terça-feira, 4 de outubro de 2022

Municípios exigem “cumprimento rigoroso” da Lei das Finanças Locais em 2023

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu hoje ao Governo o "cumprimento rigoroso" da Lei das Finanças Locais, em 2023, o que implica a transferência para as Câmaras de um reforço de 219,73 milhões de euros.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Conselho Diretivo da ANMP Ribau Esteves recordou que o “acordo de compromisso” firmado com o Governo envolve um conjunto de medidas nas áreas da Educação e da Saúde.
Em 2023, tais medidas “terão um impacto financeiro significativo nas contas dos municípios”, disse Ribau Esteves, em Coimbra, após uma reunião do Conselho Diretivo.
Ribau Esteves, que é também presidente da Câmara de Aveiro, defendeu que o Orçamento do Estado (OE) para 2023 deve “assegurar os recursos financeiros necessários” à concretização daquelas medidas.

Madremedia/Lusa
Imagem: SAPO 24

UE aprova carregador universal. Apple vai ter que adaptar-se

Decisão foi aprovada pela grande maioria dos membros do Parlamento Europeu, com 602 votos a favor e apenas 13 contra.
O Parlamento Europeu aprovou, esta terça-feira, novas regras introduzem na UE uma um carregador único para telemóveis, tablets e câmaras fotográficas até 2024.
Decisão foi aprovada pela grande maioria dos membros, com 602 votos a favor e apenas 13 contra.
A votação confirma um acordo anterior entre instituições da UE e que tornará os carregadores USB-C, utilizados pelos dispositivos baseados no Android, a norma da UE, forçando a Apple a alterar a sua porta de carregamento para os iPhones e outros dispositivos.
OS ANALISTAS ESPERAM UM POSSÍVEL IMPACTO POSITIVO, PORQUE ISTO PODERIA ENCORAJAR OS COMPRADORES A COMPRAR OS MAIS RECENTES GADGETS DA APPLE EM VEZ DE OS SEM A PORTA USB-C.

O acordo também abrange os e-readers, auriculares e outras tecnologias, o que significa que pode também ter impacto na Samsung, na Huawei e noutros fabricantes de dispositivos, disseram os analistas.
A Apple advertiu, no passado, que a proposta prejudicaria a inovação e criaria uma montanha de desperdícios eletrónicos.
A mudança foi discutida durante anos e foi motivada por queixas de utilizadores do iPhone e do Android por terem de mudar para carregadores diferentes nos seus aparelhos.
A Comissão Europeia estimou que o carregador único pouparia cerca de 250 milhões de euros para os consumidores.

Reuters
Imagem: RR

Morreu Loretta Lynn, figura lendária da música country

 

A cantora Loretta Lynn, lenda da música country dos Estados Unidos, faleceu aos 90 anos, segundo um comunicado enviado à imprensa pela sua família.
"A nossa querida mãe, Loretta Lynn, faleceu pacificamente nesta manhã, 4 de outubro, durante o sono na sua cama no seu adorado ranch em Hurricane Mills", lê-se no comunicado da família, que pediu privacidade e adiantou que uma sessão memorial será anunciada mais tarde.
Nascida no estado do Kentucky, Lynn foi uma das primeiras mulheres a subir ao topo deste género musical nas décadas de 1960 e 1970, falando mais abertamente do que nunca nas suas letras sobre sexualidade e a vida íntima das mulheres do seu tempo.
Lynn já era mãe de quatro filhos antes de ingressar numa carreira na música e o facto de ter proveniências modestas — o seu pai era um mineiro nas explorações de carvão — e de as celebrar com orgulho fez dela uma figura querida e facilmente relacionável na música country.
Ao longo da sua carreira, a cantora lançou 60 álbuns e mais de 160 canções, de onde se destacam êxitos como "Coal Miner’s Daughter,” “You Ain’t Woman Enough,” “The Pill,” “Don’t Come Home a Drinkin’ (With Lovin’ on Your Mind),” “Rated X” e “You’re Looking at Country".
Lynn é a mulher que mais prémios recebeu na história da música country: ao todo, entre outras distinções, venceu três Grammys, sete American Music Awards, oito prémios da Broadcast Music Incorporated, 13 prémios da Academy of Country Music e oito prémios da Country Music Association.
A cantora teve ainda a honra de receber a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior distinção que se pode conceder a um civil nos EUA. O acontecimento ocorreu em 2013, recebendo tal louvor da parte de Barack Obama.

Madremedia

Imagem: Sapo24

Técnica inovadora para a orientação do tratamento no cancro do pulmão

 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) testou, pela primeira vez em Portugal, a Immuno-PET, uma técnica inovadora que pode ajudar a prever a resposta aos tratamentos de imunoterapia, terapêutica utilizada em doentes com cancro do pulmão. Este exame pioneiro tem potencial para vir a integrar os exames de estadiamento no cancro do pulmão, permitindo identificar a terapêutica potencialmente mais adequada para cada doente. A técnica está já a ser utilizada em doentes com diagnóstico de cancro do pulmão de Coimbra e Leiria, como parte de um estudo clínico a decorrer no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC.

