sábado, 18 de julho de 2020

Aumenta o número de cursos com desemprego zero

Foto: Estela Silva/Lusa
Se o mais importante no momento de escolher o curso é garantir um emprego, saiba que há dezenas em Portugal sem registo de desempregados. A escolha é grande e passa pelas áreas da saúde, educação e engenharias.
Em Portugal, há 68 cursos e mestrados integrados sem registo de desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), mais cinco formações do que no ano anterior.
Os dados, disponíveis no portal Infocursos, revelam a percentagem de recém-diplomados registados como desempregados, mas não especificam se encontraram trabalho na área em que se formaram.
A taxa de desemprego, apresentada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), teve em consideração os diplomados entre os anos letivos de 2015/16 e 2018/19, apresentado uma média e não apenas os valores de um ano letivo.

Quais são os cursos com menos desempregados?

Entre os 68 cursos com desemprego zero, mais de metade são lecionados em universidades e politécnicos públicos.
Um total de 29 são lecionados em instituições de ensino privado, onde se destaca a Universidade Católica Portuguesa, com oito cursos, entre eles Teologia, Psicologia, Conservação e Restauro e Estudos Portugueses e Espanhóis, com todos os 562 recém-diplomados a trabalhar.
Quanto ao ensino público, a Universidade de Lisboa destaca-se com nove cursos na lista, entre eles Medicina, Arquitetura e cinco cursos de Engenharia do Instituto Superior Técnico. Os 2.575 alunos que se formaram estão todos a trabalhar.
Os Institutos Politécnicos também marcam presença nesta tabela sem desempregados, com outros nove cursos onde todos os diplomados estão a trabalhar. Destaque para o de Setúbal e do Porto com dois cursos cada, que têm pleno emprego.
Quanto a áreas de formação, há para todos os gostos, desde a já falada Medicina, Enfermagem, Educação Básica, Matemática, Biologia e várias engenharias: Engenharia Informática, Engenheira Física Tecnológica e Engenharia Naval e Oceânica, só para darmos alguns exemplos.

Quais os cursos com mais desempregados?

Do outro lado da tabela, há 62 cursos com uma taxa de desemprego igual ou superior a 10%, entre eles, há cinco que têm mesmo uma taxa superior a 15%.
Trata-se do curso de Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa, e os outros quatro são lecionados por Institutos Politécnicos, sendo que três são lecionados no da Guarda.
Quanto a áreas de formação, Serviço Social é uma das licenciaturas que mais se repete com taxas de desemprego elevadas, independentemente da instituição onde é lecionado.
Também Turismo, Solicitadoria, Marketing estão entre os cursos com taxa de desemprego mais elevadas.
O problema do desemprego nem sempre está no curso. Por exemplo, Arquitetura da Universidade de Évora regista uma taxa de desemprego de 10,7%. Entre os 42 diplomados só quatro estão a trabalhar, mas o mesmo curso lecionado na Universidade de Lisboa tem desemprego zero entre os 177 alunos.
O mesmo acontece com o curso de Psicologia, que tirado no Instituto Universitário Egas Moniz ou na Universidade Católica Portuguesa - instituições privadas - tem pleno emprego, enquanto o que é lecionado na Universidade do Minho, entre os 295 licenciados, só 43 conseguiram um emprego.
Fátima Casanova / RR
Foto: Filckr

Cinco feridos no despiste de viatura de bombeiros no incêndio de Ourém

Incêndio do Carregal continua com uma frente ativa e envolve 259 operacionais, 76 viaturas e oito meios aéreos.
Cinco bombeiros ficaram feridos este sábado, sem gravidade, no despiste de uma viatura de combate a incêndios, em Alvega, no concelho de Ourém (Santarém), disse fonte da proteção civil.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, a viatura, que pertence aos Bombeiros Voluntários de Ourém, estava pré-posicionada em Fátima e dirigia-se para o incêndio que deflagrou às 15h41 em Carregal, também no concelho de Ourém.
A fonte adiantou que não foi necessário proceder ao transporte de nenhum ferido por helicóptero, como havia admitido fonte da GNR. O acidente ocorreu às 15h53.
O comandante de serviço no CDOS de Santarém afirmou que o incêndio do Carregal continua com uma frente ativa, estando o combate, que envolve 259 operacionais, 76 viaturas e oito meios aéreos, dividido em três setores.
Embora a evoluir favoravelmente, o incêndio está ainda ativo, disse, adiantando não haver habitações em perigo.
Lusa

Renato Sanches infetado com covid-19

Informação confirmada pelo treinador Christophe Galtier
O internacional português Renato Sanches é um dos três futebolistas do Lille que contraíram covid-19, anunciou hoje o treinador Christophe Galtier, referindo-se ainda a Jonathan Ikoné e Jonathan Bamba.
“Renato, o primeiro a apresentar sintomas, está em Portugal. Ele deve ter dois testes negativos para ter autorização para viajar” para França, disse o técnico, sobre o campeão da Europa em 2016.
Segundo Christophe Galtier, os três futebolistas terão sido infetados com o novo coronavírus na semana de descanso dada ao grupo, entre 6 e 13 de Julho.
Bancada.pt

Encontrado corpo carbonizado no interior de viatura durante combate a incêndio em Leiria

