sexta-feira, 18 de março de 2022

Investigadores partilham boas práticas de promoção do bem-estar e felicidade


A cidade de Pombal acolhe, no próximo domingo, 20 de março, a 1ª Convenção do Dia Internacional da Felicidade, que junta investigadores e especialistas a nível nacional numa partilha de boas práticas no domínio da educação, das empresas e das organizações no que concerne à promoção do bem-estar, felicidade e qualidade de vida dos cidadãos.

A Convenção assinalará o décimo aniversário do Dia Internacional da Felicidade que foi criado por intermédio da Resolução 66/281 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 28 de junho de 2012, assumindo como objetivo principal incentivar a reflexão e a partilha de contributos para a definição de políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos, num contexto de recuperação pós-pandemia onde estes temas assumem um relevo cada vez mais decisivo na promoção dos valores humanos, no fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e na melhoria do
desempenho das organizações.

A sessão de abertura, prevista para as 14h30, contará com as intervenções de Pedro Pimpão (presidente da Câmara Municipal de Pombal) e Jorge Varela (subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciência Sociais do Politécnico de Leiria). Seguir-se-á o enquadramento temático por parte de Adelino Cunha (consultor de empresas e Professor Universitário Fundador da IHTP).

“Como levar a felicidade às famílias, escolas, empresas e pessoas” é o painel, moderado por Fernanda Pinto (técnica superior de História e Terapeuta Educacional), que terá como oradores Maria José Núncio (escritora do livro “Famílias Felizes”), Sónia Moreira (vencedora Global Teacher Prize Portugal), Ricardo Costa (CEO do Grupo Bernardo da Costa), Marta Bento (gerente bancária e investigadora).

Depois da atuação do “Ensembles de Saxofones e Clarinetes” da Filarmónica Artística Pombalense, terá lugar o painel “Contributos para políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos”.Serão oradores: Ausenda Oliveira (presidente da CT 219 Comissão Técnica para a criação da Norma de Gestão sobre Felicidade Organizacional), Liliana Sequeira (engenheira civil, coordenadora da Pósgraduação em Segurança, Saúde e Felicidade no Trabalho Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), Célia Freire (Coach e Terapeuta Educacional) e Alfredo Leite (Psicólogo e Professor do CRIAP).

Será moderador Pedro Carrana (professor do ensino superior, dirigente municipal e delegado para Portugal da Cátedra de Prevenção de Riscos Laborais e Saúde Pública da Universidade de Córdoba/ Espanha). A sessão de encerramento estará a cargo de Jorge Vala (vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria).

Esta convenção conta com o apoio de várias instituições, com destaque para o Município de Pombal, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), bem como, da empresa “IHTP - I Have The Power” especializada em desenvolvimento Pessoal e Organizacional e de outras entidades que se associaram à iniciativa, como a Junta de Freguesia de Pombal, a CPCJ, o Gabinete de Inserção Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Filarmónica Artística Pombalense.

MUNICÍPIOS DA COVILHÃ, MANTEIGAS E SEIA PASSAM A TUTELAR EDIFÍCIOS DA TORRE.

Os municípios da Covilhã, Manteigas e Seia assinam segunda-feira dia 21 de março um protocolo de cedência dos 2 edifícios da Torre que integram o domínio público militar.

A cerimónia de formalização vai decorrer na segunda – feira, dia 21 de março às 15.30h no salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã e vai ser presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

Os Municípios da Covilhã, Seia e Manteigas pretendem reabilitar os 2 edifícios da Torre, bem como o túnel subterrâneo de ligação entre dois edifícios. O objetivo passa por reabilitar os imoveis para que possam assumir novas funcionalidades, nomeadamente no apoio às Forças de Segurança e Proteção Civil, mas também, outras competências autárquicas, designadamente o apoio a promoção do Turismo e à atividade turística na Serra da Estrela.

Tudo a postos para o Rali da Bairrada

Mais de três dezenas de equipas vão disputar, este fim de semana, a terceira edição do Rali da Bairrada, primeira prova pontuável para o novo Campeonato Start Centro de Ralis (introduzido este ano pela FPAK), Desafio Kumho de Portugal, Kia Rally Cup e Rali Extra.

Os belos cenários do concelho de Vagos recebem nove classificativas de asfalto, divididas entre sábado e domingo.

O Rali da Bairrada, organizado pelo Clube Automóvel do Centro, em parceria com o Município de Vagos e com a promoção da Promolafões, reuniu 31 equipas na sua lista de inscritos, 24 delas inscritas para o novo Campeonato Start Centro de Ralis e sete destinadas à Prova Extra. No entanto, serão 18 as formações participantes que alinham no Start Centro, mas que já garantiram prosseguir na competição no segundo dia.

A desenvolver ao longo de dois dias sob a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Rali da Bairrada inicia-se no sábado (19 de março), com os habituais reconhecimentos das especiais durante o período matinal, assim como as verificações administrativas técnicas.

Para o período vespertino e noturno, o Clube Automóvel do Centro disponibiliza para os pilotos do Campeonato Start Centro de Ralis duplas passagens por Vagos/ZIV (10 km), às 15h13 e 17h22, Boco (7,88 km), às 15h46 e 17h55, finalizando com duas passagens pela regressada Superespecial de Vagos (2,50 km), pelas 20h50 e 21h50. Os concorrentes da Prova Extra partem cinco minutos após a última equipa reservada ao Start Centro.

No dia seguinte, domingo (20 de março), a prova bairradina prossegue com a Prova Extra, com mais duas passagens por Vagos/ZIV3 (10 km), às 11h08 e 14h02, com a especial Boco (7,88 km) a ter direito a nova passagem, às 11h41. Em ambos os dias, a partida realiza-se junto ao Tribunal Judicial de Vagos.

Autarquia lança campanha de ajuda à Ucrânia


O Município de Ansião, em colaboração com parceiros locais, tem no terreno a campanha solidária ‘Vamos Ajudar a Ucrânia‘, com vista à recolha de bens de maior necessidade e ao acolhimento de refugiados.

Já anteriormente comunicou aos organismos responsáveis as respostas de solidariedade existentes no concelho, resultantes de um levantamento efetuado em articulação com outras instituições locais.

A campanha prevê o envio de bens para a Ucrânia e a reserva de alguns de primeira necessidade para quem chegue ao concelho. O apelo lançado à população aponta como bens mais necessitados alimentos não perecíveis, material de saúde, artigos de higiene pessoal, roupa e dispositivos como lanternas, powerbanks, pilhas e rádios.

O Centro de Negócios, as Juntas de Freguesia e os Bombeiros Voluntários são os pontos de entrega dos donativos, estando a recolha a cargo dos serviços municipais.

Além de uma linha telefónica (910 402 143), o município criou uma plataforma (https://tinyurl.com/vamosajudaraucrania) na qual as pessoas podem registar a sua disponibilidade em termos de alojamento, emprego, aulas de português ou outros.

Foi também constituída uma equipa de apoio à integração de refugiados, com coordenação a cargo da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, como forma de agilizar todos os procedimentos e prestar qualquer esclarecimento ou dúvida.

São estes os meios que a autarquia entendeu estarem de momento ao seu alcance para se solidarizar com o povo ucraniano, num compromisso com esta causa humanitária que é de todos nós.

UCRÂNIA | Guerra na Ucrânia: OMS verificou 43 ataques a unidades de saúde

 

A ofensiva lenta para cercar Kiev continua e, com o avanço difícil no terreno, as forças russas continuam a bombardear a capital ucraniana.

Pelo menos um civil foi morto nos ataques de quinta-feira.

Já na madrugada desta sexta-feira, segundo o presidente da câmara de Lviv, Andrey Sadovy, a fábrica de reparação de aviões da cidade foi destruída por vários mísseis.

O presidente, Volodymyr Zelenskyy, não poupa esforços para confortar uns pela dor e pelo sofrimento e motivar outros para o combate pelo país. Em mais uma mensagem para dentro e fora da Ucrânia, afirmou:

"Os ocupantes pensavam que iam para a Ucrânia, que tinham visto antes, em 2014 e 2015, que corrompiam constantemente e da qual não tinham medo. E agora somos diferentes, e isto permite-nos defender contra uma invasão em grande escala durante 22 dias".

Em Mariupol as autoridades ainda estão a tentar avaliar quantos civis foram mortos nos ataques contra um teatro, onde centenas de pessoas tinham procurado abrigo. A ONU pede uma investigação à morte de civis.

Fugir desta cidade do sul da Ucrânia é vital. Cerca de duas mil pessoas puderam sair na quinta-feira.

Surda a todos os apelos, a Rússia diz que o seu exército continua a avançar em território ucraniano.

O porta-voz do ministro russo da Defesa, Igor Konashenkov, afirmou: "As Forças Armadas da Federação Russa, continuando a ofensiva bem-sucedida, assumiram o controlo das Novomaiors`ke e Prechystivka. O avanço foi de 10 quilómetros".

Os avanços na guerra fazem-se à custa de muitas vidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que já foram registados ataques a 43 unidades de cuidados de saúde, desde o início da invasão russa.

A cidade de Odessa continua a fortificar-se antes de um ataque esperado das forças russas. Os peritos dizem que entre as intenções a longo prazo da Rússia está a conquista de toda a costa ucraniana.

A crise dos refugiados continua com milhares de ucranianos a atravessarem as fronteira todos os dias. A Polónia continua a ser a maior porta de saída da Ucrânia e já registou quase 2 milhões de entradas.

Mas a pressão é maior na Moldávia, um pequeno país de 2,6 milhões, que já recebeu mais de 350.000 refugiados.

Fonte: euronews

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 21 DE MARÇO NA ZONA DAS PEDREIRAS, EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Zona das Pedreiras, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 21 de março, entre as 09h00 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Idoso detido por violência doméstica

 O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 16 de março, deteve um homem de 69 anos por violência doméstica, no concelho de Águeda.

Durante uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 71 anos. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira, tendo ficado sujeito à medida de coação de proibição de contatos e de aproximação com a vítima, num raio de 500 metros, controlado através de pulseira eletrónica, e apresentações semanais no posto policial da área de residência.

COIMBRA e MONTEMOR-o-VELHO: Quatros detidos e oito arguidos em rede de tráfico

A GNR de Coimbra, através do NIC de Montemor-o-Velho, no dia 15 de março, deteve quatro homens e constituiu arguidos uma mulher e sete homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, nos concelhos de Coimbra e de Montemor-o-Velho.

A investigação por tráfico de estupefacientes durava há cerca de um ano. Os suspeitos constituíam uma rede que se dedicava à aquisição de produto estupefaciente e posterior acondicionamento em doses individuais prontas para venda e distribuição aos consumidores, na região de Coimbra.

No âmbito da investigação, foi desencadeada uma operação policial que culminou com o cumprimento de 18 mandados de buscas domiciliárias, 11 domiciliárias e 7 em veículos, que resultou na apreensão do seguinte material:

  • 1 272,64 doses de haxixe;
  • 273,20 doses de canábis;
  • 66 doses de MDMA;
  • 44 gramas de cogumelos alucinogénios;
  • Cinco doses de anfetaminas;
  • 2 135 euros em numerário;
  • 85 sacos herméticos de acondicionamento de estupefacientes;
  • Cinco balanças de precisão;
  • Cinco facas;
  • Duas tesouras;
  • Uma pistola de ar comprimido;
  • Um soqueira (arma proibida);
  • Uma faca borboleta (arma proibida);
  • Um cofre.

Um dos detidos foi presente no Tribunal Judicial de Soure, tendo sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas em posto policial e proibição de contacto com os intervenientes no processo, bem como acompanhamento na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência.

A ação contou com o reforço dos Postos Territoriais do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, da estrutura de Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra.

Semana Santa de Porto de Mós, cultura volta às ruas!


Após dois anos de interregno, devido à situação pandémica, a Câmara Municipal de Porto de Mós apresentou ontem, dia 17 de março, numa conferência de imprensa, que teve lugar no Largo de São João, em Porto de Mós, o programa da Semana Santa 2022, que decorrerá de 9 a 17 de abril.
As celebrações que assinalam o período pascal serão realizadas em parceria com a Paróquia de Porto de Mós, naturalmente responsável pela componente religiosa do programa.

Nas palavras de Jorge vala, presidente da Câmara Municipal, e numa perspetiva mais cultural, o Município de Porto de Mós pretende que este seja o mote para a comunidade voltar à vida social e coletiva, convidando a população a participar ativamente na Semana Santa, através da participação nos concertos, na elaboração do tapete de flores e nas recriações bíblicas, nesta última como figurantes, cujas inscrições ainda estão a decorrer.

O programa arranca com o Domingo de Ramos, com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde se destaca o tapete florido de quase 50 metros, que percorre a ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila.
Ao longo da semana a Igreja de São Pedro será palco de vários encontros culturais, que terão a música como peça chave, com destaque para o drama musical encenado “Cantata da Ressurreição”, por Amadeu de Oliveira & Convidados, “Missa Brevis de Jacob Haan”, pelo Coro do Órfeão de Leiria, integrante do 40º Festival de Música em Leiria 2022 e “Cantos da Quaresma”, uma interpretação contemporânea dos cantos tradicionais com César Prata e Sara Vidal.

Na Sexta-feira Santa, a recriação bíblica da Via Sacra é o momento alto das celebrações. Um grupo de atores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena, fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo, com início na Igreja de São Pedro e término no Castelo de Porto de Mós, resultando num momento forte e emotivo para crentes e não crentes.

Interpelado pela forma como o município cruzaria a realização das festividades com as notícias da crise humanitária que a Europa atravessa, Jorge Vala referiu que estão a ser feitos esforços, no sentido de colaborar com a nova comunidade de refugiados e que o objetivo é que os mais recentes residentes no concelho sejam acolhidos com entusiasmo e num ambiente de serenidade, “queremos que eles sorriam em Porto de Mós”.

A par com a realização da Semana Santa, decorrerá, ainda, o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego e o Festival do Folar.

Patrícia Alves

MUNICÍPIO DE SILVES PROCEDEU À REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO FLORESTAL DEDICADO À UTILIZAÇÃO POR ESCUTEIROS. Na Herdade de São Bom Homem


Em complemento às intervenções de defesa da floresta contra incêndios, o Município de Silves, através do seu Serviço de Proteção Civil e Florestas (SPCF), requalificou uma área localizada na Herdade de São Bom Homem, através da instalação de patamares, áreas de sombra e acessibilidade a outras áreas úteis. Esta intervenção tem, também, como finalidade a criação de condições para a dinamização de um espaço florestal que é propriedade a autarquia, por forma a que o mesmo possa ser utilizado, preferencialmente, pelos grupos de escuteiros do concelho promovendo, simultaneamente, quer a sua frequente utilização, quer o incremento da vigilância do local.
As intervenções foram realizadas pelas equipas de Sapadores Florestais do SPCF, que executaram, também, a gestão de combustíveis na área envolvente, tendo em vista o reforço da segurança do espaço.
De salientar que a autarquia vai continuar a implementar novas intervenções numa área mais próxima da área urbana de Silves, por forma a criar as condições mais adequadas para a realização de caminhadas e observação da natureza, pela população e pelas escolas do concelho, em particular.

UCRÂNIA | Diplomacia não trava a guerra

 Os ucranianos alimentaram a esperança de que as conversações com Moscovo pudessem abrir caminho à retirada de mais civis, mas a diplomacia não travou os bombardeamentos.

Em Kiev, o recolher obrigatório de 35 horas terminou na manhã desta quinta-feira. Durante a noite, as forças russas dispararam sobre os subúrbios, a noroeste e a leste da capital. Segundo o chefe do governo regional de Kiev, um vereador da cidade de Brovary morreu nos combates.

A Ucrânia continua a falar de crimes de guerra. Nesta quarta-feira, alertou para a situação de centenas de pessoas que estavam abrigadas num teatro que foi destruído em Mariupol. No pavimento, à frente e atrás do teatro, estava escrito em russo e em letras grandes a palavra "crianças". A Rússia já negou o ataque e disse que o edifício foi destruído pelo "batalhão nacionalista" ucraniano. O número de mortos e feridos ainda não é conhecido.

Avanços nas negociações

Moscovo e Kiev confirmaram progressos nas negociações. Os dois lados do conflito terão elaborado um plano de paz provisório incluindo um cessar-fogo e a retirada das forças russas do país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse que o estatuto de neutralidade “está a ser seriamente discutido e com garantias de segurança”. Segundo Sergei Lavrov, as negociações não são fáceis mas as duas partes estão perto de chegar a acordo sobre as questões principais que estão em cima da mesa.

Por seu lado, o presidente ucraniano deixou claras as prioridades do país. Com vista ao "bem da Ucrânia", Volodymyr Zelenskyy quer “o fim da guerra e garantias de segurança, de soberania e de integridade territorial".

As expectativas depois deste avanço diplomático continuam incertas. Os analistas sublinham a dificuldade em conciliar as exigência da Ucrânia, que quer a retirada completa das foças russas, e o objetivo de Moscovo de substituir o governo de Kiev.

Fonte: euronews

MARINHA GRANDE VAI RECEBER ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS

 O Município da Marinha Grande e o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) estão a organizar o 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM), que vai decorrer nos dias 21 e 22 de outubro, na Marinha Grande, com o tema “Transparência e Gestão da Informação”, para o qual estão abertas as inscrições, a partir do dia 1 de abril.

Pretende-se debater esta temática e refletir sobre a forma como a gestão e o acesso à informação podem contribuir para a transparência da administração pública.

O Município e o GTAM desafiam todos a participar ativamente nesta edição do ENAM com a partilha de reflexões, trabalhos de investigação, projetos e experiências.

As datas importantes a não esquecer são as seguintes:
15 de março a 7 de maio | Submissão de propostas (Comunicações, Apresentações 24x7, Posters e Painéis)
01 de abril a 20 de outubro | Inscrições
23 de junho | Notificação aos autores das propostas
08 de setembro | Entrega de comunicações
30 de setembro  | Publicação do programa final

O 14º ENAM vai centrar-se nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Proteção de dados pessoais e transparência
No âmbito da transparência e gestão da informação, inúmeros desafios são lançados pelas muitas tensões entre os regimes da proteção de dados pessoais e do acesso à informação administrativa. Neste contexto, várias questões se colocam: como delimitar a aplicação do RGPD e da LADA? Como garantir um padrão mínimo comum de aplicação do RGPD nos diferentes Estados-membros da União Europeia? Até que ponto é possível definir perfis de utilizadores é mesmo exigido que se estabeleçam diferentes tipos de permissões de acesso à informação dentro de uma mesma organização? Pode ser disponibilizada informação online?

Eixo 2: Desmaterialização e acesso continuado
Este eixo dedica-se a questões como a transparência e a accountability, que invocam a necessidade de acesso continuado. Tal implica uma reflexão constante na forma de pensar, conceber, planear e aplicar a gestão da informação orientada não só para as necessidades internas das organizações, mas também dos públicos em geral. Tendo em vista as expectativas da Sociedade, e a necessidade de desburocratizar os organismos, urge fazer-se a desmaterialização da informação analógica existente e as tramitações que continuam a registar informação de arquivo.

Eixo 3: Cidadania e participação
No desdobramento do ponto 11 (“Cidades e Comunidades Sustentáveis”) da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa “fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo”, num momento difícil para a vida em comunidade, permeado por medidas sanitárias restritivas, pela ambiguidade informacional e pelo escalar de uma Guerra, cumpre refletir sobre os desafios e as oportunidades que se colocam diante dos arquivos.

Saiba mais em https://bit.ly/3qdkMiM

MARINHA GRANDE ASSOCIA-SE À HORA DE FECHAR A TORNEIRA

 

O Município da Marinha Grande e a Águas do Centro Litoral associam-se ao movimento H2Off, que visa fechar a torneira entre as 22h00 e as 23h00, no dia 22 de março, para assinalar o Dia Mundial da Água.

Denominada por H2Off, a campanha visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da Água, um recurso natural finito.

Esta é uma iniciativa da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental.

O desafio feito a toda a comunidade é simples: fechar a torneira entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente para um futuro mais sustentável.

Junte-se ao movimento!

Mais informações: https://www.h2off-apda.com/

CANDIDATURA CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2023 – ALGARVE GOLDEN TERROIR – MUNICÍPIOS DE ALBUFEIRA, LAGOA, LAGOS E SILVES


Unidos em torno da cultura do vinho e sob o mote Algarve Golden Terroir, os Municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Silves, apresentaram ontem, 17 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, a candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2023, concurso promovido pela RECEVIN Rede Europeia das Cidades do Vinho, através da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

No evento estiveram presentes os Presidentes de Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, de Lagoa, Luís Encarnação, e de Silves, Rosa Palma, tendo sido divulgado o vídeo promocional da candidatura, que conta com os testemunhos de apoio por parte do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, da Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva, do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro e do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes.
A atribuição do título de Cidade Europeia do Vinho 2023 a esta candidatura conferirá especial estatuto à região, bem conhecida pelas suas praias de areia dourada e água azul, com um território que se estende da serra ao mar, rico em história, cultura, gastronomia e com fortes tradições vitivinícolas, conduzindo não só à realização de diversos eventos para afirmar a qualidade e autenticidade dos vinhos aqui produzidos como também à projeção nacional e internacional das potencialidades da produção vitivinícola da região que nos últimos anos tem conquistado cada vez mais admiradores, prémios e distinções honoríficas.

 

Silves | ESPAÇOS DE JOGOS E RECREIO DAS ESCOLAS DO 1.º CICLO DO CONCELHO DE SILVES FORAM REQUALIFICADOS PELA AUTARQUIA


O Município de Silves concluiu recentemente a requalificação dos espaços de jogos e recreio nas escolas do 1.º ciclo do concelho. O investimento, que rondou os 126 mil euros, incluiu a instalação de equipamentos combinados e/ou de equipamentos de pequena ou média dimensão, consoante as especificidades, área disponível e taxa de ocupação de cada estabelecimento de ensino.
A execução de pavimento de segurança e instalação de equipamentos, a preparação da área a intervir (limpeza, remoção pavimento existente e/ou equipamentos a retirar, regularização, transporte RCDs a vazadouro, etc.) e a execução de base e sub-base para o pavimento proposto (incluindo todos os trabalhos de construção civil envolvidos, como escavação, execução de contenção para aplicação de pavimento, etc.) foram alguns dos trabalhos realizados.
De salientar que este investimento insere-se na estratégia municipal de melhoria constante das condições e de funcionamento dos estabelecimentos escolares no concelho de Silves e permitirá que as crianças de todas as escolas básicas possam usufruir de um espaço mais apelativo e seguro para as suas atividades lúdicas e de lazer e, simultaneamente, promover a sua saúde física e psicológica e a sua socialização.





Atlas da Guerra Fria: Um livro fundamental para compreender o quadro geopolítico da actualidade


Estruturou a vida internacional na segunda metade do século xx, apavorou profundamente as gerações que a viveram, com a ameaça da guerra nuclear, e continua, três décadas depois, a marcar o mundo. Compreender a Guerra Fria, um conflito global e multiforme, que dividiu a Europa e o mundo em dois blocos, entre 1947 e 1990, é compreender o mundo actual. Cientes desse facto, os historiadores franceses Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto apresentam-nos o Atlas da Guerra Fria. Este é um livro fundamental para interpretar o passado e o presente da geopolítica internacional, com mais de 120 mapas e infografias, assinados pela cartógrafa Aurélie Boissière, os quais nos ajudam a traçar o retrato vivo do conflito que esteve à beira de degenerar na Terceira Guerra Mundial. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Ivan Figueiras.
Num momento em que os desafios contemporâneos das relações internacionais mostram quanto a Guerra Fria foi decisiva para o quadro geopolítico actual, os historiadores franceses Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto apresentam-nos o Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme, uma obra de divulgação histórica fundamental para responder a questões que ocupam os nossos dias: como chegámos aqui? Como é a que a Rússia, herdeira da gigante URSS, tem vindo a conviver com o seu desprestígio? Porque é que o Kremlin considera um acto de hostilidade a extensão da NATO à Europa Centro-Oriental?

O livro, que agora é publicado em Portugal, está dividido em cinco principais períodos. As duas primeiras partes pretendem mostrar como o conflito Leste-Oeste, entre a democracia liberal dos Estados Unidos e o comunismo da União Soviética, gerado a partir da divisão da Alemanha, no pós-Segunda Guerra Mundial, degenerou numa Guerra Fria global. Um conflito ideológico e político inédito da História, que não acarretou nenhum confronto físico directo entre os seus principais oponentes, mas que precipitou conflitos armados periféricos, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietname.

A terceira parte é dedicada à apresentação das crises e das contestações, como a construção do Muro de Berlim, a crise de Cuba e o conflito israelo-árabe, mas também às resistências nos dois campos. Na quarta parte, os autores incidem sobre o degelo, a Détente e a dimensão cultural do conflito: a propaganda anti-imperialista da URSS, a rivalidade das agências espaciais e das competições desportivas e a disseminação do modo de vida ocidental. A quinta e última parte expõe a forma como a Guerra Fria chegou ao fim, com os desafios regionais da Guerra do Afeganistão, o desmantelamento do bloco comunista e o apaziguamento nuclear.

É esta a génese que é explorada neste atlas, que conta com mais de 120 mapas e infografias assinados pela geógrafa e cartógrafa francesa Aurélie Boissière, os quais permitem uma maior inteligibilidade, dada a variedade dos terrenos e domínios da Guerra Fria e a complexidade das suas geografias: da Coreia a Cuba, do Afeganistão a Angola. É-nos ainda traçado um quadro actual, no qual os autores sublinham a influência «muito além do poder real» de Vladimir Putin, baseada nas redes diplomáticas da antiga URRS, e a incapacidade da Europa se emancipar da Aliança Atlântica. Provas de que o mundo actual não pode ser compreendido, em todos os pontos de vista, sem se ter em conta os 45 anos de tensões e conflitos pós-Segunda Guerra Mundial.

O Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme chega às livrarias de todo o país no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Ivan Figueiras. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o sétimo livro de uma colecção aclamada pelos leitores e pela crítica, que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África, a que se seguiram o Atlas do Império Romano, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, o Atlas do Holocausto e o Atlas do Antigo Egipto.


Texto: Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto
Cartografia: Aurélie Boissière
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 17x24,5 · 20,00 €
Nas livrarias a 22 de Março
Guerra e Paz Editores

Nietzsche – O Combate com o Demónio: obra de Stefan Zweig inaugura a nova colecção Biografias Guerra e Paz


As paixões, as obsessões e os demónios de Friedrich Nietzsche, um dos maiores filósofos do século XIX, foram objecto de análise do escritor e filósofo austríaco Stefan Zweig no ensaio biográfico Nietzsche – O Combate com o Demónio, publicado pela primeira vez em 1925. Fundamental para compreender a essência do pensamento nietzschiano, esta biografia, escrita por um dos principais autores do século XX, é um encontro de dois grandes pensadores. Dois génios, mil demónios. Actualmente indisponível no mercado livreiro português»., a obra é agora publicada numa nova edição, traduzida por Maria José Diniz, que inaugura a colecção «Biografias Guerra e Paz». Nietzsche – O Combate com o Demónio estará disponível a partir do próximo dia 22 de Março na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores.
«Nietzsche nunca quer, em nenhum caso, ser feliz, mas antes ser verdadeiro. Não busca o repouso (como a maior parte dos filósofos), mas, como servidor escravo do demónio, procura o superlativo de todas as excitações e de todos os movimentos.» No ensaio biográfico Nietzsche – O Combate com o Demónio, Stefan Zweig, um dos maiores pensadores do século xx, revela o homem por trás da obra, concentrando-se nos hábitos, nas paixões e nas obsessões de Friedrich Nietzsche, em combate permanente com inquietações aflitivas e impulsos ingovernáveis, esse demónio interior.

Numa escrita dramática e emotiva, que se lê como se de um romance se tratasse, a obra leva-nos a mergulhar na tragédia da existência do filósofo e no isolamento forçado em que vivia. Uma biografia fundamental, Nietzsche – O Combate com o Demónio tornou-se uma referência para a compreensão do trágico do pensamento nietzschiano, mas também para a análise das tensões pessoais e filosóficas que marcaram o pensamento ocidental na passagem do século XIX para o século XX. «Depois da próxima guerra europeia, entender-me-ão», profetizou Nietzsche num dos seus últimos escritos.

Sobre a biografia, o jornalista Bruno Ventavoli, do diário italiano La Stampa, escreveu: «Só a dor permite o conhecimento, disse Nietzsche. E Zweig entranha-se como um bisturi na personalidade dilacerada do filósofo que, mais do que qualquer outro, sentiu os primeiros abalos do edifício da sociedade europeia.»

«Actualmente indisponível no mercado livreiro português, a biografia é publicada no nosso país numa nova edição, traduzida por Maria José Diniz», que inaugura a colecção «Biografias Guerra e Paz». Nietzsche – O Combate com o Demónio estará disponível a partir do próximo dia 22 de Março na rede livreira nacional e no site da editora.

Biografias Guerra e Paz
Stefan Zweig
Biografias Guerra e Paz
Não-Ficção / Biografia
128 páginas · 15x23 · 14 €

 

Águeda capta 66 milhões de euros de investimento para obras estruturantes

 Para além dos contratos relativos à Área de Acolhimento Empresarial e à Ligação do PEC ao IC2, nos próximos dias será assinado o referente à nova ligação rodoviária entre Águeda e Aveiro

O Município de Águeda cativou investimento de fundos europeus para três projetos “determinantes para o desenvolvimento e crescimento do concelho”, em concreto o Eixo Rodoviário Águeda-Aveiro, a Área de Acolhimento Empresarial e a ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2, num total de mais de 66 milhões de euros, que vêm “capacitar e fazer justiça a Águeda, aos seus empresários e à população”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal.

Os contratos de financiamento relativamente aos últimos dois foram assinados, terça-feira, numa cerimónia que decorreu no Centro de Artes de Águeda e que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno; dos secretários de Estado Carlos Miguel e Isabel Ferreira; e em representação da Estrutura de Missão do PRR, Conceição Carvalho.

A Área de Acolhimento Empresarial, que vai tornar o PEC num parque empresarial de nova geração, envolve uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros, e que se traduz na “maior candidatura e maior financiamento alguma vez atribuído a Águeda. E nós vamos aplicá-lo muito bem, com todos os nossos parceiros”, sublinhou Jorge Almeida.

Com esta verba, financiada a 100% pelo PRR, a Câmara vai instalar painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética (que permitirá criar um sistema de redundância, mitigando os constrangimentos existentes no fornecimento de energia elétrica e a resolução das micro cortes), a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

Vai ainda ser criada a Comunidade de Energia Renovável (CER), que vai reunir um conjunto alargado de parceiros ligados ao PEC e à energia, e vai ser estabelecido um sistema integrado de gestão contra incêndios com a criação de uma equipa de prevenção e primeira intervenção, que prestará apoio ao dispositivo do sistema de proteção civil.

O segundo contrato assinado refere-se à ligação do parque ao IC2, que implica um investimento de seis milhões de euros, uma obra que vai “beneficiar os nossos empresários e sobretudo a população que vai ficar com uma maior capacidade de se movimentar. Era uma necessidade que tínhamos há muito tempo”.

Quanto ao Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda, o Edil avançou que já foram abertas as propostas do concurso do projeto de execução e que “há muitos candidatos”, sublinhando que esta é uma obra que ainda tem “muito trabalho pela frente” e que, tendo em conta as metas e prazos apertados pelo PRR, é necessário “correr para realizar esta ligação há tantos e tantos anos ansiada”.

Nenhum de nós conseguia compreender como um centro empresarial e com tantas pessoas como Águeda não tenha uma ligação à autoestrada. Finalmente estamos a fazer justiça”, reiterou Jorge Almeida. A estes investimentos somam-se, reforça, os que estão neste momento em curso, com a segunda fase de infraestruturação do PEC, num investimento de 2,7 milhões de euros.

Na cerimónia de terça-feira, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, frisou que estes projetos vão traduzir-se numa “requalificação do PEC, que começou com apoios do QREN, que continuou com o Centro 2020 com mais financiamento e agora termina com ‘chave de ouro’ com uma requalificação de elevadíssima qualidade com estes 20 milhões de euros”.

A responsável salientou que este financiamento é evidência de o Município de Águeda ter sido “não só a maior como a melhor candidatura do país”. Das várias candidaturas apresentadas, num total de 81 submetidas, de entre as quais foram selecionadas 27 (12 da região centro), a “n.º 1 no país foi Águeda. Por ter sido excelente e a única que responde às cinco tipologias de intervenção é que teve esta avaliação. O mérito é vosso”, concluiu Isabel Damasceno, acrescentando estar “satisfeita” por o processo de execução destes projetos “estar nas mãos do Município”.

Também Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, salientou este desempenho de Águeda e frisou a importância destes projetos para o concelho, região e país. “Este projeto contempla de forma muito completa investimentos em todas as dimensões previstas no aviso e vai permitir transformar o que já é um parque empresarial de referência num parque de última geração e com uma nova dimensão de competitividade”, declarou, acrescentando que este investimento, a par da ligação ao IC2, vai “melhorar a competitividade destes territórios e garantir um desenvolvimento mais equilibrado do tecido produtivo”.

A governante apontou a importância de se continuar a apostar na indústria nacional. “A indústria aqui em Águeda foi sempre muito apoiada e competitiva, mas nunca é demais; temos de continuar a apoiar a nossa indústria, temos de fazer uma reindustrialização desconcentrada e Águeda terá de continuar a ser uma das regiões mais dinâmicas do país e até permitindo alguma especialização produtiva”, declarou.

No final da cerimónia, a comitiva deslocou-se ao PEC onde foi colocada a primeira pedra do futuro edifício da Comunidade de Energia Renovável (CER)/Centro de Gestão e Controlo, um dos projetos relacionados com a Área de Acolhimento Empresarial.

Marinha Grande | GALARDÃO ECO-ESCOLAS HASTEADO NA ESCOLA CALAZANS DUARTE


A Escola Secundária Engº. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, hasteou a Bandeira Verde (Galardão Eco-Escolas), na manhã desta sexta-feira, 18 de março, pelas atividades realizadas pela proteção do ambiente e da sustentabilidade, durante o ano letivo 2020/2021.
A bandeira foi hasteada por alunos representantes de turmas do projeto Eco-Escolas e contou com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta de Freguesia, Cristina Sousa; da docente responsável pelo projeto na Escola Calazans Duarte, Fátima Roque; do representante da Associação Oikos, António Roldão; da bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra; de representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação; de docentes e alunos.
A vereadora Ana Alves Monteiro felicita a escola por, mais uma vez, ostentar este galardão e recorda que, “no concelho da Marinha Grande a crescente adesão do número de escolas, desde o pré-escolar ao secundário, ao programa Eco-Escolas, nomeadamente duas escolas no ano letivo de 1996-1997 (ano de lançamento do programa a nível nacional) para onze escolas galardoadas e uma escola inscrita no ano letivo de 2020-2021, é sintomático da mobilização crescente da comunidade escolar para as problemáticas ambientais, o que de alguma forma se reflete na relevância que o tema tem atualmente para a sociedade em geral”.

Para a docente Fátima Roque, “esta bandeira representa simbolicamente a importância que a Escola Calazans Duarte continua a dar às questões ecológicas e às qualidades de uma sociedade sustentável, apoiada pelos seus parceiros, a autarquia, a OIKOS, a associação de pais e e encarregados de educação, a associação de estudantes e as forças de segurança. Há uma palavra de gratidão para o nosso pessoal auxiliar educativo, a quem devemos muito do nosso sucesso, bem como à direção do agrupamento, para quem a educação ambiental é tão relevante, que merece referência no seu projeto educativo”.

Esta bandeira é atribuída anualmente pela ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa, sempre que estão reunidas uma série de exigências que comprovam o valor que a comunidade educativa atribui à preservação ambiental, à redução do impacto do Homem no planeta e ao encontro de soluções para promover um modo de vida cada vez mais sustentável.

Bruce Lewenstein na Universidade de Aveiro para residência sobre comunicação de ciência na educação

De 21 de março a 2 de abril, a Universidade de Aveiro vai receber o professor e investigador Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos da América, para uma residência sobre comunicação de ciência e tecnologia na educação.

 

Bruce Lewenstein é especialista em comunicação de ciência e envolvimento de público em ciência e é autor de vários livros e artigos científicos. O seu trabalho é mundialmente conhecido, sendo um dos especialistas mais reconhecido nesta área de investigação.

 

Esta residência decorre na sequência da aprovação da candidatura “Communication of Science and Technology in Education”, da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, submetida através do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), ao “Fulbright Specialists Program”, um programa para mobilidade de cientistas americanos.

 

Neste contexto, o projeto contempla uma residência de duas semanas do Professor Bruce Lewenstein na Universidade de Aveiro. O especialista, em conjunto com investigadores do CIDTFF e a equipa da Fábrica Centro Ciência Viva, vai promover e implementar estratégias e recursos inovadores no domínio da comunicação de ciência, trabalhando de forma colaborativa na produção de conhecimento teórico e aplicado, orientado para questões e problemáticas significativas para o público-alvo, articulando investigação, formação e desenvolvimento profissional e institucional.

 

O primeiro dia da residência está reservado às boas-vindas a Bruce Lewenstein, asseguradas pelo vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, e pelo vereador da Câmara Municipal de Aveiro, João Machado. Os dias seguintes do programa dividem-se entre a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o CIDTFF, onde o especialista vai visitar as várias valências da Fábrica e a Escola Ciência Viva de Aveiro e conhecer alguns projetos educativos e de investigação, em momentos de interação e trabalho colaborativo com a equipa da Fábrica e os investigadores do CIDTFF.

Do programa destaca-se uma Open Talk com Bruce Lewenstein sobre a História do envolvimento do público em ciência. Esta conversa destina-se a comunicadores e divulgadores de ciência, estudantes universitários, investigadores, professores e educadores. Acontece a 28 de março, às 15h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia (fabrica.cienciaviva@ua.pt).


A residência inclui ainda um programa social que consiste em visitas à Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha e a quatro Centros Ciência Viva do país, nomeadamente Parque de Astronomia de Constância, Galeria da Biodiversidade do Porto, Curtir Ciência de Guimarães e Casa da Ciência de Braga. 

 

O programa detalhado desta iniciativa está disponível no documento em anexo.