segunda-feira, 25 de setembro de 2017

6 em cada 10 crianças portuguesas não ingerem fruta e legumes na quantidade certa

Resultado de imagem para 6 em cada 10 crianças portuguesas não ingerem fruta e legumes na quantidade certa
65% das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, não cumpre a recomendação internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma ingestão mínima de três porções de fruta e duas porções de legumes diárias. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo divulgado recentemente pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
Segundo o referido estudo, o grupo etário dos 6 aos 7 anos foi o que reportou um maior consumo de fruta e de legumes inferior às recomendações com uma percentagem de 68,2%.
O estudo também observou as diferenças regionais relativamente à ingestão de fruta e legumes, tendo observado que a Região dos Açores apresentou a maior percentagem de crianças com consumo inferior às recomendações com 84,7%, seguindo-se a Região do Algarve com 78,2%, a Região da Madeira com 69,8%, a Região de Lisboa e Vale do Tejo com 66,8%, as Regiões do Norte e do Alentejo ambas com 63,4% e por fim a Região Centro com 62,5%.
Os investigadores concluíram que 85,8% dos alunos almoça diariamente no refeitório da escola e que mais de metade desses alunos (54,5%) que refere não incluir legumes no prato também não chega a atingir a recomendação da OMS para a ingestão de pelo menos 2 porções de legumes por dia.
Por outro lado, os dados demonstram também que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem, com uma prevalência de 38,3% de consumo inferior às recomendações.
Mudanças nos hábitos dos alunos participantes no projeto «Heróis da Fruta»
A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» nas alterações de hábitos alimentares dos alunos participantes.
Comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto «Heróis da Fruta» observou-se que globalmente 41,9% das crianças aumentou o seu consumo diário de fruta.
Para além disso, observou-se que 43,3% das crianças terminaram a sua participação no projeto com um consumo de fruta de acordo com as recomendações, correspondendo a uma subida de 12,2% comparativamente com os hábitos de consumo que mantinham no momento inicial do projeto.
Todas as regiões verificaram um aumento da prevalência de crianças a reportarem consumir três ou mais porções de fruta após a implementação do projeto, tendo sido a Região do Algarve a registar a maior subida com uma percentagem de aumento de 17,3%. Seguindo-se a Madeira com um aumento de 15,4%, o Norte com 15%, Lisboa e Vale do Tejo com 12,4%, o Centro com 10,6%, os Açores com 10% e finalmente o Alentejo com 8,3%.
De notar ainda que a Região dos Açores apresentava a maior percentagem de crianças com um consumo de fruta inferior às recomendações no momento inicial com 88,2% e que a Região Norte registou a maior percentagem de crianças com consumo de fruta de acordo com as recomendações no final da sua participação no projeto com uma prevalência de 45,2%.
Metodologia do Estudo
Esta investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo 2016-2017. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017. A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.
Inscrições abertas para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta»
Depois do sucesso obtido no último ano letivo, já estão a decorrer as inscrições para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que pretende continuar a melhorar os hábitos alimentares das crianças nas escolas.
“Comer legumes para aumentar os super poderes” é o tema do ano da 7ª edição do projeto, refere Mário Silva, presidente e fundador da APCOI e acrescenta “Tendo em conta as impressionantes estatísticas de sucesso obtidas nos anos letivos anteriores em relação ao aumento do consumo de fruta nas crianças participantes, será muito interessante estender estes resultados positivos aos legumes e conseguir pôr as crianças portuguesas a comer mais saladas e vegetais no prato, ao almoço e ao jantar, todos os dias”.
A adesão à 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta» é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL's, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868 até ao dia 13 de outubro de 2017.

Não Percam| Aveiro é Nosso

Com o novo ano letivo, as Atividades Culturais e Desportivas estão de volta. Domingo, nos Jardins do Rossio, a partir das 09H30, haverá aulas de Fitness, Judo, Frisbee e Capoeira, ao mesmo tempo que tens a oportunidade de misturar algumas batidas enquanto aprendes algumas técnicas de pintura.

Será um dia repleto de ACD's e tu, não podes mesmo faltar!
Foto de Aveiro é Nosso.
Aveiro é Nosso para Hug - Festa da Integração 2017 | Aveiro

A integração ainda agora começou e as atividades não param. O Hug traz-te mais uma atividade, desta vez diurna, mas não por isso menos incrível.

