terça-feira, 5 de abril de 2016

Ame-se mais, e assuma as rédeas.

Neste final de semana, dias 2 e 3 de abri de 2016, participei de um curso sobre cultivo e manutenção de orquídeas, ministrado pelo professor Erwin Bohnke, aqui em Curitiba.
Fique muito feliz em participar. Aprendi um bocado de coisas sobre estas plantas tão incrivelmente belas, e fiz alguns amigos bem legais. 
Trabalhar com plantas, sujar as mãos com terra, plantar, vê-las crescer, se desenvolver, florir e frutificar é algo sumamente prazeroso, me acalma, me equilibra, e não raro, me emociona.
Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
João António Pagliosa
As plantas, todos nós sabemos, possuem vida, portanto, precisam cuidados. Se as cuidamos, elas nos brindam com um status saudável, cujo resultado redunda em flores e frutos, belos e deliciosos. Gentileza gera gentileza! Isso funciona sempre, e para qualquer ser que possua vida!
Tudo que tem vida precisa gostar de si mesmo. Não apenas gostar, precisa é amar a si mesmo.
Eu amo a mim mesmo quando faço coisas que gosto de fazer. Este curso sobre orquídeas, por exemplo. Eu brindei a mim mesmo, e foi ótimo!
Se você ama a você mesmo, faça coisas que gosta de fazer, TODOS os dias. E perdoe-se quando cometer erros (afinal, você é humano e humanos são falíveis), mas policie-se para não cometer de novo os mesmos erros.
Se você ama a você mesmo, aprecie com moderação, o que é bom em si mesmo, e ame as pessoas a sua volta com amor ágape, e seja capaz de amá-los com todo o seu coração.
Lembre-se das qualidades que você ama em você mesmo, e não permita que erros governem a sua vida. O que precisa governar sua vida: Os seus triunfos e as suas vitórias.
Evidencio que sempre que você reconhece o seu valor, o mundo a sua volta reconhece isso também. Afinal, somos espelho que reflete ao mundo o que somos de fato. Mas, não se engane. Tenha os pés no chão!
E o amor pelos outros, o amor pelo próximo, é o reflexo do amor que você tem por você mesmo. Reflita sobre isso, e veja se não é assim.
É impossível amar a si próprio, se você não ama aos outros!
Se você ama a si mesmo, viva o momento presente. E viva-o de maneira intensa, porque nós desconhecemos o segundo de tempo a nossa frente, na realidade, o segundo a nossa frente não nos pertence. Ele é uma promessa. Ele é uma incógnita.
Viva o presente intensamente, mas planeje o seu futuro, e eu não vejo como planejar futuro sem viver intensamente o momento presente, ou seja, tirando tudo do que der para tirar.
Você quer fazer Deus sorrir? Conte a Ele os seus planos, pois o Espírito Santo reside em nós, é nosso melhor amigo, e, portanto, nosso confidente. Ele precisa compactuar os seus planos, então, abra-se para Ele, não tenha segredos, confidencie suas preocupações e suas alegrias. Seus desejos e suas dúvidas. Confidencie tudo, Ele está à disposição para ouvi-lo, sempre.
Faça seus planos, mas viva o presente agora e em todos os instantes porque o amanhã não lhe pertence.
Nunca permita que influências nocivas o atinjam. Elimine de sua vida pessoas que querem enterrar os seus sonhos, e não conviva com quem o despreza. Conviva com aqueles que o honram, com aqueles que o admiram, com aqueles que lhe querem bem. Assim a sua vida será bem mais leve, sem desconfortos inúteis e desnecessários.
E mude seus hábitos porque precisamos fazer coisas que não gostamos de fazer. Aquela caminhada diária, por exemplo, aquela tarefa inacabada...
Saia de sua zona de conforto. Ninguém é feliz mesmo, se não se esforçar para ser feliz. Lembre-se que a inércia o mantém preso a velhos hábitos, e você não avança, não progride, e não experimenta nenhum progresso. É mais um dia perdido!
Mudanças são necessárias. Elas são difíceis num primeiro momento, mas depois você experimentará enorme satisfação.
Para ser mais feliz, atreva-se um pouco mais, ouse um pouco mais, esforce-se um pouco mais e não tema coisas novas nem tema novas oportunidades. Ao contrário, abrace-as!
E ouça a sua intuição. E acredite em seu potencial. E estude e prepare-se.
E mantenha sua cabeça sempre erguida, e tenha em Deus um eterno aliado. Você foi criado para governar, então, ame-se mais e assuma as rédeas, meu prezado!

