sexta-feira, 23 de junho de 2023

EXECUTIVOS DE TOPO DA TRANSDEV VISITAM OPERAÇÃO AVEIROBUS


Senhora da Hora, 23 de junho de 2023 – A operação da Transdev em Aveiro, a Aveirobus, recebeu a visita de uma delegação de executivos de topo do Grupo Transdev, vindos de várias partes do mundo, interessados em conhecer esta operação exemplo de inovação, tecnologia e mobilidade.
A colocação nas paragens de informação em tempo real, relativa aos tempos de espera para os autocarros seguintes, prevê-se para o próximo mês e a aposta numa frota elétrica, que ainda este ano vai ser reforçada, foram dois dos temas em destaque na visita.
A delegação visitou também a Câmara Municipal de Aveiro, uma vez que o objetivo deste projeto é aprofundar uma cultura centrada no cliente e socialmente responsável, afirmando o Grupo Transdev como parceiro de confiança das autoridades locais, comunidades e empresas.
Este programa de executivos da Transdev designa-se de Trans'lead e a presente edição teve lugar em Espanha e Portugal. No país vizinho esteve em destaque a operação de Barcelona enquanto no nosso país o foco foi colocado na operação da AveiroBus.



Pampilhosa da Serra | PAMPI FASHION, DESFILE INTERGERACIONAL DE MODA SÉNIOR

 Desfile Intergeracional de Moda Sénior – Encurtar Distâncias- Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra

30 de junho -  15 horas – Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra
 
Encurtar Distâncias significa aproximar as pessoas de quem elas gostam ou venham a gostar, significa fazer pontes entre memórias do passado e o presente, significa aproximar as pessoas mais isoladas da sociedade que as rodeia.
 
O projeto é cofinanciado pelo Portugal 2020/POISE/Iniciativa Portugal Inovação Social e pelos Investidores Sociais Município de Pampilhosa da Serra e Farmácia Coroa Unipessoal, Lda. Colaboram ainda nesta Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) a marca Seaside e a ASSDZ - Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
 
Promove a aproximação da pessoa idosa em situação de isolamento da sociedade e da família, recorrendo a processos de estimulação cognitiva, física e cultural baseados na recuperação das tradições e das memórias.

O projeto é materializado através do recurso a uma metodologia de intervenção suportada por um processo integrado de atividades individuais e coletivas, desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar em itinerância pelo concelho, integrando os domínios: digital, estimulação cognitiva, constituição de ateliers-oficina e promoção da cultura e das tradições. 
 
PAMPI FASHION, DESFILE INTERGERACIONAL DE MODA SÉNIOR, RECUPERAR AS TRADIÇÕES PARA ENCURTAR DISTÂNCIAS,  apresenta-se como o evento final do projeto, integrando a apresentação de todos os trajes tradicionais inspirados na origem e nas tradições de cada freguesia do concelho de Pampilhosa da Serra e confecionados por técnicos/as e beneficiários/as do projeto, ao longo dos últimos meses.
 
Criado pela Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra, a IIES Encurtar Distâncias pretende combater o isolamento social da pessoa idosa, no concelho de Pampilhosa da Serra.

Reguengos de Monsaraz assinou acordo com a ARS para que a USF REMO transite para o modelo B no prazo de seis meses


O Município de Reguengos de Monsaraz assinou no dia 21 de junho com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) o acordo que define os princípios gerais para a criação das condições necessárias para garantir a prestação de cuidados de saúde primários na Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz (USF REMO) e nas extensões de saúde do concelho. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assistiu à assinatura do acordo e homologou de imediato o documento, que terá posteriormente protocolos específicos de cooperação.
Este acordo prevê que a ARSA apoie a constituição da equipa de médicos de medicina geral e familiar com base nas medidas de apoio à fixação de médicos de família no concelho promovidas pela autarquia para que a USF REMO transite para o modelo B no prazo de seis meses. O documento define também o apoio para a instalação de Balcões SNS 24 nas freguesias rurais do concelho. A ARSA, em articulação com as instituições sob a tutela do Ministério da Saúde, vai ainda garantir, com caráter de continuidade e estabilidade, dentro das limitações de recursos existentes, a afetação dos recursos humanos necessários ao funcionamento e desenvolvimento das atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde primários no concelho.
Manuel Pizarro esteve em Reguengos de Monsaraz no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” e manifestou todo o seu apoio para que a USF REMO passe para o modelo B até ao final do ano. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, anunciou durante a cerimónia que devido à implementação do Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família vão começar a trabalhar na USF REMO mais dois médicos de família e que terá na próxima semana uma reunião com outro clínico que manifestou a sua intenção de desempenhar a profissão no concelho.
A iniciativa “Governo Mais Próximo” programou também atividades em Reguengos de Monsaraz com o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. José Luís Carneiro encerrou o seminário Turismo Seguro – Um Contributo para o Desenvolvimento Turístico e a autarquia definiu com o governante que vai avançar com a criação do Conselho Municipal de Segurança e solicitou o reforço de militares nos postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro, que perderam cerca de metade dos efetivos na última década.

Ana Mendes Godinho inaugurou as obras efetuadas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de São Marcos do Campo e a ministra informou a câmara municipal que vão abrir em breve candidaturas para projetos na área das respostas para o envelhecimento, tendo ficado estabelecido que a autarquia vai propor para captação de apoios financeiros a construção de uma estrutura semelhante para os idosos na freguesia de Monsaraz. Isabel Ferreira visitou os trabalhos realizados na requalificação e consolidação de uma parte das muralhas da vila medieval de Monsaraz e na reabilitação do Caminho da Barbacã, mas ficou também a conhecer a estratégia de promoção turística da câmara municipal e os eventos realizados este ano, como a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a ação de divulgação efetuada na capital em locais como a Casa do Alentejo, a Assembleia da República, a Praça do Rossio e a Estação de Santa Apolónia.











Carlos Manuel Barão 

Coimbra | 27 de junho | 14h30 – 17h00 | Híbrido (ESAC, Auditório H1 + On-line) Seminário final do projeto “Koolbiochar”

 A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), em coorganização com a empresa KOOL NATURE, promove no próximo dia 27 de junho, em formato híbrido (presencialmente no auditório H1 da ESAC e on-line, via plataforma Zoom), das 14h30 às 17h00, o seminário final do projeto "Koolbiochar – Novas formulações de Terra Preta de Síntese para aplicações agrícolas".
O Koolbiochar trata-se de um projeto financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, cujo objetivo foi a produção de um aditivo que permitisse a melhoria da performance dos solos agrícolas, de uma forma sustentável, através de produtos customizados de terra preta de síntese (TPS) à base de uma mistura de biocarvão de acácia e de resíduos orgânicos compostados.
O programa do seminário, que conta com intervenções de Pedro Caldeira, da KOOL NATURE, com o tema “Produção industrial de novas matérias fertilizantes com biochar” e de Filomena Miguens, da ESAC, com uma comunicação subordinada à temática “Desenvolvimento e avaliação de novas matérias fertilizantes com biochar para aplicação agrícola”, inclui uma visita de campo e culmina com um lanche networking.
Os interessados em participar neste seminário devem fazer a sua inscrição em https://forms.gle/ZD5bjwevVJ4qoZT9A.

Isabel Silva
 

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHO NO MONTE BOI

O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação de caminho no Monte Boi, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A pavimentação do caminho em betuminoso contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 72 mil euros.
Este novo investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.








Equipa da VMER/ULSNA realiza cursos de Suporte Avançado de Vida


A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) realizou, dos dias 5 a 7 e 14 a 16 de junho, dois cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.
O curso de SAV destina-se a médicos e enfermeiros, com o objetivo de treinar os profissionais sobre como atuar de forma adequada em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR), segundo as recomendações atuais do European Ressuscitation Council e a American Heart Association.

O conteúdo programático do curso inclui: situações de peri-paragem cardíaca, algoritmo de actuação na PCR, desfibrilhação manual, cardioversão e pacing, cuidados pós-reanimação, decisões sobre iniciar ou suspender manobras de reanimação e situações especiais, como PCR em contexto de afogamento, trauma ou anafilaxia. O formato do curso assenta em workshops teórico-práticos, tornando-o mais interactivo e dinâmico, e uma experiência pedagógica mais enriquecedora.

Nestas duas edições participaram 33 formandos, sendo o corpo de formadores constituído por elementos da VMER de Portalegre.

A partir de Setembro abrirão novas edições do curso SAV, a divulgar.

ULSNA

UCC de Avis participa na festa de final de Ano Letivo do Agrupamento de Escolas

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis participou, no passado dia 14 de junho, na festa de final de Ano Letivo dos alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Avis.
Em colaboração com diversas entidades do concelho de Avis, incluindo a UCC, os alunos puderam usufruir de uma manhã de atividades, com vários stands, distribuídos pela zona da barragem do Maranhão, em Benavila. O dia foi assinalado pelo Agrupamento de Escolas de forma pedagógica, divertida e em contacto com a natureza, aproveitando o espaço físico em redor, com a atividade “O planeta é a nossa casa”.

A participação da UCC evidenciou-se na Promoção da Saúde e Prevenção da Doença, nomeadamente a prevenção dos Cancro do Pulmão e da Pele. Nesta iniciativa foram realizados testes ao monóxido de carbono inalado e houve a distribuição de flyers relativos à prevenção do Cancro da Pele.

Foram distribuídos 50 kits de flyers sobre a prevenção do Cancro de Pele e foram efetuados 28 testes de monóxido de carbono a professores e alunos.

ULSNA