Domingo é dia ...Ver Mais

Clérigos e acadêmicos enviam “correção filial” ao Papa

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Para dispor de um quadro o mais amplo possível da situação na Igreja, o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira deu a conhecer aos seus leitores uma notícia difundida no dia 24 de setembro último, pelos coordenadores de uma carta dirigida ao Papa Francisco por 62 eclesiásticos e acadêmicos católicos. Seguem-se as principais afirmações de ditos coordenadores:
“Uma carta de vinte e cinco páginas, assinada por 40 clérigos católicos e acadêmicos leigos, foi enviada ao Papa Francisco no dia 11 de agosto último. Como não se recebeu nenhuma resposta do Santo Padre, o documento é tornado público hoje, 24 de setembro de 2017, festa de Nossa Senhora das Mercês e da Virgem de Walsingham. A carta, que ainda está aberta a novos signatários, já foi subscrita por 62 clérigos e acadêmicos de 20 países — representando também outros que carecem da necessária liberdade de expressão —, e tem um título latino: ‘Correctio filialis de haeresibus propagatis’ (literalmente, ‘Uma correção filial concernente à propagação de heresias’)”.
De acordo com os divulgadores da notícia, a carta “afirma que o Papa, através de sua Exortação apostólica Amoris laetitia, bem como de outras palavras, atos e omissões a ela relacionados, sustentou sete posições heréticas referentes ao casamento, à vida moral e à recepção dos sacramentos, e fez com que essas opiniões heréticas se propagassem na Igreja Católica. Essas sete heresias são expressas pelos signatários em latim, a língua oficial da Igreja”.
“Esta carta de correção contém três partes principais. Na primeira parte, os signatários explicam por que, como crentes e praticantes católicos, eles têm o direito e o dever de emitir tal correção ao Sumo Pontífice. A lei da Igreja determina que as pessoas competentes quebrem o silêncio quando os pastores da Igreja estão desviando o rebanho. Isso não implica nenhum conflito com o dogma católico da infalibilidade papal, tendo em mente o ensinamento da Igreja segundo o qual para que as declarações do Papa possam ser consideradas infalíveis, ele deve antes cumprir critérios estritos. O Papa Francisco não cumpriu esses critérios. Ele não declarou que essas posições heréticas são ensinamentos definitivos da Igreja, nem afirmou que os católicos devem acreditar nelas com o consentimento próprio da fé. A Igreja ensina que nenhum Papa pode declarar que Deus lhe revelou alguma nova verdade para ser crida obrigatoriamente pelos católicos.”
Os coordenadores da referida iniciativa de 62 eclesiásticos e signatários também afirmam que “a segunda parte da carta é fundamental, uma vez que contém a ‘Correção’ propriamente dita. Enumera as passagens de Amoris laetitia nas quais se insinuam ou encorajam posições heréticas, e depois as palavras, atos e omissões do Papa Francisco que evidenciam, além de qualquer dúvida razoável, que ele deseja que os católicos interpretem essas passagens de uma maneira que é, de fato, herética. Em particular, o Papa, direta ou indiretamente, apoiou a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a Igreja deveria às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.
“A última parte, chamada ‘Elucidação’, discute duas causas desta crise singular. Uma delas é o ‘Modernismo’. Teologicamente falando, o Modernismo é a crença de que Deus não entregou verdades definitivas à Igreja para que esta continue ensiná-las exatamente no mesmo sentido até o fim dos tempos. Os modernistas sustentam que Deus comunica à humanidade apenas experiências sobre as quais os seres humanos podem refletir, de tal modo que façam diferentes asserções sobre Deus, a vida e a religião; mas essas declarações são apenas provisórias, nunca dogmas inamovíveis. O Modernismo foi condenado pelo Papa São Pio X [foto] no início do século XX, mas renasceu em meados desse século. A grande e contínua confusão causada pelo Modernismo na Igreja Católica obriga os signatários a descrever o verdadeiro significado de ‘fé’, ‘heresia’, ‘revelação’ e ‘magistério’.
“Uma segunda causa da crise — sempre de acordo com os coordenadores da carta — é a aparente influência das ideias de Martinho Lutero sobre o Papa Francisco. A carta mostra como Lutero, fundador do protestantismo, tinha ideias sobre o casamento, o divórcio, o perdão e a lei divina que correspondem àquelas que o Papa promoveu mediante palavras, atos e omissões. Também destaca o elogio explícito e sem precedentes que o Papa Francisco dedicou ao heresiarca alemão”.
“Os signatários — afirmam os coordenadores da iniciativa — não ousam julgar o grau de consciência com que o Papa Francisco propagou as sete heresias que enumeram; mas insistem respeitosamente que condene essas heresias, as quais ele sustentou direta ou indiretamente”.
De acordo com o comunicado recebido pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, os signatários da carta “professam sua lealdade à Santa Igreja Católica, asseguram ao Papa suas orações e solicitam a sua bênção apostólica”.

[*] A íntegra do documento encontra-se disponível em português no link:

Verdadeira e Falsa Adoração a Deus. A Bíblia e nós! Deus nos quer perfeitos!

