quinta-feira, 2 de setembro de 2021

MUNICÍPIO DE SILVES PRESTA HOMENAGEM A PERSONALIDADES DO CONCELHO

O Município de Silves promove, no Dia do Município, 03 de setembro, a cerimónia de homenagem a personalidades do concelho, com a atribuição de prémios de reconhecimento municipal 

O evento decorre no Castelo de Silves, com início às 21h00, e constitui-se como um momento privilegiado de homenagem e reconhecimento a personalidades que se destacaram, nas áreas da Arte e Cultura, Literatura, Desporto e Educação.

 

CONCERTO COM TIAGO BETTENCOURT NO CASTELO DE SILVES

 No âmbito das comemorações do Dia do Município, o Castelo de Silves vai receber o concerto com músico Tiago Bettencourt, no dia 03 de setembro, pelas 22h30.

O ex-vocalista da banda Toranja, conhecido pelo mega sucesso do tema ‘Carta’, tema integrado no álbum “Esquissos”, encerra as comemorações deste dia, com um concerto onde revisitará a sua carreira discográfica, com particular destaque para o álbum “2019 Rumo ao Eclipse”, o sétimo da sua carreira.


A acompanhá-lo Tiago Bettencourt conta com João Lencastre na bateria, João Bernardo no piano e teclados, Pedro Branco na guitarra, João Hasselberg no baixo.

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “ROSTOS E VOZES DA SERRA: GUARDIÃES DO SOLO E DA ÁGUA” NO CASTELO DE SILVES

A inauguração da Exposição de Fotografia de Sónia Tomé “Rostos e Vozes da Serra: Guardiães do Solo e da Água”, por Sónia Tomé, vai decorrer no dia 03 de setembro, pelas 21h00, no Castelo de Silves, na Torre de Menagem e pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Silves, a exposição fotográfica integrada no projeto “Rio Arade: Percurso das Fontes - Boião-Azilheira”, é promovida pela QRER—Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra.


Esta exposição transporta-nos para os modos de vida locais, além de testemunhar alguns momentos do processo de reativação do conjunto de fontes e nascentes identificadas, efetuado com a colaboração das comunidades locais detentoras do saber-fazer ligado à manutenção dessas águas.


A coleção de fotografias procura chamar a atenção para a importância da manutenção das paisagens serranas no que concerne à conservação do solo e da água, no contexto da região Algarvia, só conseguida através da presença humana constante e responsável no território.


APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MARIA KEIL” ASSINALA DIA DO MUNICÍPIO

O Município de Silves promove a apresentação do livro “Maria Keil” de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, no dia 03 de setembro, pelas 18h30, no Largo Conselheiro Magalhães de Barros, junto ao painel da artista plástica.

Nascida em Silves a 09 de agosto de 1914, Maria Keil frequentou o curso de Pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa. Destacou-se nas áreas de ilustração, pintura e design, mas é conhecida, principalmente, pelos azulejos que embelezam a cidade de Lisboa. llustrou numerosas obras, nomeadamente livros para crianças. Fez desenhos para as coletâneas sobre Bernardim Ribeiro, Castro Alves, Olavo Bilac e Tomás António Gonzaga, integradas na coleção “As mais belas poesias da língua portuguesa”.

Para que todos possam relembrar a artista, no início do ano letivo, o livro “Maria Keil” será oferecido a todas as bibliotecas dos agrupamentos de escolas, bem como a todos os alunos do 1.º ciclo.

Esta iniciativa, que integra as comemorações do Dia do Município de Silves, conta com a presença dos autores e constitui uma homenagem a uma das mais ilustres personalidades de Silves.

CONNECTING EUROPE EXPRESS HOJE NA COVILHÃ

A Câmara Municipal da Covilhã associa-se ao “Connecting Europe Express”, iniciativa da Comissão Europeia, em parceria com 40 companhias ferroviárias de Estados-Membros da União Europeia, que tem como objetivo demonstrar a força unificadora da ferrovia, ligando países, negócios e pessoas.

Trata-se de uma viagem de comboio que pretende ajudar a compreender os desafios que a ferrovia europeia terá de vencer para se tornar cada vez mais o meio de transporte de eleição para passageiros e empresas.

O Connecting Europe Express vai percorrer 26 países e cerca de 20 000 km. Partiu hoje, dia 2 de setembro, de Lisboa e chega à estação da Covilhã às 19:40, onde a comitiva será recebida pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

 

PROGRAMA:

 

02/09/21

19:40 - Chegada à Estação da Covilhã, com receção por parte do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

20:30 – Jantar no TRYP Covilhã Dona Maria Hotel.

 

03/09/21

08:00 – Entrega de bandeiras e lembranças.

               Partida do Comboio.

 

A Câmara Municipal da Covilhã convida o Vosso órgão de comunicação social a estar presente no momento da chegada do Connecting Europe Express (hoje, 19:40, Estação da Covilhã) e na partida (amanhã, dia 03 de setembro, 08:00, Estação da Covilhã).

 

+ informação: https://www.connectingeuropeexpress.eu/

Comissão de Moradores Bairro Sta. Cruz de Benfica e Damaia

 Obra ilegal executada pelo Governo em total desrespeito pela Constituição finalmente aguarda sentença

Após 14 anos de ter sido interposta ação em tribunal, só agora foi possível apresentar as alegações finais. Neste longo período de tempo assistiu-se a várias manobras delatórias, desde alterações de juízes, à repetição do julgamento.

A prova apresentada comprova de forma inequívoca a ilegalidade da obra, e o não cumprimento da Constituição, estando em causa:
- o desrespeito pelas instituições do próprio Estado
- o desrespeito pelo direito à participação pública dos cidadãos
- a inação da justiça perante factos irrefutáveis (14 anos em 1ª instância?)

A ineficácia da Justiça permitiu que o Governo avançasse com uma obra ilegal em clara violação da Declaração de Impacte Ambiental, apesar dos documentos oficiais que o comprovam.

O facto de se ter avançado com uma obra diferente da que estava legalmente prevista, defraudou as espectativas de muitos cidadãos, com inerentes consequências na sua qualidade de vida, nomeadamente as populações do Bairro de Sta. Cruz de Benfica e da Damaia.