Uma pessoa foi hoje encontrada morta, em Barreira, no concelho e distrito de Leiria, dentro de uma viatura que se incendiou e que foi encontrada por operacionais que combateram um incêndio naquela zona, disse fonte da proteção civil.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, a viatura, com o corpo carbonizado no seu interior, foi encontrada pelos operacionais que combatiam um incêndio que deflagrou cerca das 16:03 em Barreira.
A fonte afirmou desconhecer se a viatura se incendiou originando o fogo ou se foi apanhada pelo incêndio, estando a ocorrência a ser investigada pela Polícia Judiciária.
O incêndio foi dado como extinto às 17:43, disse.
Lusa

Presidente do PSD usa regresso de Cristina Ferreira à TVI para reiterar críticas a apoios aos media

O presidente do PSD utilizou hoje o regresso de Cristina Ferreira à TVI para reiterar as críticas à forma como o Estado apoiou os media, ironizando que "realmente as despesas são muitas e a crise é grande".
"Percebe-se agora o apoio de 15 milhões de euros do Governo a este setor; realmente as despesas são muitas e a crise é grande. Aguardemos agora notícias sobre o apoio público socialista à dispendiosa contratação do novo treinador do Benfica", escreveu Rui Rio, numa publicação na rede social Twitter, com um 'link' para uma notícia do jornal Expresso em que se refere que a SIC exige pelo menos quatro milhões de euros à apresentadora pela saída.
O líder do PSD tem criticado frequentemente os apoios anunciados pelo Governo à comunicação social, que passam pela compra antecipada de publicidade paga para compensar a perda de receitas publicitárias devido à pandemia de covid-19.
No início de maio, em entrevista à CMTV, Rui Rio equiparou o setor da comunicação social, para efeitos de apoios no âmbito da pandemia, a fabricas de móveis ou de sapatos.
"As empresas de comunicação social são empresas iguais às que fabricam móveis, sapatos, têxteis. Se têm uma dificuldade, devem ter todos os apoios que existem para todas as empresas", afirmou, dizendo discordar de uma subsidiação especial.
Nessa entrevista, Rio admitiu, contudo, que pode ser "mais simpático dar dinheiro à comunicação social", uma vez que o Governo precisa deste setor para "passar a sua mensagem".
Mas isso não é um argumento de interesse nacional, é mais partidário", apontou.

Numa outra publicação no Twitter, em meados de maio, o líder do PSD escrevia: "15 milhões de euros de impostos para ajudar a pagar os programas da manhã e o Big Brother que voltou em força. Tanto me têm atacado por eu não compreender esta urgência democrática".
E quando o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, apontou que Rui Rio também foi convidado de alguns programas da manhã, respondeu com novo 'tweet' irónico: "Olha! Este acha que os sítios onde eu vou merecem um subsídio público".
A apresentadora Cristina Ferreira regressa à TVI em setembro como diretora de entretenimento e ficção e manifestou interesse junto da Prisa em comprar uma participação no capital social da dona da estação, divulgou na sexta-feira a Media Capital.
A apresentadora, de 42 anos, vai iniciar "funções no próximo dia 01 de setembro".
Entretanto, a SIC referiu que Cristina Ferreira "decidiu cessar unilateralmente a sua ligação à SIC, colocando termo ao contrato que a vinculava até 30 de novembro de 2022".
Com a cessação unilateral do contrato com a SIC, Cristina Ferreira poderá ter de ressarcir o canal em, pelo menos, quatro milhões de euros, de acordo com fonte ligada ao processo. Daquele montante, dois milhões de euros correspondem ao salário.
A Lusa contactou fonte oficial da SIC sobre o tema, que remeteu qualquer comentário para o comunicado, onde informava que "reserva todos os seus direitos em face desta situação".
Lusa

“Caldas, Cidade Criativa da Unesco” Câmara lança programa de aquisições para ceramistas locais

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai lançar um programa de aquisições para os ceramistas locais, no valor global de 25 mil euros, no âmbito das atividades do “Caldas da Rainha Cidade Cerâmica” integrada na rede de Cidades Criativas da UNESCO do Artesanato e Artes Populares.
2020 marca o primeiro ano de iniciativas do projeto mas devido à pandemia COVID-19, as “prioridades de investimento” foram revistas. No imediato, o importante é apoiar a comunidade de artistas ligados à cerâmica, fortemente atingida por esta crise.
“O risco é da paragem se traduzir numa devastação”, é a preocupação manifestada pela comissão executiva do Programa que entende que “a Cidade Criativa não deve passar ao lado desta emergência”.
O programa das atividades inicialmente pensado passa agora por tomar medidas que garantam a sobrevivência do artesanato cerâmico e da produção autoral instalada no concelho. Nesta linha, também está prevista a atribuição de bolsas de estudo.
“Programa de Aquisições: Cerâmica de Autor”
A Câmara Municipal, gestora deste projecto, decidiu criar este programa de compras aos ceramistas do concelho de forma a atingir dois objectivos:
 1 – constituir uma colecção de cerâmica representativa dos autores que fazem hoje a cerâmica das Caldas da Rainha;
2 – apoiar os ceramistas num período de enorme dificuldade económica e social no contexto da pandemia da covid-19.
O “Programa de Aquisições: Cerâmica de Autor” materializa-se na aquisição de peças de cerâmica que caracterizem a produção dos proponentes e cuja candidatura seja aceite pelo júri de selecção.
As propostas de aquisição não deverão ultrapassar o valor global de 1.000€ por autor, não existindo restrições quanto ao número total de peças.
Excecionalmente, poderá o Júri entender que uma peça ou um conjunto de peças de um mesmo autor, pela sua importância ou representatividade, poderá ultrapassar esse montante, devendo, nesse caso, pedir autorização à Câmara Municipal.
 De forma sucinta as regras de candidatura são as seguintes:
 #1 São elegíveis como candidatos ao Programa de Aquisições: Cerâmica de Autor, os ceramistas que desenvolvam trabalho criativo nesta área e que tenham comprovadamente um trabalho continuado no concelho das Caldas da Rainha há pelo menos 3 anos até ao presente.
#2 Os candidatos devem preencher um formulário - que poderá ser solicitado ao Centro de Artes das Caldas da Rainha e submetê-lo até ao próximo dia 31 de Agosto de 2020.
#3 No formulário de candidatura deve ser anexada a documentação solicitada, designadamente: imagens das peças, respectiva ficha técnica e preço de aquisição (IVA incluído), bem como NIF e morada fiscal e declarações de não dívida à Autoridade Tributária e à Segurança Social.
#4 O autor deve propor para aquisição obras da sua autoria que melhor caracterizem o seu trabalho, atribuindo-lhe um preço consentâneo com os valores praticados no mercado. Poderá ainda propor para aquisição peças em projeto, devendo, nesse caso, submeter à apreciação do Júri, desenhos ou maquetas que ilustrem a proposta. O Júri reserva-se o direito de aceitar ou não as propostas dos autores, podendo contrapropor outras opções se tal se verificar possível. Poderá ser solicitado uma visita ao atelier do artista (ou outro local) para apreciação das obras in loco.
#6 O Júri de selecção será constituído pelo Diretor do Museu José Malhoa, Carlos Coutinho, o docente na ESAD, Professor Fernando Carradas, e o chefe da unidade de Cultura do Município, José Antunes.
#8 Depois de terminado o processo, em data e local a comunicar posteriormente, a Câmara Municipal irá organizar uma exposição, em que serão apresentadas publicamente as obras adquiridas no âmbito deste Programa.
  »»»»»»»
Para além destas aquisições, será dada continuidade a projetos anteriores, bem como lançadas atividades preparatórias das ações previstas para 2021, e realizados projetos especificamente concebidos para este ano, e articulados de forma a integrar o programa da Rede Portuguesa de Cidades Criativas.
Assim, esta adaptação ao cenário expectável para o desenrolar de 2020, foi feita de acordo a partir de três considerações principais:
1. Apoiar a comunidade cerâmica
2.Apostar na criação de conteúdos digitais
O programa previsto vai exigir um investimento reforçado no campo da transmissão mediática, uma vez que algumas formas clássicas presenciais vão ser, previsivelmente, muito limitadas nos próximos tempos. Vai ser necessário por isso dar uma atenção nova às plataformas de criação e comunicação digitais.
3. Preparar o futuro, alicerçado no conhecimento na inovação e na sustentabilidade.
A investigação, que tem uma presença significativa no programa, também deverá ser reforçada, tendo em conta que a produção de conteúdos vai ser o sinal diferenciador perante uma tendência para a anemia da criação em geral.

Concorrência acusa MEO, NOS, NOWO e Vodafone de cartel em publicidade no Google

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou hoje a MEO, NOS, NOWO e Vodafone de terem celebrado um cartel para limitar a concorrência em publicidade no motor de busca Google, prejudicando os consumidores.
"A AdC acusou os operadores de telecomunicações MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia (MEO), NOS Comunicações, S.A., NOWO - Communications, S.A. (NOWO) e Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, S.A. (Vodafone) de terem celebrado um cartel para limitar a concorrência em publicidade no motor de busca Google, em prejuízo dos consumidores", lê-se em comunicado.
Em consequência do acordado, segundo a AdC, quando os utilizadores fazem pesquisas no Google sobre serviços de telecomunicações contendo o nome de um dos operadores, nos resultados de maior visibilidade nesse motor de busca, não encontram as propostas para o mesmo serviço dos restantes operadores concorrentes, o que dificulta a comparação das ofertas.
A investigação da AdC revela que o cartel terá tido início em 2010, "não havendo prova de que tenha cessado".
O processo foi aberto pela AdC em janeiro de 2019 e teve origem numa denúncia efetuada no âmbito do Programa de Clemência.
"Na prática, o cartel processa-se pela abstenção de comunicação de três operadores concorrentes com os consumidores através dos resultados de maior visibilidade e destaque no Google, privando o consumidor do acesso fácil a propostas alternativas", refere a Concorrência em comunicado.
A ADC sinaliza que, em condições normais de concorrência, "qualquer operador pretenderia que a sua proposta surgisse sempre que um consumidor fizesse uma pesquisa sobre serviços de telecomunicações.
"Num mercado onde essa comparação já é complexa para qualquer consumidor, dadas as especificidades envolvidas nos pacotes de telecomunicações (número de canais, tráfego de internet, telecomunicações fixas, entre outros), o cartel firmado entre os operadores MEO, NOS, NOWO e Vodafone torna ainda mais difícil a pesquisa e consequente mobilidade dos consumidores", considera.
Assim, refere, "este cartel é passível de reduzir o incentivo e a capacidade de concorrer pela apresentação de propostas com os melhores preços e condições, limitando, assim, a concorrência e prejudicando os consumidores".
Este é o segundo processo aberto por cartel nas telecomunicações, "um mercado em situação de pouca dinâmica concorrencial há vários anos", como referiu recentemente a presidente do Conselho de Administração da AdC, na Assembleia da República.
Em dezembro de 2019, a AdC já tinha acusado a MEO e a NOWO de terem constituído um cartel de repartição de mercado e fixação dos preços dos serviços de comunicações móveis, vendidos isoladamente ou em conjunto com serviços de comunicações fixas.
Nestes dois processos, resultou prova apreendida nas diligências de busca e apreensão que a AdC desenvolveu em novembro e dezembro de 2018, em diversas instalações de empresas de telecomunicações visadas.
A Nota de Ilicitude (acusação) divulgada hoje põe fim à fase de inquérito, dando início à fase de instrução do processo, na qual é dada oportunidade às empresas visadas de exercerem o seu direito de audição e defesa em relação ao ilícito que lhes é imputado e à sanção ou sanções em que poderão incorrer.
A AdC salienta no comunicado que a adoção de uma Nota de Ilicitude não determina o resultado final da investigação.
A AdC emitiu recentemente recomendações para o setor das telecomunicações, com o objetivo de garantir mais e melhor informação para o consumidor, maior facilidade de mudança e menos retenção contratual, que se reflitam em maior concorrência.
"As barreiras à mobilidade dos consumidores tornam difícil a mudança de operador e resultam na redução da concorrência, na ausência de alternativa para os consumidores e no aumento do poder de mercado dos operadores", refere.
Com efeito, acrescenta, "se o processo de digitalização já estava em ritmo acelerado e é transversal a todos os setores, a pandemia, com o teletrabalho, o ensino à distância, o comércio online, fez com que os serviços de comunicações sejam ainda mais essenciais a todos".
"O combate aos cartéis, nomeadamente em setores com peso significativo na economia como o setor das comunicações eletrónicas, continua a merecer a prioridade máxima da atuação da AdC, atendendo aos prejuízos que invariavelmente causam aos consumidores e às empresas, forçando-os a pagar preços mais elevados e reduzindo a qualidade e diversidade dos bens e serviços à sua disposição", refere.
A violação das regras de concorrência não só reduz o bem-estar dos consumidores, como prejudica a competitividade das empresas, penalizando a economia como um todo, acrescenta.
A Nota de Ilicitude (comunicação de acusações) foi adotada no dia 16 de julho, precisa a AdC.
Lusa

Duas empresas portuguesas juntam-se e criam um sabonete especial para canoístas

Duas empresas portuguesas, a Nelo e a Ach Brito, juntaram conhecimentos para criar um sabonete próprio para desengordurar as mãos dos canoístas, para transporte nas embarcações, sem que haja desperdícios.
"'Mais do que nunca um fiel amigo', acho que foi isto que o João Ribeiro escreveu no Instagram dele e mostrava o sabonete no barco", contou o mentor da ideia, André Santos, referindo-se à publicação na rede social do canoísta da seleção nacional, 20 vezes campeão nacional.
André Santos relatava à Lusa qual foi a primeira reação, de que teve conhecimento, do novo produto que a Nelo colocou no mercado, juntamente com a Ach Brito, há sensivelmente uma semana.
"Tem tido uma adesão engraçada e é o conjugar de duas marcas portuguesas de Vila do Conde e acho que vamos conseguir ter aqui um produto que é também uma imagem de Portugal", considerou o responsável.
A primeira encomenda foi de 500 sabonetes, que estão a ser comercializados, somente, pelos canais oficiais da empresa e, como "a procura está a surpreender", uma vez que "achava que as pessoas não estariam dispostas a pagar por este produto", já admite que "está pensada uma próxima encomenda de 1.500".
"O sabonete tem a principal função de desengordurar as mãos do atleta para uma maior tração à pagaia e tem uma forma de se encaixar no próprio barco que é a grande vantagem e também daí a importância da dimensão", explicou.
Nesse sentido, "a Ach Brito fez um sabonete à dimensão idealizada" pela Nelo, ou seja, "tem de ser grande o suficiente para esfregar as duas mãos ao mesmo tempo, mas tem de ser pequeno o suficiente para ir dentro do barco sem incomodar o atleta".
"A necessidade premente de os atletas terem as mãos completamente desengorduradas quando iniciam um treino ou uma prova, seja em competição ou não, tem-nos feito pensar ao longo dos anos em arranjar uma solução", contou à Lusa o diretor executivo da empresa de produtos de canoagem.
André Santos admitiu que, "desde que a moda dos sabonetes nas plataformas das provas pegou, há 10, 12 anos", a Nelo se começou a questionar do que poderia fazer para "ajudar os atletas, mas acabar com aqueles sabonetes que todos usavam e que acabavam por ficar espalhados nas plataformas".
Tendo em conta que a empresa se dedica a produtos ligados à canoagem e não tanto à higiene pessoal, "a oportunidade surgiu antes do Natal passado, numa conversa informal com a Ach Brito, curiosamente, uma empresa geograficamente próxima da Nelo", uma vez que ambas têm sede em Vila do Conde, no distrito do Porto.
"A Ach Brito, que é uma referência nacional no sabonete e no produto nacional e original, e a ideia foi eles desenvolverem um sabonete que fosse ao encontro dessa necessidade de desengordurar completamente as mãos num tamanho específico", explicou André Santos.
Do lado da Nelo, ficou a responsabilidade de "desenvolver uma solução que permitisse o transporte e o acomodar dentro da embarcação para que o atleta o tivesse sempre com ele e o pudesse utilizar e voltar a colocar no barco e no dia a seguir voltar a usar sem o perder e sem grandes desperdícios, uma vez que está em contacto constante com a água".
Uma parceria "muito bem acolhida" pela Ach Brito, admitiu o ponto de ligação no projeto, uma vez que é uma empresa portuguesa "a trabalhar preferencialmente com fornecedores portugueses e parceiros portugueses e foi nesse sentido que o desafio cresceu entre estas duas empresas de renome, até internacional".
"São duas entidades profissionais e boas naquilo que fazem que podem estar agrupadas e levarem um bocadinho mais além a portugalidade e foi um nesse sentido que tentámos concretizar este projeto", contou Catarina Carvalho.
Uma produção que "não foi difícil, porque a Ach Brito já tem esse sabonete mais técnico", mas que obrigou à "adaptação de material antigo da empresa, com a reativação de equipamento que já estava parado, para o adaptar às exigências da Nelo".
"Um processo um pouco complexo, porque foi muito manual. É uma cunhagem feita um a um, é uma máquina já bastante antiga que temos, mas era algo que seria possível realizar, por termos instrumentos para isso. É um bocadinho um sabonete personalizado, quase como se fosse um produto exclusivo", descreveu Catarina Carvalho.
Ainda só com venda através da Nelo, o sabonete pode ser alvo de "uma produção contínua", atendendo que "a ideia inicial era ter o sabonete pronto antes dos Jogos Olímpicos Tóquio2020", que foram adiados para 2021, devido à pandemia de covid-19.
"Aliás, até parece que foi pensado por causa da pandemia, mas não, isso acaba por ser uma espécie de bónus, porque o sabonete dá outra segurança ao atleta que, frequentemente, leva as mãos à cara, seja aos óculos ou a limpar o suor e, nesta altura de pandemia, com este sabonete, também tem a garantia de que as mãos estão bem desinfetadas", rematou André Santos.
Lusa

Incêndio na Catedral de Nantes está circunscrito

Incêndio na Catedral de Nantes já está circunscrito. Autoridades ...
O incêndio na Catedral de Nantes, em França, está circunscrito, tendo destruído o órgão da igreja, segundo as autoridades locais que sublinham que os estragos não são comparáveis ao fogo da Notre-Dame, em Paris, em 2019.
Segundo informações avançadas à agência de notícias France Presse, o incêndio que deflagrou esta madrugada na catedral gótica de Nantes já está circunscrito, tendo atingido o órgão principal da igreja.
"Os estragos estão concentrados no órgão que está completamente destruído. A plataforma sobre a qual se situa está muito instável e ameaça ruir", afirmou o responsável dos bombeiros, Laurent Ferlay, numa conferência de imprensa que se realizou junto à igreja.
Os bombeiros foram alertados para o incêndio às 07:44 (às 06:44 em Lisboa) e por volta das 10:00 (09:00 em Lisboa) estavam no local 60 elementos a combater as chamas.
A catedral já tinha sido alvo de um incêndio em 1972, cujos trabalhos de recuperação terminaram em 1985, segundo informações da France Presse.
Lusa
Imagem_ TVI24

Estudo analisa as tendências da biodiversidade na Europa


Numa altura em que tanto se debate as grandes tendências globais no nosso planeta, tais como alterações climáticas, efeito de estufa, aumento médio da temperatura do ar e do mar, subida do nível do mar, aumento de eventos climáticos extremos como grandes secas, cheias ou ondas de calor, a grande pergunta que se coloca é: como se comportam os diferentes ecossistemas do nosso planeta?

Uma equipa internacional de cientistas, onde se incluem os portugueses Miguel Pardal e Filipe Martinho, da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu um estudo para tentar responder a esta e outras questões e concluiu que mudanças locais na diversidade, por vezes, não acompanham as tendências globais.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, juntou 60 investigadores europeus de cerca de 50 instituições. Em conjunto, analisaram mais de 150 séries temporais de biodiversidade (de 15 a 91 anos), abrangendo 6.200 espécies marinhas, terrestres e de água doce de 21 países da Europa, em diferentes biorregiões (de norte a sul), englobando diferentes grupos de organismos (insetos, peixes, aves, mamíferos, invertebrados marinhos, plâncton, etc.). Esta investigação terá um impacto no desenvolvimento de conceitos eficazes de conservação.

Os resultados revelam que as tendências locais de abundância, riqueza específica e diversidade diferem entre biogeorregiões, tipo de ecossistema, grupos taxonómicos (aves, mamíferos, peixes, insetos, invertebrados marinhos, plâncton), demonstrando que as «mudanças na biodiversidade à escala local são frequentemente fenómenos complexos e que não podem ser facilmente generalizados. No entanto, tal como previsto, ocorre um aumento na riqueza específica e abundância com o aumento da temperatura e com a diminuição de impacto humano em cada ecossistema, bem como um padrão espacial claro de mudanças na composição da comunidade (ou seja, rotatividade taxonómica temporal) na maioria das biogeorregiões», indicam Miguel Pardal e Filipe Martinho.

A tendência global no planeta e na Europa parece clara: durante anos, a diversidade de espécies entre quase todos os grupos de animais e plantas diminuiu a um ritmo alarmante. «No entanto, ao nível regional, o quadro é mais complexo - aqui, fatores locais, como a perda de espécies raras e o estabelecimento de novas espécies, desempenham um papel significativo nos resultados gerais. As funções do ecossistema, nomeadamente no que diz respeito a bens e serviços fornecidos, logo os benefícios associados aos seres humanos, estão sempre relacionadas com a respetiva abundância, número e diversidade de espécies em cada local, sendo muito difícil fazer uma generalização mais global», explicam os investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Ou seja, acrescentam, «é essencial conhecer as diferentes tendências da biodiversidade em cada ecossistema e em cada local, para poder implementar medidas de proteção sustentáveis».

A análise dos investigadores revela ainda que «em grandes áreas da Europa central e do sul, nem a diversidade de espécies nem o número de espécies e indivíduos sofreram alterações, enquanto no norte da Europa foi registado um aumento na diversidade e no número de espécies. Este último pode ser parcialmente atribuído ao aumento das temperaturas no curso das mudanças climáticas globais».

Além disso, sublinham Miguel Pardal e Filipe Martinho, «em muitas partes da Europa, a fauna e a flora tradicionais estão a ser substituídas por novas espécies que geralmente são adaptadas às condições mais quentes». Em relação a essa observação, os autores do estudo alertam que «a maioria das séries temporais começou antes da década de 1980, quando uma perda significativa de espécies já se tornara aparente. Por outro lado, as tendências podem diferir significativamente, dependendo do bioma e do grupo de organismos analisado (grupo taxonómico). Embora pudéssemos observar um aumento da biodiversidade nas áreas marinhas durante o período do estudo, esse não foi o caso nos rios. Em média, a diversidade de algas nas zonas costeiras diminui, enquanto as aves e os invertebrados aquáticos mostraram uma surpreendente tendência de aumento. Isso ilustra que as tendências nem sempre são as mesmas em espécies ou ecossistemas inteiros».

Perante os resultados deste estudo, a equipa recomenda «uma expansão das séries temporais da biodiversidade e a padronização dos métodos de medição europeus nos diferentes habitats. Esta é a única maneira de desenvolvermos medidas de conservação significativas para cada região no que respeita à fauna e flora», concluem.

O artigo científico, intitulado “Meta-analysis of multidecadal biodiversity trends in Europe”, pode ser consultado em: https://doi.org/10.1038/s41467-020-17171-y.


Cristina Pinto

Hong Kong no pelourinho comunista

Para honcongueses é clara a conotação marxista da manobra de Pequim

  • Luis Dufaur
OPartido Comunista Chinês em Pequim impôs uma “lei de segurança nacional” que pune os partidários da democracia e da liberdade no território de Hong Kong.
Dessa maneira extingue a liberdade de expressão e instala o regime opressivo na cidade, que até agora foi uma capital financeira de economia liberal, segundo a France Press.
Em revide, a Câmara dos Representantes e o Senado americano aprovaram por unanimidade uma lei punindo os responsáveis chineses que apliquem as normas repressivas contra Hong Kong e visando os bancos que as financiam.
O senador democrata Chris Van Hollen, co-autor da lei, sublinhou que os “EUA devem apoiar o povo de Hong Kong”. A lei vai além das represálias anunciadas pela administração Trump após o diktatdo PC chinês.
Pequim repeliu a decisão americana declarando que os assuntos em Hong Kong são internos da China e nenhum outro país pode se imiscuir.
Menos de 24 horas da entrada em vigor da ditatorial lei aprovada por Xi Jinping a polícia da prosseguimento à prisão dos primeiros hongcongueses.

O futuro dos católicos está comprometido, porque segundo a lei cometem crime de obediência a um poder estrangeiro que é Roma)
O senador republicano Pat Toomey afirmou que a “penalização dos bancos que apoiam a erosão da autonomia de Hong Kong colocam seus benefícios por cima dos direitos humanos fundamentais” dos hongcongueses.
O ponto é sensível considerada a importância internacional do setor financeiro da cidade. Mais recentemente falava-se de uma concessão massiva da cidadania americana a um número impreciso de hongcongueses.
Taipei (Taiwan) criou um escritório para ajudar os fugitivos de Hong Kong e o governo australiano “considera dar as boas-vindas aos residentes da antiga colônia britânica”, publicou “El Mundo”.
Enquanto isso, Pequim criou um Escritório de Segurança Nacional em Hong Kong, diretamente dependente do governo central comunista, para reunir informação e perseguir os infratores da lei repressiva.

O primeiro foi um homem que segurava um cartaz pedindo independência. Logo depois foi presa uma moça de 15 anos que agitava uma bandeira independentista. Um outro foi preso porque gritou “Longa vida ao Liverpool” que obtivera o campeonato inglês de futebol, brado interpretado pela polícia como consigna separatista.
O governo de Hong Kong ordenou às escolas que retirem os livros que poderiam violar a famigerada lei de segurança nacional, informou a agência France Press.

Jornalista foi ameaçado de ser enviado à China para lhe arrancarem os órgãos vitais.
A palavra “liberação” foi vetada pela polícia que ameaçou com prisão a quem a usar ou mencionar. O clima de medo se abateu sobre a cidade outrora livre. Multiplicam-se os usuários de redes sociais que cancelam seus perfis temendo que seus chats pro-democracia sejam julgados ilegais.
As penas de prisão pela nova lei serão de 3 a 10 anos, podendo incluir condenação perpetua se a pessoa for “culpada” de secessão, subversão, terrorismo e colusão com um país estrangeiro.
Vários líderes pro-democratas de Hong Kong renunciaram a seus grupos políticos. Joshua Wong, secretário geral do partido Demosisto e líder conhecido dos anteriores protestos declarou: “A partir de agora, Hong Kong entra no reinado do terror, com processos arbitrários, julgamentos secretos, confissões forçadas, repressões da mídia e censura política. Com amplos poderes e leis mal definidos, a cidade se tornará um estado policial secreto. Os manifestantes em Hong Kong podem ser extraditados para os tribunais chineses para serem julgados e condenados à prisão perpétua”.
Polícia ameaça em cartaz com a nova lei repressiva
Um dos ex membros de Demosisto, Nathan Law, fugiu da cidade sem revelar seu destino. Muitos honcongueses já pensam deixar a cidade e cresce o número dos países que lhes abrem as portas.
Taiwan é o primeiro e já vinha fazendo-o liberalizando os vistos e inscrições em cursos universitários.
Na Austrália, o primeiro ministro, Scott Morrison, declarou que seu governo “estava considerando propostas para dar as boas-vindas aos residentes da antiga colônia britânica”.
No Reino Unido, o primeiro ministro Boris Johnson reiterou a intenção de abrir as portas da cidadania britânica a três milhões de honcongueses.
Em Londres, o ativista honconguês exilado Simon Cheng, disse à agência Reuters que os pro democratas estavam fugindo para criar um Parlamento no exílio e “manter viva a chama da democracia e enviar a mensagem à Pequim de que a liberdade não pode ser esmagada”.
Cheng fugiu há poucos meses após ser golpeado e torturado pela polícia secreta da China na cidade continental de Shenzhen.
Liu Xiaoming embaixador marxista no Reino Unido respondeu ameaçando: a Grã Bretanha terá de suportar as consequências se considerar a China um país hostil se não permite à Huawei se envolver nas redes de telecomunicações britânicas, informou a MSN.

Honcongueses pedem liberdade, apanham e são presos
Por sua vez, o Canadá suspendeu seu tratado de extradição com Hong Kong e as exportações de material sensível, noticiou a France Press. O primeiro ministro Justin Trudeau acentuou a importância que o Canadá concedia ao princípio, até agora em vigor, de “um país, dois sistemas” não só para os 7,5 milhões de honcongueses, mas para “os 300.000 canadenses que vivem” no território.
Trudeau acenou com futuras novas medidas e o ministro de Relações Exteriores François-Philippe Champagne afirmou que “o Canadá ficou constrangido a reavaliar as relações existentes”.
A reprovada lei chinesa, acrescentou, “foi promulgada num processo secreto, sem participação do Legislativo, do Judiciário ou mesmo da população de Hong Kong, violando compromissos internacionais” acrescentou Champagne.
As relações entre o Canadá e a China estão em crise pela eventual extradição aos EUA de uma alta dirigente da empresa gigante chinesa Huawei acusada de servir ao Partido Comunista a favor do Irã e fraudes bancárias.
Trudeau recusou os apelos por uma troca da dirigente de Huawei, Meng Wanzhou, por dois canadenses presos na China acusados em represália de espionagem.

ABIM

CARREGAL DO SAL | Museu Municipal e Posto de Turismo recebem selo “Clean & Safe – Património Cultural”


O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e o Posto de Turismo de Carregal do Sal receberam, no dia 13 de julho, o selo "Clean & Safe - Património Cultural".

A partir de então integram a lista de museus, palácios e monumentos de todo o país que se associaram à campanha do Turismo de Portugal.
A campanha foi criada para reconhecer as empresas e organismos do setor do Turismo e da Cultura que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde, evitando a propagação e contaminação dos espaços com o Covid-19 e incentivar a retoma do setor turístico.

A Feira do Livro de Braga para o Mundo


Braga, 17 de julho de 2020 – Após o lançamento há duas semanas, a edição da Feira do Livro de Braga, que este ano está a ser realizada exclusivamente online, é hoje, de Braga para o mundo.

A 29ª edição Feira do Livro de Braga arrancou no passado dia 3 de julho com uma programação cultural e um espaço de exposição de livreiros, alfarrabistas e editoras online. A edição totalmente virtual foi a solução para manter o calendário do evento e promover a cultura em tempo de pandemia.

O evento funcionará, desta forma, em total permanência e à distância de um clique. Neste simples gesto é possível, em segundos, visitar mais de 20 stands dispostos num Virtual Tour e comprar os seus livros na Dott, uma plataforma de venda online. É também possível assistir a um extenso e vibrante programa cultural com transmissões ao vivo, participar em passatempos e assistir a sugestões de leitura.

A simulação quase perfeita das ruas, que em outras edições foram usadas para a realização física do evento, permitiu à Feira do Livro de Braga passar para o plano digital e, dessa forma, ultrapassar fronteiras. O evento, que já ultrapassou a marca dos 10 mil utilizadores únicos em apenas duas semanas, com visitas assíduas que contabilizam 22 mil acessos, tem registado visitas de vários pontos do mundo. Dos países Europeus (cerca de 60%), aos países Norte Americanos, passando pelo Brasil e pela Argentina, seguindo até ao lado mais oriental do planeta, como Hong Kong, Arábia Saudita e Macau, este evento é, marcadamente, hoje, de Braga para o mundo.

Por cá, a Feira do Livro de Braga é também visitada, maioritariamente, por bracarenses (40% das visitas), seguido de milhares de visitas oriundas do Porto (24%), Lisboa (19%), Aveiro, Coimbra, entre outros distritos do país, inclusive com visitas vindas da ilha da Madeira e do arquipélago dos Açores, que equivalem a 17% das visitas. Este número reparte-se pelas visitas à Página do Facebook do evento, ao Virtual Tour e à plataforma Dott da Feira do Livro de Braga. Na análise das visitas, destaca-se maioritariamente a visita do público feminino (70%), contra 30% de visitas do público masculino. A média de idades ronda dos 25 aos 44 anos. 

Nesta edição digital, e para o mundo, é possível visitar entre livrarias, editoras e alfarrabistas, 20 expositores presentes na feira através de um Virtual Tour, e adquirir diversos os produtos a partir da plataforma de vendas online, Dott, que conta com constantes atualizações do seu stock, tendo neste momento quase 6 mil livros à venda.

A feira virtual está disponível até ao dia 3 de setembro de 2020, com programação cultural via Facebook, visita virtual pelo um tour criado especificamente para o evento e a venda online na plataforma Dott, aqui: https://dott.pt/pt/campaign/feira-do-livro-de-braga

Sandra Oliveira

México | Fin Al Invicto De Team Aze En La División De Honor Telcel Y Comparte Liderato Con Estral Esports


por Yesica Flores
  • Team Aze y Estral Esports empatados en el primer puesto de la División de Honor Telcel, que organiza LVP México (Grupo MEDIAPRO)
  • Chivas esports, Estorm, Zwan Gaming e Infinity Academy, tendrán que luchar por librarse de la promo /relegación
  • No te pierdas las últimas jornadas de la fase regular el próximo miércoles y jueves a las 7:00 p.m. por el canal oficial de LVP México en Twitch.
En una batalla sin piedad el uno por el otro, Estral Esports logró su cometido y derrotó al que por 10 jornadas parecía imbatible: Team Aze; es como de esta manera Estral acecha más que nunca el liderato, pues hay un empate en el primer sitio entre ambos equipos al término de la sexta semana de la División de Honor Telcel, que organiza Liga de Videojuegos Profesional México (Grupo MEDIAPRO).
Gracias a dos victorias contundentes por parte de Cream Real Betis y un valioso triunfo de Arctic Gaming México por sobre Zwan Gaming, donde sus dos nuevas incorporaciones dieron grandes resultados, ambas escuadras han asegurado su pase a las semifinales y terminando así, con las posibilidades de calificar del cisne. Si bien están listos los cuatro invitados a playoffs, aún falta conocer los enfrentamientos en semifinales de acuerdo con la posición en la tabla que se definirá hasta la última partida de la fase regular.
Imagen que contiene tiempo, teléfono, medidor, monitor

Descripción generada automáticamente
En la parte baja del ranking de clasificación se mantiene una intensa lucha por no descender. Después de varias jornadas negativas Estorm y Chivas esports han ingresado a la senda del triunfo, en un momento clave de la temporada. Ambos obtuvieron un valioso punto sobre Infinity Academy que además de representar la renovación de confianza para los equipos, hace que el tema del descenso se resuelva hasta la última fecha.
Los jugadores que destacaron esta semana
Desde que comenzó la temporada, dos refuerzos importantes llegaron a Estral Esports en busca del tricampeonato. Uno de ellos fue Tadeo “Aquasonic” Forestieri, quien sigue dando increíbles resultados cada semana y por ello, no sólo se llevó el MVP de la jornada 11 al ser un jugador clave en la victoria frente Team Aze, además fue nombrado el MVP de la semana.
Por su parte, Diego “ARRRmando” Duarte ha marcado una importante diferencia en Cream Real Betis desde su entrada al equipo pasada la mitad de temporada y la Jornada 12 no fue la excepción. Lideró a Cream hacia una victoria crucial que les dio el avance a la siguiente fase. 
¿Qué se espera para las próximas jornadas?
En el juego de la semana, Arctic Gaming México y Team Aze se verán las caras en un duelo que bien podría determinar los enfrentamientos de semifinales, siendo este un posible adelanto de los playoffs o Gilberto “Zerkxs” Verdugo, enfrente a su ex equipo Estral Esports en dicha etapa.
Marcelo “Royaum” Alanis y Diego “Arce” Chang, las incorporaciones de Infinity Academy deberán demostrar que pueden mantener a los universitarios lejos de los últimos puestos de la tabla cuando enfrenten a Zwan Gaming, escuadra que desea volar por encima de los puestos del descenso.
Dichos equipos junto Estorm y Chivas esports se encuentran en peligro de disputar promoción/relegación y, por si fuera poco, enfrentarán a los cuatro primeros de la liga en la última jornada, donde deberán dejar todo en la Grieta del Invocador para sacar un punto que ayudado por una combinación de resultados, los salve del descenso.
¿Cómo quedarán definidas las semifinales de la División de Honor Telcel, veremos el enfrentamiento de Estral Esports vs Team Aze en un desempate por el primer lugar? ¿Quiénes serán los equipos que disputarán promoción/relegación para mantener su cupo en la liga mexicana, alguno de tabla baja logrará la odisea de derrotar a los líderes para salvarse? Descúbrelo el próximo miércoles 22 y jueves 23 de julio en punto de las 7:00 p.m. por twitch.tv/lvpmex.