Deus nos quer perfeitos!
João Antonio Pagliosa
Os males e as corrupções dos últimos dias é a síntese do capítulo 3, da Segunda Epístola a Timóteo, escrita por Paulo, quando este se
encontrava preso em Roma, por volta dos anos 66 ou 67, da era cristã.
O grande apóstolo Paulo escreve que nos últimos dias, sobrevirão dias difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, irreverentes, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre, e jamais chegam ao conhecimento da verdade.
Assim como os magos do Egito resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como aconteceu também a daqueles.
Caro leitor, não são palavras minhas, são palavras bíblicas. E no meu entendimento encaixam-se mui adequadamente a maciça maioria de nossos homens públicos e é também verdade bíblica que os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
Tudo o que acontece no Brasil e no mundo, corrobora o que a Bíblia nos ensina. Como homem temente a Deus, confesso estar profundamente indignado, altamente enojado, literalmente decepcionado com a gangue esquerdopata que há anos vem afundando esta nação. Estes insanos e aloprados que festejam e brindam a apoteose do nada, comemoram o ridículo zero a esquerda da vírgula e enganam com digna maestria os incautos. Mas a justiça os alcançará!
Precisamos mudar esta realidade, com nossa vida ilibada, com nossa conduta cristã, com nosso caráter de irmãos de Jesus. Com nossos alertas aos duros de coração e de cerviz.
Você sabia que alguns se tornam tão arrogantes que não tem coragem de se arrepender? Em Romanos 2:4, entendemos que é a bondade de Deus, que nos permite o arrependimento. E é o arrependimento (só ele), que produz mudança de atitude. E então, nos transformamos integralmente. E começa então nosso quebrantamento diante de Deus.
Meu prezado, não tenha medo de se expor, ainda que seja escandaloso para muitos.
A verdadeira prosperidade e a vida em abundância é a saúde de nossa alma. Quando vivemos em Espírito, seremos ausentes de necessidades.
Quebrante-se como o rei Davi. Assuma a sua pequenez diante de Deus e tenha coragem de buscar ajuda e de pedir socorro. Lembre-se que é o arrependimento que conserta os erros de nosso passado.
Deus nos quer perfeitos e conforme 2 Timóteo 3: 16 e 17: ” Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Presencio déspotas tiranos morrendo e ainda zombando de Deus.
Presencio déspotas mentirosos ainda saudáveis, plenos de insensatez e demência. Correm loucamente para os braços de Satanás, e se julgam “os caras”.
Pare! Volte-se para Deus! Ele nos quer perfeitos. Ainda dá tempo.
Com carinho.

Dia Mundial do Coração, no Próximo Sábado, em Carregal do Sal

Carregal do Sal vai assinalar o Dia Mundial do Coração.
Associando-se ao desafio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Câmara Municipal (através do Setor de Ação Social e Saúde e do Setor do Desporto), em parceria com a ADEF CCS prepararam um programa de atividades que reforçam a importância da prática de atividades físicas e desportivas e de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável. 
Assim, entre as 09h30 e as 12h, o Complexo das Piscinas Municipais vai estar de portas abertas para acolher a população que, de forma gratuita, vai poder praticar atividades lúdicas aquáticas e participar em atividades de dinâmica de grupo/jogos cooperativos.
Em função das comemorações do Dia Mundial do Coração, nesse dia, não serão ministradas aulas aos utentes das Escolas de Natação.
No próximo sábado, 30 de setembro, comemore connosco o Dia Mundial do Coração!

Projeto vai ser submetido à Assembleia Municipal Câmara aprova ORU do Centro da Marinha Grande


A Câmara Municipal deliberou, na sua reunião de 22 de setembro, submeter o projeto de Operação de Reabilitação Urbana Simples (ORU) do Centro da Marinha Grande, à apreciação da Assembleia Municipal, uma vez decorridos os trâmites legais previstos nomeadamente quanto à recolha do parecer do IHRU e submissão a discussão pública.

A delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro da Marinha Grande foi aprovada pela Assembleia Municipal a 24 de novembro de 2014, correspondendo a  uma área de cerca de 56 hectares e abrangendo o núcleo mais antigo da cidade, onde se localizam 586 edifícios públicos e privados.

Na sequência disso, a Câmara Municipal aprovou, no passado dia 21 de julho, o projeto da ORU, orientado por uma Estratégia de Reabilitação Urbana (ERU), tendo o mesmo sido submetido à apreciação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), para emissão de parecer. O período para a respetiva discussão pública decorreu de 14 de agosto a 11 de setembro de 2017.

A presente operação de reabilitação urbana assume-se como um elemento prático de  apoio à atividade privada, conjugada com a atuação do Município ao nível dos investimentos em espaços e edifícios públicos.

O Centro da Marinha Grande tem condições excelentes para se tornar um pólo dinâmico, atendendo à sua localização, às referências históricas que encerra, aos    espaços públicos e edifícios que lhe dão carácter. Apesar destas potencialidades é evidente a degradação de muitos dos imóveis localizados nesta área que acabam   por se encontrar devolutos, por falta de condições de habitabilidade. 

Nos últimos anos, fruto dos apoios comunitários, foi possível desencadear um conjunto de ações que possibilitaram a transformação da cidade a vários níveis, aproveitando todos os mecanismos financeiros de apoio disponíveis para qualificar o Centro da Marinha Grande, no âmbito da reabilitação do património edificado e da melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, com inúmeras intervenções ao nível do espaço público. 

A reabilitação urbana terá de resultar do envolvimento de todos os que consideram esta área como um espaço de oportunidades para habitar, visitar ou desenvolver as  suas atividades económicas. Importa desafiar os atores locais a fixar no centro, atividades (comércio  e  serviços) que com ele podem coexistir, valorizando novas formas de habitar, trabalhar ou aprender.

Espetáculo a 30 de setembro Júlio Machado Vaz e Júlio Resende no Teatro Stephens


A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo “Poesia Homónima” por Júlio Resende e Júlio Machado Vaz, no dia 30 de setembro (sábado), pelas 21h30, no âmbito da programação da “Região de Leiria - Rede Cultural”. A entrada é gratuita.

O piansta e compositor Júlio Resende, que tem já um intenso e relevante percurso pelo universo do Jazz, com incursões pelo fado e até pelo rock eletrónico, acompanhando também músicos como Salvador Sobral e sendo mentor do recente projeto “Alexander Search”, vai estar no Teatro Stephens, acompanhado do psiquiatra Júlio Machado Vaz.

De acordo com a sinopse da atuação, “Júlio Machado Vaz disse a Júlio Resende que ele devia compôr alguma música da poesia do seu amor literário, Eugénio de Andrade. Júlio Resende disse a Júlio Machado Vaz que só juntava Música a Poesia se fosse o próprio psiquiatra a dizer essa poesia. O sexólogo, não temendo tabus, aceitou. E depois dos ensaios e desconcertos fez-se um disco. E do disco fez-se um concerto”.

O espetáculo designa-se "Poesia Homónima por Júlio Resende e Júlio Machado Vaz" e versa sobre poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares. “O (des)Concerto vai explorar dois olhares distintos sobre a Poesia, e que muita Música inspiraram o pianista e o psiquiatra com o mesmo nome”.

Este concerto é realizado no âmbito da “Região de Leiria - Rede Cultural”, cofinanciado pelo programa Centro 2020. Trata-se de uma parceria dos municípios que compõem a CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, designadamente os Municípios de Marinha Grande, Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Ignorância amazônica

MEU POVO PERECE PORQUE FALTA-LHE ENTENDIMENTO

João Antonio Pagliosa
Ter cursado Agronomia tirou a cegueira de meus olhos para muitos temas relativos a agricultura, pecuária e meio ambiente. Sou um cara antenado e procuro aprender a cada dia. E qualquer informação está ao alcance da mão...
Apesar de tanta informação disponível àqueles que desejam saber as coisas, o desconhecimento de assuntos básicos por parte da imensa maioria de nossa população é de amargar.
Quando o assunto é ecologia e preservação de nosso ambiente, a desinformação é geral. Todos, ou praticamente todos não querem que se derrube uma só arvore da Amazônia ou de onde quer que seja. São defensores da natureza sem compreender as mínimas leis que a regem, e por isso opinam sobre o que quase nada sabem.
É muito comum ouvir opiniões disparatadas de pessoas famosas, ou de intelectuais, ou de apresentadores de noticiários nos muitos veículos de mídia. Dos políticos então, chega a ser atroz. Político é uma classe que decididamente não se informa... Ele vai no vácuo, e a maioria expressa o que a massa de manobra deseja ouvir.
O Brasil atualmente utiliza apenas dez por cento de sua área territorial para lavoura e produção de alimentos. E ainda assim, somos o maior exportador de alimentos do mundo.
Há ainda muita terra para se explorar de forma a tornar este país e seu povo mais rico, porém, se qualquer empresário do agronegócio ousar aumentar sua área de plantio, e precisar derrubar algumas árvores, por certo enfrentará a fúria de algum repórter ecochato da região onde reside. Estes ecologistas de araque constituem a pior praga de nossas lavouras, e eles estão por todos os cantos...
Eu já viajei muito por este planeta. A Europa inteirinha não tem volume de floresta sequer para fazer frente ao que possuímos apenas no estado do Paraná, onde resido. Nos USA você só encontra matas, nos parques florestais do governo, e são poucos para a extensão dos Estados Unidos.
Estes pseudo defensores do ambiente simplesmente desconhecem que há um lobby internacional para que o Brasil não estenda as suas fronteiras agrícolas. Os USA não querem que nossa produção de grãos aumente porque impacta na economia deles, afinal os norte-americanos tem no agronegócio um filão extraordinário, e eles decididamente não desejam concorrência.
Toda vez que um famoso expressa sua opinião favorável ao não aumento das áreas agrícolas do país, ele está fazendo lobby contra sua própria nação. Da mesma forma os apresentadores de noticiários na grande mídia. É uma lástima que estas pessoas não se informam como deveria.
E, definitivamente, não há nenhuma necessidade de invadir a Amazônia para aumentarmos nossas fronteiras agrícolas, Ainda há muito cerrado improdutivo para transformarmos em áreas férteis e produzir muito alimento.
Não olvidem que de nossos 7,5 bilhões de seres humanos, pelo menos a quarta parte desta massa ainda passa fome todos os dias.
A Amazônia que é a maior floresta equatorial do mundo, tem sessenta por cento de sua área alagada. São imensos igapés, que por ora, é muito mais inteligente manter como está.
O estado do Rio de Janeiro tem mais florestas que Holanda, Bélgica e Luxemburgo juntos. E só a floresta do Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, é maior que toda a área de floresta do Estado do Rio de Janeiro.
A síntese deste artigo é que o Brasil é o país com o maior potencial e produção de alimentos do mundo. Nossos famosos e nossos homens da mídia, precisam rever seus conceitos antes de considerar que é crime derrubar uma árvore.
Em tempo: O título deste artigo é uma frase de Jesus Cristo. Aqueles que não tem conhecimento, sempre perecem...
É por isso que educação e busca de entendimento é vital para sermos felizes. Simples assim!

