo que foram exibidos filmes portugueses. Ao final da tarde, as Portas de Santo António receberam a iniciativa “Sounds and Tales”, que juntou à conversa a fadista Aldina Duarte, a poetisa Maria do Rosário Pedreira e o realizador Vasco Mendes. Seguiu-se o visionamento dos 12 retratos vídeo de Vasco Mendes e do documentário “Eu Sou de Cá”, resultado da pesquisa por parte do realizador das gentes, tradições e culturas de cada uma das 12 aldeias. O dia terminou com um concerto pessoal e intimista de Aldina Duarte.
No domingo, além da entrega dos prémios do concurso de cinema Explorer 3.0, os visitantes do festival tiveram a oportunidade de integrar uma visita encenada de exploração aos segredos da fortaleza de Almeida, com figurantes militares que recriaram a História do Cerco de Almeida, momento marcante das Invasões Francesas.
Festival Explorer 3.0 animou Aldeias Históricas com iniciativas criativas
Festival Explorer 3.0 levou às Aldeias Históricas de Portugal, desde 21 de outubro, uma programação criativa e inovadora, alicerçada numa ideia comum: fazer a ponte entre o passado e o presente e projetar o futuro destas regiões. O festival, de entrada gratuita, transportou até às Aldeias Históricas ações nas áreas de Literatura & Viagens e Cinema, TV & New Media.
O ponto de partida do Explorer 3.0 foi a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com iniciativas na área de Literatura e Viagens, a 21 de outubro e 18 e 19 de novembro. Trancoso também recebeu o festival, a 4 e 5 de novembro, assim como Belmonte, no fim de semana de 25 e 26 de novembro. o festival terminou a 1, 2 e 3 de dezembro, com o evento final em Almeida.
Em jeito de balanço, Dalila Dias, coordenadora da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, destaca a importância do festival. “A 1.ª edição do Festival Explorer 3.0 teve por objetivo despertar a atenção para o potencial das Aldeias Históricas de Portugal no contexto das indústrias culturais e criativas e, neste âmbito, consideramos que foi bem sucedido. Os escritores, bloggers, realizadores, produtores, jornalistas e músicos que connosco conviveram ao longo de cinco fins de semana foram unânimes em evidenciar a valia do capital cénico e da autenticidade e genuinidade que flui nas 12 Aldeias Históricas, ingredientes soberbos para qualquer criador/autor que queira fazer diferente”, sublinha.
Foram lançados vários desafios, que naturalmente obrigam a um momento de reflexão, de forma a podermos estruturar um plano de ação que viabilize a afirmação da Rede das Aldeias Históricas de Portugal no setor das indústrias culturais e criativas”, acrescenta.

INCÊNDIOS FLORESTAIS: Programa inicial revisto e alvo de discussão detalhada

A análise às consequências dos incêndios de Outubro e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior dominaram a agenda da reunião do Ministro Adjunto Pedro Siza Vieira com os representantes dos Municípios da CIM Região de Coimbra.
No encontro, que decorreu ao fim da tarde desta quinta-feira, no Habitat Inovação Empresarial dos Setores Estratégicos, em Penela, após o final da reunião do Conselho Intermunicipal, o membro do Governo explicou que os problemas comuns aos sete municípios afetados pelos incêndios de junho alargaram-se, em Outubro, a vários municípios da Região de Coimbra pelo que o programa inicial está a ser revisto e alvo de discussão detalhada.
Questões como a governança, cronograma e mobilização de recursos humanos são questões prioritárias para o Ministro Adjunto Pedro Siza Vieira que defende um programa de revitalização que contribua decisivamente, entre outros, para a fixação das populações e a definição de um modelo de desenvolvimento económico que concorra para a reabilitação os territórios afetados pela tragédia que assolou a região.
Acompanhado por João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), o governante defendeu a cooperação entre várias entidades nomeadamente a CCDRC, a UMVI, Municípios e CIM no modelo de governança do programa de revitalização que está em curso, destacando a linha de apoio aos Municípios, no valor de 46 milhões de euros, para limpeza das faixas de segurança junto às habitações e vias de comunicação.
Por seu turno, os presidentes dos Municípios da CIM Região de Coimbra elencaram um conjunto de questões que o Ministro Adjunto Pedro Siza Vieira irá analisar nomeadamente as diferenças nas comparticipações a particulares e empresas na região de Pedrogão Grande e nos municípios da CIM RC, acessibilidades e mobilidade, recuperação e ordenamento da floresta, avaliação do dispositivo de combate aos incêndios, dinamização da economia local e promoção dos produtos endógenos, justiça social, cadastro das propriedades e instalação da fibra ótica nos territórios do interior.
No documento entregue ao membro do Governo foi, ainda, sugerido reforço e capacitação das equipas técnicas dos Municípios e da CIM, criação de uma estrutura da AICEP dedicada à internacionalização das empresas dos territórios de baixa densidade e criação de um programa de atração de recursos humanos qualificados, bem como reforço dos programas de transmissão de conhecimento do sistema I&D.
A reversão da deslocalização dos serviços públicos de saúde, educação, justiça e apoio social, segundo os presidentes dos Municípios da CIM Região de Coimbra, é outra das prioridades no combate à desertificação dos territórios do interior, sendo medidas imediatas a criação de uma iniciativa de inovação rural, que inclua as incubadoras da região – IPN, BLC2 e Biocant.
A concluir o documento, os Autarcas da Região de Coimbra defendem a promoção da qualidade de vida nos territórios de baixa densidade, de modo a torna-los apelativos e alinhados com as novas tendências de consumo, e a aprovação das candidaturas em rede submetidas pela CIM Região de Coimbra ao Programa Valorizar, decisão que consideram essencial na recuperação do potencial turístico dos territórios flagelados pelos incêndios.