quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Equipa de Jakobson vai apresentar queixa-crime contra ciclista Dylan Groenewegen

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, confirmou hoje que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista holandês Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen na Volta à Polónia.

"Confirmo as mensagens no Twitter. Foi um gesto muito sujo de Groenewegen. Não fazemos este tipo de coisas. Já apresentámos uma queixa na UCI e vamos fazer a mesma coisa na polícia da Polónia. Não vamos deixar isto passar", disse Lefevere à agência belga.
Na quarta-feira, no 'sprint' final da primeira etapa da Volta a Polónia, em Katowice, Jakobson (Deceuninck-Quick Step) estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ser 'apertado' por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma).
O holandês, de 23 anos, sofreu graves lesões, nomeadamente na zona da cabeça e rosto, e foi operado ao longo de cinco horas, mantendo-se em coma induzido, em estado grave, mas estável, de acordo com os médicos.
A queda de Jakobsen acabou por provocar uma 'onda' de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital, nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas, Damien Touzé (Cofidis), com uma tripla fratura numa mão ou o espanhol Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.
"Olho para o 'sprint' uma dezena de vezes. Não consigo compreender a ação de Groenewegen, um ciclista deve permanecer na sua linha", justificou o diretor da Deceuninck-Quick Step.
O responsável repetiu a indicação de que a equipa medica vai tentar hoje acordar Jakobsen, explicando que o ciclista não tem órgãos vitais atingidos, mas que fraturou quase todos os ossos do rosto: "É verdadeiramente grave".
Lusa

Risco extremo de incêndios rurais: ANEPC avisa população por SMS


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acionou hoje o sistema de aviso preventivo por SMS para informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.

Esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho - do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro - para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em 7 distritos (Bragança, Beja, Castelo Branco, Faro, Guarda, Vila Real e Viseu) e da Declaração da Situação de Alerta determinada pelos Ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, do Ambiente e Ação Climática e pela Ministra da Agricultura.

O SMS foi enviado pelas operadoras móveis com inicio às 09:00 horas. A mensagem da ANEPC, enviada em português e inglês, foi a seguinte:

- Risco extremo de incendio rural. Fique atento. Proibido o uso do fogo. Em caso de duvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC

- High wildfire risk in Portugal. Use of fire is forbidden. Info +351 214 247 247 / www.prociv.pt / ANEPC.

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa aos 77 anos

A atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu hoje, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou hoje a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação, em 1995.

É com profundo pesar e imensa tristeza que a Escola de Mulheres comunica a morte de Fernanda Lapa, diretora artística desta companhia desde a sua fundação, em 1995", pode ler-se no comunicado.
Várias vezes premiada, Fernanda Lapa coordenou as comemorações do centenário de Bernardo Santareno, que se assinala este ano, de quem a Escola de Mulheres vai levar ao palco, em novembro, a obra "O Punho", com versão cénica da atriz e encenadora.
Lusa

Jesualdo Ferreira deixa comando técnico do Santos ao fim de sete meses

O treinador português Jesualdo Ferreira deixou o comando técnico do Santos, após sete meses no cargo, anunciou hoje o clube do estado de São Paulo, a quatro dias da estreia no campeonato brasileiro.

A direção do Santos Futebol Clube comunica que Jesualdo Ferreira não é mais treinador da equipe profissional. O clube agradece o extremo profissionalismo do técnico durante o tempo em que esteve no comando do 'Peixe' e deseja sorte na continuidade da sua carreira", informa o Twitter do clube.
Em 15 encontros ao 'leme' do Santos, um dos clubes históricos do Brasil, numa temporada afetada pela pandemia de covid-19, Jesualdo Ferreira alcançou seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
A saída do treinador português acontece a apenas quatro dias da estreia do Santos no campeonato brasileiro, marcada para domingo, frente ao Bragantino.
Com Jesualdo Ferreira, de 74 anos, deixam também o clube do estado de São Paulo os adjuntos Rui Águas, António Oliveira, Daniel Gonçalves, Pedro Bouças e o preparador José Pedro Pinto.
Lusa

Aniversário de pianista Bernardo Sassetti assinalado com concerto em Coimbra

O 50.º aniversário do compositor e pianista português Bernardo Sassetti, que morreu em 2012, vai ser assinalado com um concerto de homenagem, em setembro em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, foi hoje anunciado.

O concerto de homenagem a Bernardo Sassetti, que conta com o Trio Paulo Bandeira (Paulo Bandeira na bateria, João Paulo Esteves da Silva no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo), o fadista Camané e o trompetista João Moreira, está marcado para 05 de setembro, às 18:30, no anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, de acordo com a Associação Cultural Quebra Costas e a Fundação Inês de Castro, que organizam o espetáculo com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, num comunicado hoje divulgado.
A organização recorda que a ligação do compositor e pianista à Quinta das Lágrimas, e em particular ao anfiteatro que irá acolher o concerto, “é intensa”.
“Foi ele que, em 2008, inaugurou este espaço num dueto para dois pianos com Mário Laginha do qual resultou a suite ‘Lágrimas’, inspirada pelo novo anfiteatro em relva. Desde esse dia, foram várias as vezes em que as suas obras se fizeram escutar nos Jardins da Quinta das Lágrimas, mantendo viva a memória de um dos mais criativos músicos portugueses das últimas décadas”, lê-se no comunicado.
No concerto de homenagem, “numa fusão entre Fado e Jazz, serão interpretados alguns dos temas que Camané cantou com Bernardo Sasseti, mas também temas originais do Trio Paulo Bandeira e de outros compositores, num reportório jazzístico, mas com raízes e estéticas europeias”.
Este espetáculo era parte integrante das edições deste ano festivais das Artes e QuebraJazz, canceladas devido à pandemia da covid-19, e “foi escolhido para simbolicamente manter viva a música tão abruptamente suspensa pela pandemia”.
“Um acontecimento único e emotivo, num espaço ao ar livre que permite ao público desfrutar com toda a segurança, sob o céu de Coimbra”, refere a organização.
Bernardo Sassetti, que morreu em 10 de maio de 2012, aos 41 anos, era considerado um dos mais criativos pianistas da sua geração, para lá das fronteiras do jazz.
O músico iniciou-se no jazz no final da adolescência, quando começou a tocar com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, mas o percurso foi transversal na música portuguesa, tendo trabalhado com músicos do fado, do pop rock, do hip-hop.
Em setembro do ano passado, foi editado um álbum de inéditos, “Solo”, com composições que Bernardo Sassetti gravou em 2005 nos Açores.
"Solo" inaugurou uma série de nove álbuns de material inédito que a Casa Bernardo Sassetti quer editar nos próximos tempos, cumprindo uma das missões desta associação cultural criada em setembro de 2012, quatro meses depois da morte do pianista e compositor.
No ano em que Bernardo Sassetti faria 50 anos estava também programado um outro concerto em sua homenagem, este inserido na programação de verão do Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco.
No entanto, o concerto, que estava marcado para 26 de junho, foi adiado para 2021, devido à pandemia da covid-19.
A celebração contaria com a participação de Maria João Pires, Mário Laginha, Pedro Burmester, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, João Pedro Coelho, João Paulo Esteves da Silva e Filipe Melo.
Lusa

Figueira da Foz: GNR apreendeu e doou 257 quilos de sardinha a instituições de solidariedade

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, no dia 4 de Agosto, apreendeu 257 quilos de sardinha, com o valor estimado de 2 052 euros, no concelho da Figueira da Foz.

No âmbito de uma ação de fiscalização e controlo de pescado, os militares da Guarda detetaram uma dorna contendo 257 quilos de sardinha, sem a medida regulamentar de venda, nomeadamente 11 cm, o que resultou na sua apreensão.
Foi identificado um homem de 53 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir o valor de 37 500 euros.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiosanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
Lusa

Lufthansa anuncia perdas de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre

A companhia aérea Lufthansa anunciou hoje perdas de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, devido às consequências da pandemia da covid-19.

