segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

LGBTQI+ EUA: aliviará normas para doação de sangue por homens gays e bissexuais

 
Atualmente, esses homens precisam se abster de manter relações sexuais por três meses
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos propuseram, nesta sexta-feira (27), aliviar as restrições da época da epidemia de aids às doações de sangue por parte de homens homossexuais e bissexuais.
Atualmente, esses homens precisam se abster de manter relações sexuais por três meses, mesmo se estiverem em relações monogâmicas, para serem elegíveis a doar sangue.
As novas regras propostas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) buscam eliminar esse requisito em troca de uma avaliação de risco individual.
Todos os doadores de sangue passam por um teste de HIV, mas é possível que o vírus não apareça de imediato se a pessoa estiver tomando medicamentos profiláticos antes da análise.
No auge da epidemia de aids, na década de 1980, a FDA proibiu as doações de sangue por homens gays para evitar a propagação do vírus HIV por meio de produtos sanguíneos.
Esse veto foi extinto em 2015, mas os homens homossexuais e bissexuais deviam se abster de fazer sexo por um ano para serem elegíveis. Em abril de 2020, esse tempo foi reduzido a três meses, em um momento de escassez de sangue no início da pandemia de Covid-19.
Sob a nova regulamentação proposta, todos os possíveis doadores de sangue deverão responder se tiveram parceiros sexuais novos ou múltiplos nos últimos três meses.
Aqueles que tiverem, terão sua doação adiada. Segundo a FDA, seguirão impedidas de doar as pessoas que testarem positivo para HIV ou que tiverem tomado medicamentos para tratar uma infecção por HIV.
“Manter um fornecimento seguro e adequado de sangue e produtos sanguíneos nos Estados Unidos é primordial para a FDA”, afirmou o comissário da agência, Robert Califf, em um comunicado.
“Esta proposta de uma avaliação de risco individual, independente de seu gênero ou orientação sexual, nos permitirá seguir usando a melhor ciência”, acrescentou.
A potencial nova regulamentação está em linha com regras similares vigentes no Canadá e Reino Unido, indicou o regulador.

Por AFP
27/01/23 às 21H02 atualizado em 27/01/23 às 21H09
Foto: Miva Filho / SES-PE

Fonte: Folha de Pernanbuco



Mais informação no site www.adasca.pt


Conjunto de iniciativas de promoção da leitura. Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu Ao sábado… há conto!

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu no passado sábado, dia 28 de janeiro, cerca de uma dezena de crianças acompanhadas pelos progenitores, pais e mães para o início do um conjunto de iniciativas de leitura, sob o tema Ao sábado… há conto!
Para esta primeira ação, a obra selecionada foi “Uma última carta”, do autor grego Antonis Papatheodoulou. O conto apresenta a aventura do senhor Costas, carteiro de uma ilha, a quem amigos de longa data fizeram uma festa de despedida, para o homenagearem no seu último dia de trabalho, antes de se reformar da sua profissão.
A sessão contou, ainda, com a participação do carteiro João Laranjeiro, recentemente aposentado que, de forma simples e cativante, explicou aos participantes um pouco das alegrias e dificuldades do seu trabalho, assim como a importância que os profissionais dos Correios tiveram para a comunicação das populações de todo o Mundo.
Após a leitura da obra, na segunda parte da sessão, as crianças formam convidadas a escrever uma carta, endereçá-la e a enviá-la pelo CTT a alguém muito especial. A estação dos Correios de Cantanhede apoiou a promoção desta atividade oferecendo selos postais de correio nacional que foram disponibilizados às crianças que estiveram presentes, de modo a que estas pudessem elas mesmas enviar de facto uma carta a alguém.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é a mais recente iniciativa desenvolvida pelos serviços da Biblioteca Municipal de Cantanhede, que procura promover, aos sábados de manhã, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em horários que permitam participar filhos e pais.
As sessões irão realizar-se quinzenalmente e os grupos participantes não poderão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt
A próxima sessão irá realizar-se no dia 11 de fevereiro, às 11 horas.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ ADQUIRE PINTURAS DE RICARDO BENSAÚDE

 
Na passada terça-feira, da 24 de janeiro, o Município da Covilhã adquiriu, em leilão, duas obras do pintor retratista Ricardo Bensaúde (Trieste, 1894 – Lisboa, 1974).
A licitação única do Município assegurou a incorporação e a preservação, no seu espólio, das duas pinturas a óleo sobre tela datadas de 1949, que se encontravam na posse de privados. Cada um dos retratos constitui uma importante peça da história do título nobiliárquico de Conde da Covilhã, atribuído em 1898 pelo rei D. Carlos I a favor de Cândido Augusto de Albuquerque Calheiros, então Conde do Refúgio. Júlio Anahory de Quental Calheiros, representado neste conjunto com a sua esposa, foi o terceiro e último Conde da Covilhã.

