sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Portugal com 133 concelhos acima de risco muito elevado de infeção

 Face à última semana, há agora mais cinco concelhos com mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Portugal tem já 133 concelhos acima de risco muito elevado de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 21 no nível de risco máximo, indicou esta sexta-feira (17 de dezembro) a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Face à última semana, há agora mais cinco concelhos com mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nessa lista constam os concelhos de Águeda, Alfandega da Fé, Anadia, Barrancos, Carregal do Sal, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Faro, Ferreira do Zêzere, Gouveia, Guarda, Lagoa, Loulé, Mira, Ourém, Pinhel, Portimão, São Brás de Alportel, Sousel, Tomar e Vila Nova de Paiva.

Em risco muito elevado encontram-se agora 112 concelhos, com uma incidência entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, mais 43 comparativamente ao último balanço, na sexta-feira.

Além dos 133 municípios acima do risco muito elevado, há atualmente 93 concelhos com uma taxa de incidência cumulativa a 14 dias entre 240 e 479,9 casos por 100 mil habitantes, ou seja, no nível de risco elevado.

Com uma incidência entre 120 e 239,9 casos por 100.000 habitantes há atualmente 52 concelhos.

Os únicos concelhos portugueses com incidência inferior a 20 casos por 100.000 habitantes são agora Freixo de Espada à Cinta e Santa Cruz das Flores, que não contabilizaram quaisquer novos casos nos últimos 14 dias.

Na nota explicativa dos dados por concelhos, divulgados no boletim epidemiológico da DGS, é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

 

Fonte: DN/Lusa

Operação ‘Feliz Navidad’ da PSP detém grupo de cinco carteiristas

 Cinco carteiristas, quatro mulheres e um homem, todos da mesma família e que atuavam em grupo pelo país, foram detidos, estando quatro em prisão preventiva e um com apresentações periódicas, anunciou hoje a PSP.

Em comunicado hoje divulgado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP revelou ter feito a detenção na segunda-feira, de quatro mulheres, com idades entre os 30 e os 70 anos, e um homem de 45 anos, oriundos da América do Sul.

De acordo com as autoridades, o grupo estava a ser investigado desde finais de 2020, altura em que aumentaram os furtos de carteira em supermercados, centros comerciais e outras lojas de comércio, “estando todos eles associados a levantamentos de dinheiro e pagamentos feitos com os cartões bancários provenientes desses furtos”.

O grupo atuava com “grande mobilidade por todo o país”, havendo registo de furtos entre Coimbra e Tavira, passando por Leiria, Abrantes, Caldas da Rainha, Alcobaça, Faro e regiões autónomas, de acordo com a nota do Cometlis.

No entanto, apesar de operar por todo o país, a ação do grupo centrava-se na zona de Lisboa e arredores, como Amadora, Cascais, Loures, Seixal, Barreiro e Montijo.

Segundo as autoridades, foi com um furto ocorrido num supermercado no concelho da Amadora que se iniciaram as investigações, que culminaram agora no desmantelamento deste bando.

Os polícias reuniram informação ao longo do último ano que permite indiciar o bando em 30 furtos de carteira e 13 burlas informáticas (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que, com estes furtos e burlas, causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 21.500 euros.

O grupo, segundo o comunicado, era constituído por suspeitos da mesma estrutura familiar, a qual era liderada pela mulher mais velha que, com 70 anos, dirigia as suas filhas, filho e netas a partir da base da família que residia na zona de Palmela.

Além dos cinco carteiristas agora detidos estão indiciados mais dois, igualmente da mesma família.

Na segunda-feira, foram localizadas três mulheres do grupo na zona do Seixal, tendo as autoridades surpreendido o grupo em plena atividade criminal no momento em que as três, após furtarem uma carteira a uma cliente idosa no interior de um estabelecimento comercial, deslocaram-se a um caixa multibanco, onde levantaram 400 euros em dois levantamentos, fugindo do local com uma viatura e acabando por ser detidas, já na zona da Costa da Caparica.

