sábado, 8 de agosto de 2020

PJ investiga donativos para crianças em Angola. Associação suspeita de burla suspendeu angariação de fundos

Em causa está a angariação de fundos por parte da associação associação Pedacinho de Céu, situada em Olhão, no Algarve. A presidente da associação, ligada a uma igreja evangélica, diz não ter nada a temer.

Segundo avança o jornal Público, a campanha de angariação de fundos para as crianças subnutridas de Kassanje, em Angola, organizada pela associação Pedacinho de Céu, foi suspensa.
O elo de ligação com a associação foi identificado como sendo Helder Silva, estando já em prisão preventiva, indiciado pela prática dos crimes de associação criminosa e burla por defraudação, segundo informou a Procuradoria-Geral da República de Angola.
Helder Silva foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal e apresentado ao Ministério Público, depois de ser emitida uma reportagem pela estação televisiva SIC que denunciava a suposta existência de 200 crianças abandonadas e com problemas de saúde, num barracão nos arredores de Luanda, numa zona conhecida como Baixa de Kassange.
No entanto, o caso foi exposto mais tarde como uma tentativa de fraude através da associação Pedacinho de Céu, associada a uma igreja evangélica, por duas ativistas da sociedade civil angolana, que acompanharam Helder Silva a bairros da periferia de Luanda, onde foram resgatados quatro menores a precisar de cuidados de saúde.
O homem afirmou, entretanto, ter encenado a história a partir de filmagens de crianças que se encontravam em vários locais.
Segundo a PGR, Helder Silva foi ouvido em auto de interrogatório e constituído arguido, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação a prisão preventiva.
Embora o processo esteja ainda “numa fase embrionária”, a PGR angolana admite recorrer aos acordos de cooperação judiciária em matéria penal com Portugal, no âmbito da CPLP, ou outros protocolos com a congénere portuguesa.
Hélder Silva falou à Televisão Pública de Angola no dia 4 de agosto e assumiu ter mentido e declarou-se arrependido, pedindo “sinceras desculpa à sociedade e a todos os que se sentiram lesados e feridos” pelo que aconteceu.
Em Portugal, o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, como suspeita de burla, confirmou o Público, referindo também que a Procuradoria-Geral da Republica (PGR) adiantou que "foi instaurado um inquérito".
A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna disse ao jornal que "não recebeu qualquer pedido de autorização para angariação de receitas por parte da associação [Pedacinho do Céu]". Caso se verifique que o caso se trata de uma burla, pode estar em causa uma coime entre os 2493 euros e os 4987 euros.
Segundo o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, "a associação não consta dos registos da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros", nem da lista pública das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD)", não sendo também uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Questionada pelo Público, a presidente da associação Pedacinho de Céu, Fátima Date, referiu que estão a tratar do pedido para que seja uma IPSS. "Não tenho nada a esconder, coloco-me à disposição da polícia", garantiu.
"A polícia até está demorar, quem não deve não teme", diz, informando que a angariação de donativos ficou pelos 340 euros.

Três detidos e cerca de duas mil pessoas em corridas ilegais em Vale de Cambra

A GNR de Aveiro, através do DT de Oliveira de Azeméis, na madrugada de hoje, dia 8 de agosto, deteve três homens de 22, 25 e 30 anos de idade, por condução perigosa, durante uma grande operação no concelho de Vale de Cambra.

Na sequência de várias denúncias de corridas ilegais na zona industrial de Lordelo, Coral e Vale de Cambra, foi realizada uma operação especial de prevenção criminal, com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais e manobras perigosas na via pública. No decorrer da operação, detetaram-se cerca de 2000 pessoas, entre participantes e espectadores, tendo sido fiscalizados diversos veículos automóveis, e obtidos os seguintes resultados:
·1215 cidadãos identificados por infração às normas da situação de contingência e alerta, no âmbito da pandemia da COVID-19, nomeadamente a proibição de aglomeração de pessoas em número superior a 20;
·Três veículos apreendidos por apresentarem transformações e alterações não averbadas no Documento Único Automóvel;
·38 contraordenações por infração ao Código da Estrada e legislação regulamentar.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Vale de Cambra.
A GNR afirma que "procura prevenir e reprimir este fenómenos em todas as vias à sua responsabilidade que, não só põem em causa o direito de circulação dos cidadãos, como atentam contra a segurança rodoviária de todos quantos utilizam a via pública".
A operação empenhou um total de 99 militares das valências do Territorial, Investigação Criminal (IC), Trânsito, Intervenção e Cinotécnica, e contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto.

Torres Vedras | Riscos e benefícios das atividades na água na doença de Parkinson | Videoconferência | 15 agosto

As atividades aquáticas estão associadas a efeitos positivos na doença de Parkinson, no entanto podem estar também associadas a riscos para a segurança do doente.


No próximo dia 15 de Agosto, o CNS irá realizar uma conversa em videoconferência, moderada pelo Prof. Joaquim Ferreira, neurologista e diretor clínico do CNS, dedicada ao tema “Riscos e benefícios das atividades na água na doença de Parkinson”.

A videoconferência contará com a presença da Fisioterapeuta Daniela Guerreiro, da Fisioterapeuta e Investigadora Maria Neves e de um doente de Parkinson. Serão discutidos os riscos e benefícios desta actividade e partilhados dados dos estudos realizados e que estão a decorrer no CNS, sobre a capacidade para nadar de pessoas com doença de Parkinson

Esta conversa online destina-se a toda a comunidade com interesse nesta doença, incluindo doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Pode assistir em directo no Canal CNS. 
Para participar é necessário ter Plataforma Zoom, e aceder aqui.

Convidamos todos a assistir.

Acidente com Avião de combate a incêndios na Barragem Alto do Lindoso

Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215), do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu um acidente esta manhã na Barragem do Alto do Lindoso, na sequência de uma operação de scooping.

O alerta para o acidente foi dado pelas 11h16.

A aeronave, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, participava nas operações de combate a um incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda Gerês, freguesia e concelho do Lindoso, distrito de Viana do Castelo. O acidente ocorreu em território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa.

Resultam deste acidente:
-1 ferido grave, de 39 anos, de nacionalidade espanhola, assistido no local e encaminhado (por Heli do INEM) para o Hospital de Viana do Castelo;
-1 vítima mortal, de 65 anos, de nacionalidade portuguesa. Teve paragem cardiorrespiratória, foi assistido no local com manobras de suporte básico de vida e manobras de suporte avançado, mas sem sucesso.

Foi já acionada uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio à família.

PJ deteve dois suspeitos de incêndios florestais em Aveiro e Viseu

Duas pessoas foram detidas e uma delas ficou em prisão preventiva, por suspeita de crimes de incêndio florestal, tendo ambos atuado em "quadros de alcoolismo" e com "comportamento incendiário", informou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro.
Em comunicado, a PJ esclarece queu, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e com a colaboração da GNR de Albergaria-A-Velha, deteve na sexta-feira a “presumível autora de um crime de incêndio florestal ocorrido nessa madrugada em Rocas do Vouga”, uma freguesia do concelho de Sever do Vouga.
De acordo com a PJ, a mulher de 59 anos atuaria usando a “chama direta para dar início ao incêndio em zona de extensa mancha florestal”, numa zona onde, “nas últimas semanas, têm vindo a ser combatidos outros focos de incêndio com origem suspeita”.
Não foi possível determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação, atuando a arguida num quadro grave de alcoolismo e com propensão para a repetição do comportamento incendiário”, adiantou a PJ.
Segundo aquela força policial, foi ainda detido, na quinta-feira, um homem de 30 anos, “presumível autor de incêndio florestal, em Cambra, Vouzela”, distrito de Viseu.
O suspeito foi detetado por populares que o retiveram, imediatamente após o início do incêndio, tendo os mesmos alertado a GNR de Vouzela, que de imediato se deslocou ao local procedendo à sua detenção e posterior entrega à Polícia Judiciária”, descreveu.
A PJ acrescentou que o detido “terá atuado num quadro de alcoolismo, (…) é já reincidente pelo mesmo tipo de crime, tendo já sido condenado e cumprido pena de prisão”.
O homem ficou em prisão preventiva após ter sido presente às autoridades judiciárias na comarca de Viseu.
Lusa

Maurizio Sarri despedido da Juventus após eliminação da Liga dos Campeões

O italiano Maurizio Sarri foi hoje despedido do cargo de treinador da Juventus, algumas horas após a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, face ao Lyon.

"A Juventus Football Clube comunica que Maurizio Sarri foi dispensado do cargo de treinador da equipa principal", indica o clube italiano, numa curta nota publicada na sua página oficial na Internet.
A equipa de Cristiano Ronaldo, que 'bisou' no encontro, venceu na sexta-feira em Turim os franceses do Lyon, por 2-1, mas o resultado foi insuficiente para garantir a passagem aos quartos de final, devido à derrota por 1-0 no primeiro jogo.
No jogo de sexta-feira, Memphis Depay fez o golo do Lyon, aos 12 minutos, de grande penalidade, antes de Cristiano Ronaldo, também de penálti, empatar aos 44, para, aos 60, apontar o 2-1, com um forte remate de pé esquerdo de fora da área.
Ainda no comunicado, a Juventus agradece a Sarri, e lembra que o treinador de 61 anos coroou a sua passagem pela equipa de Turim com a conquista esta época do nono 'scudetto' consecutivo.
O campeonato transalpino foi, porém, a sua única conquista pela Juventus, na qual só durou uma época, já que perdeu a final da Taça de Itália, com o Nápoles, caiu na Supertaça, face à Lazio, e nos 'oitavos' da 'Champions', perante o Lyon.
Na carreira, Sarri, que se notabilizou no Empoli e, depois, no Napóles, o que o levou a treinar uma época em Inglaterra, tem ainda no currículo a conquista da Liga Europa em 2018/19, ao serviço do Chelsea.
Lusa

Morreu um dos pilotos do ‘Canadair’ que caiu no Gerês


Um dos pilotos do avião 'Canadair' que caiu hoje na zona do Lindoso, Ponte da Barca, quando combatia um incêndio no Gerês, morreu, enquanto o segundo piloto se encontra "em estado grave", disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, o piloto, de nacionalidade portuguesa, de 65 anos, morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, foi assistido no local e transportado em "estado grave" para o Hospital de Viana do Castelo.

O avião despenhou-se numa área do território espanhol, "a cerca de um, dois quilómetros da fronteira com Portugal", acrescentou a mesma fonte.

Lusa

Aveiro| Deliberações da reunião de Câmara de 6 de agosto


Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada quinta-feira, dia 06 de agosto de 2020, nos Paços do Concelho.

1 – Aquisição de terrenos para a implantação da nova EB1/JI em Nossa Senhora de Fátima para servir as Populações de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de quatro parcelas de terreno com um total de 8.559m2 e um valor global de 159.850€, para a instalação da nova Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância em Nossa Senhora de Fátima (junto à Igreja e ao Centro Social Paroquial), e que vai servir a população das povoações integradas na União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
A nova Escola visa substituir os edifícios escolares da EB de Mamodeiro, EB e Jardim de Infância da Póvoa do Valado, EB de Nariz e EB de Requeixo, que têm baixa frequência e uma dispersão não sustentável, criando uma nova oferta num espaço de elevada qualidade com capacidade para oito turmas.
Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.
Aposta política prioritária, a Educação assume-se como uma das mais importantes áreas de investimento que a Câmara Municipal de Aveiro, prosseguindo com intensidade o trabalho de recuperação do parque escolar municipal concretizando a nova Carta Educativa do Município.

2 – Teatro Aveirense | obras de renovação

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada para a realização das obras de renovação do Teatro Aveirense à empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda. pelo preço de 1.499.294,54€ e um prazo de execução de sete meses, visando intervir de forma generalizada na conservação das infraestruturas, equipamentos e organização funcional, representando mais um importante passo de concretização do Plano Estratégico para a Cultura do Município de Aveiro.

3 – Cooperação com as Corporações de Bombeiros | adendas aos Protocolos

Integrado na Fase 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro (PAAASE 2020), na sua Ação 3 (Cooperação com as Corporações de Bombeiros), visando um apoio financeiro extraordinário às duas Corporações de Bombeiros dos Município de Aveiro no âmbito do aumento das suas despesas e da redução de receitas em consequência da Pandemia do Covid-19, o Executivo Municipal deliberou aprovar as seguintes adendas aos Protocolos assinados no passado dia 23 de março:
» Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro | comparticipação financeira no valor de 8.500€, totalizando um apoio no ano de 2020 de 190.604,83€;
» Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro | comparticipação financeira no valor de 41.500€, totalizando um apoio no ano de 2020 de 207.395, 17€.

4–Programa de Apoio às Associações | Resolução Fundamentada

Considerando que no passado dia 31 de julho a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi citada no âmbito da Providência Cautelar colocada pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental na qual é solicitada a suspensão da deliberação da Reunião de Câmara datada de 2 de julho no seu ponto relativo à aprovação dos apoios financeiros a atribuir no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAAA) 2020, a atribuir às Associações e Instituições da Área Social e Organizações não-governamentais, sem fins lucrativos, que atuem na área social, o Executivo Municipal deliberou aprovar uma Resolução Fundamentada que garante desde já a validade jurídica da referida deliberação de Câmara, e que se vai apresentar no âmbito do processo judicial visando a não suspensão da referida deliberação, que aguarda a decisão do Tribunal.
Esta ação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA, presidida pelo Sr. Joaquim Ramos Pinto, é um ato de grave desconsideração pela CMA e em especial pelas Associações de Ação Social do Município de Aveiro, que lamentamos e repudiamos, sendo mais uma de várias usadas para combater a ação da CMA em diferentes áreas, chegando agora ao cúmulo de utilizar o instrumento jurídico da providência cautelar para tentar suspender os apoios financeiros de 2020 da CMA, superiores a 800.000€, às Associações de Ação Social, num ano particularmente difícil e grave para as Associações de Ação Social por força do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

5 – Protocolo de Colaboração para intervenção na Igreja das Barrocas

O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho de aprovação do Protocolo de Colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e a Paróquia da Vera Cruz de Aveiro visando a realização de uma intervenção de reabilitação da Igreja das Barrocas.
Desenvolvido numa parceria entre a CMA e a DRCC, o projeto prevê a reparação da cobertura, rebocos interiores, madeiras das portas e caixilharias, bem como a introdução de um sistema de ventilação natural, encontrando-se a empreitada já adjudicada à empresa InSitu Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda. pelo valor de 84.394,67€, prevendo-se que a intervenção se inicie no próximo mês de setembro.

6–Fundação Cupertino de Miranda | Protocolo de Dinamização Cultural

Considerando que o Município de Aveiro procura ter nas suas ofertas culturais um conjunto de atividades e exposições diversificadas e de qualidade reconhecida, o Executivo Municipal deliberou aprovar a prorrogação da vigência do Protocolo de Dinamização Cultural entre a Fundação Cupertino de Miranda, vigorando até dezembro de 2021.
A Câmara Municipal e a Fundação celebraram em 2018 um protocolo de cooperação com o objetivo de desenvolver programação cultural relevante, destacando-se a grande exposição retrospetiva “Cruzeiro Seixas – Ao longo do longo caminho”, bem como concertos integrados na programação cultural do Município, sendo que esta prorrogação deriva do facto de não ter sido possível concretizar as ações previstas para 2020 por força da Pandemia.

7 – Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica | atribuição de apoios

Considerando as medidas implementadas de apoio no âmbito da ação social previstas no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) o Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de três novos apoios financeiros no valor de 317,50€ cada (referente ao mês de julho) sendo renovável por 2 meses (em agosto e setembro) caso a situação económica dos agregados familiares se mantenha, até ao montante máximo estimado de 952,50€.

8 – Concurso “A Tua Ideia Conta”

Integrado na nova Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou autorizar o pagamento dos prémios atribuídos às 3 ideias vencedoras do concurso “A Tua Ideia Conta”, cuja final do concurso decorreu no passado dia 18 de junho contanto com a apresentação de 11 ideias finalistas.
Na edição deste ano o primeiro prémio foi atribuído ao projeto “I-Remidium” da Escola Secundária Jaime Magalhães Lima” e as Menções Honrosas aos projetos “Balance Festival” da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA) e “Feather” da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.
O Concurso “A Tua Ideia Conta” é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e cofinanciado pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Aveiro / Educ@RA” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

9–Regulamento de Instrução dos Procedimentos Administrativos do Município de Aveiro | projeto

No âmbito do projeto intermunicipal de Modernização Administrativa da Região de Aveiro (Região de Aveiro Digital – RAD) encontram-se a ser implementadas novas práticas de atendimento presencial e online, harmonizadas ao nível regional entre os onze Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pretendendo-se alcançar práticas e modos de interação idênticos, que com isso favoreçam a similitude de instrução de requerimentos e respetivos elementos instrutórios pelos cidadãos e demais agentes económicos.
Neste sentido, os Municípios que integram a CIRA pretendem proceder à elaboração de um regulamento que incorpore, de forma sistematizada, um conjunto de regras reguladoras dos procedimentos de instrução de pretensões externas, com vista à sua integração no quadro regulamentar de cada um dos Municípios associados da CIRA.
O Regulamento de Instrução dos Procedimentos Administrativos do Município de Aveiro terá por âmbito e objetivo estabelecer as regras gerais de instrução de requerimentos e de apresentação de elementos instrutórios em formato digital para todos os procedimentos administrativos de iniciativa particular, independentemente da área, tema ou assunto a que respeitem, contudo, estabelecerá ainda regras específicas de instrução de requerimentos e de apresentação de elementos instrutórios em formato digital para as áreas do Urbanismo e Reabilitação Urbana, designadamente ao nível de peças desenhadas e ficheiros georreferenciados, com vista à sua entrega unicamente em formato digital independentemente do canal ou forma de instrução.
Neste âmbito por deliberação do Executivo Municipal do passado dia 16 de janeiro foi iniciado o procedimento de participação não tendo sido registada nenhuma participação no procedimento nem apresentado nenhum contributo à elaboração do Regulamento.
Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Projeto do Regulamento de Instrução dos Procedimentos Administrativos do Município de Aveiro, submetendo o referido Projeto a consulta pública pelo período de 30 dias úteis (a contar da publicação de Diário da República) e procedendo à audição de um conjunto de Entidades (Federação Portuguesa da Industria de Construção e Obras Públicas; Ordem dos Arquitetos; Ordem dos Engenheiros; Agência para a Modernização Administrativa e Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública).

Município de Aveiro

Putin desfaz ilusões


  • Péricles Capanema
Em 10 de junho último Vladimir Putin publicou em “New Europe” matéria extensa, a bem dizer ensaio, sobre suas convicções e orientação política. Mereceria análise dos que têm por ofício esclarecer a opinião pública no Brasil — não a vi. Afinal, trata-se de político com chance, por enquanto, de permanecer no poder até 2036, ultrapassando em tempo (como primeiro-ministro e presidente) no leme de país importante, intervencionista e imperialista, de muito, os anos de chumbo da ditadura stalinista (1927-1953).
O artigo do presidente russo, verdadeira proclamação, mais uma vez desfaz ilusões. Traz afirmações elucidativas para gente de espírito objetivo. Contudo, para viciados em fantasias — legiões que infelizmente ainda veem no ocupante do Kremlin um líder que justifica esperanças —, as crendices resistem à evidência. No caso, à evidência do preto no branco sobre o papel.
O artigo se intitula “75º aniversário da grande vitória: responsabilidade histórica compartilhada e nosso futuro” — em inglês, “75th Anniversary of the Great Victory: Shared Responsability to history and our Future”. Está na rede. Coloca a Rússia atual como continuadora, em especial na política externa, da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). E enfatiza que o norte, segundo ele, lá na era staliniana e cá na era putiniana, é e sempre foi a proteção edefesa dos interesses nacionais russos. Nesse aspecto, faz clara e argumentada defesa da política stalinista, ataviando seu autor com os adereços de grande e avisado nacionalista. Por alto, só uma vez, em circunlóquio rápido, censura a perseguição comunista à religião e os ataques à história russa (“zombarias contra nossa história nacional, tradições e fé que os bolchevistas tentaram impor, em especial nos primeiros anos”).
Ponto curioso, em nenhum momento Putin diz que o povo russo lutou na 2ª Guerra Mundial pela defesa do comunismo. A guerra é patriótica, os russos defendiam a terra ancestral, a terra do pai, a terra da mãe, os lares, crianças, pessoas amadas, famílias. Stalin de fato lançou mão desse artifício, sofreria estrondosa derrota se apelasse para a defesa do comunismo contra o nazismo. O povo russo tinha horror ao comunismo, que o escravizara. E Putin embarca aqui; hoje, como ontem foi com Stalin, o foco é defender a Mãe Pátria. Mas, é claro, a Rússia com a guerra consolidou e expandiu o comunismo, realidade ovante calada por Putin.
Esbofeteando a história, o líder russo atribui papel decisivo à contribuição da URSS na derrota do nazismo (seria maior que o concurso norte-americano): “A União Soviética e o Exército Vermelho, não importa o que se está tentando provar hoje, foram as principais e centrais contribuições para a derrota do nazismo”. Desvaloriza, congruentemente, a amparo norte-americano à Rússia soviética enviada em especial por meio do “Lend and Lease Act”, evidenciando que a mentira, da qual era useira e vezeira a União Soviética, continua amplamente usada como instrumento de propaganda na Rússia atual: “Seremos sempre gratos ao apoio aliado fornecendo ao Exército Vermelho munição, matéria prima, alimento e equipamento. Ajuda significativa, em torno de 7% da produção militar total da União Soviética”.
De passagem, alguns dados sobre o “Lend and Lease Act”. Mais de um terço de todos os explosivos usados durante a guerra. 55% do alumínio, mais de 80% do cobre, 57% do combustível dos aviões, 35 mil rádios, 32 mil motocicletas, 33% dos veículos, 20 mil lançadores de foguetes foram montados emcima de caminhões norte-americanos, recuperação do sistema ferroviário, 2 mil locomotivas, metade dos trilhos para o sistema ferroviário…
Justifica o autocrata russo, inteiramente, qualificando-o como medida de defesa nacional, o pacto Ribbentrop-Molotov, bem como de justa a anexação tirânica à URSS da Estônia, Lituânia e Letônia “feita com base contratual com o assentimento das autoridades eleitas”. Afirma em relação às nações do Leste europeu que foram esmagadas por Stalin (Estados satélites): “[A União Soviética e o Exército Vermelho] libertaram Varsóvia, Belgrado, Viena, Praga. […] E assim o Exército Vermelho começou sua missão de libertação na Europa. Salvou nações inteiras da destruição, da escravidão e do horror do Holocausto”.
Enfim, a Rússia de hoje, continuando a mesma política, seria a herdeira reconhecida da União Soviética. E o que propõe ela? De começo, como herdeira, Putin articula nova rodada de negociações, semelhante às conferências de Yalta e Potsdam, que, como aquelas, reconfigurariam o mapa mundial (em especial, certamente, zonas de influência). “Hoje, como em 1945, é importante demonstrar vontade política e discutirmos juntoso futuro. Nossos colegas, Xi Jinping, Macron, Trump e Johnson, apoiam a iniciativa russa de termos uma reunião de líderes dos cinco estados com bombas nucleares, membros permanentes do Conselho de Segurança”. Os temas são os mais esperados, amplos e genéricos — tudo o que é especialmente importante. O Chefe de Estado russo julga fundamental o encontro das cinco potências para dar rumo novo e estável ao mundo inteiro.
Acontecerá? Não sei, julgo pouco provável, para não dizer impossível. Trump está em posição fraca nas pesquisas. Poderá ser substituído por Biden. Índia, Japão, Alemanha, Paquistão aceitarão que, como no passado, outros países decidam o futuro deles? Quem acredita nisso? E Argentina, México, Brasil, Indonésia, Canadá, Austrália? Israel? Os povos muçulmanos? Os árabes? Entre outros, o que pensarão da tal reunião que os coloca, disfarçada, mas inequivocamente, em condição análoga à do menor de idade?
Há mais. A Rússia — hoje, tratada como potência inescrupulosa [mais no ponto, país bandido] — não tem autoridade moral para convocar nada. Depois da anexação violenta da Crimeia, foi excluída do G-8. Foi excluída também das competições esportivas internacionais por quatro anos, o que inclui as próximas Olimpíadas. Está sendo acusada de roubar pesquisas sobre a vacina contra o coronavírus. Enfiou o nariz nas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Paro por aqui.
Em suma, por todo o visto, parece improvável que os grandes de 1945 (e a China) se reúnam só entre eles e se julguem com poderes para decidir o destino do mundo. Contudo, é preciso ter sempre em vista a proposta de Putin, reiteração do desejo de estabelecer uma espécie de “pax romana” estável e permanente pela divisão do mundo em áreas de influência, como se deu em Yalta. É proposta perigosa, com consequências quiçá mortais; poderá voltar com outros atavios.
Entrementes, o governo russo continua expansionista: lembro apenas, apoia movimentos nacionalistas, as ditaduras venezuelana, síria e cubana. Objetivo sempre presente: minar o poder dos Estados Unidos. Em resumo, em sua política Putin se descreve como autêntico continuador de Stalin. E aqui concordamos com ele.

ABIM

São Domingos de Gusmão

Luminar da ortodoxia, coluna da Igreja, flagelo das heresias, fundador da aguerrida Ordem dominicana

Plinio Maria Solimeo

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, Castela a Velha (Espanha), em 24 de junho de 1170. De ilustre estirpe, seus pais Félix de Gusmão e Joana de Aza geraram uma família de santos. Além de Domingos, os dois outros filhos do casal morreram em odor de santidade. O primeiro foi Antônio de Gusmão, que distribuiu todos os seus bens aos pobres, tornou-se sacerdote e se retirou a um hospital para servir Nosso Senhor Jesus Cristo em seus membros sofredores. Manes, o segundo, ingressou na Ordem dominicana, da qual se tornou grande pregador e exemplar religioso. Foi beatificado, juntamente com sua mãe, por Gregório XVI.

Não admira que numa tal família Domingos se sentisse desde o berço atraído para a virtude. Segundo a tradição, antes de ele nascer sua mãe fez uma novena no santuário de São Domingos de Silos, e no sétimo dia o santo abade lhe apareceu rodeado de glória para lhe anunciar que o filho que trazia no ventre seria a luz do mundo e a consolação de toda a Igreja. Pouco depois ela viu em sonhos que dava à luz um pequeno com uma tocha na boca, com a qual começou a incendiar o mundo.

Maturidade precoce, exemplo de virtude
A prova do fogo: os livros dos hereges pegam fogo, mas os de São Domingos voam, sendo preservados (Quadro de Pedro Berruguete, séc. XV – Museu do Prado).

Domingos possuía precocemente na infância a sabedoria dos anciãos. Sempre foi sério, maduro, modesto, recolhido, humilde, devoto, temperante e obediente. Aos sete anos foi aprender as primeiras letras com seu tio, que era arcipreste em Gumiel d’Yzan, e aos catorze ingressou na universidade de Castela, em Palência. Durante 10 anos brilhou nos bancos escolares e deu exemplo de virtude.

Seu primeiro biógrafo afirma: “As verdades que ele compreendia, graças à facilidade de seu espírito, regava-as com o orvalho dos afetos piedosos, para que germinassem os frutos da salvação. Como um silo, sua memória se enchia da abundância das riquezas divinas, e suas ações exprimiam no exterior o tesouro sagrado que enchia seu peito”.[1]

Os pobres, órfãos e viúvas encontravam nele amparo e auxílio. Acorriam às suas luzes os sacerdotes com dificuldades em teologia, casos de consciência ou pontos da Escritura. Nessa época ele dava lições públicas de Sagrada Escritura na Universidade de Palência.

Dedicação heroica à salvação das almas

Tendo o bispo de Osma reformado sua diocese, convidou os cônegos da catedral a viverem em comunidade, observando a regra de Santo Agostinho. Convidou também Domingos a se mudar para lá e vestir o hábito de cônego regular. Pouco depois o nomeou vice-prior dos cônegos, que era o mais alto posto, porque o prior era o próprio bispo, cargo que acumulava com seu múnus episcopal. Domingos passou assim nove anos numa vida de contemplação e união com Deus, raramente ultrapassando os limites da casa canonical. Estremecia-se, contudo, ao saber que tantos se perdiam por falta de pregadores, e implorava a Nosso Senhor que lhe desse um meio de se consagrar por inteiro à salvação das almas. E foi ouvido:

“Já tinha trinta e três anos, e terminara sua formação física, intelectual e moral. Sem ele dar-se conta, Deus vinha temperando sua natureza heroica com um caráter essencialmente combativo: possuía ampla educação eclesiástica e universitária; a cátedra deu solidez a seus conhecimentos; a vida regular do cabido o iniciou nas vias da perfeição religiosa; e seu cargo à frente dos cônegos abriu-lhe as perspectivas da administração temporal e do regime das almas”.[2] Estava pronto para a grande odisseia espiritual de sua vida.

Heresia albigense incentivou o zelo apostólico

No ano 1203, o rei de Castela Afonso VIII pediu ao novo bispo de Osma, D. Diego de Acevedo, que fosse à corte da Dinamarca para negociar o casamento de um dos príncipes com uma princesa dinamarquesa, cuja formosura havia sido celebrada na corte pelos trovadores. Com ele iria Domingos de Gusmão. Era um longo caminho. Deviam atravessar os Pireneus e entrar no sul da França, passando por Toulouse, então capital dos hereges cátaros, uma seita maniqueísta que estava fazendo muitos prosélitos, inclusive atraindo os condes de Toulouse.

A vista dessa região devastada pela heresia impressionou sensivelmente os dois viajantes. Como diz um dos biógrafos de Domingos, ele sentia o cheiro dos inimigos da Fé, do mesmo modo como Santa Catarina de Siena sentia o dos pecadores. Foi aí que Domingos se deu conta da necessidade de uma congregação de pregadores apostólicos para opor-se às heresias.

Continuaram a viagem, a qual do ponto de vista humano foi infrutífera, pois a princesa cuja mão eles iam pedir falecera um pouco antes. Porém, quando ouviram falar que havia na Alemanha algumas tribos selvagens, que ninguém conseguira evangelizar, decidiram viajar a Roma a fim de pedir ao Sumo Pontífice permissão para fazê-lo, o que pressupunha a renúncia de D. Acevedo ao episcopado.

Conhecedor dos méritos do bispo, o Papa Inocêncio III julgou ser muito mais importante para os interesses da Igreja combater a seita dos cátaros, por isso não aceitou sua renúncia, permitindo apenas que ele dedicasse dois anos à conversão dos cátaros antes de voltar à sua diocese. Juntaram-se a alguns monges de Cister, que já estavam pregando entre os hereges, e se entregaram à difícil tarefa de reconduzir a Deus almas extraviadas por aquela perniciosa heresia.

Estupendos milagres durante a pregação

Muitos milagres marcaram a evangelização de São Domingos de Gusmão entre os cátaros. Um dos mais famosos ocorreu em Fangeux, na diocese de Carcassone. Os líderes cátaros apareceram em grande número, trazendo o livro que continha todas as suas heresias. São Domingos levava um caderno, no qual havia refutado a maioria desses erros. Como não chegavam a nenhum acordo, decidiram apelar para a prova do fogo, e o escrito que permanecesse incólume seria o verdadeiro. Fizeram uma grande fogueira, e nela jogaram o livro dos cátaros, que pouco depois estava reduzido a cinzas. Lançaram então ao fogo o escrito de Domingos, mas este voou ao ar sem se queimar, indo pousar numa viga do teto onde deixou uma marca de fogo. Por três vezes os hereges repetiram o ato, com o mesmo resultado. Mas os hereges não converteram seus corações empedernidos, nem mesmo com esse milagre.

Santo Rosário: antídoto eficaz contra a heresia
Nossa Senhora entrega o Rosário a São Domingos

Em 1207, em Prouille, São Domingos preocupou-se com a sorte de várias donzelas cujos pais não podiam sustentá-las, por causa da carestia que assolava a região. Reuniu-as então no primeiro mosteiro dominicano da Ordem Segunda, a das monjas. Na capela desse convento, como narram alguns dos biógrafos, Nossa Senhora apareceu a São Domingos e lhe disse que, “como a saudação angélica tinha sido o princípio da redenção do mundo, era necessário também que essa saudação fosse o princípio da conversão dos hereges; e assim, pregando o Rosário que contém cento e cinquenta Ave-Marias, ele veria um sucesso maravilhoso em seus trabalhos, e os mais empedernidos sectários se converteriam aos milhares”.[3]

A santidade de Domingos, seu rigoroso ascetismo, seu zelo inflamado, sua inalterável doçura, sua convincente eloquência começaram a produzir frutos esplêndidos. Muitas conversões se operaram, e em torno dele foi se juntando um grupo de jovens para receber sua direção e imitar seu exemplo. Esse foi o núcleo inicial do que seria depois a Ordem dos Pregadores ou Dominicanos.

Ordem dominicana: pregadores-cavaleiros de Cristo
Relíquia de São Domingos

Em 1215 tinha São Domingos 45 anos, quando reuniu os seis primeiros discípulos numa casa de Toulouse e lhes deu o hábito dos cônegos regulares de Osma – branco com a capa e capuz de lã negra – que ele continuava vestindo. Entre eles estava seu irmão, o Beato Manes. Esses cavaleiros de Cristo deviam formar um corpo de homens sábios, pobres e austeros, cujos traços essenciais seriam a ciência e a piedade. O trabalho manual foi suprimido, a oração litúrgica diminuída e o estudo prolongado, ficando os exercícios de penitência subordinados às exigências da pregação. São Domingos queria que seus discípulos fundassem casas nas principais cidades universitárias da Europa, a fim de atrair a juventude acadêmica para as suas fileiras.

Inocêncio III concedeu em 1215 a primeira aprovação à Ordem nascente, e no Concílio de Latrão propôs a todas as igrejas aquele programa de renovação cristã e vida apostólica. Seu sucessor, Honório III, foi um protetor e amigo de Domingos e seus discípulos.

Encontro de dois santos exponenciais
Encontro de São Domingos com São Francisco. Mosteiro Real de São Tomás, Ávila (Espanha).

Em uma de suas viagens a Roma, Domingos se encontrou casualmente com Francisco de Assis, que procurava obter ali a aprovação de sua obra. Sem se conhecerem, eles se dirigiram um ao outro e se abraçaram, enquanto Domingos dizia: “Somos companheiros e criados de um mesmo Senhor; são os mesmos os negócios que tratamos; os mesmos os nossos intentos; caminhemos como se fôssemos um só, e não haverá força infernal que nos desbarate”.

São Domingos de Gusmão faleceu aos 51 anos de idade, em 1221, e foi canonizado por Gregório IX em 1234.

ABIM
_____________

Notas:
[1] Fr. Justo Pérez de Urbel, O.S.B., Año Cristiano, Ediciones Fax, Madrid, 1945, vol. III, p. 281.
[2] Id. p. 284.
[3] Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, d’après le Père Giry, Paris, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, 1882, tomo IX, p. 283.
Outras obras consultadas:
● John B. O’Conner, The Catholic Encyclopedia, Volume V, Copyright © 1909 by Robert Appleton Company, Online Edition, Copyright © 2003 by Kevin Knight.
● Edelvives, El Santo de Cada Dia, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1945, vol. IV.

MUNICÍPIO DE SILVES COLOCOU INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS NA FRENTE DE MAR DE ARMAÇÃO DE PÊRA

O Município de Silves colocou instalações sanitárias públicas na zona do antigo minigolfe em Armação de Pêra, satisfazendo uma necessidade sentida pela Associação de Comerciantes, veraneantes e armacenenses, principalmente, durante a época balnear, num investimento que ascendeu a cerca de 25 mil euros. O equipamento permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
O investimento integra-se na estratégia do município de melhorar os níveis de bem-estar a quem visita Armação de Pêra.

ZONA RIBEIRINHA DE SILVES RECEBE CONJUNTO ESCULTÓRICO ALUSIVO AO DESPORTO E BEM-ESTAR

Quem visitar a Zona Ribeirinha de Silves poderá agora encontrar, junto à passadeira vermelha, um conjunto escultórico em ferro, da autoria de Carlos de Oliveira Correia, composto por quatro figuras, alusivo a atividades desportivas e de bem-estar, como a corrida, o ciclismo e o ioga.
Tornar este espaço, desde sempre ligado ao desporto - onde se inclui o complexo das piscinas municipais de Silves; a passadeira para a prática de caminhada, corrida e passeio de bicicleta; o skate parque, as estações de street workout e o parque desportivo – num espaço mais aprazível, numa ótica de embelezamento do espaço público, preservando a sua associação à promoção da prática desportiva e de recreio, é o principal objetivo desta ação.


Câmara de Águeda adere a serviço de preparação individualizada da medicação


Decisão passa por apoiar a implementação de um serviço nas farmácias do concelho que adiram ao programa, auxiliando os utentes na organização e gestão dos medicamentos.

Águeda é o primeiro município no país a implementar um serviço de preparação individualizada e personalizada de medicação. Este programa pioneiro é desenvolvido pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) e pela Associação Dignitude e tem a adesão da Câmara Municipal de Águeda. 

Neste contexto, a Câmara Municipal deliberou, esta semana, a atribuição de um incentivo aos utentes com dificuldades económicas para acederem a este programa. 

Trata-se de um serviço farmacêutico diferenciado, que promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação com recurso a um dispositivo de múltiplos compartimentos para a organização de medicamentos, que é selado de forma estanque e descartado após a sua utilização. Vai ser implementado em qualquer das 13 farmácias do Concelho de Águeda que venham a aderir a este programa, que virá a ser replicado noutros municípios. 

O referido dispositivo, de fácil utilização, consiste num cartão com vários compartimentos referentes às várias tomas de medicamentos de cada dia, estando homologado pelo Infarmed, pelo que estão garantidos a segurança e fiabilidade do processo. Assim, as farmácias, ao invés de simplesmente entregarem caixas com medicamentos, fazem a gestão dos medicamentos de uma forma personalizada para cada utente e consoante as suas necessidades terapêuticas. 

“Somos mais uma vez pioneiros nos serviços que prestamos aos nossos cidadãos e este programa em concreto permite que as pessoas que precisam de tomar vários medicamentos, nomeadamente idosos, e que se possam confundir com as diferentes tomas ou até esquecer, tenham ao seu dispor um serviço que prepara e disponibiliza a medicação de uma forma personalizada”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda. 

Este serviço, que tem um custo semanal máximo de cinco euros por cada utente, contribui para uma redução dos erros de administração de medicação prescrita devido a confusão, duplicações e/ou esquecimentos, facilitando assim os cuidados aos doentes e seus cuidadores. Este projeto destina-se a doentes crónicos, ou idosos, que estejam a tomar vários medicamentos de uso continuado, desde que não tenham qualquer apoio institucional, seja ele por parte das IPSS ou outra entidade que preste apoio ao munícipe. 

Os munícipes serão identificados/sinalizados e encaminhados para o projeto pelos Centros de Saúde, pelas próprias farmácias ou pelos serviços municipais, sendo que competirá à autarquia analisar a condição sócio-económica dos utentes, que serão apoiados no acesso a este serviço farmacêutico de acordo com os seus rendimentos. Com base no acordo aprovado, a autarquia assumirá o custo de cinco, quatro ou três euros por semana aos munícipes que tiverem um rendimento per capita inferior a 30%, entre 30 e 40% ou entre 40 e 50% do valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), respetivamente.

Câmara Municipal de Águeda já atribuiu este ano mais de 1,67 milhões de euros para as Juntas de Freguesia

Os contratos interadministrativos mais recentes foram assinados esta semana e formalizam a transferência de mais 157.740 euros 

A Câmara Municipal de Águeda assinou, esta semana, com seis Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho mais um conjunto de contratos interadministrativos de delegação de competências, num investimento global de 157.740 euros. Com este investimento, totalizam, para já, 1.673.697,37 euros de verbas atribuídas às Juntas de Freguesia. 

“Mais uma vez, acertamos com as Juntas de Freguesia a transferência de verbas que têm por objetivo apoiar um conjunto específico de obras e intervenções que estão a decorrer nas freguesias”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda. 

Este trabalho de concertação com as Juntas de Freguesia tem como pressuposto a “cooperação e entreajuda entre autarquias, sempre com o objetivo de servir o interesse das populações, resolvendo os seus problemas e anseios”, continuou o Edil. 

Ao longo deste ano, a Câmara de Águeda aprovou a atribuição de verbas, como forma acordos de execução, contratos interadministrativos ou como apoio a projetos das Juntas de Freguesia, que já atingem, nesta altura, mais de 1,67 milhões de euros e que vão sendo formalizados para as finalidades específicas, sendo disso exemplo os seis assinados esta semana. 

Entre as verbas atribuídas estão os acordos de execução (definidos para todo o ano) no valor de 618.114,68 euros, sendo que destes, até ao momento, já foram transferidos cerca de 310 mil euros. 

Acrescidamente e até ao momento, o Executivo camarário decidiu atribuir 644.500 euros, sob forma de contratos interadministrativos e apoios às Juntas de Freguesia, valor a que se somam os 143.082,69 euros aprovados e relativos a obras que as Juntas de Freguesia não conseguiram concluir durante o ano 2019. 

Paralelamente, a Câmara de Águeda já disponibilizou um total de 50 mil euros para as Juntas de Freguesia, para consolidar o “plafond” que estas autarquias têm para gestão e aquisição de materiais e equipamentos, tendo por finalidade específica a aquisição de materiais e equipamentos ou atividades relacionadas com a proteção e combate ao COVID-19, nomeadamente materiais de proteção individual. 

A Câmara de Águeda transfere ainda anualmente para as Juntas de Freguesia um total de 128 mil euros para apoio aos transportes escolares, bem como cerca de 88 mil euros referentes a apoios à alimentação dos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo e apoios à atividade das AEC’s. 

Contratos formalizados esta semana 
O acordo assinado esta semana com a Junta de Freguesia de Aguada de Cima tem por objetivo apoiar, em 28 mil euros, a execução de muros, passeios e valetas na área da freguesia. 

Já com a União de Freguesias de Águeda e Borralha, os apoios atribuídos visam a remodelação e implementação de espaços verdes na Urbanização do Souto-Rio, no valor de 15 mil euros; o arranjo Urbanístico no Vale d’Erva – Paredes, no valor cinco mil euros; e projetos diversos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, no valor de 35 mil euros. 

Com a União de Freguesias de Recardães e Espinhel, o contrato assinado tem por objetivo apoiar a construção de passeios e valetas e pressupõe a transferência de 40 mil euros. 

A Câmara de Águeda aprovou ainda o apoio à União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga para a construção de muro na Rua da Liberdade – Mourisca (10 mil euros) e a construção de passeios e outras intervenções similares (15 mil euros). 

Recuperação dos trilhos pedestres 
No âmbito da delegação de competências, a Câmara Municipal de Águeda firmou, também esta semana, acordos com as Juntas de Freguesia de Valongo do Vouga e de Fermentelos para a manutenção dos trilhos pedestres, estando prevista para breve a assinatura de outros protocolos, aguardando-se a aprovação pelas respetivas Assembleias de Freguesia. 

No caso de Valongo do Vouga, o acordo visa a “Recuperação, Implementação e Manutenção do Percurso Pedestre – PR2 Trilho das Levadas”, no valor de 8.240 euros. Esta intervenção implicará a aquisição de sinalética e sinalização de todo o percurso, que foram destruídos num incêndio em 2016. Entre as intervenções estão os trabalhos de limpeza e preparação do terreno para aplicação da sinalética a implementar no trilho, bem como a correta e inequívoca identificação do trajeto. No âmbito deste acordo, caberá ainda à Junta de Freguesia realizar as intervenções de manutenção e limpeza dos percursos, assim como de controlo da vegetação, recolha de lixos e outras que sejam necessárias à boa condição dos percursos pedestres e tratar da manutenção da pintura das placas indicativas ou reposicionar sinalética que tenha sido danificada. 

Já com a Junta de Freguesia de Fermentelos, o acordo, no valor de 1.500 euros, visa a manutenção do percurso pedestre, PR7 – Trilho dos Poços, nomeadamente limpeza, controlo de vegetação, recolha de lixos e outras que se revelem necessárias para um bom uso do trilho, sem esquecer a manutenção das placas indicativas. 

“Queremos assegurar que quem nos visita vai encontrar o percurso em boas condições. Os trilhos criados em Águeda são fantásticos para mostrar a beleza dos nossos rios, a nossa zona serrana e a nossa pateira. Esta parceria com as Juntas de Freguesia vai assegurar que os trilhos estarão em condições para serem usados a maior parte do ano”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Ansião | Amianto vai ser removido da Escola Básica de Avelar

A Câmara Municipal de Ansião vai avançar com a retirada e substituição do amianto da Escola Básica n.º 2 de Avelar ainda este ano. 

Esta requalificação resulta de um acordo de colaboração entre o município e o Ministério da Educação, assinado numa cerimónia que decorreu no passado dia 27 de julho em S. Pedro do Sul e aprovado em reunião do executivo. 

A intervenção, financiada inteiramente em 12,500€, prevê a retirada de 250m2 de placas de fibrocimento com amianto na sua composição e contará com a estreita colaboração do Agrupamento de Escolas de Ansião, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social e do Programa Nacional de Reformas que visa a retirada de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas. 

À autarquia compete assegurar a elaboração do programa de intervenção, ficando o Ministério da Educação com a responsabilidade de apoiar o município na definição deste programa e o agrupamento de escolas no desenvolvimento regular das atividades letivas no decurso dos trabalhos. 

O acordo prevê ainda a criação de um grupo de acompanhamento das obras, constituído por representantes do município, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da direção do agrupamento de escolas.

Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

À semelhança de anos anteriores, o Município de Anadia vai associar-se às comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se celebra a 12 de Agosto, promovendo, neste dia, um conjunto de ações direcionadas para os jovens anadienses.

O Cineteatro Anadia irá proporcionar uma sessão de cinema extra, gratuita, para crianças e jovens até aos 30 anos, sendo que os acompanhantes dos menores de 12 anos não pagam. “SamSam” é o filme que será projetado a partir das 21h30.
Para os “amantes” da natação, as Piscinas Municipais de Anadia estarão abertas, em regime livre, com entrada gratuita, para crianças e jovens até aos 30 anos.
O Museu do Vinho Bairrada também se associa a estas comemorações, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos. Os visitantes poderão apreciar a exposição permanente "Percursos do Vinho", bem como as exposições temporárias, dedicadas aos "40 anos da demarcação da Bairrada", com três espaços distintos: "Bairrada celebrarte 40", artes plásticas de Salomé Pinheiro; "40.1 - Bairrada retratos falados", Vídeo Art Doc; e "Bairrada wines vintage marketing: a publicidade nos vinhos".
Os jovens anadienses que ainda não sejam portadores do Cartão Anadia Jovem, podem solicitá-lo, neste dia, sem quaisquer custos, tanto na Biblioteca como na Câmara Municipal.
Face ao Covid-19, a frequência dos vários espaços públicos obedecerá aos Planos de Contingência implementados nos mesmos e, como tal, deverão ser respeitados e acautelados pelos jovens, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento físico, bem como a higienização das mãos à entrada e saída dos respetivos espaços municipais.

Benfica regressa ao trabalho com Jorge Jesus, Pedrinho e Gilberto

O Benfica arranca hoje para a época futebolística 2020/21, com exames médicos, apenas uma semana depois de fechar 2019/20, num dia em que serão novidades o treinador Jorge Jesus e os jogadores Pedrinho e Gilberto.

O técnico, de 66 anos, está de regresso à Luz cinco anos depois de ter saído, de forma polémica, para o Sporting, enquanto os dois reforços brasileiros chegaram na sexta-feira a Portugal e deverão hoje marcar presença no arranque da nova temporada.
Os 'encarnados' cumprem hoje apenas exames médicos, seguindo-se, no domingo, os testes físicos. O primeiro treino da época 2020/21 está marcado para segunda-feira.
Além de Pedrinho (ex-Corinthians) e Gilberto (ex-Fluminense), estará para breve a contratação de outro brasileiro, o extremo internacional 'canarinho' Everton 'Cebolinha', proveniente do Grêmio de Porto Alegre.
Em relação ao plantel, são múltiplas as dúvidas, em matéria de entradas e saídas, sendo que o grande objetivo dos 'encarnados' será o avançado uruguaio Edinson Cavani, que atuava no Paris Saint-Germain e contabiliza 403 golos na carreira, em 702 jogos.
De resto, são muitos outros os nomes falados para reforçar o plantel, como Rúben Semedo (Olympiacos), Robin Koch e Waldschmidt (Friburgo), Cabrera (Espanyol), Gerson e Bruno Henrique (Flamengo) ou os ex-jogadores Garay (Valência) e Di Maria (PSG).
De regresso, após empréstimos, também podem chegar Lema, Fejsa, Alfa Semedo, Krovinovic, Ferreyra, Cádiz, Diogo Gonçalves ou Nuno Santos, desconhecendo-se quais os que ficarão.
Para já, também não há confirmação de saídas, sendo que o núcleo duro deve continuar, de Vlachodimos a Vinícius, melhor marcador da edição 2019/20 da I Liga, passando por André Almeida, Rúben Dias, Grimaldo, Gabriel, Weigl, Pizzi ou Rafa.
Quanto a Jorge Jesus, que veio para "unir a nação benfiquista", já deu o mote na apresentação de segunda-feira, prometendo uma "grande equipa", a jogar o "triplo" do passado, de forma não só a "ganhar" como a "arrasar".
Na primeira passagem pelo Benfica, de seis anos, entre 2009/10 e 2014/15, Jesus conquistou 10 troféus, nomeadamente, três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco edições da Taça da Liga, com 225 vitórias, 51 empates e 45 derrotas (674-249 em golos), em 321 jogos oficiais.
O 322.º embate realiza-se em 15 ou 16 de setembro, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que é disputada num só jogo e tem sorteio marcado para 31 de agosto. Se seguir em frente, o Benfica joga o 'play-off', em 22 ou 23 e 29 ou 30.
Lusa

Parlamento catalão declara que Catalunha é republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou uma resolução na qual declara que "a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei", rotulando a monarquia de "criminosa".

A resolução foi aprovada em sessão plenária extraordinária do Parlamento pelas três forças políticas independentistas (Juntos por Catalunha, Esquerda Republicana da Catalunha e Candidatura de Unidade Popular) e contou com os votos contra do Cidadãos, Partido Socialista da Catalunha e Partido do Povo da Catalunha.
O texto afirma que "a saga dos Bourbon (a família real espanhola) tem sido uma calamidade histórica para a Catalunha" e acusa o rei emérito Juan Carlos de ter aceitado "a sucessão do general Franco, jurando fidelidade aos princípios do seu regime", pelo que "a monarquia espanhola é a continuação do regime anterior".
A resolução também denuncia a "fuga consentida do rei (emérito) Juan Carlos para escapar à ação da justiça" e fala de uma "monarquia criminosa", de "sistema autonómico falido" e de "democracia intervencionada pelo poder judiciário".
Juan Carlos comunicou na segunda-feira ao seu filho, rei Felipe VI, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.
Numa declaração, o rei emérito de Espanha explicou que enviou uma carta ao filho comunicando a decisão, que garante que tomou "com profundo sentimento, mas com grande serenidade".
Juan Carlos disse que pretende facilitar o exercício das funções de Felipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sai de Espanha, perante "a repercussão pública" de "certos eventos do passado".
Lusa