RUI HORTA APRESENTA NO CENTRO DE ARTE DE OVAR - VESPA - OPEN CALL


O Rui Horta volta a pisar o palco como bailarino, após 30 anos e desafia-nos a encontrar um segundo elemento para o seu espectáculo em Ovar.

Na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, às 17h30 e na Escola de Artes e Ofícios, haverá uma audição com o coreografo Rui Horta para escolher a criança que o irá acompanhar em palco, no espectáculo do dia seguinte.

A audição é dirigida a rapazes, com idades entre os 7 e os 10 anos e os pré-requisitos são gosto pela dança e descontração em palco.

A criança escolhida terá de ter disponibilidade para um único ensaio no dia 29 de setembro, durante a tarde, em horário a definir e para o espectáculo no mesmo dia.

Esta é uma participação paga, com o valor de 100,00€, que será entregue ao encarregado de educação.

As inscrições deverão ser feitas através do endereço caovar@cm-ovar.pt , com o nome, idade e contactos do encarregado de educação.

Ficamos a aguardar a vossa participação.

VESPA
de Rui Horta
29 setembro | sexta |22h00

DANÇA | caixa de palco | 60’| M16 | € 5,00
Uma peça sobre uma cabeça a explodir, sobre o que nem sequer falhámos porque nos coibimos de cumprir. 

Na dupla condição de voyeur, a do outro e a de si próprio, o público compõe o tétris do personagem em cena, desafiando a sua própria conceção do registo público e privado. Este solo é uma possibilidade, uma fractal, marca fugaz. 

Rui Horta é um veterano selvagem. Só essa condição lhe permite hoje a ousadia e a obstinação de voltar ao palco após 30 anos de ausência.
Ou é ou não é. Então, que seja. Que haja luz, fogo, dor e, sobretudo, corpo. Que haja um raio que ilumina e destrói. Mas que haja. Que seja.

Uma vespa dentro da cabeça, um zumbido a roer o pensamento.

Para saber mais sobre este projeto:




Bilheteira online:

Crianças de Albergaria-a-Velha aprendem a importância da reciclagem na “Casa do Ambiente”


Cerca de 480 alunos do 1.º e 2.º ano do Ensino Básico do Concelho vão visitar, esta semana, a “Casa do Ambiente”, uma unidade móvel que ensina aos mais novos a pertinência do tratamento do lixo e da reciclagem para a salvaguarda da natureza. A atividade está inserida no Programa Municipal de Educação do Município de Albergaria-a-Velha e decorre até 29 de setembro.

  A “Casa do Ambiente” é dinamizada pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A. e tem como objetivo sensibilizar os alunos para a problemática dos resíduos, nomeadamente para a importância da sua redução e tratamento.

Durante a sessão é apresentado um vídeo onde são revelados os vários processos do tratamento do lixo, desde a separação até à transformação noutros produtos do dia-a-dia ou em compostagem. As crianças são alertadas para a importância da reciclagem e do consumo sustentável, de forma a cuidar do ambiente e não contribuir para a sua deterioração.