Sónia Silva, aluna de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), e também médica pneumologista e coordenadora da Pneumologia Oncológica no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, destaca que a Immuno-PET pode vir a permitir «selecionar melhor os doentes no futuro para o tratamento mais indicado» e «impedir que se possa perder tempo, ou até mesmo o doente, com terapêuticas que não resultarão em resposta e controlo da doença».

A utilização desta técnica permite fazer uma avaliação de corpo inteiro do doente, sinalizando as zonas que estão afetadas pelo cancro e prevendo a resposta de doentes ao tratamento de imunoterapia, uma das terapêuticas mais promissoras utilizadas em doentes com cancro de pulmão em estádio avançado.

Atualmente, o cancro do pulmão é a «principal causa de morte por cancro no nosso país, tendo uma incidência crescente e sendo também um dos mais frequentes», contextualiza Sónia Silva. É também «mais agressivo e isso está muito relacionado com o facto de os doentes já chegarem com tumores em estados avançados, porque os estádios precoces, que são os operáveis, muitas vezes não dão sintomas», sublinha. Nestes casos avançados, a doença já não está apenas nos pulmões, mas em vários órgãos, o que corresponde ao estádio IV.

O cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro no nosso país, tendo uma incidência crescente e sendo também um dos mais frequentes. Sónia Silva

A utilização pioneira desta técnica está a decorrer no âmbito de um estudo clínico envolvendo o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em colaboração com o ICNAS. O estudo surge no âmbito do projeto de doutoramento de Sónia Silva, orientado por Antero Abrunhosa, diretor do ICNAS, e por Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC.

Os ensaios clínicos desenvolvidos até ao momento têm sido realizados com doentes com diagnóstico de cancro do pulmão de não pequenas células (o mais prevalente), indicados para fazerem um tratamento de imunoterapia. Os doentes fazem todos os exames habituais e recebem o acompanhamento usual, realizando a Immuno-PET como uma técnica de diagnóstico extra. Sónia Silva destaca que o fator inovador deste exame reside no facto de «ter uma informação de corpo inteiro, de como toda a doença se comporta, além da biópsia e da habitual PET». Num primeiro caso clínico, já em curso, o doente está a responder bem: «a Immuno-PET fixa nos locais onde está a responder à terapêutica, estando concordante com a resposta que está a ter ao tratamento», destaca a doutoranda da Faculdade de Medicina da UC.

Sobre o contexto deste ensaio clínico, Sónia Silva explica que «nos últimos 15 anos, tem havido um boom de terapêuticas para o cancro do pulmão, com muitas terapêuticas inovadoras a surgir, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e sobrevida dos doentes, mas continua, mesmo assim, a precisar-se de mais», nomeadamente «selecionar melhor os doentes para os tratamentos mais adequados».

Paralelamente, espera-se que a Immuno-PET possa vir a contribuir também para a sequenciação terapêutica, permitindo a orientação relativamente à duração ideal do tratamento, por se tratar de um exame que, não sendo invasivo, nem causador de dor, é mais tolerável pelos doentes.

A Immuno-PET não vem substituir outros exames de diagnóstico – como a biopsia ou a habitual PET –, mas pode vir a funcionar como uma técnica complementar que vai ajudar a tornar o acompanhamento clínico do doente mais célere e eficaz ao permitir perceber a resposta à terapêutica.

Antero Abrunhosa salienta que «este estudo clínico tem sido possível graças à excelente colaboração existente entre o ICNAS, a FMUC, o CHUC e o CHL e à existência de uma equipa multidisciplinar envolvendo químicos, físicos, engenheiros, técnicos e médicos que trabalham em conjunto para tornar possível um projeto que liga a excelência da investigação à melhoria dos cuidados de saúde nos hospitais».

 

Universidade de Coimbra



Prémio Nobel da Física 2022

O prémio Nobel da Física 2022 foi atribuído a Allain Aspect, da Université Paris-Saclay e École Polytechnique(França), John Clauster, da J.F. Clauser & Assoc. (Estados Unidos) e Anton Zeilinger, da Universidade de Viena (Áustria),“pelas experiências com fotões entrelaçados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e sendo pioneiros na ciência da informação quântica”.

Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger realizaram cada um experiências inovadoras utilizando estados quânticos enredados, onde duas partículas se comportam como uma única unidade, mesmo quando estão separadas. Os seus resultados abriram o caminho para novas tecnologias baseadas em informação quântica.

Os efeitos inefáveis da mecânica quântica estão a começar a encontrar aplicações. Existe agora um grande campo de investigação que inclui computadores quânticos, redes quânticas e comunicações quânticas encriptadas seguras.

Um factor chave neste desenvolvimento é como a mecânica quântica permite a existência de duas ou mais partículas no que se chama um estado entrelaçado. O que acontece a uma das partículas de um par entrelaçado determina o que acontece à outra partícula, mesmo que estejam muito afastadas.

Durante muito tempo, a questão era se a correlação se devia ao facto de as partículas de um par entrelaçado conterem variáveis escondidas, instruções que lhes diziam qual o resultado que deveriam dar numa experiência. Na década de 1960, John Stewart Bell desenvolveu a desigualdade matemática que tem o seu nome. Isto afirma que se houver variáveis ocultas, a correlação entre os resultados de um grande número de medições nunca excederá um determinado valor. Contudo, a mecânica quântica prevê que um determinado tipo de experiência violará a desigualdade de Bell, resultando assim numa correlação mais forte do que seria possível de outra forma.

John Clauser desenvolveu as ideias de John Bell, conduzindo a uma experiência prática. Quando ele fez as medições, elas apoiaram a mecânica quântica, violando claramente uma desigualdade de Bell. Isto significa que a mecânica quântica não pode ser substituída por uma teoria que utiliza variáveis ocultas.

Algumas brechas permaneceram após a experiência de John Clauser. Alain Aspect desenvolveu a configuração, utilizando-a de uma forma que fechou uma importante lacuna. Ele foi capaz de mudar as definições de medição depois de um par entrelaçado ter deixado a sua fonte, pelo que a definição que existia quando foram emitidas não podia afectar o resultado.

Usando ferramentas refinadas e longas séries de experiências, Anton Zeilinger começou a usar estados quânticos entrelaçado. Entre outras coisas, o seu grupo de investigação demonstrou um fenómeno chamado teletransporte quântico, que torna possível mover um estado quântico de uma partícula para outra à distância.

Tem-se tornado cada vez mais claro que está a surgir um novo tipo de tecnologia quântica. Podemos ver que o trabalho dos laureados com estados entrelaçados é de grande importância, mesmo para além das questões fundamentais sobre a interpretação da mecânica quântica”, diz Anders Irbäck, Presidente do Comité Nobel da Física.

António Piedade com Comité Nobel

Distribuição de fruta gratuita e lanche escolar para todos. Câmara Municipal de Castelo de Paiva assinou protocolos para garantir refeições escolares e actividades de apoio

Medida abrange 768 alunos do 1º ciclo e do ensino pré – escolar

  Município de Castelo de Paiva procedeu, na última semana de Setembro, à assinatura dos Protocolos de Colaboração com as diversas IPSS do concelho, que asseguram as componentes educativas, nomeadamente as Refeições Escolares e Lanches, as Actividades de Animação e de Apoio à Família no Pré-Escolar e Actividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito do 1º Ciclo do Ensino Básico Ensino Pré Escolar

Foram assinados pela Vereadora da Educação, Liliana Vieira, em representação do Município de Castelo de Paiva, e pelos representantes das entidades, Centro Social de Santa Maria de Sardoura, a Associação de Solidariedade Social “Os Cucos”, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, o Centro Social de Real e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pedorido, sendo que estas medidas de apoio social abrangem alunos de todas as freguesias do município, porque todas têm cobertura destas componentes educativas.

Para a edilidade paivense continua a ser prioridade investir no sector da Educação, como garantia de futuro, permitindo a todas famílias aceder aos recursos necessários e fundamentais, para o sucesso escolar e pessoal dos seus educandos.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva continua assim, a assegurar o serviço de Refeições Escolares a todos os alunos que estejam a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como actividades de animação e apoio à família  no Pré – Escolar ( refeição + prolongamento de horário ), uma medida social que abrange cerca de 768 alunos, sendo 501 do 1º Ciclo do Ensino Básico e 267 relativos ao ensino Pré – Escolar.  

Para a Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Liliana Vieira, esta é uma medida de grande alcance social, que representa um excelente contributo para auxiliar as famílias paivenses, nestes tempos em que, cada vez mais, se evidenciam as dificuldades económicas, potenciando uma poupança que poderá ser aplicada em outras necessidades da vida familiar.

Liliana Vieira enaltece a qualidade do serviço que tem sido prestado por estas entidades locaise evidenciou que, “ ambicionamos fazer ainda mais, até porque queremos continuar a corresponder às necessidades que, neste âmbito educativo, se fazem sentir, acreditando que, só através de um continuo investimento na melhoria das condições de acesso ao ensino é que o concelho de Castelo de Paiva pode chegar à prosperidade que se deseja para todos, e ao crescimento e desenvolvimento sustentado que todos ambicionamos para a nossa terra “.

Recorde-se entretanto que, no novo ano lectivo recentemente iniciado, a CM de Castelo de Paiva vai continuar a assegurar a distribuição gratuita de fruta nas escolas do concelho, uma iniciativa com três distribuições semanais, ao mesmo tempo que a autarquia mantém a acção, também orientada para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com a atribuição do Lanche Escolar, a ser gratuitamente distribuído duas vezes por semana nos estabelecimentos de ensino de Castelo de Paiva, mantendo-se a  participação ao nível da comparticipação das Refeições Escolares.

A autarca paivense realça que, estas são medidas importantes para tornar mais saudável a vivencia escolar das crianças e ajudar as famílias paivenses nesta época de carência e contrariedades, sendo um bom contributo nesta fase difícil, em que as despesas se avolumam no arranque escolar.

Carlos Oliveira



Nova criaçao d’A Escola da Noite em cena em Coimbra até 16 de Outubro

 A nova criação d'A Escola da Noite – “Aqui, onde acaba a estrada”, com texto e encenação de Igor Lebreaud – está em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, até 16 de Outubro. O espectáculo aborda o tema das grandes migrações forçadas e pode ser visto de quinta a domingo.
Ainda nas próximas semanas, no TCSB, prosseguem os Sábados para a Infância, com Ana Biscaia e Ricardo Kalash, e regressa o Clube de Leitura Teatral, com o autor galego Cándido Pazó.

“AQUI, ONDE ACABA A ESTRADA”, DE IGOR LEBREAUD
“Aqui, onde acaba a estrada”, 73.ª produção d'A Escola da Noite, fala-nos de uma família que há gerações foge da guerra e que chega, por fim, ao local onde a estrada termina: “aí ergue-se o Portão, para lá do qual se encontra a promessa de um mundo melhor. Para poderem entrar, contudo, terão de renunciar à língua que falam, às roupas que trazem e à caixa que, durante anos, arrastaram pelo mundo”. Sem referências espaciais ou temporais concretas, a peça propõe-nos uma reflexão sobre as condições em que tantos milhões de pessoas são forçadas a migrar, em consequência de guerras, perseguições, condições climatéricas ou carências económicas.
O espectáculo assinala a estreia na escrita teatral e na encenação do actor Igor Lebreaud e conta com as interpretações de Ana Teresa Santos, Hugo Inácio, Margarida Dias, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. A ficha artística conta ainda com a cenografia de João Mendes Ribeiro, os figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e a sonoplastia de Zé Diogo. Estreou no passado dia 29 de Setembro e a sua temporada prolonga-se até 16 de Outubro, com sessões às quintas e sextas-feiras (19h00), aos sábados (21h30) e no domingo, dia 16 (16h00). Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e já podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.
Igor Lebreaud nasceu em Pombal, em 1985. Iniciou o seu percurso teatral no Teatro Amador de Pombal. Após a conclusão da Licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizou um estágio de actuação n’A Escola da Noite, integrando os elencos dos espectáculos “Este Oeste Éden” (encenação de Sílvia Brito) e “Atravessando as palavras há restos de luz” (enc. António Augusto Barros), ambos em 2009.
Ainda na companhia, integrou os elencos de mais dezasseis espectáculos, trabalhando com os encenadores António Augusto Barros, Sofia Lobo, Cándido Pazó, José Russo e Rogério de Carvalho. Foi co-encenador dos espectáculos “Santíssima Apunhalada”, de Antonio Onetti (2012, com Miguel Magalhães) e “Desmesura”, de Hélia Correia (2019, com Sofia Lobo e Jarbas Bittencourt). Em 2011, foi assistente de encenação em “Animais Nocturnos”, de Juan Mayorga, dirigido por António Augusto Barros. Dirige com regularidade oficinas de teatro para grupos escolares (ensino secundário e superior). É co-coordenador, pela parte d'A Escola da Noite, do Clube de Leitura Teatral, iniciativa co-produzida com o Teatro Académico de Gil Vicente.

ANA BISCAIA E RICARDO KALASH NOS SÁBADOS PARA A INFÂNCIA
Prossegue entretanto a programação dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo. A 8 de Outubro, a ilustradora Ana Biscaia propõe a oficina “A parede é uma cena!”, pensada para crianças a partir dos cinco anos. Nas paredes do sub-palco do Teatro, as crianças vão descobrir as respostas para as perguntas-desafio que a formadora, presença habitual no programa para os mais novos do Teatro, lhes coloca desta vez: “Como é que um livro pode saltar para a parede, como é que um livro se ilustra na parede? Será livro? O que será? Tem um sol, tem beijos, animais?”. A oficina tem a duração de 2 horas e a inscrição custa 10 euros.
A 15 de Outubro, o famoso “Guarda Chaves”, personagem criada pelo actor Ricardo Kalash, desce do Museu Machado de Castro para vir desvendar as histórias do Pátio da Inquisição, um espaço por onde já passaram muitas vidas e instituições: o Real Colégio das Artes, o Tribunal da Inquisição, a GNR, o Canil Municipal ou a Casa dos Pobres, entre muitos outros. Nesta visita guiada,
O Guarda Chaves irá revelar “algumas destas história antigas e apresentar-nos o novo rosto deste espaço, agora pólo de difusão de cultura lusófona, de teatro e artes visuais”. A iniciativa é uma co-produção entre A Escola da Noite, o Centro de Artes Visuais e a Cena Lusófona, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Galeria Ícone. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao limite da lotação definida. As inscrições devem ser feitas através dos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Espanha apoia inclusão da Ucrânia na candidatura Ibérica ao Mundial 2030

Governo espanhol fundamenta dizendo que o desporto e a paz devem estar sempre juntos.
O Governo de Espanha manifestou esta terça-feira o seu apoio à inclusão da Ucrânia na candidatura conjunta ibérica à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, acreditando que o desporto e a paz devem estar sempre juntos.
É claro que o Governo apoiaria a inclusão da Ucrânia na candidatura ibérica por um motivo: vincular o desporto à paz é sempre uma boa notícia”, justificou a porta-voz do Executivo, Isabel Rodríguez.
O jornal inglês The Times noticiou segunda-feira que os Governos de Portugal e Espanha já tinham dado o seu acordo à inclusão da Ucrânia na proposta, o mesmo acontecendo com o seu Presidente, Volodymyr Zelensky.
Na quarta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), respetivamente Fernando Gomes e Luis Rubiales, vão promover uma conferência de imprensa para falar do tema.
A Ucrânia organizou, em parceria com a Polónia, o Euro2012, tendo ainda albergado a final da Liga dos Campeões de 2018, no Estádio Olímpico de Kiev.
O The Times indica que o país de Leste receberia alguns desafios da fase de grupos, facto que poderia ser uma ajuda na recuperação de infraestruturas no período pós-guerra.

SIC Notícias

Marinha Grande | DIA DO IDOSO CELEBRADO NO TEATRO STEPHENS

 O Município da Marinha Grande assinalou o Dia Internacional do Idoso, esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, com um programa dirigido à população sénior do concelho, que contou com a presença de cerca de 200 participantes.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a vereadora com o pelouro do envelhecimento, Ana Laura Baridó, salientaram a importância de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

A comemoração do Dia Internacional do Idoso teve início com a atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro. O grupo foi criado pela ADESER II, IPSS, em 2008, com o apoio do maestro Carlos Ferreira, sendo composto por 21 elementos.

Seguiu-se o espetáculo “Todos somos uma canção - Um Brufen, um clister e uma música no coração”, criado para este evento, com o objetivo de dignificar o envelhecimento ativo. O animador Ângelo Valente, o músico/produtor Fábio Rocha, a cantora Verónica Matias e a cadela Shy, apresentaram histórias e músicas cantadas ao vivo, com muita interação com o público.

A iniciativa terminou com a demonstração do Projeto Avós(z) do Judo, pelo Judo Clube da Marinha Grande. O projeto pretende prevenir e atenuar as quedas entre as pessoas maiores de 65 anos de idade, através da prática do judo adaptado.





Em Portugal 80% dos consumidores prefere comprar um produto ecológico em vez de um produto um pouco mais barato

 A preocupação com o meio ambiente tem tido cada vez mais impacto junto dos consumidores portugueses. Para perceber esta mudança de mentalidade e conhecer os comportamentos que os consumidores já adotaram relativamente às suas preocupações ambientais, bem como de que forma isto afeta as suas escolhas de consumo, a Escolha do Consumidor realizou um estudo online que apresenta dados relevantes.
Segundo os dados obtidos, 86% dos inquiridos faz a separação do lixo, 53% afirma que compra produtos ecológicos mensalmente e 80% dos consumidores prefere comprar um produto ecológico em vez de um produto um pouco mais barato.
Para deslocação própria, 73% dos consumidores utiliza a sua viatura, 12% usa os transportes públicos, outros 12% desloca-se a pé e 3% utiliza bicicleta ou trotinete.
Foi também questionado, caso tivessem oportunidade de comprar um carro novo, qual o sistema que escolheriam: 57% optaria pelo híbrido, 31% pelo elétrico e apenas 12% compraria um carro de combustão fóssil.
No que diz respeito às práticas de consumo, 24% afirma comprar lâmpadas de eficiência energética, 22% compra fruta ou legumes da época e 16% compra fruta ou legumes localmente. Quanto ao consumo de água, 13% dos inquiridos revela que não compra água engarrafada. A compra de vestuário de fibras naturais (algodão, linho, lã ou seda) é adotada por 10% dos consumidores.
Já os produtos de cosmética com menos químicos são utilizados por 8% dos inquiridos e 7% menciona que compra produtos de limpeza para a casa com menos químicos.
Relativamente aos comportamentos ecológicos já adotados pelos consumidores: 34% evita o desperdício alimentar32% reutiliza embalagens (frascos, garrafas, caixas, embalagens); 23% desliga os carregadores da tomada e 11% compra ou já comprou roupa em segunda mão.
Comprar móveis em segunda mão, cultivo de mini hortas, fazer artesanato com materiais recicláveis e compostagem com resíduos orgânicos, são outras ações ecológicas já praticadas, referidas, igualmente, pelos consumidores.

Vanessa da Trindade

Proença-a-Nova | Marca “É Capaz” comemora o primeiro aniversário

 

A marca “É Capaz”, chancela dos produtos do BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social (LIIS), assinalou a 1 de outubro o seu primeiro aniversário e o segundo do início das atividades com os jovens/ adultos deste projeto.

Criada em 2021, a denominação “É Capaz” surgiu da constatação diária do esforço, dedicação e superação dos desafios lançados aos jovens que frequentam o BioAromas – LIIS. Em ritmos diferentes, mas todos com sucesso nos resultados e uma enorme força de vontade e satisfação em serem todos capazes. Esta marca é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Bioaromas LIIS criado em 2020, um projeto com cariz empreendedor, inovador e inclusivo, que vê na ciência das plantas aromáticas uma forma de ocupação e estímulo das competências funcionais e sociais, que de forma integrada contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens/adultos.

O Bioaromas Liis é um projeto fundamental no concelho de Proença-a-Nova, pois, veio resolver uma lacuna no concelho, uma vez que não havia qualquer tipo de resposta para esta população especial. O objetivo é o de promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas”, afirma Magda Ferreira, uma das técnicas da equipa do Bioaromas LISS.

As plantas aromáticas e condimentares da marca estão disponíveis para venda ao público nos comércios locais, na loja do CCV da Floresta e no site Proença-a-Nova Origem, e ainda para aqueles que são de Lisboa, na loja no Mercado de Benfica “O Sítio Certo”. O balanço do primeiro ano de comercialização é bastante positivo e, de acordo com a mesma técnica “têm sido bem aceites pelo público e em diversas encomendas no ano de 2021 foram todas escoadas”.

As plantas aromáticas e condimentares já disponíveis são: Cidreira, Tomilho-limão, Lúcia-lima, Erva príncipe, Perpétua Roxa, Perpétua branca, Perpétua vermelha, Alecrim, Calêndula, Rosmaninho. Brevemente prevê-se que as plantas Equinácia, Tomilho Bela-luz, Hortelã-Chocolate, Hortelã-vulgar, Orégãos, Salva Ananás, Manjerona estejam igualmente disponíveis para venda.

Com o alargamento das instalações no ano passado, as atividades concentraram-se num só espaço, dando melhores condições aos jovens/ adultos e evitando deslocações entre espaços. No Espaço Bioaromas Liis existe uma sala de formação, um refeitório com cozinha equipada, uma sala de tratamento de plantas, uma sala de armazenamento e casas de banho. Além das novas instalações contam com novos equipamentos: a estufa e o secador. Com estes equipamentos pretende-se melhorar a qualidade das plantas, permitindo-lhes manter as suas propriedades naturais e diminuir o tempo de secagem das mesmas, para que os jovens/ adultos possam colher em maior quantidade.

A curto prazo, a marca “É Capaz” quer chegar a nível regional, participar em feiras e mercados regionais e certificar a produção como biológica. Estão ainda em desenvolvimento novos produtos como bolachas e compotas, confecionados de forma artesanal.

Neste momento o Bioaromas Liis conta com 9 jovens/ adultos inscritos e 3 encaminhamentos: inscrição noutra instituição de caráter permanente, mudança de residência e início de atividade profissional. Existem vagas para jovens/ adultos se inscreverem no Bioaromas Liis, basta contactar o projeto.

Magda Ferreira apela à sensibilização da comunidade para a inclusão das pessoas com necessidades especiais e agradece às instituições envolvente o apoio que tem sido dado nestes dois anos de existência. Recorde-se que o BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social é um projeto financiado pelo Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, do Município de Proença-a-Nova e do Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova.

Anadia assinala Dia do Idoso

 Comemoração contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão
Mais de 820 pessoas estiveram presentes na comemoração do Dia Internacional do Idoso, promovida pelo Município de Anadia, que decorreu, no passado dia 30 de setembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia. Para além do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e dos presidentes de Junta de Freguesia, o evento contou ainda com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, e de Fernando Mendonça, Diretor do Centro Distrital de Aveiro.
Do programa fez parte um almoço de confraternização a que se seguiu uma animada tarde lúdica. Esta atividade contou com a presença das instituições sociais do concelho com resposta social de terceira idade e com seniores da comunidade.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, dirigiu algumas palavras aos presentes, dizendo que “é muito reconfortante estarmos aqui novamente, dois anos depois da pandemia”, desejando que este seja “um dos muitos momentos que se seguirão num ano em que se espera que entre definitivamente na normalidade”.
A autarca deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos os idosos, ao pessoal auxiliar, técnicas e dirigentes associativos pela sua presença neste momento de confraternização.
A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, associou-se à iniciativa, tendo agradecido o convite do Município. Na sua mensagem sublinhou que “o dia de hoje é de comemoração, de reencontro e de bem-estar”. “Espero que aproveitem ao máximo este momento e que possam enfrentar os próximos tempos com mais conforto e alegria”, afirmou.
A responsável governamental considerou ainda que “após dois anos de ausência e de muito vazio, devido ao período pandémico, é gratificante que possam voltar a retomar as vossas atividades com segurança”.
O Dia Internacional do Idoso, é comemorado anualmente a 1 de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e de cuidar a população mais idosa.

Campanha alerta para a importância da vacinação no doente oncológico

 
A AICSO em parceria com a DGS e sociedades médicas lança campanha dirigida à população e a profissionais de saúde porque a vacinação faz parte da prevenção do cancro e das suas complicações porque a vacinação faz parte da prevenção do cancro e das suas complicações
A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai lançar uma campanha de sensibilização para levar os doentes oncológicos a procurarem mais informação sobre vacinação junto dos seus médicos assistentes e, em simultâneo, estimular os oncologistas e médicos de família a esclarecerem os seus doentes e a desmistificarem algumas questões associadas a esta temática.
A campanha vai ser apresentada na sexta-feira, dia 7 de outubro, na sessão comemorativa dos 57 anos do Programa Nacional de Vacinação a realizar em Lisboa, no Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, a partir das 10 horas. Desenvolvida em colaboração com diversas associações e sociedades profissionais na área da saúde, a ação de sensibilização vai prolongar-se até à Semana Mundial da Vacinação, que se assinala todos os anos em abril.
“Se é doente oncológico, aponte esta palavra na próxima consulta… vacinação”, é a mensagem que a AICSO e a DGS escolheram para sensibilizar os doentes oncológicos para a importância da vacinação. Para os médicos e profissionais de saúde a mensagem é: “Maior proteção para o doente oncológico, está nas suas mãos”.
Andreia Capela, presidente da AICSO e médica oncologista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, explica que “há vacinas que previvem o cancro”. Dá como exemplo, a vacina contra o vírus do HPV (vírus do papiloma humano) que está comprovadamente relacionada com vários tipos de cancro: colo do útero (com o HPV a ser responsável por quase 100% de todos os casos), vagina, ânus, vulva, pénis e orofaringe. O outro exemplo é a vacina contra o vírus da Hepatite B, que pode prevenir o cancro do fígado.
A incidência e a prevalência das doenças oncológicas têm aumentado em todo o mundo e Portugal não é exceção. Em 2018, e segundo dados do Registo Oncológico Nacional, foram diagnosticados mais de 50 mil novos casos no nosso país. O envelhecimento da população, a maior exposição a agentes carcinogénicos ambientais (como o tabaco, o álcool, a radiação UV, entre outros), ou biológicos, como os vírus do papiloma humano e das hepatites, ajudam a explicar estes números. Tal como a adoção generalizada pela população ocidental de estilos de vida mais sedentários, com menor prática de atividade física, ou dietas alimentares pobres em hortofrutícolas e fibras.
A oncologista refere que “o doente oncológico é, na grande maioria das situações, um doente de elevado risco para infeção, pela imunossupressão provocada pela própria doença, assim como pelos diversos tratamentos, e ainda por apresentar frequentemente outros fatores de risco, como desnutrição, idade avançada, disfunção de pelo menos um órgão, entre outros, pelo que a vacinação deve ser encarada como forma de diminuir o risco de incidência e/ou gravidade de algumas infeções”.
Acrescenta que “a responsabilidade de garantir a adequada vacinação destes doentes deve ser, sempre que possível, partilhada entre o próprio doente, o oncologista que o acompanha e o seu médico de família”. Mas, sublinha que, para tal acontecer é necessário que haja um conhecimento adequado e transversal acerca desta temática”. A campanha de sensibilização e informação visa, por isso, dois grandes públicos-alvo: doentes e cuidadores, por um lado, e profissionais de saúde, por outro.
“Com a pandemia, a vacinação ganhou uma importância e destaque suplementar, pelo que a comunidade, no geral, está mais do que nunca sensibilizada para este tema. Assim, julgamos que este é o momento ideal para transmitir e partilhar informação credível e eliminar alguns mitos, acerca da vacinação neste grupo específico de pessoas, refere Andreia Capela.
Entre as ações previstas está a sensibilização para a importância e indicações sobre a vacina contra o HPV, o vírus da hepatite B, a gripe, SARS-CoV-2, pneumocócica, herpes zoster e ainda a vacinação de viajantes. É importante que as pessoas e os profissionais de saúde conheçam o Programa Nacional de Vacinação e o seu cumprimento na doença oncológica. No caso específico dos profissionais de saúde é de extrema importância esclarecer sobre as vacinas contraindicadas nos doentes sob tratamentos imunossupressores, como a quimioterapia, salienta.
Siga a campanha nas redes sociais em:
Associações e sociedades médicas parceiras: 
 
Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) 
Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) 
Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) 
Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica (SPEO) 
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar (SPESF) 
Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC) 
Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 
Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV) 
  • Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) 

Cantanhede | Com a presença da seleção nacional futebol feminina do escalão. Apuramento para Campeonato da Europa de Sub-19 decorre na Tocha

 

O relvado do Complexo Desportivo da Tocha vai ser palco de três jogos de futebol entre seleções de femininas de sub-19, em encontros a contar para ronda 1 de Apuramento para o Campeonato da Europa da categoria. Portugal integra o grupo 7 da fase de apuramento, num grupo que é composto pelas seleções nacionais da Bélgica, Malta e Noruega.

O primeiro jogo irá decorrer já amanhã, dia 5 de outubro, às 14h00, com a seleção da Noruega a defrontar Malta, a que se seguirá a entrada em campo da seleção nacional, no próximo sábado, dia 8 de outubro às 16h45, para defrontar a sua congénere norueguesa. Esta ronda irá concluir-se, com a realização da 3.ª jornada da competição, na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 17h00 com a seleção da norueguesa a jogar contra a seleção belga.

Os outros três outros jogos do torneio disputam-se no estádio Sérgio Conceição, com Portugal a defrontar já amanhã, às 17h00, a Bélgica, a que se segue na 2.ª jornada, no sábado, dia 8 de outubro, às 13h45, o encontro entre Bélgica e Malta. A competição termina no dia 11 de outubro, às 17h00, com a realização da 3.ª jornada entre as seleções de Portugal e Malta.

Com a organização a cargo da Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra e o Município de Cantanhede, a competição visa o apuramento para o Campeonato do Mundo, que irá decorrer na Bélgica, de 18 de maio a 30 de julho do próximo ano.

A realização ronda 1 de Apuramento para o Campeonato da Europa destas seleções no Complexo Desportivo da Tocha, surge na sequência de vários outros encontros aí já realizados pelas equipas nacionais de vários escalões e categorias, por decisão da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Coimbra, entidades que reconhecem desta forma, a qualidade da infraestrutura e das excelentes condições de que dispõe, quer para a realização de jogos de preparação e estágios, quer para jogos oficiais.

Marinha Grande | WORKSHOP SOBRE PLANO PARA A ENERGIA SUSTENTÁVEL


A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar o workshop de apresentação do Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima da Marinha Grande, no próximo dia 10 de outubro, pelas 10h00, no Auditório do Edifício da Resinagem.

A reunião é dirigida aos vários agentes locais, com o objetivo de promover uma reflexão conjunto em torno dos seguintes temas:
  • Recursos hídricos
  • Agricultura, floresta e biodiversidade
  • Transportes e infraestruturas
  • Zonas costeiras
  • Energia, indústria e resíduos
  • Saúde e segurança de pessoas e bens
  • Ordenamento do território
  • Turismo e outras atividades económicas.

Junto do Tribunal Judicial de Cantanhede. 3º Circuito Ciclismo Jovem/Encontro Inter-regional de Escolas realiza-se amanhã

 

A cidade de Cantanhede será esta quarta-feira, dia 5 de outubro, a partir das 14h30, a capital regional do ciclismo jovem, com a realização do 3º Circuito Ciclismo Jovem Cantanhede / Encontro Inter-regional de Escolas.

Com a organização a cargo da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a iniciativa conta com o apoio do Município de Cantanhede, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo da Beira Litoral, numa competição que tem prevista a presença de mais duas centenas de jovens ciclistas, que aproveitarão a oportunidade para mostrar todo o seu potencial.

O programa de atividades inicia-se pelas 14h30 com a prova de destreza de benjamins e com a realização do circuito de iniciados, prosseguindo pelas 15h00 com a corrida dedicada ao escalão de infantis e a prova de destreza de iniciados. A partir das 15h30, o 3º Circuito Ciclismo Jovem/Encontro Inter-regional de Escolas prosseguirá com a prova de destreza de infantis, enquanto à mesma hora entram em ação os juvenis. Segue-se a prova em linha, com cadetes a darem as primeiras pedaladas pelas 16h00 horas, estando prevista a entrega de prémios para as 17h30.

A competição irá decorrer num percurso fechado, bem dentro da cidade de Cantanhede, com partida/meta a estar colocada na Avenida dos Bombeiros Voluntários, junto do Tribunal Judicial de Cantanhede, seguido para a direita na Rua Dr. Lino Cardoso (escolas), Rua Luís de Camões, à direita para a Rua Gen. Humberto Delgado e junto do Museu da Pedra, à direita novamente para Av. dos Bombeiros Voluntários, em direção à linha de chegada.

Em Cantanhede estarão representadas, para além da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, anfitrião da prova, algumas das melhores equipas de formação do ciclismo nacional, com particular destaque para EFAPEL - Escola Ciclismo Águeda, C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor ou Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.


Programa:

- 14h30 – Iniciados 3 voltas / Prova de destreza de Benjamins (2 mangas)

- 15h00 – Infantis 6 voltas / Prova de destreza de Iniciados

- 15h30 – Juvenis 10 voltas / Prova de destreza de Infantis

- 16h00 – circuito cadetes 20 voltas

- 17h30 – Entrega de prémios