Mais tarde, e no seguimento da operação para neutralização do bando, as autoridades na posse dos mandados de detenção procederam à detenção, desta vez fora de flagrante delito, de outros dois suspeitos visados no inquérito, o homem na Costa da Caparica e outra mulher, na Sobreda da Caparica.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Cantanhede | No próximo sábado e domingo: Torneio Nadador Completo decorre nas Piscinas Municipais


Mais de 120 jovens nadadores do escalão de infantis de clubes do Distrito de Coimbra vão estar presente no Torneio Nadador Completo, nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, nas Piscinas Municipais, em Cantanhede.

Esta instalação desportiva é única no concelho e um equipamento de referência no distrito e no país, tendo recebido nos últimos anos vários Campeonatos Nacionais de piscina curta.

Com a organização da Associação de Natação de Coimbra, a prova com também com o apoio do Município de Cantanhede e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

A iniciativa irá decorrer à porta fechada devido às medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 que estão previstas pelas autoridades governamentais.

Cantanhede | Até dia 9 de janeiro: Presépio de cortiça pode ser visitado nas instalações da antiga escola Conde Ferreira

Pode ser visitado até ao próximo dia 9 de janeiro, nas instalações da antiga escola Conde Ferreira, bem no centro da cidade de Cantanhede, um presépio de cortiça e outros materiais reciclados elaborado pelo artesão Samuel Machado.

As representações da natividade elaboradas por este artista são constituídas por inúmeras maquetes em miniatura alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Esta mostra está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao fim de semana das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30.

A este propósito e como já vem sendo tradição, Samuel Machado criou também um presépio que se encontra exposto no átrio dos Paços do Município, parte integrante do seu espólio e que pode ser visitado durante o horário de funcionamento da autarquia.

Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato, criando sempre enorme expectativa pela criatividade que coloca em cada trabalho que executa.

Para as comemorações do Natal 2021, o artesão cantanhedense apresentou a novidade de um núcleo, como complemento à anterior coleção e que revela a dinâmica e evolução do projeto, composto catorze caixas de garrafas de vinho de marcas nacionais, que apresentam no seu interior pequenos nichos dedicados ao imaginário da adoração do menino Jesus.

Sobre Samuel de Oliveira Machado

Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.

Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.

AULAS DE HIDROTERAPIA NAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES A PARTIR DE 05 DE JANEIRO


As aulas de hidroterapia, com Fisioterapeuta Especializada, arrancam no próximo dia 05 de janeiro nas Piscinas Municipais de Silves. As classes são dirigidas a utentes com problemas músculo-esqueléticos, fibromialgia, artrite reumatoide, espondilite, sequelas de fraturas, fraqueza muscular por imobilização, dores musculares, tensão muscular, artroses, pré e pós-operatório e lesões desportivas.

A Autarquia de Silves aposta na hidroterapia, que consiste na realização de exercícios terapêuticos, utilizando os princípios físicos da água e os seus efeitos fisiológicos, proporcionando o bem-estar físico e emocional.

As aulas decorrerão às quartas e sextas - feiras no seguinte horário: 08h30 - 09h15 e 15h45 - 16h30, e são ministradas por um fisioterapeuta que vai avaliar e seguir o/a utente de uma forma personalizada, tendo em conta os seus problemas e objetivos de intervenção.

Para mais informações e inscrições, por favor contactar na quinta-feira anterior à semana que se pretende inscrever.

Complexo das Piscinas Municipais de Silves
Horário Funcionamento
De segunda-feira a sexta-feira das 07h30-21h00 e ao sábado das 07h30-13h30
Telf.: 282 440 270

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 20 DE DEZEMBRO EM PALMEIRINHA, LOBITO, VENDA NOVA, RUA LONGA E RUA DA LADEIRA, NO POÇO DEÃO, NA FREGUESIA DE SILVES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Pavimentação de Arruamentos e Infra - Estruturas de Abastecimento de Água em Poço Deão”, o fornecimento de água será interrompido em Palmeirinha, Lobito, Venda Nova, Rua Longa e na Rua da Ladeira, no Poço Deão, na Freguesia de Silves, no dia 20 de dezembro, entre as 09h00 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Cantanhede | Com decoração a cargo de todas as crianças dos Jardins de Infância e EB1 do Concelho Biblioteca Municipal assinala natividade com Árvore de Natal muito especial

Foi recentemente inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede uma Árvore de Natal com uma decoração bastante original. Este verdadeiro símbolo da Natividade tem a particularidade de se encontrar decorada com a participação de todas as crianças que frequentam os Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico do concelho.

A partir de algumas sugestões deste equipamento cultural, particularmente direcionadas para a importância do Natal e a sua relação com temáticas como “Ambiente”, “Animais”, “Crianças”, “Idosos”, “Paz” e “Pobreza”, os jovens envolvidos realizaram e decoraram um enfeite que considerassem verdadeiramente importante e representativo, definindo dessa forma o que entendem como verdadeiro espírito de Natal integrar a decoração de uma Árvore de Natal.

Esta iniciativa contou com a participação de vinte e dois salas de Jardins de Infância e sessenta e quatro turmas de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar, num total de cerca de 1500 participantes, entre aluno e docente, em mais uma atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal e que tem como principal objetivo encontrar alternativas para, em tempo de pandemia, (re)aproximar a comunidade escolar deste importante espaço de divulgação cultural.

A Biblioteca Municipal pretende ainda, através deste género de projetos, fomentar a Leitura, do Livro e da Literacia, numa época de contenção e distanciamento social, decorrente da pandemia da COVID-19.



CENTRO DE VACINAÇÃO MUNICIPAL DE SILVES COVID-19 FUNCIONARÁ EM EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS COM 10 E 11 ANOS


Nos dias 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo), o Centro Municipal de Vacinação Silves COVID-19 (CMVSilves) na Fissul, funcionará em exclusivo para a vacinação de crianças do Concelho com idades de 10 e 11 anos.

Procurando tornar este espaço mais acolhedor, descontraído e alegre para as crianças em tempo natalício, a autarquia introduziu decoração de Natal, som ambiente e a passagem de filmes infantis. As crianças receberão uma prenda como recompensa pela participação nesta campanha de vacinação contra a Covid-19.

Projeto “Tenho um amigo” une alunos de Águeda e Cabo Verde - ilha do Sal

Primeira iniciativa aconteceu ontem, com uma aula online, e mais estão marcadas para o início do próximo ano

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do protocolo de geminação com o Município do Sal (Cabo Verde), está a realizar um conjunto de iniciativas ligadas ao turismo, cultura, educação e ambiente, entre outras.

A mais recente é o projeto “Tenho um amigo”, cuja primeira atividade aconteceu ontem, na Escola Básica Fernando Caldeira, onde os alunos da turma do 6.º I tiveram uma “aula” online em conjunto com os “colegas” da turma do 6.º J da Escola do Sal.

Nesta aula, os alunos fizeram uma apresentação individual de cada um, falando sobre diversos aspetos da sua cultura e dos seus territórios, apresentando Águeda e o Sal através de dois pequenos vídeos. Dada a proximidade da época natalícia, o tema foi naturalmente abordado, com enfoque nas tradições de cada país, na alimentação e outros costumes. Os estudantes trocaram ainda ideias sobre atividades dos tempos livres e do quotidiano.

“É muito interessante ver a interação entre os alunos das duas comunidades, as diferenças culturais e como têm tanto em comum. Esta é mais uma oportunidade para que os laços entre comunidades tão distantes geograficamente se criem e reafirmem”, defendeu Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que acompanhou esta primeira aula.

Evidência dessa união e criação de ligações é o facto de os alunos terem marcado para janeiro a troca de correspondência entre si, por forma a garantirem que continuarão em contacto.

Este é um projeto que irá prosseguir em 2022, com ligações periódicas (a próxima já em janeiro) entre as duas turmas, onde continuarão a ser abordadas as temáticas relacionadas com lendas e histórias locais, projetos ambientais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios.

 

 

ESTE FIM-DE-SEMANA, CELEBRE O NATAL NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE NÃO FALTAM MOTIVOS PARA NOS VISITAR EM FAMÍLIA!

Até 9 de janeiro de 2022

Parque da Cerca
Iluminação de Natal na Marinha Grande
Org: CMMG

Até 9 de janeiro de 2022
Zona Central da Área de Reabilitação Urbana (Praça Guilherme Stephens - Centro Tradicional)
Pinheiro Vivo de Natal
Org: CMMG

Até 9 de janeiro de 2022
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro – Edifício da Resinagem
Presépio de Filipe Ferreira
Horário:  terça a domingo - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Org: CMMG

Até 23 de dezembro
Parque da Cerca
Sáb. a Qui. - 10h30 às 21h30
FÁBRICA DAS TRADIÇÕES: Ateliers de Natal, Zona Gaming VR com Locomotiva de Natal,  Casa do Pai Natal, Carrossel, Mercadinho de Natal

18 DE DEZEMBRO. SÁBADO

10h00 às 21h00 – Átrio da Junta de Freguesia
Mercadinho de Natal
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

11h00 - Acr Comeira - Teatro à Solta - Associação Cultural
“A REVIRAVOLTA” - Exercício de Natal dos alunos das Oficinas Teatro à Solta
Org.: Teatro à Solta - Associação Cultural

14h00 – Junta de Freguesia da Moita
Visita de Natal aos Idosos
Org.: Junta de Freguesia da Moita

14h30 – Junta de Freguesia da Moita
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

15h00 às 18h00 – Ponto de partida/chegada - Parque da Cerca (junto à Árvore de Natal)
Comboio de Natal
Org: CMMG

15h00 – Parque da Cerca
Chegada do Pai Natal e Circo de Natal
Org: CMMG

15h30 – Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

16h00 - Teatro Stephens
MÚSICA FAMÍLIAS| CONCERTO PARA BEBÉS “Luzes de Natal” - Solista convidada: Sara Franqueira (cenógrafa e aderecista)
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)
Bilhetes: bol.pt ou bilheteira do Teatro Stephens, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

16h30 – Junta de Freguesia da Marinha Grande
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

18h00 – Museu Joaquim Correia
Concerto de Natal com Adriana Paraíso e Diogo Santos
Org: CMMG

19 DE DEZEMBRO . DOMINGO

10h00 às 21h00 – Átrio da Junta de Freguesia
Mercadinho de Natal
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

11h00 – Parque da Cerca (Tenda da Fábrica das Tradições)
Show cooking com o Chef Américo dos Santos (Restaurante Belcanto)
Atividade inserida no projeto À mesa também se canta|Doces canções de Inverno, que contará com a participação do Chef Américo dos Santos, na confeção de um doce tradicional.

11h00 - Casa da Cultura Teatro Stephens
Os Iberzitos vão à Música
Org: Grupo Iberomoldes e Orfeão de Leiria
Apoio: CMMG

15h00 às 18h00 – Ponto de partida/chegada - Parque da Cerca (junto à Árvore de Natal)
Comboio de Natal
Org: CMMG

16h00 . Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário - Marinha Grande
À MESA TAMBÉM SE CANTA I CONCERTO “DOCES CANÇÕES DE INVERNO”
Sónia Santos |  Luisa Oliveira | Projectos de vida Sénior da Marinha Grande
Org: CMMG

16h30 – Parque da Cerca
Chegada do Passeio de Pais Natais Motards
Org.: Moto Clube da Marinha Grande

Marinha Grande | ESCUTEIROS DO CONCELHO EXPÕEM PRESÉPIOS EM ESPAÇO PÚBLICO

Os Agrupamentos 36 e 1076 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em parceria com a Câmara Municipal, construíram presépios que estão patentes em espaço público, na Marinha Grande e em Vieira de Leiria.

Trata-se de uma iniciativa integrada no programa de animação “Tradições de Natal”, organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com as associações do concelho, que visa celebrar o Natal através dos símbolos icónicos como a árvore, a Estrela, as luzes, as meias ou o sapatinho nas lareiras, o presépio, o azevinho, as coroas de Natal, o calendário do Advento, todas as especialidades gastronómicas de Natal e muito mais.

Partindo dessa intenção, a Câmara Municipal desafiou os Agrupamentos de Escuteiros do concelho a construirem o respetivo presépio, para exposição em espaço público, o que foi prontamente aceite.

Na Marinha Grande, o Agrupamento 36 instalou um Presépio na Avenida Dr. José Henriques Vareda, junto ao antigo edifício da Assembleia Municipal. Em Vieira de Leiria, o Agrupamento 1076, expôs o Presépio de sua autoria na rotunda do Mourão, na chegada à vila pela estrada municipal 242-1.



Ansião | Constituído novo Conselho Municipal de Juventude


O Conselho Municipal de Juventude reuniu pela primeira vez no atual mandato autárquico no dia 15 de janeiro.
A quarta reunião de plenário do presente ano, marcou o início de um novo ciclo, que definirá o mandato 2021/2025, e teve como principais objetivos a constituição do conselho e a aprovação do seu plano de atividades.

Este órgão representante dos jovens ficou, assim, composto pelo presidente, o Presidente da Câmara Municipal, com a competência delegada no Vereador com o pelouro da Juventude, Paulo Fernandes; pela representante do grupo municipal do Partido Socialista da Assembleia Municipal, Ana Carolina Domingues; pelo presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Ansião, André Araújo; pelo representante do grupo municipal do Partido Social Democrata da Assembleia Municipal, Daniel Marques; pelo presidente da direção da JAVE (Associação de Jovens de Avelar), José Rego; pelo representante da Juventude Socialista, Pedro Madruga; pela presidente da Associação de Estudantes da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Sara Gaspar; e pela representante da Juventude Social Democrata, Vanessa Moura.

Na prossecução dos trabalhos, procedeu-se à análise e revisão ao regimento do órgão; à emissão de um parecer favorável às políticas municipais da juventude e suas dotações orçamentais; e à aprovação do plano de atividades para 2022.

Foram ainda expressos votos de que o Conselho Municipal de Juventude, no ciclo que agora se inicia, seja capaz de promover uma intervenção mais ativa por parte dos jovens do Concelho de Ansião, sempre com o intuito de contribuir para o seu bem-estar.

Covid-19: Portugal com mais 24 óbitos e 4.644 nas últimas 24 horas

 Portugal regista hoje mais 24 mortes associadas à covid-19 e mais 4.644 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

Novos casos: +4.644
Óbitos: +24
Recuperados: +3 886
Internados: 943 (-9)
Internados em UCI: 147 (-11)
Casos ativos: 70 406 (+734)

nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 525,5 casos por 100 mil habitantes (aumentou) e um índice de transmissibilidade R(t) de 1,07 (diminuiu).

No continente, a incidência está nos 531,2 casos de infeção (aumentou) e o índice de transmissibilidade R(t) é 1,07 (diminuiu).

* Dados atualizados 17/12/2021 (a matriz de risco é atualizada todas as segundas, quartas e sextas pela DGS).

Quais os concelhos com números mais preocupantes (com mais de 480 casos por 100 mil habitantes acumulados a 14 dias)?

  • Abrantes - 526
  • Águeda - 1128
  • Albergaria-a-Velha - 700
  • Albufeira - 742
  • Alcácer do Sal - 779
  • Alcobaça - 651
  • Alenquer - 646
  • Alfândega da Fé - 1336
  • Almeida - 501
  • Almeirim - 651
  • Alpiarça - 487
  • Anadia - 1195
  • Ansião - 489
  • Arouca - 781
  • Aveiro - 682
  • Barrancos - 1171
  • Barreiro - 490
  • Batalha - 742
  • Bombarral - 552
  • Braga - 727
  • Bragança - 861
  • Cabeceiras de Basto - 599
  • Caldas da Rainha - 488
  • Câmara de Lobos - 859
  • Campo Maior - 732
  • Cantanhede - 700
  • Carregal do Sal - 1106
  • Cartaxo - 660
  • Castelo Branco - 525
  • Castelo de Paiva - 536
  • Castro Daire - 65
  • Castro Marim - 500
  • Chaves - 538
  • Coimbra - 865
  • Condeixa-a-Nova - 1520
  • Constância - 592
  • Covilhã - 1208
  • Elvas - 518
  • Entroncamento - 698
  • Espinho - 540
  • Esposende - 530
  • Fafe - 626
  • Faro - 1166
  • Ferreira do Zêzere - 1333
  • Figueira da Foz - 950
  • Fornos de Algodres - 727
  • Funchal - 709
  • Fundão - 794
  • Golegã - 737
  • Gouveia - 1392
  • Guarda - 1418
  • Idanha-a-Nova - 530
  • Ílhavo - 853
  • Lagoa - 1249
  • Lagos - 902
  • Leiria - 786
  • Lisboa - 642
  • Loulé - 965
  • Lourinhã - 581
  • Lousã - 706
  • Machico - 775
  • Mafra - 497
  • Maia - 554
  • Mangualde - 712
  • Marinha Grande - 821
  • Matosinhos - 607
  • Mealhada - 954
  • Mêda - 525
  • Mira - 977
  • Miranda do Corvo - 889
  • Moimenta da Beira - 762
  • Monção - 547
  • Monchique - 864
  • Mondim de Basto - 727
  • Montemor-o-Velho - 751
  • Nazaré - 589
  • Nelas - 516
  • Nisa - 772
  • Óbidos - 516
  • Oeiras - 599
  • Olhão - 926
  • Oliveira de Azeméis - 754
  • Oliveira de Frades - 531
  • Oliveira do Bairro - 854
  • Ourém - 1055
  • Ovar - 567
  • Pampilhosa da Serra - 521
  • Penacova - 579
  • Penalva do Castelo - 574
  • Penedono - 700
  • Penela - 594
  • Peniche - 505
  • Pinhel - 996
  • Pombal - 881
  • Ponte da Barca - 856
  • Ponte de Sor - 586
  • Portimão - 1266
  • Porto - 626
  • Porto de Mós - 532
  • Porto Santo - 520
  • Póvoa de Lanhoso - 531
  • Resende - 748
  • Ribeira Brava - 550
  • Sabugal - 551
  • Santa Cruz - 613
  • Santa Maria da Feira - 661
  • Santarém - 739
  • São Brás de Alportel - 1350
  • São João da Madeira - 938
  • Sardoal - 484
  • Sátão - 584
  • Seia - 487
  • Sertã - 563
  • Silves - 908
  • Sobral de Monte Agraço - 526
  • Soure - 950
  • Sousel - 1386
  • Tavira - 799
  • Tomar - 1099
  • Tondela - 577
  • Torres Novas - 761
  • Torres Vedras - 740
  • Vagos - 609
  • Vale de Cambra - 505
  • Vila do Bispo - 874
  • Vila Nova de Gaia - 533
  • Vila Nova de Paiva - 1578
  • Vila Real de Santo António - 515
  • Vimioso - 733
  • Vinhais - 591
  • Viseu - 880
  • Vouzela - 509

Fonte: MadreMedia

BREAKING NEWS: Biden concedes BBB bill won’t get passed this year

President Joe Biden acknowledged Thursday that negotiations over his Build Back Better bill will drag on into 2022 despite efforts and pledges by Democrats to get it done before Christmas.

“It takes time to finalize these agreements, prepare the legislative changes, and finish all the parliamentary and procedural steps needed to enable a Senate vote,” the president said in a statement. “We will advance this work together over the days and weeks ahead; Leader Schumer and I are determined to see the bill successfully on the floor as early as possible.”

Read more: https://www.politico.com/news/2021/12/16/biden-concedes-bbb-bill-wont-get-passed-this-year-525194

Fonte: POLITICO

President Joe Biden speaks during a meeting at the White House. | Drew Angerer/Getty Images

Ursula von der Leyen ameaça Rússia


Em Bruxelas mas com os olhos postos em Moscovo. A sexta cimeira da Parceria Oriental juntou na capital belga chefes de Estado e de Governo da União Europeia, Ucrânia, Arménia, Azerbaijão, Geórgia e Moldávia e as movimentações militares da Rússia junto à fronteira ucraniana foram o prato forte do menu.

A preocupação com a crescente esfera de influência russa é legítima na região, mas para Bruxelas isso não pode acontecer a qualquer preço.

Ursula von der Leyen pediu à Rússia para se "abster de novos atos agressivos", assegurando à Ucrânia "apoio na defesa da soberania e integridade territorial". Para a presidente da Comissão Europeia, não podem haver dúvidas de uma "resposta firme da União Europeia a novas agressões contra a Ucrânia".

A grande ausente da cimeira foi a Bielorrússia, aliada de Moscovo e que suspendeu a participação na Parceria Oriental. Von der Leyen disse esperar que a cadeira vazia, reservada para Alexander Lukashenko, fosse "em breve ocupada por um líder legítima e democraticamente eleito".

Fonte: euronews

Dom Estêvão Yang morre fiel à Igreja, aos 99 anos

O bispo emérito de Handan, Dom Estêvão Yang Xiangtai [foto], faleceu aos 99 anos de idade. Ele foi preso inúmeras vezes pelos comunistas até a Revolução Cultural de 1966, não sendo mais liberado a partir de então.

Em 1970 foi julgado e condenado a 15 anos de ‘reeducação’ em campos de trabalho forçado, mas em 1980 foi absolvido. Sagrado bispo em 1996, em 2011 ele sagrou em segredo o bispo Joseph Sun Jigen, para evitar que a cerimônia fosse presidida por um bispo ilegítimo.

Dom Yang nunca se submeteu à cismática ‘igreja patriótica’, submissa ao Partido Comunista Chinês. Em 2015, ele apoiou os corajosos protestos do clero de Wenzhou contra a demolição de cruzes na província de Zhejiang.

ABIM

CANADÁ | Canadá vai compensar indígenas vítimas de abusos em internatos


O governo canadiano anunciou que vai disponibilizar o equivalente a mais de 27 milhões de euros em compensações para membros da população indígena que sofreram abusos durante a infância em internatos do país.
No passado, as crianças indígenas do país eram separadas das famílias e enviadas para escolas onde eram frequentemente vítimas de abusos físicos e sexuais. Pelo menos 6000 morreram nos internatos.

igília junto a local onde foram encontrados restos humanos em valas não identificadas perto de um internato no Canadá (arquivo)   -   Direitos de autor  GEOFF ROBINS/AFP or licensors

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI DISTRIBUIR NESTE NATAL CABAZES DE ALIMENTOS OFERECIDOS PELA MISSÃO CONTINENTE

Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote, já há alguns anos, para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, às famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de janeiro, denominada por “Um Natal cheio…” promovido por esta Associação.

Vitor Cosme Director da Loja Continente, sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede, referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária, através da Missão Continente.

Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilita atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano, mas sobretudo numa época de tantas solicitações, a Missão Continente ter reforçado o seu apoio, o que para além de possibilitar “transbordar” o cabaz, vai também em tempos de pandemia reforçar o espírito solidário desta quadra.

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Modelo, que perdura há muitos anos e que este ano generosamente voltou a ser reforçada, que vai ser possível concretizar esta iniciativa, no âmbito da “Missão Continente”, que certamente vai proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda, um maior relevo e significado.

Azeite, óleo, leite, arroz, massas, bolachas, cereais, chocolates, e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias.

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vai visitar e entregar às famílias um Cabaz de produtos da marca Continente.

Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido às crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres, desenvolvendo igualmente uma campanha solidária, no âmbito do Projecto de Cooperação. de Partida! que desenvolve em Cabo Verde, nomeadamente o projecto “do Usado se faz novo”.

Cantanhede | PROJECTO “DO USADO, SE FAZ NOVO” RECEBE DONATIVOS DE MATERIAL DESPORTIVO

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promotora do Projecto de Cooperação . de Partida!, que desenvolve desde o ano de 2011, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, está a promover nesta quadra de natal, uma campanha de angariação de material desportivo para crianças do Municipio do Tarrafal de Santiago.

A Sociedade Columbófila, com o lançamento deste projecto solidário, responde ao pedido formulado por Teresa Ramos Correia, Vereadora do Pelouro da Juventude Cultura e Desporto, daquele Municipio, que trabalha um projecto de desenvolvimento desportivo, com o objectivo de agir na prevenção contra alguns males sociais que vem afetando os jovens daquele concelho de Santiago norte e ajudar a transmitir valores sociais que possibilitem no futuro os jovens terem um comportamento adequado na sociedade Tarrafalense.

Para além destes objectivos, Teresa Ramos, pretende igualmente alcançar e contribuir para o desenvolvimento das condições básicas para que as crianças daquele Municipio, sobretudo do sexo feminino, possam praticar desporto.

Todos aqueles que queiram contribuir para esta causa, poderão doar material desportivo, de todas as modalidades, nomeadamente bolas, raquetes, equipamentos, sapatilhas, botas, equipamentos de ginásios e de treino de modalidades colectivas, entre outros, entregando os donativos recolhidos na sede da Sociedade Columbófila, que se encarregará de os fazer chegar ao Municipio do Tarrafal.



Tribunal recusa libertação sob fiança a João Rendeiro. Extradição será analisada a 10 de janeiro

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro regressou hoje ao tribunal de Durban, seis dias depois de ter sido preso na África do Sul. O tribunal rejeitou libertar João Rendeiro sob caução, como pedia a defesa, enquanto decorre o processo de extradição pedido pelas autoridades portuguesas à África do Sul.

A audição de João Rendeiro chegou a ser adiada duas horas, mas acabou por começar apenas uma hora mais tarde no Tribunal de Verulam.

O juiz sul-africano Rajesh Parshotam começou por ler o resumo dos processos e rejeitou os argumentos da defesa de João Rendeiro, como o de que a figura jurídica da prisão preventiva não existiria na África do Sul ou de que o ex-banqueiro não teria um julgamento justo em Portugal. O juiz salientou, porém, que o pedido de extradição por parte de Portugal não foi formalizado.

Ficou assim decidido, esta sexta-feira, que João Rendeiro ficará detido preventivamente - ao abrigo da convenção europeia de extradição de que Portugal e África do Sul são signatários - até ao dia 10 de janeiro e até que Portugal realize o pedido de extradição. Agora, correrá o primeiro prazo de 12 dias para devida provisão do processo na África do Sul.

O magistrado rejeitou hoje libertar João Rendeiro sob a fiança de 40.000 rands (2.190 euros), como pedia a defesa, considerando que havia um elevado risco de fuga e afirmando que o ex-banqueiro “quase de certeza que fugiria", caso fosse libertado agora.

O juiz argumentou que João Rendeiro “saiu de Portugal, logo que esgotou possibilidades de recursos na justiça, para evitar prisão".

"Ele [João Rendeiro] é um fugitivo, contra as ordens dos tribunais" referiu o magistrado, justificando que "se não respeita processos judiciais em Portugal porque iria respeitar na África do sul".

"Liberta-lo não seria pelo interesse da justiça, nem aqui nem em Portugal", acrescentou.

A defesa de Rendeiro já tinha anunciado antecipadamente que iria recorrer da decisão no caso de ser negada a liberdade.

Quinta-feira foi feriado nacional na África do Sul (Dia da Reconciliação), pelo que o processo foi hoje retomado.

João Rendeiro tem, desde quarta-feira, um terceiro mandado de detenção internacional. O novo mandado foi emitido quarta-feira pelo juiz Francisco Henriques, que a 28 de setembro tinha condenado Rendeiro a 3 anos e seis meses de prisão efetiva pelo crime de burla qualificada.

O ex-banqueiro português foi preso a 11 de dezembro, num hotel em Durban, na província sul-africana do KwaZulu-Natal, numa operação que resultou da cooperação entre as polícias portuguesa, angolana e sul-africana.

João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam agora a sua extradição para cumprir pena em Portugal.

O ex-presidente do extinto Banco Privado Português foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do banco, tendo o tribunal dado como provado que João Rendeiro retirou do banco 13,61 milhões de euros.

Madremedia

Imagem: SAPO24