João Antonio Pagliosa
 Seg, 04 de Abril de 2016 11:25 
”Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.“ Salmo 4:8 NVI



CUIDADO COM AS ARMADILHAS

Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
João António Pagliosa
No livro de João, capítulo 6, versículos 60 a 68, observamos que não existe outro caminho depois de termos caminhado com Jesus. Depois de termos experiências reais com Deus, não há como recuar.
Entretanto, alguns recuam. Entretanto, alguns, apesar de presenciarem extraordinários milagres, usam e abusam de Deus. Que coisa incrível!
E, presenciamos isso nas Igrejas. Presenciamos isso nos altares. É de estarrecer... Como o bicho homem é falho, é fraco, é volúvel. Misericórdia!
Quando você lê o livro de Lucas, capítulo 8, versículos 26 a 39, o qual versa sobre a cura do geraseno endemoninhado, percebe com nitidez que demônios vêm apenas para rouba-lo, mata-lo e destruí-lo.
Os demônios distorcem e deturpam a nossa visão de Deus. Eles tiram de nós os princípios e, se não tomarmos cuidado, arruínam a nossa vida.
O geraseno endemoninhado foi curado e salvo pela intervenção de Jesus.
Em Mateus, 4:1-11, lemos que Jesus vai ao deserto e é tentado pelo demônio.  Esclareço ao leitor, que no deserto o demônio domina.  Quando você está no deserto, ou seja, atravessando sérios problemas, o diabo o domina. O que você deve fazer é resistir a esse domínio com todas as suas forças, porque atravessar desertos é tarefa de homens fortes em Deus. Nos desertos, nunca fique só, ao contrário, cerque-se de pessoas em quem você confia, e peça ajuda, principalmente de seu pastor, de seus familiares, de seus amigos mais chegados. É mais fácil vencer ataques do inimigo, quando você está sendo auxiliado por pessoas que o estimam, e o entendem.
O profeta Elias teve ataques demoníacos e se isolou no deserto. Ele passou sede, passou fome, teve depressão profunda, e, isolado, completamente só, Deus era seu único refúgio.
Mas, é possível vencer no deserto. Elias venceu! Venceu, porque tinha Deus em sua presença! Venceu, porque com Deus, não há como ser derrotado!
Voltando para Lucas, capítulo 8, observamos que os demônios pediram autorização para Jesus, para que saíssem do geraseno e fossem habitar nos porcos, que por ali circulavam. Prezado, demônios infernizam a vida daqueles onde habitam, aqui em vida terrena. Imagine o que farão no próprio inferno.
No versículo 35, lemos que o geraseno, já livre dos demônios que o possuíam, estava agora vestido e em perfeito juízo, e assentado aos pés de Jesus.
Após a saída dos demônios, o geraseno se reconstituiu, readquiriu sua dignidade, recuperou seu livre arbítrio. Um homem que não tinha nenhum controle sobre si, agora era senhor de si e readquirira autogoverno. Aleluia!
Acompanhar Jesus é uma vida de negação. É negar-se para si, é abrir mão de sua vontade, é obedecer sem reclamar.
Para os donos daqueles porcos, seus animais eram mais importantes que Jesus, e em Marcos 5:13, lemos que Jesus permite aos demônios que saiam do geraseno e passem a habitar a manada de porcos. E era uma legião, ou seja, muitos porcos, cerca de dois mil animais que receberam os demônios. E enlouquecidos, precipitaram-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e se afogaram.
Como os proprietários dos porcos, nós também não queremos perder os nossos porcos, ou seja, a dureza de nosso coração, a dificuldade de auxiliar aquele que de fato, necessita.
Quais são os seus porcos de estimação? Chega a dois mil como aquela manada?
O geraseno obteve a salvação. Ele sentou-se aos pés de Jesus, desvencilhou-se de suas mazelas, readquiriu sua vida em plenitude.
Mas às vezes, ou talvez muitas vezes, nós não queremos o perfeito juízo e continuamos conservando nossos porcos. E fazemos isso por puro comodismo. Não mudamos hábitos errados.
Pergunto: O que Jesus lhe pede, que você não abre mão? A sua soberba? A sua ganância? A sua preguiça? A sua displicência frente a um mundo em caos?
Querido leitor, onde abundou o pecado, superabundou á graça de Deus. Aquele geraseno curado e convertido iria fazer muita diferença na comunidade em que vivia.  Transformaria seus pares, pelo seu exemplo.
Nós, que fomos transformados pelo amor de Jesus, também precisamos fazer muita diferença onde habitamos, e impactar as pessoas com o nosso comportamento, para que sigam a Jesus, para que cada um seja Igreja.
A Igreja é uma montanha de ex. Ex viciados, ex bêbados, ex enganadores, ex mentirosos, ex doentes, ex pecadores inveterados, e a lista é longa...
Mas, a cruz nos salvou, a cruz nos reconciliou com Deus. O sacrifício de Jesus, para este humilde escriba, não será em vão. E eu oro, para que você também pense e haja, assim.  Glória a Deus, porque a Ele, todo joelho se dobrará! Sem nenhuma exceção!

João Antonio Pagliosa
                    Curitiba, 26 de março de 2016.


Panama Papers: Primeiro-ministro da Islândia demite-se

Imagem:dinheirovivo
Na comissão de inquérito ao caso Banif, Carlos Costa afirmou que "a única alternativa possível era a liquidação", com custos "superiores".

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, realçou esta terça-feira que a medida de resolução aplicada ao Banif em Dezembro último foi tomada de "urgência" e que não havia alternativas viáveis a esta intervenção.

"A medida de resolução foi tomada num ambiente de urgência e sem alternativas viáveis", afirmou o responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

Apesar da intervenção do Presidente, Sigmundur David Gunnlaugsson demitiu-se do cargo, o que deverá precipitar eleições.

Sigmundur David Gunnlaugsson, o Primeiro-ministro islandês, demitiu-se esta tarde, na sequência do seu alegado envolvimento no escândalo Panama Papers, confirmou oficialmente o seu partido.

Previamente, o Presidente da Islândia tinha anunciado numa comunicação televisiva a sua recusa em dissolver o parlamento do país, contrariando um pedido nesse sentido emitido por Gunnlaugsson, que enfrentava um voto de falta de confiança por parte da oposição parlamentar e uma contestação popular nas ruas de Reikjavik.

Ao regressar precipitadamente de uma viagem privada aos Estados Unidos, o Presidente Olafur Ragnar Grimsson explicou numa declaração televisiva que antes, de qualquer decisão, pretendia designadamente consultar o Partido da Independência, aliado do primeiro-ministro e do seu Partido do Progresso, para conhecer a posição desta organização política.

“Recusei assinar uma declaração destinada à dissolução do parlamento e informei o primeiro-ministro que não poderia consenti-la antes de me reunir com os responsáveis de outros partidos para conhecer a sua posição”, declarou. No entanto, o Primeiro-ministro não quis esperar mais.

O chefe do executivo já tinha ameaçado dissolver o parlamento caso o seu aliado Partido da Independência optasse por abandonar a coligação governamental.

Na segunda-feira, Gunnlaugsson tinha excluído demitir-se após a revelação de que possui bens dissimulados num paraíso fiscal, no âmbito da publicação dos chamados “Papéis do Panamá” (Panama Papers).

A oposição de esquerda exigiu o seu afastamento logo após a divulgação dos documentos, onde se refere que terá criado em 2007 uma sociedade com a sua mulher nas ilhas Virgens britânicas para gerir a sua fortuna.

Se acordo com os documentos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), Gunnlaugsson, 41 anos, deteria 50 por cento da sociedade envolvida até ao final de 2009. Quando foi eleito pela primeira vez deputado em Abril de 2009, na qualidade de líder do Partido Progressista, omitiu essa participação na sua declaração de património.


Fonte: economico

Macroscópio – No Panamá não há só um canal e um alfaiate

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


É, para já, o tema da semana, e não sabemos de quantas mais semanas. A gigantesca fuga de informação que já é conhecida como Panama Papers permitiu a centenas de jornalistas de investigação (370 no total) o acesso a 40 anos de actividade uma firma de advogados do Panamá, a Mossak Fonseca, especializada na utilização do regime financeiro especial que vigora naquele país. Estamos perante um novelo enorme e complexo de que só agora começamos a puxar por algumas pontas. Comecemos, por isso, por procurar entender este caso.

Primeiro ponto: a fuga de informação deu-se para um jornal alemão, o Süddeustche Zeitung, que depois partilhou os documentos com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), uma organização sem fins lucrativos com base nos Estados Unidos. É aliás no site dessa organização que pode ter acesso a muita da informação que está a ser disponibilizada aos órgãos de informação de todo o mundo – estudo no microsite especial do ICIJ The Panama Papers.

Segundo ponto: em Portugal foi o Expresso que se associou a esta investigação, mas por enquanto ainda não revelou o que nos suscitará mais curiosidade: onde estão os portugueses. Sendo certo que há já quem comece a disparar sobre os mensageiros – os jornalistas – em vez de fixar a mira no resultado da sua investigação, é importante citar um texto de ontem de Pedro Santos Guerreiro, no Expresso Diário, onde se explicava todo o processo do trabalho jornalístico, A aranha dentro da teia(paywall), procurando responder a perguntas como “O que são os Panama Papers? A que ritmo vai ser divulgada a investigação? Por que motivo é que os artigos saem a conta-gotas? Afinal, o que é que acaba de acontecer ao mundo?”Depois começa a explicar: “I know a guy who knows a guy who knows a guy.” Eu conheço uma pessoa que conhece uma pessoa que conhece uma pessoa – que trata disso. Eis a Mossack Fonseca. A firma de serviços offshore cujos ficheiros estão na base da maior fuga de informação de sempre. Ela não trata com clientes finais, não tem catálogo de vendas de práticas criminosas, diz que em 40 anos nunca foi sequer processada. Ela é a tecedora de teias que outros usam. É uma aranha vegetariana, não come carne. Os outros que a comam, isso é com eles. Os outros comem-na, isso é connosco. (…) A Mossack Fonseca é o prodigioso e pérfido Dédalo, arquiteto do labirinto que aprisionou o Minotauro num enlouquecimento entre-paredes. Não se sai incólume de uma viagem destas. Ainda bem.”

Terceiro ponto: onde posso perceber, de forma simples sintética, o que está em causa? Eis algumas sugestões:
A dimensão desta fuga de informação e a quantidade de políticos e figuras públicas envolvidas – o Observador continua a seguir todas as revelações e a acrescentar todo o necessário enquadramento, podendo encontrar todos os artigos aqui – pode ter consequências difíceis de prever. E há mesmo quem seja quase apocalíptico, como a revista Time: The Panama Papers Could Lead to Capitalism’s Great Crisis. Justificação:
To me, this is one of the key issues at work in the U.S. presidential election. Voters know at a gut level that our system of global capitalism is working mainly for the 1 %, not the 99 %. That’s a large part of why both Sanders and Trump have done well, because they tap into that truth, albeit in different ways. The Panama Papers illuminate a key aspect of why the system isn’t working–because globalization has allowed the capital and assets of the 1 % (be they individuals or corporations) to travel freely, while those of the 99 % cannot. Globalization is supposed to be about the free movement of people, goods, and capital. But in fact, the system is set up to enable that mobility mainly for the rich (or for large corporations). The result is global tax evasion, the offshoring of labor, and an elite that flies 35,000 feet over the problems of nation states and the tax payers within them.”

Uma parte desta percepção provém da forma como muitas vezes se faz uma amálgama de tudo, isto é, se misturam actividades legais e legítimas, mesmo do ponto de vista legal, com crimes de todo o tipo. Helena Matos alertou para isso mesmo hoje no Observador, em Aos papéis. Escreveu ela que “Generalizar vale a pena: entre o Almodovar e o Putin não há diferença. Entre o Messi e um traficante de droga ainda menos. Entre quem ganha licitamente muito dinheiro e procura pagar menos impostos e quem rouba ou obtém ganhos em actividades criminosas não está ser feita qualquer diferença”, sendo que “Neste momento é extraordinariamente impopular assinalar esta diferença. Mas ou temos a coragem de o fazer ou acabaremos todos delinquentes.” A seguir reflecte sobre a forma como o estado social está a dar lugar a um estado fiscal: “Autoritário. Intrusivo. Que não admite contestação.”

Esta abordagem contrasta com a que tem dominado os espaços de comentário. Dois exemplos, ambos retirados do Público. Primeiro, Manuel Carvalho em A putrefacção saiu da clandestinidade, num registo mais analítico: “A venalidade do poder político e financeiro é imensa. Haverá sempre um Estado falhado ou uma república das bananas pronta a tapar os olhos para beneficiar do afluxo de capitais. E nenhum país isolado consegue atacar uma doença com tantas metástases. Mas, se nos últimos anos houve uma oportunidade para o tentar, essa oportunidade está à nossa frente. A teia clandestina foi trazida à luz. O conforto da opacidade rompeu-se.” Depois, José Vítor Malheiros, em Os impostos são só para os trabalhadores e para os pobres, escrevendo de forma mais vincadamente opinativa: “O facto que esta fuga de informação põe em evidência é algo que a esmagadora maioria dos cidadãos continua a não querer ver: o facto de as leis serem aplicadas à massa de cidadãos trabalhadores, os cidadãos com menos rendimentos ou mesmo declaradamente pobres, que são obrigados a pagar os seus impostos, mas poupando ilegitimamente os mais poderosos, uma minoria de pessoas que detém quase toda a riqueza do mundo e que consegue viver à custa do sacrifício de todos os outros, comprando Lamborghinis com o dinheiro que não pagaram em impostos.”

Já os grandes diários económicos procuram sublinhar a diferença entre o que é legal e ilegal, mesmo fazendo-o com diferentes ênfases. No editorial do Financial Times, The Panama papers and the concealed wealth of nations, escreve-se, por exemplo, que “It is, of course, true that possession of a Panamanian corporate identity does not itself equate to evil intent. But the mini-state has done more than most “light touch” jurisdictions to make it easy to keep a dark secret. Not only does corporate ownership remain highly opaque; it is also the most significant financial centre to hold out against a global transparency initiative led by the OECD. Only Bahrain, Vanuatu and Nauru have similarly spurned the rules, which provide for tax data to be automatically exchanged.”

Outro editorial, o do Wall Street Journal, procura colocar The Panama Papers in Perspective. Eis o seu ponto mais relevante: “Governments have to enforce their tax laws. But it’s hard to see how the big question in this story is whether everyone with a company in Panama paid the correct amount of tax. The far more important question is how so many public officials in so many governments managed to accumulate so much money. (…) The mistake now would be to narrow the focus prematurely, zeroing in on tax avoidance that is a hobbyhorse of the political class but in this case is a distraction. The real news here are the incomes and far-flung bank accounts of the political class.”

Para não prolongar demasiado este Macroscópio, pois estamos apenas no início de um escândalo que vai continuar a alimentar muitas discussões e que deverá levar a mudanças na forma como o dinheiro circula no mundo, chamo a atenção para um texto de Luís Salgado Matos no blogue O Economista Português:
Panama Leaks: falsos Escândalos e verdadeiros Escandalizados. Duas passagens, à laia de aperitivo:
a) “A surpresa é falsa: todos sabemos que os países das Nações Unidas toleram os paraísos fiscais e ninguém supunha que os seus clientes residissem nos bairros da lata de Mumbay. Só que o recurso aos paraísos fiscais é suscetível de ser perfeitamente legal. O Panama leaks desvendará aqui um conflito entre o legal e o moral? Veremos. Mas é uma ilusão pensar que a União Europeia (UE) conseguirá a tributar os ricos com taxas  comunistas ao passo que os Estados Unidos e a Ásia os deixam ficar com a maior parte dos seus rendimentos.”
b) “O descrédito da UE revela-se total. Com razão. O leitor lembra-se do Luxemburg leaks, que há uns meses denunciou a evasão fiscal patrocinada pelo Grão-Ducado com a tolerância da UE? Sabe quantos processos criminais foram abertos? Foi aberto um. Sabe a quem? Aos jornalistas que denunciaram a evasão fiscal.

E por hoje é tudo. Com a certeza que esta procissão ainda vai no adro, despeço-me até amanhã.

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Governador: Resolução do Banif “foi tomada num ambiente de urgência e sem alternativas viáveis”

Imagem:dinheirodigital
Na comissão de inquérito ao caso Banif, Carlos Costa afirmou que "a única alternativa possível era a liquidação", com custos "superiores".

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, realçou esta terça-feira que a medida de resolução aplicada ao Banif em Dezembro último foi tomada de "urgência" e que não havia alternativas viáveis a esta intervenção.

"A medida de resolução foi tomada num ambiente de urgência e sem alternativas viáveis", afirmou o responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

O objectivo principal do regulador bancário foi "proteger as poupanças confiadas ao banco através da sua rede de retalho e preservar a estabilidade do sistema financeiro português", vincou.

Segundo Carlos Costa, "a única alternativa possível era a liquidação", mas esta opção teria "custos" "superiores".

O líder do BdP apontou ainda para "a importância sistémica do Banif" para justificar a escolha da resolução da entidade, que possuía um activo líquido de 12 mil milhões de euros, correspondente a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) português.

Carlos Costa apontou também para o volume considerável dos depósitos confiados à instituição, que ascendiam a 6,8 mil milhões de euros.

E destacou: "Apesar de ter uma quota de apenas 3,2% do activo total do mercado bancário português, [o Banif] era líder nos Açores e Madeira com quotas de 45% e 28% nos depósitos e no crédito, respectivamente".

Por isso, o governador apontou para o seu "papel singular no financiamento da economia dos dois arquipélagos".


Fonte: rr.sapo.pt

VI ENCONTRO DE VOLKSWAGEN CAROCHA DE CABEÇO DE VIDE 28 de Maio de 2016



PROGRAMA

11 horas e 30 minutos: Concentração no Topo Norte da Avenida da Libertação
11 horas e 45 minutos: Desfile das viaturas pelas ruas de Cabeço de Vide, com visita à zona histórica
13 horas: Almoço-convívio, com entrega de prémios e Diplomas de Participação, no Hotel Convento d’ Alter, em Alter do Chão
15 horas: Tarde Cultural
17 horas: Despedida
Inscrições até 23 de Maio para:

João Ribeirinho Leal
ribeirinho.leal@hotmail.com
Telemóvel: 968.076.319 (As inscrições são gratuitas; cada um paga apenas a sua refeição)

Patrocínios: Aldeias Históricas de Portugal; Amigos dos Carochas; Câmara Municipal de Alter do Chão; Câmara Municipal de Fronteira; Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado; Junta de Freguesia de Cabeço de Vide.

Jovens dadores precisam-se


O envelhecimento da população e o “pouco envolvimento dos jovens em assuntos relativos à saúde e à dádiva” são as principais dificuldades sentidas pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) no que à recolha de sangue diz respeito.
O ‘diagnóstico’ é traçado por Luís Negrão, médico de saúde pública, que integra os Serviços Centrais daquele organismo. De acordo com dados disponibilizados por este instituto, a propósito do Dia Nacional do Dador de Sangue que se assinalou no domingo, dia 27, dos 132.255 dadores que, no ano passado, contribuíram com dádivas através do IPST, apenas 13,8% tinham menos de 25 anos.

Foi no escalão entre os 35 e 44 anos que se registou a maior percentagem de dadores (30,1%), seguindo-se o grupo entre os 45 e os 54 anos, com 23%. “Têm-se feito um esforço para aumentar os dadores dos 18 aos 25 anos, sendo que as faculdades têm dado uma grande ajuda”, reconhece, no entanto, Luís Negrão.

Os dados do IPST revelam que, no ano passado, as colheitas efectuadas pela instituição, através dos seus centros regionais, registaram quase 193 mil dádivas, feitas por 132.255 dadores.

Os números representam uma diminuição face a 2014, ano em que foram realizadas 195.418 colheitas de sangue, nas quais participaram 133.844 pessoas. Ou seja, em 2015 houve menos 1589 dadores, o que se traduziu numa redução de 1702 dádivas.



Comentário: esta notícia vem na sequência da comemoração (?) do Dia Nacional do Dador de Sangue que devia ter sido assinalado com determinam as boas práticas no domingo dia 27 de Março, mas, isso não aconteceu.

Considerando o interesse público da mesma, uma vez que se refere aos jovens, tomamos a liberdade de divulgar no Litoral Centro.

J. Carlos

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133   


Lembramos que a isenção das taxas moderadoras para os os dadores de sangue nos hospitais públicos já foi reposta.

Leiam o Decreto-Lei n.º 117/2004 de 5 de agosto (com a alteração do Decreto-Lei n.º 61/2015 de 22 de abril) que alterara e republicara o Decreto-Lei  n.º 113/2011 de 29 de novembro), podendo-se assim visualizar bem a alteração agora efectuada, que entra em vigor amanhã, dia 31 de março.

Hora de Fecho: Em direto/ Decisões europeias. Falta coordenação e escrutínio

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BANIF 
Governador deixa duras críticas às autoridades europeias depois do caso Banif. Alerta para falha de coordenação, diz que se furtam ao escrutínio. Sugere inquérito no Parlamento Europeu. Siga aqui.
PANAMA PAPERS 
Sigmundur Gunnlaugsson pediu a dissolução da Assembleia e a convocação de eleições antecipadas. Presidente recusou, para já, porque quer consultar líderes dos partidos antes de tomar decisão.
PANAMA PAPERS 
O país mais meridional da América Central não é o único paraíso fiscal onde se escondem milhões. Há muitos pelo mundo fora e mesmo aqui ao nosso lado. Conheça a lista mais atualizada de offshores.
SEGURANÇA 
A ministra da Modernização Administrativa confirmou esta terça-feira que não há condições técnicas e de segurança para emissão de cartões de cidadão vitalícios para maiores de 65 anos.
FORÇAS POLICIAIS 
Operação visa vários suspeitos de tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais. Entre os detidos há um funcionário da PJ já reformado e um inspetor no ativo.
HOMICÍDIO 
Jovem viajava no automóvel da vítima quando foi mandado parar pela PSP. Corpo da vítima foi depois encontrado em sua casa, com ferimentos de arma branca que o rapaz confessou ter utilizado.
ORÇAMENTO 2016 
O tabaco ao preço atual só pode ser vendido até 30 de junho, tendo depois desta data que ser praticado o novo preço, que reflete o aumento do imposto inscrito no Orçamento do Estado para 2016.
NOVO BANCO 
O Financial Times noticia que 14 investidores institucionais contrataram advogados da britânica Clifford Chance para processar o Banco de Portugal por ter violado princípios chave e para reaver os investimentos efetuados no Novo Banco.
BANCA 
Os bancos espanhóis são menos vantajosos para os clientes particulares nas contas à ordem, nos depósitos a prazo, nos créditos à habitação e nos cartões bancários. Mais caro, apenas o Deutsche Bank.
BRASIL 
O vice-Presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou que vai deixar a presidência nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
HISTÓRIA 
Da Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes ao Restaurante Panorâmico de Monsanto (que já foi muito mais que isso). Revisite 21 lugares abandonados feitos em ruínas pelo país fora.
Opinião

Helena Matos
Os paraísos fiscais são a nova heresia. Mas haverá sempre um Panamá para os muito ricos. Para os outros há sim um estado cada vez menos social e mais um autoritarismo fiscal.

Laurinda Alves
O problema do presentismo é que a iniciativa e a capacidade de pensar fora da caixa não nascem da quantidade de horas no trabalho, mas da qualidade do nosso empenho e identificação com esse trabalho.

José Conde Rodrigues
A Europa só se salvará se souber cooperar de modo a que certos países aceitem, no próprio interesse de longo prazo, os efeitos redistributivos que a curto prazo só lhes trazem aparentes desvantagens.

Paulo de Almeida Sande
Contemplo os jovens estudantes e sinto crescer em mim um sentimento que de início não entendo, não consigo explicar, é um aperto leve mas contínuo, um esgar de contrariedade, uma incomodidade.

Ricardo Soares de Oliveira
José Eduardo dos Santos quer garantir a continuidade do sistema que estabeleceu e proteção para si e para a sua família. A sua saída do poder é um fator de risco para toda a gente que o rodeia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Angelina Jolie estará hospitalizada e a lutar pela vida

Imagem:tvi24.iol.pt
Angelina Jolie está internada e a lutar pela vida devido a "uma combinação de cancro, anorexia e paranoia", avança o jornal "The National Enquirer". O peso da atriz estará a rondar os 35 quilos.

Há muito que a figura esguia de Angelina Jolie alimenta debates sobre anorexia, mas a situação parece estar, agora, mais agravada que nunca. O tablóide "The National Enquirer" faz capa com a atriz de 40 anos, avançando que o peso desceu drasticamente para os 35 quilos, devido a "uma combinação de cancro, anorexia e paranóia".

Fontes da publicação contam ainda que Brad Pitt está tão frustrado com a debilidade da sua mulher, e com a sua recusa em alimentar-se de forma saudável, que ameaçou pedir o divórcio.

Os problemas de saúde de Jolie têm sido debatidos pelos fãs e pela comunicação social há largos anos. Ainda há poucos meses, o jornal britânico "The Mirror" escrevia que a atriz estava "extremamente magra", dolorosamente fina" e "ossuda", após uma aparição na antestreia de um filme. Na mesma altura, também a "OK! Magazine" a descreveu como "assustadoramente magra" e necessitada de "um hambúrguer com extra queijo".

Em 2014, uma antiga ama de Angelina revelou que esta chegou a ser hospitalizada quando era adolescente, por sofrer de anorexia. No entanto, a atriz nunca se pronunciou sobre o assunto.

Recorde-se ainda que, em 2013, a mulher de Brad Pitt se submeteu a uma dupla mastectomia, depois de exames genéticos terem concluído que existia uma elevada probabilidade de a atriz vir a contrair cancro da mama e dos ovários. Em 2015, entrou novamente na sala de cirurgia, mas desta vez para remover os ovários e as trompas de Falópio.


Fonte: jn

Catarina Martins confirma reunião com Mário Centeno

Foto:jn
A porta-voz do BE confirmou a realização de uma reunião com o Governo para conhecer o Programa de Estabilidade, ainda esta terça-feira.

"O BE tem uma posição de princípio contra o Semestre Europeu. Não compreendemos por que deve a Comissão Europeia pronunciar-se sobre as grandes opções que faz um país para lá dos momentos de decisão consagrados na Constituição. Como digo, estamos a conversar com o Governo sobre esta matéria e, a seu tempo, tomaremos uma posição", disse Catarina Martins, após receber dirigentes da CGTP, na sede nacional do BE, em Lisboa.

Para a dirigente bloquista, "uma coisa é certa, o BE nunca votará ou será parte de nenhum tipo de projeto, programa ou legislação que enfraqueça os rendimentos de quem vive do seu trabalho, provoque mais precariedade ou desemprego ou destrua o Estado Social".

A comitiva do BE que se vai encontrar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, é composta por Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.
 
Foto:economico
A porta-voz bloquista adiantou ainda que o partido "reiterou à CGTP" o que já dissera "ao Governo e ao PS" sobre o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, ou seja, que "as reformas só têm sentido se servirem para a criação líquida emprego", com "projetos exequíveis, concretos", pois o desemprego "é o maior défice de Portugal".

No sábado, o BE tinha anunciado que iria decidir esta semana se apresenta resoluções que sujeitem a votação os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas, documentos que o Governo tem de entregar em Bruxelas até ao final do mês.

Este calendário de decisão foi avançado por Catarina Martins, em conferência de imprensa, no final de uma reunião da Mesa Nacional.

Fonte: jn


Venezuela pagou 7 milhões ao Podemos para criar forças políticas bolivarianas em Espanha

Imagem:netmadeira
O Governo venezuelano de Hugo Chávez pagou mais de sete milhões de euros à fundação que daria origem ao Podemos com o objetivo de "propiciar mudanças políticas em Espanha mais alinhadas com o regime bolivariano", noticia hoje o jornal ABC.

As verbas em causa constam de um documento assinado pelo ministro das Finanças venezuelano da altura, Rafael Isea, e pelo próprio Hugo Chávez. O documento foi hoje publicado pelo diário espanhol ABC, que o apresenta como "a prova definitiva em como o partido Podemos [de Pablo Iglesias] nasceu como uma extensão do Chavismo em Espanha".

No parágrafo 63 do relatório, o ministro explicita que os dinheiros pagos à fundação Centro de Estudos Políticos e Sociais (CEPS) - o berço do Podemos e à qual pertenceu toda a cúpula do partido - visam pagar não só as assessorias políticas feitas na Venezuela, como também tem um objetivo maior.

«Adicionalmente, segundo o acordado no conselho de ministros, o apoio económico que significará para a Fundação CEPS esta contratação permitirá estreitar laços e compromissos com reconhecidos representantes das escolas de pensamento de esquerda, fundamentalmente anticapitalistas, que em Espanha podem criar consensos de forças políticas e movimentos sociais, propiciando nesse país mudanças políticas ainda mais alinhadas com o Governo bolivariano", indica o relatório.

O documento especifica que a fundação CEPS - cujas assessorias serviram, segundo o ministro venezuelano, para "promover os conceitos de emancipação popular, consciência anticapitalista e controlo social" - recebeu 2.687.390 euros entre 2003 e 2007. O relatório - datado de 28 de maio de 2008 - também serve para pedir verbas adicionais a Chávez para a CEPS: 1.650.700 euros para o exercício de 2008 e outros 2.830.000 euros para o período 2009-2011.

O total é de 7.168.090 euros, um valor muito superior ao que a própria CEPS admite ter cobrado ao regime da Venezuela, cerca de 3,7 milhões de euros. A CEPS terá trabalhado para o regime chavista até 2012, quando Pablo Iglesias já estava em processo de formação do Podemos, registado oficialmente como partido em janeiro de 2014.

Na fundação CEPS trabalharam não só o líder do Podemos, Pablo Iglesias, como o seu número dois, Íñigo Errejón, e as suas principais figuras: a deputada Carolina Bescansa e o antigo ideólogo e número três da formação, Juan Carlos Monedero.

O documento hoje mostrado pelo ABC está já na posse da Unidade de Delinquência Económica e Fiscal (UDEF) da Polícia Nacional espanhola, que já estava anteriormente a investigar o alegado financiamento ilegal do Podemos. Pela lei espanhola, é ilegal um partido político ser financiado por um regime externo.

Sobre Pablo Iglesias, recai ainda uma suspeita de que possa ter sido financiado pelo regime iraniano, já que um canal de televisão afiliado ao regime de Teerão efetuou vários pagamentos ao líder do Podemos por comentários políticos.

Os dirigentes do Podemos sempre negaram a existência de financiamento ilegal do seu partido, instando a que as autoridades investiguem a fundo as suas contas.


Fonte: rtp