  O Programa Municipal de Educação 2017/2018 inclui várias atividades de sensibilização para a preservação do meio ambiente, sendo abordados temas como a poupança da água, as alterações climáticas, a poluição e a valorização do património natural local.

A Guerra e Paz comemora os Cem Anos de Outubro. Revolução ou Contra-Revolução?

Uma imagem com pessoa, interior, homem, objeto

Descrição gerada com confiança muito alta
Uma imagem com texto, exterior, jornal

Descrição gerada com confiança muito alta
Ninguém apagará já da História a Revolução de Outubro de 1917. Nem os mais ferrenhos anti-comunistas, nem sequer os comunistas. E, no entanto, a ideia comum que hoje se divulga da Revolução de Outubro pode muito bem ser, em muitos casos, uma forma de a apagar, reescrevendo-a.
A Guerra e Paz Editores quer celebrar essa data. E vai fazê-lo, com vozes não oficias, não oficiosas. São as vozes, as letras e as imagens de três livros – antes, durante e depois – para lembrar aos leitores portugueses que a Revolução de Outubro faz cem anos.
O editor da Guerra e Paz, Manuel S. Fonseca, dá a palavra aos factos numa cronologia que tem o único título que poderia ter – Revolução de Outubro – e que começa com o enforcamento do irmão de Lenine, condenado pela falhada tentativa de assassinar o czar Alexandre III, para acabar, em 1924, com a entrada do corpo embalsamado de Lenine no mausoléu que ainda hoje o guarda. Falam os factos e falam os protagonistas desse período heróico em que, de Fevereiro a Outubro, de uma Revolução a outra, a Rússia viveu, nas cidades e nos campos, uma intensa e delirante democracia, em mil formas de associações. A mesma democracia, livre associação e participação que, depois de Outubro, foi silenciada e subsumida ou esmagada em organismos ocos e oficiais, de musgosa burocracia. Será, então, que Outubro foi mesmo uma Revolução? Plekhanov, o pai fundador do marxismo russo, achava que não. As teses bolcheviques eram, segundo ele «uma alucinação histórica» e continham o vírus totalitário da intolerância.
Sem Lenine, sem a sua obsessão, não teria havido a Revolução de Outubro. Maksim Gorki, que foi amigo de Lenine e companheiro dos bolcheviques, escreveu, em 1917: «Lenine não é um mágico omnipotente, mas um conspirador de sangue frio, que não tem piedade nem pela honra, nem pela vida do proletariado. Os trabalhadores não devem deixar que aventureiros loucos lancem sobre a cabeça do proletariado crimes desgraçados, insensatos e sangrentos, crimes pelos quais pagará o proletariado, e não Lenine.»
Revolução de Outubro é um livro que, deixando falar os factos, não pode deixar de se interrogar: e se o assalto dos bolcheviques ao poder, se o golpe de estado de Outubro de 1917, perpetrado pelos bolcheviques, esse pequeno partido extremista que, para a Rússia, não seria maior do que o MRPP era em Portugal no 25 de Abril, foi afinal uma contra-revolução?
Com capa dura, 160 páginas a vermelho e negro, com 102 fotos e as três faces do miolo pintadas manualmente, este é um livro que nos oferece, dia a dia, a marcha da revolução.

Outros dois livros oferecem-nos também uma perspectiva incomum da Revolução. Em primeiro lugar, um romance que antecedendo a Revolução instilou nos espíritos o ideal da luta por um mundo melhor, o ideal do papel progressista do revolucionário. A Guerra e Paz vai publicar, pela primeira vez em Portugal, o romance O Que Fazer?, de Nikolai Tchernichevski. O herói desse livro, Rakhmetov, inspirou Lenine. Esse herói era, como o historiador Orlando Figes, o descreveu, «um puritano e ascético: numa certa ocasião chega mesmo a dormir numa tábua de pregos para oprimir o seu impulso sexual». Lenine encontrou em Rakhmetov, a sua referência revolucionária e, em homenagem a ao romance, copiou o título, O Que Fazer?, para um dos seus livros de ensaios. Marx aprendeu russo para poder ler o romance e, afirma Figes, a história de Tchernichevski fez mais pelo ideal e pela causa revolucionárias do que todas as obras de Marx e Engles juntas.

E vamos ao terceiro livro. Revoltada é um testemunho de vida escrito de jacto por uma mulher que está à espera de ser fuzilada pela Tcheka, a odiosa polícia política de Lenine. A autora é a anarquista, Evgénia Iaroslavskaia-Markon. Insubmissa, espírito libérrimo, casada com um poeta que foi igualmente fuzilado pela Tcheka, esta mulher viveu em estado de rebelião permanente, como se quisesse escrever em actos os mais ultrajantes poemas de Rimbaud, ou o que de transgressor se pode ler nos Cantos de Maldoror de Lautréamont. Há quem escreva, há quem prefira viver, como Evgénia o fez. Ou como ela diz: «Ora, aqui têm a minha vida: a vida de uma estudante de liceu revolucionária e sonhadora, a companheira de um grande homem e poeta – Aleksandr Iaroslavski –, uma eterna peregrina, uma propagandista antireligiosa itinerante, folhetinista do jornal Rul [O Volante], mulher ardina, ladra reincidente, adivinha, vagabunda!…»

Três livros dão-nos o retrato perfeito, vivido, autêntico, polifónico, de um tempo histórico, tremendo, decisivo no desenho do que no século XX foram a Rússia, a Europa, o Mundo.

