quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Marinha Grande | MOITA CELEBROU 37 ANOS DE FREGUESIA

 
A freguesia da Moita celebrou o seu 37º aniversário esta quarta-feira, 5 de outubro, com um programa participado pelo executivo da Câmara Municipal da Marinha Grande, entidades do concelho e muitos moitenses.
As comemorações tiveram início na Junta de Freguesia da Moita, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional entoado pela Filarmónica Recreativa Amieirinhense. Seguiu-se a sessão solene, com intervenções do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Junta, Franklin Ventura; e da presidente da Assembleia de Freguesia, Carla Santana.
O programa incluiu ainda a oferta do brasão da freguesia aos ex-combatentes e familiares dos combatentes falecidos, atuação do grupo Tocándar e inauguração dos memoriais aos combatentes dos da Guerra do Ultramar, localizados no Largo Rio Velho.  
A freguesia da Moita foi constituída no dia 4 de outubro de 1985, através da Lei 114/85, publicada em Diário da República – 1.ª série. Foi a primeira freguesia a ser desanexada de um concelho depois de 25 de Abril de 1974, tendo passado do concelho de Alcobaça para a Marinha Grande, no dia 12 de julho de 2001, na sequência da publicação da Lei n.º 28/2001 no Diário da República n.º 160 I série A.

Cantanhede | Organizada pela Marinha e a Força Aérea Portuguesa. Centenário da ligação aérea entre Portugal e Brasil em exposição no Museu da Pedra


O Museu da Pedra acolhe até ao próximo dia 13 de outubro uma exposição que assinala o 1.º centenário da histórica travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro. Os autores deste que foi o mais notável feito aeronáutico português foram o Almirante Gago Coutinho e o Comandante Sacadura Cabral.

Organizada pela Marinha e Força Aérea Portuguesa, esta mostra itinerante foi inaugurada esta terça-feira, 4 de outubro, numa sessão que contou com a presença de representantes destes ramos das Forças Armadas, assim como da presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

Na ocasião, Helena Teodósio congratulou-se com o facto de o Município acolher uma exposição com uma relevante dimensão pedagógica e, perante alunos do 9.º ano da Escola Marquês de Marialva, exorto-os a seguir o exemplo de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Os nossos navegadores ousaram desafiar o desconhecido. Recorreram a um método inovador de navegação aérea e protagonizaram o mais notável feito aeronáutico português. Num mundo cada vez mais global e competitivo estão mais perto do sucesso os que forem persistentes, os que ousarem inovar”, sublinhou.

A autarca destacou, por outro lado, a importância de preservar a memória histórica do país e dos seus protagonistas. “É nosso dever fomentar na comunidade local a memória dos feitos das nossas Forças Armadas, proporcionando-lhe experiências pedagógicas. Um povo sem memória, é um povo incapaz de construir o futuro”, adiantou.

Também o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, destacou "a dimensão científica e do conhecimento" desta travessia, que aproximou Portugal do Brasil. E ao falar da relação entre estes dois países, recordou dois ilustres cantanhedenses - Pedro Teixeira e Jaime Cartesão -, figuras ímpares na História do Brasil.

Na sessão intervieram ainda os diretores dos museus da Marinha e do Ar, Croca Favinha e Mouta Raposo, respetivamente, que explicaram os contornos desta exposição itinerante - já passou por duas dezenas de localidades, mas também pelo Brasil e Cabo Verde -, que integra um vasto programa de comemorações dos 100 anos da travessia, com colóquios, desfiles militares e inaugurações de monumentos alusivos à efeméride.

Recorde-se que foi a 3 de março de 1922 que Sacadura Cabral (piloto) e Gago Coutinho (navegador) partiram de Lisboa a bordo do hidroavião monomotor, modelo Fairey, batizado de Lusitânia. Depois de uma épica e atribulada viagem, a bordo do terceiro avião do mesmo modelo, os aventureiros portugueses amarram a 17 de junho na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Apresentação de livro e debate sobre políticas de saúde em Coimbra

O livro “Uma Nova Lei de Bases Para a Saúde - Uma Proposta Liberal”, vai ser apresentado em Coimbra, no dia 10 de Outubro.

A apresentação será seguida de um debate com vários especialistas na temática da Saúde. O debate contará com a participação de:

  • Filipe Charters de Azevedo, autor/coordenador do livro;
  • Ana Monteiro, Enfermeira e Docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra;
  • Carlos Cortes, Candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos;
  • João Massano, Neurologista e Docente Universitário no Centro Hospitalar Universitário de São João;
  • Isabel Clímaco, Coordenadora da Pós-Graduação de Gestão das Instituições de Saúde do Coimbra Business School;
  • Orlando Monteiro da Silva, Ex-Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.
A apresentação terá lugar no dia 10 de Outubro, às 18h00, na Sala da Biblioteca do ISCAC – Coimbra Business School (Quinta Agrícola, Bencanta).

MNE português acompanha caso de portuguesa encontrada morta em França

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje que os consulados gerais de Estrasburgo e do Luxemburgo estão a acompanhar “com especial atenção” o caso de uma portuguesa encontrada morta em França.
A portuguesa, que residia no Luxemburgo, foi encontrada desmembrada em Mont-Saint-Martin.
Contactado pela Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português indicou que o apoio que está a ser prestado pelos consulados gerais de Estrasburgo e do Luxemburgo foi “ativado na sequência de contacto da família com o Gabinete de Emergência Consular” deste ministério.
Na segunda-feira, o jornal Contacto noticiou que o Ministério Público luxemburguês confirmou a este órgão de comunicação social que a mulher encontrada desmembrada em Mont-Saint-Martin era portuguesa e vivia no Luxemburgo.
Madremedia/Lusa


Barcelos | Périplo pelos Polos IPCA | A Presidente do IPCA apelou ao compromisso dos estudantes

 
Barcelos, Braga, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde. O IPCA está oficialmente em seis localidades que acolhem os mais de 1400 estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s).
O périplo de boas-vindas começou bem cedo esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na cidade de Braga com os mais de 300 estudantes que ocuparam o auditório do Altice Fórum.
“Esta é a primeira vez que acontece o Welcome IPCA em todos os Polos e Campus em simultâneo” referiu o diretor da Escola Técnica Superior Profissional na abertura do Welcome IPCA/CTeSP. O diretor aproveitou a sala cheia para apelar aos novos estudantes que sejam "embaixadores do IPCA e divulguem o Ensino Superior no IPCA como solução para o seu futuro”.
A Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), Mariana Lima, parabenizou todos os estudantes e sensibilizou-os para participarem nas atividades pedagógicas, recreativas e desportivas, pois “só todos juntos conseguimos levar as cores do IPCA além-fronteiras”.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, lembrou aos novos estudantes sobre a importância da qualificação profissional no percurso de cada um e apelou para que não desistam dos estudos: “Não desistam de estudar! Nós estamos aqui por vocês e caminhamos lado a lado na vossa qualificação que é para o vosso bem, para o bem das vossas famílias, da região e do país”.
Na sessão dedicada aos estudantes do regime pós-laboral em Braga, a Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, congratulou todos os estudantes por escolherem ingressar no Ensino Superior e pela coragem “e vontade que têm para se dedicar aos estudos depois de um dia de trabalho e de todas as tarefas do dia-a-dia”.
A sessão de Guimarães contou com a presença da Vice-Presidente Adelina Pinto que participou nas atividades colaborativas no Polo de Guimarães, no Avepark.
O Welcome IPCA incluiu, ainda, visitas às instalações e momentos de convívio que potenciaram a integração dos novos estudantes em todos os Polos e Campus, em simultâneo, sendo que decorreu nos dias 3 e 4 de outubro de 2022.

Famalicão: Obras de requalificação do edifício serão uma realidade no próximo ano
Após quatro anos da chegada do IPCA ao Polo de Famalicão, em São Cosme, o município irá arrancar com as obras de requalificação no próximo ano.
A notícia foi dada na sessão de boas-vindas aos novos estudantes do Polo de Famalicão, pelo Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima que frisou a importância do Ensino Superior no município: “O município tem feito uma aposta grande para o Ensino e o IPCA tem dado um importante contributo neste caminho. Comprometemo-nos a melhorar as instalações no próximo ano no âmbito do projeto que o próprio IPCA apresentou”. Augusto Lima aproveitou ainda para noticiar a futura residência universitária que estará ao dispor dos cerca de 400 novos estudantes.
A Presidente do IPCA, referiu a “falta de profissionais altamente qualificados para as empresas” sendo uma oportunidade para todos os novos estudantes que ingressam agora num CTeSP.
 
Inaugurado Polo em Vila Verde: “Hoje fazemos história”, Presidente do IPCA
Foi inaugurado esta terça-feira, 4 de outubro, o Polo de Vila Verde com a presença da Presidente do IPCA e da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
Mais de 120 estudantes começaram a atividade letiva no Polo de Vila Verde.
Esta ramificação surge da vontade do Município em “acolher o Ensino Superior e do IPCA em responder às necessidades da região”, adiantou a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes ressalvando a elevada procura dos CTeSP´s. A presidente frisou ainda os desafios que a instituição tem pela frente, sendo por essa mesma razão, que conta “com todos os estudantes. Estamos a chegar aqui agora e a vossa perceção é fundamental”. Em relação à chegada do IPCA a Vila Verde, Maria José Fernandes, agradeceu publicamente ao município pela cedência do espaço e o facto de o IPCA estar agora em seis localidades: “Nas nossas vidas vamos fazendo história, e hoje fazemos história. E vocês fazem parte desta história”.
Quem se mostrou também bastante positiva e contente com a chegada do IPCA a Vila Verde, foi a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, que mencionou que estes estudantes serão recordados como os primeiros estudantes a ingressar no Ensino Superior em Vila Verde. “Para nós, município, este é um dia feliz por vermos esta casa cheia e é um sonho concretizado ter Ensino Superior em Vila Verde e tenho a certeza de que estes serão anos felizes de aprendizagem e de descoberta”.
A mesa contou ainda com a presença do Diretor da ETESP, Filipe Chaves, que apelou aos estudantes para não desistirem dos estudos ressalvando que vão chegar ao mercado de trabalho mais capazes e com mais competências.
A Presidente da AAIPCA, Mariana Lima, também marcou presença nesta inauguração e juntou-se aos novos estudantes para um Lunch Beat e dois dedos de conversa.
O Polo do IPCA em Vila Verde, ocupa as antigas instalações do IEM - Instituto Empresarial do Minho, onde serão lecionados seis cursos nas áreas da tecnologia e multimédia.

Ana Teixeira

PROJETO DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA “VEM BATER À MINHA PORTA” ESTEVE EM PÊRA

 
O Município de Silves continua a promover o projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta”.
Desta vez, rumou até Pêra para uma tarde de partilha com a D. Guilhermina da Assunção Pina.
A conversa foi marcada pelas memórias vividas em família, com quem partilha uma grande cumplicidade.
Recorde-se que o projeto “Vem bater à minha porta”, dinamizado através de visitas domiciliárias, tem como principal objetivo estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho, exercitando as suas capacidades intelectuais e de expressão.
O projeto vai continuar a bater à porta da população mais isolada do concelho.

Rally de Portugal Histórico já está na estrada com forte presença internacional

A 16.ª edição do Rally de Portugal Histórico já está na estrada e até à madrugada de domingo vai percorrer alguns dos mais carismáticos troços da modalidade de regiões como Arganil, Viseu, Lamego, Barragem da Aguieira e Sintra, mas também municípios como Montalegre e Pombal. Prova do Automóvel Club de Portugal combina vertente desportiva com a descoberta do território nacional, ao volante de alguns dos mais históricos modelos da indústria automóvel. 
Ao longo de 15 edições, o Rally de Portugal Histórico ganhou reputação internacional e conseguiu honrar a História e o legado do melhor rali do mundo, uma missão que continua a atrair equipas de vários pontos da Europa e a motivar a estrutura do ACP Motorsport.  Este ano, a prova tem um total de 2.060 quilómetros divididos por quatro etapas, com partida e chegada ao Estoril, envolvendo 73 equipas (mais 10 do que em 2021) de nove nacionalidades diferentes. Entre estas, mais de 80 por cento são estrangeiras, com destaque para o pelotão oriundo de França (36 concorrentes), que se vai juntar a equipas de Portugal, Espanha, Andorra, Bélgica, Suíça, Letónia, Rússia e Grã-Bretanha.
O desafio? Cumprir 43 Especiais de Regularidade Histórica, em estradas e kartódromos da região Centro e Norte, ao volante de automóveis tão lendários como o Porsche 911 (tradicional dominador do Rally de Portugal Histórico, com 10 vitórias em 15 edições), Jaguar E-Type, BMW 2002, Lancia Fulvia, Mercedes SLC, Ford Escort, Alfa Romeo Giulia, entre tantos outros. Do automóvel mais antigo em prova, um ‘very british’ Austin Healey 100/6 de 1957, guiado pelo belga Denis Duquenne, ao mais recente, o Porsche 911 Carrera 2 do português Sandro Afonso, estão compreendidas mais de três décadas de engenharia e de História do automóvel.

Viagens no tempo 
Novamente integrado no programa do Estoril Classics, o Rally de Portugal Histórico partiu dos belíssimos Jardins do Casino Estoril. O percurso secreto, normalmente duro e seletivo, começou hoje (terça-feira), com a primeira etapa da competição a ligar o Estoril à Figueira da Foz, com uma passagem pelo Kartódromo dos Milagres, em Leiria, num percurso total de 254,1 quilómetros (52,95 quilómetros cronometrados). A segunda etapa, na quarta-feira, feriado de 5 de outubro, vai ligar as cidades da Figueira da Foz e Viseu, com passagens por alguns dos locais míticos do Rally de Portugal, como Arganil ou Montalto, num total de 273,5 quilómetros (177,94 em especiais de classificação).
A terceira etapa terá partida e chegada a Viseu, com uma incursão à região do Alto Tâmega, com passagem em Montalegre e uma especial disputada no seu famoso circuito. Da vila barrosã, os concorrentes rumam depois à região do Douro e à cidade de Lamego, antes do regresso a Viseu, que completa uma exigente etapa com quase 400 quilómetros, 176,92 dos quais em modo de competição.
A quarta e derradeira etapa é mais longa de todas e liga Viseu ao Estoril (508,1 quilómetros, 223,51 em especiais), com passagens pela cénica Barragem da Aguieira e pela cidade de Pombal, antes da chegada aos Jardins do Casino do Estoril, já na madrugada de sábado (8 de outubro). Será um momento de realização para os resistentes, mas também de consagração para os vencedores, uma sensação bem conhecida para os belgas Yves Deflandre e Jennifer Hugo, que procuram este ano a sua terceira vitória na prova, ou os franceses Christophe Baillet e Pierre Colliard, vencedores do Rally de Portugal Histórico no ano passado.

XVI Rally de Portugal Histórico 
P R O G R A M A
5 de outubro 
Partida para a 2ª Etapa (2ª Secção)         08h00 
Figueira da Foz 
Chegada da 2ª Secção                                   13h00 
Arganil 
Partida para a 3ª Secção                              15h00 
Arganil 
Chegada da 2ª Etapa (3ª Secção)              19h15 
Viseu 
6 de outubro 
Partida para a 3ª Etapa (4ª Secção)         08h00 
Viseu 
Chegada da 4ª Secção                                   12h45 
Montalegre 
Partida para a 5ª Secção                              15h00 
Montalegre 
Chegada da 3ª Etapa (5ª Secção)              20h00 
Lamego 
Partida para a 6ª Secção                              21h45 
Lamego 
Chegada da 3ª Etapa (6ª Secção)              00h00 
Viseu 
7 de outubro 
Partida para a 4ª Etapa (7ª Secção)         08h30 
Viseu 
Chegada da 7ª Etapa                                     12h30 
Barragem da Aguieira 
Partida para a 8ª Secção                              14h30 
Barragem da Aguieira 
Chegada da 8ª Secção                                   19h25 
Pombal 
Partida para a 9ª Secção                              20h30 
Pombal 
8 de outubro 
Chegada da 9ª Secção                                   00h50 
Autódromo do Estoril 
Partida da 10ª Secção                                   01h00 
Autódromo do Estoril 
Chegada da 4ª Etapa (10ª Secção)           02h00 
Estoril 
Publicação da Classificação Provisória    09h30 
Estoril 
Distribuição de Prémios                          13h00 
Autódromo do Estoril
Fotos: Paulo Maria / INTERSLIDE

Os feriados, as pontes e os fins de semana alargados. Saiba com o que pode contar em 2023

Já chegou o outono, depois outubro e, contas feitas, faltam pouco mais de dois meses para o Natal e, depois, para o Fim de Ano de 2022. Com 2023 já à espreita, chega assim mais um ano com 365 páginas em branco para preencher com trabalho, mas também com dias de descanso e lazer, para se passarem entre amigos e família.
E para descansar, melhor é começar já a fazer as contas dos dias a marcar para as próximas férias, conhecendo quais as datas a ter em conta, de forma a aproveitar ao máximo os períodos de pausa a que tem direito. A estes juntam-se ainda os feriados municipais.
Uma análise ao calendário para 2023 denota cinco fins de semana prolongados, com um feriado a calhar à sexta ou à segunda-feira: abril, maio e dezembro (com três fins de semana prolongados neste mês, devido à Restauração da Independência, Dia da Imaculada Conceição e o Natal).
Já quanto a possíveis pontes, verificam-se possibilidades nos meses de abril, junho, agosto, outubro e novembro. Em fevereiro, para todos os trabalhadores que tenham tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, que se assinala a 21 de fevereiro de 2023, há a possibilidade de ponte e de a segunda-feira, 20, ser dia de descanso adicional.

Feriados Nacionais
1 de janeiro: Ano Novo (domingo)
7 de abril: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
9 de abril: Páscoa (domingo)
25 de abril: Dia da Liberdade (terça-feira)
1 de maio: Dia do Trabalhador (segunda-feira)
8 de junho: Corpo de Deus (quinta-feira)
10 de junho: Dia de Portugal (sábado)
15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora (quinta-feira)
5 de outubro: Implantação da República (quinta-feira)
1 de novembro: Dia de Todos os Santos (quarta-feira)
1 de dezembro: Restauração da Independência (sexta-feira)
8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição (sexta-feira)
25 de dezembro: Natal (segunda-feira)

Fins-de-semana prolongados
Abril: Fim-de-semana de 7 a 9 (Sexta-feira Santa)
Maio: Fim-de-semana de 29 de abril a 1 de maio (Dia de Portugal calha a uma segunda-feira)
Dezembro: Fins-de-semana de 1 a 3 (Restauração da Independência), de 8 a 10 (Dia da Imaculada Conceição) e de 23 a 25 (Dia de Natal calha a uma segunda-feira)

Pontes
25 abril: O feriado que assinala o Dia da Liberdade e a Revolução dos Cravos calha a uma terça-feira, permitindo ponte e a segunda-feira de descanso.
8 junho: No Dia do Corpo de Deus, assinalado em 2023 a uma quinta-feira, pode permitir fazer ponte e assim ter a sexta-feira de descanso ‘colada’ ao fim-de-semana.
15 de agosto: Dia de Assunção de Nossa Senhora, assinalado a uma quinta-feira, abre possibilidade a que seja gozada ponte, e assim conseguir quatro dias de descanso seguidos.
5 de outubro: Com o feriado da Implantação da República a cair a uma quinta-feira, pode gozar-se ponte na sexta-feira seguinte.
1 de novembro: O Dia de Todos os Santos celebra-se em 2023 a uma quarta-feira, permitindo eventual gozo de ponte de dois dias.

Multinews

Jovem de 20 anos detido por suspeitas de atear 10 fogos na Póvoa de Lanhoso

 Em comunicado, a PJ descreve que o suspeito terá atuado "motivado por incendiarismo"
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na segunda-feira, um jovem de 20 anos, suspeito de ter ateado 10 incêndios florestais que consumiram uma área total superior a cinco hectares de floresta na Póvoa de Lanhoso, revelou hoje.
Em comunicado, a PJ descreve que o suspeito terá atuado "motivado por incendiarismo".
detenção foi feita fora de flagrante delito e o suspeito é um homem de 20 anos, operário da construção civil, que "terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições", lê-se num comunicado da PJ.
Em causa fogos ateados de noite que ocorreram em julho, em Sobradelo da Goma, no concelho da Póvoa de Lanhoso, do distrito de Braga.
A PJ descreve que "os locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevado perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente".
A PJ acrescenta que os incêndios, que "consumiram vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, numa área total superior a cinco hectares de floresta, só não atingiram maiores proporções devido à rápida intervenção dos bombeiros".
"Os locais da freguesia onde ocorreram os incêndios foram alvo, de forma recorrentemente, de diversas ignições com natureza dolosa", descreve esta polícia de investigação.
Sem precisar datas, a PJ refere que o jovem, entretanto constituído arguido, será presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Esta investigação foi levada a cabo pela PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural - Zona Norte.

SIC Notícias / Lusa