O “Retrato de Júlio Anahory de Quental Calheiros, 3º Conde da Covilhã (1899-1970)” e o “Retrato da Sr.ª Dona Maria Emília Fernandes Borges, Condessa da Covilhã” serão expostos ao público, em conjunto e com entrada livre, a partir do próximo mês de fevereiro nas instalações do Museu da Covilhã.

O pintor, batizado Ricardo Oscar José Marcelo Bensaúde, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1917, tendo dedicado a sua vida à produção de retratos de grande qualidade, onde se incluem as representações de alguns de alguns familiares e personalidades da época, como António de Oliveira Salazar, Óscar Carmona, Oswaldo Aranha e Joaquim Nabuco. A partir de 1919, o artista participou em várias exposições coletivas e em nome individual em Portugal, em França e no Brasil. A maioria das suas obras encontra-se, atualmente, na posse de privados e nas reservas de alguns museus portugueses, nomeadamente do Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), do Museu do Abade de Baçal (Bragança), do Museu da Figueira da Foz e do Museu do Chiado, que incorporou três óleos sobre em conjunto com o acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Marinha Grande | MAIS DE 600 PARTICIPANTES NO CAMPEONATO DE XADREZ

 Decorreram no dia 28 de janeiro,  no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, o Campeonato Nacional de Xadrez de Semi-Rápidas por equipas e o 34º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José Vareda.
Nesta prova, que consiste na maior prova federada de xadrez a nível nacional, participaram 113 equipas, constituindo um total de 640 participantes (com idades entre os 7 e os 92 anos), batendo-se, assim, este ano, o recorde de participantes em jogo.
A vereadora do desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, esteve presente e participou na cerimónia de entrega de prémios, no encerramento dos torneios, elogiando a organização.
Os torneios foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez e pelo Sport Operário Marinhense, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

A classificação final foi a seguinte:
1.º Vitória SC A, 25 pontos (31,5 na soma dos tabuleiros)
2.º Estrelas S. João de Brito A, 25 (27,5)
3.º A.XAT Montemor-o-Novo A, 24 (26)
4.º Cine Clube de Torres Novas A, 23 (24,5)
5.º Ferroviários do Barreiro B, 23 (24)
6.º Xadrez Colégio Efanor A, 22 (27,5)
7.º AX Gaia A, 22 (26,5)
8.º Estrelas S. João de Brito B, 22 (25)
9.º GX Porto A, 22 (24)
10.º Vitória SC B, 22 (23,5).

Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DA RUA DAS CHEDAS E E.R. 349 EM CURSO

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar a requalificação da Rua das Chedas e E.R. 349, em Vieira de Leiria, o que vai representar um investimento superior a um milhão de euros.

Os principais objetivos do projeto e ações a desenvolver são a promoção da segurança viária e pedonal e a reestruturação da plataforma viária.

A empreitada visa a beneficiação das ruas das Chedas, da Cerca, Urbanização da Valeira, do Campo, Beco das Chedas e troço da E.R 349, localizadas em Vieira de Leiria.

A intervenção inclui a substituição de infraestruturas da rede de abastecimento de água, a construção das redes de drenagem doméstica e pluvial e a reformulação da componente viária nos referidos arruamentos.

A empreitada foi adjudicada por 1.009.223,01 €.

Marinha Grande | “DESAFIO 5 KM” NA LUTA CONCRA O CANCRO

 
O Município da Marinha Grande associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) na comemoração do Dia Mundial do Cancro, no próximo dia 4 de fevereiro, uma iniciativa mundial liderada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).
Assim, convidam-se as instituições e a comunidade em geral a aderir ao “desafio 5km”, uma iniciativa simbólica que visa levar a mensagem da equidade no acesso aos cuidados de saúde, ao redor do mundo.

Juntos vamos dar a volta ao mundo!
1- Complete 5Km: seja a pedalar, nadar, remar, correr, ou simplesmente a caminhar.
2- Publique a sua conquista nas suas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km
3- Desafie 5 amigos para fazer o mesmo e ajudar a divulgar!
Junte-se ao #LPCCdesafio5km !