As datas:

·         Revoltada, de Evgénia Iaroslavskaia-Markon, com prefácio de Olivier Rolin, 150 páginas, traduzido do russo por Nonna Pinto, chega às livrarias a 4 de Outubro.

·         Revolução de Outubro, de Manuel S. Fonseca, capa dura, 160 páginas, chega às livrarias a 25 de Outubro.

·         O Que Fazer?, de Nikolai Tchernichevski, 480 páginas, traduzido do russo por Angelo Segrillo, com revisão de Ana Salgado, chega às livrarias a 2 de Novembro.


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal





Área de anexos

IMAGINATURE 2017 - IV Festival de Fotografia de Paisagem | XXXI Concurso Fotográfico de Manteigas

Integrado no IV Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2017, a ter lugar nos próximo dias 18 e 19 de novembro, a Câmara Municipal de Manteigas organiza o XXXI Concurso Fotográfico de Manteigas, numa época do ano em que a região é visitada por inúmeros fotógrafos de paisagem natural, deslumbrados com as cores outonais que predominam nas encostas e nos vales da Serra da Estrela.

Nesse sentido, solicito e agradeço a V. EXª. a divulgação do referido concurso junto dos alunos desse Estabelecimento de Ensino, que este ano engloba uma categoria exclusiva a menores de 18 anos e estudantes nas escolas do Distrito da Guarda, Castelo Branco e Viseu, sobe o mote «Manteigas: Vale por Natureza»
Para mais informações, consulte as normas de participação: http://imaginature.cm-manteigas.pt/concurso-fotografico/normas-de-participacao/

Agradecendo antecipadamente a disponibilidade de V. EXª. apresento os meus respeitosos cumprimentos.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal
Dr. José Manuel Saraiva Cardoso
IMAGINATURE 2017

Município de Manteigas | Rua 1.º de Maio | 6260-101 Manteigas

Aprovada candidatura para a reposição da segurança rodoviária nas estradas afetadas pelos Incêndios em Figueiró dos Vinhos

Um dos impactos mais visíveis no território é a sinalização rodoviária deteriorada (sinais de trânsito queimados, rails e guardas metálicas), obstando à segurança e informação nas estradas, mantendo uma imagem negativa para residentes e visitantes.

Tendo a respetiva candidatura ao CENTRO2020 sido apresentada durante o mês de agosto, foi a mesma agora aprovada, podendo deste modo iniciar-se esse trabalho de reposição de sinalética rodoviária, guardas e rails metálicos, bem como reposição de marcas rodoviárias longitudinais contínuas ou tracejadas, no conjunto de estradas municipais fortemente afetada pelo incêndio de 17 de junho de 2017 que ocorreu na região e que afeta de sobremaneira a normal utilização da rede viária.

A dimensão dos estragos causados está bem patente no valor de investimento aprovado (797.567,24 euros), estando aprovado pelo CENTRO2020 a comparticipação de 85%, sendo o restante previsivelmente comparticipado pelo FEM - Fundo de Emergência Municipal, no âmbito de candidatura apresentada para esse fim.

Outras 5 candidaturas foram também apresentadas, para fins diversos de recuperação de infraestruturas, aguardando-se as respetivas aprovações.

Clérigos e acadêmicos enviam “correção filial” ao Papa

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Para dispor de um quadro o mais amplo possível da situação na Igreja, o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira dá a conhecer aos seus leitores uma notícia difundida hoje, 24 de setembro, pelos coordenadores de uma carta dirigida ao Papa Francisco por 62 eclesiásticos e acadêmicos católicos. Seguem-se as principais afirmações de ditos coordenadores:

