terça-feira, 6 de agosto de 2019

Mundo | Representante do Vaticano garante que visita do Papa Francisco a Moçambique não vai influenciar as Eleições Gerais


O representante do Vaticano em Moçambique afirmou que a visita de 42 horas que o Papa Francisco fará à Cidade de Maputo, em pleno período eleitoral para as Gerais deste Outubro, não vai “influenciar de alguma maneira as relações políticas internas”. Na óptica de Piergiorgio Bertoldi quando o Santo Padre encontrar-se com Filipe Nyusi “não vai encontrar um candidato para a Presidência, vai-se encontrar com o representante actual do Estado de Moçambique”.

“Pelo pouco que acabo de conhecer dos moçambicanos me parecem suficientemente inteligentes para separar a dimensão de uma visita apostólica da dimensão política e em particular eleitoral. Acho que todos os moçambicanos estejam em altura de compreender que o Presidente da República, não é o presidente da Frelimo, que convidou o Santo Padre, isto é o representante do Estado”, disse a jornalistas nesta segunda-feira (05) o Núncio Apostólico.

O representante do Vaticano em Moçambique, que respondia sobre um eventual aproveitamento político da Visita Papal, disse que quando o Santo Padre encontrar-se com Filipe Nyusi nos dias 4, 5 e 6 de Setembro “não vai encontrar um candidato para a Presidência, vai-se encontrar com o representante actual do Estado de Moçambique e ademais terá também a presença das outras forças políticas no encontro que vai-se seguir”.

“Não acho que a visita do Papa possa influenciar de alguma maneira as relações políticas internas”, enfatizou Bertoldi, numa conferencia de imprensa em Maputo onde foi anunciado o programa detalhado da visita do Papa Francisco, que imagina que a Visita Papal “vai ser um parêntesis na campanha eleitoral, a qual todos os moçambicanos vão reflectir sobre outros temas para depois voltar a fazer as suas escolhas políticas”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, revelou que o Santo Padre deverá chegar a Maputo cerca das 18h30 do dia 4 de Setembro, no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional de Maputo onde será recebido pelo Presidente Nyusi com Honras de Estado.

Do Aeroporto até ao local onde irá pernoitar o Sumo Pontífice irá deslocar-se no Papa Móvel, “é desejo dele que ao chegar a Moçambique possa fazer-se muito próximo de cada um dos moçambicanos, no rosto daqueles que vão estar nas ruas”, esclareceu D. António Juliasse, Bispo Auxiliar de Maputo e coordenador de toda visita Papal.

Zimpeto será o ponto mais alto da visita do Papa Francisco

No dia 5 de Setembro o Papa Francisco fará uma visita de cortesia ao Presidente da República no palácio da Ponta Vermelha onde irá encontrar-se ainda com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático e fará o seu primeiro discurso em Moçambique.

O Santo Padre deslocar-se-á em seguida para o pavilhão do Maxaquene para um encontro inter-religioso com jovens, fazendo o trajecto desde a Presidência no Papa Móvel, e deverá efectuar o seu segundo discurso.

Depois de almoçar na Nunciatura o Papa Francisco irá reunir com os bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores na Catedral da Imaculada Conceição onde irá proferir o seu terceiro discurso no nosso país.

No fim da tarde do dia 5 o Sumo Pontífice irá deslocar-se, em visita privada, à “Casa Mateus 25” que é um programa de assistência a moradores de ruas que acontece todos os dias na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.

O dia último dia da visita Papal começa cedo no Hospital do Zimpeto, unidade sanitária que existe graças aos apoios da Comunidade de Santo Egídio, de onde partirá no Papa Móvel para o Estádio Nacional do Zimpeto local onde fará a “Santa Missa” cerca das 10 horas.

O acesso ao maior evento público que será dirigido pelo Papa Francisco em Maputo será feito mediante senhas que começarão a ser distribuídas a partir de dia 15 de Agosto em todas as paróquias e também no Gabinete de Coordenação da Visita.

O Governo irá conceder Tolerância de Ponto no dia 6 de Setembro para a Cidade e Província de Maputo para permitir que todos os “maputenses” acompanhem a visita do Papa Francisco que deverá deixar Moçambique, com destino a Madagáscar, cerca das 12h25 num avião das Linhas Aéreas de Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique


Moçambique | Código Penal passa a punir com prisão violação das normas do PES e Orçamento do Estado

Foto de Adérito Caldeira
Os deputados da VIII Legislatura aprovaram a revisão do Código Penal de 2014 que passará a punir com maior precisão os crimes de corrupção e conexos praticados no sector público aplicando entre 2 a 8 anos de prisão aos servidores que violarem as normas do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado em Moçambique. Na revisão foram especificamente visados os funcionários da alfândega, viação, migração, identificação civil e criminal.

A Assembleia da República aprovou no passado dia 26 de Julho a revisão do Código Penal que, dentre várias inovações, passou a sancionar especificamente “o servidor público que por si, ou por interposta pessoa, com seu consentimento ou ratificação, solicitar ou aceitar, para si ou para terceiro, sem que seja devida, vantagem patrimonial, ou a sua promessa, para um qualquer acto ou omissão contrário ao dever do cargo, ainda que anterior à aquela solicitação ou aceitação, é punido com pena de prisão de 1 a 8 anos e multa até 2 anos.”


Os servidores públicos que mais são apontados como corruptos em Moçambique ganharam uma sanção específica: “A pena de prisão de 1 a 8 anos é aplicada ao servidor público afecto ao serviço da alfândega, viação, migração, identificação civil e criminal que, por si ou interposta pessoa com o seu conhecimento ou ratificação, solicitar ou receber dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer vantagem patrimonial ou não patrimonial, para, em matéria do seu ofício, praticar ou deixar de praticar acto.”

Foi também clarificado quem deve ser considerado servidor público e, claramente fazendo jus ao ditado popular “Casa roubada, trancas na porta”, o Código Penal passou a punir a violação das normas do Plano Económico e Social assim como do Orçamento do Estado, que servirá como uma luva para alguns dos envolvidos nas dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM.

“O servidor público a quem, por dever de seu cargo, incumba o cumprimento das Leis do Plano e do Orçamento e, voluntariamente, a viole é punido com pena de prisão de 2 a 8 anos, se pena mais grave não couber quando: contraia ou conceda empréstimo ou autorize aval do Estado; realize ou mande realizar operação financeira, activa e passiva, com implicação directa ou indirecta no Plano e Orçamento; autorize ou promova operação de tesouraria que eleve o endividamento público ou alteração orçamental”, passou a sancionar o Código Penal.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique


Moçambique | “Samurais” perdem com Mali e Angola e mantém 4º lugar no Africano de basquetebol sub-16

Foto da FIBA Africa

Após a desgastante partida dos quartos-de-final, decidida em prolongamento, as “Samurais” não tiveram força para enfrentar o Mali, na meia-final, e acabaram por perder o jogo do 3º lugar para Angola. Tal como em 2017 a selecção sub-16 de Moçambique terminou o Campeonato Africano de basquetebol no 4º lugar.

Diante das campeãs africanas no escalão a nossa selecção discutiu o jogo na sexta-feira (02) durante menos de 1 minuto, Vanessa Chivale empatou a 4 pontos. Mas as malianas puxaram dos galões e venceram o 1º período por 23-8 pontos.

No 2º período o Mali aumentou a pressão e as “Samurais” ainda a recuperarem do esforço da véspera, diante do Uganda tiveram de ir a prolongamento, não conseguiram esboçar nenhuma reacção saindo para o intervalo a perder por 59-11 pontos.

Em elevado ritmo as malianas voltaram para o 3º período e dilataram a vantagem até 84-19 pontos.

No derradeiro período as campeãs africanas deram chapa 100 vencendo a meia-final por 102-25 pontos.

No sábado (03) a nossa selecção voltou para a quadra do pavilhão Amahoro em Kigali para tentarem melhorar o 4º lugar conseguido em 2017, pela frente encontraram Angola que foi tirada da final pelo Egipto.

As angolanas inauguraram o placar, da linha de lances livres, de onde Moçambique também marcou o seu primeiro cesto. Angola assumiu a liderança do placar e abriu vantagem de 8-1 pontos antes de Paula Mabjaia reduzir. Jessie Joaquim reduziu aceleraram e venceram o 1º período por 15-7 pontos.

As “Samurais” não conseguiram entrar no jogo no 2º período e viram as angolanas irem para o descanso com vantagem de 28-19 pontos.

O intervalo foi fundamental para Moçambique que regressou com disposição para lugar pelo 3º lugar encestando 17 pontos e reduzindo a desvantagem para 45-36 pontos.

No 4º período as moçambicanas continuaram a impor o ritmo da partida, mas Angola geriu com mestria a vantagem que não passou dos 8 pontos acabando por assegurar a vitória por 67-59 pontos e o 3º lugar do Campeonato Africano que decorreu no Ruanda.

Entre as “Samurais” destacaram-se Paula Mabjaia com uma eficiências de 14,8 por jogo, Vanessa Chivale com 11,8 pontos e 3,2 assistências por partida e ainda Jessie Joaquim com 12,5 ressaltos por jogo.


O Mali revalidou o título continental pela sexta vez consecutiva, derrotou o Egipto na final por 84-48 pontos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Greve dos Motoristas: Há reservas de combustíveis para mais de dois meses

Resultado de imagem para Greve dos Motoristas: Há reservas de combustíveis para mais de dois meses
OBSERVADOR
O ministro da Administração Interna revelou hoje que “há reservas de combustível acumulados para mais de dois meses” e que está a ser preparado o planeamento para salvaguardar o abastecimento, em caso de greve dos motoristas.
“Não há nenhum problema de reservas de combustível. A segundo a entidade nacional do setor energético diz-nos que temos reservas de combustíveis acumuladas para mais de dois meses. O que temos de garantir é que numa circunstância de dificuldade de distribuição, as prioridades sejam asseguradas” afirmou Eduardo Cabrita após a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Nacional, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.
O ministro disse que a ANEPC é a responsável pela coordenação do planeamento civil de emergência e acrescentou que hoje de manhã decorreu uma reunião em Carnaxide com todas as entidades para preparar, na área do planeamento civil de emergência, “acautelar o que seja necessário para acautelar aquilo que possa ser necessário relativamente à salvaguarda de abastecimento de combustíveis.
No encontro de segunda-feira entre o Governo e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) foi colocada a possibilidade de ser acionado pelo Governo o mecanismo legal de mediação, que obriga patrões e sindicatos a negociar e que permite que a greve possa ser desconvocada.
Eduardo Cabrita mostrou-se confiante no sucesso do diálogo social entre Governo, sindicatos e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).
“Tenho as melhores expectativas que nos meus colegas de Governo sejam bem sucedidos na promoção do diálogo social”, disse.
O Ministério das Infraestruturas anunciou que propôs a possibilidade de ser desencadeado “um mecanismo legal de mediação”, que obriga patrões e sindicatos a negociar e que permite que a greve seja desconvocada.
Esta greve ameaça o abastecimento de combustíveis e de outras mercadorias.
O Governo terá de fixar os serviços mínimos para a greve, depois de as propostas dos sindicatos e da ANTRAM terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluem trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.
Lusa

Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra



De 14 a 17 de agosto, na XXII Feira do Artesanato e Gastronomia, Pampilhosa da Serra reveste-se de um espírito de único, marcado pelo convívio, regressos e encontros, num mês que é, por excelência, um marco festivo, não só para os Pampilhosenses como também para todos os que se juntam às iniciativas que se vão realizando ao longo desta época.

A esta jornada juntar-se-ão algumas das mais aclamadas vozes do país: dia 14, Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense e Rita Guerra; dia 15, Anjos; dia 16, David Carreira e dia 17, José Cid.

Para além dos referidos espetáculos musicais, o evento também privilegia a atuação de grupos e artistas locais, com a música popular e a etnografia a merecer especial destaque.

Contudo, há dois cabeças de cartaz que se distinguem e afirmam ao longo de todo o evento: Artesanato e Gastronomia – fenómenos de expressão cultural – espelham o que de melhor se faz nestas áreas, não só na região como em contexto nacional. No que diz respeito ao artesanato, o certame vai acolher mais de 100 expositores que evidenciarão todo o potencial dos recursos naturais que, de forma exemplar, retratam a cultura e tradições das nossas gentes.

Quanto à gastronomia, o evento conta com uma montra gastronómica de excelência, através das tradicionais tasquinhas, responsáveis por dar a conhecer sabores típicos da gastronómica local e regional.

A XXII do Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra, onde inovação e tradição andam de mãos dadas, estará certamente envolta de um ambiente de diversão e confraternização constante. É, no fundo, o reconhecimento da importância de assegurar a sustentabilidade das tradições e manifestações culturais, assim como um meio de preservação dos recursos e ativos o território.


14ª edição da Criativ(a)rte este fim de semana no Jardim do Bambi em São Pedro de Moel

É já no próximo fim-de-semana, dias 10 e 11 de agosto, que o Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel, recebe a 14ª. edição da Criativ(a)rte, que apresenta uma feira de artes, animação de rua, espetáculos musicais, atividades desportivas e infantis. A participação é gratuita.

Organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio do café Bambi e da PROTUR - Associação de Comerciantes de São Pedro de Moel, a Criativ(a)rte tem como objetivo dinamizar São Pedro de Moel e proporcionar a todos os participantes um espaço físico, agradável e acolhedor no qual, quer de forma individual quer coletiva, possam apresentar os seus projetos, iniciativas e ações, com destaque para o artesanato e produtos regionais.

