sábado, 16 de dezembro de 2017

Algarve é a região com maior crescimento económico

O Algarve foi a região que teve maior crescimento económico em 2016, revela o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
A região situada mais a sul do país registou um aumento real no Produto Interno Bruto (PIB) de 2,6%, acima da média nacional que foi de 1,5% (a taxa de crescimento nominal foi de 3%). A seguir surge a região Norte, com 1,9%, aparecendo a Centro (1,8%) em 3º lugar e a Região Autónoma dos Açores (1,6%) na 4a posição.
A Área Metropolitana de Lisboa (1,2%), a Região Autónoma da Madeira (0,9%) e o Alentejo (0,5%) registaram crescimentos reais menores que o país.
De acordo com a análise feita pelo INE, “a convergência económica das regiões NUTS III, revela uma diminuição das disparidades regionais no período de 2000 a 2015, com as regiões mais pobres a apresentarem taxas de crescimento do PIB per capita e da produtividade muito superior à média do país”.
Aquele organismo acrescenta, ainda, que o factor competitividade foi fundamental para as regiões com maior crescimento no período 2000 a 2015. O Cávado, o Baixo Alentejo (1,3%, ambos) e a Região Autónoma dos Açores (1,2%) apresentam os maiores índices do factor competitividade e, com excepção dos Açores, os piores índices do factor estrutural.
Fonte: O Algarve Económico

Assessora Jurídica da Raríssimas “chocada” com acusações de má gestão

16 dez, 2017 - 15:52
A assessora jurídica da Raríssimas desmente as acusações de ter praticado atos de má gestão, ao tempo em que era Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
Manuela Duarte Neves, assessora jurídica da Raríssimas, está chocadas com as acusações de ter deixado um rombo de 144 mil euros na Sociedade Portuguesa de Esclerosa Múltipla (SPEM) antes de se ter tornado a braço-direito de Paula Brito e Costa, a presidente demissionária da instituição dedicada às doenças raras.
A acusada diz-se vítima de perseguição da directora-financeira desde os tempos em que trabalhava na SPEM.
Segundo a edição de sábado do Jornal de Notícias, Manuela Duarte Neves teria também recebido de forma ilegal mais de dois mil euros mensais, até 2015.
Manuela Duarte Neves nega as acusações e explica que enquanto secretária-geral da SPEM não tinha poderes para praticar os actos de má gestão que lhe são imputadas pela directora financeira.
“Estou absolutamente chocada, devo dizer também que isto é um "dejá vu". Mas esta senhora persegue-me há vários anos sem que eu saiba porquê. Já tentou extinguir o meu posto de trabalho mas eu ganhei o processo. Vim embora. As acusações que me faz são falsas e não sei porque o faz”, afirma à Renascença Manuela Azevedo.
Manuela Duarte Neves deixou a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla em 2015 e foi trabalhar como assessora jurídica da Raríssimas.
Desde que se tornou pública a polémica sobre os comportamentos e actos praticados por Paula Brito e Costa, tem sido a porta-voz dos trabalhadores.
Por isso diz que o ataque que lhe fazem, é um ataque à instituição e aos seus funcionários. “É imoral envolver-me nisto, porque fazê-lo é envolver a Raríssimas que eu agora represento.”
Depois da presidente da Raríssimas, na sexta-feira surgiram notícias sobre má gestão do sua vice-presidente no Norte. E sábado o Jornal de Notícias faz manchete de alegados atos de má gestão práticos pela assessora jurídica, numa outra instituição.
Fonte: RR

“Roubo” de crianças pela IURD foi denunciado à Segurança Social em 2000

15 dez, 2017 - 10:57
Pelo menos dez crianças que viviam num lar financiado pela IURD terão sido retiradas às mães na década de 90 e entregues para adopção.

 Foto: Luís Forra/ Lusa
Pelo menos desde o ano 2000 que a Segurança Social tem conhecimento das denúncias relativas ao alegado roubo de crianças do centro de acolhimento financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
Segundo apurou a Renascença, a denúncia foi feita através da linha SOS Criança, o serviço de atendimento telefónico de apoio pertencente ao Instituto de Apoio à Criança. No entanto, a Segurança Social só agiu agora, após a revelação pública do caso, feita pela TVI.
Segundo a estação de televisão, pelo menos dez crianças que viviam num lar financiado pela IURD, a "Casa de Acolhimento Mão Amiga", em Camarate, terão sido retiradas ilegalmente às mães na década de 90 e entregues para adopção.
Entre essas crianças estarão três irmãos adoptados à margem da lei por Viviane Freitas, uma das filhas do bispo fundador da IURD, o brasileiro Edir Macedo, e levados para os Estados Unidos, onde ainda vivem e estão ligados à igreja.
O Ministério Público abriu um inquérito sobre esta alegada rede de adopções ilegais de crianças portuguesas ligadas à IURD, que foi já remetido para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa para investigação.
Apesar de os crimes já terem prescrito, uma vez que passaram já mais de 20 anos sobre os factos, as mães portuguesas de dez crianças ponderam lutar na justiça pela reposição da verdade. Equacionam ainda a possibilidade de processar o Estado português numa acção conjunta.
A Igreja Universal do Reino de Deus rejeita as acusações de rapto e de um esquema de adopção ilegal, classificando-as como "uma campanha difamatória e mentirosa".
Em comunicado, a IURD disse ainda que "os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão inúmeras acções contra a TVI em Portugal e no exterior".

Raríssimas | Governo cobre necessidades de tesouraria através da Segurança Social


Paula Brito e Costa demitiu-se nesta semana da presidência da Raríssimas, que fundou em 2002
Equipa técnica do Instituto da Segurança Social está na instituição "para garantir que não falta nada nas respostas sociais"

A Segurança Social tem duas equipas presentes na Raríssimas e uma delas está encarregada de resolver todos os problemas que resultem de eventuais bloqueios na tesouraria - bloqueios aliás já denunciados por trabalhadores da instituição.

A equipa pertence ao Instituto da Segurança Social (ISS), foi enviada para a associação na quinta-feira de manhã. Falando ao DN, um assessor do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse que esta equipa está na Raríssimas "para garantir que não falta nada nas respostas sociais" - mesmo que as faltas sejam de tesouraria, para, por exemplo, comprar alimentos ou outros bens que sejam necessários. O que importa, prosseguiu a mesm fonte, é que "o serviço se mantenha com qualidade no acompanhamento aos utentes".

A outra equipa é da Inspeção-Geral do ministério. Aí a competência é outra: analisar as contas da instituição, procedendo a uma auditoria que o ministro Vieira da Silva pediu que seja "rápida". Estão em causa suspeitas de gestão danosa por Paula Brito e Costa, a mulher que fundou a Raríssimas em 2002 por causa do filho Marco que sofria de uma doença rara e que morreu aos 16 anos. Além do mais, o DIAP de Lisboa estará a investigar o caso.

A lei impede o governo de pura e simplesmente entrar na instituição e assumir poderes de gestão. Quando muito, pode pedir intervenção judicial para destituir os órgãos de direção, cabendo à Justiça indicar uma comissão de gestão ou um administrador judicial. O relatório da auditoria que o ministro Vieira da Silva pediu à Inspeção--Geral do ministério será decisivo para o governo se encaminhar, ou não, para esse procedimento.

Seja como for, a direção da Raríssimas já praticamente não existe. Paula Brito e Costa demitiu-se de presidente; o lugar de vice-presidente também está vago (o deputado do PSD Ricardo Leite estava indigitado mas recuou depois do escândalo rebentar). E o mesmo com o lugar de secretário da direção. A assembleia geral para preencher os lugares vagos foi marcada para 3 de janeiro.

Ontem, o Presidente da República voltou a insistir na necessidade de rapidez no apuramento dos factos. Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se no Porto com o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e com o pre- sidente adjunto da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, João Dias, e depois publicou uma nota no site da Presidência. Sem nunca referir a Raríssimas, referiu "a importância da celeridade na investigação dos casos de denúncias de irregularidades". Ao mesmo tempo, "manifestou a sua confiança no trabalho das instituições que todos os dias dão apoio a milhares de portugueses, de todas as idades, em todo o país, muitos em risco de exclusão social".

Vida fica mais cara em 2018. Veja os aumentos que aí vêm

Pagar a renda, abastecer o carro ou comer no restaurante: não há nada que escape ao aumento dos preços no próximo ano. A seguir É oficial. Preços da luz descem 0,2% em 2018.

Resultado de imagem para Vida fica mais cara em 2018. Veja os aumentos que aí vêm
Ano novo, preços novos. A saga repete-se a cada dia Mundial da Paz e 2018 não vai ser exceção: a primeira segunda-feira do ano chega com um aumento generalizado dos preços. Alguns por decreto ou pela inflação, outros por arrasto, todos a pesar no bolso das famílias. No Orçamento do Estado ficou estipulada a subida dos impostos sobre os automóveis e sobre as bebidas alcoólicas. Em Diário da República já está impresso o artigo que abre a porta ao aumento das rendas, que vai depender, ainda assim, da (boa) vontade de cada senhorio. Coube também ao Governo definir o limite para o aumento dos transportes, e pelo menos em Lisboa já é certo que os passes vão custar mais.