Este processo da CRIL está recheado de procedimentos ilegais e de má-fé, em que o Governo não se coibiu de desrespeitar as suas próprias instituições, nomeadamente os pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo também tido o desplante de prestar informação falsa e manipular imagens, de forma grosseira, na tentativa de enganar os cidadãos.

Outro aspeto também relevante, foi o facto do contrato de adjudicação da obra ter sido atribuído à empresa Bento Pedroso, empresa detida pela construtora Odebrecht. O facto de esta empresa ter sido selecionada entre as nove empresas concorrentes, como a sétima mais cara, com um valor de mais de 16 milhões de euros em relação à proposta mais baixa, assim como a envolvência de uma empresa neste consórcio cujos responsáveis eram funcionários de topo da, à altura, Estradas de Portugal, motivou suspeitas de favorecimento, tendo sido feito um pedido de investigação à Procuradoria Geral da República e à Polícia Judiciária.

Apesar da morosidade da Justiça através de manobras delatórias, que permitem branquear atos ilegais que prejudicam o Interesse Público e deixam impunes quem os pratica, esperemos que os responsáveis políticos que validaram esta solução projetual, em claro incumprimento da lei, sejam responsabilizados política e legalmente pelos seus atos, nomeadamente entre outros, o então 1º Ministro, José Sócrates, Ministro das Obras Públicas, Mário Lino e o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

Fazemos votos para que a resiliência e atitude cívica de um grande número de cidadãos na luta pela legalidade possa de algum modo servir de exemplo.

Os interessados poderão consultar as alegações finais, recentemente entregues no Tribunal, assim como, todos os documentos oficiais que comprovam as afirmações constantes neste comunicado, através do site www.cril-segura.com
 

MUNÍCIPIO DE SILVES PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ DA SILVA SEQUEIRA

O Município de Silves inaugura o busto de José da Silva Sequeira no próximo dia 03 de setembro, dia em que se celebra 832 anos sobre a conquista da cidade, pelas 09h30, junto ao edifício da Junta de Freguesia de Alcantarilha.

José da Silva Sequeira foi autarca de mérito e dirigente associativo. Percursor e impulsionador de vários projetos de índole social e cultural na vila de Alcantarilha.


A homenagem do Município de Silves é uma das formas de perpetuar a sua memória e história de vida, transmitindo às novas gerações o orgulho por ter na sua história, um homem que dedicou a sua vida em prol do bem comum e do desenvolvimento da sua terra

Silves | MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA COMEMORA ANIVERSÁRIO

O 31.º aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) é comemorado no próximo dia 03 de setembro, data em que se celebra o Dia da Cidade.

A data será assinalada com entradas gratuitas ao longo de todo o dia e a possibilidade de usufruir de visitas guiadas e gratuitas nos seguintes horários: 10h30; 11h30; 15h30 e às 16h00. A atividade “Gostas de quizzes?” dirigida ao público em geral e famílias vai decorrer entre as 10h00 e as 18h00.

Recordamos que o MMAS foi inaugurado em 1990, tendo sido construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional – que se tornou a peça central da coleção e do discurso expositivo. Integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal.

NIC de Montemor-o-Velho ajudou em detenção no Concelho de Soure

A GNR de Coimbra através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, ontem, dia 1 de setembro, deteve um homem de 53 anos por cultivo de canábis, no concelho de Soure.

No âmbito de uma investigação por cultivo de canábis que decorria há cerca de um mês, os militares da Guarda apuraram a localização do suspeito e deram cumprimento a cinco mandados de busca, duas domiciliárias e três em veículos, culminando na apreensão de diverso material, destacando-se:

  • 104 doses de haxixe;
  • 85 plantas de canábis;
  • 99 vasos;
  • Seis sacos de fertilizantes.

O suspeito foi detido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Soure.

Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Coimbra e de dois binómios de deteção de droga do Comando Territorial de Aveiro.

Feira Do Vinho Do Dão Arranca Em Nelas Com Programa Adaptado À Pandemia

A 30.ª Feira do Vinho do Dão arranca na sexta-feira, em Nelas, com um programa novamente adaptado à pandemia de covid-19 e que aproveita as novas tecnologias para levar os vinhos da região a vários pontos do mundo.

“Em três décadas, vimos o mundo mudar. Estamos mais tecnológicos, mais globais”, refere a Câmara de Nelas.

A edição deste ano – que decorre até domingo – integra uma loja ‘online’, provas de vinho, visitas a quintas e um momento cultural, com a reposição do espetáculo musical “Só queria que me saísse Dão”, da associação cultural Contracanto.

Segundo a autarquia, “em três décadas, também o Dão mudou” e o certame “cresceu com e ao lado dos seus produtores”.

“Estamos mais orgulhosos daquilo que produzimos, estamos maiores, com um número incrível de produtores que apresentam, todos os anos, vinhos mais surpreendentes”, sublinha.

Os vinhos podem ser adquiridos ‘online’ e experimentados durante a feira, seja em visitas às quintas e aos produtores que têm as suas portas abertas, seja numa prova dos melhores néctares do certame.

Na sexta-feira à tarde, após a sessão de abertura, realiza-se o seminário “Maturação da uva na região do Dão” e são entregues os diplomas e prémios do Concurso de Vinhos Engenheiro Alberto Cardoso Vilhena.

No sábado, realiza-se a prova dos dez melhores brancos e dos dez melhores tintos da Feira do Vinho do Dão 2021, sob orientação de Luís Lopes.

Notícias de Viseu

Imagem: Sisab

Constálica Rallye Vouzela vai para as estradas do Centro de Portugal nos dias 11 e 12 de Setembro

As instalações do grupo Constálica, em Monte Cavalo, em Vouzela, foram palco da apresentação oficial do 8.º Constálica Rallye Vouzela, que vai para a estrada nos dias 11 e 12 de Setembro.

Com uma vertente ambiental muito vincada, a oitava edição da prova, que pontua para o Campeonato Nacional GT de Ralis e para o Campeonato Centro de Ralis, vai também evidenciar-se pelo cumprimento rigoroso das medidas de contenção da covid-19, dando um sinal de segurança para intervenientes e público.
Numa altura em que o país retoma gradualmente a normalidade, “este é um evento que promove turisticamente o concelho e a região, alavancando um conjunto de atividades económicas muito fragilizadas com a pandemia”, referiu na apresentação Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.
Além do presidente da Câmara Municipal de Vouzela, estiveram presentes na apresentação da prova Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Sérgio Matos, presidente e CEO do grupo Constálica, Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Joaquim Neves, responsável do Gondomar Automóvel Sport, e José Correia, responsável da Promolafões, entre outras entidades.

“Absolutamente ridículo”: É assim que o CDS-PP classifica os 600 Euros de bónus por cada filho

O presidente do CDS-PP considerou hoje que a atribuição às famílias de 600 euros por filho até ao final da legislatura é “absolutamente ridículo”, criticando que as propostas do Governo “não incentivam” as famílias a ter filhos.

O primeiro-ministro “julga que vive no país das maravilhas, o problema é que os portugueses vivem no país de António Costa, e só no país de António Costa é que é possível dizer que é uma ilusão achar-se que com 600 euros por ano uma família se consegue sustentar por via do nascimento de um novo elemento”, afirmou.

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu de seguida que “600 euros por ano para pagar as despesas com um filho é absolutamente ridículo” e que as propostas do Governo para incentivo à natalidade “são meras migalhas, são esmolas que não incentivam nenhuma família em Portugal a ter filhos”.

Na quarta-feira, em entrevista à RTP3, o ministro das Finanças deu a conhecer algumas linhas gerais do próximo Orçamento do Estado, em que estarão previstos investimentos na ferrovia, na ajuda da integração de jovens no mercado de trabalho, na educação e no Serviço Nacional de Saúde, com, segundo o mesmo, “mais investimento público e privado”.

João Leão garantiu também que até ao fim da legislatura as famílias irão receber 600 euros por filho, sendo que um casal com dois filhos poderá receber até 1.500 euros de abono.

Na ótica do CDS-PP, que convidou o primeiro-ministro a “suspender as negociações do Orçamento do Estado com a extrema-esquerda e a conversar” com os centristas as propostas de incentivo à natalidade, são necessários “incentivos mais robustos e mais significativos que de facto constituam uma oportunidade e uma liberdade para as famílias terem filhos”.

Isto passa pela “isenção de IRS para as famílias com mais filhos, uma mensalidade por filho que ajude a custear verdadeiramente as despesas que isso acrescenta ao agregado familiar”, a possibilidade de “conciliar a vida familiar com a vida profissional, permitindo às empresas terem estímulos e incentivos fiscais para que os seus profissionais promovam a natalidade” e “também uma majoração nas reformas para as famílias com mais filhos”, elencou Francisco Rodrigues dos Santos.

“Estes incentivos constituiriam uma oportunidade mais concreta, mais sólida e mais entusiástica para nós contrariarmos a maior quebra de natalidade que tivemos nos últimos 30 anos”, defendeu o presidente do CDS.

Francisco Rodrigues dos Santos falava aos jornalistas em Setúbal, no final de um passeio de barco no Sado com o candidato à câmara municipal, Pedro Conceição.

Num comentário às negociações entre o Governo e partidos à sua esquerda em torno do próximo Orçamento do Estado, o líder democrata-cristão considerou que o Governo está “refém das exigências da extrema-esquerda desde que assumiu funções porque essa foi a via que conseguiu atingir para se manter no poder”.

“O Bloco de Esquerda sente que, de cada vez que cerra os dentes, o Governo socialista lhe satisfaz todas as suas necessidades”, apontou, defendendo que “a receita utilizada ao longo dos últimos anos tem diminuído a liberdade dos portugueses e condenado o país ao retrocesso económico e social, tirando todas as oportunidades de recuperar o país”.

No Orçamento do Estado para o próximo ano o CDS quer ver inscrita a proposta que apelidou de “via verde saúde” (rejeitada pelo parlamento no ano passado), para que o Estado permita aos doentes recorrer ao privado para uma consulta de especialidade ou exame quando forem ultrapassados os tempos máximos de espera.

Lusa

Cristiano Ronaldo dispensado do estágio da seleção portuguesa

Cristiano Ronaldo foi hoje dispensado dos trabalhos da seleção portuguesa de futebol, depois de ter visto um cartão amarelo no jogo com a República da Irlanda, que o impede de alinhar com o Azerbaijão, no apuramento para o Mundial2022.

"Cristiano Ronaldo foi dispensado do estágio da seleção nacional esta quinta-feira. O cartão amarelo visto frente à Irlanda, por ser o segundo nesta fase de apuramento, obriga a cumprir um jogo oficial de castigo, o que sucederá frente ao Azerbaijão", refere a Federação Portuguesa de Futebol em comunicado.

O avançado, que ainda esteve hoje no grupo de jogadores que realizaram trabalho de recuperação no hotel, vai assim falhar visita ao Azerbaijão, além de um particular com o Qatar.

Na quarta-feira, o capitão da equipa das 'quinas' isolou-se como melhor marcador mundial de golos por seleções, ao chegar aos 111, deixando para trás o iraniano Ali Daei (109).

No Estádio Algarve, em Faro, o avançado do Manchester United falhou um penálti, aos 15 minutos, mas apareceu na reta final do encontro para fazer os golos que ditaram o triunfo luso, aos 89 e 90+6, em resposta ao tento inaugural do defesa irlandês Egan, aos 45.

Portugal ocupa a liderança do grupo A, com 10 pontos, mais três do que a Sérvia, que ainda não jogou, enquanto o Luxemburgo, que venceu o Azerbaijão por 2-1, é terceiro, com seis, seguindo-se irlandeses e azeris, sem qualquer ponto somado.

No sábado, os lusos vão defrontar o Qatar, num particular marcado para Debrecen, na Hungria, retomando a qualificação na terça-feira, com o Azerbaijão, em Baku, em jogo da quinta jornada.

Lusa

Imagem: CM

Ronaldo obrigado a cumprir isolamento antes de ser apresentado no Manchester

 A quarentena de cinco dias é imposta pela Premier League.

Cristiano Ronaldo vai ser obrigado a cumprir isolamento durante cinco dias quando chegar a Manchesterr, antes de ser apresentado oficialmente no clube inglês. A informação foi avançada ao início desta tarde pela RTP3.

A quarentena é imposta pela entidade que regula a Premier League.

Portugal está na lista amarela do Reino Unido e Cristiano Ronaldo esteve, nos últimos dias, em território nacional, por isso, será forçado a cumprir quarentena.

Carolina Quaresma / TSF

Centro europeu considera que Portugal tem feito um “trabalho muito bom” na vacinação

 O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que Portugal tem feito um “trabalho muito bom” na vacinação contra a covid-19, sendo dos países da União Europeia (UE) com maior cobertura vacinal da população.

“Portugal está a fazer um trabalho muito bom em termos de vacinação e está entre os países europeus com a maior cobertura vacinal da população”, afirma o diretor do departamento de Vigilância do ECDC, Bruno Ciancio, em entrevista à agência Lusa.

Numa altura em que mais de 7,5 milhões de portugueses já têm a vacinação completa contra a covid-19, o especialista assinala que, apesar do recente “aumento bastante significativo do número de casos que houve durante o verão, a mortalidade permaneceu estável” no país.

Seguindo a tendência verificada por toda a UE nos últimos meses, Portugal registou também “um ligeiro aumento dos internamentos e entradas nos cuidados intensivos porque ainda há partes da população que não estão completamente vacinadas”, retrata Bruno Ciancio.

Contudo, “em comparação com outros países, eu diria que a sua vulnerabilidade é menor”, salienta o responsável.

“Penso que é isso que precisamos de conseguir em todos os países europeus”, defende Bruno Ciancio nesta entrevista à Lusa, aludindo às diferenças acentuadas na cobertura vacinal entre os países da UE.

Vincando existir uma relação entre a vacinação e a redução da doença grave, o especialista admite que “os países que mais preocupam [o ECDC] em termos de impacto absoluto são também países onde a cobertura vacinal não é tão elevada”.

“Estamos a falar da Bulgária, Estónia, França, Grécia, Lituânia, países que, por várias razões, não têm uma taxa de vacinação muito elevada”, precisa Bruno Ciancio.

Ainda assim, um pouco por toda a Europa, o número de infeções tem vindo a subir nos últimos meses, o que o especialista atribui ao “comportamento diferente das pessoas” em situações como turismo e à propagação da variante Delta, mas que devido à vacinação não se refletiu em elevado número de internamentos e mortes.

Atualmente, cerca de 70% da população adulta da UE já está inoculada com duas doses de vacina contra a covid-19, num total de mais de 250 milhões de pessoas totalmente vacinadas.

A ferramenta ‘online’ do ECDC para rastrear a vacinação na UE, que tem por base as notificações dos países (e por isso pode não estar totalmente atualizada) revela que a cobertura vacinal é mais baixa em países como a Bulgária (20% da população totalmente vacinada), Roménia (32%) e Letónia (47%) e mais elevada na Irlanda (87%), Dinamarca (84%) e Portugal (83%).

Centro europeu quer mais de 85% dos adultos vacinados para controlo do vírus

Na terça-feira, a Comissão Europeia anunciou que a UE atingiu um “marco importante” de 70% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19, vincando porém ser necessário “ir além” desta meta devido às novas variantes, como a Delta.

Em entrevista à agência Lusa, o diretor do departamento de Vigilância do ECDC, Bruno Ciancio, assinala que este era um “objetivo programático” estipulado por Bruxelas, sendo que “o objetivo de saúde pública é vacinar a grande maioria, senão todos os que estão em risco de contrair doenças graves e de morrer”.

“Sabemos que, por exemplo, as pessoas a partir dos 45 e 50 anos de idade correm mais risco de contrair doença grave e de mortalidade em comparação com os grupos etários mais jovens e, portanto, precisamos de ser capazes de alcançar uma cobertura de vacinação muito elevada nestes grupos, acima dos 85% e dos 90%”, precisa o especialista.

Para o responsável, até a UE chegar a tal cobertura vacinal dos adultos mais velhos “há realmente um grande risco ao deixar o vírus circular”, dado o surgimento de novas estirpes cada vez mais contagiosas.

“Não há um alvo [de vacinação] específico, mas precisamos realmente de vacinar a maioria das pessoas, principalmente de grupos específicos”, acrescenta.

Para o ECDC, o objetivo é então que a UE “possa ter uma cobertura vacinal tão elevada que, mesmo que existam outras mutações endémicas, não haja grandes impactos na mortalidade”, de acordo Bruno Ciancio.

“E penso que podemos alcançar isto antes do final do ano”, antevê o especialista, notando que, se houvesse um aumento da cobertura vacinal, seria possível “controlar a pandemia pelo menos dentro da UE”.

Atualmente, um total de mais de 250 milhões de pessoas totalmente vacinadas no espaço comunitário, o equivalente a 70% dos adultos inoculados com as duas doses.

A ferramenta ‘online’ do ECDC para rastrear a vacinação na UE, que tem por base as notificações dos países (e por isso pode não estar totalmente atualizada) revela que a cobertura vacinal é mais baixa em países como a Bulgária (20% da população totalmente vacinada), Roménia (32%) e Letónia (47%) e mais elevada na Irlanda (87%), Dinamarca (84%) e Portugal (83%).

Estão aprovadas quatro vacinas anticovid-19 pelo regulador da UE: a Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Spikevax (nome comercial da vacina da Moderna), Vaxzevria (fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Sediado na Suécia, o ECDC tem como missão ajudar os países europeus a dar resposta a surtos de doenças.

Especialista não aconselha a retirada imediata de medidas de proteção na UE

“Sabemos que estas medidas são muito, muito eficazes”, pelo que “não há realmente nenhuma razão para suavizar este tipo de medidas neste momento”, indica o diretor do departamento de Vigilância do ECDC em entrevista à agência Lusa.

Apesar de já 70% da população adulta da UE estar vacinada com duas doses de vacina contra a covid-19, num total de mais de 250 milhões de pessoas totalmente vacinadas, Bruno Ciancio considera que ainda não é momento de baixar a guarda.

“Se retirarmos agora as medidas, haverá um aumento dos casos e, em última análise, estes casos não serão apenas entre pessoas mais jovens, envolverão também pessoas mais velhas, pessoas que foram vacinadas”, alerta o responsável.

Este é, de acordo com o especialista do ECDC, um “impacto que se deve evitar”.

“Estamos muito perto de uma situação em que podemos realmente enfrentar esta pandemia e devemos percorrer agora este quilómetro extra agora”, exorta.

Medidas como distanciamento físico, higiene das mãos e uso de máscara nalguns locais são então para manter para já, de acordo com o ECDC, sendo que estas também foram usadas “para levar ao quase desaparecimento da gripe da Europa por duas épocas consecutivas e para impedir milhares de mortes todos os anos”.

“Quando virmos que basicamente não há impacto ou há um impacto muito limitado do vírus [SARS-CoV-2] em termos de mortalidade e de internamentos, então aí várias medidas poderão ser suavizadas, mas ainda não é esse o caso”, assinala o responsável.

Assim sendo, “o objetivo é realmente vacinar mais população para que possamos progressivamente também suavizar estas medidas”, insiste o diretor do departamento de Vigilância do ECDC, adiantando que “o que vai acontecer na Europa depende muito da capacidade de prosseguir com os programas de vacinação”.

Uma hipótese afastada por Bruno Ciancio é a de os países da UE terem de recorrer a novos confinamentos.

“No ECDC nunca recomendámos confinamentos cegos porque são devastadores para a população, pelo que é sempre o último recurso, mas penso que isso não voltará a acontecer”, indica o especialista à Lusa.

Também rejeitada por Bruno Ciancio é a possibilidade de encerrar estabelecimentos escolares: “Há consenso agora que é muito mais prejudicial fechar as escolas do que mantê-las abertas, por isso penso que é muito importante que as escolas estejam a funcionar e que as crianças possam ter a sua rotina, a sua educação e o seu desenvolvimento”.

Até porque “as medidas que estão em vigor nas escolas são eficazes”, refere o especialista, numa altura de regresso às escolas.

Já questionado pela Lusa sobre a vacinação de crianças acima dos 12 anos, como autorizado pelo regulador europeu e já em curso em países como Portugal, Bruno Ciancio vinca que “o principal objetivo [dos Estados-membros] deve ser o de assegurar que a população adulta seja vacinada”.

“E só depois de isto ser alcançado é que devemos considerar a vacinação de grupos etários mais jovens”, adianta, notando que muitos países europeus “ainda não estão” na fase de vacinar crianças, dada a baixa cobertura vacinal de outras faixas de população.

Centenas de milhares de mortes evitadas por vacinação

“No que toca ao impacto das vacinações na mortalidade, ainda não fizemos estudos específicos, mas […] durante a última vaga, entre dezembro e abril, houve uma mortalidade média de 50 a 100 mortes por milhão e agora, no pico da atual vaga que é substancial em termos de número de casos, a mortalidade é inferior a 10 por milhão”, indica o diretor do departamento de Vigilância do ECDC, Bruno Ciancio, em entrevista à agência Lusa.

Numa altura em que a UE já superou as 250 milhões de pessoas totalmente vacinadas, o especialista acrescenta que “os cálculos aproximados indicam que, até agora, as vacinas conseguiram provavelmente evitar algumas centenas de milhares de mortes”.

“Estes não são cálculos exatos e precisamos de fazer uma análise adequada que ainda não é possível porque as vacinações ainda são recentes, […] mas a estimativa geral mostrará que temos menos centenas de milhares de mortes” na UE e Espaço Económico Europeu, assinala.

Falando sobre a atual situação epidemiológica na região, Bruno Ciancio aponta que “tem havido um aumento [das infeções] em alguns países, mas isso não se reflete no número de mortes, como aconteceu noutras vagas anteriores, o que é efeito da vacina”.

Em termos concretos, a incidência média de infeções na UE está nos 200 casos por 100.000 habitantes, “que agora está estável, desde há três semanas”, após aumentos consecutivos, principalmente devido à dominância da variante Delta e à época turística, segundo o especialista.

Ainda assim, “o que é agora muito diferente das vagas anteriores é que não assistimos a um aumento correspondente da mortalidade e de doenças graves”, sendo então resultante da campanha de inoculação, reforça.

Numa avaliação de risco divulgada em junho passado, o ECDC estimava que o número de casos de covid-19 iria aumentar acentuadamente no verão da UE, nomeadamente devido à mais transmissível variante Delta do SARS-CoV-2, que nas contas divulgadas na altura iria equivaler a 90% das novas infeções na Europa até final de agosto.

E é isso mesmo que agora se verifica, de acordo com Bruno Ciancio, que revela à Lusa que “a variante Delta equivale agora a mais de 96% de todas as amostras sequenciadas [de novas infeções] na Europa”, o que significa que “é praticamente a única em circulação” no espaço europeu.

“A mutação Delta substituiu todas as outras, que já só circulam a um nível muito baixo e, provavelmente, desaparecerão”, acrescenta.

Devido à maior transmissibilidade da Delta, “esta situação [de incremento de casos] era esperada”, admite.

O que para Bruno Ciancio não é certo é como é que a pandemia vai evoluir na UE nos próximos meses, já que isso “depende muito do nível de cobertura vacinal nos vários países e é um problema global”.

Notando haver grandes discrepâncias na vacinação entre os países europeus, o responsável adianta à Lusa que “o principal desafio para a UE agora é enfrentar o problema das pessoas que hesitam em ser vacinadas”.

Bruno Ciancio aconselha assim a esforços de comunicação para aumentar os números de população vacinada.

Por: Ana Matos Neves da agência Lusa

Tribunal europeu volta a “chumbar” tributação portuguesa de veículos usados

 O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) reiterou hoje que o regime de tributação que Portugal impõe a veículos usados importados não está conforme à legislação comunitária porque não considera “a desvalorização real”.

Num acórdão hoje proferido sobre uma ação por incumprimento interposta pela Comissão Europeia, o TJUE considera que, apesar das alterações já introduzidas após um acórdão de 2016, o regime de tributação português para os veículos usados importados não toma em conta “a desvalorização real desses veículos, nomeadamente na redução da componente ambiental”, segundo uma nota de imprensa.

Quando um veículo é vendido como usado num Estado-membro, “o seu valor de mercado, que inclui o montante residual do imposto de registo, será igual a uma percentagem, determinada pela desvalorização desse veículo, do seu valor inicial”, considera o tribunal, acrescentando que, em Portugal, “não está prevista nenhuma redução da componente ambiental que reflita a desvalorização do valor comercial do veículo a esse título”.

“Embora os Estados-membros sejam livres de definir as modalidades de cálculo do imposto de registo de modo a ter em conta considerações relacionadas com a proteção do ambiente, deve ser evitada qualquer forma de discriminação, direta ou indireta, relativamente às importações provenientes de outros Estados-membros, ou de proteção em favor de produções nacionais concorrentes”, salienta o acórdão.

O Tribunal de Justiça da UE refere ainda que, embora os contribuintes possam optar por outro método de cálculo do imposto em causa, requerendo ao diretor da alfândega que o recalcule com base na avaliação efetiva do veículo em questão, “a existência de um método alternativo de cálculo de um imposto não dispensa um Estado-membro da obrigação de respeitar os princípios fundamentais de uma norma essencial do Tratado sobre o Funcionamento da UE, nem autoriza esse Estado-membro a violar esse Tratado”.

Uma ação por incumprimento, dirigida contra um Estado-membro que não cumpriu as suas obrigações que lhe incumbem por força do direito da União, pode ser proposta pela Comissão ou por outro Estado-membro.

Se o Tribunal de Justiça declarar a existência do incumprimento, o Estado-membro em questão deve dar execução ao acórdão o mais rapidamente possível.

Caso a Comissão considere que o Estado-membro não deu execução ao acórdão, pode propor uma nova ação pedindo a aplicação de sanções pecuniárias.

Lusa

Incêndio seguido de explosão faz três feridos em lar na Póvoa de Lanhoso

Um incêndio seguido de uma explosão num equipamento de um lar na Póvoa de Lanhoso causou hoje um ferido grave e dois ligeiros, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Segundo fonte da GNR, a ocorrência deu-se esta manhã, pelas 09:00, no exterior do Lar de S. José, pertencente à Santa Casa da Misericórdia daquele concelho do distrito de Braga, na freguesia de Nossa Senhora do Amparo.

“O incêndio deu-se num equipamento quando os três funcionários estavam a proceder a operações de limpeza. Primeiro foi o incêndio, depois a explosão”, explicou a fonte da GNR, que não soube especificar o tipo de equipamento que as vítimas estavam a usar.

O ferido grave é “um homem e foi encaminhado para o Hospital de Braga”, adiantou o CDOS.

“Ainda é cedo para adiantar como aconteceu e porque aconteceu”, salientou à Lusa fonte dos bombeiros locais.

No local estiveram elementos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e a GNR, num total de 22 operacionais e oito viaturas.

Lusa

Tribunal europeu confirma condenação de homem que ofereceu ao sobrinho camisola com a frase “Sou uma bomba”

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) confirmou hoje a condenação pela França de um homem que em 2012 ofereceu ao sobrinho uma camisola com as frases "Sou uma bomba" e "Jihad, nascida em 11 de setembro".

A criança, de três anos, foi ao jardim de infância, em Sorgues, no sudeste de França, com a camisola presenteada pelo tio no dia 25 de setembro de 2012.

O diretor do estabelecimento escolar fez um relatório à inspetoria académica e ao autarca da cidade, que informou o Ministério Público.

A mãe do menino e o tio que ofereceu a roupa foram considerados inocentes em primeira instância pelo Tribunal Criminal de Avignon, mas o Tribunal de Recurso de Nîmes condenou a mãe a um mês de prisão com pena suspensa e ao pagamento de 2.000 euros de multa e o tio a dois meses de prisão com pena suspensa e multa de 4.000 euros.

Apenas o tio da criança recorreu ao TEDH.

Perante as autoridades nacionais e perante o Tribunal Europeu, o requerente argumentou sobre o caráter humorístico das frases”, indicou o tribunal, sedeado em Estrasburgo.

Entretanto, lembrou que se “o discurso humorístico ou as formas de expressão que cultivam o humor são protegidas pelo artigo 10º da Convenção Europeia”, que protege a liberdade de expressão.

O tribunal considerou, no entanto, que “o direito ao humor não permite tudo e que quem se vale da liberdade de expressão assume deveres e responsabilidades”.

O braço judiciário do Conselho da Europa também observou que se passaram 11 anos entre os atentados de 11 de setembro de 2001 e os factos agora julgados.

O tribunal referiu ainda que os factos “ocorreram poucos meses depois de outros atentados terroristas, tendo causado nomeadamente a morte de três crianças numa escola” judaica, a escola Ozar Hatorah, em Toulouse, no sudoeste de França, em março de 2012.

O facto de o requerente não ter qualquer ligação a um movimento terrorista “não atenua o conteúdo da mensagem controversa”, sublinhou ainda a TEDH, lamentando ainda “a instrumentalização de uma criança de três anos, que foi portadora involuntária de uma mensagem controversa”.

O tribunal europeu considera assim que “os motivos utilizados pelos tribunais nacionais para pronunciarem a condenação do requerente, com base no combate contra a apologia à violência em massa, parecem “relevantes” e “suficientes” para justificar a decisão tomada.

Portanto, segundo o TEDH, não houve violação do artigo 10 da Convenção Europeia.

Lusa

Proença-a-Nova | Via Ferrata das Talhadas pronta a ser explorada


A Via Ferrata das Talhadas, a mais extensa de Portugal com cerca de 2190 metros na totalidade, está pronta a ser explorada, depois de finalizadas as últimas sinalizações. Inicia-se na Torre de Vigia, obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, pressupondo uma caminhada de 20 minutos, cerca de 800 metros, até ao local onde se encontra o primeiro sector, terminando no mesmo local. De travessia, circular, esta ferrata é composta por 11 sectores, com uma ponte himalaia de 15 metros e uma ponte suspensa de 40 metros. Entre sectores existem trilhos assinalados, que devem ser respeitados, para segurança de todos e pela preservação do espaço natural. Projeto adiado pela situação da pandemia, está agora ao acesso de todos.

Esta Via Ferrata, à imagem de tantas outras, caracteriza-se por se localizar em paredes rochosas de montanha, com a utilização de escadas, pontes, cavilhas e agrafos para facilitar a progressão, permitindo ainda desfrutar de zonas de escalada com segurança e menor dificuldade, uma vez que a paisagem é um dos pontos mais atrativos deste traçado, como refere José Santos, executor desta via.

Insere-se dentro de um projeto de valorização desta área, incluída no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, no qual se pode observar toda a riqueza geológica da serra, zonas escavadas pelo Rio Ocreza ao longo dos anos e uma paisagem ímpar, contando com a diversidade de fauna e flora, que acompanha toda a experiência.

Existe ainda uma série de cuidados a ter no momento de travessia da Via Ferrata: garantir a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual), ter atenção às condições meteorológicas, não utilizar este equipamento com trovoadas ou períodos de risco de incêndio muito elevado ou máximo; nas secções horizontais apenas pode passar um utilizador; nas secções verticais deve-se deixar pelo menos uma secção de cabo livre entre diferentes utilizadores; na ponte himalaia apenas é permitida a passagem de um utilizador de cada vez e na ponte suspensa de dois utilizadores; deve ainda permanecer conectado ao cabo de aço de segurança até ao fim da Via Ferrata.

Esta atividade não está isenta de perigos, podendo inclusive ocorrer acidentes graves ou até fatais. O Município e a entidade instaladora advertem que a utilização do equipamento é da exclusiva responsabilidade de cada utilizador, bem como os danos que causarem a terceiros, estando disponíveis indicações complementares na página no Município e no local.

A via ferrata das Talhadas enquadra-se no Festival da Paisagem, promovido pelo Geopark Naturtejo no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature, via PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, e conta com financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.

Portugal compete com 45 canoístas no Mundial em Montemor-o-Velho

 

Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23 realiza-se no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, entre sexta e segunda-feira

Portugal vai estar representado por 45 canoístas (26 rapazes e 19 raparigas) no Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, que vai decorrer no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, entre os dias 3 e 6 de setembro (de sexta a segunda-feira). Os canoístas portugueses vão competir em 43 provas (22 nos Juniores e 21 nos Sub-23), com o objetivo de, segundo Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, alcançar oito finais e uma medalha.

Como país organizador temos sempre dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, queremos que esta prova decorra sem grandes problemas e seja um sucesso, à semelhança de outros eventos que já organizámos no passado. Por outro lado, pretendemos que os resultados desportivos também estejam dentro das nossas expetativas”, sublinhou Vítor Félix.

Entre os canoístas da Seleção Nacional, destaque para Messias Baptista, que fez parte do K4 Masculinos 500 metros, que conquistou, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o diploma olímpico, depois do 8.º lugar obtido ao lado de Emanuel Silva, João Ribeiro e David Varela. Agora, em Montemor-o-Velho, Messias Baptista vai competir, no escalão de Sub-23, nas provas de K1 Masculinos 200 metros e de K1 Masculinos 500 metros.

Também Marco Apura, que, acompanhado por Bruno Afonso, ficou a apenas 78 centésimos de segundo do apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na prova de C2 1000 metros, vai defender as cores de Portugal em Montemor-o-Velho. No escalão de Sub-23, o canoísta da Seleção Nacional vai competir nas provas de C1 Masculinos 500 metros, C1 Masculinos 1000 metros e C2 Masculinos 500 metros, nesta última acompanhado por César Soares.

Atual vice-campeão da Europa de K1 Juniores Masculinos 200 metros, medalha de prata conquistada em Poznan, na Polónia, em Junho deste ano, Pedro Casinha vai tentar, agora, alcançar o pódio mundial na mesma prova. No CAR de Montemor-o-Velho, o canoísta luso também vai competir em K4 Masculinos 500 metros, juntamente com João Duarte, Rodrigo Galhano e Rafael Oliveira.

PROVAS-ATLETAS

JUNIORES

K1 Masculinos 200 metros - Pedro Casinha

K1 Femininos 200 metros - Beatriz Oliveira

K2 Femininos 200 metros - Beatriz Bessa/Ana Brito

C1 Femininos 200 metros - Beatriz Fernandes

C2 Femininos 200 metros - Gabriela Resende/Ana Pereira

K1 Masculinos 500 metros - Guilherme Pinto

K1 Femininos 500 metros - Joana Ramos

K2 Masculinos 500 metros - Gustavo Gonçalves/Gabriel Marques

K2 Femininos 500 metros - Mariana Rodrigues/Clara Lopes

K2 Mistos 500 metros - André Veiros/Beatriz Oliveira

K4 Masculinos 500 metros - João Duarte/Rodrigo Galhano/Pedro Casinha/Rafael Oliveira

K4 Femininos 500 metros - Joana Ramos/Beatriz Bessa/Ana Brito/Ana Rodrigues

C1 Masculinos 500 metros - Martim Azevedo

C1 Femininos 500 metros - Beatriz Fernandes

C2 Masculinos 500 metros - João Barbosa/Diogo Silva

C2 Femininos 500 metros - Gabriela Resende/Ana Pereira

C2 Mistos 500 metros - Martim Azevedo/Beatriz Fernandes

K1 Masculinos 1000 metros - João Duarte

K1 Femininos 1000 metros - Ana Brito

K2 Masculinos 1000 metros - Vítor Pinho/Adolfo Ferreira

C1 Masculinos 1000 metros - Joel Miranda

C2 Masculinos 1000 metros - Martim Azevedo/Diogo Silva

SUB-23

K1 Masculinos 200 metros - Messias Baptista

K1 Femininos 200 metros - Sara Sotero

K2 Femininos 200 metros - Inês Costa/Maria Brandão

C1 Femininos 200 metros - Inês Penetra

C2 Femininos 200 metros - Beatriz Lamas/Márcia Faria

K1 Masculinos 500 metros - Messias Baptista

K1 Femininos 500 metros - Maria Brandão

K2 Masculinos 500 metros - Alexandre Santos/Rodrigo Martins

K2 Femininos 500 metros - Maria Rei/Sara Sotero

K2 Mistos 500 metros - Gonçalo Garcia/Inês Costa

K4 Masculinos 500 metros - João Pereira/Francisco Santos/Bruno Macedo/Ruben Boas

K4 Femininos 500 metros - Mafalda Germano/Maria Rei/Sara Sotero/Francisca Carvalho

C1 Masculinos 500 metros - Marco Apura

C1 Femininos 500 metros - Inês Penetra

C2 Masculinos 500 metros - Marco Apura/César Soares

C2 Femininos 500 metros - Beatriz Lamas/Márcia Faria

C2 Masculinos Mistos 500 metros - César Soares/Márcia Faria

K1 Masculinos 1000 metros - Gonçalo Garcia

K1 Femininos 1000 metros - Maria Rei

K2 Masculinos 1000 metros - Tiago Henriques/Bruno Brasileiro

C1 Masculinos 1000 metros - Marco Apura

PROGRAMA - Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23

Sexta-feira (3 de setembro)

Race 2 – 09h05 - C1 Juniores Femininos 500 metros – Heat 2 - Beatriz Fernandes – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=2&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 6 – 09h25 - K1 Sub-23 Femininos 500 metros – Heat 4 - Maria Brandão – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=6&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Race 7 – 09h30 - C2 Sub-23 Femininos 500 metros – Heat 1 – Beatriz Lamas/Márcia Faria – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=7&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 9 – 09h40 - K1 Juniores Femininos 500 metros – Heat 1 – Joana Ramos – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=9&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 12 – 10h00 - C2 Juniores Masculinos 1000 metros – Heat 1 – Martim Azevedo/Diogo Silva - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=12&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 14 – 10h14 - K2 Juniores Masculinos 1000 metros – Heat 1 – Vítor Pinho/Adolfo Ferreira – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=14&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 18 – 10h42 - K1 Sub-23 Masculinos 1000 metros – Heat 3 – Gonçalo Garcia – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=18&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Race 22 – 11h10 - C1 Sub-23 Masculinos 1000 metros – Heat 3 – Marco Apura – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=22&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 24 – 11h30 - C2 Juniores Femininos 500 metros – Heat 2 – Gabriela Resende/Ana Pereira – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=24&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 26 – 11h40 - C1 Sub-23 Femininos 500 metros – Heat 2 – Inês Penetra – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=26&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 27 – 11h50 - K1 Sub-23 Femininos 1000 metros – Heat 1 – Maria Rei – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=27&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 31 – 12h18 - C1 Juniores Masculinos 1000 metros – Heat 3 – Joel Miranda – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=31&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 35 – 12h46 - K1 Juniores Masculinos 1000 metros – Heat 4 – João Duarte – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=35&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Race 36 – 12h53 - K1 Juniores Femininos 1000 metros – Heat 1 – Ana Brito – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=36&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 40 – 13h21 - K2 Sub-23 Masculinos 1000 metros – Heat 2 – Tiago Henriques/Bruno Brasileiro – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=40&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 69 – 18h15 - C2 Juniores Femininos 200 metros – Heat 1 – Gabriela Resende/Ana Pereira – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=69&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 72 – 18h27 - K1 Juniores Femininos 200 metros – Heat 2 – Beatriz Oliveira – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=72&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 76 – 18h43 - C1 Sub-23 Femininos 200 metros – Heat 3 – Inês Penetra –  https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=76&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 79 – 18h55 - K1 Juniores Masculinos 200 metros – Heat 3 – Pedro Casinha – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=79&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Sábado (4 de setembro)

Race 106 – 14h38 - K1 Sub-23 Femininos 200 metros – Heat 3 – Sara Sotero – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=106&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 109 – 14h50 - K1 Sub-23 Masculinos 200 metros – Heat 3 – Messias Baptista – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=109&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Race 112 – 15h02 - C1 Juniores Femininos 200 metros – Heat 2 – Beatriz Fernandes – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=112&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 114 – 15h10 - K2 Juniores Femininos 200 metros – Heat 1 – Beatriz Bessa/Ana Brito – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=114&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 117 – 15h22 - C2 Sub-23 Femininos 200 metros – Heat 2 – Beatriz Lamas/Márcia Faria – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=117&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 118 – 15h26 - K2 Sub-23 Femininos 200 metros – Heat 2 – Inês Costa/Maria Brandão – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=118&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 120 – 15h40 - C2 Juniores Masculinos 500 metros – Heat 1 – João Barbosa/Diogo Silva – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=120&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 123https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=126&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun – 15h55 - K2 Juniores Masculinos 500 metros – Heat 2 – Gustavo Gonçalves/Gabriel Marques – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=123&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 126 – 16h10 - C2 Sub-23 Masculinos 500 metros – Heat 2 – Marco Apura/César Soares –

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 129 – 16h25 - K2 Sub-23 Masculinos 500 metros – Heat 3 – Alexandre Santos/Rodrigo Martins – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=129&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Domingo (5 de setembro)

Race 176 – 14h00 - K4 Juniores Masculinos 500 metros – Heat 1 – João Duarte/Rodrigo Galhano/Pedro Casinha/Rafael Oliveira – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=176&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 178 – 14h10 – K2 Sub-23 Femininos 500 metros – Heat 1 – Maria Rei/Sara Sotero – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=178&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 184 – 14h40 – K1 Sub-23 Masculinos 500 metros – Heat 5 – Messias Baptista – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=184&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/5 + 2x6th BT to semifinal, rest out

Race 185 – 14h45 – K4 Juniores Femininos 500 metros – Heat 1 – Joana Ramos/Beatriz Bessa/Ana Brito/Ana Rodrigues – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=185&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 187 – 14h55 – C1 Sub-23 Masculinos 500 metros – Heat 1 – Marco Apura – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=187&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 192 – 15h20 – K1 Juniores Masculinos 500 metros – Heat 3 – Guilherme Pinto – https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=192&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out

Race 195 – 15h35 – K4 Sub-23 Femininos 500 metros – Heat 2 – Mafalda Germano/Maria Rei/Sara Sotero/Francisca Carvalho - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=195&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 198 – 15h50 – C1 Juniores Masculinos 500 metros – Heat 3 – Martim Azevedo - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=198&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 199 – 15h55 – K2 Juniores Femininos 500 metros – Heat 1 – Mariana Rodrigues/Clara Lopes - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=199&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out

Race 203 – 16h15 – K4 Sub-23 Masculinos 500 metros – Heat 2 – João Pereira/Francisco Santos/Bruno Macedo/Ruben Boas - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=203&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 222 – 18h20 – C2 Sub-23 Mistos 500 metros – Heat 2 – César Soares/Márcia Faria - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=222&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 224 – 18h30 – C2 Juniores Mistos 500 metros – Heat 2 – Martim Azevedo/Beatriz Fernandes - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=224&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 226 – 18h40 – K2 Juniores Mistos 500 metros – Heat 2 – André Veiros/Beatriz Oliveira - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=226&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Race 227 – 18h45 – K2 Sub-23 Mistos 500 metros – Heat 1 – Gonçalo Garcia/Inês Costa - https://timetable.canoesprintportugal.com/regata.php?nr=227&prova=&pasta=59&difGMT=0&type=Jun

1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out

Imagem: Campeão das Províncias