A Criativ(a)rte oferece ainda um vasto e diversificado programa cultural, com a finalidade de divertir o público de todas as idades. Em família ou com os amigos, não falte a esta iniciativa que se junta a tantas outras que estão a animar o verão em São Pedro de Moel.

Programa 14ª Criativ(a)rte - Feira de Artes | Jardim do Bambi - São Pedro de Moel

10 de agosto

17h00-00h00
Insuflável Panda e Espaço de Pinturas Faciais
As divertidas mascotes Unicórnio e Bob Esponja vão estar à tua espera! Vem conhecê-los e divertir-te a valer com eles.
  
17h00 às 22h00
Vem experimentar a última novidade em eventos, o Photo Booth - Junta a família e os amigos, escolhe os adereços que mais gostas, e depois de muitas risadas, regista o momento para mais tarde recordares.

17h00 às 20h00
Os “Seres do mar” vão invadir o Jardim do Bambi, trazendo muita animação para miúdos e graúdos.

18h00 às 20h00
Animação de rua com o grupo musical Banda às Riscas
Com um repertório de cariz tradicional, temas do imaginário coletivo e circense, a animação da Banda às Riscas assenta na importância de despertar, na sociedade em que vivemos, o lado mais simples da vida: o sorriso!

20h00 às 21h00
Animação de rua com os “Piratas Malabaristas”
Dois piratas bem divertidos que fazem malabarismos e muitas peripécias para encontrar o tesouro perdido.

21h00 . Espetáculo com Irmãos Esferovite
Uma aventura musical e circense de quatro palhaços que contam histórias disparatadas do quotidiano. O público é convidado a entrar neste mundo poético e clownesco, e a participar ativamente, tornando cada apresentação um momento único e irrepetível.

22h00 . Espetáculo de palco “Karingana Blues”. Uma dramatização que conta com uma série de personagens “habitantes das diversas histórias lusófonas”, com música ao vivo, em que o público é constantemente convidado a participar e a interagir.


11 de agosto

14h00 às 20h00
Insuflável Oceano e Espaço de Pinturas Faciais
As divertidas mascotes Pato Donald e o Panda vão estar à tua espera! Vem conhecê-los e divertir-te a valer com eles.

Vem experimentar a última novidade em eventos, o Photo Booth - Junta a família e os amigos, escolhe os adereços que mais gostas, e depois de muitas risadas, regista o momento para mais tarde recordares.

14h00 às 16h00
Animação de rua com “Os Vasos”
Três animadores muito interativos e brincalhões que irão divertir miúdos e graúdos.

14h30 e 17h30
Animação de rua com a banda Funk You Brass Band
Banda composta por nove músicos, oriundos dos mais variados backgrounds musicais, que partilham o gosto pela música funk, pop e disco. Esta linha de influências, associada a uma sonoridade típica das brass band’s americanas de New Orleans, resulta numa autêntica sopa de boa música e grande diversão. Funk You é energia! Funk You é festa!

15h30 às 18h00
Animação de rua com o Projeto EZ Verde.
Um projeto de cariz ecológico, onde um apicultor e um jardineiro irão interagir com o público, lembrando a todos a importância do Meio Ambiente e da Mãe Natureza.

16h30
Espetáculo de Novo Circo “O Circo de Mr. Palito”.
Um espetáculo de circo com muitas palhaçadas, malabarismos e magia, em que o artista (clown) se transforma em vários personagens alusivos ao mundo fantástico do circo.



ÍLHAVO: Concurso para a contratação de Técnicos para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Resultado de imagem para Concurso para a contratação de Técnicos para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
O Executivo de Ílhavol aprovou a abertura do procedimento concursal para a contratação de Técnicos para as Atividades de Enriquecimento Curricular para o ano letivo 2019/2020, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado.
O procedimento perspetiva o recrutamento entre 51 a 65 técnicos, dependendo do número de inscrições que se venham a concretizar no início do ano letivo, para as áreas já existentes, como a Atividade Física e Desportiva, Digital(mente), Jogos de Raciocínio e Estratégia, Ciência a Brincar, Música, Atividades Lúdico-Expressivas e Atividades Rítmicas e Expressivas. Os horários das atividades variam entre 5 e 25 horas semanais, em função da tipologia das diferentes áreas.
A Câmara Municipal, em articulação com os três Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo, assume o papel de entidade promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular, garantindo aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo.
As candidaturas realizam-se entre as 18h00 do dia 2 de Agosto e as 17h59 do dia 7 de Agosto de 2019

Marcelo felicita Moçambique por “dia histórico” pela paz

Resultado de imagem para Marcelo felicita Moçambique por “dia histórico” pela paz
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o Governo de Moçambique, pelo acordo de paz que será assinado durante a tarde em Maputo, capital do país.
“Neste dia de comemoração da assinatura do acordo de paz, o Presidente da República enviou uma mensagem ao Presidente Filipe Nyusi, congratulando o Governo de Moçambique e a Renamo por este passo corajoso e visionário, em prol da efetiva implementação da paz, que se reveste de importância crucial para o desenvolvimento económico e social de Moçambique”, lê-se numa mensagem publicada na página oficial da presidência da República.
Na mesma note, Marcelo Rebelo de Sousa salienta que “esta excelente notícia para Moçambique constitui motivo de grande alegria para Portugal e para os portugueses, atendendo aos fortes laços de amizade fraternal que unem os dois países e povos”.
O Presidente da República deverá descolar-se a Moçambique em Dezembro.
A assinatura contará com a presença da Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, e Portugal estará representado pela Secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.
O Governo de Moçambique e a Renamo, principal partido da oposição, vão assinar hoje, às 16:00 (15:00 em Lisboa), o acordo final de paz e reconciliação, na Praça da Paz, em Maputo.
Este acordo terá de ser depois ratificado no parlamento.
Na passada quinta-feira, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, assinaram o acordo de cessação das hostilidades na Gorongosa, província de Sofala, centro do país, para acabar, formalmente, com os confrontos entre as forças governamentais e o braço armado do principal partido da oposição.
Trata-se do terceiro acordo entre o Governo, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a Renamo, depois da assinatura do Acordo Geral de Paz de Roma de 1992 e do acordo de cessação das hostilidades militares em 2014, na sequência de uma nova vaga de confrontos entre as duas partes.
Lusa

Mundo | Manifestação em São Paulo contesta posições pró-ditadura militar de Bolsonaro

Resultado de imagem para Manifestação em São Paulo contesta posições pró-ditadura militar de Bolsonaro
SIC NOTICIAS
Uma manifestação convocada por partidos de esquerda e movimentos sociais protestou esta segunda-feira em São Paulo contra as contínuas declarações de apoio do Presidente brasileiro à ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985.
Várias centenas de pessoas reuniram-se na Avenida Paulista, no coração financeiro do Brasil, para expressar a sua rejeição ao regime militar, responsável por 443 assassínios ou desaparecimentos por razões políticas.
Os manifestantes mostraram fotografias de algumas pessoas desaparecidas durante a ditadura, um dos capítulos mais sombrios da história do Brasil e cuja verdade oficial tem sido repetidamente questionada pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, capitão do Exército na reserva.
Entre os desaparecidos na época está Fernando Santa Cruz, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, e cuja memória foi lembrada durante a marcha pacífica realizada em São Paulo sob o ‘slogan’ “Ditadura Nunca mais”.
Bolsonaro disse recentemente que sabia a verdade sobre o paradeiro de Santa Cruz e atribuiu a sua morte a um grupo de esquerda, contradizendo novamente os documentos da Comissão da Verdade.
Estas palavras somam-se a uma longa lista de declarações controversas, infundadas ou falsas sobre a ditadura e reabriram as feridas deixadas por um período que foi marcado pela repressão e por milhares de casos de tortura, como lembraram os manifestantes.
“O Presidente do Brasil, Bolsonaro, está resgatando um discurso histórico, que ele não inventou: que a ditadura do Brasil não existia e que era suave. Precisamos levar a cabo essa luta novamente, para dizer que a ditadura existiu, assassinou, causou o desaparecimento”, disse à agência de notícias Efe Viviana Mendes, que faz parte de uma comissão de familiares de mortos e desaparecidos políticos.
O professor Lucas Marcelino saiu para as ruas de São Paulo para “resgatar a memória, a verdade e a justiça” e continuar a lutar para “encontrar os restos mortais dos políticos desaparecidos e fazer justiça aos que foram mortos e torturados” .
Como responsáveis pela tortura, o relatório da Comissão da Verdade identificou 377 agentes da ditadura que não puderam ser julgados por uma grande amnistia concedida em 1979 pelo próprio regime e que beneficiou militares e membros de grupos armados de esquerda.
“O Brasil não puniu os seus torturadores”, lamentou Marcelino, em declarações à Efe.
Um dos líderes da repressão ditadorial que beneficiou da amnistia foi Carlos Alberto Brilhante Ustra, que Bolsonaro exaltou enquanto ainda era deputado, durante o julgamento político que levou à destituição de Dilma Rousseff (2011-2016).
No seu discurso, Bolsonaro referiu-se a Ustra como o “pavor de Dilma Rousseff”, presa e torturada pelo coronel durante a ditadura.
No dia de seu controverso discurso, em 2016, Bolsonaro estava acompanhado pelo seu filho e também deputado Eduardo Bolsonaro, que hoje, mais uma vez, intensificou a polémica ao questionar nas redes sociais a ajuda recebida pelas vítimas do regime militar.
Lusa

Algarve | Festival dedicado ao turismo de natureza

Caminhadas, passeios de barco, birdwatching, batismo de mergulho e vela, stand up paddle e BTT são algumas das atividades que fazem parte do Algarve Nature Fest, um festival inteiramente dedicado ao turismo de natureza, promovido pela Região de Turismo do Algarve (RTA) em parceria com o município de Olhão de 21 a 22 de setembro, no Passeio Ribeirinho de Olhão. O programa completo já está disponível no sítio www.algarvenaturefest.pt.
«Trata a natureza por tu» é a assinatura deste evento que conta com dezenas de experiências no mar, na ria ou em terra para adultos e crianças, todas gratuitas, algumas com inscrição prévia obrigatória. Além do programa principal, há ainda um conjunto de atividades complementares para todos os que passarem pela área de animação e exposição implantada no Passeio Ribeirinho de Olhão.
Algarve Nature Fest pretende promover os encantos naturais da região, mas também sensibilizar os participantes para a importância da proteção e conservação da diversidade biológica e paisagística da região algarvia. Por isso mesmo, no dia 21 de manhã haverá uma iniciativa no mercadinho de produtores do Mercado Municipal de Olhão que apelará à redução do uso do plástico através da oferta de sacos de compras reutilizáveis aos visitantes.
O evento, que é uma evolução do conceito da Algarve Nature Week, apresenta-se nesta edição com embaixadores muito especiais: Nuno Markl, Vasco Palmeirim e Joana Schenker, que protagonizam o filme promocional que leva a dupla de apresentadores e a campeã mundial de bodyboard numa aventura humorística pela natureza do Algarve.
“O Algarve Nature Fest insere-se num conjunto de projetos que a RTA tem vindo a organizar e apoiar nos últimos anos, de forma a afirmar a região noutras áreas de interesse, a alterar perfis de consumo e a distribuir a procura ao longo do ano e do território. Trata-se de uma aposta clara no produto de turismo de natureza para quem quer desfrutar tranquilamente do contacto com o mundo natural algarvio”, afirma o presidente da RTA, João Fernandes.

Religião | Central de malefícios satânicos na Rússia

As feiticeiras do Império das Bruxas mais poderosas invocam demônios para favorecer as políticas de Putin e silenciar seus adversários no mundo todo. “Apoiar Putin acima de qualquer coisa” — diz Yulia, a feiticeira mor. Embora risível, o fato desvenda um sinistro aspecto da Rússia. Segundo o seu Ministério da Saúde, em 2017 havia no país mais de 800.000 curandeiros, médiuns e similares. 

O culto a Satanás acha-se introduzido na Igreja Ortodoxa russa, onde existiram horrorosas figuras como Rasputin. Embora não demonstre praticar o ocultismo barato, Putin corteja essa igreja e apoia obscuras práticas paranormais, tentando transtornar as cabeças dos ocidentais.

ABIM

México | Cómo Crear Óptimas Experiencias De Aprendizaje En La Era De La Educación Digital?


por Yesica Flores
Camilo Barrera, Director Vertical Educación en Ricoh Latin America
Hoy en día, el desafío de la educación está compuesto de una combinación interesante de la evolución natural de los nuevos métodos de enseñanza y las tradicionales, y un tipo de estudiante con expectativas más altas: teniendo la tecnología y el compromiso social como terreno común. Las instituciones educativas no solo necesitan darle de manera apropiada a esta nueva generación las herramientas y aptitudes modernas, sino que también tienen la ardua tarea de identificar las tendencias futuras para poder preparar a los estudiantes para los empleos emergentes o aquellos que ni siquiera han sido inventados todavía.
En este contexto, la experiencia de aprendizaje de los estudiantes es sumamente importante para los colegios y universidades de América Latina. Según el estudio Noel-Levitz[1], los primeros pasos para mejorar la satisfacción de los estudiantes son desarrollar un clima acogedor en el campus, una experiencia atractiva en el aula, proporcionando a profesores y asesores nuevos métodos a través de la tecnología. Esta investigación demostró que estos elementos pueden ser responsables de casi el 20% de la retención de los estudiantes.
Entonces, ¿cómo puede la tecnología mejorar la experiencia dentro de las aulas de clase para mantener a los estudiantes comprometidos?
Colaboración a través del video
En los entornos de aprendizaje donde los estudiantes se distribuyen en los campus, en línea y en todo el mundo, agregar tecnologías de video puede ofrecer una experiencia más enriquecedora e interactiva para aquellos estudiantes que no están en el aula o que simplemente quieren seguir una presentación en pantalla con audio.

Además, los instructores pueden usar el video para poner a los estudiantes cara a cara con expertos de la industria que colaboran en empresas y en las áreas de foco de los estudiantes. Ya sea que estos expertos se encuentren en la misma ciudad o en otro país; agregar un elemento visual puede ampliar significativamente los horizontes de las aulas y expandir la mente de los estudiantes.
En ambos casos de uso, los beneficios de la tecnología de video son tangibles, ya que los estudiantes más dispuestos a hacer preguntas, colaborar, tener tutorías y tener debates animados con sus compañeros o expertos a través del video. Este tipo de colaboración también resulta conveniente con la variedad de dispositivos móviles que impregnan la vida cotidiana de los estudiantes modernos.
Colaboración docente-alumno
Además de trascender los límites geográficos, la tecnología también puede ayudar a sentar las bases para la retención de estudiantes al aumentar la interacción de los estudiantes con la facultad. La tecnología permite a los estudiantes participar directamente en el contenido, por ejemplo, resolviendo fórmulas frente a un aula, pero desde la comodidad de su propio dispositivo, o agregando los comentarios y modificaciones de su grupo en tiempo real a un diseño de ingeniería que está proyectando su profesor. La sensación de interacción y colaboración instantánea que proporciona la tecnología no es solo un retorno de la inversión para la educación superior, también hace que los estudiantes inviertan más en su propia experiencia académica.

Los alumnos toman el timón de su aprendizaje
Llevar la dinámica de estudiantes y profesores aún más allá del espectro de colaboración, subvertir la estructura de clases tradicionales dirigida por un instructor, y capacitar a los estudiantes para que se hagan cargo del proceso de aprendizaje se ha convertido en una tendencia creciente. También reemplazar las conferencias con discusiones grupales, resolución de problemas y lluvia de ideas puede aumentar la participación de los estudiantes y proporcionarles orientación personalizada. Las votaciones en tiempo real sobre las preguntas que se usan para potencializar el aprendizaje, y las sesiones dirigidas por los estudiantes ayudarán les ayudará a mantenerse satisfechos con los nuevos estilos dentro de las aulas.

¿Qué soluciones tiene RICOH?
Ricoh Steam Lab: Integra currículos con proyectos donde los estudiantes aprenden haciendo y usan tecnologías para comprender la aplicación de las ciencias, artes y matemáticas a medida que desarrollan su comprensión de la ingeniería y la tecnología y su aplicación para resolver problemas del mundo real. Los estudiantes se motivan y preparan para las carreras y trabajos del futuro, los docentes son más eficientes y logran mejores resultados con sus estudiantes, y la institución es más innovadora y competitiva.
Ricoh Creator Lab: La fabricación aditiva es una tecnología de transformación de impacto directo en diferentes industrias – desde aplicaciones médicas, artes, logística, arquitectura e ingeniería hasta las industrias de alimentos, diseño y moda. Los alumnos puedan tener el nivel de contacto adecuado con la tecnología, conceptos, técnicas y materiales que podrán jugar un rol importante en sus profesiones en el futuro y fomentar la innovación.
Ricoh Virtual Classroom: Solución de video, audio y pantalla compartida que permite al profesor y estudiante conectarse virtualmente en una clase, sin importar donde estén físicamente. De esta manera es posible impactar a más estudiantes de todo el mundo maximizando los recursos educacionales.

Mundo | Más De 11 Mil Niñas, Niños Y Jóvenes Diseñarán Ciudades Inteligentes En México


por Yesica Flores
La temporada 2019-2020 de FIRST LEGO Leagues México arrancará en septiembre. Se espera la participación de más de 11,000 niñas, niños y jóvenes que en toda la República Mexicana vivirán la experiencia de crear Ciudades Inteligentes de la mano de FIRST®, LEGO® Education y Fundación RobotiX®.
Cada agosto, se hace público el desafío de las FIRST® LEGO® Leagues en los más de 90 países en los que se lleva a cabo a nivel mundial. Se trata de la comunidad global de robótica para niñas, niños y adolescentes más grande en el mundo, la cual en el año pasado llegó a un impacto de más de 600,000 estudiantes con el objeto de prepararlos para el futuro.
La temática de esta temporada, fue anunciada desde abril en Houston en el marco del World Championship: el diseño de Ciudades inteligentes para un futuro sustentable.
México ha tenido un gran crecimiento ante el llamado de las FIRST® LEGO® Leagues. En el último año tuvo 4,850 participantes y para este año se esperan 11,000. Fundación RobotiX es la organización que impulsa esta convocatoria para México.
Además, se espera que los equipos mexicanos sigan mostrando su talento tanto a nivel nacional como internacional. De acuerdo con Roberto Saint Martin, fundador y director de RobotiX “los niños, desde los 4 años y durante su crecimiento tienen un gran potencial de desarrollar sus habilidades y de generar ideas innovadoras para aportar a las soluciones que la nación del presente y del futuro necesita”.
En la temporada pasada, 16 equipos tuvieron la oportunidad de representar a nuestro país en torneos internacionales en Estados Unidos, Turquía, Uruguay, Australia y Líbano. Los equipos Xpacers de Guanajuato, Dream Team de Nuevo León y Takomashianesu Robid de la Ciudad de México, inclusive tuvieron nominaciones internacionales debido a su gran desempeño y destacada participación.
Para este año se espera expandir esos premios y sin duda inspirar a la niñez para la resolución de los problemas de las ciudades del futuro.
Sobre los programas:
En FIRST® LEGO® League Jr. Discovery, niñas y niños a partir de los 4 y hasta los 6 años aprenderán cómo se construyen las estructuras y explorarán algunos de los problemas de diseño de edificios. Se comportarán como ingenieros: desarrollarán su capacidad para observar, cuestionar, recopilar información y hacer más preguntas.
Para los participantes entre los 6 y los 10 años, FIRST® LEGO® League Jr. retará a su imaginación para que diseñen una ciudad virtual. En el camino, dominarán temas básicos de ingeniería.
Para los jóvenes entre los 10 y los 14 años, pertenecientes a la categoría FIRST® LEGO® League, su desafío consistirá en combinar ciencia y arte para dar forma a edificio y estructuras que se adapten a los retos de la modernidad en asuntos como transporte, accesibilidad y denfensa contra desastres naturales,todo con ayuda de la tecnología.

Maioria dos escoceses apoiaria independência em caso de novo referendo

Resultado de imagem para Maioria dos escoceses apoiaria independência em caso de novo referendo
SAPO
Uma sondagem hoje divulgada revela que 52% dos escoceses apoiariam a independência face ao Reino Unido, enquanto 48% que estariam contra, caso se realizasse um novo referendo.
De acordo com a sondagem, realizada 'online' e pela empresa Lord Ashcroft com uma amostra de 1.019 adultos entre 30 de julho e 02 de agosto, a independência obteria a maioria do apoio depois de subtrair os inquiridos que disseram que não sabiam como votariam ou que não o fariam no caso de um novo referendo.
Tendo em consideração todas as respostas possíveis, o apoio à independência obteria 46%, em comparação com 43% de oposição.
Sobre o pedido de um novo referendo, 47% indicaram que gostariam que fosse realizado nos próximos dois anos, face aos 45% que se opuseram.
No referendo realizado em 2014, 45% dos escoceses rejeitaram a separação do resto do país, mas a vitória do 'Brexit' em 2016, contra a qual a Escócia votou, reabriu o debate sobre a realização de uma nova consulta, ao considerar que a saída da União Europeia não respeitará o desejo dos escoceses.
A chefe do governo autónomo escocês, Nicola Sturgeon, referiu que o "apoio à independência é reforçado dia após dia", à medida que a Escócia "é arrastada para um 'Brexit’ sem acordo", em referência aos planos do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de abandonar o bloco comum em 31 de outubro, mesmo sem um pacto bilateral.
"Esta é uma sondagem fenomenal para o movimento independentista que mostra que cada vez mais pessoas consideram que é hora de a Escócia tomar as suas próprias decisões e forjar o seu próprio futuro como uma nação justa, próspera e com visão para o futuro", salientou Nicola Sturgeon num comunicado.
A líder do Partido Nacional Escocês (SPN, na sigla em inglês) comprometeu-se a promover um novo referendo antes do final da atual legislatura em 2021, embora para isso seja necessário o acordo do executivo britânico que já mostrou a sua recusa.
Lusa