“Uma carta de vinte e cinco páginas, assinada por 40 clérigos católicos e acadêmicos leigos, foi enviada ao Papa Francisco no dia 11 de agosto último. Como não se recebeu nenhuma resposta do Santo Padre, o documento é tornado público hoje, 24 de setembro de 2017, festa de Nossa Senhora das Mercês e da Virgem de Walsingham. A carta, que ainda está aberta a novos signatários, já foi subscrita por 62 clérigos e acadêmicos de 20 países — representando também outros que carecem da necessária liberdade de expressão —, e tem um título latino: ‘Correctio filialis de haeresibus propagatis’ (literalmente, ‘Uma correção filial concernente à propagação de heresias’)”.[*]
De acordo com os divulgadores da notícia, a carta
“afirma que o Papa, através de sua Exortação apostólica Amoris laetitia, bem como de outras palavras, atos e omissões a ela relacionados, sustentou sete posições heréticas referentes ao casamento, à vida moral e à recepção dos sacramentos, e fez com que essas opiniões heréticas se propagassem na Igreja Católica. Essas sete heresias são expressas pelos signatários em latim, a língua oficial da Igreja”.
“Esta carta de correção contém três partes principais. Na primeira parte, os signatários explicam por que, como crentes e praticantes católicos, eles têm o direito e o dever de emitir tal correção ao Sumo Pontífice. A lei da Igreja determina que as pessoas competentes quebrem o silêncio quando os pastores da Igreja estão desviando o rebanho. Isso não implica nenhum conflito com o dogma católico da infalibilidade papal, tendo em mente o ensinamento da Igreja segundo o qual para que as declarações do Papa possam ser consideradas infalíveis, ele deve antes cumprir critérios estritos. O Papa Francisco não cumpriu esses critérios. Ele não declarou que essas posições heréticas são ensinamentos definitivos da Igreja, nem afirmou que os católicos devem acreditar nelas com o consentimento próprio da fé. A Igreja ensina que nenhum Papa pode declarar que Deus lhe revelou alguma nova verdade para ser crida obrigatoriamente pelos católicos.”
Os coordenadores da referida iniciativa de 62 eclesiásticos e signatários também afirmam que
“a segunda parte da carta é fundamental, uma vez que contém a ‘Correção’ propriamente dita. Enumera as passagens de Amoris laetitia nas quais se insinuam ou encorajam posições heréticas, e depois as palavras, atos e omissões do Papa Francisco que evidenciam, além de qualquer dúvida razoável, que ele deseja que os católicos interpretem essas passagens de uma maneira que é, de fato, herética. Em particular, o Papa, direta ou indiretamente, apoiou a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a Igreja deveria às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.
Sao Pio X
“A última parte, chamada ‘Elucidação’, discute duas causas desta crise singular. Uma delas é o ‘Modernismo’. Teologicamente falando, o Modernismo é a crença de que Deus não entregou verdades definitivas à Igreja para que esta continue ensiná-las exatamente no mesmo sentido até o fim dos tempos. Os modernistas sustentam que Deus comunica à humanidade apenas experiências sobre as quais os seres humanos podem refletir, de tal modo que façam diferentes asserções sobre Deus, a vida e a religião; mas essas declarações são apenas provisórias, nunca dogmas inamovíveis. O Modernismo foi condenado pelo Papa São Pio X [foto] no início  do século XX, mas renasceu em meados desse século. A grande e contínua confusão causada pelo Modernismo na Igreja Católica obriga os signatários a descrever o verdadeiro significado  de  ‘fé’,  ‘heresia’, ‘revelação’ e ‘magistério’.

“Uma segunda causa da crise –– sempre de acordo com os coordenadores da carta –– é a aparente influência das ideias de Martinho Lutero sobre o Papa Francisco.A carta mostra como Lutero, fundador do protestantismo, tinha ideias sobre o casamento, o divórcio, o perdão e a lei divina que correspondem àquelas que o Papa promoveu mediante palavras, atos e omissões. Também destaca o elogio explícito e sem precedentes que o Papa Francisco dedicou ao heresiarca alemão”.
Em 15 de janeiro de 2016 a Santa Comunhão foi distribuída a um grupo de luteranos finlandeses durante a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro. E, em 13 de outubro de 2016, o Papa Francisco presidiu um encontro de católicos e luteranos no Vaticano dirigindo-se a eles a partir de um anfiteatro no qual se erguia uma estátua de Martinho Lutero...
Em 15 de janeiro de 2016 a Santa Comunhão foi distribuída a um grupo de luteranos finlandeses durante a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro. E, em 13 de outubro de 2016, o Papa Francisco presidiu um encontro de católicos e luteranos no Vaticano dirigindo-se a eles a partir de um anfiteatro no qual se erguia uma estátua de Martinho Lutero…
“Os signatários –– afirmam os coordenadores da iniciativa –– não ousam julgar o grau de consciência com que o Papa Francisco propagou as sete heresias que enumeram; mas insistem respeitosamente que condene essas heresias, as quais ele sustentou direta ou indiretamente”.
De acordo com o comunicado recebido pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, os signatários da carta “professam sua lealdade à Santa Igreja Católica, asseguram ao Papa suas orações e solicitam a sua bênção apostólica”.
Fonte: ABIM

____________

[*] A íntegra do documento encontra-se disponível em português no link: