quinta-feira, 7 de julho de 2022

Liga MEO Surf – Bom Petisco Peniche Pro decide título nacional de 18 a 20 de Novembro

Foto: Guilherme Ribeiro, Frederico Morais e Vasco Ribeiro (Jorge Matreno/ANSurfistas)
Peniche (07/07/2022) - O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e derradeira etapa da Liga MEO Surf 2022, primeira divisão do surf nacional, vai acontecer de 18 a 20 de Novembro. A etapa que vai decidir o título nacional masculino estava inicialmente prevista para Outubro, mas a data foi mudada para Novembro devido a constrangimentos de calendário.
Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas
“Infelizmente, tivemos de voltar a ajustar a data da última etapa por constrangimentos que não foram anteriormente identificados. Do ponto de vista desportivo, a data é similar e acreditamos que Peniche vai responder com excelentes condições para coroar o campeão nacional masculino, numa disputa muito interessante de acompanhar, dado que envolve 12 surfistas candidatos. Nunca é de mais voltar a dar os parabéns à Teresa Bonvalot, que já se sagrou campeã nacional feminina e, em 2022, pela 4.ª vez na sua carreira.”
Assim, a Capital da Onda prepara-se para receber os melhores surfistas nacionais em Novembro, em plena temporada de inverno, no segundo ano consecutivo que a Liga MEO Surf passa por estas míticas ondas da Costa Oeste portuguesa, depois de no ano passado os juniores Afonso Antunes e Kika Veselko terem sido os vencedores em Supertubos.
Após o título nacional feminino ter sido conquistado de forma antecipada por Teresa Bonvalot, no Allianz Ribeira Grande Pro, as decisões do título masculino ficaram adiadas para a última etapa.
Histórico de campeões nacionais nos últimos 5 anos:
2022 – Teresa Bonvalot (campeã por antecipação)
2021 – Kika Veselko e Vasco Ribeiro
2020 – Teresa Bonvalot e Frederico Morais
2019 – Yolanda Hopkins e Miguel Blanco
2018 – Camilla Kemp e Miguel Blanco
2017 – Carolina Mendes e Vasco Ribeiro
Um aliciante extra para a ida das estrelas do surf nacional a Peniche, onde 12(!) surfistas chegam ainda com possibilidades de conquistarem o título nacional de surf, entre eles o atual campeão e detentor do recorde de mais títulos Vasco Ribeiro, mas também o número um do ranking Guilherme Ribeiro e Frederico Morais, entre outros.
Galeria dos Campeões Nacionais no Masculino:
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)
Surfistas com 1 título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes e Pedro Henrique

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche, e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com

Castelo de Paiva | Durante o período de Verão para jovens locais: CAMARA MUNICIPAL ESTÁ A PROMOVER INICIATIVA “FÉRIAS EM MOVIMENTO “

 PARTICIPAM QUATRO DEZENAS DE CRIANÇAS

Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através da Biblioteca Municipal, está a promover neste período das férias escolares de Verão, um programa de actividades extra curriculares para as crianças do concelho, que decorrem durante as tardes, a partir destas instalações municipais, nas quatro semanas do mês de Julho, entre as 14 e as 16h30, contemplando quatro dezenas de crianças e jovens residentes no concelho.

 


Na primeira semana, depois do acolhimento dos participantes feito com a presença da Veradora Liliana Vieira, que falou na oportunidade e utilidade desta iniciativa municipal, bem como das dinâmicas de grupo, os dias iniciais têm são preenchidos com Actividades Físicas no Parque Urbano da Quinta do Pinheiro, Visita ao Moinho de Cabril, em S. Martinho, visita às instalações dos Bombeiros VoluntáriosAtelier de Culinária ( fabrico de bolachas caseiras ), Cinepipoca, e uma ida à Piscina Municipal do Castelo, em Fornos.

Na próxima semana, as actividades regressam com uma visita à GNR e equitação na Quinta de S. Pedro, um Atelier de Cozinha ( Pizzas ), uma passagem pela Piscina MunicipalCinepipoca e um passeio pela Rota dos Ofícios, Câmara Municipal e instalações do Tribunal Judicial.

Na terceira semana há uma visita a unidades fabris de Cobres Artísticos em S. Martinho, também uma visita a uma cultura de Mirtilos e Framboesas, um Atelier de Trabalhos Manuais ( Molduras ), uma Sessão de Ioga, uma visita à Ilha dos Amores e à Praia do Castelo, bem como uma ida à Piscina Municipal descoberta.

Já na ultima semana destas “ Férias em Movimento “, os participantes vão ter uma Sessão de Cinema, uma actividade com o MacDonald’s, uma visita à Pista de Aeromodelismo, na Serrinha, em Pedorido, a visita de um artesão paivense ( cesteiro ), para além da jornada de encerramento.

Destacando o interesse desta actividade, gizada para a ocupação das crianças em período de férias escolares, a Vereadora Liliana Vieira sublinha que “ na acção governativa, as politicas educativas e sociais são demasiado importantes e devem ser valorizadas, daí fazermos tudo para ajudar as famílias paivenses nestes âmbitos e dentro das nossas possibilidades, considerando que esta e outras iniciativas orientadas para a valorização e sociabilização das nossas crianças, são entendidas como vertentes fundamentais da valorização humana, que procuramos manter e até reforçar “.



 

Carlos Oliveira

Arouca acolhe exposição dedicada ao Vouguinha e à icónica linha do vale do Vouga

Entre 12 e 24 de julho, irá decorrer, no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal de Arouca, a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Arouca. A exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando, dessa forma, as seguintes temáticas: a construção da linha; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha.

A exposição será realizada no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”.

 

Este programa consiste num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

Para além desta, serão dinamizadas mais 5 exposições sobre a Linha do Vale do Vouga, nos demais concelhos envolvidos no projeto. Serão realizados também 8 eventos, com as temáticas das Viagens, Literatura, Imagens, Teatro, História e “Afición” Ferroviária.

 

Relembrar a relevância da linha do Vouga, com estas iniciativas é de máxima importância. Para José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva, Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, é uma forma de “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir assim para uma melhor mobilidade no sul da área metropolitana do Porto.”

 

O projeto @avoltadovaledasvoltas tem página no Facebook e Instagram. O website www.avoltadovaledasvoltas.amtsm.pt será lançado já na próxima semana.

 

O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

Entrada Livre

 

Biblioteca Municipal

Segunda a sexta-feira

10h00 – 18h00

 

Museu Municipal

Terça-feira a domingo

09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00

Vento e falta de acessos dificulta combate às chamas em Sever do Vouga. Fogo já passou para o concelho vizinho de Águeda

O incêndio que deflagrou às 12:18 numa zona de povoamento florestal em Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, continua ativo, com mais de 300 operacionais no combate às chamas, adiantou à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Entretanto, o fogo já passou para o concelho vizinho de Águeda, onde está a evoluir com alguma intensidade.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Lobo, disse que o fogo que teve início no lugar da Frágua, na freguesia de Talhadas, “evoluiu rapidamente e propagou-se ao concelho de Águeda”.
“Neste momento, temos muitos meios de vários agentes de proteção civil empenhados com o objetivo de dominar o incêndio”, adiantou o autarca.
Pedro Lobo referiu ainda que o incêndio “está a evoluir com alguma intensidade no concelho de Águeda”.
Pelas 17:30, o comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro, José Pinto, disse à Lusa que o incêndio continuava ativo, com uma das frentes a causar ainda “alguma preocupação devido à dificuldade de acessos”.
Além da falta de acessos, os bombeiros estão também a sentir dificuldades com o vento forte que se faz sentir na zona e que, segundo José Pinto, poderá originar reativações “em áreas onde as chamas já estavam dominadas”.
“O nosso objetivo é que durante a noite o incêndio fique resolvido”, afirmou o mesmo responsável, adiantando que para já não há casas em perigo.
De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 18:45, o fogo, que lavra numa zona de povoamento florestal, estava a ser combatido por 373 operacionais, apoiados por 109 viaturas e oito meios aéreos.