A companhia, que viu o número de passageiros cair 96% no período de abril a junho, publicou quinta-feira uma perda líquida de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, incluindo 1,5 mil milhões no segundo trimestre de 2020.
No primeiro semestre, o volume de negócios caiu para 8,3 mil milhões de euros, menos 52% em comparação com o período homólogo de 2019) e sofreu um prejuízo operacional de 3,5 mil milhões de euros, quando há um ano tinha registado um lucro de 417 milhões de euros.
A Lufthansa, parcialmente nacionalizada para evitar a falência após o tráfego aéreo ter sido perturbado pela pandemia, informou hoje que já reduziu o número de empregados em 8.300, e que não exclui despedimentos forçados, incluindo na Alemanha, porque apenas espera que a procura regresse aos níveis pré-crise, na melhor das hipóteses, até 2024.
Lusa

Milhares de mulheres na Turquia protestaram contra a violência de género

Vários milhares de mulheres protestaram hoje na Turquia pedindo ao Governo de Recep Erdogan para que não se retire de um tratado internacional que visa combater a violência de género.

Adotada em 2011 pelo Conselho da Europa, a Convenção de Istambul, é a principal ferramenta supranacional para fixar normas jurídicas contra a violência sexista, mas, recentemente, vários dirigentes do partido que apoia Erdogan admitiram a possibilidade de retirar o país desse tratado.
Em Istambul, várias centenas de mulheres saíram à rua, com cartazes anunciando que “as mulheres não perdoam qualquer violência” ou com os nomes de mulheres que foram vítimas mortais às mãos de homens.
“Estão a atacar os direitos que as mulheres conquistaram, lutando. Mas estamos nas ruas, nas praças, a defender os nossos direitos. Não vamos deixar isto acontecer”, disse uma manifestante de Istambul.
Comícios ocorreram em outras cidades, como Ancara e Esmirna, onde uma dúzia de manifestantes foi detida pela polícia.
A mobilização visa apoiar a Convenção de Istambul, um tratado adotado em 2011 pelo Conselho da Europa (que reúne 47 países, incluindo a Turquia) e que estabelece padrões juridicamente vinculativos para prevenir a violência de género.
Há várias semanas que associações conservadoras pedem a Erdogan para retirar a Turquia deste tratado, alegando que ele “prejudica os valores de família” e “banaliza a homossexualidade”.
O AKP, o partido conservador que apoia Erdogan, deve tomar uma decisão na próxima semana, de acordo com os ‘media’ locais.
Para os ativistas em defesa dos direitos das mulheres, a retirada da Convenção de Istambul enfraquecerá a luta contra a violência doméstica e acusam as autoridades de não aplicar de forma firme as leis aprovadas após a ratificação do tratado, em 2012.
De acordo com organizações não governamentais, 474 mulheres foram mortas na Turquia, em 2019.
“Todas as mulheres turcas, sem distinção política, precisam desta Convenção”, disse uma das manifestantes em Istambul, apelando à unidade, para contrariar as intenções do partido de Erdogan.
Lusa

Incêndio em edifício devoluto na Póvoa de Varzim provoca um morto e um ferido

Um incêndio num edifício de habitação devoluto na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, causou, quarta-feira, um morto e um ferido, confirmou à Lusa fonte dos bombeiros voluntários locais.

Segundo a mesma fonte, as duas vítimas, do sexo masculino, seriam sem-abrigo, que pernoitavam no edifico desabitado, e que terão sido surpreendidos pelas chamas.
Os bombeiros da Póvoa de Varzim ainda conseguiram resgatar uma das vítimas do interior do edifício, conduzindo-a para hospital devido a várias queimaduras que sofreu, acabando por localizar a outra já sem vida.
O alerta foi dado para a corporação poveira às 23.20, que de imediato acorreram ao local, uma vez que quartel fica nas imediações do edifício, situado na Travessa das Hortas.
Foram mobilizados 26 operacionais, apoiados 10 viaturas, entre as quais ambulâncias do INEM, além da presença de elementos da PSP e da Proteção Civil local.
As causas do incêndio ainda estão por apurar.
Lusa

Procuradores norte-americanos pedem ao Facebook que impeça difusão de ódio e assédio

Um grupo de 20 procuradores-gerais dos Estados Unidos pediu hoje ao Facebook para tomar mais medidas que impeçam a difusão do ódio e da desinformação na rede social e apoiem as vítimas de assédio na plataforma.

A carta hoje enviada pelos procuradores ao diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, afirma que a rede social não tem conseguido manter os conteúdos de ódio fora das suas plataformas, nem proteger os utilizadores de perseguidores 'online', apesar do compromisso estabelecido para manter segura a comunidade na Internet.
O grupo liderado pelo procurador-geral do estado de Nova Jérsia, Gurbir Grewal, alertou também que há entidades privadas, grupos organizados e funcionários públicos que "continuam a utilizar o Facebook para espalhar informações erradas e projetar mensagens de ódio contra diferentes grupos de norte-americanos".
"Mensagens de ódio e de desinformação são geralmente direcionadas às pessoas pela aparência, [pelo local] de onde provêm, pela identidade de género que afirmam e pelas crenças [que exibem]", refere a carta.
Os 20 procuradores lembraram ainda que os Estados Unidos vivem um momento de reflexão sobre questões de justiça social e de direitos civis, com uma auditoria do Facebook a reconhecer as dificuldades da rede social para manter afastadas as mensagens de ódio.
"[O ódio] é divisor e desumanizador, e estamos empenhados em combatê-lo em todos os momentos. A própria auditoria do Facebook revelou deficiências significativas na sua abordagem para manter esse tipo de conteúdo fora das suas plataformas, promovendo os direitos civis e desencorajando a discriminação", alerta a carta.
O documento enviado a Zuckerberg salientou também que algumas pesquisas recentes sugerem que mais de 40% dos cidadãos norte-americanos já sofreu algum tipo de 'bullying' 'online' e que mais de 75% desse grupo sofreu na rede Facebook.
Já o assédio inclui comportamentos como 'cyber bullying', roubo, através da publicação de informações privadas de alguém, e ligações para a polícia ou outros serviços de emergência com notificações falsas de incidentes graves.
Os procuradores defendem, na carta, que o Facebook tem "vastos recursos para fazer muito mais do que tem feito" no combate aos comportamentos de ódio e ao assédio.
O grupo sugeriu ao Facebook a implementação de reformas recomendadas numa auditoria à rede social para lutar contra a "desinformação e a discriminação" e "fortalecer o seu compromisso com os direitos civis".
Os 20 procuradores-gerais recomendaram ainda uma melhoria nos serviços do Facebook para apoio às vítimas.
Lusa

Félix da Costa vence primeira corrida em Berlim e é mais líder da Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) venceu ontem a primeira das seis corridas finais do campeonato de Fórmula E, para carros elétricos, que se disputam em Berlim ao longo dos próximos oito dias.

O piloto de Cascais garantiu a 'pole position' durante a qualificação e dominou de fio a pavio, somando a pontuação máxima graças à vitória, 'superpole' e volta mais rápida em corrida.
São 30 pontos que permitem ao português destacar-se ainda mais na liderança do campeonato, que já detinha antes da paragem motivada pela pandemia de covid-19, que surgiu com cinco provas já disputadas.
Ao fim da primeira volta ao circuito desenhado no aeroporto de Tempelhof, nos arredores de Berlim, Félix da Costa detinha já um segundo de vantagem sobre o segundo classificado e seu companheiro de equipa, o suíço Jean-Eric Vergne, campeão em título.
No entanto, um acidente a 15 minutos do final, sofrido pelo brasileiro Felipe Massa (Rokit Venturi) obrigou a um período de bandeiras amarelas.
No reatamento, Félix da Costa destacou-se novamente, enquanto o neozelandês Mitch Evans (Jaguar), segundo classificado da geral, sofreu um toque de um adversário e caiu para o 15.º posto.
O português apanharia ainda um susto ao terminar já com as baterias do seu DS a zero, mas com 5,5 segundos de vantagem para o alemão Andre Lotterer (Porsche), que foi segundo. O britânico Sam Bird (Virgin) foi terceiro, a 6,5 segundos do português.
Uma está feita, faltam cinco. Estou muito, muito contente. Obrigado pelo apoio do público com o 'fanboost'. Faltam cinco corridas nos próximos oito dias. Tenho um objetivo na cabeça e vou tentar dar o meu melhor", concluiu o português, que dedicou a vitória ao compatriota Hélder Moreira, um operário falecido num trágico acidente durante a montagem do circuito para estas últimas seis corridas.
Com estes resultados, Félix da Costa tem, agora, 97 pontos, contra 56 de Mitch Evans e 48 do britânico Alexander Sims (BMW).
"Toda a gente acha que tenho de ganhar o título, mas lido bem com a pressão e sim, quero vencer", frisou António Félix da Costa.
A próxima corrida, a sétima deste campeonato, disputa-se nesta quinta-feira, às 18:00 horas, no mesmo traçado.
Lusa

Luís Castro leva Shakhtar aos ‘quartos’ da Liga Europa

O Shakhtar Donetsk apurou-se hoje para os quartos de final da Liga Europa de futebol, ao bater por 3-0 os alemães do Wolfsburgo

Os oitavos de final da segunda prova mais importante de clubes da UEFA foram hoje retomados, depois de terem sido interrompidos em março, devido à pandemia de covid-19.
O 'carrasco' do Benfica na ronda anterior tinha vencido na Alemanha por 2-1 e hoje, em Kiev, podia ter dissipado com as dúvidas logo no primeiro tempo, em que foi muito superior, mas o desperdício dos ucranianos foi notório, perante um Wolfsburgo que pouco fez para assustar a baliza de Pyatov.
A melhor oportunidade para a formação treinada pelo português Luís Castro aconteceu à passagem do minuto 25, quando o avançado Marlos enviou a bola ao poste.
No segundo tempo, o Wolfsburgo instalou-se mais no meio-campo ucraniano para tentar inverter o rumo, mas as melhores ocasiões voltaram a pertencer aos ucranianos, que só conseguiram colocar o resultado com números esclarecedores em cima do apito final e num espaço de quatro minutos.
Antes, duas expulsões, uma para cada lado, acabaram por também marcar os segundos 45 minutos. Davit Khocholava (68) foi imprudente ao rasteirar à entrada da área Santos Sá, uma vantagem numérica que os germânicos não souberam aproveitar, já que instantes depois, o norte-americano John Brooks (70) recebeu o segundo cartão amarelo.
Dois golos do avançado Júnior Moraes, aos 89 e 90+3, premiaram uma boa exibição da equipa do Shakhtar, que, pelo meio, ainda teve o suplente utilizado israelita Manor Solomon (90+1) a inscrever o nome na lista de marcadores.
Os comandados de Luís Castro vão defrontar o vencedor do encontro entre Basileia e Eintracht Frankfurt, de Gonçalo Paciência e André Silva, derrotado na primeira mão por 3-0.
Com Lusa

Baleias avistadas com mais frequência no Brasil devido à redução do tráfego

Sem o eco de cruzeiros turísticos e muitos navios cargueiros, que foram afastados pela pandemia, o silêncio do Oceano Atlântico atrai um número maior de baleias que procuram as águas mais quentes do litoral no nordeste do Brasil para reprodução.

A diminuição do ruído dos navios afeta cetáceos como baleias e golfinhos, que usam um ambiente silencioso para a comunicação sonora", explicou o biólogo Sergio Cipolotti, coordenador operacional da organização não governamental Projeto Baleia Jubarte.
Em 2019, segundo dados da ONG, cerca de 20.000 baleias passaram pelo litoral brasileiro para acasalar, procriar e ter seus filhotes, desde o início de junho no Espírito Santo, na região sudeste do país, esse número pode aumentar até outubro, quando os cetáceos devem começar seu retorno à Antártica.
Menos movimento de pessoas e navios reduz o risco de colisões com jovens e a poluição dos mares. O silêncio também contribui para "não interferir" nos sons emitidos, por exemplo, pelos e golfinhos e o canto das baleias jubarte no acasalamento, de acordo com o biólogo.
No entanto, a ONG, que acompanha a chegada de baleias jubarte no Brasil há 32 anos, salientou que ainda é "prematuro" quantificar o impacto da pandemia, principalmente no arquipélago de Abrolhos, epicentro do nascimento e acasalamento de baleias desta espécie.
"O Brasil possui grande diversidade marinha, com mais de 46 espécies ativas em nosso oceano. De um total de noventa espécies migratórias, temos metade, como as baleias jubarte que se alimentam na Antártica e se reproduzem aqui", disse Cipolotti.
Esse silêncio do mar, causado pela pandemia, também fez com que outras espécies fossem vistas atualmente nos 7.367 quilómetros da extensa costa brasileira.
Na semana passada, um tubarão-baleia, o maior mamífero do mundo com até 12 metros de comprimento, incluído entre as espécies ameaçadas de extinção, foi visto por um grupo de investigadores do Instituto Agronauta e da Marinha do Brasil em Ilhabela, ilha do estado de São Paulo.
O Instituto Agronauta disse que durante a pandemia um número maior de golfinhos foi visto no litoral de São Paulo, incluindo espécies ameaçadas de extinção e tartarugas marinhas.
Estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Projeto Baleias e Golfinhos do Rio de Janeiro também apontaram que o intenso movimento de navios e o ruído são fonte de stress para o sentido auditivo dos cetáceos.
A pandemia reduziu pela metade o pessoal que trabalha no Projeto Baleia Jubarte, dedicado à proteção de cetáceos, e os operadores turísticos associados à iniciativa suspenderam as atividades.
O Projeto Tamar, o mais importante no país com tartarugas marinhas, também suspendeu o trabalho nalguns locais devido à pandemia, como no arquipélago de Fernando de Noronha.
No entanto, a ONG calcula que, na temporada que terminou em julho, ocorreram 24.500 desovas, 500 a mais do que no ano passado, e estima que mais de dois milhões de crias de tartarugas marinhas nasceram.
Lusa

Governo declara situação de alerta durante dois dias

Portugal continental entrará em situação de alerta a partir das 00:00 de quinta-feira, e até ao dia 7, face à previsão de "um significativo agravamento do risco de incêndio rural", anunciou hoje o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna especifica que a situação de alerta se prolonga até às 23:59 do dia 7 de agosto em todo o território de Portugal continental.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível mermelho para os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Faro e Viseu.
Lusa

FC Porto e Benfica disputam a Supertaça em 23 de Dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se em 23 de Dezembro, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.

Em comunicado, a FPF informou que os dois clubes, juntamente com o organismo federativo, "acertaram esta data para a disputa do troféu que tradicionalmente marca o início oficial da época", sendo que o local e horário do encontro serão "divulgados oportunamente".
As três partes tinham acordado, no início de julho, suspender a Supertaça, de forma a aliviar o calendário das equipas portuguesas envolvidas nas competições europeias.
O encontro vai colocar frente-a-frente o FC Porto, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, e o Benfica, finalista vencido da 'prova rainha'.
Na terça-feira, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou que a I Liga portuguesa terá início no fim de semana de 19 e 20 de Setembro.
Lusa

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificação

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram o selo de certificação em Portugal, anunciou hoje o município, apontando um "reconhecimento da genuinidade" e uma "mais valia económica e turística".

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Almeirim (distrito de Santarém), Pedro Ribeiro, congratulou-se com a "boa notícia" relativamente a um "processo que começou há alguns anos" e que "está inserido numa estratégia que a câmara tem vindo a desenvolver de certificação de vários produtos regionais", com o objetivo de impulsionar o turismo e promover cada vez mais os produtos locais.
"Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades que o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado", notou.
Segundo o autarca, "só na zona turística envolvente à Praça de Touros", recentemente requalificada e onde se concentram restaurantes, lojas e esplanadas, "foi vendido mais de um milhão de refeições em 2019, onde a Sopa da Pedra é o prato principal", dando ainda conta de uma "produção anual de três milhões de Caralhotas de Almeirim".
No caso da Sopa da Pedra, que obteve do Ministério da Agricultura o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), "o objetivo era o de certificar o prato, que tem um conjunto de características únicas que têm a ver, por um lado, com aquilo que é a tradição de o fazer em Almeirim e, por outro lado, com um conjunto de ingredientes (desde os enchidos ao feijão) que têm de ser específicos sob pena de o resultado final não ser o da Sopa da Pedra", salientou.
A Caralhota de Almeirim, que conquistou, por sua vez, o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um pão pequeno cozido no forno a lenha, que pode ser produzido "sem conduto", ou ser recheado com chouriço ou farinheira, entre outros enchidos.
De acordo com o presidente, esta certificação vai garantir que quem visite Almeirim e tencione comer a Sopa da Pedra e a Caralhota o possa fazer com certezas de que é a verdadeira.
"É um momento importante para a nossa identidade, gastronomia e economia, sendo que o que faz a diferença hoje em dia é o que é genuíno e original", enfatizou, relativamente a dois produtos que têm as suas raízes na história agrícola das gentes de Almeirim.
Depois da certificação das duas especialidades típicas de Almeirim em Portugal, o próximo passo é o da certificação internacional, candidatura que, deu conta, "já está a ser analisada na Comissão Europeia", que "deverá concluir o processo no próximo ano".
Além da Sopa da Pedra e das Caralhotas, Almeirim desenvolveu outro caderno de encargos para a certificação do melão, outro produto tradicional do concelho, e que aguarda certificação nacional.
Lusa

Banhos interditados na Praia da Nazaré após análise à qualidade da água

Os banhos na praia da Nazaré foram ontem interditados após uma análise à qualidade da água ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros normais, causados, segundo a Câmara, por um entupimento na rede de saneamento.

A interdição dos banhos foi ontem comunicada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Nazaré, Paulo Gomes Agostinho, que deu “instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha depois de terem sido conhecidos os resultados das análises que revelaram que a qualidade da água é imprópria para banhos”.
A análise revelou “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência para esta praia”, situação que o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, afirmou à Lusa ter por base “um entupimento na rede de saneamento doméstico” que terá provocado “uma descarga de uma antiga conduta, já desativada”, localizada numa zona a norte da praia.
De acordo com o autarca “trata-se de uma rede com cerca de 40 a 60 anos”, na qual “foram sendo feitas algumas intervenções”, mas que ainda assim, “gerou esta situação que foi prontamente resolvida e que está a ser monitorizada”.
A análise com valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência “é referente a recolhas efetuadas na segunda-feira”, explicou o presidente, acrescentando que “já ontem foi feita uma contra-análise, cujo resultado se aguarda”.
A qualidade da água da praia da Nazaré “está a ser monitorizada diariamente e assim que os valores normalizarem será levantada a interdição dos banhos”, disse Paulo Gomes Agostinho.
Em comunicado a Autoridade Marítima Nacional informou que a ação foi articulada entre a Autoridade Regional de Saúde, a Capitania do Porto, o Comando-local da Polícia Marítima e a Câmara Municipal de Nazaré, a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste e a Associação de nadadores-salvadores da Nazaré.
Lusa

Dia da Defesa Nacional em regime presencial marcado para 2 de setembro

Ministério da Defesa garante que foram criados "percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor", todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras.

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia da Covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou esta quarta-feira o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional refere que "atendendo às orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional foram reconfigurados e devidamente adaptados para receber, em segurança, todos os cidadãos convocados", recomeçando a sua atividade normal, em formato presencial, a partir de 2 de setembro.

Suspenso pela primeira em 9 de março, o executivo foi renovando sucessivamente a decisão até esta quarta-feira, 5 de agosto, devido às consequências da pandemia causada pela Covid-19.

Na nota divulgada, o MDN adianta que foram criados "percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor", todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, "que serão obrigatórias para todos".
Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os jovens para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

A 2 de setembro o regresso do Dia da Defesa Nacional terá início nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional (CDDN) de Maceda, Vila Real, Viseu, Sintra e Portimão, onde os jovens convocados serão divididos em seis grupos "de forma a não ultrapassar o número máximo previsto pelas normas da DGS".

"Será um esforço contínuo que visa garantir que o Dia da Defesa Nacional decorre em segurança, para os jovens convocados e para os militares das unidades que os acolhem", acrescenta o comunicado. Os jovens convocados deverão assim comparecer nos locais indicados nos Editais de Convocação que estão afixados nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Postos Consulares e online.

Lusa