Marinha Grande | ATLETAS E CLUBES DE FUTEBOL DO CONCELHO DISTINGUIDOS

 O auditório do Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria acolheu, no dia 28 de janeiro, a cerimónia de atribuição do prémio Distinção Melhor Aluno/Jogador e a das Placas e Diplomas da Certificação referentes à época 2021/2022, pela Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria).
Através da Distinção Melhor Aluno/Jogador, a AF Leiria pretendeu premiar os alunos que frequentam as escolas do distrito de Leiria do 7.º ao 12.º ano de escolaridade nas modalidades de futebol de 11 e futsal (masculinos/femininos) valorizando a conciliação entre o sistema desportivo e o sistema educativo.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes; do Presidente da AF Leiria,  Manuel Nunes; da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; entre outros autarcas e agentes desportivos.
Por ocasião da entrega das placas e diplomas, Ana Alves Monteiro felicitou os clubes da Marinha Grande certificados  pelo trabalho de excelência desenvolvido na formação de base dos jovens no território, congratulando igualmente os jovens alunos/jogadores pelo mérito académico/desportivo.
Os jovens jogadores do Atlético Clube Marinhense, Francisco Salgado e Tiago Costa foram eleitos os melhores alunos/jogadores em futebol 11, do 3º ciclo e do ensino secundário da AF Leiria.
O Atlético Clube Marinhense e o  Sport Lisboa e Marinha, foram certificados como entidades formadoras 3 estrelas e o Industrial Desportivo Vieirense como entidade formadora 2 estrelas. O Clube Desportivo da Garcia foi reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol.

Expo Estrela - Manteigas 2023

 
O Município de Manteigas promove entre os próximos dias 17 e 21 de fevereiro, a Expo Estrela - Manteigas 2023, numa edição que promete ser o melhor Carnaval da Serra da Estrela.
Mais um dia de programação e uma maior área de implementação do certame são as grandes novidades da 29.ª edição, que também terá uma nova localização, cuja iniciativa pretende que seja mais atrativa para a população local/regional e turistas que escolhem a Serra da Estrela como destino para festejar o Carnaval.
O evento a realizar no Lugar do Vidoal, realiza-se em duas tendas poligonais instaladas para o efeito, com uma área total aproximada de 2.500m2, onde vai decorrer a componente expositiva, venda de produtos, restauração e espetáculos.
A animação constante do evento será a tónica dominante, privilegiando os grupos musicais locais e regionais. Para além dos cabeças de cartaz Emanuel, Dino D’Santiago e Calema, importa referir a participação das duas bandas filarmónicas de Manteigas (Banda Boa União - Música Velha e Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova), o grupo de baile Hi-Fi e ainda Virgílio Faleiro, Gooze HMB, Funil & Abelhinha e DJ’s de Vacaciones.
Na terça-feira de Carnaval terá lugar a Prova de Queijo Serra da Estrela durante a manhã e o habitual Desfile de Carnaval, que animará as ruas da Vila no período da tarde.
A Expo Estrela - Manteigas 2023 é uma forte aposta do Município na promoção e divulgação do território, tendo como objetivo principal a dinamização do tecido socioeconómico e cultural, numa época do ano - Carnaval - em que o Concelho recebe inúmeros visitantes/turistas.

Designação: Expo Estrela - Manteigas 2023
Data: 17 a 21 de fevereiro de 2023
Local: Lugar do Vidoal
Edição: 29.ª edição

31 de janeiro| Área florestal de mortágua. ESAC promove ações complementares à instalação de plantas autóctones em Mortágua

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), em parceria com a Câmara Municipal de Mortágua e a ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, promove amanhã mais uma ação de implementação no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta.
Em concreto, serão levadas a cabo, durante todo o dia, ações complementares à instalação de plantas autóctones na área florestal de Mortágua, sob gestão da Câmara Municipal, como sejam a colocação de tutores nos medronheiros e amontoa junto aos caules das plantas, bem como a poda de formação dos carvalhos e sobreiros, cujas plantações, recorde-se, ocorreram em janeiro do ano passado.
A ação, da responsabilidade das professoras da ESAC, Filomena Gomes e Maria Balseiro, dirige-se ao público em geral e a estudantes em particular e tem início marcado para as 9h00.
Os interessados em colaborar nesta ação devem inscrever-se no site do projeto Forest for Future, em https://f4f.serq.pt. O ponto de encontro é junto ao Ecocentro (Coordenadas: 40°24'11.37N, 8°12'27.19W).

Marinha Grande | MAIS DE 200 ATLETAS CORRERAM NO CORTA-MATO MÓNICA ROSA

 Mais de 200 atletas participaram no 3º Corta-Mato Mónica Rosa, que decorreu no domingo, 29 de janeiro, no Campo da Serradinha, no Pero Neto, que foi apadrinhado pelo atleta olímpico e campeão da Europa de corta-mato, Paulo Guerra.

A prova foi organizada pelo  Clube de Atletismo Mónica Rosa e pela Sociedade Instrutiva e Recreativa 1º de Dezembro de Pero Neto, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia da Marinha Grande, dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e dos vários patrocinadores.

A iniciativa contou com a presença do vereador João Brito; da presidente da Junta, Cristina Sousa; do presidente da Associação Distrital de Atletismo, António Reis; e da presidente do Clube de Atletismo organizador, Mónica Rosa.

Participaram atletas federados, populares e alunos em representação de escolas, dos 3 aos 70 anos, oriundos de vários pontos do país. Numa manhã fria, os atletas fizeram um percurso desenhado no interior do pinhal, com piso de terra batida e arenosa, durante o qual podiam ler-se frases motivadoras, afixadas pela organização.

O vereador agradeceu à organização, às equipas e atletas, por possibilitarem um evento que enobrece o desporto e fomenta a prática de atletismo, em todas as faixas etárias. João Brito destacou a presença do atleta olímpico Paulo Guerra, que reconheceu ser um exemplo para introduzir novos praticantes no corta-mato com enorme tradição no concelho e no País.
A organizadora Mónica Rosa mostrou-se muito satisfeita pela forma como a prova decorreu, que vai ao encontro dos objetivos do clube de promover e divulgar a prática do atletismo, nas vertentes de formação, ensino, rendimento e recreação.

Paulo Guerra, oriundo de Barrancos, subiu ao pódio por 17 vezes, em campeonatos do mundo e da Europa, tendo sido atleta de alta competição dos 19 aos 38 anos. O atleta olímpico, que conhece bem o concelho por ter estagiado várias vezes no Pinhal do Rei, apelou às famílias para incentivarem os jovens a correr e não abandonarem a modalidade, através da qual aprendem a lidar com as vitorias e derrotas.

A presidente do CAMR, Mónica Rosa, mostrou-se muito satisfeita com a forma como decorreu mais esta organização, na qual introduziram como novidades a afixação de frases motivacionais para os atletas, ao longo do percurso, como forma de os incentivar a continuar o percurso, e a estafeta, dos benjamins B aos iniciados, para aliviar a resistência e fazer um trabalho de equipa numa modalidade maioritariamente individual.

Proença-a-Nova | Ministro da Administração Interna reuniu com bombeiros no CCVFloresta

 

O Centro Ciência Viva da Floresta recebeu no dia 25 de janeiro a reunião entre o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, e os responsáveis pelas Associações Humanitárias de Bombeiros e respetivos comandantes dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, incluindo Sertã e Vila de Rei, que irão juntar-se a Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor no processo de reorganização da NUTS III. O encontro, realizado no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, enquadra-se igualmente num conjunto mais alargado de reuniões que o Ministério está a desenvolver não só com as diversas forças da proteção civil - para aperfeiçoar o modelo de trabalho e a estrutura de proteção civil -, mas também com os autarcas no âmbito das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

No caso dos Bombeiros, o objetivo é perceber quais as suas principais reivindicações e prioridades, de forma a estabelecer uma “hierarquia que seja mais em conformidade com as preocupações e a hierarquia das prioridades das próprias corporações”, referiu o ministro que adiantou que o Ministério da Coesão garante “122 milhões de euros para apoiar os esforços de capacitação e de resiliência dos territórios, quer para os riscos naturais, quer para os incêndios florestais e seu combate”. Ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência estão disponíveis 20 milhões de euros, 12,6 dos quais para aquisição de veículos florestais. Para além do financiamento, José Luís Carneiro identificou outros possíveis temas de preocupação dos Bombeiros, como sejam os objetivos de profissionalização ou a valorização do voluntariado, que tem uma “força histórica”. Na sua perspetiva, as Equipas de Intervenção Permanente podem ser reenquadradas de forma a terem uma natureza equivalente aos sapadores florestais, podendo realizar limpezas preventivas como uma nova forma de financiamento das próprias associações humanitárias, até porque já prestam outros serviços às populações como a realização de queimas.

A reestruturação político-administrativa resultante da redefinição das NUTS II e III foi abordada pela Secretária de Estado da Proteção Civil: “Estamos efetivamente a viver um período de viragem importante naquele que é o nosso sistema de proteção civil, temos inúmeros desafios pela frente, quer do ponto de vista da conjetura mais global do sistema, associado às alterações climáticas e a todos os novos riscos que as nossas sociedades foram gerando, quer nos desafios que resultam das nossas próprias opções nacionais, como seja a implementação de um novo modelo territorial de proteção civil”. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, referiu que a alteração realizada ao nível da CIMBB irá tornar “mais forte” o território, até porque disporá de mais elementos de proteção civil para qualquer ocorrência.

O Ministro da Administração Interna referiu ainda que “de acordo com os dados da proteção civil, nós conseguimos garantir um combate que permite debelar os incêndios até aos 90 minutos em 92,3% das ocorrências, o que significa um nível de eficácia que compara, por aquilo que tenho visto, com os melhores níveis de combate que há em termos europeus”. Os incêndios que não foram debelados nesta fase acabaram por dar origem às grandes ocorrências de 2022: o seu estudo permitirá receber informação para aumentar a eficácia do sistema, trazendo importantes informações e conhecimento para o modelo que se pretende implementar.

Mostra Associativa 2023 no Edifício Polivalente de Eirol, de 19 a 23 de abril

Mostra Associativa 2023, que irá decorrer no Edifício Polivalente de Eirol, de 19 a 23 de abril de 2023, promovida pelo CLDS 4G Aveiro.
Trata-se de um evento com o objetivo de divulgar à Comunidade as iniciativas e atividades ligadas aos costumes e tradições locais realizadas pelas Associações/Grupos Locais/Artesãos das 10 freguesias do Concelho de Aveiro, com os formatos:
- Exposição de produtos (artesanato, pintura, escultura, alimentos,…) e das suas iniciativas;
- Atuações ligadas à música, teatro, dança e outros;
- Dinamização de ateliês.

A esta mostra de divulgação dos costumes e tradições perpetuados pelas Associações, Grupos Locais e Artesãos, alia-se a possibilidade de as IPSS do Concelho venderem comida e bebida aos visitantes e participantes na Mostra Associativa. Esperamos ser um evento que apoie as Associações/Grupos Locais/Artesãos e IPSS.
 
Para mais informações anexamos o Cartaz de Divulgação e o Regulamento da Mostra Associativa.
 
As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 3 de abril de 2023:
 
2.Ou de forma presencial no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Rua da Igreja, 48, Nossa Senhora de Fátima (9h00m-13h00m, 14h30m-17h00m)
 
Informamos que o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (CSPNSF), a convite da Câmara Municipal de Aveiro, promove e executa o CLDS 4G Aveiro em articulação com a Rede Social de Aveiro, nos termos da Portaria n.º 229/2018 de 14 de agosto, pressupondo a implementação de 10 Atividades concretizáveis ao longo de 36 meses, e teve o seu início a 1 de junho de 2020.
O Projeto CLDS 4G Aveiro de âmbito concelhio é:

Um instrumento de intervenção social integrada e de proximidade, de promoção da auto organização dos habitantes do território reduzindo o isolamento e a exclusão social. Atuará na intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, e no auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, na capacitação e desenvolvimento comunitário, mobilizando para o efeito a ação conjunta de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.
 
A Mostra Associativa está associada à Atividade 3 “REVITALIZA”, subatividade 3.2 “Semana Associativa de Costumes e Tradições Locais” no âmbito do Plano de Ação do CLDS 4G Aveiro, integrada no Eixo 4 “Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários”, ao abrigo da alínea a) do Art.º 9º da Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto.
O projeto com o n.º POISE-03-4232-FSE-000335 é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Andreia da Silva Andrade
 

Tribunal Constitucional volta a chumbar eutanásia

Diploma foi aprovado no passado dia 9 de dezembro. O decreto deverá, agora, “ser vetado pelo Presidente da República” e devolvido ao Parlamento.
“Inconstitucional”. O Tribunal Constitucional (TC) pronunciou-se esta segunda-feira sobre a legislação que despenaliza a morte medicamente assistida, após o pedido de fiscalização preventiva feito pelo Presidente da República sobre o diploma da eutanásia.
De acordo com a Lei Fundamental, como o TC se pronunciou contra o decreto da eutanásia, este deverá “ser vetado pelo Presidente da República” e “devolvido ao órgão que o tiver aprovado”.
A Constituição da República estabelece que o TC “deve pronunciar-se no prazo de 25 dias” nos casos de fiscalização preventiva da constitucionalidade e o decreto da Assembleia da República foi enviado por Marcelo Rebelo de Sousa a este tribunal no dia 4 de janeiro, o que faz com que o prazo tenha terminado no domingo.
O chefe de Estado justificou o envio recordando que "em 2021 o Tribunal Constitucional formulou, de modo muito expressivo, exigências ao apreciar o diploma sobre a morte medicamente assistida - que considerou inconstitucional - e que o texto desse diploma foi substancialmente alterado pela Assembleia da República”.
Após uma declaração de inconstitucionalidade e um veto político, o Parlamento voltou a aprovar a despenalização da eutanásia a 9 de dezembro de 2022, perante críticas de vários setores.
O novo diploma deixou cair a exigência de "doença fatal" e alargou o âmbito da morte medicamente assistida. Estabelecia que a “morte medicamente assistida não punível” ocorre “por decisão da própria pessoa, maior, cuja vontade seja atual e reiterada, séria, livre e esclarecida, em situação de sofrimento de grande intensidade, com lesão definitiva de gravidade extrema ou doença grave e incurável, quando praticada ou ajudada por profissionais de saúde”.
Os bispos portugueses consideram o aval do Parlamento "uma mensagem perigosa do Estado” a quem se encontra em “situação de desespero” e pode “desistir de viver”.
Este é o mais recente capítulo num debate que se prolonga em Portugal há quase três décadas. O processo legislativo já foi aprovado e chumbado várias vezes e, por duas vezes, um diploma chegou à secretária de Marcelo Rebelo de Sousa, mas voltou para trás.

Imagem: TVI

Militar morre em Santa Margarida em circunstâncias por apurar

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária Militar foram mobilizadas para o local.
Um militar morreu no domingo à noite no Campo Militar de Santa Margarida, em Santarém, em circunstâncias "ainda por apurar", confirmou o Exército à agência Lusa.
A informação foi avançada pela TVI/CNN Portugal e confirmada à TSF pelo tenente Coronel João Bento, porta-voz do Estado Maior do Exercito.
Em declarações à Lusa, fonte oficial do ramo detalhou que a morte ocorreu "pelas 20h00 do dia 29 de janeiro" em Santa Margarida. "o Exército lamenta e confirma o falecimento de um militar", acrescenta.
O Exército diz ainda que estão já presentes no local a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Judiciária Militar (PJM).

TSF

Ovar prepara-se para o regresso do Carnaval com algumas novidades

A três semanas das festividades, ensaiam-se coreografias e finalizam-se os trajes e os carros alegóricos.
A três semanas do Carnaval, os preparativos estão na fase final, em Ovar. A cidade volta a viver a festa em pleno, depois de dois anos de interrupção.
Os mais de duzentos elementos da escola de samba Costa de Prata começam a viver o Carnaval de Ovar, que finalmente vai realizar-se em 2023.
Da azáfama dos pés, ao trabalho minucioso de muitas mãos, todos ajudam nos pormenores que ainda faltam.
O grupo de passerelle “Melindrosas”, composto apenas por 70 mulheres, ensaiam no alcatrão de uma rua sem saída, a sua prestação. No desfile serão agulhas, dedais, linhas e tesouras, numa homenagem às costureiras.

Desfiles acontecem a 19 e 21 de fevereiro
As últimas tarefas destas derradeiras semanas concentram-se na Aldeia do Carnaval, em Ovar.
Em cada sede, as escolas de samba, grupos de passerelle e grupos carnavalescos constroem as histórias que vão contar nos desfiles de 19 e de 21 de fevereiro.

Da festa ao cerco sanitário
Ovar viveu os últimos corsos e desfiles noturnos no Carnaval de 2020. Nas semanas seguintes, instalou-se a pandemia, até um cerco sanitário, que levou a uma pausa de dois anos nas celebrações do Entrudo.
O que as escolas tinham projetado para 2022, ficou, tal e qual, para 2023.

Não há classificações em 2023
Estes dias já se ouvem as baterias e quase se sente o generalizado nervoso miudinho. Nos desfiles deste ano, em Ovar, não há classificações atribuídas aos melhores.
Contudo, a folia, garantem os participantes, não vai esmorecer. Em Ovar não há dúvida, o Carnaval já começou.


Catarina Lúcia Carvalho/Sérgio Campos e SIC Notícias

No salão dos Bombeiros Voluntário de Cantanhede. Câmara Municipal promove 4.ª edição da Exposição de Orquídeas

Está de regresso ao salão dos Bombeiros Voluntários, nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro, a 4ª edição da Exposição de Orquídeas do concelho de Cantanhede. À semelhança das edições anteriores, a iniciativa é de participação livre e gratuita, e surge no âmbito de uma parceria entre o Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e a Associação Portuguesa de Orquidofília (APO).

A 4ª Exposição de Orquídeas irá trazer a Cantanhede os melhores espécimes de orquídeas apresentados por expositores e por colecionadores privados que, ao longo dos anos, cultivam com todo o cuidado e afinco uma grande variedade de espécies e híbridos de orquídeas, possibilitando a que orquidófilos e público em geral possam usufruir de uma exposição requintada e diversificada.

As orquídeas que estarão no evento serão facultados por expositores, associados e orquidófilos em geral, e poderão ser comercializadas, estimulando assim a venda de orquídeas por parte dos floricultores do concelho, este ano com a particularidade de proporcionar aos visitantes uma mostra nacional de orquídeas em flor.

A grande novidade desta edição será a apresentação de Bromélias, plantas epífitas que na natureza vivem em simbiose com as orquídeas, numa mostra em que os visitantes terão, uma vez mais, a oportunidade de contatar com um variado leque de orquídeas, tillandsias e suculentas.

Os visitantes poderão também aprender mais sobre orquídeas assistindo à palestra Cultivo do género Paphiopedilum, por José Costa da APO, que se realiza no dia 18 de fevereiro, sábado, às 15h30. À mesma hora, mas no dia seguinte, domingo, 19 de fevereiro, será a vez de Nuno Raposo, da Tillanvis, apresentar o colóquio Tillandsia, a evolução de uma Bromélia. Ambas as apresentações têm por objetivo apresentar várias temáticas, com destaque para demonstrações práticas de cultivo de orquídeas, temperatura ideal para o seu plantio, humidade desejada por este tipo de plantas, substrato adequado, ou mesmo doença e praga que efetuam o seu desenvolvimento.

Recorde-se que na mostra estará uma expositora local que se dedica ao cultivo de suculentas juntando às suas plantas vasos resultantes de técnicas de artesanato bem como arranjos feitos com as mesmas.

A iniciativa contará também com a participação de dois espaços dedicados à venda de produtos regionais, designadamente A Lojinha da Quinta d' Igreja, com vinhos, produtos alimentares, entre eles frutas e legumes da época, biscoitos, queijos, compotas, azeite, café e o famoso pão de trigo, folar da Póvoa da Lomba, e os Sabores Perfeitos, com a apresentação de frutos secos, biscoitos, compotas, mel e azeite.

A 4.ª Exposição de Orquídeas do Concelho de Cantanhede pode ser visitada das 11h00 às 19h00 de sábado (dia 18) e das 10h00 às 18h00 de domingo (dia 15).

Sobre as orquídeas

Estão identificadas no mundo mais de 50 mil espécies de orquídeas, um número que tem forte tendência em aumentar cada vez mais, pois muitos espécimes selvagens existentes nas florestas, nomeadamente tropicais que ainda esperam ser descobertos. As suas formas raras e exóticas, marcadas pela excelência, delicadeza e requinte, tornam as orquídeas uma flor rara e majestosa, capaz de encantar e apaixonar qualquer pessoa.

Existem relatos históricos sobre as propriedades medicinais e místicas dessas flores, com destaque para a civilização astecas, por exemplo, ingeriam misturas de orquídeas e chocolate em busca de vigor e poder. Já na China, elas eram consumidas como se fossem um remédio para combater doenças respiratórias. Em Inglaterra do inicio do séc. XIX, durante o reinado da rainha Vitória, a orquídea é um símbolo de elegância, graciosidade e luxo.

As orquídeas em Portugal

Em Portugal estão identificados mais de cinco dezenas de espécies de orquídeas, espalhadas pelos mais variados locais do país, e embora não seja uma planta indígena do continente, nas ilhas, essencialmente na Madeira, existem três espécies nativas, com o destaque a ir para a godiera-da-madeira (Goodyera macrophylla), uma flor muito rara, que existe num local específico na ilha, e que, caso tenha alterações ao seu habitat se pode extinguir rapidamente.

Marinha Grande | SPORTING CLUBE MARINHENSE ASSINALOU 84º ANIVERSÁRIO

 

O Sporting Clube Marinhense Grande assinalou o seu 84º aniversário, no passado domingo, 29 de janeiro, através da realização de um almoço convívio, na Martingança, e e juntou entidades locais, dirigentes, atletas, treinadores, sócios e simpatizantes.
A vereadora do desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro,  felicitou a associação, bem como atletas, treinadores e sócios, pelo empenho e excelência na promoção do desporto no concelho, onde “adquirem valores nobres que só se construem no trabalho em equipa, como a entreajuda, a cooperação e espírito desportivo, nas diversas modalidades que representam”.
Durante o almoço foram atribuídas as medalhas de 25 e 50 anos de sócios e entregues os prémios “Leão da Embra”, pelos resultados alcançados nas modalidades de basquetebol, hóquei em patins e patinagem artística. O clube entregou também o Troféu Saudade, os Prémios Sócio Dedicação e Sócio do Ano e uma menção honrosa.

Ancas | Concerto: Peste & Sida

 Concerto
Peste & Sida (1ª parte Rosa Sparks)
4 de fevereiro 2023 | sábado| 23H00
Club de Ancas
Filipe Homem Fonseca dixit: “De 1986 até hoje, tudo mudou… para ficar cada vez mais na mesma. Peste & Sida Oficial, 36 anos no lombo, um álbum novo, grito contra as novas pragas que se vieram juntar às de sempre: NÃO HÁ PÃO, mas há Rock’n’Roll!.

A estupidificação alimentada pelas redes sociais e amplificada pelos “merdia” (ou será ice-versa?) é combustível para o incêndio contemporâneo. Quando a luta pela sobrevivência é a única pinga do quotidiano, está na hora de beber de outras fontes. Diz a iliteracia popular que “em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. É bem capaz de não ser assim: se NÃO HÁ PÃO, é porque alguém lá fora nos anda a ficar com a farinha toda. NÃO HÁ PÃO para malucos, e os “malucos” estão fartos de não ter dito.
Banda sonora da acção e da reacção contra o desgoverno que deixa as classes mais desfavorecidas à mercê das vontades dos anafados do costume, NÃO HÁ PÃO traz 10 chapadas musicais a serem devidamente distribuídas pelos focinhos das elites vampirescas, e celebradas pela comunidade PESTE & SIDA, círculo de amigos de ontem, de hoje e de amanhã.
O álbum foi co-produzido por Emanuel Ramalho, histórico do pop-rock tuga (Faíscas, Corpo Diplomático, Street Kids, Rádio Macau, Delfins e muitas outras bandas). Tendo já produzido o LP “Portem-se Bem e o Maxi single “Reggae Sida” (1989), o LP “Eles Andam Aí” (1992), o LP “Não Há Crise”, e o registo “Ao Vivo no RCA” (2015), o Emanuel tem uma percepção objectiva de quem são e de como querem soar os Peste & Sida. As gravações tiveram início em Dezembro de 2021 com a captação das baterias na sala de ensaio na Arruda-dos-Vinhos; baixos, guitarras, vozes e metais foram gravados ao longo do ano 2022 no estúdio “Aqui Há Gato”, com a pandemia a condicionar datas mas os Peste a serem mais teimosos que a Covid.
NÃO HÁ PÃO é luta e é festa, para a qual foram convidados músicos com fortes laços de amizade com a banda. Juntam-se à pândega Freddy Locks e Johnnie Simbiose, com quem João San Payo e Ricardo Barriga partilham palco nos Rosa Sparks. Presentes estão também o trompetista Ricardo Pinto e o saxofonista Gonçalo Prazeres, sendo que este último vai dirigir o reforço da banda com uma dupla de saxofones em palco. ”
NÃO HÁ PÃO é uma edição de autor, e será distribuído pela Amazing Records em formato CD em Novembro de 2022, e em formato vinil no início de 2023. Tem punk, tem ska, tem sonoridade familiar e novos territórios a serem explorados; tem homenagens e versões de José Afonso, NZZN, Rock & Varius e Sílvio César. Traz força renovada, porque isto da P.D.I. toca a todos mas resvala em alguns. Há apelo à participação, porque juntos vamos mais longe, sempre onde não nos querem.
Concerto Peste & Sida (1ª parte Rosa Sparks) – 8,00€
M16

Paulo Perdiz


Câmara de Águeda atribuiu apoios para as Juntas de Freguesia no valor de 2.084.000 euros

 Em reunião com Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho foram destacados os investimentos realizados em 2022
 
A Câmara Municipal de Águeda reuniu com os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, no Centro de Artes de Águeda, naquela que foi a primeira reunião do Conselho Executivo de Freguesias, onde foram apresentados os valores atribuídos durante 2022 para as freguesias e as prioridades para o corrente ano.
 
Em 2022, foram atribuídos 2.084.000 euros às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, que resultaram de acordos de execução (que se referem a fornecimento de materiais de construção e outros, bem como à gestão e manutenção dos espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros, entre outros); protocolos de colaboração e contratos interadministrativos para a realização de obras e projetos pelas freguesias; apoios para a aquisição de máquinas, viaturas e equipamentos.
 
A Câmara atribuiu ainda apoios para festividades, transportes com veículos próprios das juntas, refeições escolares e manutenção de percursos pedestres.
 
“Estas reuniões, que realizamos de forma regular com todas as freguesias, evidenciam um trabalho de proximidade e transparência, onde todos os presidentes definem prioridades de ação para as suas freguesias e conhecem a disponibilidade financeira que há para todos os investimentos que são realizados pelo concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
 
Esta é, defende, uma forma de trabalhar com as freguesias “aberta e transparente, de colaboração e cooperação”, em que todos conhecem os vários e abrangentes investimentos em curso ou em projeto, que “são resultados dos desejos e necessidades das freguesias” e que dependem de investimento municipal.
 
Refira-se que, nesta primeira reunião deste ano, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, do vereador Vasco Oliveira e de todos os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, ficou acordado aumentar em 20% o valor dos acordos de execução, mantendo-se os critérios de distribuição pelas freguesias. “Acreditamos e apostamos na capacitação das Juntas para que possam, pela sua proximidade, responder às necessidades mais prementes das populações”, concluiu Jorge Almeida.
 

 

O ALTAR


Não é um palco. É um altar onde o Papa vai celebrar, que tem que abrigar milhares de pessoas. Mas a polémica instalada a ponto de ser notícia principal nos meios de comunicação social, não será propriamente o custo do altar. Transborda o cheiro a politiquice, a partidarite. Ora para atacar o presidente da câmara de Lisboa, ora o Presidente da República, ora o governo. Este evento vai trazer a Lisboa um milhão e meio de jovens de todo o mundo! Coisa inédita e nunca acontecida em Portugal.

Mas para os políticos pouco interessa a dimensão do evento. O que mais lhes interessa é a oportunidade para atacar outros políticos.

Desprezam a grandiosidade do evento religioso, a sua dimensão humana. Independentemente de ser um ato religioso, de uma religião, e por sinal a da grosso maioria dos portugueses, será sempre um evento a orgulhar Portugal e que não devia ser caso para alarido injustificado.

Na sua luta partidária, os políticos constroem uma ideia dúbia sobre as exigências necessárias para que a realização deste mega evento corresponda às expectativas e responda às necessidades.

Não ponho em causa o debate democrático sobre custos de eventos. Mas, a dimensão que estão a dar equivale a um escândalo de grandes proporções! Não me parece correto. E prejudica-nos enquanto país com uma democracia que deve ser tratada com mais maturidade por todos os partidos. Não vale tudo.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional