sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Município de Alvaiázere apoiou mais de 50 jovens a participarem na iniciativa Universidade de Verão 2023

A Universidade de Verão é uma iniciativa dirigida a estudantes dos diferentes níveis de ensino de todo o país, convidando alunos dos diferentes níveis de ensino (5.º ao 12.º ano), durante uma semana, a experienciarem um conjunto de atividades pedagógicas/científicas orientadas para as mais diversas áreas do saber, assim como a participarem em atividades culturais e desportivas, em formação em soft skills e colaborarem em ações pontuais de voluntariado.
Entre a Academia de Verão (Universidade de Aveiro) de 10 a 14 de julho de 2023, a Universidade Júnior do Porto (Universidade do Porto) de 17 a 21 de julho de 2023 e a Universidade de Verão (Universidade de Coimbra) de 23 a 28 de julho de 2023, foram apoiados cerca de 50 jovens, totalizando um investimento superior a 10 mil euros (encargo de cada vaga na Universidade de Verão para as atividades científicas, o material para realização dos projetos, a alimentação, o alojamento, o seguro, as atividades desportivas e de lazer, e o transporte de ida e regresso).
De destacar que esta iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo em que o Município de Alvaiázere suporta todas as despesas para que os jovens alvaiazerenses possam viver esta experiência, e ainda, que este ano, a novidade foi a oportunidade criada para jovens do 2º e 3º ciclos de ensino de também participarem nesta iniciativa.
Foram, assim, criadas condições para que os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho tivessem acesso a esta experiência diferente e enriquecedora de conhecer uma realidade universitária.
Alvaiázere é o concelho das Terras de Sicó e de Leiria que mais investe na educação dos jovens.
E assim será o continuar deste caminho, encontrando aqui condições únicas no país para se viver e estudar. No exercício económico de 2022, Alvaiázere efetuou uma despesa de 1.325 € por cada aluno matriculado no concelho, o que faz com que este município das Terras de Sicó ocupe a primeira posição do ranking em termos relativos de despesa em Educação por aluno, no total da região. Merece destaque o facto de no ano 2022, no que respeita à despesa total comprometida em termos da Educação, Alvaiázere ter aumentado em cerca de 41% face ao valor comprometido em mandatos anteriores. Uma clara e provada mudança de paradigma com a entrada em funções deste executivo municipal.
Muito se fez nestes 19 meses para melhorar as condições de estudo no concelho, e assim é para manter!

Proença-a-Nova | Exposição de desenho nas ruas da aldeia de Cunqueiros

 

Até ao dia 29 de setembro, a aldeia de Cunqueiros, em Proença-a-Nova, transforma-se numa galeria de arte ao receber desenhos da autoria dos/as alunos/as do 10º ano do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, de Oleiros, que visitaram vários pontos do Roteiro das Artes do concelho nos dias 22 e 23 de abril, iniciativa inserida na Bienal Cultura Educação do Plano Nacional de Artes. Junto à obra Magma Cellar, instalada numa das pontes sobre a ribeira que atravessa esta localidade, o olhar dos estudantes captou também o casario, a ribeira, a flora local e a Capela dedicada a Nossa Senhora da Lapa. Recorrendo a diferentes técnicas e estilos, os desenhos refletem a sensibilidade de quem os captou.

Esta exposição representa, desta forma, uma oportunidade para estes estudantes apresentarem publicamente o trabalho desenvolvido, sendo o corolário da atividade realizada em Proença-a-Nova uns meses antes em que, para além de visitarem diversos pontos do Roteiro das Artes, desenvolveram trabalho prático com orientação e supervisão de vários artistas, nomeadamente a professora e artista plástica Ana Mena, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, autora da escultura “Monumento à Cidadania”, Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, responsáveis por vários murais no concelho, António Dias Ribeiro, Helena Fernandes e ainda Catarina Alves, autora dos monumentos de homenagem a ex-combatentes no Parque Nossa Senhora das Neves.

Sónia Martins

Proença-a-Nova | Autarquia renova parque automóvel com a aquisição de duas viaturas 100% elétricas

 

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova adquiriu duas viaturas 100% elétricas, dois Citroën Ami, no âmbito da renovação da sua frota automóvel, privilegiando-se veículos com menor pegada ecológica a longo prazo. Com uma autonomia de 75 quilómetros, os dois carros serão utilizados maioritariamente em percursos mais curtos pela Biblioteca Municipal e Grupo de Desporto do Município nas suas deslocações às aldeias para as aulas de Ginástica Sénior. Atualmente, a frota automóvel da autarquia já contabiliza quatro viaturas 100% elétricas, incluindo o carro utilizado na contagem de água em todo o concelho, que já é utilizado desde 2017, data em que foi comprado.

Estas novas aquisições enquadram-se na estratégia de redução da pegada ecológica do Município, num concelho em que a natureza continua a ser a principal riqueza. Recentemente, no último fim de semana de julho, Proença-a-Nova recebeu uma das etapas do Campeonato de Portugal de Novas Energias, destinado a viaturas cem por cento elétricas, o que acontece desde que esta competição foi criada, há três anos. Chamar a atenção para a importância de preservar os ecossistemas e a sua biodiversidade, bem como promover e incentivar a utilização de energias mais limpas tem sido o objetivo deste apoio.

Atualmente, o concelho dispõe de um ponto de carregamento Mobi-e no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, estando mais dois a aguardar licenciamento: um no Terminal Rodoviário de Proença-a-Nova e outro em frente à Igreja Matriz de Sobreira Formosa.

Sónia Martins

Proença-a-Nova | Paróquia de Alvito da Beira assinala centenário no dia do Mártir São Lourenço

 

No dia 31 de dezembro de 1920 foi criada a Paróquia de Alvito da Beira, separando-a da de Sobreira Formosa por decreto do Arcebispo Dom Manuel Mendes da Conceição Santos: o aniversário do centenário desta efeméride caiu em plena pandemia pelo que, três anos volvidos, foi assinalado esta quinta-feira, 10 de agosto, dia do Mártir São Lourenço - o padroeiro. A celebração contou com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Dom Antonino Dias, dos sacerdotes ainda vivos que foram responsáveis pela Paróquia, das entidades convidadas e dos fiéis.

Para perpetuar o centenário, foi descerrada uma placa comemorativa por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Alberto Coelho, presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, o pároco Padre Silvano Vasconcelos e o Bispo Dom Antonino Dias. Seguiu-se a inauguração de exposição fotográfica em que são destacados os sacerdotes que foram párocos, os sacerdotes naturais da Freguesia, o documento da criação da Paróquia e o Arcebispo responsável, bem como o Bispo Diocesano e o Papa Francisco. Realizada com o apoio do Município, esta exposição ficará na Sacristia da Capela. A Câmara apoiou ainda com a verba de dez mil euros que foi utilizada para a pintura exterior e interior da capela.

Todos os presentes foram convidados a assinar o livro que perpetuará a celebração do centenário. Foi ainda benzido um novo espaço de oração em Alvito da Beira: junto ao Centro de Dia, e por oferta de privados, há uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima para os devotos e que já está disponível para visita. Nos próximos dias, Alvito da Beira realizará a festa anual em louvor de São Lourenço, entre os dias 11 e 14 de agosto.

Sónia Martins

Silves | CONCURSO DESAFIOS D’ESCRITA JÁ TEM VENCEDOR

 O Município de Silves continua a promover o gosto pela leitura e pela escrita com Concurso Desafios d’ Escrita.
A escolha da redação a ocupar o primeiro lugar, cuja temática eram “Sonhos” recaiu sobre o texto de Maria Fernanda Vicente. Em segundo lugar ficou o texto de Maria João Lopes, ambas do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra. Quanto ao terceiro lugar, foi atribuído a Anatilde Loução, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes.
Parabéns a todos os participantes!