Madremedia/Lusa
Imagem: Sapo24

Presidente do Hospital de Cantanhede galardoada com o Prémio Nunes Correa Verdades Faria da Santa Casa da misericórdia de Lisboa

 Diana Vilela Breda, responsável pela criação e implementação do projeto “Hospital amigo dos + velhos”, foi galardoada na área A, “Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos”. A presidente do conselho diretivo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo é a primeira presidente de um Hospital do Serviço Nacional de Saúde a obter o galardão atribuído anualmente pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Nas palavras de Diana Breda “É uma verdadeira honra receber um prémio com tanta relevância. Mas o aspeto mais importante é o reconhecimento por parte de um Júri tão reputado do projeto como um boa prática na prestação de cuidados que tem condições para ser replicado e ajustado a outras instituições. Considero que é uma necessidade para a criação coletiva de uma sociedade para todas as idades.”
A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu ontem na Residência Faria Mantero, no Restelo, tutelada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Criados em 1987, os Prémios Nunes Correa Verdades de Faria cumprem a vontade expressa em testamento por Enrique Mantero Belard, reconhecido como um dos últimos grandes beneméritos portugueses. Quando faleceu, deixou à Santa Casa parte significativa dos seus bens, com a obrigação, nomeadamente, de atribuir anualmente três prémios monetários.

Comunicado da ABMG: “Apelo à contenção do consumo de água”

"Considerando que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento gradual de temperatura nos próximos dias, podendo as temperaturas máximas atingir os 43 graus Celsius em algumas zonas do país, a ABMG, Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M., S.A., não poderia deixar de lançar um apelo sério e que certamente todos compreenderão, para um uso contido e racional da água para consumo humano, limitando essa utilização aos fins mais nobres a que a mesma se destina, nomeadamente, aos usos domésticos, como é o do consumo para hidratação, da confeção de alimentos, da higiene e de cuidados primários de saúde

Todos os restantes usos, nomeadamente, lavagens de espaços,  materiais, equipamentos e viaturas; regas, refrigeração, arrefecimento e outros, considerados secundários, deverão remeter-se ao mínimo imprescindível e em casos de extrema urgência e impossibilidade de utilização de outra fonte de abastimento, como é o caso de furos privados, da reutilização de água e da reciclagem de água, consoante a sua origem primária.

Este apelo visa contribuir para a redução da pressão hídrica que períodos como este tendem a provocar e sequenciar a preocupação das autoridades em dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas, em relação aos quais a DGS aconselha, exatamente, a aumentar a ingestão de água.

Acresce o elevado risco de incêndio que já vinha sendo uma realidade, que agora se reforça, sendo a água um instrumento imprescindível para garantir o sucesso nos eventuais combates às chamas que os nossos estimados Bombeiros possam ter de vir a enfrentar.

Como, certamente, estaremos focados em contribuir para que esta onda de calor possa passar sem consequências de maior, sobretudo para aqueles que mais precisam da colaboração e solidariedade da comunidade em que estão inseridos, contamos com a compreensão e a ação de todos, para adequarmos os comportamentos às circunstâncias que vivemos."

Imagem: Mensageiro de Bragança

SACRAMENTOS E SACRAMENTAIS

  • Plinio Maria Solimeo

No Antigo Testamento a economia da graça era muito severa, de maneira que nossos primeiros pais encontravam dificuldade na prática da virtude, pois deviam observar os preceitos de Deus, sem terem os recursos que, no Novo Testamento, Nosso Senhor Jesus Cristo concedeu à Sua Igreja para auxílio dos fiéis. Eles são inúmeros, estando entre os mais importantes os Sacramentos.

Considere-se apenas que, pelo Batismo, como diz o Catecismo chamado de São Pio X, “renascemos para a graça de Deus, pois ele confere a graça santificante, que apaga o pecado original, e também o atual, se o há; perdoa toda a pena por eles devida, e imprime o caráter de cristão, fazendo-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do Paraíso, tornando-nos assim aptos para receber os outros Sacramentos”.

O que é um Sacramento

Segundo os escolásticos medievais, sobretudo São Tomás de Aquino: Sacramento é “o sinal de uma coisa sagrada na medida em que santifica os homens”. O Catecismo de São Pio X [foto ao lado] amplia essa definição para “é um sinal sensível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para santificar nossas almas”.

O Catecismo explica que esses “sinais sensíveis” “todos os Sacramentos têm, porque significam, por meio de coisas sensíveis, a graça divina que eles produzem na nossa alma”. O exemplo que dá de sinal sensível no Sacramento é: “No Batismo, o ato de derramar a água sobre a cabeça da pessoa, e as palavras: ‘Eu te batizo, isto é, eu te lavo, em nome do Padre, e do Filho, e do Espírito Santo, são um sinal sensível do que o Batismo opera na alma; porque, assim como a água lava o corpo, assim a graça dada pelo Batismo purifica a alma do pecado”.

São os Sacramentos indispensáveis para se obter graças de Deus?

O teólogo D.J. Kennedy explica na The CatholicEncyclopedia que: “O Deus Todo-Poderoso pode e dá graça aos homens em resposta às suas aspirações e orações internas, sem o uso de qualquer sinal ou cerimônia externa. Isso sempre será possível, porque Deus, a graça e a alma são seres espirituais. Deus não está restrito ao uso de símbolos materiais e visíveis ao lidar com os homens; [assim] os sacramentos não são necessários no sentido de que não poderiam ser dispensados. Mas, se é sabido que Deus designou cerimônias externas e visíveis como o meio pelo qual certas graças devem ser conferidas aos homens, então, para obter essas graças, será necessário que eles façam uso desses meios divinamente designados. […] É ensinamento da Igreja Católica que, […] embora Deus não fosse obrigado a fazer uso de cerimônias externas como símbolos de coisas espirituais e sagradas, agradou a Deus fazê-lo; e este é o procedimento ordinário e mais adequado da maneira de lidar com os homens”. Por causa disso, “o Concílio de Trento (Sess. VII, cân. 4) declarou heréticos aqueles que afirmam que os sacramentos da Nova Lei são supérfluos e desnecessários, embora nem todos sejam necessários para cada indivíduo”. Por exemplo, o da Ordem e o do matrimônio.

Algumas seitas protestantes geralmente sustentam que os sacramentos são sinais de algo sagrado (graça e fé), mas negam que eles realmente causem a graça divina.

Explica o mesmo erudito autor que “fundamentalmente todos esses erros surgem da recém-inventada teoria da justiça de Lutero. Ou seja, a doutrina da justificação pela fé somente. Para o heresiarca, o homem deve ser santificado não por uma renovação interior pela graça que apagará seus pecados, mas por uma imputação extrínseca pelos méritos de Cristo, que cobrirá sua alma como um manto. [Pelo que] não há lugar para sinais que causem graça, e os usados ​​não podem ter outro propósito senão estimular a fé no Salvador”.

Refutando essa afirmação Kennedy cita trechos da Sagrada Escritura que indicam claramente que os sacramentos são mais que meros sinais de graça e fé. Por exemplo:”Aquele que não nascer de novo da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:5); “Ele nos salvou pela pia da regeneração e renovação do Espírito Santo” (Tto 3:5); “Então impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo” (Atos 8:17); “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna […] porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida” (Jo 6:55-56).

Efeitos dos Sacramentos

De acordo com a Doutrina Católica, os Sacramentos são sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência ou Confissão, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio.

Segundo o citado Catecismo, “Os Sacramentos, além da graça santificante — que é um dom sobrenatural, inerente à nossa alma, que nos faz justos, filhos adotivos de Deus e herdeiros do Paraíso—, produzem também a graça sacramental, que consiste no direito que se adquire, recebendo qualquer Sacramento, de ter em tempo oportuno as graças atuais necessárias para cumprir as obrigações que derivam do Sacramento recebido. Assim, quando fomos batizados, recebemos o direito a ter as graças necessárias para vivermos cristãmente”.

Na ordem prática, depois do Sacramento do Batismo, o de maior utilidade para um pecador, é o da Penitência ou Confissão. Quem é que, estando atribulado por causa de seus inúmeros pecados, não encontra consolo e alívio nesse augusto Sacramento? Porque, diz o Catecismo, ele “Confere a graça santificante, com a qual são perdoados os pecados mortais e também os veniais que se confessarem e de que haja arrependimento; comuta a pena eterna em temporal, da qual também é perdoada uma parte maior ou menor, conforme as disposições do penitente; faz reviver o merecimento das boas obras feitas antes de se cometer o pecado mortal; dá à alma auxílios oportunos para não recair no pecado, e restitui a paz de consciência”. Ele é, portanto, um Sacramento necessário para todos aqueles que, depois do Batismo, cometeram algum pecado mortal.

Contudo, há outro Sacramento que é dos mais esquecidos hoje em dia, que é o da Extrema Unção ou Unção dos Enfermos. Quanta gente morre atualmente sem receber esse Sacramento que pode lhe abrir as portas do Céu. Pois, dele diz o Catecismo: “O Sacramento da Extrema Unção 1 – aumenta a graça santificante; 2 – apaga os pecados veniais e também os mortais que o enfermo, arrependido, já não possa confessar; 3 – tira a fraqueza e languidez para o bem, que fica, ainda depois de se ter alcançado o perdão dos pecados; 4 – dá força para suportar pacientemente o mal, para resistir às tentações, e para morrer santamente; 5 – ajuda a recuperar a saúde do corpo, se isso for útil à salvação da alma”.

No mundo de hoje, em que não é temerário dizer que grande parte ou mesmo a maioria dos homens vive em estado de pecado mortal, quantos recorrerão a esses indispensáveis Sacramentos para readquirir a graça de Deus?

Os Sacramentais

Um outro recurso que a Santa Igreja põe à nossa disposição para trilharmos a vida de virtude, são os Sacramentais, tão fáceis de se obter, e que tantos benefícios trazem.

O Pe. Leclercq, na mesma The CatholicEncyclopedia, falando sobre os Sacramentais, explica: “Ao instituir os Sacramentos, Cristo não determinou a matéria e a forma até ao mais ínfimo pormenor, deixando esta tarefa para a Igreja, que deveria determinar quais os ritos adequados à sua administração. Esses ritos são indicados pela palavra Sacramentalia, cujo objetivo é manifestar o respeito devido ao sacramento e assegurar a santificação dos fiéis”.

O número dos sacramentais não pode ser limitado. Entretanto, entre os mais acessíveis estão algumas orações jaculatórias que toda pessoa piedosa costuma fazer durante o dia, e outros atos de piedade como, por exemplo, Persignar-se ou o uso da água benta, portar uma medalha devidamente benta ou o escapulário, e inúmera orações públicas ou privadas, dar esmola, fazer algum ato de caridade, a vela benta, o incenso etc. Eles têm também uma utilidade prática muito grande, porque ajudam a distinguir os membros da Igreja dos hereges, que aboliram os sacramentais ou os usam arbitrariamente com pouca devoção.

Os sacramentais pertencem à virtude da religião, sendo seu objeto indicado pelo Concílio de Trento (Sess. XXII, 15), que afirma que, além de sua origem antiga e cerimônias tradicionais de manutenção como bênçãos, luzes, incenso, etc. eles aumentam a dignidade do Santo Sacrifício e despertam a piedade dos fiéis.

Explica o Pe. Leclercq para utilidade nossa que, “um dos efeitos mais notáveis ​​dos sacramentais é a virtude de afastar os maus espíritos cujas operações misteriosas e funestas afetam às vezes a atividade física do homem. Para combater este poder oculto, a Igreja recorre ao exorcismo e aos sacramentais. Outro efeito é a libertação da alma do pecado e as penalidades por isso. Assim, na bênção de uma cruz, a Igreja pede que este sinal sagrado receba a bênção celestial, para que todos aqueles que se ajoelham diante dele e imploram à Divina Majestade, possam ter grande compunção e um perdão geral das faltas cometidas. Isto significa a remissão dos pecados veniais, porque só os sacramentos, com a contrição perfeita, têm a eficácia de remir os pecados mortais e de libertar das penas que lhes estão associadas”.

São Tomás é explícito neste ponto: “A bênção episcopal, a aspersão de água benta, toda unção sacramental, oração em uma igreja dedicada, e assim por diante, efetuam a remissão dos pecados veniais, implícita ou explicitamente“.

“Finalmente, diz o mesmo autor, os sacramentais podem ser empregados para obter favores temporais, já que a própria Igreja abençoa os objetos utilizados na vida cotidiana, por exemplo, a bênção de uma casa sobre a qual se derrama a abundância do orvalho celestial e a rica fecundidade da terra; assim também na bênção dos campos, em que Deus é convidado a derramar Suas bênçãos sobre as colheitas, para que as necessidades dos necessitados sejam supridas pela terra fértil”.

Que riqueza temos nesses recursos postos pela Santa Madre Igreja à nossa disposição, e que geralmente ignoramos porque muitos dos nossos pregadores, em vez de deles tratar, preferem utilizar para seus sermões de aparato ou, para serem politicamente corretos, sobre temas sociais controvertidos!

ABIM

Decisão da Suprema Corte dos EUA e a disputa eleitoral 2022

 


  • Marcos Machado

Estamos em ano eleitoral tanto nos EUA quanto no Brasil e o aborto (sim ou não) passa a ser ponto de referência obrigatório na disputa eleitoral.

Já vimos o recente pronunciamento de Lula a favor do aborto. Sabemos que é parte integrante do programa de esquerda em todos os países.

Não percamos a ocasião de mostrar, mais uma vez, que o PT é pró aborto. Vamos fazer a pressão social sobre os candidatos contra a Vida.

“A decisão da Suprema Corte na sexta-feira de derrubar Roe v. Wade imediatamente colocou uma questão explosiva na vanguarda das disputas de meio de mandato em todo o país, já que os democratas disseram que lutariam para restaurar os direitos federais ao aborto e muitos republicanos pressionaram pela proibição do procedimento em seus estados e nacional.”1

Biden na investida pró aborto“Devemos eleger mais senadores e representantes que codificarão o direito das mulheres de escolher em lei federal mais uma vez”, disse o presidente Joe Biden na sexta-feira na Casa Branca. “Neste outono, Roe está nas urnas. As liberdades pessoais estão nas urnas. O direito à privacidade, liberdade, igualdade, estão todos na cédula.”2

Biden, os democratas, Lula fabricam a própria forca com essas declarações pró aborto e contra a Vida.

O ex-vice-presidente Mike Pence, que atualmente está de olho em uma corrida presidencial de 2024, ecoou outros republicanos proeminentes ao celebrar a decisão da Suprema Corte e prometer trabalhar para avançar ainda mais nas restrições ao aborto. “Tendo recebido esta segunda chance para a vida, não devemos descansar e não devemos ceder até que a santidade da vida seja restaurada no centro da lei americana e em todos os estados do país”, disse ele em comunicado.”3

23 Estados tomam posição contra o aborto

Em cerca de metade do país, os efeitos da derrubada de Roe serão sentidos imediatamente. Treze estados têm as chamadas leis de gatilho nos livros que foram projetadas para proibir ou restringir o aborto no caso de a Suprema Corte derrubar Roe. Dez outros estados têm leis que proíbem o aborto desde antes da decisão histórica de 1973, que agora voltará a vigorar. https://ipco.org.br/breves-10-estados-americanos-ja-baniram-o-aborto/

*   *   *

A notícia da “Time” enumera as várias disputas eleitorais para esse ano nos EUA que serão decisivas para compor o Legislativo; o aborto toma um papel central.

O mesmo vale para o Brasil.

Eleições no Brasil 2022

Votação paralela em Fortaleza (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A mobilização popular é fundamental nessas eleições de 2022 e devemos saber colocar a questão Vida ou Aborto com um tema da maior relevância.

Lula já se posicionou pró aborto. Não é novidade que o PT seja contra a Vida. Saibamos, nós, conservadores usar das armas legais, dos lobbyes pró Vida e fazer a pressão social promovendo candidatos conservadores e rejeitando a esquerda pró aborto.

O exemplo vitorioso da Liga Eleitoral Católica

Um breve retrospecto que, certamente, não se encontrará nas cartilhas petistas, na midia alinhada, nem no falso Centrão:

“A Liga Eleitoral Católica (LEC) tinha “a finalidade de orientar o voto católico nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte (1933). Esta apresentaria aos candidatos dos vários partidos um conjunto de exigências, denominadas “reivindicações mínimas”, para que se com­prometessem a agir como católicos no Parlamento.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Cruzado0203.htm

“A Liga apresentava aos vários Partidos um programa católico mínimo, cujos tópicos cada candidato deveria se comprometer por escrito a respeitar caso fosse eleito. Excepcionalmente, conforme as circunstâncias peculiares de cada Estado, a LEC podia, sem prejuízo de seu caráter extrapartidário, apresentar ela mesma candidatos próprios.”

“O sucesso que obteve foi marcante. Com seu apoio se elegeram, em todo o Brasil, dezenas de deputados. Talvez em nenhum lugar seu sucesso foi tão significativo como em São Paulo, onde foi eleito, com 24.017 votos, o jovem líder católico Plinio Corrêa de Oliveira, que já desempenhara papel de grande importância nas conversações para a fundação da LEC.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/MAN_19330115_LEC.htm

*  *  *

O Direito não socorre os que dormem. Essa é a nossa hora histórica de derrotar as esquerdas brasileiras colocando em seu devido realce a Vida ou Aborto. Vamos pressionar os candidatos a tirarem sua máscara e convidá-los à lealdade para com o eleitorado.

Vida, sim ou não?

É a hora de derrotar a esquerda petista ou desmascaram o falso Centrão.

ABIM

Fonte: 1, 2, 3, https://time.com/6191303/abortion-2022-elections-roe-v-wade/

Por que há também esquerdistas apoiando a Ucrânia?

 

  • John Horvat II

Em um país polarizado, quando um lado apoia entusiasticamente uma causa, a regra geral é que o outro lado tome a posição oposta. Mas quando elementos dos dois polos se encontram de repente na mesma trincheira, é natural perguntar se não há algo de errado.

É o caso da Ucrânia, em relação ao qual os conservadores, que apoiam de todo coração o país invadido, se encontram de repente lado a lado com esquerdistas

[nos EUA chamados de “liberais”]

que, comportando-se de forma atípica, apoiam nesta crise o lado certo — a Ucrânia, injustamente atacada.

De fato, até grandes empresas woke, que iluminam prédios com as cores do arco-íris e condenam o “nacionalismo” americano, passaram a exibir as cores nacionais da Ucrânia. Pacifistas verdes, adeptos do ‘green new deal’, exigem que se enviem massivamente à Ucrânia munições com alto teor de carbono. Fanáticos das vacinas acolhem de braços abertos milhões de refugiados não vacinados na Europa, e 100.000 nos EUA. Esquerdistas notórios, como o bilionário George Soros, Sean Penn, Lady Gaga e a deputada Nancy Pelosi, adotam a linha pró-Ucrânia.

Assim, os esquerdistas, que discordam automaticamente dos conservadores em tudo, agora se juntam a eles na defesa desta justa causa. Não é de admirar que muitos conservadores se perguntem: “Por que tantas ‘pessoas erradas’ estão apoiando a Ucrânia?”

Em visita à Venezuela, o ator Sean Penn prestigia o ditador comunista Hugo Chávez

Uma unidade ilusória

Claro está que todo mundo deve simpatizar com a Ucrânia e ajudá-la na medida de suas possibilidades, por tratar-se de uma nação injustamente atacada. A brutalidade da invasão entra pelos olhos dos americanos, incluindo a maior parte dos esquerdistas. Imagens de crueldade selvagem entram em todos os lares pela Internet. A vista desta tragédia humanitária inspira na população o generoso desejo de aliviar tal sofrimento. Não há “pessoas erradas” incapazes de compartilhar essa compaixão.

No entanto, muitos esquerdistas se arvoram em defensores entusiasmados da Ucrânia não apenas por ser ela atacada, mas para enquadrar o debate. Tragicamente, usam a crise da Ucrânia para fortalecer sua narrativa e forjar uma contra-narrativa pseudo-conservadora. Neste caso, as “pessoas erradas” estão apoiando a causa certa pela razão errada. O conflito ucraniano se torna uma ocasião de lutar contra tudo que é conservador.

Democracia liberal X regime autocrático

A mídia esquerdista enquadrou a crise ucraniana como um conflito entre dois sistemas políticos: a democracia liberal e os regimes autocráticos. Esse enquadramento é repetido com tanta frequência que poucos o contestam.

No entanto, essas falsas alternativas, grosseiramente simplificadas, favorecem a narrativa esquerdista. Por um lado, a Ucrânia é descrita como representando valores liberais (embora este país, como todas as nações eslavas, preserve muitos costumes conservadores e religiosos talvez até mais do que a Rússia). A mídia esquerdista destaca o fato indiscutível de que as opiniões do presidente liberal da Ucrânia, Zelensky, sobre o aborto e o pecado homossexual, irritem (e com razão) os conservadores em toda parte. No entanto, como se dá com o presidente Biden nos Estados Unidos, as opiniões pessoais de Zelensky não refletem a opinião pública ucraniana como um todo.

Apresentar a causa da Ucrânia como liberal [leia-se esquerdista] reforça as muralhas decadentes do liberalismo em toda parte. Ela se torna uma bandeira em torno da qual valentes esquerdistas podem despejar vastos recursos e impor sanções massivas enquanto procuram evitar uma guerra a todo custo. Resta saber se o zelo liberal continuará quando a situação se agravar.

Narrativa pseudo-conservadora

O conflito oferece também uma ocasião para associar (embora gratuitamente) valores conservadores ao governo rígido e autocrático de Putin. Proclamam-se por toda parte os restos de valores tradicionais da Rússia como sendo modelos de conservadorismo. Assim, os conservadores são classificados junto a Putin, que de modo algum os representa. Procurando reforçar a narrativa, a mídia move céus e terra para indicar e criticar o punhado de figuras conservadoras que mostram simpatia por Vladimir Putin, apesar de suas posições declaradamente pró-aborto e pró-socialismo.

Tais tentativas de associá-los à Rússia se juntam a acusações de que os conservadores americanos estariam colocando em risco a democracia por sua oposição à agenda esquerdista. E ao associarem a causa conservadora à tirania, os esquerdistas procuram forçar os conservadores a defender posições que não são suas. E mais tarde transfeririam a ‘carapuça’ a todo e qualquer conservador.

Nesta manobra, os esquerdistas ganham na ida e na volta. Ao apoiarem a justa causa dos ucranianos, eles se põem do lado vencedor da opinião pública e do lado certo de sua narrativa. E ao rotular todos os conservadores de fãs do totalitarismo de Putin, eles dividem a direita em facções nas quais nenhum conservador se sente à vontade, colocando todos na defensiva.

Rejeitando as falsas alternativas

A solução correta para este falso dilema posto pela esquerda é rejeitá-lo com desdém. Nem ucranianos nem americanos devem ser forçados a defender seja a democracia liberal, seja a autocracia. Esta falsa escolha não corresponde à realidade de uma nação e de uma Igreja sitiadas. A esquerda muitas vezes apresenta ao público alternativas falsas para evitar as questões reais, geralmente morais. Os esquerdistas evitam questões morais porque não têm argumento contra elas.

Assim, a guerra atual deve ser considerada independentemente da narrativa da esquerda. A Ucrânia é uma nação injustamente invadida por outra. Se o despótico Putin prevalecer, ele perturbará toda a ordem estabelecida após a Segunda Guerra Mundial. Defender a Ucrânia não significa apoiar a agenda da esquerda nem condenar uma posição conservadora falsamente rotulada de pró-Putin. Ponto final.

A Ucrânia não deve se tornar uma ferramenta a ser manipulada pela esquerda ou pela direita. Ela não é um coringa a ser empregado em fantasiosas teorias da conspiração ou em narrativas maquiavélicas dos comentaristas da mídia esquerdista. O direito natural do sofrido povo ucraniano à autodefesa deve ser respeitado, bem como seu legítimo desejo de permanecer nação livre com uma Igreja Católica igualmente livre e soberana.

ABIM

Chantagem russa do gasoduto Yamal prevista há 40 anos!

A Rússia, em ato de represália, fechou o gasoduto Yamal, que vai da Polônia à Alemanha — o país mais prejudicado. Seu ministro de Energia, Robert Habeck, acusou a Rússia de usar o fornecimento de gás como “uma arma”.

Moscou pode forçar o racionamento de gás na Europa, onde as medidas ambientalistas da UE limitam as fontes de energia, reduzem as atividades industriais, o consumo, e até as liberdades.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira advertiu para esses perigos em profético artigo intitulado “Para a corda de aço, escravos”, publicado na “Folha de S. Paulo” há 40 anos. Ele prognosticou: “O gasoduto de Yamal é uma imensa corda de aço na qual Moscou pretende enforcar tanto a Europa oriental quanto a ocidental, tornando uma e outra dependentes do gás russo para enfrentar os rigores do inverno”.

ABIM

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 8 DE JULHO EM SILVES, ENTRE AS 08H30 E AS 16H00


A Câmara Municipal de Silves informa que devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua Atrás dos Muros”, o fornecimento de água será interrompido nos prédios localizados a Poente na Rua do Castelo e na Rua de Trás dos Muros, em Silves, entre as 08h30 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.