No Orçamento do Estado ficou estipulada a subida dos impostos sobre os automóveis e sobre as bebidas alcoólicas. Em Diário da República já está impresso o artigo que abre a porta ao aumento das rendas, que vai depender, ainda assim, da (boa) vontade de cada senhorio. Coube também ao Governo definir o limite para o aumento dos transportes, e pelo menos em Lisboa já é certo que os passes vão custar mais.

Fonte: DN
Foto: DR

________________________________


Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue


Um Pai Natal sem barba postiça e outras histórias

P
Fugas
  Sandra Silva Costa  
Há coisas às quais não vale a pena tentar escapar. Falta pouco mais de uma semana para o Natal e, mesmo que quiséssemos (não é o caso), seria quase impossível passar-lhe ao lado. Vai daí, o que temos hoje para si são várias propostas relacionadas com o calendário. De qualquer forma, se o leitor é daqueles que não aprecia a quadra, não desista ainda de nós: também cá há sugestões para outros gostos. Vamos a isso?
Começamos por Colmar, França. O Sousa Ribeiro andou por lá e descreve-nos o cenário de conto de Natal que por estes dias invade alguns dos principais bairros da cidade alsaciana. Luzes, doces cheirosos, artesãos de muito engenho compõem a moldura de encanto a que poucos conseguem escapar. Só não deve haver Pai Natal em Colmar, porque o verdadeiro é português e tem estado ocupado com as crianças portuguesas. Jackas é, claro, o nosso protagonista da semana – e explicou à Maria José Santana que é o único Pai Natal devidamente certificado pela escola Santa Claus Oath. A história é para ler aqui.
Ainda imbuídos pelo espírito natalício, é abrir o Pote da Gula. Este é o nome do projecto de Vanessa Melo, que pegou nos 164 municípios de baixa densidade para recolher os produtos regionais que lhe traziam a infância à memória. Vende-os sob a forma de potes, que na verdade são cestos de vime, onde cabe o salpicão de Arcos de Valdevez, o queijo de ovelha amanteigado de Fornos de Algodres ou um azeite biológico de Celorico da Beira. O Tiago Ramalho guia-nos neste mapa de sabores que quer diminuir as desigualdades entre o interior e o litoral.
Fechamos o capítulo Natal com uma lista de livros que ficam bem no sapatinhoe avançamos para outras águas. Literalmente: a Patrícia Carvalho e o Adriano Miranda foram experimentar a vida a bordo do Queen Victoria, num cruzeiro de Lisboa a Southampton. Dizem-nos hoje que o importante é a viagem, não o destino, e explicam-nos porquê.
Já a Mara Gonçalves conta-nos uma história que começa como deve ser: “Era uma vez uma senhora muito velhinha que vivia com uma dezena de gatos num casarão de pedra numa aldeia da Beira Interior.” Não digo mais nada, só isto: estas palavras abrem-nos as portas do Carya Tallaya, um hotel rural que nasceu das memórias de infância de três irmãos em Vale das Éguas, no distrito da Guarda.
Para o fim, como habitualmente, um texto para abrir o apetite: o José Augusto Moreira foi a Braga conhecer os sabores do Boa Boca, onde a cozinha bebe toda a inspiração no conceito e produtos italianos, contando com pratos bem montados e apresentados de forma apelativa.
Chega por hoje? Marcamos encontro para a semana, mesmo, mesmo nas vésperas de Natal. Até lá, vá passando por aqui, temos sempre coisas boas para lhe mostrar. Boas viagens!

Fonte: Público

Hora de Fecho: Pedro Paixão: "As pessoas pensam que eu morri"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Foi um dos portugueses mais lido dos anos 90, admirado por Luiz Pacheco e pelos críticos, ajudou ainda a fundar "O Independente". 25 anos, 26 livros, um título novo e quase esquecido. Fomos visitá-lo.
A fundadora da Raríssimas garantiu nunca ter usado dinheiro público e explicou que os vestidos de marca eram "fardas" para eventos da associação. "Merecia um pedido de desculpas do país".
Anulação da condenação de Ricardo Salgado decidida pelo Banco de Portugal não deve ter consequências nos restantes processos de contra-ordenação contra o ex-líder e restantes administradores do BES.
O realizador dos filmes "Senhor dos Anéis" disse que a produtora de Weinstein o desaconselhou a trabalhar com Ashley Judd e Mira Sorvino porque era "um pesadelo trabalhar com elas".
A polícia está a tratar as mortes do milionário canadiano Barry Sherman e da sua mulher como "suspeitas". O fundador da farmacêutica Apotex tinha uma fortuna avaliada em 2.7 mil milhões de euros.
O funicular mais íngreme do mundo abre este domingo na Suíça. Carruagens fazem lembrar barris e sobem 743 metros com inclinações até 48º. Presidente suíça inaugurou viagem dizendo ser "emocionante".
As mulheres sauditas também vão poder conduzir motas e camiões a partir de junho de 2018, anunciou a direção-geral de circulação saudita.
Não é a primeira vez que o diz, o que confere maior peso à possibilidade. Dwayne Johnson voltou a afirmar, no programa de Ellen DeGeneres, que tenciona candidatar-se à presidência dos EUA em 2020.
O Facebook reconheceu que o lado negativo do uso das redes sociais na vida das pessoas. No fundo, sublinha a rede social fundada por Mark Zuckerberg, tudo depende da forma como a tecnologia é usada.
Precisa de dinheiro, de um terreno ou de alguém que lhe pague as contas? Estas oito cidades oferecem pelo menos uma dessas coisas. Vai ter é de passar frio. Ou de fugir à droga.
Aviso: esta lista de presentes de Natal destina-se apenas aos bem comportados. Da moda à tecnologia, passando pelas engenhocas de cozinha, juntámos 51 sugestões para homens. 
Opinião

Rui Ramos
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.

José Manuel Fernandes
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.

Helena Garrido
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas

Diana Soller
Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Manuel Villaverde Cabral
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Em Cantanhede há uma “Colmeia” cheia de… boas intenções!

Existe na cidade de Cantanhede, dentre outras, uma entidade preocupada com as famílias carenciadas: é o Banco de Recursos Colmeia.
No passado dia 11, a Colmeia realizou um open day para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Jornal Mira Online procurou saber junto doVereador Adérito Machado e de Paulo Cortesão, assistente social, qual a essência da Colmeia, o que faz e como atua...
"A Colmeia está sob a gestão da Câmara Municipal de Cantanhede e conta com cerca de 20 voluntários, no seu dia-a-dia" conta Adérito Machado, que diz os passos que devem ser dados para que as pessoas carenciadas possam usufruir deste projeto.
"Em primeiro lugar, as pessoas devem inscrever-se na Colmeia. A partir daí, será detetada a situação, onde é atribuído um cartão por cada agregado familiar. As pessoas podem vir à Colmeia uma vez por mês e levar o que mais necessitam".
Adérito Machado e Paulo Cortesão admitem que "não há um pico de procuras... são cerca de 800 agregados familiares - entre 400 a 500 ativos - que procuram a Colmeia durante todo o Mês, não havendo uma maior procura agora ou depois... é tudo consoante as necessidades de cada agregado!". 
Adérito Machado concorda que possa haver algum "desconforto nas pessoas em procurarem a entidade, mas elas também sabem que "isto" é para elas, que é como uma lufada de ar fresco num tempo de calor enorme... a Colmeia é um ponto de apoio, onde as pessoas que estão a atravessar uma fase menos boa na vida, podem socorrer-se. Aqui não tocamos a sineta quando damos algo a alguém". 
Quem é apoiado pela Colmeia, chega ali através de referências, muitas vezes dadas pelos próprios familiares, por amigos ou pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Cantanhede. Elas sabem que, naquele espaço, terão a sua privacidade preservada e são gratas por isso, "por ter quem lhes dê a mão num momento difícil", afirma Paulo Cortesão.
Já lá vão dez anos de atividade e a Colmeia continua na sua senda de crescimento. A primeira voluntária ainda lá está até hoje. Maria Isabel Silva garante que ali estará "até ao fim", pois não consegue conceber a sua forma de atuar na vida de outra maneira. Para ela, "o objetivo é ajudar desinteressadamente!" e como ela (felizmente) existem aos milhares por Portugal fora!
Maria Isabel Silva serve como apenas um exemplo, dentre tantos e tantos que dão de si, tudo, em prol de um mundo melhor... ou, menos mal.
Entidades como a Colmeia devem ser acarinhadas e reconhecidas sempre, apesar das tristes notícias que aparecem, por vezes, relacionadas à proteção social, ao apoio aos mais desfavorecidos ou necessitados. Não podemos duvidar de todos, por conta de alguns, eventualmente, inescrupulosos. Há pessoas e pessoas. Há entidades e entidades... e, é preciso separar o joio do trigo!
A Colmeia é, como tantas, uma entidade merecedora da contribuição de todos os cidadãos, das empresas e de Câmaras e Juntas de Freguesia que podem apoiar, apesar de todas as restrições financeiras.
Passe por lá: dê o seu apoio, o seu contributo. Tudo o que puder fazer pela Colmeia será uma mais-valia importantíssima para quem dela depende. Eles agradecem, de coração!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 17:00 às 19:00 horas
Terças-feiras, das 10:30 às 12:30 e das 17:00 às 19:00 horas
Sábados, das 10:30 às 12:30 horas

Bombeiro Morre em Queda do Terceiro Andar

Rui Ribeiro, bombeiro, estava em casa a colocar as luzes de Natal quando caiu da varanda do terceiro andar, em Póvoa de Lenhoso.
O prédio, que ficava perto do quartel dos bombeiros, permitiu que os bombeiros chegassem ao local rapidamente e prestassem auxílio. Segundo o Jornal de Notícias, o alerta foi dado por volta das 22h desta sexta-feira.
Depois de ter sido assistido no local, foi transportado para o Hospital de Braga, mas acabou por não resistir e morrer.
No local esteve a GNR e uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio a família, o que é habitual nestes tipos de casos.
Fonte: https://sol.sapo.pt/

Manhã de sábado: Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
O deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa, mas não deixou de questionar o comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI.
A instituição reviu em alta as suas previsões para o crescimento e espera a continuação da retoma, mas antecipa um abrandamento e avisa que há fragilidades estruturais que não podem ser ignoradas.
Resoluções que defendiam reversão da privatização dos CTT foram chumbadas. Passou texto do PS que pede ao Governo que avalie modelos e consequências de concluir o contrato de concessão.
O ministro do Trabalho ressalvou ainda a importância de ambas as partes terem uma "perceção clara das suas responsabilidades". As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.
O ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica e de 21 de difamação. Foi, no entanto, condenado a uma multa de 900 euros por um crime de difamação.
Theresa May recebeu finalmente luz verde de Bruxelas para dar como concluída a primeira fase de negociações do Brexit. Mas os responsáveis europeus avisam que o pior ainda está por vir.
Vencedor do Prémio Pessoa 2017 encara a distinção como resultado de um trabalho coletivo. "Temos de ter uma arquitetura que se afirme e que substitua o que não tem qualidade", disse ao Observador.
Chegou ao fim mais um dos maiores concursos de fotografia. A Royal Society escolheu as 15 melhores imagens tiradas por cientistas. Os prémios vão para o eclipse, para o gelo e o... sexo. Veja-as aqui.
A data do casamento de Príncipe Harry acaba de ser anunciada. Vai realizar-se no fim da primavera, mais precisamente no dia 19 de maio. 

Comer/Ver/Fazer

O romance "Memorial do Convento", de José Saramago inspira uma rota cultural a estabelecer por Lisboa, Loures e Mafra, "resgatando importantes elementos do património religioso, estético e turístico". 

São 4 novos títulos que chegam ao mercado com a tecnologia PlayLink, a aposta da Sony para a PlayStation 4 que transforma qualquer smartphone num comando para a consola. 

É moda para homens, mas não só. Patrick de Pádua abre a primeira loja em Lisboa e junta o melhor de dois mundos: a personalidade forte da "streetwear" e a sofisticação da moda de autor. 

Algarve, Lisboa, Porto e Madeira são as regiões do país destacadas na La Liste 2018, guia feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Francês que reúne opiniões de 330 guias e milhões de críticas 

A pele das mãos tem menos lípidos em comparação com outras partes do corpo o que as deixa mais susceptíveis a queimaduras, secura e frieiras. E saiba que envelhecem mais rápido que a pele do rosto. 

O bailado "O Lago dos Cisnes", na versão coreográfica de Fernando Duarte, será interpretado pela Companhia Nacional de Bailado e estará acompanhado por um filme de Edgar Pêra. 

"Assassin's Creed: Origins" decidiu viajar atrás no tempo até ao Egito Antigo. O novo título da Ubisoft é o mais refrescante dos últimos anos. 

O Mexefest já está esgotado. Entre os músicos destacam-se nomes portugueses como Manel Cruz, Samuel Úria, Surma, Ermo, Paulo Bragança e Kilimanjaro. 

Passe à frente os centros comerciais e as lojas online. Dezembro está aí à porta e reunimos mais de 25 mercados e feiras de Natal em Lisboa e no Porto. 


O farfalle não tem de ser todo igual. Prove o farfalle siciliano que propomos para hoje. 

Opinião

Rui Ramos
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.

José Manuel Fernandes
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.

Helena Garrido
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas

Diana Soller
Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Manuel Villaverde Cabral
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa