segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Águeda | Instalação artística “Clic.lab – um planeta em suspenso!” promoveu consciência ambiental

 Instalação sonora interativa esteve disponível no antigo Instituto da Vinha e do Vinho e deu nova expressão à Materialteca

O antigo Instituto da vinha e do Vinho (IVV) recebeu o “Clic.lab – um planeta em suspenso!” a mais recente instalação sonora interativa realizada pelo artista aguedense Bitocas Fernandes. Este projeto artístico resultou de uma candidatura do Município de Águeda, no âmbito do projeto C-Change, um programa internacional que interliga a arte e o ambiente.

Nesta instalação, os visitantes transformaram-se em participantes da arte instalada, com o objetivo de que tomassem consciência da urgência da reutilização de materiais. Tal propósito foi conseguido na forma criativa na instalação de instrumentos sonoros e suspensos que, tal como refere o autor, apontava para o próprio planeta que “está em suspenso, à espera que tomemos a iniciativa de o preservar”.

Durante o mês de julho, foram realizadas 14 sessões de visita (previamente agendadas), num total de 140 participantes, com os quais, entre a diversão e a interação com os materiais suspensos, surgiram novas ideias sobre como ajudar o planeta.

Construída a partir de materiais abandonados “e que foram carinhosamente guardados” e aproveitando outros obsoletos de diversas empresas da região (Revigrés, OLI, EEE, Extrsusal e Qual), que permitiram alargar a diversidade criativa da instalação, esta obra pretendia, assim, chamar a atenção para a reutilização de tudo o que existe. O objetivo era “demonstrar que a novidade, a surpresa, pode acontecer a partir do usado, não sendo necessário gastar novos recursos ou dinheiro para ter meios de exploração sonora e até musical”.

Esta instalação, idealizada e construída por Bitocas Fernandes, contou com os contributos de Rui Oliveira (nas parabólicas) e de Paulo Brites (na iluminação), todos criadores residentes em Águeda.

Esta nova criação foi idealizada e construída de forma a ficar integrada na parte superior da Materialteca, um espaço disponibilizado pela autarquia para coworking e criação coletiva, disponível numa das salas do antigo IVV, onde artistas residentes ou outros com iniciativas pontuais podem partilham materiais, ferramentas e ideias.

Mais informações sobre a Materialteca podem ser obtidas através do e-mail cultura@cm-agueda.pt.

5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta inicia em Águeda a 10 de agosto

 Etapa inicia na Rua Rio Grande, junto ao Mercado Municipal, seguindo pela Avenida 25 de Abril e passando na Rua Luís de Camões.

“A festa da Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso a Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrando que este é o segundo ano consecutivo que a organização da prova rainha do ciclismo nacional dedica um dia ao concelho.

Este ano, a 5.ª etapa, marcada para o próximo dia 10 de agosto, vai iniciar na Rua Rio Grande, junto ao Mercado Municipal de Águeda, passando de seguida pela Avenida 25 de Abril e pela Rua Luís de Camões e entrando na Estrada Nacional 1. Os ciclistas iniciam a corrida do dia em Águeda às 12h50, prevendo-se a chegada a Santo Tirso às 17h24, num percurso de 171,3 quilómetros.

“Este é um setor com grande dinamismo no concelho e uma referência em termos nacionais”, seja no que respeita à indústria de bicicletas ou às condições para a prática desportiva e de lazer, continuou o responsável, salientando que a passagem da prova por Águeda é uma oportunidade para afirmar e promover o Concelho.

Águeda é, defende, um concelho que protagoniza “uma aposta clara e estratégica neste setor”, nomeadamente com a disponibilização da rede de trilhos cicláveis, que permite conhecer o Concelho, apreciar a Natureza e praticar desporto, bem como com o Águeda Bike Park ou com as beÁgueda (bicicletas elétricas de uso partilhado de Águeda).

A organização da prova destaca, na apresentação 82.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que Águeda “coloca Portugal como o maior fabricante europeu de bicicletas. Se existiam critérios que justificassem uma presença regular de Águeda na Volta a Portugal, este é um deles”. A 5.ª etapa é, acrescentam, “talvez a etapa mais urbana da Volta”, em que haverá a oportunidade de visitar “alguns dos concelhos que estão mais conotados com a modalidade e que têm equipas presentes na prova”.

A passagem da “Volta” pelas cidades provoca alguns constrangimentos viários, pelo que a Câmara de Águeda apela à compreensão dos munícipes quanto aos incómodos que esta iniciativa possa causar. Neste sentido, a Câmara solicita a todos os munícipes que cumpram todas as regras de segurança e proteção recomendadas pelas Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento físico.

 

Condicionamentos de trânsito

Como referido, devido à realização da partida da 5.ª etapa da “Volta”, haverá condicionamento ao trânsito e estacionamento automóvel em várias artérias da cidade, nos dias 9 e 10 de agosto, a saber:

Interdição ao Estacionamento automóvel

· Avenida 25 de Abril e Rua Rio Grande - das 06h00 às 15h00 de 10 de agosto (terça-feira);

· Parque de Estacionamento do Mercado - zona Este - das 09h00 de 9 de agosto (segunda-feira) às 17h00 de 10 de agosto (terça-feira);

· Rua Luís de Camões (acessos nascente e poente) – das 20h00 de 9 de agosto (segunda-feira) às 15h00 de 10 de agosto (terça-feira);

- Condicionamento de Trânsito

· Avenida 25 de Abril – das 08h00 às 15h00 de 10 de agosto (terça-feira);

· Rua Rio Grande do Sul – das 06h00 às 15h00 de 10 de agosto (terça-feira).

Imagem: Diário as Beiras

Municípios de Águeda e do Sal estreitam cooperação institucional

 Visita de trabalho incide sobre várias áreas administrativas e ligadas especialmente ao serviço prestado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre

A Câmara Municipal de Águeda está a receber, esta semana, uma comitiva do Município do Sal (Cabo Verde), que vem conhecer o funcionamento dos serviços administrativos da Autarquia para que, depois, possa ser replicado naquela ilha caboverdiana.

Esta visita surge no âmbito da geminação entre os municípios de Águeda e do Sal, em 2018, e tem como objetivo proporcionar a instalação de novos recursos técnicos e de serviços para promover a modernização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa (no Sal), replicando o modelo e software de gestão utilizado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), promovendo, deste modo, o desenvolvimento social e cultural e reforçando os laços entre os dois Municípios.

Neste sentido, com a vinda desta comitiva da Câmara do Sal, composta por Maria João Brito (Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura) e Ireineu Almeida (Diretor da Educação, Cultura e Indústrias Criativas), pretende-se dar a conhecer os recursos humanos e técnicos necessários à viabilidade deste projeto, assim como proceder à definição das várias etapas para que ele seja concretizado.

Para além da troca de experiências e boas práticas relacionadas com o serviço da BMMA, os dois elementos do Executivo do Sal vão ainda conhecer algumas das atividades e modo de funcionamento da Divisão de Cultura e de Desporto, bem como a área de informática da Câmara. Faz parte ainda do programa de reuniões técnicas, uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e ao Centro de Artes de Águeda.

Numa primeira reunião, hoje de manhã, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda (acompanhado por Edson Santos, Vice-Presidente, e João Clemente, Vereador das Obras Particulares) para além das boas-vindas à Vereadora da Cultura e ao Diretor da Educação e Cultura do Sal, lembrou o bom relacionamento que a Autarquia de Águeda mantém com o Sal, esperando que desta semana resultem “bons projetos para colocar em prática”. “É interessante a ligação que temos com o Sal, é bom que possam conhecer o que fazemos para que depois possamos perceber a justa medida do que podemos implementar no âmbito desta parceria”, declarou.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, registou que esta “é uma semana de trabalho” para que fiquem a conhecer o modo de funcionamento da Câmara e dos seus serviços.

“É com muita alegria e prazer que estamos aqui esta semana”, declarou Maria João Brito, Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura do Município do Sal, salientando que esta visita serve “para ver as boas práticas de Águeda e perceber como as podemos implementar”, porque, defendeu, “é nosso objetivo melhorar o que fazemos. Temos algumas fragilidades a nível administrativo que queremos melhorar”.

“Entender os métodos que utilizamos é a melhor forma”, explicou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, disponibilizando os serviços da Autarquia para prestar as informações pertinentes para executar esta cooperação para ajudar o Município do Sal “a dar os passos necessários” em direção à modernização administrativa e desenvolvimento técnico dos seus serviços autárquicos.

 

Na foto: Helena Marques (Biblioteca Municipal Manuel Alegre), João Clemente (Vereador das Obras Particulares da Câmara de Águeda), Edson Santos (Vice-Presidente da Câmara de Águeda), Maria João Brito (Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura do Sal), Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda) e Ireineu Almeida (Diretor da Educação, Cultura e Indústrias Criativas da Câmara do Sal).

Sociedade Columbófila encerra serviços administrativos até ao dia 22 de Agosto

Os serviços administrativos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, localizados na sua sede social, no Pavilhão Marialvas, na rua Luis de Camões, 19 A, encontram-se encerrados até ao próximo dia 22 de agosto, domingo.

Igualmente o núcleo de apoio administrativo e logístico, à Secção de Natação, a funcionar no Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, estará igualmente encerrado no mesmo período de tempo.

Durante este período de encerramento dos referidos serviços, a Direcção Geral da Sociedade Columbófila, informa todos os seus associados e demais interessados, que estará disponível para qualquer contacto ou informação, através do email geral@scc.pt ou do telemóvel, 963784373.

Cantanhede | Nadadores Diana Tinoco e Guilherme Cardoso da Sociedade Columbófila conquistam Prata e Bronze no Open de Portugal


Nos passados dias 30, 31 e 01 agosto teve lugar a mais importante e última competição organizada pela Federação Portuguesa de natação para a presente época de 2020/2021.

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absoluto / Open de Portugal realizaram-se no Complexo Olímpico de Jamor e contaram com a presença de 609 atletas em representação de 110 clubes.

José Rocha, Guilherme Cardoso, Tomás Oliveira, Gustavo Pires, Marisa Nobre e Diana Tinoco, foram os atletas da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que conseguiram ao longo da época Tempo de Admissão ao Campeonato.

Num total de 23 provas nadadas, os maiores destaques da participação da coletividade de Cantanhede vão para o título de vice-campeã nacional obtido no escalão de juvenil por Diana Tinoco nos 200 mariposa e os 3º lugares obtidos no mesmo escalão por Guilherme Cardoso nos 800 e 1500 Livres.

A atividade da seção de natação encerra assim com a participação nesta competição retomando no próximo dia 01 de setembro com o regresso aos treinos e as aulas da escola de formação.

Sondas espaciais com “cunho” português vão passar perto de Vénus em 9 e 10 de agosto

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus em 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA).

A passagem por Vénus é uma manobra necessária para que ambas as sondas possam chegar ao seu destino.

A Solar Orbiter, lançada em fevereiro de 2020, é um veículo espacial de observação do Sol, que envolve uma parceria entre a ESA e a congénere norte-americana NASA.

A BepiColombo, que, em bom rigor, é composta por duas sondas, enviadas para o espaço num módulo em outubro de 2018, visa explorar Mercúrio, numa missão conjunta entre a ESA e a congénere japonesa Jaxa.

Segundo um comunicado da ESA, a passagem das sondas por Vénus "oferece uma oportunidade sem precedentes de estudar o ambiente de Vénus de diferentes localizações ao mesmo tempo e, além disso, em localizações que não são tipicamente visitadas por um orbitador planetário".

A maior aproximação da Solar Orbiter - projetada para produzir as primeiras imagens dos polos do Sol - a Vénus será às 05:42 (hora de Lisboa) de 09 de agosto, a 7.995 quilómetros de altitude, enquanto a aproximação máxima da BepiColombo será às 14:48 de 10 de agosto, a 550 quilómetros.

Não será possível obter imagens de alta resolução de Vénus, apenas fotografias a preto e branco tiradas por duas das três câmaras do módulo da BepiColombo. Espera-se que a primeira imagem esteja disponível em 10 de agosto e a maioria das restantes no dia seguinte.

De acordo com a ESA, pode haver ainda esta semana uma oportunidade para a Solar Orbiter observar o lado noturno de Vénus.

A Agência Espacial Europeia espera, ainda, que os dados recolhidos pela passagem da Solar Orbiter e da BepiColombo por Vénus possam fornecer informações úteis à missão da sonda EnVision, que será lançada em 2030 para estudar a atmosfera do planeta.

No início de outubro deste ano, o módulo BepiColombo que transporta as duas sondas fará a primeira de seis aproximações a Mercúrio, a 200 quilómetros de altitude.

As duas sondas serão colocadas na órbita do planeta no fim de 2025 com o intuito de estudarem, nomeadamente, o seu campo magnético e a sua exosfera (camada mais externa da atmosfera).

A astrofísica Joana S. Oliveira faz parte da equipa científica da missão BepiColombo da ESA e a empresa Efacec construiu um equipamento eletrónico que monitoriza a radiação espacial durante a viagem e a operação de uma das sondas do módulo.

Em 27 de novembro, a Solar Orbiter fará uma aproximação final à Terra, a 460 quilómetros de altitude. Depois disso, passará regularmente por Vénus para aumentar progressivamente a inclinação da sua trajetória para melhor observar as regiões polares solares, essenciais para a compreensão do ciclo da atividade do Sol.

As empresas portuguesas Critical Software, Active Space Technologies e Deimos Engenharia estiveram envolvidas em vários componentes da sonda solar.

Lusa

Imagem: TVI24

Conferência sobre o Turismo Sustentável - Évora recebe “A World for Travel”


O “Évora Fórum – A World For Travel”, conferência sobre turismo sustentável que terá lugar na nossa cidade (Universidade), nos dias 16 e 17 de setembro, foi desenvolvido com o propósito de transformar a indústria do Turismo reunindo todos os stakeholders dos setores públicos e privados em torno deste compromisso. Esta primeira edição do evento, que conta com o apoio da edilidade, terá como foco as componentes chave do setor onde a mudança é obrigatória, identificando as etapas que permitirão consolidar as soluções a serem implementadas e abordará temas intrínsecos à sustentabilidade, tais como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo, mudanças costeiras e marítimas, bem como políticas agrícolas e de neutralidade carbónica.
Especialistas reconhecidos da economia turística, do meio-ambiente, do urbanismo, da cultura e do património, climatólogos e especialistas no desenvolvimento aeronáutico e dos cruzeiros juntam-se, pela primeira vez, para co-criar novas formas de agir e estabelecer compromissos para a indústria do Turismo.

Estarão presentes mais de 140 oradores internacionais, destacando-se, desde já, o explorador profissional Mike Horn (“Courage and Perseverance in Difficult Times” – Coragem e perseverança em tempos difíceis), aventureiro e especialista em sobrevivência, globalmente reconhecido como um dos maiores exploradores da atualidade. Destaque ainda para as presenças confirmadas de: Jean-Baptiste Lemoyne (Secretário de Estado do Turismo em França), Zurab Pololikashvili (Secretário Geral da OMT - Organização Mundial do Turismo) e Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo em Portugal).

O evento é organizado pelo Eventiz Media Group, o maior grupo media francês do setor, em parceria com o Global Travel & Tourism Resilience Council e com o apoio do Turismo de Portugal, da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da World Travel and Tourism Organisation (WTTC) e da Câmara Municipal de Évora.

Este evento terá a participação presencial limitada a 350 pessoas. Uma parte significativa da receita das inscrições reverterá para diversas organizações na área da sustentabilidade. O evento também contará com uma transmissão em direto online, permitindo a sua visualização gratuita junto de milhares de pessoas em todo o mundo.
O programa completo e outras informações podem ser consultadas na página: www.aworldfortravel.org

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA COM VISITAS GUIADAS AO SÁBADO


O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, realiza visitas guiadas aos sábados, às 15h00.
As visitas guiadas destinam-se a um grupo limitado de visitantes, devido às restrições impostas pela pandemia, e são sujeitas a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.
O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. O acervo do Museu é constituído por várias coleções de obras de arte e por estudos, criados pelo escultor. Constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.
O Museu Joaquim Correia pode ser visitado de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).




Ansião | Regressou-se ao passado em Santiago da Guarda


No último fim de semana, fizeram-se viagens de regresso ao passado no Complexo Monumental de Santiago da Guarda.
No sábado, 31 de julho, na Hora do Conto “Conto ou não Conto?”, ouviram-se histórias de outrora pela voz de José Craveiro que, de entre outras, contou “A Rainha e o Ancião”, da autoria da ansianense Margarida Almeida.

No domingo, 1 de agosto, os participantes tiveram o privilégio de fazer uma visita pelo monumento guiada por D. Afonso Henriques, representado pelo ator Pedro Gama. Houve até quem se tivesse vestido a rigor para este encontro…

Tratou-se de uma iniciativa da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, que o Complexo Monumental de Santiago da Guarda integra, e que, de julho a setembro, está a percorrer os monumentos da rede.

Jornadas Teatrais com prata da casa
Na noite do passado sábado, 31 de julho, no Centro Cultural de Ansião, o ansianense Teatro Olimpo apresentou a sua mais recente peça, “Eu Sou Apenas Um Ator de Televisão”.

Da autoria de Pedro Ventura Cabral e com encenação de Casimiro Simões, o enredo gira em torno de André Relvas, um jovem e promissor ator de televisão, que se encontra na iminência de assinar o contrato que o tornará definitivamente famoso e milionário, com a participação numa nova série destinada ao chamado “horário nobre”.

Porém, à beira da celebridade e da fortuna, o jovem ator decide abraçar outro desafio que se vem a revelar muito difícil de superar: subir a um palco de teatro e protagonizar a obra-prima de William Shakespeare, “Hamlet”, projeto que o obrigará a repensar a carreira e a real valia do seu talento, testando os seus limites como ator e como pessoa.

Depois de Constantina, aldeia berço do Teatro Olimpo, ter recebido a estreia, no passado dia 23 de julho, foi agora a peça trazida ao palco por excelência das Jornadas Teatrais.

Esta iniciativa conjunta do Município de Ansião e do Teatro Olimpo trará, no próximo dia 28 de agosto, ao mesmo palco, a Companhia de Teatro de Ovar e a peça “Um Pedido de Casamento”.

IPSS’s do concelho de Cantanhede receberam apoio extraordinário da Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Cantanhede acaba, no âmbito dos apoios extraordinários, destinados a minimizar, potenciar e garantir o melhor cuidado a quem precisa, devido à pandemia por COVID-19, de proceder à transferência de verbas destinadas a apoiar financeiramente as entidades com intervenção nesta área. Nos termos da deliberação camarária aprovada para o efeito, estiveram presentes, no Salão Nobre dos Paços do Município, a 30 de julho, os representantes das 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, tendo recebido os respetivos subsídios no decurso de um encontro com a presidente do Município, Helena Teodósio, que esteve acompanhado pela vereadora com o pelouro da ação social, Célia Simões.

O Município de Cantanhede, face à atual situação pandémica que vivemos desde março de 2020 tem vindo a garantir o auxílio à população mais vulnerável, quer através do apoio às respostas sociais destas instituições, quer através da Equipa de Intervenção em Situações de Exceção da Divisão de Ação Social e Saúde. Contudo a atividade das Instituições Particulares de Solidariedade Social tem sido absolutamente essencial no atendimento e resposta às necessidades dos cidadãos, garantindo respostas sociais imediatas, próximas, eficazes e adequadas no apoio a quem não possuía retaguarda.

Recorde-se que desde o início da pandemia, a autarquia cantanhedense foi facultando, apoios que permitem às IPSS a manutenção do seu funcionamento, nomeadamente através do fornecimento de EPI’s e realização de testes, com o objetivo de suprir as necessidades evidenciadas pelas Instituições na salvaguarda da saúde dos cuidadores e de quem é cuidado, fazendo face aos constrangimentos provocados pela pandemia.

Município de Manteigas disponibiliza acesso gratuito à Internet em espaços públicos

De forma a proporcionar o acesso gratuito à Internet, o Município de Manteigas concluiu recentemente dois projetos com obtenção de financiamento: WI-FI @ Manteigas autorizado pelo Turismo de Portugal e WIFI4EU aprovado pela Comunidade Europeia, através da Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA).

Estas ações têm como objetivo promover o acesso sem fios e gratuito à Internet em espaços e edifícios públicos, melhorando desta maneira o acesso aos conteúdos informativos.

Nesse sentido, enumeram-se os locais e zonas abrangidas, por cada um dos projetos executados:

Wi-fi @ Manteigas
- Rua 1.º de Maio em frente à Câmara Municipal de Manteigas;
- Posto de Turismo de Manteigas, entrada da Vila/Valazedo e imediações do edifício do

Parque Natural da Serra da Estrela;
- Antigo Posto da GNR, Junta de Freguesia de São Pedro e Junta de Freguesia de Santa

Maria;
- CIVGLAZ - Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere e Fonte Santa;

- Junta de Freguesia de Sameiro;
- Junta de Freguesia de Vale de Amoreira.

WIFI4EU
- Pavilhão Municipal;
- Praça Municipal;
- Piscina Municipal da Vila;
- Receção da Câmara Municipal;
- Parque da Várzea;
- Praia Fluvial da Reboleira e parque de estacionamento contíguo à sede do Clube de Voo Vertical.

Por último, importa referir que os locais foram selecionados tendo em conta o fluxo de pessoas nestas áreas, sendo que em projetos futuros outros pontos serão incluídos, de forma a alargar o perímetro de alcance da rede WI-FI.

Proença-a-Nova acolhe 65 jovens em dois campos de férias dedicados ao basquetebol


Durante duas semanas, 65 jovens de vários pontos do país vão estar em Proença-a-Nova para um campo de férias em que, para além da parte do convívio, há também treinos intensivos de basquetebol no Pavilhão Municipal. Fernando Brás e Luís Roseiro, ligados há vários anos a esta modalidade, são os mentores do projeto All Star Camp destinado a jovens com idades entre os 11 e os 18 anos. “Todos os jogadores que aqui estão são federados, conhecem o nosso trabalho e vêm passar uma semana diferente, mas também vêm claramente à procura de tomarem conhecimento do básquete e daquilo que o básquete pode oferecer de melhor. O que nós procuramos é juntar as duas ideias em tempo de férias: trabalhamos forte os conceitos do básquete e procuramos atividades que não têm durante o ano”, refere Luís Roseiro.

Os organizadores deste All Star Camp destacam a qualidade das infraestruturas que encontraram em Proença-a-Nova, no recém-requalificado Pavilhão Municipal – “das melhores a nível nacional daquelas onde já tivemos”, de acordo com Fernando Brás – e o facto de estarem perto de tudo: estão a dormir nas instalações do Seminário do Preciosíssimo Sangue, a fazer as refeições na cantina da Escola e a desenvolver algumas atividades no circuito de manutenção e piscina municipal, para além dos treinos na pavilhão. “É tudo perto, o que é ideal para fazer um campo de básquete e de férias”. Apesar de haver vontade, o grupo tem restringido as atividades fora destes espaços devido à pandemia, tendo-se deslocado à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e na manhã desta sexta-feira, 30 de julho, aos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo vice-presidente da autarquia.

É expetativa dos organizadores do All Star Camp regressar a Proença-a-Nova no futuro, disponibilizando, inclusivamente, algumas vagas para jovens de Proença-a-Nova que tenham interesse no basquetebol, de forma a promover a modalidade e o contacto com estes jovens federados que representam 14 clubes diferentes. “Há aqui muito talento”, refere Fernando Brás. “O nosso objetivo é dar-lhes ferramentas para que eles possam trabalhar inclusive sozinhos para melhorar os seus skills e o seu jogo, é esse o nosso grande objetivo, e a diferença do primeiro dia para o terceiro é brutal”. No segundo campo, que decorre de 1 a 8 de agosto, estavam inscritos três jovens que tiveram de desistir pois foram convocados para a Seleção Nacional.

Mês de agosto marca o regresso dos passeios pedestres a Proença-a-Nova


No dia 15 de agosto de 2021 voltará a ser possível participar em mais um dos passeios pedestres do concelho de Proença-a-Nova. A Praia Fluvial da Aldeia Ruiva irá ser o ponto de encontro para, no máximo, 30 caminhantes darem mote para a retoma. A partida está marcada para as 08h30, contará com um percurso de nível considerado fácil e com uma distância aproximada de 5,2 km, que liga este espaço à praia Fluvial do Malhadal. As inscrições estão abertas até dia 12 de agosto, no Posto de Turismo (telemóvel: 939623269) ou em www.cm-proencanova.pt. O último passeio pedestre foi realizado no dia 16 de fevereiro de 2020, nas Atalaias, no qual participaram 115 caminheiros.

Existirão ainda muitas outras atividades focadas no exercício físico durante o mês de agosto. Continuarão as habituais sessões de ginástica ao ar livre (quintas-feiras, no Parque Urbano) e hidroginástica (terça e quarta-feira, nas Piscinas da Pedra do Altar e São Pedro do Esteval, respetivamente). Dia 7 decorrerá o Open Ténis Bar, com arranque marcado para as 16h00, nos Campos de Ténis Municipais.

O mês de agosto costuma ser sinónimo de sol, boa disposição e alegria. No concelho de Proença-a-Nova não podia ser diferente. De forma a animar ainda mais os dias de verão, o Município preparou o Sunset Cortiçada, com vários eventos um pouco por todos espaços balneares. Dia 6 e 22 na Zona Balnear do Alvito da Beira, dia 21 na Piscina de São Pedro do Esteval, dia 7 na Zona Balnear da Cerejeira, dia 8 na Piscina da Pedra do Altar, dia 13 e 29 na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, dia 14 na Praia Fluvial do Malhadal e dia 20 na Praia Fluvial da Fróia.

Do ponto de vista cultural destaca-se o espetáculo “Minutos Mágicos”, apresentado por Mário Daniel, a decorrer nos Paços do Concelho, dia 7 de agosto (sábado), pelas 21h00. A lotação da sala está limitada a 80 lugares e os bilhetes estão à venda na Biblioteca Municipal. Também sábado, mas dia 14, realizar-se-á o concerto da orquestra Big Gang, no Parque Urbano Comendador João Martins. Neste cenário a entrada é livre, limitada à capacidade do espaço e será privilegiada a ordem de chegada.

Como a gastronomia não pode faltar, o mês de agosto traz consigo o Festival da Tigelada, que arrancará no dia 14 e estender-se-á até dia 29, diariamente nos restaurantes aderentes a divulgar em breve. Praticamente no final do mês, dia 28, vai ser possível visitar o Mercado do “Cá se Faz”, no Mercado Municipal, onde estarão dispostos para venda produtos gastronómicos e artesanato do concelho.

Covilhã | MUNICÍPIO PROMOVE ATIVIDADES LÚDICAS E CULTURAIS NAS FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS

Na Covilhã, ao longo do mês de julho, as crianças do primeiro ciclo do ensino básico que frequentaram as atividades da Componente de Apoio à Família, no âmbito do Projeto EU SOU +, foram destinatárias de um plano de atividades que pretendeu, por um lado, divertir e, por outro lado, enriquecer e potenciar o conhecimento do mundo pelos mais novos.

 Para além das atividades diárias realizadas em contexto escolar, por parte da equipa multidisciplinar do “Projeto EU SOU +” e nas áreas de intervenção ciência divertida, literacia digital, brincadeiras de pais e avós e oficina de artes, foram realizadas atividades experimentais e sensoriais, integradas em autênticas visitas culturais a espaços e serviços públicos da Covilhã, com recurso ao transporte da Câmara Municipal, nomeadamente até à Biblioteca Municipal da Covilhã, ao Espaço TECER, à Galeria Professor António Lopes e ao Arquivo Municipal. 
O plano integrou também atividades físicas, como a visita às instalações desportivas da Associação Estrela 3 Pontas (AE3P), recordando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e uma ação de sensibilização para a importância da proteção solar, dinamizada pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Covilhã.
 Na última semana, os grupos escolares subiram a cidade para visitar, alguns pela primeira vez, o Jardim Botânico de Montanha, onde as crianças foram desafiadas a participar numa “caça ao tesouro”, descobrindo e conhecendo algumas das espécies vegetais do parque e explorando, de forma livre, aquele espaço natural. No final, as alunas e os alunos compreenderam que o tesouro era a própria floresta, um verdadeiro pulmão na cidade da Covilhã. 
No último dia de julho, as crianças que, ao longo das três semanas, participaram nas atividades do Projeto EU SOU +, receberam um certificado pelo empenho e felicidade que sempre demonstraram. Agora, é tempo de umas merecidas férias, se possível com as famílias.

Marinha Grande | PEÇA DE TEATRO “AVIEIROS” EXIBIDA NA PRAIA DA VIEIRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai apresentar a peça de teatro "Avieiros”, pelo Teatresco - Grupo de Teatro, no dia 21 de agosto (sábado), pelas 21h00, na Praia da Vieira, na margem norte do Rio Liz junto ao Parque de Merendas.

A participação na iniciativa é gratuita, limitada à lotação do espaço e sujeita ao cumprimento das regras de segurança e higiene impostas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, desinfeção de mãos e o respeito pelas orientações prestadas pelos colaboradores técnicos do espetáculo.

21 de agosto . sábado . 21h00
Sinopse:
Nas margens do Tejo, anos 40/50 do século passado… Numa comunidade avieira, Olinda vai crescendo, à medida que cresce também a sua ânsia de se libertar da vida dura da beira-rio.

Ficha Artística:
Texto dramático: Pedro Wilson baseado no romance lírico “Avieiros”, de Alves Redol
Produção: Teatresco
Encenação: Pedro Wilson
Figurinos: São Trindade, Ju Vitorino
Cenários: Pedro Wilson
Adereços: Teatresco
Música gravada de ambientes e animais
Concertina: Filipe Fernandes

Elenco: Alfredo Mendes, Ana Carqueijeiro, Andreia Susano, Carlos Turco, Célia Miranda, Fátima Ferreira, Filipe Pedrosa, Florentino Ferreira (Belinha), Gonçalo Ferreira, Ju Vitorino, Judite Sapateiro, Luís Teixeira, Margarida Saramago, Mariana Nunes, Matilde Miranda, Miguel Miranda, Nuno Russo, Odete Laranjo, Pedro Neto, Rodrigo Pedro, Rogério Gouveia, São Trindade.

Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Covilhã | BARCO E COUTADA COM NOVA ESTRUTURA DE APOIO AOS CIDADÃOS


A Freguesia de Barco e Coutada passou a dispor, a partir do dia 31 de julho, de uma estrutura inovadora onde são prestados vários serviços, com o objetivo de facilitar o quotidiano dos seus residentes.

O “Access Point”, situado na sede da associação ARPAZ, é um espaço que disponibiliza serviços como a renovação do cartão de cidadão, revalidação da carta de condução, certificado digital covid-19, agendamento de consultas, consulta médica online, solicitação de medicamentos, assuntos relacionados com a Segurança Social, EDP, ADC, IRS, IUC, entre outros serviços.

Este ponto de acesso é constituído ainda por uma zona de informática livre ao público, uma biblioteca com livros e publicações cedidas por Jerónimo Barata, Conceição Delgado, Professor Jorge Santos Silva e Olga Silva e ainda coleções oferecidas por Joaquim Antunes e Elsa Duarte.

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, esteve presente na inauguração deste espaço que “permite aproximar a administração pública dos cidadãos, facilitando a vida a todas e a todos”. O autarca salientou a “forma rápida, fácil e eficaz de tratar assuntos e problemas do dia a dia, que esta mini loja do cidadão permite”.

Nesta deslocação ao Barco, Vítor Pereira aproveitou ainda para visitar o Centro de Interpretação da Argemela, cujos trabalhos estão já em fase de conclusão. Esta estrutura está a nascer num velho edifício recuperado, que passa agora a ter um novo uso, com fins lúdicos e educativos. O Centro inclui, entre outras, atividades de investigação, inventariação, documentação, conservação, interpretação e exposição de diversos bens imateriais, nomeadamente etnográficos, históricos e técnicos, relacionados com a serra da Argemela, o rio Zêzere e a localidade do Barco, permitindo articulação com a rede de museus municipais e com a rede de museus mineiros.

Agricultores do Vale do Mondego apelam à Ministra da Agricultura para que mantenha a promessa de iniciar pagamentos ligados ao milho em 2022

 Agricultores do Vale do Mondego indignados com reviravolta da decisão do Ministério da Agricultura sobre pagamentos ligados ao milho, no âmbito das ajudas da PAC, apelam ao envolvimento dos Presidentes das Câmaras Municipais de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure na defesa dos interesses da agricultura do Mondego.

O Vale do Mondego é caracterizado por uma estrutura fundiária de pequena dimensão, envolvendo cerca de 1.500 agricultores, que possuem explorações com uma área média a rondar os 5 hectares.

Como é por todos reconhecido, esta região foi particularmente afectada pelas inundações de 2016, os incêndios de 2017, o Leslie em 2018 e as cheias do final de 2019, que tornaram a agricultura nesta zona extremamente difícil.

Como se não bastassem estes fenómenos naturais devastadores, a convergência adotada na última reforma da PAC, que se iniciou em 2013, traduziu-se numa quebra de ajudas ao rendimento dos produtores de milho na ordem dos 30%, ao longo dos últimos 7 anos.

Mas os homens do Mondego são caracterizados pela sua perseverança e apesar de todos estes obstáculos, souberam erguer-se e manter a sua actividade produtiva.

Actividade esta, fundamental à alimentação dos nossos concidadãos, mas também para o ordenamento e o desenvolvimento sócio-económico deste território, cada vez mais despovoado e desertificado.

Perante um cenário de negociação da próxima reforma da PAC, onde a Sra. Ministra da Agricultura pretende acelerar a convergência interna das ajudas a 100%, até 2027, traduzindo-se os diversos cenários construídos pelo Ministério numa quebra de ajudas ao rendimento superior ao da antiga reforma, foi com especial satisfação que acolhemos o anúncio efetuado em meados do mês de Junho pela Sra. Ministra de estabelecer um pagamento ligado para o milho, já em 2022, que de certa forma mitigava as perdas anunciadas com a convergência interna, já iniciada em 2021 (minuto 05:20) https://www.youtube.com/watch?v=GZgU7FYFoBA,

Finalmente os agricultores do Vale do Mondego tinham sido ouvidos e este apoio iria permitir-lhes equilibrar a tesouraria das suas explorações, tão afetadas nos últimos anos.

Ninguém ia ser deixado para trás!!!

Foi assim com enorme perplexidade que nos últimos dias tomámos conhecimento que afinal esta decisão ia ser revertida e que o anúncio público efetuado, há tão-somente um mês, não ia ser implementado.

Os homens do Mondego são homens simples, mas são homens de palavra, que vêem pois com grande indignação não se honrar um compromisso assumido, pelo que apelam à Sra. Ministra que reveja a posição do seu Ministério e que faça cumprir o que anunciou publicamente.

Estando certos que o bom senso vai imperar e que esta medida vai ser aplicada, apelamos também aos Presidentes das Câmaras Municipais da Região do Mondego (Dr. Manuel Machado, Dr. Emílio Torrão e Dr. Mário Jorge Nunes) que defendam os seus munícipes e que tudo façam para tornar uma realidade a implementação desta ajuda, já em 2022, tão importante para os agricultores desta região.

Por último, não podemos deixar de realçar que ao que fomos informados, esta medida foi aprovada pela Comissão Europeia, há cerca de 15 dias, após um longo período de negociações, pelo que a nossa perplexidade quanto à sua reversão é assim ainda maior.

Imagem: Expresso

Trabalhadores com salários baixos nos 35 milhões de europeus sem verba para férias

Os trabalhadores com salários baixos estão entre os 35 milhões de cidadãos da União Europeia que não têm verbas para pagar férias de verão, segundo dados hoje divulgados pela Confederação Europeia de Sindicatos.

Usando dados do gabinete estatístico europeu (Eurostat), a CES refere que, em termos globais, 28% dos cidadãos da UE não podem pagar uma semana de férias fora de casa, subindo para 59,5% entre as pessoas cujo rendimento é inferior ao limiar do risco de pobreza.

A Grécia é o Estado-membro que apresenta a pior situação, com 88,9% das pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar as suas férias, seguida da Roménia (86,8%), Croácia (84,7%), Chipre (79,2%) e Eslováquia (76,1%). Em Portugal, são 72,6% de pessoas em risco de pobreza que não conseguem pagar férias, sendo a média da UE de 59,5%.

No outro extremo da tabela estão a Finlândia (30%), o Luxemburgo (30,8%), a Dinamarca (31,7%) e a Suécia (32,3%).

Segundo a CES, muitos europeus com rendimentos abaixo da mediana estão desempregados ou reformados, mas este grupo inclui também milhões de trabalhadores com baixos salários, especialmente os que auferem o salário mínimo legal.

A população em risco de pobreza é aquela cujo rendimento equivalente se encontra abaixo da linha de pobreza definida como 60% do rendimento mediano por adulto equivalente.

Lusa

Homem de 59 anos morre afogado na Praia da Vieira na Marinha Grande

Um homem de 59 anos morreu na Praia da Vieira, em Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, disse à agência Lusa o capitão da Capitania do Porto da Nazaré.

O capitão-de-fragata José Zeferino Henriques explicou que “os nadadores-salvadores retiraram o homem do mar […] e fizeram as manobras de reanimação”, mas, “pelas 16:36, após a chegada da viatura VMER [Viatura Médica de Emergência e Reanimação] do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] foi declarado o óbito, portanto, ao que tudo indica faleceu por afogamento”.

Trata-se de “um homem de 59 anos e cujo corpo foi encaminhado para a morgue do hospital de Leiria”, especificou José Zeferino Henriques.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta foi dado às 16:03 e no local estiveram nove operacionais apoiados por cinco viaturas.

Lusa

Benfica defronta PSV ou Midtjylland no ‘play-off’ se ultrapassar Spartak

O Benfica vai defrontar o vencedor da eliminatória entre os holandeses do PSV Eindhoven e os dinamarqueses do Midtjylland no 'play-off' da Liga dos Campeões em futebol, caso ultrapasse o Spartak Moscovo, ditou hoje o sorteio.

A formação 'encarnada' joga na quarta-feira a Moscovo e recebe em 10 de agosto o 'onze' de Rui Vitória, na terceira pré-eliminatória e, seguindo em frente, disputa o 'play-off' em 17 ou 18 (primeira mão), na Luz, e 24 ou 25 (segunda), fora.

No caso de vencer os dois 'duelos', o conjunto comandado por Jorge Jesus junta-se ao campeão nacional Sporting e ao 'vice' FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, que tem sorteio marcado para 26 de agosto e arranca em 14 de setembro.

Lusa

AVEIRO | ROJETO DO PAVILHÃO DESPORTIVO MUNICIPAL EM DESENVOLVIMENTO

 Estudo Prévio aprovado com contributos das Associações


No âmbito da aposta na criação de mais e melhores infraestruturas desportivas no Município, a Câmara Municipal de Aveiro tem em curso a elaboração do Projeto do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina, o qual ficará localizado junto ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte e ao novo Complexo de Campos de Treino do EMA.

Tratando-se de um equipamento desportivo que pretende dar resposta às necessidades da Comunidade Aveirense, com especial destaque para os Clubes e Associações com modalidades de Pavilhão, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro realizou uma reunião de trabalho, no passado dia 29 de junho, com os Clubes e Associações tendo como objetivo a apresentação do Estudo Prévio do Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina.

Tratou-se de uma reunião muito produtiva, tendo sido dados vários contributos para enriquecer o projeto, na qual participaram os representantes da empresa projetista TERMOPROJETO.

O Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina será dotado de quatro campos polidesportivos (para a prática de diversos desportos coletivos), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2500 pessoas.

Para além dos campos com as respetivas medidas oficiais de cada modalidade, o Pavilhão Oficina terá um Ginásio Polivalente (para modalidades individuais), instalações adequadas para os técnicos / treinadores, instalações para uso dos clubes, zonas diversas de apoio como reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.

De igual modo, existirá uma área afeta para a equipa que fará a gestão do equipamento e gestão desportiva municipal, bem como áreas que poderão ser concessionadas, nomeadamente bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia.

Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina terá um custo estimado de 10 milhões de euros, estando equipado com todas as condições e equipamentos tendo em vista a sua eficiência energética e funcional.

A construção do Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina é um investimento de elevada relevância e importância para o Município de Aveiro, resolvendo um passivo grave de inexistência de um Pavilhão Municipal, colmatando as necessidades dos Clubes e Associações no importante trabalho de formação dos nossos Jovens.

Segue um breve vídeo de apresentação do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina: https://youtu.be/84_kJPMQdn0

Cientistas analisam os impactos da Covid-19 na atividade turística mundial


Mais de três dezenas de cientistas de todo o mundo (Portugal, Brasil, Rússia, Paquistão, Turquia, México, entre outros países) juntaram-se para analisar os vários impactos da Covid-19 no turismo, reconhecidamente um dos setores mais afetado pela atual pandemia, e perspetivar o futuro desta indústria global.

Todos os contributos estão reunidos no livro “Pandemics and Travel: COVID-19 Impacts in the Tourism Industry”, editado por um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). A obra, acabada de publicar pela editora de livros científicos Emerald Publishing, fornece uma análise profunda sobre os impactos de pandemias, doenças e surtos de vírus no turismo e na mobilidade em todo o mundo e considera os novos desafios que a indústria do turismo terá de enfrentar no futuro, focando, nos últimos capítulos, as estratégias de promoção, recuperação e resiliência em vários países para enfrentar a crise atual.

«Os estudos de caso incluídos neste livro, onde podemos perceber como vários países dos cinco continentes lidaram com a pandemia e os principais efeitos que esta teve na atividade e mercados turísticos, ajuda-nos a perceber os efeitos da Covid-19 de uma forma mais global e comparada e permite-nos aprender com as boas práticas implementadas», declara Cláudia Seabra, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e uma das editoras do livro.

Segundo os editores, a pandemia Covid-19 desafiou o setor do turismo mais do que nunca. A indústria turística «nunca mais será a mesma após a pandemia Covid-19, com uma crise que, contrariamente às anteriores, foi global e num mesmo período de tempo. A sensação de que a mobilidade individual (e, portanto, as viagens) tem um impacto direto na saúde e segurança individual e coletiva é algo que marca profundamente a vida de uma sociedade. No futuro, as viagens de lazer vão ser muito mais pensadas, avaliadas e calculadas. O turismo de negócios será fortemente afetado visto que o teletrabalho veio substituir a necessidade de deslocação. Os destinos turísticos precisam de se redimensionar, reformular e reestruturar em função disto», considera a especialista em risco e turismo.

Quanto aos desafios para o futuro do setor turístico, a investigadora do CEGOT considera que os níveis de segurança e higiene «terão de ser mais elevados do que nunca. Os grandes hotéis e resorts, as grandes cidades, museus e monumentos terão desafios acrescidos com os turistas a evitar locais com grandes aglomerações e contacto físico». Outro desafio, acrescenta, prende-se com «o equilíbrio entre a automatização e os procedimentos digitais e o contacto humano que, afinal, é o suporte da atividade turística. A sustentabilidade económica, social, ecológica e até política do turismo será o maior desafio de todos».

O estudo relativo a Portugal incluído no livro, realizado pela equipa de Cláudia Seabra, visou determinar as perceções de risco e segurança dos portugueses no contexto criado pela pandemia Covid-19 e, consequentemente, o seu comportamento de viagem, assim como a sua disponibilidade para aceitar as medidas de segurança e restrições implementadas.

Para tal, a equipa aplicou um questionário a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal e com idade igual ou superior a 18 anos, tendo obtido 1902 respostas válidas. O estudo foi realizado ao longo de um ano, de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, abrangendo assim as perceções dos portugueses em 4 fases distintas: 1º vaga, verão de 2020, 2ª vaga e 3ª vaga da pandemia.

Os principais resultados do estudo mostram que a pandemia tem um impacto muito expressivo na perceção de segurança que os residentes portugueses associam atualmente às viagens. Mais de 90% dos inquiridos afirmaram que a segurança é um assunto sério em viagens nacionais ou internacionais e que, devido à pandemia, viajar é arriscado.

«Demonstraram altos níveis de perceção de risco associado a viagens e sentiram-se muito preocupados em viajar dentro do seu país, mas ainda mais desconfortáveis para viajar para destinos internacionais, sentimento que se foi agravando com o passar do tempo e o agravamento da doença. Esses sentimentos de insegurança foram maiores durante a 3ª vaga, mesmo para viagens domésticas», indica Cláudia Seabra.

Segundo o estudo, a importância atribuída às questões de segurança foi mais forte durante a 1ª e 3ª vagas, evidenciando que na 2ª vaga os portugueses se preocuparam menos com as questões de segurança. O mesmo padrão foi registado para atividades de lazer e turismo.

De acordo com a investigadora da UC, um resultado «surpreendente» foi obtido para atividades especificamente ligadas ao turismo ou envolvendo grandes multidões: «Os maiores níveis de insegurança foram observados durante o verão de 2020, quando o país registou menos casos de contágio e mortes. Esse resultado pode ser explicado pela grande procura turística que geralmente existe no nosso país no período de verão. Os residentes achavam que essas atividades poderiam atrair mais pessoas e, portanto, causar maior risco. Por outro lado, atividades que exigiam o uso de espaços fechados, e que atraem mais pessoas no outono e festas, foram consideradas menos seguras durante a 2ª vaga», esclarece.

No que se refere às perceções de segurança relacionadas com a vida quotidiana e planos futuros, os inquiridos revelaram que irão alterar vários aspetos da sua rotina diária e dos seus planos de férias futuras devido à Covid-19.

O medo de infeção foi maior durante a 1ª vaga, «talvez pelo facto de a doença ser ainda desconhecida. Ao longo do tempo esse medo foi diminuindo. Mas os níveis de nervosismo e insónia causados pela Covid-19 aumentaram novamente durante a 3ª vaga, provavelmente pelo facto de Portugal ser, durante aquele período, o país com maior número de casos de infeção e óbitos por milhão de habitantes em todo o mundo», comenta Cláudia Seabra.

No que respeita às restrições e medidas de segurança impostas pelo Governo, globalmente, os portugueses concordaram com a maioria delas. Contudo, opõem-se às medidas restritivas relativas à limitação da mobilidade entre países. Os níveis de aceitação mais elevados da maioria das restrições e medidas de segurança foram registados durante a 1ª e 3ª vagas.

Em suma, conclui Cláudia Seabra, este estudo mostra claramente que, «com o tempo, os portuguese consideraram as viagens domésticas menos arriscadas, especialmente até à 2º vaga. Além disso, as atividades ao ar livre e realizadas em ambiente natural são claramente as formas de lazer consideradas mais seguras pela população portuguesa. As organizações de turismo devem investir neste tipo de oferta no futuro. O nível mais alto de medo e preocupação é evidenciado pelas gerações mais velhas, portanto, esse segmento de mercado certamente precisará de mais tempo para se sentir seguro o suficiente para viajar novamente».

Cristina Pinto